• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO SIMULADO 2º BIMESTRE 2ª SÉRIE D5 TARDE 1º DIA 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO SIMULADO 2º BIMESTRE 2ª SÉRIE D5 TARDE 1º DIA 2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO – SIMULADO – 2º BIMESTRE – 2ª SÉRIE – D5 – TARDE – 1º DIA – 2015 Resposta da questão 1: [A] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: [B] Resposta da questão 4: [D] Resposta da questão 5: [E] Resposta da questão 6: [C] Resposta da questão 7: [C] Resposta da questão 8: [E] Resposta da questão 9: [B] Resposta da questão 10: [B] Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [C] Resposta da questão 13: [C] Resposta da questão 14: [A] Resposta da questão 15: [C] Resposta da questão 16: [C]

A figura A representa uma água-viva, animal pertence ao filo Cnidários. Ela apresenta simetria radial e não possui cavidade corpórea, sendo portanto, um animal acelomado.

Resposta da questão 17:

[D] As etapas F e E, pois o texto afirma que a espécie é capaz de voltar do estágio de medusa para o estágio de pólipo. Resposta da questão 18:

[B]

A redução do pH das águas marinhas pode causar danos à estrutura dos exoesqueletos calcários de moluscos e cnidários formadores dos recifes de coral, reduzindo o tamanho dessas populações oceânicas.

(2)

Resposta da questão 19: [C]

Os cnidários são animais com tubo digestório incompleto e possuem cnidócitos dotados de uma cápsula urticante denominada nematocisto.

Resposta da questão 20: [B]

Os cnidários possuem um tubo digestório incompleto, sem ânus. Eles digerem o alimento, inicialmente, na cavidade gastrovascular e completam o processo digestório no interior das células da gastroderme.

Resposta da questão 21: [A]

Resposta da questão 22: [A]

O ciclo da difilobotríase é semelhante ao da teníase, causada pelos platelmintos Taenia solium e Taenia saginata. Resposta da questão 23:

[D]

A bilateralidade aparece nos platelmintos, juntamente com a cefalização e maior coordenação motora para a locomoção em diversos ambientes.

Resposta da questão 24: [A]

No ciclo digenético das tênias, os suínos e os bovinos são os hospedeiros intermediários quando ingerem os ovos dos vermes, que desenvolvem larvas cisticercos em seus tecidos musculares e nervosos.

Resposta da questão 25: [E]

Resposta da questão 26 [C]

A esquistossomose mansônica é transmitida pelas fezes contaminadas com os ovos do parasita. Esses ovos formam larvas que penetram e se reproduzem em caramujos de água doce. As novas larvas, denominadas cercárias, abandonam o molusco (hospedeiro intermediário) e penetram ativamente na pele humana. Os vermes parasitas tornam-se adultos e se reproduzem no sistema porta-hepático humano.

Resposta da questão 27: [B]

O ciclo vital descrito refere-se ao nematelminto monogenético (monoxeno) Ascaris lumbricoides. Resposta da questão 28:

[A]

Resposta da questão 29: [A]

As novidades evolutivas surgidas no filo Nematoda, em comparação com os vermes achatados (Platelmintos), foram o aparecimento de uma cavidade interna denominada pseudo-celoma e o sistema digestório completo.

Resposta da questão 30: [A] Resposta da questão 31: [C] ap 0 Hg vidro V V ( ) Δ = γ −γ Δθ→ ΔVap =500(0,2x10−3−3x1x10−5)( 18− −22)= −3, 4mL Resposta da questão 32: [C]

(3)

Q 0,6mc 0,6x500x1x20 6.000cal

Δ = Δθ= = .

Resposta da questão 33: [B]

A parte sombreada do gráfico mostra o período seguro.

No período seguro, a temperatura varia entre um mínimo de 36,45 ºC e 36,70ºC. ΔT = 36,70 - 36,45 = 0,25ºC

Resposta da questão 34: [D]

Fazendo a correspondência entre as escalas:

T 34 8 2 T 34 6 t 34 6 46 34 14 2 12 12 T 40 C − − − = ⇒ = = ⇒ − − = ° Resposta da questão 35: [B]

Em uma evolução cíclica, o trabalho é numericamente igual à área do ciclo. Se o ciclo é horário, o trabalho é positivo. Se anti-horário, é negativo.

(

)

5 5 (1,0 0,2) 6,0 2,0 x10 W 1,6x10 J 2 − − = = Resposta da questão 36: [D]

O volume inicial (V0) de ar no frasco é:

0 0

V =50 35 − ⇒ V =15 mL.

Como foram retirados 10 mL de líquido e as paredes do frasco não murcharam, como indica a figura, o volume (V) ocupado pelo ar passa a ser:

V=15 10 + ⇒ V =25 mL.

(4)

(

)

(

)

0 0 0 0 0 0 15 p V p V p 25 p 15 p p p 0,6 p 25 p 60% p . = ⇒ === ⇒ =

Então, a pressão final é 40% menor, em relação à pressão inicial. Resposta da questão 37:

[E]

Dados: Estado inicial → p = p0; V = V0 e T = T0.

1ª Transformação → Isotérmica: T1 = T0 e V1 = V02. = ⇒ = ⇒ = ⇒ = 0 1 0 0 0 0 1 1 1 0 1 0 1 0 0 0 V p p V p V p V 2 p p p 2p . T T T T 2 2ª Transformação → Isobárica: p2 = p1; V2 = 2V0. = ⇒ = ⇒ = ⇒ 0 1 1 0 2 2 1 1 2 1 2 0 2 0 V p p 2V p V p V 2 2 1 T T T T T 2T T2 = 4T0. Resposta da questão 38: [A]

Como a evolução AB é isotérmica,TA =TB.

Como sabemos PV = nRT. Na evolução BC, o volume aumenta e a pressão fica constante. Portanto, a temperatura aumenta: TB <TC.

Resposta da questão 39: [C]

A variação da energia interna de um gás só depende das energias internas inicial e final, não dependendo da evolução gasosa.

acb adb acb ac cb

U U Q W W ∆ = ∆ → − − =Qadc −Wad−Wdb ac db W =W =0→ evoluções isométricas acb cb Q −W =Qadc −Wad 100 – 40 = 72 - Wad → Wad = 12cal Resposta da questão 40: [E]

[I] Incorreta. Como o ciclo é anti-horário, o trabalho é negativo e seu módulo é numericamente igual a área do ciclo. [II] Correta. A energia interna (U) é diretamente proporcional ao produto pressão × volume. Assim:

C C A A C A

p V >p V ⇒ U >U .

[III] Correta. Na transformação A→B, ocorre expansão, indicando que o gás realiza trabalho (W>0). Como há também aumento da energia interna ( UΔ >0).

Pela 1ª Lei da Termodinâmica:

Q=ΔU W + ⇒ Q>0⇒ o gás recebe calor.

Resposta da questão 41: [D]

Dados: Q = 2.000 J; ΔU 1.200J;= p = 50 N/m2. Usando a 1ª Lei da Termodinâmica:

(5)

3 U Q W 1.200 2.000 W W 800 p V 800 50 V 800 V 16 m . Δ Δ Δ Δ = − ⇒ = === ⇒ = Resposta da questão 42: [B] Resposta da questão 43: [D] Resposta da questão 44: [D Resposta da questão 45: [C]

Etapa I: a água sofre solidificação, passando da fase líquida para a sólida, processo indicado pela seta 2. Etapa II: o gelo sofre sublimação, passa da fase sólida para vapor, processo indicado pela seta 3. Resposta da questão 46:

[E]

O processo de conquista e colonização da América pelos espanhóis esteve ligado à busca de riquezas, fossem elas especiarias ou metais preciosos. O texto, de 1503, retrata a perspectiva de encontrar ouro na região, num momento em que ainda não haviam sido descobertas as grandes minas do México e Peru, e no qual a Espanha ainda buscava uma forma de atingir as Índias, demonstrando inclusive as divergências quanto à continuidade do processo expansionista.

Resposta da questão 47: [C]

A América Portuguesa utilizou em larga escala a mão de obra escrava negra africana, uma vez que Portugal dominava o tráfico escravo no Atlântico e lucrava bastante com isso. Já a América Espanhola utilizou a mão de obra indígena americana muito mais do que a escrava negra, o que contribuiu para a dizimação das populações indígenas na América Espanhola.

Resposta da questão 48: [A]

A divisão social na América Espanhola era baseada no lugar de nascimento das pessoas. Aqueles nascidos na Espanha eram conhecidos como chapetones e ocupavam os altos cargos administrativos. Aqueles nascidos na América eram conhecidos como criollos e não podiam ocupar os altos cargos administrativos.

Resposta da questão 49: [B]

A afirmativa [III] está incorreta porque a Espanha aplicava o pacto colonial de maneira rígida nas suas colônias. Sendo assim, não existia livre-comércio.

Resposta da questão 50: [D]

A afirmativa [III] está parcialmente errada, porque os escravos indígenas não foram levados para a Metrópole, sendo utilizados apenas em trabalhos nas Colônias.

Resposta da questão 51: [D]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

A introdução de alimentos de origem proteica como carne é um componente que entra no metabolismo de construção (plástico) do indivíduo.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

O movimento das bandeiras promoveu uma série de mudanças no Brasil Colonial. A partir do avanço para o interior, desrespeitando a linha de Tordesilhas, os bandeirantes fundaram vilas e vilarejos (que originaram novas Capitanias, como a de Goiás), descobriram o ouro e interagiram com os indígenas (promovendo, ao mesmo tempo, mudanças de hábitos para ambos os lados e uma dizimação em massa dos índios).

(6)

Resposta da questão 52: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete ao período colonial brasileiro. Segundo o texto de Schwartz, a colonização do Brasil começou em 1500 com o pau-brasil e foi até 1822 com a independência do Brasil. Vale dizer que é bastante discutível afirmar que a colonização do Brasil começou em 1500 com a exploração do pau brasil. Para muitos historiadores, a colonização começou a partir de 1534 com a implantação das Capitanias Hereditárias e a produção de açúcar. Neste período, o produto mais importante foi o açúcar produzido principalmente no nordeste brasileiro. Mesmo no século XVIII com o auge da mineração, o açúcar gerou mais recursos que a própria mineração. O Engenho Colonial consistia em toda a estrutura, ou seja, a roça, a capela, a senzala, a casa grande, a moenda, etc. A cana-de-açúcar foi produzida dentro do Plantation, isto é, latifúndio, escravidão e a monocultura exportadora.

Resposta da questão 53: [B]

O texto deixa claro que, apesar da violência da colonização portuguesa, a cultura indígena sobreviveu no Brasil, se adaptando e se misturando à cultura europeia. O melhor exemplo que o autor cita é o da cultura dos índios Xingus. Resposta da questão 54:

[E]

Somente a alternativa [E] está correta. A questão remete às missões jesuíticas na América Latina durante o período colonial. No contexto da Contra Reforma ou Reforma católica em meados do século XVI, foi criada por Inácio de Loyola a Companhia de Jesus com o objetivo de angariar fiéis para o catolicismo e impedir o avanço protestante. Estes jesuítas desempenharam um papel importante na América, criaram as missões para catequese dos nativos. Daí que as aldeias, que eram um espaço indígena, passaram a ser um aldeamento, ou seja, missões jesuíticas que, ao catequizar os nativos, contribuíram para o processo de aculturação e destribalização. No caso do Brasil, os padres jesuítas foram expulsos em 1759 pelo ministro Pombal.

Resposta da questão 55: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete aos cabildos no contexto da colonização Espanhola na América. Os cabildos eram as Câmaras Municipais que detinham o poder local através da elite criolla (descendente de espanhóis nascidos na América). Esta elite criolla liderou o processo de independência da América Espanhola no final do século XVIII aliando-se aos ingleses.

Resposta da questão 56: [D]

O caráter pacífico conferido ao descobrimento do Brasil e ao surgimento da Colônia pode ser facilmente encontrado no quadro que compõe o TEXTO 1 da questão: europeus e indígenas reunidos para celebrar a primeira missa no solo recém- -descoberto.

Resposta da questão 57: [C]

A afirmativa [I] está incorreta porque a sociedade mineradora tinha uma pirâmide organizacional diferente da sociedade do açúcar (que era dualista e imutável). A sociedade mineradora era diversificada e tinha possibilidade de mobilidade. Os escravos faziam parte dessa sociedade, mas não da maneira descrita nessa afirmativa.

Resposta da questão 58: [C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão remete à sociedade brasileira no período colonial. Prevaleceu o trabalho escravo, a monocultura, o latifúndio, a economia visava o mercado externo, relações sociais de cunho patriarcal no qual prevalecia a vontade dos “homens bons”. As demais alternativas estão incorretas.

Resposta da questão 59: [C]

Durante o período colonial da América, a atividade econômica predominante foi a agricultura estruturada no sistema de plantation. A mineração limitou-se ao México e ao Peru nos domínios espanhóis e no Brasil, durante o século XVIII. Nas áreas espanholas, predominou a mita (Peru) ou catequil (México), trabalho compulsório imposto aos nativos e no Brasil, nas lavras (grande extração) empregava-se mão de obra escrava de origem africana.

Resposta da questão 60: [A]

Os dois processos de colonização ocorreram em contextos distintos. A América portuguesa teve sua colonização iniciada no século XVI, época da Contrarreforma apoiada no Concílio de Trento, quando a questão religiosa era determinante,

(7)

principalmente nos reinos católicos. A América Inglesa foi colonizada no século XVII e aqueles que buscaram o novo continente o faziam para exploração, no sul, usando o escravo africano; ou como refugiados, no norte, dada a situação de crise da Inglaterra devido à Revolução Puritana e a seus efeitos. Não havia, por parte da Igreja Anglicana ou dos protestantes, uma política de conversão dos nativos.

Resposta da questão 61: [B] Resposta da questão 62: [A] Resposta da questão 63: [C] Resposta da questão 64: [C] Resposta da questão 65: [A] Resposta da questão 66: [B] Resposta da questão 67: [D] Resposta da questão 68: [C] Resposta da questão 69: [E] Resposta da questão 70: [B] Resposta da questão 71: [D] Resposta da questão 72: [E] Resposta da questão 73: [E] Resposta da questão 74: [C] Resposta da questão 75: [B] Resposta da questão 76: [A] Resposta da questão 77: [D] Resposta da questão 78: [B] Resposta da questão 79: [D]

(8)

Resposta da questão 80: [E] Resposta da questão 81: [B] Resposta da questão 82: [A]

A filosofia de Epicuro tem como um de seus princípios a moderação dos desejos e dos prazeres, tal como afirma a alternativa [A], única correta.

Resposta da questão 83: [C]

Nietzsche possui uma crítica muito forte ao ponto de partida do pensamento racionalista promulgado por Sócrates e perpetuado por Platão. O filósofo alemão tem inúmeras ressalvas ao estilo grego, às idealizações, à primazia da ideia do “bom”, àquilo que ele chama de falta de coragem ante a realidade:

“Desse lamentável embelezamento e idealização dos gregos, que o jovem de “formação clássica” leva para a vida como prêmio por seu treino ginasial, disso nada cura tão radicalmente como Tucídides. É preciso revirá-lo linha por linha e ler seus pensamentos ocultos tanto quanto suas palavras: há poucos pensadores tão pródigos em pensamentos ocultos. Nele acha expressão consumada a cultura dos sofistas, quero dizer, cultura dos realistas: esse inestimável movimento em meio ao embuste moral e ideal das escolas socráticas, que então irrompia em toda parte. A filosofia grega é como a décadence do instinto grego; Tucídides como a grande suma, a revelação última da forte,

austera, dura factualidade que havia no instinto dos velhos helenos. A coragem ante a realidade é o que o distingue”. (F. Nietzsche. Crepúsculo dos ídolos, ou, Como se filosofa com o martelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006) Resposta da questão 84:

[D]

Primeiramente, o apolíneo e o dionisíaco representam na filosofia nietzschiana conceitos estéticos, não conceitos ontológicos, isto é, são conceitos referentes à experiência sensível, mas não ao ser ou ao real, por conseguinte, eles não podem ser classificados como “dimensões complementares da realidade”. Segundamente, o apolíneo representa um estado de excitação do olhar, um estado no qual está o sentimento de acréscimo e plenitude da visão para exigir a transformação de algo na sua perfeição, para exigir a transformação de algo em arte. O apolíneo representa o visionário; é a embriaguez do pintor, do escultor, do poeta épico. Já o dionisíaco representa um estado de excitação e intensificação de todo o sistema afetivo, “de modo que ele descarrega de uma vez todos os seus meios de expressão e, ao mesmo tempo,

põe para fora a força de representação, imitação, transfiguração, transformação, toda espécie de mímica e atuação” (F. Nietzsche. Crepúsculo dos ídolos, IX, 10).

Vale também lembrar que Nietzsche possui uma posição crítica extremamente dura com a razão transformando-a no engano que os antigos racionalistas diziam estar nos sentidos (cf. F. Nietzsche, Crepúsculo dos ídolos, III).

Resposta da questão 85: [C]

É um tanto complicado dizer que Nietzsche vislumbrou o advento do super-homem, do além do homem. Será que Nietzsche percebeu a chegada deste homem, ou diferentemente apenas concebeu a possibilidade, quem sabe até a necessidade, deste homem? De qualquer maneira, o super-homem da indústria cultural americana não possui absolutamente nada a ver com o ubermensch da filosofia nietzschiana. O super-homem de Nietzsche é um homem que superou o atual e vive uma vida que possui valor estético, que possui um valor sobreposto à moral, à ciência, à religião, etc.

Assista ao vídeo para maior conhecimento: http://www.youtube.com/watch?v=8W4wTbyXlm0 Resposta da questão 86:

[B]

De forma resumida, a doutrina de Epicuro é uma filosofia do prazer. Achar o caminho de maior felicidade e tranquilidade, evitando a dor, era a máxima epicurista. No entanto, não se trata da busca de qualquer prazer, que é evidente na canção de Noel Rosa quando exalta sua vida de sambista e nela encontrar indiferença para os que vivem em função do “dinheiro que não compra alegria”. Para Epicuro, a música era um dos prazeres no qual o ser humano ao encontrar, não devia jamais se separar. Epicuro não faz uma defesa do carpe diem ou da libertinagem irresponsável. O prazer em questão não é nunca trivial ou vulgar. Na carta a Meneceu, Epicuro afirma que “nem todo o prazer é digno de ser desejado”, da mesma forma que nem toda dor deve ser evitada incondicionalmente. A deturpação do conceito de prazer usado por Epicuro foi algo que ocorreu durante a sua vida, e ele teve, portanto, a oportunidade de rebater: “Quando dizemos então, que o prazer é a

(9)

finalidade da nossa vida, não queremos referir-nos aos prazeres dos gozadores dissolutos, para os quais o alvo é o gozo em si. É isso que creem os ignorantes ou aqueles que não compreendem a nossa doutrina ou querem, maldosamente, não entender a sua verdade. Para nós, prazer significa: não ter dores no âmbito físico e não sentir falta de serenidade no âmbito da alma”. Em outras palavras, a ataraxia, a quietude, a ausência de dor, a serenidade e a imperturbabilidade da alma. Resposta da questão 87: [D] Resposta da questão 88: [A] Resposta da questão 89: [A] Resposta da questão 90: [D]

Referências

Documentos relacionados

IMPACTOS DA IATF NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E RETORNO ECONÔMICO IMPACTOS DA IATF NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E RETORNO ECONÔMICO + 8% bezerros ao final EM (79 vs 87%) 44%

No desenvolvimento foi abordado, dessa vez de maneira mais detalhada, que a teoria do Labelling Approach (etiquetamento social) nasceu na década de 60 nos Estados Unidos,

4.1.1 – Inscrições serão feitas diretamente no site www.grupoaft.com.br,e ficarão abertas a partir das 14:00 horas do dia 13/02/2021, encerrando-se as 15:00 horas do dia

Algo importante a considerar no funcionamento de ambas as válvulas, é que cada uma delas, no seu devido tempo, é aberta pela ação do balancim a partir do movimento da came; já

duzidas pelo Iasb nesses dez anos em que foi Board Member, Amaro Gomes fala sobre uma característi- ca do seu trabalho – a diplomacia – que foi fundamental para unir os emissores

Caso uma pessoa esteja parada sobre uma balança no interior do elevador, em ambas as situações, a balança indicará um valor maior do que o peso real da pessoa... Elevador subindo

Aliás, o papel desempenhado pelos estudantes e investigadores chineses que, após a sua formação na UA, voltaram para lecionar e pesquisar em universidades da

Providencie a zelosa serventia o envio eletrônico da intimação do Leiloeiro, bem como das peças processuais necessárias à confecção da minuta de edital de