• Nenhum resultado encontrado

Ensaio 06 Configurando uma Rede de Comunicação de Dados de 2 Estações Utilizando Cabo Coaxial como Meio Físico Com Terminador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ensaio 06 Configurando uma Rede de Comunicação de Dados de 2 Estações Utilizando Cabo Coaxial como Meio Físico Com Terminador"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OBJETIVOS

Após completar este ensaio você deverá ser capaz de:

1 – Identificar a faixa de endereços lógicos de uma estação de uma rede de comunicação de dados.

2 – Configurar os endereços lógicos de uma estação de uma rede de comunicação de dados. 3 – Verificar as condições de funcionamento de uma rede com elementos terminadores.

4 – Testar a qualidade da transmissão em uma rede de comunicação de dados, de acordo com as condições físicas da rede.

MATERIAL UTILIZADO

2 – Estações inteligentes microcontrolada, para comunicação de dados, com conectores RJ 45 e BNC;

2 – Fontes de alimentação com tensão de saída 9VDC e corrente de 850 mA; 2 – Adaptadores T;

1 – Cabo coaxial com extremidades com conectores BNC de 50 cm; 1 – Cabo coaxial com extremidades com conectores BNC de 5m; 1 – Cabo coaxial com extremidades com conectores BNC de 10 m; 2 – Terminadores de linha de 75 ohms;

INTRODUÇÃO

O que é endereço IP

Para que os computadores possam se diferenciar na rede, é necessário que cada computador independente do sistema operacional ou hardware, possua um número único, e tal número (endereço) é aplicado em qualquer equipamento que use TCP/IP.

O número tem o tamanho de quatro bytes separados por três pontos. Um exemplo seria 200.255.11.10, ou algo similar.

Podemos observar na figura a seguir que, numa rede de quatro computadores, todos os equipamentos possuem o seu próprio endereço IP assinalado.

(2)

O número IP é assinalado no momento em que ativamos ou instalamos o TCP/IP no computador. O utilitário que será utilizado dependerá do sistema operacional que estivermos utilizando. Por exemplo, a configuração e instalação do TCP/IP nas versões do Windows, incluindo a NT, é feita a partir do Painel de Controle, programa Rede; já no servidor de rede NetWare 4.11, é feita a partir do programa INETCFG.NLM, e assim sucessivamente para o UNIX e para o MAC.

A existência do número dentro dos sistemas comunicação TCP/IP é necessária, pois é a única forma que um computador tem para diferenciar outro dos demais. Por exemplo, se estivermos em um computador e desejarmos acessar os arquivos (FTP) de outro computador, será necessário saber o endereço do outro computador. Como podemos observar na figura a seguir, uma estação de trabalho tenta fazer uma conexão FTP com o servidor cujo endereço é 200.255.171.1.

(3)

Se no exemplo anterior fosse um servidor WEB, necessitariam utilizar o programa Cliente WEB e, no momento da conexão, digitaríamos o endereço IP do servidor WEB, como podemos observar na figura a seguir:

O protocolo utilizado no sistema de leitura de páginas WEB é o http. Sendo assim, foi digitada no programa Internet Explore e o TCP/IP na verdade é um pouco mais fácil do que parece, pois existem regras para a formação do endereço que será utilizado.

Uma parte do número IP representa a rede e a outra parte representa o próprio computador, ou seja, o no da rede. Para entender no endereço IP o que representa a rede e o que representa o nó, é necessário primeiro entender como funcionam as classes de endereço.

No total são 5 classes, que recebem a identificação de A, B, C, D e E. A seguir relacionamos as classes e suas regras.

Classe A

Um endereço é classificado como Classe A, quando o primeiro número (byte) do endereço estiver entre 1 e 127

Exemplo de endereços Classe A: 10.15.14.17 80.25.2.2 37.25.25.1

(4)

primeiro número identifica a rede e os outros três números identificam o próprio computador (nó). Em outras palavras, todos os computadores dentro da mesma rede devem possuir o mesmo número de rede e, o número do próprio computador, diferenciado.

Na figura a seguir podemos observar que foi instalada uma rede de computadores TCP/IP, utilizando o endereçamento IP de Classe A.

O administrador desta rede utilizou os endereços iniciando com o número 40, sendo assim um endereço IP de rede de Classe A. O primeiro número representa a rede, ou seja, deve ser igual para todos, e os outros três números devem ser únicos para cada computador.

Classe B

Um endereço é classificado como classe B, quando o primeiro número (byte) do endereço estiver entre 128 e 191.

Exemplos de endereços Classe B: 190.15.14.17 130.25.2.2 187.25.25.1

Note que os três endereços possuem como primeiro número (190, 130, e 187) valores compreendidos entre 128 e 191, sendo assim caracterizado como Classe B.

Nos endereços de Classe B os dois primeiros números identificam a rede e os dois últimos números identificam o próprio computador (nó), ou seja, a metade do número representa a rede e a outra metade o nó.

Na figura a seguir podemos observar que foi instalada uma rede de computadores TCP/IP, utilizando o endereçamento IP de Classe B.

(5)

O administrador desta rede utilizou os endereços iniciando com o número 140, sendo assim uma rede de Classe B. os dois primeiros números identificam a rede – 140.255- e devem ser iguais

para todos computadores; os dois últimos números representam o nó – x.y – e devem ser únicos para cada computador.

Classe C

Um endereço é classificado como Classe C, quando o primeiro número do endereço estiver entre 192 e 223.

Exemplos de endereços Classe C: 220.15.14.17 221.25.2.2 192.25.25.1

Note que os três endereços possuem como primeiro número (220, 221, 192) valores compreendidos entre 192 e 223, sendo assim caracterizado como Classe C.

Nos endereços de Classe C, os três primeiros números identificam a rede e o último número identifica o próprio computador (nó).

(6)

O administrador desta rede utilizou os endereços iniciando com o número 220, tornando-a, assim, uma rede de Classe C. Os três primeiros números representam a rede – 220.255.11 – e devem

ser iguais para todos; o último número representa o nó – x – e deve ser único para cada computador.

Classe D

A Classe D representa os endereços IP cujo primeiro número é superior a 224 e está reservado para criar agrupamentos de computadores para o uso de Multi Cast. O Sistema Multi cast permite que um grupo de computadores utilize um ou mais endereços para enviar dados somente para computadores que estejam configurados para receber por este endereço. Não podemos utilizar esta faixa de endereços para endereçar os computadores de usuários na rede TCP/IP.

Classe E

A Classe E é um endereço reservado e utilizado para testes e novas implementações e controles do TCP/IP. São endereços IP com valores iniciais acima de 240.0.0.0. Não podemos utilizar esta faixa de endereços para endereçar os computadores na rede TCP/IP.

Conflito de Endereços IP

Caso em uma mesma rede local existam endereços diferentes e incompatíveis entre os computadores, este provavelmente não se comunicarão.

Para entender o que pode ocorrer podemos analisar a figura a seguir, onde uma rede de quatro computadores possui endereços IP conflitantes.

(7)

Na figura, podemos observar que dois computadores possuem um endereço IP que os declara como estando na rede 200.255.11, e dois computadores cujo endereço IP os declara como pertencentes à rede 10. Neste caso, os dois computadores da rede 10 se “enxergam” e trocam informações entre si, enquanto os dois computadores da rede 200.255.11 também se enxergam entre si.

Agora, se os números forem totalmente conflitantes, nenhum computador poderá se comunicar na rede, como podemos observar na figura a seguir:

Referências

Documentos relacionados

“Neste ponto se encontra a parte delicada da nossa reflexão quando desejamos ser algo que percebemos não ser. Almejamos uma conduta que não temos. Idealizamos um comportamento

Os prováveis resultados desta experiência são: na amostra de solo arenoso ou areia, a água irá se infiltrar mais rapidamente e terá maior gotejamento que na amostra de solo

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Atualmente estes capacitores, representados na figura acima, vem sendo substituidos pelos varicaps – Varicap, diodo varicap, é um tipo de diodo que possui uma capacitância

A presente pesquisa é um estudo sobre o Livro das Crianças e sobre a obra de Zalina Rolim presente na Revista do Jardim da Infância, materiais destinados à educação das

Ressalta-se a importância da presença do enfermeiro na sala de curativos, bem como o conhecimento destes profissionais sobre as úlceras venosas, suas características e tratamentos,

2.- Mecanismo avaliación e modificación de programación didáctica Escala (Indicadores de logro) 1 2 3 4 1.- Deseñáronse unidades didácticas ou temas a partir

Os materiais utilizados para embalagem e as peças descartaddas no reparo do equipamento devem ser encaminhados para reciclagem em empresas especializadas de acordo com o tipo