• Nenhum resultado encontrado

Manual do Aluno 1- DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO DO MANUAL DO ALUNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Aluno 1- DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO DO MANUAL DO ALUNO"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)

1- DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO DO MANUAL DO ALUNO

2020.

2020.

(3)

QUESTIONÁRIO PAR-Q

Este questionário tem o objetivo de identificar a necessidade de avaliação clínica e médica antes do início das atividades físicas. Caso você marque SIM, é fortemente sugerida a realização da avaliação clínica e médica. Contudo, qualquer pessoa pode participar de uma atividade física de esforço moderado, respeitando as restrições médicas.

O PAR-Q foi elaborado para auxiliar você a se autoajudar. Os exercícios praticados regularmente estão associados a muitos benefícios da saúde. Completar o PAR-Q representa o primeiro passo importante a ser tomado, principalmente se você está interessado em incluir a atividade física com maior frequência e regularidade no seu dia a dia.

O bom senso é o seu melhor guia ao responder estas questões. Por favor, leia atentamente cada questão e marque SIM ou NÃO.

SIM NÃO 1. Alguma vez seu médico disse que você possui algum

problema cardíaco e recomendou que você só praticasse atividades físicas sob prescrição médica?

2. Você sente dor no tórax quando pratica uma atividade física?

3. No último mês você sentiu dor torácica quando não estava praticando atividades físicas?

4. Você perdeu o equilíbrio em virtude de tonturas ou perdeu a consciência quando estava praticando atividades físicas? 5. Você tem algum problema ósseo ou articular que poderia ser agravado com a prática de atividades físicas? 6. Seu médico já recomendou o uso de medicamentos para controle da sua pressão arterial ou condição

cardiovascular?

7. Você tem conhecimento de alguma outra razão física que o impeça de participar de atividades físicas?

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Assumo a veracidade das informações prestadas no questionário PAR-Q e afirmo estar liberado (a) pelo(a) meu(minha) médico(a) para participação em atividades físicas.

Nome do (a) participante: Data: / / Nome do (a) responsável:

Assinatura do Responsável

(4)

DADOS PESSOAIS Turma: Nome: Nome do pai: Nome da mãe: Endereço: Bairro: Telefone: Familiares Pai - Celular: Comercial: Mãe - Celular: Comercial: Outros contatos Nome: Parentesco: Telefone: Nome: Parentesco: Telefone:

Manual do Aluno

(5)

SONDAGEM MÉDICA

1. Tem ou teve algum problema de saúde?

2. Encontra-se em tratamento médico?

3. Já sofreu desmaio?

4. Já teve convulsão?

5. Faz uso regular de algum medicamento?

6. É alérgico a algum medicamento?

7. Tem diabetes?

8. Tem convênio médico?

9. Hospital ou médico da família para emergências:

10. Cuidados especiais:

(6)

PESSOAS AUTORIZADAS A BUSCAREM O(A) ALUNO(A) NA ESCOLA.

Eu,

Nome do (a) aluno (a):

Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Grau de Parentesco: Grau de Parentesco: Grau de Parentesco: Grau de Parentesco: Grau de Parentesco: Grau de Parentesco: Nome do Responsável: Assinatura: Data: / / ,

Manual do Aluno

(7)
(8)

2 – MENSAGEM DA DIREÇÃO PEDAGÓGICA Bem-vindo(a) ao Colégio Elisa Andreoli!

Educar, em um mundo complexo, exige cada vez mais de nós, educadores, onde devemos estar atentos às novas demandas da sociedade. Nosso desafio é construir uma educação democrática justa de modo que nossa atuação contribua para a formação de valores.

O resultado do trabalho não poderia ser outro:

O Colégio Elisa Andreoli é uma referência em Educação de qualidade. Para que você conheça um pouco mais preparamos este material.

O Manual do Aluno tem o intuito de proporcionar informações importantes para a sistemática do nosso trabalho. É de fundamental importância que as famílias tenham conhecimento de todas as informações contidas.

Iniciemos o ano, então, caminhando juntos educando e inspirando mentes e almas voltadas ao BEM!

Zoraia J. Rabelo da Silveira Diretora Pedagógica

(9)

3 – BREVE HISTÓRICO DO COLÉGIO ELISA ANDREOLI

Em 1965. três Religiosas da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, Madre Flávia Andretta, Irmã Sandra Bozzo e Irmã Francisca Marcom chegaram a Barreiros, São José, Santa Catarina e iniciaram a sua missão de educadoras.

Em março de 1965. 90 alunos do Jardim de Infância e Classe de Alfabetização(C.A.) tiveram o inicio das aulas em uma casa residencial localizada na Rua José Vitor da Rosa. Posteriormente, as Irmãs pensaram em um Colégio maior e o denominaram de Stela Maris, por estar próximo ao mar. No entanto, logo foi chamado com o nome daquela que dedicou sua vida ao próximo e à missão da educação: Elisa Andreoli, Fundadora da Congregação das Servas de Maria Reparadoras.

O Colégio Elisa Andreoli vem crescendo e, com isso, prioriza e qualifica sempre mais a Educação como um todo. Busca adequar o ambiente interno de acordo com as necessidades atuais, com salas equipadas, tecnologia atualizada, ginásio de esportes, quadras cobertas, o Elisa Ambiental, além de um grande espaço físico. Tem uma equipe de professores(as) com formação específica. graduação, muitos(as) deles(as) com especialização, mestrado e doutorado. Também conta com uma Equipe Administrativa que atende a Família do Educando com competência e praticidade.

São 55 anos dedicados à Educação repleta de paixão e aos constantes desafios em inovar. São décadas de história que passam de geração para geração tendo sempre em foco que o Elisa Andreoli é o lugar "dos primeiros passos aos primeiros sonhos".

(10)

4 - ORAÇÃO PARA OBTER GRAÇAS DA VENERÁVEL MADRE ELISA ANDREOLI

5 - PROJETO EDUCATIVO DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA

(11)

6 - FILOSOFIA DO COLÉGIO ELISA ANDREOLI

(12)

étnicas e estilos 7 - PERFIL DO ALUNO QUE SE PRETENDE FORMAR

(13)

I - O primeiro período, denominado Infantil I, é destinado a crianças de 3 (três) anos.

II - O segundo período, denominado Infantil II, é destinado a crianças de 4 (quatro) anos.

III - O terceiro período, denominado Infantil III, é destinado a crianças de 5 (cinco) anos.

(14)
(15)
(16)

9 - ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA Direção Geral: E-mail: direcaogeral@elisaandreoli.com.br Telefone: 3321 0031 Direção Pedagógica: E-mail: pedagogico@elisaandreoli.com.br Telefone: 3321 0036 Secretaria: E-mail: secretaria@elisaandreoli.com.br Telefone: 3321 0000

Coordenação da Educação Infantil

E-mail: educacaoinfantil@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0019

Coordenação do Ensino Fundamental I

E-mail: fundamental1@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0019

Coordenação do Ensino Fundamental II:

E-mail: fundamental2@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0038

Coordenação do Ensino Médio:

E-mail: ensinomedio@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0009

Coordenação de Orientação Disciplinar:

E-mail: sod@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0024

Coordenação de Orientação Religiosa:

E-mail: sor@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0022

Departamento de Psicopedagogia:

E-mail: psicopedagogia@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0046

Coordenação do Centro de Esportes e Educação Física:

E-mail: esporte@elisaandreoli.com.br

Telefone: 3321 0039

(17)

10 – A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO ELISA ANDREOLI.

Na Educação Infantil, do Colégio Elisa Andreoli, o currículo é realizado através de projetos que são desenvolvidos ora a partir de uma curiosidade espontânea das crianças, ora em função de temas planejados pela Professora Regente. Em ambos os casos, seguem-se pesquisas sobre o tema, dinâmicas de trabalhos em grupos, experiências em sala de aula, rodas de conversas e outras situações que estimulam a vivência das crianças no âmbito do projeto em questão, com o objetivo de levar a criança a uma participação e ampliação do seu contexto social a partir da resolução de situações-problemas, numa perspectiva de desenvolvimento de sua autonomia, autoestima, linguagem, maturidade, entre outros aspectos do desenvolvimento infantil.

10.1 – O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

Uma das mais importantes diretrizes do trabalho, desenvolvido na Educação Infantil, é o desenvolvimento da autonomia da criança. Levando em consideração o estágio de seu desenvolvimento biopsicossocial, vamos ensinando as crianças a assumirem novas responsabilidades e a lidarem com situações que favoreçam o seu crescimento. Despedir-se da família, na porta principal, na entrada da Educação Infantil, pendurar a própria mochila no gancho identificado pelo seu nome, entregar a agenda para a professora e cuidar dos seus objetos pessoais. Além disso, no momento do lanche, organizar seu espaço e seus alimentos, assim como recolhê-los, relacionar-se com as crianças e os adultos, cuidar da higiene pessoal, pedir ajuda para tarefas mais complexas, situações cotidianas com as quais as crianças são confrontadas e em relação às quais os professores, no espaço escolar, e a família, em casa, têm que atuar como mediadores, e não como aqueles que fazem pela criança.

O desenvolvimento da autonomia é, por excelência, um trabalho sistemático de parceria entre a família e a Escola. No início, esta pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para as famílias, mas trata-se de um trabalho conjunto que rende frutos maravilhosos em forma de sorrisos, autoestima e bem--estar.

(18)

11. A CHEGADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 11.1. A ADAPTAÇÃO

A chegada à escola, no início do ano letivo, é vivenciada de diversas maneiras pelas crianças e famílias. Sendo que, nos primeiros dias a adaptação se dá de forma mais intensa, porém, este período pode durar até duas semanas. Assim, a adaptação é também um processo único e individual, pois depende em grande parte da forma como se lida com a novidade e o diferente, expectativa da nova turma e nova professora, a separação de pais e filhos e as experiências escolares anteriores.

Para as crianças do Infantil I, oferecemos dois dias de adaptação durante os quais um dos pais pode acompanhar seu filho ou sua filha. No 1º dia, o responsável pode permanecer no próprio espaço da Educação Infantil, acompanhando de perto a criança. No 2º dia, pedimos que o responsável permaneça na Escola, preferencialmente na Cantina. Se após estes dois dias ainda houver necessidade da presença do responsável, uma adaptação diferenciada será organizada individualmente com a Professora Regente e a família.

Não haverá período de adaptação para as crianças do Infantil II e Infantil III. Quando necessário, solicitaremos a presença dos pais para saída antecipada. 11.2 – ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA FACILITAR A ADAPTAÇÃO

11.2.1 – ANTES DE VIR PARA A ESCOLA

· Converse com seu filho ou sua filha sobre a nova escola, a nova professora e a fase de adaptação.

· Organize o lanche e a mochila com ele/ela.

· Caso seja necessário, escolha com seu filho ou sua filha um objeto que lhe dê a sensação de segurança: uma boneca, um bicho de pelúcia ou outro objeto do qual a criança goste especialmente. Limite-se a um único objeto e identifique-o com o nome da criança. Lembre-se de que este objeto só será necessário durante o período de adaptação.

(19)

· O seu filho ou a sua filha vivenciará o momento da chegada à escola do seu jeito, um jeito único e pessoal. Portanto, evite comparações com outras crianças, e respeite o processo do seu filho ou da sua filha da forma mais tranquila que puder.

11.2.2 – A CHEGADA À SALA DE AULA

A Equipe estará à espera das crianças e irá recebê-las na entrada do prédio.

Assuntos que demandam uma conversa mais demorada, com a Professora Regente, poderão ser agendados, via agenda, para serem discutidos numa reunião dentro dos horários disponíveis. A equipe de Coordenação, da Educação Infantil, também poderá recebê-los e repassará quaisquer informações sobre seu filho ou sua filha para a Professora Regente.

A sala de aula é o espaço das crianças e das professoras. Por isso, pedimos aos pais que evitem entrar e permanecer na sala, mesmo que sejam solicitados pelos filhos.

11.2.3 – O TEMPO DE ESPERA DOS PAIS NOS DIAS DE ADAPTAÇÃO

Os primeiros dias da criança, na Educação Infantil, são essenciais para a formação do vínculo de cada criança com a sua Professora Regente. Por isso, pedimos que sejam observadas as seguintes recomendações:

No Infantil I: No primeiro dia, caso a criança precise ir ao banheiro ou queira beber água, pedimos que os pais indiquem uma das professoras para ajudá-la e atendê-la. Da mesma forma, pedimos que não tragam lanches ou bebida da Cantina para a criança.

Evitem colocar a criança no colo ou começar brincadeiras. Estimulem-na a brincar e a procurar a companhia de outras crianças.

(20)

11.2.4 – ADAPTAÇÃO AO ESPAÇO FÍSICO E PEQUENOS ACIDENTES

Durante o período de adaptação, a criança também está conhecendo o espaço físico da escola. Podem ocorrer, principalmente no parque, quedas e encontrões e, consequentemente, pequenos machucados. As professoras tomarão as providências necessárias para atender as crianças nestas situações.

12 – AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 12.1 – HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA MATUTINO:

Entrada:7h40min

Saída: a partir das 11h35min VESPERTINO:

Entrada: 13h45min

Saída: a partir das 17h40min

Pedimos pontualidade nos horários de entrada e saída.

As crianças da Turma do Integral têm flexibilidade no horário da entrada.

Oferecemos o serviço de plantão, sendo 30 minutos antes do início e término do horário da aula.

12.2 – Plano Semanal de Atividades

O plano semanal de trabalho da Educação Infantil, validado pela Coordenação Pedagógica, norteia as atividades realizadas. As atividades semanais contemplam também as aulas das disciplinas específicas: Musicalização, Educação Física e Bilingual Program.

12.3 – A hora do lanche

A hora do lanche é um momento de alegria e de confraternização com os

(21)

amigos. Além disso, é um momento oportuno para que a criança adquira hábitos alimentares saudáveis. Desta forma, sugerimos que os responsáveis cuidem da composição de um cardápio variado e nutritivo: uma porção de frutas, sanduíches de pão integral com queijo ou geleia, barras de cereais, iogurtes, ovos cozidos ou verduras cruas, bolos e biscoitos caseiros. A qualquer momento, a criança pode se servir de água filtrada.

ALGUNS LEMBRETES IMPORTANTES

Temos uma geladeira para guardar lanches perecíveis. A criança ajuda também a colocar o lanche na cestinha que vai para a geladeira. Assim sendo, ela deve ser diariamente informada, pela família, a respeito do seu lanche.

Favor não mandar: refrigerantes, chicletes, balas, chocolates, biscoitos recheados, batatinha frita e outros salgadinhos.

12.4 – SUPERVISÃO DO BANHEIRO

Todas as crianças são estimuladas a cuidarem da própria higiene: usar o vaso adequadamente, jogar o papel higiênico na lixeira e dar a descarga, lavar as mãos e jogar o papel toalha na lixeira, são hábitos que são acompanhados atentamente pelas professoras e estagiárias. Aos poucos, espera-se que a criança desenvolva total autonomia em relação ao uso do banheiro. Neste sentido, este estímulo deve necessariamente vir também de casa.

12.5 – TURNO INTEGRAL

Para as crianças, da Educação Infantil, é oferecida a possibilidade de participarem do Turno Integral, onde as mesmas têm a oportunidade de um contato mais prolongado com atividades lúdicas e alegres. Na turma do Integral, a psicomotricidade e as brincadeiras têm seu espaço, assim como a criatividade e a motivação para a contemplação de pequenos fenômenos da natureza. A autonomia, a responsabilidade e o respeito são incentivados continuamente. Para melhores informações, a respeito do Turno Integral, favor consultar a Secretaria da Escola.

(22)

12.6 – O DIA DO BRINQUEDO

O dia do brinquedo é realizado uma vez por semana. As crianças podem trazer o seu brinquedo preferido para a escola. Lembramos que os brinquedos serão compartilhados e manuseados pelas outras crianças. Por isso, sugerimos que não tragam brinquedos cujas peças sejam muito pequenas, brinquedos frágeis ou de um tamanho inapropriado para a criança carregar. Armas e espadas, videogames portáteis, celulares e outros jogos eletrônicos não são permitidos.

12.7 – ANIVERSÁRIOS

Os aniversários não poderão ser comemorados na Escola.

Convites para festas fora da Escola somente serão distribuídos pela Professora Regente se forem para todas as crianças da turma.

13– COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

13.1 – A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA SE DÁ POR:

· Via agenda escolar, telefone da coordenação (48 3321-0019) e através do e-mail: educacaoinfantil@elisaandreoli.com.br

· Agenda escolar servirá como meio de comunicação direta com a professora regente através dos comunicados.

· Os bilhetes e o Aplicativo Elisa Mobile são a forma de comunicação entre família, professora e escola.

·

(23)

Conheça o aplicativo do Colégio Elisa Andreoli, o aplicativo que traz segu-rança para o seu filho e agiliza sua vida escolar.

Disponível na App Store, Google Play e Windows Store. 13.2 - Aplicativo Elisa Mobile

13.2.1 – APLICATIVO PARA CELULAR

Permite aos pais acessarem informações como: horários de entrada e saída no portal da escola, informações pedagógicas, disciplinares, financeiras, impressão de boleto e comunicados em geral.

13.2.2 – AUTORIZAÇÕES PARA SAÍDAS ANTECIPADAS

Se ocorrer uma mudança na forma habitual de saída da criança da escola, pedimos que os pais comuniquem via agenda. Se a criança voltar de transporte escolar para casa, é importante avisar os responsáveis pelo transporte.

Por medida de segurança, se a comunicação for feita por meio de telefonema ou e-mail, a Coordenação entrará em contato para confirmar.

Em caso de saída antecipada é necessário solicitar na Coordenação a autorização de saída.

As faltas deverão ser comunicadas.

Lembramos que assiduidade e pontualidade são importantes para a rotina escolar e o bom desenvolvimento da criança.

A Escola deverá ser comunicada, por escrito, se houver um período de afastamento dos pais por motivos profissionais e/ou particulares. Pedimos, também, que nestes casos seja apresentado o responsável sob cujos cuidados a criança ficará e/ou os meios para contato com os pais.

(24)

14 – UNIFORMES E MOCHILAS

Mochilas, casacos, uniformes e lancheiras devem ser identificados com o nome da criança. A Escola não se responsabiliza por pertences sem nome. Solicitamos enviar, diariamente, na mochila, uma troca de roupa completa. Lembramos da importância da criança não vir com acessórios (joias, relógio...) e dinheiro.

15 – IDENTIFICAÇÕES E CADASTROS

A fim de que possamos manter nossos cadastros atualizados e evitarmos problemas, pedimos que preencham todos os dados deste manual e que comuniquem à Secretaria, à Coordenação Pedagógica e à Professora Regente a mudança de endereço, telefone e/ou e-mail.

*Doença: A família deverá informar a escola sempre que a criança se ausentar. Se apresentar risco de contágio deverá ser afastada.

16 – MEDICAÇÃO

Caso a criança necessite tomar algum remédio, o responsável deverá registrar, na agenda, e anexar a receita médica. Deverá também entregar o remédio na entrada do prédio para a funcionária que receber a criança. Solicitamos aos pais que não mandem remédios através de seus filhos.

Caso ocorra algum acidente, a criança será encaminhada à Coordenação, que acionará o atendimento médico e comunicará a família.

(25)

18 – REUNIÕES COM OS PAIS

No decorrer do ano letivo a Educação Infantil organiza reuniões com os pais, para avaliar o processo de Ensino-Aprendizagem e o desenvolvimento de seu(sua) filho(a).

19 – ATENDIMENTO AOS PAIS

19.1 – Atendimento individual com a Professora Regente

Ao longo de todo ano letivo, a Professora Regente recebe a família para conversar a respeito do desenvolvimento da criança. Informamos que o atendimento poderá ser agendado antecipadamente, via agenda, conforme o dia e o horário disponibilizado pela professora.

(26)

CALENDÁRIO ESCOLAR

(27)
(28)
(29)
(30)

Referências

Documentos relacionados

4 O TEXTO TEATRAL ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO O texto teatral, antes colocado como objeto, apenas, dos estudos literários revela-se, também, como um conjunto de práticas

Quais métodos são utilizados para garantir a segurança dos dados em uma rede wireless com padrão IEE 802.11. O que são aplicações Indoor

No mesmo passo, o conceito de ilicitude no Código Civil se alarga, ao se considerar ilícito todo ato que o titular de um direito, ao exercê-lo, “excede manifestamente os

As principais mudanças são: (i) a norma divide todos os ativos financeiros em: custo amortizado, valor justo registrado por meio de Outros Resultados Abrangentes

Caracterização e modelagem dos processos hidrológicos em meio urbano e desenvolvimento de estudos visando a gestão racional dos sistemas, englobando os seguintes tópicos:

Assim, as diferenças em produtividades de MSPA de milho silagem planta inteira entre as culturas de inverno incorporadas com a maior dose de cama de aviário avaliada (Figura

Apesar de esse ranqueamento ser realizado para os dados do total Brasil e sem uma segmentação pelos níveis socioeconômicos, é possível supor que, como essas

A) óleos de motor diesel, óleos de motor a gasolina, óleos de engrenagens.. B) óleos de engrenagens, óleos de motor a gasolina, óleos de