• Nenhum resultado encontrado

JORNAL DO MAR. Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO facebook/clinicacuidar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORNAL DO MAR. Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO facebook/clinicacuidar"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES.

facebook/clinicacuidar

ODONTOLOGIA

Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030

FONOAUDIOLOGIA

Paula Reck Rodrigues

Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 Email: cuidarsaude@terra.com.br

Av. General Osório, 390 - Centro/RS Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271

JM

JORNAL DO MAR

Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - FONES 36055159 e 998435690

ANO XXI - Nº 1107 - 23 DE ABRIL DE 2021 - R$ 3,00

Clínica Wicz - Rua Joaquim Porto, 1265 Centro - Torres-RS

ATENDIMENTO EM TORRES-RS

Médico - Cirurgião Vascular

(51) 99604.3344 (48) 99133.5102

CRM 40869-RS (RQE 28313)

Tratamento de Varizes - Micro Varizes Escleroterapia - Aplicações - Trombose.

Avaliação e tratamento de circulação.

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR

CIRCULAÇÃO NO LITORAL NORTE

Prefeito recebe lembrança em homenagem

para lembrar o aniversário de Arroio do Sal

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), recebeu em seu gabinete, o munícipe Fábio Pereira Valim, que trabalha com comunicação visual, e produziu uma réplica do letreiro “AMO Arroio do Sal”, que se encontra a beira--mar. Fábio (esquerda na foto)presenteou o prefeito com a réplica do letreiro, em homenagem aos 33 anos que Arroio do Sal completará dia 25 de abril de 2021.

O prefeito Bolão ficou muito contente com o presente e agradeceu Fábio. Seu presente já está decorando o gabinete. VISITAS - Pensando em melhorias para o município, Bolão fez também várias visitas na última segunda (19). Na tarde desta segunda-feira (19), acompanhado do secretário do Meio Ambiente, Luiz Carlos Schmitt, esteve reunido com o Deputado Federal, Bibo

Nunes (PSL), em seu Gabi-nete em Porto Alegre. Pediu caminhão caçamba, retro-escavadeira e retro-escavadeira hidráulica. Os dois também estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), para solicitar um respirador para o Pronto Atendimento 24h.

Outra visita foi ao De-putado Mauricio Dziedrcki (PTB), onde Bolão agrade-ceu recursos já enviados e pediu mais máquinas.

Por fim, o prefeito e Sch-mitt estiveram com o secre-tário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ed-son Brum, onde o assunto foi o Porto Marítimo.

AUMENTA NÚMERO DE VACINADOS EM TORRES

BM muda comando no

CRPO e Mampituba

Vários focos de dengue

encontrados preocupam

Página 5

Mais dois

foragidos

foram

presos

Página 20

Pelo menos um terço dos moradores de Tor-res já estão vacinados. E hoje, segunda, quarta e sexta próxima (30), aumenta também o ritmo da segunda dose. Mais detalhes sobre o Covid em várias páginas desta edição.

(2)

OPINIÃO

José dos Santos

Torres Imóveis / Silvano Borja Venda e Locações de imóveis

comerciais e residenciais

Entre em contato conosco pelos fones

36643544 ou

999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: torresimoveis@terra.com.br

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

23/04/2021 - 02

JORNAL DO MAR

Fundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.br

Rua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446. E-mail: jornaldomar2@gmail.com ou jornaldomar@terra.com.br

Qual deputado ajudou mais?

Segunda, na Câmara de Torres, vereador Igor Beretta (MDB) fez um questionamento: “qual Deputado Federal ajudou mais Torres, com Emendas”?

Sabia que ele falaria do Alceu Moreira. Citou que este já deu para Torres cerca de 8 milhões, e acredito. O Alceu ajuda toda a nossa região e faz jus a todos os votos que recebe por aqui.

Mas há outros que colaboraram também bastante. Vou citar um, que era meu amigo. O Germano Bonow, três vezes deputado estadual, duas quase vice governador. Enquanto Deputado Federal, entre 2007 e 2011, pelo PFL, só para o nosso Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, destinou mais de 5 milhões. Daria para ter feito um Hospital novo. Mas o dinheiro, é claro, sumiu, e nada foi feito.

Se outros vereadores quiserem citar grandes feitos de seus deputados, fiquem a vontade. Afi-nal, no ano que vem tem eleição de novo e temos que votar em quem ajuda a região.

BRASÍLIA - Claudio Freitas, primeira vez

vereador, estreou semana passada como visitan-te de Brasília. Disse visitan-ter retornado com esperan-ça, após fazer lá várias visitas. Sua prioridade é o esporte. Levou e encaminhou bons Projetos, tomara que tenha sucesso, mas este momento de pandemia não o ajuda muito.

Aliás, não entendi: em Torres, prefeito no-meou a pouco um secretário de esportes. Vaga estava em aberto, mas, neste momento, o que ele fará?

SAÚDE, SÓ ELOGIOS - Impressionante a

atuação da secretária Suzana Machado na Secretaria Municipal de Saúde de Torres. No quesito vacina, então! Segunda-feira até eu entrei na fila e lá estava ela, distribuindo senhas pessoalmente aos cerca de 500 carros que por lá passaram, distribuindo cader-netas, dando orientações e recebendo alimentos. No caso dela, sorte para a Cidade que ela não se elegeu e voltou ao cargo que já ocupava. Por isto justificam-se todos os elogios que recebe. Exemplo disto é na Câ-mara de Vereadores. Nem quem é oposição consegue falar mal dela, só lhe sobram elogios e justos.

MAURINHO - Outro secretário municipal

que tem recebido muitos elogios é o de Obras. O Maurinho tem se superado. Na Câmara ele tem fãs declarados como os vereadores Rogerinho e Dílson Boaventura.

UM TERÇO DOS MORADORES - Voltando

a vacina, um dado: aproxima-se de um terço da po-pulação vacinada em Torres. Moradores são pouco mais de 39 mil. Último boletim acusou mais de 11 mil vacinados, sem contar os mais de mil vacinados esta semana. Bom demais.

Na última segunda-feira n(22), antes da Sessão Ordinária da Câmara de Torres, o presidente do Le-gislativo torrense, Gibraltar Vidal (Gimi/PP), com outros edis, esteve reunido com representantes do COMMAN (Conselho municipal do meio ambiente).

Pauta era mais um questionamento. Para Gimi, “o Município de Torres está sendo muito mais restritivo nas questões de licenciamentos ambientais do que o Estado do RS”.

O Estado possui uma Resolução efetuada pelo CONSEMA que regra todas as atividades comerciais, ou não, juntamente com a necessidade, ou não, de li-cenciamento ambiental.

O COMMAM, através de Resolução, foi além do regramento Estadual, trazendo a exigência de Licen-ciamento Ambiental, praticamente para todas ativi-dades no Município, além de todos os outros itens já solicitados para funcionamento. O vereador não con-corda, por exemplo, que para ter uma lancheira ou até

Presidente da Câmara questiona critérios

para Licenciamento Ambiental Municipal

mesmo uma loja de brinquedo, tenha que ter a neces-sidade de licenciamento ambiental.

“Realmente, não entendo que um comércio, situ-ado no Centro de Torres, em área consolidada, com esgoto e água da Corsan, coleta de lixo, e alvará sani-tário, ainda precise de Licença Ambiental. O comer-ciante já não suporta mais tantos impostos, taxas, e ainda tem que gastar com um licenciamento comple-tamente sem nexo. Além de toda carga tributária já existente, os comerciantes ainda estão enfrentando a pandemia, trabalhando sem total produção e passaram muitos dias fechados. Concordo sim nas questões de estabelecimentos com alta capacidade poluidora exi-gir o necessário seguindo a Resolução Estadual, mas porque sermos mais restritivos que o resto do Estado? Não acho justo”. destacou ele.

Outrtos colegas compartilharam de suas posições. Representantes do COMMAM ficaram de avaliar a si-tuação, sem dar, no entanto, muita esperança.

Em razão da pandemia, o Cartório Eleitoral de Torres 85ª Zona, que atende ainda aos municípios de Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul e Mampituba, segue sem atendimento presencial.

O atendimento ao eleitor continua ocorrendo de maneira virtual pelo site do TRE-RS (https://www.tre-rs.jus.

br/eleitor/cartorio_eleitoral_virtual/cartorio-eleitoral-virtual) e pelos telefones do Cartório (36642733, 998541731

e 998542034).

Vale lembrar também que o Cartório Eleitoral da 85ª Zona, que antes era na rua e próxima a Delegacia de Polícia, agora está na rua Alexandrino de Alencar, nº 662, no bairo Predial, em frente ao Posto de Saúde (PA) de Torres.

A inauguração oficial aconteceu no último dia 22 de março. No ato, estiverem presentes a antiga juíza Elei-toral, Drª Marilde Angélica Webber Goldschmidt; a chefe de Cartório, Priscila Farina Vellinho; e as servidoras requisitadas Taciane Hendler Valim e Shirlin Teixeira Magnus.

Na ocasião, Marilde Angélica, que durante sua atuação na Justiça Eleitoral trabalhou com sucesso, re-alizando o pleito eleitoral de

2020, julgando elevado número de processos, dentre inúme-ras outinúme-ras atividades, manifes-tou-se empolgada com a nova casa. Aproveitou e lembrou que o Cartório recebeu da Câmara de Vereadores de Torres uma Monção de Congratulação pelo seu trabalho nas Eleições Muni-cipais de 2020.

A chefe de Cartório foi agra-ciada com voto de louvor pelos seus serviços prestados tam-bém nas Eleições Municipais de 2020.

Na foto ao lado, do dia da inauguração, da esquerda para direita, Shirlin, a juiza Marilde, Priscila e Taciane. O juiz atual,

que assumiu em 29 de março, é o Dr. Jefferson Torelly Riegel.

(3)

JORNAL DO MAR

TORRES

23/04/2021 - 03

Avenida General Osório, 156 Fone 36261266

Centro - Torres - RS

Cirurgia Geral - Clínica Geral - Cirurgia Ginecológica CRM 16700

Cirurgia Vascular CRM 43967 Clínica Médica e Vias Urinárias CRM 4231

Medicina Interna e Cardiologia CRM 7950

Medicina Integra va - Homeopa a - Ortomolecular CRM 46943

Psicopedagogia Clínica Psicologia Clínica CRP 12/16531 Psicologa CRP 07/33942 Psiquiatria CRM 26919 O�almologia CRM 7949 Endocrinologia CRM 26595 Ginecologia CRM 25268 - TEGO Nº 0432/2003 • Dr. FÁBIO AMORETTI

• Dr. RICARDO GROSS DE ALMEIDA

• MD. CARLOS SARTORI

• Dra. CARLA SARTORI

• Dra. MÁRCIA T. GIACOBE

• Dr. PAULO E. DA CUNHA

• Dr. MOZART CABRAL

• Dra. NÁDIA ESTRELA DA CUNHA

• Dra. LISEANE SILVEIRA CAMARGO • ELENICE KLETTENBERG • BRUNA VARGAS • Dr. DANIEL G. RODRIGUES

Cardiologia - Ecocardiografia - Medicina interna CRM 28534

• Dr. MAURÍCIO E. DA CUNHA

Saúde especializada para

você e sua família.

Locamos salas completas para profissionais na área de saúde.

AGENDE SUA CONSULTA.

51 3626.2818 - 51 99641.8378

Av. General Osório, 320 - Centro - Torres- RS

Trânsito: empresa doa 10 rádios a Prefeitura

Na tarde desta terça-feira, 20 de abril, a Prefeitura de Torres recebeu a doação de dez rádios HT

Di-gital Polícia Dual Band. Baofeng 28 canais para serem utilizados na pres-tação de serviço do Setor Municipal de Trânsito que in-tegra a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públi-cos.

Os equipamen-tos foram doados pela empresa Krás, Biasi e Cia Ltda e entregues por Ed-son Krás e Pedro Krás ao prefeito Carlos Souza na Sala de Reuniões. O prefeito agra-deceu a parceria dos empresários, destacando que a iniciativa beneficia toda a população.

Por sua vez, o secretário de Obras, Mauro Dias (Maurinho), também mostrou-se grato ao gesto, salientan-do que “os rádios trarão mais dina-mismo ao setor”.

No ato da doa-ção estavam pre-sentes também o secretário munici-pal de Trabalho, In-dústria e Comércio, Alexandre Porcatt; o vereador Rafael Silveira, e um re-presentante de se-tor de trânsito do Município.

Na foto, da esquerda para direita, Rafeal, representante da equipe de trânsito, Maurinho, o pre-feito Carlos, Edson, Pedro e Alexandre

ANIMAL NÃO

É OBJETO!

NÃO ABANDONE!

(4)

JORNAL DO MAR

23/04/2021 - 04

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

FALA PADRE

LEONIR

leoniralves@radiomaristela. com.br

O Evangelho deste final de semana, quarto domingo de Páscoa (Jo 10,11-18) é conhecido como o evangelho do Bom Pastor.

O contexto do capítulo 10 de João é o da fes-ta da Dedicação do templo. Os que volfes-taram do exílio na Babilônia comemoraram esse acon-tecimento no ano 515 a.C. e Judas Macabeu cri-ou a festa da Dedicação no ano 164 a.C. Nessa ocasião privilegiava-se a leitura do capítulo 34 de Ezequiel, que serve de pano de fundo para o capítulo 10 de João, texto fortemente polêmico em relação às instituições que massacravam o povo, sustentadas pelas lideranças político-re-ligiosas do tempo.

Assim é que chegamos à seguinte con-statação: o templo é o curral de onde Jesus tira as ovelhas (povo), pois aí mandavam as lideranças injustas e exploradoras (mercenári-os) que mantinham a população submissa em nome de Deus. Jesus é a porta que conduz para fora das instituições que não promovem a vida. Por ele as ovelhas saem e encontram pastagem e vida em abundância.

Jesus é a porta também em outro sentido: ele é o que introduz o ser humano na vida de Deus. Entrando por Jesus-porta, as ovelhas se encontram com o Pai e seu projeto. Jesus bom pastor é, portanto, a memória e a presença viva do Deus que conduz o povo para fora de tudo o que oprime e diminui a vida. Com ele inici-amos novo e definitivo êxodo rumo à vida em plenitude que Deus quer para todos.

Conhecer Jesus e ser conhecido por ele não se reduz a simples teorias sobre ele. Para o povo da Bíblia, conhecer se traduz em experiência e presença ao mesmo tempo. Conhecê-lo, por-tanto, é experimentá-lo como presença que lib-erta e dá a vida.

Os versículos finais falam da relação ex-istente entre Jesus e o Pai. A vida de Jesus foi contínua manifestação da vontade e do amor de Deus para com a humanidade, e a suprema prova desse amor se deu na “hora” de Jesus (sua paixão, morte e glorificação), quando en-tregou a vida para retomá-la na ressurreição. A propósito, somos ovelhas guiadas pelo Bom Pastor?

O BOM PASTOR

MP

CIDADÃO

Promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima

DIREITO DOS DESASTRES E

PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE

Os eventos climáticos, cada vez mais frequen-tes no Brasil, causando a destruição de casas, ala-gamentos, enchentes, culminando com a morte de pessoas, merecem uma leitura crítica a partir da compreensão em torno do conceito de desastre.

O desastre não se limita apenas à situação pro-veniente do fato da natureza, mas sim, toca dire-tamente ao comportamento humano, positivo ou negativo, bem como do Poder Público, consoante se depreende da experiência do Disaster Law, de matriz anglo-saxônica.

Os desmoronamentos de casas situadas em áreas de risco, a falta de uma política de mobili-dade urbana nos grandes centros, a precariemobili-dade do transporte coletivo, entre outros fatores, recla-mam a adoção de uma gestão compartida das de-mandas urbano-ambientais contemporâneas.

A justiça distributiva e o princípio responsabi-lidade devem servir como balizas fundamentais para que o Poder Público seja cobrado à tomada de providências. A responsabilidade “é o cuidado reconhecido como obrigação em relação a um ou-tro ser, que se torna ‘preocupação’ quando há uma ameaça à sua vulnerabilidade” (JONAS, Hans).

É imprescindível a ruptura de uma cultura cen-trada na “negação dos riscos”, como se fossem obra do acaso ou do azar. Pergunta-se: de quem é a responsabilidade pelo controle do funciona-mento de boates e casas noturnas em se tratando de desastres ocorridos pela ação (ou omissão) do homem? A quem se deve atribuir responsabilida-de pelo responsabilida-desmoronamento responsabilida-de casas em áreas responsabilida-de ris-co ou, ainda, pela perda de inris-contáveis vidas que foram tragadas pelas enchentes e alagamentos? Ao que parece, o “princípio” da preponderância do interesse local reclama uma racionalidade que efetivamente atente à dimensão comunitária da dignidade humana e do respeito à vida das pes-soas.

Por conseguinte, uma concepção dos desas-tres não pode prescindir de uma responsabilidade compartida do Poder Público e da sociedade na gestão dos problemas inerentes à sociedade de risco (Beck).

Mensagem

do Bispo

Dom JaimePedro Kohl

Bispo de Osório

A palavra de Deus deste final de semana é muito rica e centrada em Jesus: “Jesus é a pedra rejeitada e que se tornou a pedra angular” (At 4, 11); “Vede que grande presente de amor o pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!” (1Jo 3,1); “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10, 11).

Seriam suficientes estas três frases para nos deliciar diante de Deus em contemplação e perce-ber o cuidado, o carinho, o amor, a misericórdia, a compaixão, a ternura que Cristo tem para com cada um de nós.

Vejam como é encantador o jeito e a fala de Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minhas mãos”. Ninguém pode separnos de Cristo Jesus, ninguém nos pode ar-rebatar do poder de Deus, talvez melhor dito, do amor de Deus.

Essa fala de João nos faz lembrar Rom 8,35s: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribu-lação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, os perigos, a espada? Mas em tudo isso somos mais que vencedores, graças a aquele que nos amou”.

Neste Domingo do Bom Pastor, Dia Mundi-al de Oração pelas Vocações, a PMundi-alavra de Deus sugere a dinâmica do seguimento de Jesus como opção livre e responsável, que não é passividade, mas um assumir o ser discípulo missionário com toda consciência, com um sentido profundo de pertença e, consequentemente, um compromisso com o anúncio do Evangelho.

A mesma mensagem a encontramos em Apa-recida 268: “A conversão pastoral requer que as comunidades eclesiais sejam comunidades de discípulos missionários ao redor de Jesus Cristo, Mestre e Pastor. Daí nasce a atitude de abertura, diálogo e disponibilidade para promover a corre-sponsabilidade e a participação efetiva de todos os fiéis na vida das comunidades cristãs”.

A imagem do pastor evoca doação, simplici-dade, serviço, dedicação total, amor gratuito; al-guém capaz de dar a própria vida para defender das feras as ovelhas que lhe foram confiadas.

Para nós, o Bom Pastor é Jesus e somente Ele nos pode conduzir às ‘verdadeiras pastagens’ e ‘águas cristalinas’, onde encontramos a vida em plenitude.

No desejo de segui-lo e imitá-lo entregamos nossas vidas nas suas mãos, certos de que nada nos faltará e as dificuldades do caminho serão, simplesmente, degraus para subirmos ao encontro com Ele. Sintamo-nos todos chamados e chama-das a ir e anunciar o Evangelho de Jesus.

Para refletir: Quais são as características do bom pastor? Como experimentar o cuidado e carinho que Jesus tem por mim? Como respondo ao amor que Deus tem por mim e por cada um? O que essa imagem do pastor me ensina e sug-ere? Quando e como estou imitando Jesus, o Bom Pastor?

Textos bíblicos: At 4, 8-12; 1Jo 3,1-2; Jo 10, 11-18; Sl 117.

O Bom Pastor dá a vida

DIA 24 (SÁBADO) - 19h, missa na

Igre-ja Santa Luzia.

DIA 25 (DOMINGO) - 09h, na Igreja

Santa Luzia; 09h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Praia Paraíso); 10h, na Comunidade Santa Rita (Faxinal); 18h, na Igreja Santa Luzia; 18h, na Comunida-de Nossa Senhora das Dores (Stan); 19h, na Comunidade São Sebastião (Jardim El-dorado).

Obs: 10% de público

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

(5)

JORNAL DO MAR

23/04/2021 - 05

JORNAL DO MAR

TORRES

(51) 981009696 Rua Mampituba, 251, sala 02 -

Passo de Torres/SC (Próximo ao Posto de Saúde)

Desde o início do ano foram contabilizados 165 fo-cos do mosquito transmissor da Dengue em Torres, o Aedes aegypti. Este dado significa que há um alto risco

de contaminação no município. O alerta é da Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Ambiental, salientando que apesar do protagonismo da Covid-19, a

Prefeitura alerta sobre o alto número de focos da dengue

população não deve descuidar-se do combate ao Aedes.

Os bairros mais infestados até o momento são o Ge-túlio Vargas, com 66 focos, seguido da Praia Grande, 28 e Guarita 27. Para reverter esse quadro, é fundamental diminuir os focos do mosquito Aedes aegypti. O diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, explica que cada família precisa eliminar os locais onde há água parada ao redor das casas. “O Aedes aegypti gosta de água limpa. Os focos estão perto das casas. Se a doença chegar ao município, teremos uma alta probabilidade de transmis-são,” alerta França.

Balanço realizado pela Secretaria de Assistência So-cial e Direitos Humanos na prestação de serviço realizada nos primeiros três meses de 2021, já apontam quase cinco mil atendimentos. Conforme o secretário Fábio da Rosa, somando os diversos atendimentos nos diferentes serviços prestados pela Secretaria, foram registrados exatamente 4.803 famílias ou indivíduos acolhidos. O secretário agra-dece a colaboração dos servidores para o resultado das ações e também a todas as parcerias que contribuíram para este número. O propósito é ampliar ainda mais o atendi-mento.

Conheça a atuação da Secretaria:

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social que é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social, responsável pela organização e oferta de Serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Foram realizados 1.785 atendimentos a população nos primeiros meses deste ano, sendo realizados 271 visitas do-miciliares para concessão de benefícios eventuais ou visitas socioeconômicas e 20 visitas domiciliares especificamen-te para encaminhamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Concessão de 526 Benefícios Eventuais: 457 cestas básicas, 53 gás, 07 auxílio natalidade e 09 auxílio por morte.

SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complemen-tar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Neste período de Pandemia os grupos vem acontecen-do de forma remota através da Equipe técnica(Educaacontecen-dor

Físico, Educador Social Artes e Assistente Social). Foram realizados 905 atendimentos através dos grupos de idosos, mulheres, crianças e adolescentes.

CREAS (Centro de Referência Especializado de sistência Social) é uma unidade pública da política de As-sistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Foram realizados 1064 Atendimentos individualizados: 553 janeiro, 249 fevereiro e 262 março 66 Visita e aborda-gens sociais: 22 janeiro, 26 fevereiro e 18 março 28 Benefí-cios Eventuais( cestas básicas, passagens e gás).

Foram 122 novos usuários da população em situação de rua inseridos em atendimento no CREAS neste trimestre. 102 atendimentos aos usuários da população de rua no Aco-lhimento Provisório para pernoitarem no GIBAL.

Central de Cadastro Único - O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal ins-trumento de identificação e caracterização da situação so-cioeconômica das famílias de baixa renda que residem no Município.

É a inscrição no Cadastro Único que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros, mas vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. foram realizados 1049 atendimentos de inclusões, atualizações e atendimentos em geral para sanar dúvidas sobre o Programa e o auxílio emer-gencial do Governo Federal. Atendidos 301pessoas em ja-neiro, 260 em fevereiro e 486 no mês de março.

Serviços da Assistência Social registram

quase cinco mil atendimentos em 2021

(6)

JORNAL DO MAR

23/04/2021 - 06

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

O papo é Meio

Ambiente

Roger Maciel

Biólogo - Especialista em Gestão e Planejamento

Ambiental. Mestrando em Ciências Ambientais. Dúvidas, sugestões ou críticas:

email: roger_smaciel@hotmail.com

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Olá Amigo Leitor (a)!

Você já pensou na possibilidade de lavar suas roupas com vinagre ao invés de amaciante? Parece estranho, mas é uma realidade ambientalmente e economicamente eficiente. Resolvi mais uma vez falar sobre esse assunto aqui na coluna. Vamos lá!

Primeiramente o problema com os componentes do amaciante não está nas pequenas quantidades que ele contém, mas sim em seu uso constante, que faz com que estas substâncias entrem no organismo. Nós consumidores não sabemos, mas a maioria dos amaciantes estão carregados de substancias químicas muito perigosas que podem comprometer a saúde, sobretudo a das crianças. Já é comprovado que mais da metade dos amaciantes do mercado contém mais de duas substancias químicas que podem causar complicações para a saúde, principalmente problemas respiratórios e de pele. Podemos destacar as mais prejudiciais que são: Alfa-terpineol, Acetato de benzila, Alcool benzílico, Acetato de etila, Clorofórmio e Terpinoleno.

Já o vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa "vinho azedo" e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. Sabia que se você lavar roupas com vinagre nunca mais vai ter que usar amaciante? A vantagem é que o efeito é mais suave e não agride o meio ambiente, além de ser muito mais barato, pois, 1 litro de amaciante custa umas 10X mais que um litro de vinagre.

Vamos para algumas vantagens de utilizar o vinagre no lugar do amaciante: Tira manchas de suor, elimina resíduos que o sabão em pó pode deixar nas roupas, elimina cheiro de cigarro, elimina manchas difíceis, tira pelos de animais das roupas e reduz até a carga estática das roupas além de inúmeras outras vantagens.

Meus caros leitores uma dica simples, utilize a mesma quantidade de vinagre (pode ser qualquer vinagre) que iria utilizar de amaciante, nas máquinas de lavar roupas geralmente tem o compartimento separado para sabão e amaciante é só abastecer o compartimento com vinagre que você vai notar que com o tempo as roupas ficam mais macias e com melhor aparência, e não se preocupe, se ficar com cheiro de vinagre ele some assim que a roupa seca e o predomínio do perfume do sabão em pó aparece. Em uma pesquisa rápida na internet você encontrará várias dicas sobre o assunto e medidas ideais para cada tipo de utilização do vinagre.

Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

Vinagre, o tempero das roupas

Em meio há muitas cidades que desempenha-mos nossa atividade como policial, numa funda-mos o Grupo Alcoólicos Anônifunda-mos, e em outras muitas palestras procedemos. Foi uma maneira de auxiliar esses irmãos que entravavam e ainda estão no embate contra a dependência.

Desde muito tempo o alcoolismo passou a ser tratado como doença e não mais como mera falta de vergonha na cara ou irresponsabilidade como muitos ainda hoje pensam e dizem.

É sim no primeiro momento, nos primeiros goles uma falta de cuidado com o corpo, mas também é muitas vezes ato de aguçar o espírito que somos a reencontrar alguma realidade de vida passada, pois não sabemos o que fomos e se anteriormente éramos dependentes desta droga, e ao ingerirmos os primeiros goles tudo volta à tona.

Também vi inconsequências de pais com o filhinho no colo que davam prova da bebida que ingeriam a estes pequeninos, não por maldade, mas por irresponsabilidade, querendo dizer que o filho para ser macho tinha de beber. Triste isso.

Fico pensando nos dias de hoje como as provações na Terra são peculiares a cada um dos habitantes, pois enquanto uns tem menos dificuldades outros tem ingredientes a mais, como o caso dos alcóolatras que tendo de evitar a bebida pelo menos 24 horas, e depois mais 24 horas tem de conviver hoje com a pandemia que requer uma higiene com álcool em gel.

Digo isso pois em meio a literatura e as con-versas com estes irmãos doentes em recuperação, sabemos que devem evitar o uso de desodorantes, perfumes e aromatizantes como vinagres que possuam na composição álcool. Todo o cuidado é pouco para evitar eclodir o desejo, já que sa-bemos que o alcoolismo não tem cura.

Hoje em cada local que adentramos está pre-sente o álcool para procedermos a assepsia para evitar a contaminação e fico imaginando como a provação de ser dependente de alcoólicos é complicado, mas certamente esses irmãos que lutam para ficarem sóbrios estão sendo ampa-rados pela Espiritualidade Maior, e conseguem passar por esta dificuldade, e com perseverança obterão êxito.

Hoje sabemos que o álcool é absorvido pelo organismo até em contato com a pele. Portanto meus amigos, não devemos esmorecer diante de qualquer entrave. Enfrentemos nossos traumas e atinjamos limites pois as provações estão ai, uns com graus mais difíceis que outros. É da Lei Divina. Força a todos e mais 24 horas.

Alcoólicos Anônimos

Francisco Reis

turismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou sugestões: chicoreistur@yahoo. com.br

Secretária Aline Valim Tem

Ótimas Idéias para o

Turismo em Arroio do Sal

TURISMO

EM PAUTA

Olá meus amigos leitores!

Esta semana estive visitando a secretária de turismo de Arroio do Sal Aline Valim e em um bom bate papo observei algumas idéias que ela está querendo aplicar para beneficiar a cidade e compor a região turística do Litoral Norte Gaúcho.

Nossa conversa não se estendeu muito, mas com o consentimento da secretária alguns tópi-cos que considero importante, eu quero deixar registrado aqui em nosso espaço.

A secretária e todos reconhecem que o mu-nicípio de Arroio do Sal se destaca muito no segmento de turismo de eventos, são enumeras atividades ao longo do ano, principalmente na temporada de verão.

Os eventos aquecem a economia na cidade, contribuem para a diversidade de atrações, valo-rização da cultura, dos talentos locais, realmente o município vem realizando muito bem este seg-mento, mas a secretária Aline Valim juntamente com sua equipe na Sectur pensa além, é o que eu quero abordar aqui.

A idéia da secretária é de forma organizada, muito bem planejada, investir para a criação do inventário turístico do município, juntamente verificar posterior ao inventário a criação de materiais que visam conhecer e valorizar os pontos turísticos na cidade.

A administração municipal de Arroio do Sal por meio de sua secretária de turismo Aline Va-lim só vem nos mostrar que realmente o turismo é parte integrada ao município, estas ações irão beneficiar e muito a história, cultura, economia, gerar trabalho e colocar a cidade no cenário re-gional de destinos turísticos sustentáveis.

A administração municipal pelo que me pas-sou a secretária de turismo tem o conhecimento que os resultados de investimentos turísticos são de médio em longo prazo, mas eles acreditam que é necessário fazer, iniciar o planejamento para que de forma muito bem organizada a ci-dade de Arroio do Sal possa vir colher os frutos desta bela iniciativa.

Quero parabenizar aqui o prefeito Bolão, juntamente estender a toda a sua equipe da administração municipal de Arroio do Sal, em especial quero agradecer a ótima receptividade da secretária de turismo Aline Valim e por este ótimo bate papo que tivemos onde mostra que a cidade está no caminho certo, planejar, agir e colher os frutos de ações sustentáveis que visam beneficiar o turismo. Parabéns a todos os envolvidos!

Até semana que vem!

Avenida General Osório, n°146 - Sala 02

Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

Recepitivo

Emissivo

Guias MTUR Roteiros Turismo Ecoturismo Cicloturismo

Agência de

Turismo

Passagens Pacotes Shows Eventos Cruzeiros

EDITAL DE PROCLAMAS

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro,

ÂNDRIO BRANDO HOFFMANN E ANGÉLICA DA CUNHA MATOS

Ele solteiro, natural de Torres, residente e domi-ciliado em Terra de Areia. Ela divorciada, natural de Osório, e residente e domiciliada em Terra de Areia. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Terra de Areia, 22 de abril de 2021.

(7)

JORNAL DO MAR

23/04/2021 - 07

JORNAL DO MAR

TORRES

Promovida pela Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio, nesta última segunda-feira, com a pauta “Como continuar crescendo em meio a pandemia”, a live teve participação de cerca de 500 pessoas.

Ela serviu para mostrar a chave de sucesso para o público. Casos positivos da cidade foram apresentados pelos quatro consultores que par-ticiparam do evento, conduzidos pelo secretário Alexandre Porcatt.

Pelas manifestações na rede social, a live foi muito produtiva, evidenciando que é possível manter seu negócio ativo em tempos de pande-mia. Foram muitas as dicas apresentadas.

Elaborar planejamento, conhecer o seu cliente, fazer revisão nas despesas, aumentar os pontos de vendas, engajar a equipe para trabalhar com paixão, agregar tudo isto e principalmente execu-tar, foram algumas das informações apresentadas, todas mostradas com detalhes pelos consultores. Muito entusiastas, eles aconselhavam o público a anotar as dicas Com certeza, os empreendedo-res que assistiram a live saíram mais preparados e fortalecidos para enfrentar uma situação como a que vivemos atualmente. O importante é que as orientações transmitiam credibilidade.

A live que integra o programa Desen-volve + Torres contou com a participação de conceituadas parcerias neste bate-papo: Adria-na Peccin, especialista em despertar Talentos & Geração de Valor; Aline Lentz, consulto-ra empresarial em ges-tão financeira; Kazu, marketing estratégico, e Gabriel Ferreira, marke-ting digital. A interação com o público foi muito fácil, Instagram e

Fa-cebook da Prefeitura de Torres e FaFa-cebook das rádios Maristela e Atlântico Sul. Através destes canais os participantes puderam fazer perguntas aos consultores.

A iniciativa da SMTIC foi motivada pela ne-cessidade de fortalecer as empresas locais em geral neste momento de crise. De acordo com o prefeito Carlos Souza, a live despertou a busca do conhecimento, conciliando os desafios do cenário atual. Buscamos disponibilizar aos empreendedo-res de nossa cidade de forma lúdica e instigarmos para as próximas ações da Prefeitura.

Conforme o secretário Porcatt, “a Secretaria tem planejado um calendário de lives, onde serão abordados temas diferenciados, porém voltados ao empreendedorismo”. À medida que as datas forem fechadas, serão divulgadas.

“Estamos extremamente satisfeitos com o re-torno das lives. Aproveitamos para agradecer aos nossos parceiros, R DIMER Construtora, Dimer Jardinagem e, com certeza, aos nossos convida-dos que sem eles não teríamos condições de estar desenvolvendo este trabalho”.

Na foto abaixo, o secretário (em pé, a esquer-da), que comandou os trabalhos com os parceiros que fizeram dela um sucesso.

Cerca de 500 pessoas se motivaram com a live

que abordou o crescimento em meio à pandemia

Terceira entrega de

alimentos, arrecada

441kg da “Campanha

Vacinação Solidária”

Na terceira entrega de alimentos, realizada na manhã da última sexta-feira, 16 de abril, o secre-tário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, recebeu da secretária de Saúde, Suzana Machado, e do diretor Lasier França, mais 441kg de alimentos arrecadados através da “Campanha Vacinação Solidária”.

O montante proporcionou a confecção de 24 cestas básicas no qual estão sendo distribuídas às famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ainda mais alimen-tos que ficaram fora das cestas.

Vacina salva vida e o alimento também. Com o propósito de ajudar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social na cidade, a Prefeitura lançou a Campanha que visa arrecadar alimentos não perecíveis nas ações de vacinação contra a Covid-19. A doação não é obrigatória.

O secretário Fábio pede a colaboração de todo cidadão torrense para que continue doando um 1kg de alimento ao realizar sua vacina contra a Covid-19, pois toda ajuda é muito importante nes-te momento tão difícil economicamennes-te em que as famílias estão enfrentando. O CRAS chega a atender aproximadamente 350 famílias mensais.

Na foto ao alto, da esquerda para direita, La-sier, Fábio e Suzana.

Ulbra promove live

com ministra do STF,

Carmen Lúcia, hoje

Com o tema A Igualdade de Gênero pela Perspec-tiva de uma Ministra do STF, a Drª Carmen Lúcia, ministra do Superior Tribunal Federal, é a convidada da Aula Magistral do curso de Direito da Ulbra. Re-alizada pelo Campus São Jerônimo, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção São Jerônimo -, a live será transmitida hoje (26), às 19h, pelo YouTube do campus.

A atividade é voltada para estudantes, egressos, para a comunidade jurídica e em geral. “É um tema de interesse não só do público da área do Direito, pois permeia todas as áreas pela relevância social do empoderamento feminino e da igualdade de gênero”, destacou a coordenadora do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo, Alessandra Mizuta de Brito. Para assis-tir à live, inscreva-se gratuitamente em ulbra.br/live.

Técnicos e atletas do projeto “Somos Todos Hand Torres” esperam ansiosamente pela volta do calen-dário esportivo com o fim da pandemia da Covid-19. Enquanto esse dia não chega, os atletas de handebol precisaram adaptar a rotina de treinos para não perder o ritmo durante o período de maior restrição. Agora, o grupo retoma os trabalhos no ginásio do CTG Por-teira Gaúcha, localizado na Vila São João, em Torres, conforme orientações vigentes no Decreto Estadual 55.837 de 10 de abril de 2021.

De acordo com o técnico Diego Bueno, a volta aos treinamentos presenciais com exercícios de prepara-ção física, coordenaprepara-ção de movimento e fundamentos técnicos de passe, assim como arremessos e condução de bola, mesmo com todas as restrições, possibilita um olhar mais atento às especificidades de cada atleta.

“Estar em quadra amplia o nosso leque de ativida-des voltadas ao condicionamento físico e técnico de todos os jogadores. É importante estarmos mais pró-ximos e conseguirmos assimilar novas ideias dentro de quadra”, explica Diego, ao assegurar que medidas

como uso de máscara, aferição de temperatura, distan-ciamento de 16 metros quadrados, entre outras, segui-rão sendo adotadas para a garantia da saúde da equipe. A atleta Maria Clara Duarte da categoria Juvenil conta o quão importante tem sido a volta aos treinos presenciais. Segundo ela, mesmo com o distancia-mento e cuidados, é possível conviver com os colegas de equipe.

“Poder retornar aos poucos com o treino nos deixa mais felizes, pois o que queremos é estar próximos ao nosso handebol, tendo consciência de que a pandemia não acabou e devemos cumprir todos os protocolos solicitados,” comemora a atleta.

O Projeto é composto por cinco categorias, sendo elas: Mirim Feminino, Infantil Feminino, Cadete/Ju-venil Feminino, Infantil Masculino e Cadete/JuCadete/Ju-venil Masculino.

Os treinos ocorrem três vezes por semana, com duas horas de duração para cada categoria. Conheça mais sobre Projeto no Instagram, em: @somosto-doshandtorres2020

(8)

Prefeitura de Mampituba

recebe da Emater o

contrato de prestação

de serviço em parceria

Na última quarta-feira (14), o escritório mu-nicipal da Emater entregou ao prefeito mumu-nicipal de Mampituba, Pedro Juarez da Silva (Pedrão), o contrato devidamente assinado da prestação de serviços a serem realizados em parceria com a Prefeitura. O planejamento possui 22 atividades que serão realizadas no decorrer do ano.

“O propósito é promover o desenvolvimento rural sustentável através da prestação de serviços da assistência técnica, extensão rural, classifica-ção e certificaclassifica-ção, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul”, explicou Graciela Mecking, chefe do escritório da Emater no município.

Durante a reunião, foi discutida uma parceria com a Emater e Secretaria de Agricultura, para desenvolver

progra-mas municipais, que em breve serão divul-gados.

Na ocasião, foi apresentada a avalia-ção do trimestre de ati-vidades realizadas pelo escritório municipal, tendo como resultado positivo.

Momento da entrega do contrato, no

gabi-nete do prefeito.

CRIANÇAS FAZEM ARTE SIM!

Escola de Educação Básica

São Domingos

TORRES - RS

REDE DE EDUCAÇÃO

No dia 24 de março de 2021, na Escola São Do-mingos, Unidade Educa-cional SAGRADO – Rede de Educação, as crianças da turma Infantil IV fize-ram a releitura da obra de Joan Miró, intitulada “Paisagem Catalã”.

O trabalho com relei-tura de obras de arte des-perta o olhar das crianças, favorecendo o processo criativo de cada uma e possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a

capacida-de capacida-de pensar, falar e criar, tornando-se produtoras de arte. Durante o estudo de imagem da obra, observa-mos as formas e cores, dis-cutimos também as inten-ções do artista em produzir aquela tela e quais métodos e materiais ele utilizou.

O pintor em questão, é considerado um dos princi-pais nomes do surrealismo e um dos maiores artistas espanhóis de todos os tem-pos. Suas obras são mar-cadas pelos traços livres e colorido intenso.

Pre-viamente, as crianças co-nheceram suas principais obras, seus traços, cores e formas, procurando com-preender o seu significado. A culminância do tra-balho se deu no dia 07 de abril de 2021, onde as crianças expuseram suas produções na “I Mostra de Arte da Turma Infan-til IV”. Devido às aulas estarem sendo realizadas na modalidade remota, a

educadora Queli convidou a turma do Infantil III, re-presentada pela educadora Tiane, para admirar as be-las produções artísticas das

crianças durante a aula online. Assine Jornal do Mar e receba em sua casa, noticías, entreterimentos e muito mais. Ligue no (51) 3605-5159, (51) 998435690 ou (51) 995551446

CARREATA

SOLIDÁRIA

1º Realização Banco de Alimentos -Torres

Dia 24/04 com saída do Lions Clube de

Torres às 14h separe seu Kg de alimento ou material

de higiene e venha conosco nessa

Cor-rente do Bem

APOIO:

- Lions Clube de Torres; - Associação Luz e Caridade;

- Bezerra de Menezes; - Ponto de Luz Chico Xavier

JORNAL DO MAR

23/04/2021 - 08

(9)

JORNAL DO MAR

MAMPITUBA

23/04/2021 - 09

Havendo o número regimental de vereadores pre-sente foi declarada aberta a prepre-sente Sessão.

Correspondências recebidas

- Ofício nº 118/2021, de autoria do Poder Execu-tivo, que encaminha Projetos de Lei para apreciação e votação desta Casa Legislativa.

Projetos de Leis 1ª Sessão em Pauta (leitura)

- Projeto de Resolução nº 001/2021, oriundo do Poder Legislativo, que: “ALTERA O ARTIGO 103, II DA RESOLUÇÃO Nº 03/1999, QUE DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAMPITUBA”.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 001/2021, oriundo do Poder Legislativo, que “ANULA O DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/2020 QUE DE-SAPROVA AS CONTAS DO EXECUTIVO MU-NICIPAL DE MAMPITUBA/RS, EXERCÍCIO FI-NANCEIRO DE 2016.

- Projeto de Lei nº 024/2021, oriundo do Poder Executivo, que: “AUTORIZA O PODER EXECU-TIVO MUNICIPAL A ALTERAR A LEI MUNICI-PAL Nº. 065 DE 23 DE ABRIL DE 1998, QUE ES-TABELECE CRITÉRIOS QUANTO AO USO DE UMA ÁREA DE TERRAS COM 105.779M² (CEN-TO E CINCO MIL E SETECEN(CEN-TOS E SETENTA E NOVE METROS QUADRADOS) DE PROPRIE-DADE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MAM-PITUBA/RS”.

- Projeto de Lei nº 025/2021, oriundo do Poder Executivo, que: “AUTORIZA O PODER EXECU-TIVO MUNICIPAL A ALTERAR A LEI MUNICI-PAL Nº. 1012 DE 10 DE MARÇO DE 2020, QUE INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL TURIS-MOCOMTUR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projetos de Lei 2ª Sessão em Pauta (Comissões)

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL

DE VEREADORES DE MAMPITUBA

Na última segunda-feira (19 de abril), foi realizada a 9ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo da 7ª Legislatura. Presentes os vereadores Ernani da Silva (Nandi/MDB), pre-sidente - José Dalmei Correa Borges (MDB), secretário - Jailson dos Santos (Jaia/PTB) - Ivam Carlos Matos (MDB) - Hosana da Silva Alves (MDB) - Noerci Roldão da Silva (CesaPTB) - Valmir Roldão Evaldt (Peto/Progressistas) - Ricardo de Oliveira Lumertz (o Professor/PT) e Lucas Santos de Oliveira (MDB).

Nada consta.

Expediente dos Vereadores

Manifestaram-se Noerci Roldão da Silva, Ricar-do de Oliveira Lumertz, Valmir Roldão Evaldt, Erna-ni da Silva e Hosana da Silva Alves.

ORDEM DO DIA

- Pedido de Providência nº013/2021, de autoria do vereador Valmir Roldão Evaldt, que solicita que o Poder Executivo faça o patrolamento e ensaibra-mento da estrada do Silveirão. Aprovado por unani-midade.

- Pedido de Providência nº014/2021, de autoria do vereador Valmir Roldão Evaldt, que solicita ao Poder Executivo que seja encascalhado o acesso a casa do Manoel César Passaur. Aprovado por una-nimidade.

- Moção nº008/2021, de autoria do vereador Lu-cas Santos de Oliveira, que solicita que seja encami-nha moção de Pesar aos familiares do senhor Marcos Moreno da Silva. Aprovado por unanimidade.

- Requerimento nº001/2021, de autoria do vere-ador Ricardo de Oliveira Lumertz, que solicita que seja feito homenagem ao Sargento Luiz Silva Matias e o Sargento Dilvoney Mezzari Zanatta, pelo serviço prestado à população de Mampituba. Aprovado por unanimidade.

- Projeto de Lei no 023/2021, oriundo do Poder Executivo, que: “AUTORIZA O PODER EXECUTI-VO MUNICIPAL A ALTERAR A LEI MUNICIPAL Nº. 838 DE 02 DE MAIO DE 2016, QUE DISPÕE SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS ENTRE OS ADVOGADOS PÚ-BLICOS DO MUNICÍPIO DE MAMPITUBA/RS E ASSESSORES JURÍDICOS DO GABINETE CONSOANTE A PREVISÃO DO § 19 DO ART. 85 DA LEI FEDERAL Nº 13.105, DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Aprovado por unani-midade.

Nada mais havendo a tratar o presidente declarou encerrada a Sessão.

ANUNCIE, ASSINE! O mais premiado da região chega na sua

casa toda sexta em qualquer cidade do Litoral ou da Serra.

3 meses

6 meses

1 ano

R$ 35,00

R$ 70,00

R$ 120,00

JORNAL DO MAR

(

(51) 36055159

998435690

General Flores da Cunha, Nº

915, Itapeva Sul, Torres

Email: jornaldomar@terra.com.

br ou jornaldomar2@gmail.com

Prefeito recebe novo

Comandante do 4º

CPM de Mampituba

O prefeito, Pedro Juarez da Slva (Pedrão), recebeu em seu gabinete o novo comandante do 4º CPM de Mampituba, o sargento Freitas (foto).

A frente da Brigada Militar do Município, ele apresentou projetos que buscará implantar em Mampituba. De acordo com o sargento, um dos projetos é a implantação do alinhamento do poli-ciamento comunitário.

Para a Educação, o sargento Freitas apresen-tou a secretária de Edu-cação, Gislaine Magnus, alguns projetos. Entre eles o desenvolvimento da educação de trânsito. Também foi discutido a possível volta do Proerd.

A secretária (foto) destacou a importância de trabalhar esses proje-tos com as crianças. “É importante plantar essa semente. Ficarei bem feliz em fazer essa par-ceria. Em oferecer tudo

(10)

JORNAL DO MAR

TORRES

23/04/2021 - 10

Estamos de volta, com ofertas especiais. Venha conferir!

PADARIA - AÇOUGUE - HORTIFRUTI

Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

O alívio na situação de hospitais e nos níveis de contaminação pela Covid-19 se reflete em vá-rios pontos da sociedade. Os serviços da SAPT também são afetados. Na última semana, aten-dendo a Decreto recente, o clube reabriu as portas para mais atividades físicas.

Com outra novidade: a volta do funcionamen-to aos sábados. Sócios têm mais uma semana para pagar a anuidade com desconto.

Praticantes de esportes como tênis, beach ten-nis, natação, futebol, taekwondo, karatê e pati-nação voltaram a fazer seus exercícios. Há, no entanto, cuidados a serem tomados em todas as modalidades.

Em primeiro lugar, só é possível frequentar mediante agendamento prévio na secretaria. Exis-tem ainda restrições específicas para cada espaço do clube. Saiba quais são as principais medidas:

- natação, piscina fechada pode ser usada com restrição de atletas por raia;

- tênis e beach tennis, estão liberadas disputas de duplas e individuais, em todas as quadras do clube, com intervalo mínimo de 15 minutos entre os jogos;

- futebol, não são permitidas partidas e aulas com contato físico. Apenas treinamentos funcio-nais com a bola.

- taekwondo e karatê, quantidade menor de alunos por aula, também sem contato físico;

- patinação, distanciamento deve ser respeita-do, com redução de praticantes simultâneos.

Decreto do governo estadual publicado nas úl-timas semanas trouxe novas regulações para ser-viços de educação física e práticas de esportes, inclusive em clubes.

A regra prevê uma pessoa para cada 16m² de área, não permite utilização do mesmo equipa-mento por duas pessoas antes de higienização e proíbe aglomerações e confraternizações pré e pós-jogos. Enquanto as determinações estiverem valendo, a SAPT garante respeitá-las.

“É a postura que adotamos desde o início da pandemia. Priorizamos duas coisas: a saúde de nossos sócios e convidados e a obediência aos decretos vigentes. É muito bom receber de novo a comunidade de Torres e região. Nossa missão é fazer com que os frequentadores da sede social fiquem à vontade, sem descuidar da prevenção ao coronavírus”, reforça Márcio Amaro, presidente do clube.

Para agendar a sua atividade física, o associado deve entrar em contato pelo (51) 3664-1221, por mensagem de WhatsApp ou ligação de telefone. Os horários disponíveis vão das 7h30min às 20h, agora de segunda a sábado, já que os governos permitiram abertura também aos fins de semana. No domingo, segue fechado.

Até o final de abril, associados que quiserem quitar a taxa anual da SAPT terão 20% de des-conto no pagamento. Mais informações podem ser obtidas na secretaria e no e-mail sapt@sapt. com.br.

Ainda com restrições, SAPT reabre

espaços para atividades físicas

Até este sábado, 17 de abril, já haviam sido apli-cadas em Torres um total de 11.110 doses da vacina contra Covid-19, sendo que 8.737 pessoas receberam a primeira dose (D1) e a segunda dose, 2.373 (D2).

As doses foram divididas nos seguintes grupos prioritários:

- profissionais de saúde, 1.718 D1 e 933 D2; - em Idosos de Instituições de Longa Permanência, 111 D1 e 108 D2;

- em indígenas Guaranis da Aldeia Nhu-Porã, 67 D1 e 47 D2;

- em idosos, 6.595 D1 e 1.285 D2;

- profissionais da segurança, 217 (D1) e acamados com mais de 18 anos, 29 doses.

A Prefeitura recebeu um total de 14.768 doses, sendo 9.899 para a primeira dose e 2.373, para a se-gunda dose.

Cumprindo a determinação do Ministério da Saú-de e da Secretaria Estadual da SaúSaú-de com relação aos grupos prioritários, a operação em Torres iniciou a

imunização com estes grupos citados. À medida em que as vacinas forem aplicadas, a Secretaria Munici-pal de Saúde atualizará o quadro dos dados.

MAIS DE MIL ESTA SEMANA - Detalhe é que

este número já é bem superior. Nova remessa de vaci-nas chegaram na sexta e segunda idosos com 63 anos ou mais também foram vacinados.

Na terça teve segunda dose para os com 75 ou mais. E na quarta já foram vacinados os de 62 anos ou mais.

Só na segunda, que reuniu pessoas de 63 ou mais, cerca de 500 pessoas compareceram ao Parque do Ba-lonismo, no sistema de drive thru (cada um em seu carro.

A ressaltar ainda a organização e agilização da equipe. Mesmo sendo muitos na fila o trabalho desen-volveu-se em pouco mais de 2h.

A secretária e Saúde, Suzana Machado, está muito contente também com a conscientização dos vacina-dos que tem doavacina-dos muito alimento não perecível.

11.110 doses da vacina contra o Covid

foram aplicadas em Torres até sábado

EDITAL DE ÚNICO LEILÃO

EXTRAJUDICIAL COM

DUAS CHAMADAS

VALDINEI SILVEIRA, Leiloeiro Público Oficial matrícula nº 202/2004, autorizado pela associação dos adquirentes das unidades autô-nomas do edifício em construção Condomínio Residencial Delville, de conformidade com a Lei 4.591/64, promoverá a venda em leilão, das frações ideais do terreno da incorporação regis-trada no Ofício de Registro de Torres/RS na ma-trícula 77.618, sendo estas:

A. Fração 0,0087 equivalente ao apto 1603 e box 97, avaliados em R$ 77.872,00.

Data do Leilão: 26 de abril de 2021 a partir das 15:00 horas.

Modalidade dos leilões: On-Line.

Local dos leilões: através do site: www.vslei-loes.com.

Advertências Especiais: Os bens serão alie-nados em um único leilão, com duas chamadas, pela rede mundial de computadores, através do site www.vsleiloes.com. Interessados em arre-matar on-line, deverão fazer prévio cadastro, conforme orientações no site, e serão aceitos, na primeira chamada, lances a partir do valor da avaliação, não havendo interessados, os bens serão vendidos em segunda chamada, pelo maior lance ofertado. A comissão do Leiloeiro será de 05% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação. O adquirente das frações sub-ro-gar-se-á no lugar do condômino inadimplente nas obrigações relacionadas às cotas mensais e reforços de custeio ao término do prédio. E, para que chegue ao conhecimento de todos os interessados, é passado o presente edital, que será publicado no site do leiloeiro: www.vs-leiloes.com, bem como na forma da Lei. Mais informações com o Leiloeiro Oficial pelo fone (51) 98425 2000 /99602 2001 ou na rua Júlio de Castilhos, 283, centro – Torres/RS. E-mail: contato@vsleiloes.com e no site: www.vsleilo-es.com.

Torres, 14 de abril de 2021.

VALDINEI SILVEIRA Leiloeiro Público Oficial

(11)

JORNAL DO MAR

ARROIO DO SAL

23/04/2021 - 11

Horário: 16h com transmissão da Rádio Maristela e com a presença de no máximo 30 pessoas, acontece a 13ª Sessão Ordinária do 1º período de 2021. Ata da 12ª Sessão Ordinária do 1º Período de 2021, realizada no dia 19 de abril de 2021 foi aprovada.

CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS

Resposta Pedido de Informação. Poder Executivo, Ofí-cio nº 103, de 08 de abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informação nº 64/2021, do vereador Igor dos Santos Beretta.

Resposta Pedido de Providências. Executivo, Ofício nº 119, de 19 de abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Providências nº 262/2021, de Rogério Evaldt Jacob (Rogerinho).

Resposta Pedido de informações. Executivo, Ofício nº 120, de 19 de abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 72/2021, de João Alexandre Negrini de Oliveira (Ninja).

Resposta Pedido de informações. Executivo, Ofício nº 121, de 19 de abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 78/2021, de Moisés Trisch.

Resposta Pedido de Providências. Executivo, Ofício nº 112, de 15 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Providências nº 238/2021, de Igorta.

Resposta Pedido de informações. Executivo, Ofício nº 113, de 15 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 75/2021, de Moisés.

Resposta Pedido de informações. Executivo, Ofício nº 114, de 15 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 76/2021, de Moisés.

Resposta Pedido de Informações. Executivo, Ofício nº 115, de 15 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 77/2021, de Moisés.

Resposta Pedido de Informações. Executivo, Ofício nº 116, de 15 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 81/2021, de Moisés.

Resposta Pedido de Informações. Executivo, Ofício nº 117, de 15 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 83/2021, de Moisés.

Resposta Pedido de Informações. Executivo, Ofício nº 118, de 19 a abril de 2021, encaminhando resposta ao Pedido de Informações nº 73/2021, de Vilmar dos Santos Rocha (Théo).

TRIBUNA - Conselho do Plano Diretor, Ofício nº 03/2021/CMPD, de 20 de abril de 2021, solicitando es-paço na tribuna da Casa Legislativa para tratar sobre as-suntos relacionados ao Plano de Manejo proposto para o Parque Estadual da Itapeva.

Privatização da CORSAN. Fórum em Defesa da Água e do Saneamento, tratando sobre a Privatização da Com-panhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) pelo Governador do Estado.

PROPOSIÇÕES NORMATIVAS (1ª Sessão em pauta) PROJETO DE LEI Nº 0009/2021. De Gibraltar Pedro Cipriano Vidal (Gimi), Carlos Alberto da Silva Jacques, Claudio da Silva Freitas, Dilson Mauro Jardim Boaventu-ra, Jacó Miguel Zeferino, Ninja, Rafael, Rogerinho, Silva-no Gesiel Carvalho Borja, Théo e Carla Rodrigues Daitx. Determina ao Município de Torres adotar as resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), no que diz respeito ao licenciamento ambiental.

PROJETO DE LEI Nº 0010/2021. Do Executivo. Re-estrutura o Conselho Municipal de Acompanhamento e de Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvi-mento da Educação Básica e de Valorização dos Profis-sionais da Educação (CACS FUNDEB, e dá outras pro-vidências).

PROPOSIÇÕES NÃO NORMATIVAS

REQUERIMENTO Nº 0053/2021. Igor Requer a

con-vocação de Suzana Machado, secretária da Saúde, a fim de ocupar a tribuna para explanar sobre os contratos do SAMU.

REQUERIMENTO Nº 0054/2021. Igor Requer o

en-caminhamento de Moção de Congratulações a servidora Fátima Rejane dos Santos Francisco, da Secretaria da Saúde, pelos excelentes serviços prestados aos usuários.

REQUERIMENTO Nº 0055/2021. Moises Requer o

encaminhamento de Moção de Apoio ao Senador Paulo Paim PT-RS pela indicação da criação do 14º salário para aposentados.

REQUERIMENTO Nº 0056/2021. Moises Requer o

en-caminhamento de Moção de Pesar aos familiares do

se-CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TORRES,

PAUTA DA SESSÃO DA PRÓXIMA SEGUNDA (26/04/2021)

nhor Bento Barcelos da Silva, por seu falecimento, ocorrido no dia 20 de abril de 2021.

REQUERIMENTO Nº 0057/2021. Igor e Carlos Alberto da Silva Jacques Requerem o encaminhamento de Moção

de Pesar aos familiares de Airton Martins, por seu faleci-mento, ocorrido no dia 22 de abril de 2021.

INDICAÇÃO Nº 0094/2021. Silvano Indica à CORSAN

, para que a praça a ser equipada ao lado da Escola José Quartieiro a qual a empresa acordou com a administração que entregará a comunidade, seja entregue antes ou no máximo no mesmo prazo de entrega das obras que ali es-tão sendo feitas.

INDICAÇÃO Nº 0095/2021. Igor Indica ao Executivo a

pavimentação da Estrada Universitária, Bairro Faxinal.

INDICAÇÃO Nº 0096/2021. Silvano Indica ao Executivo

que formule projetos com a iniciativa privada para promo-ver a atividade de vôo de balão, divulgar a cidade e atrair turistas.

INDICAÇÃO Nº 0097/2021. Moises Indica a Olivar

Bas-so, diretor da CONPASUL, esclarecimentos acerca da pres-tação dos serviços firmados no contrato nº 461/2014, do qual constitui a Pavimentação Asfáltica, Capeamento, Ter-raplanagem, Micro drenagem e Contenção de Margem do Rio, na Rota Salinas.

INDICAÇÃO Nº 0098/2021 (em 3ª Sessão). Moises

In-dica ao Executivo, esclarecimentos acerca da prestação dos serviços firmados no contrato nº 461/2014, do qual constitui a pavimentação asfáltica, capeamento, terraplana-gem, micro drenagem e contenção de margem do Rio, na Rota Salinas.

INDICAÇÃO Nº 0099/2021 (em 3ª Sessão). Igor e Claudio Indicam ao Executivo a instalação de brinquedos e

de uma cancha de bocha na praça localizada na rua Santa Maria, Bairro São Jorge.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0089/2021. Silvano

So-licita ao Executivo informações quanto a obra feita na Rua Araribóia em que foi colocado piso intertravado.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0090/2021 (em 3ª Ses-são). Moises Solicita ao Executivo informações com o envio

de certidões que especifiquem todos os logradouros que possuam nome em duplicidade, a exemplo da Avenida ou rua Caxias do Sul.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 03/2021. Assunto: Carla

Solicita ao Executivo providências quanto à colocação de base graduada ou similar, capina e limpeza, na rua Guerino Boff, Bairro Igra Sul.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0304/2021. Silvano

So-licita ao Executivo Providências quanto à capina e limpeza no meio fio da rua dos PMS, Bairro São Francisco.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0305/2021. Ninja

Soli-cita ao Executivo providências quanto à instalação de lu-minárias na Gruta Nossa Senhora Aparecida (Santinha), incrustada na pedra do Morro do Farol.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0306/2021. Ninja

Soli-cita ao Executivo providências quanto à instalação de ilu-minação pública na Rua H, entre a quadra 7 e 8, setor 34, Loteamento Engenho Velho.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0307/2021. Dilson Mau-ro Jardim Boaventura Solicita ao Executivo pMau-rovidências

quanto à implantação de uma sinaleira na Avenida José Bonifácio com a Avenida do Riacho.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0308/2021. Silvano

So-licita ao Executivo providências quanto à colocação de base graduada na Rua E, Praia Real.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0309/2021. Silvano

So-licita ao Executivo providências quanto ao corte de grama e poda das árvores nos campos do Torrense e do Mar Azul.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0310/2021. Silvano

So-licita ao Executivo providências quanto à reabertura da Rua A, Praia Real.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0311/2021. Jacó Miguel

Solicita ao Executivo providências quanto ao conserto do calçamento na Rua 21 de Maio, no trecho entre as ruas Joaquim Porto e Avenida do Riacho.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0312/2021. Claudio Freitas Solicita ao Executivo providências quanto à

coloca-ção de novas lixeiras em toda a extensão da Avenida Cris-tóvão Colombo, na Beira Rio.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0313/2021. Igor Solicita

ao Executivo providências quanto ao corte de grama inter-no e exterinter-no dos campos municipais Mar Azul, São Jorge, Torrense e São João.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0314/2021. Igor

So-licita ao Executivo providências quanto ao patrolamento e ensaibramento da Rua Enedir Selau e ruas paralelas, Campo Bonito.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0315/2021. Igor

Solici-ta ao Executivo providências quanto ao patrolamento e co-locação de base graduada na Rua Faxinal, Bairro Faxinal.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0316/2021. Igor

Solici-ta ao Executivo providências quanto à poda de galhos de árvores na Rua Primeiro de Maio, Bairro São Jorge.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0317/2021. Igor

Solici-ta ao Executivo providências quanto à recolocação da pa-rada de ônibus na Avenida Castelo Branco, sentido bairro/ centro, em frente a Loja Elevato Material de Construção, Salina.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0318/2021. Igor

Soli-cita ao Executivo providências quanto à recuperação do calçamento nos dois lados da Avenida do Riacho, no tre-cho entre a Rua da Câmara e o Rio Mampituba.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0319/2021. Igor

Solici-ta ao Executivo providências quanto ao corte da grama do Lar dos Idosos de Torres-RS (ASLAV).

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0320/2021. Igor

Rei-tera o Pedido de Providências nº 152/2021, que solicita ao Executivo à colocação de base graduada nas ruas do Bairro São Jorge.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0321/2021. Igor

So-licita ao Executivo providências quanto à capina, corte de grama e pintura dos cordões de meio fio na Avenida Caxias do Sul, Praia Paraíso.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0322/2021. Igor

So-licita ao Executivo providências quanto à canalização de água da chuva na Rua Alferes Ferreira Porto (subida do Morro do Farol) em frente da CORSAN.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0323/2021. Igor

Soli-cita ao Executivo providências quanto ao estudo técnico para implantar quebra-molas nas ruas Amazonas, Stan, e Rotary Internacional Centenário no Bairro Igra Sul.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0324/2021. Moises

Solicita ao Executivo providências quanto à limpeza e ma-nutenção da área destinada à Praça no Bairro Centenário.

EXPEDIENTE DOS VEREADORES (10min) Estão inscritos para usar este espaço Rafael da Silveira Elias, Rogério Evaldt Jacob (Rogerinho), Silvano Gesiel Carvalho Borja, Vilmar dos Santos Rocha, Jacó Miguel Ze-ferino, João Alexandre Negrini de Oliveira (Ninja) e Moises Trisch.

ORDEM DO DIA

VETO Nº 0001/2021, Discussão/Votação. Executivo, VETO TOTAL ao Autógrafo 201/2020 ao PROJETO DE LEI Nº 38/2020, de autoria de Rogerinho, que dispõe

so-bre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em via pública e dá outras providências.

VETO Nº 0002/2021, Discussão/Votação. Executivo, VETO TOTAL ao Autógrafo 202/2020 ao PROJETO DE LEI Nº 46/2020, de autoria de Gimi, que declara de

utilida-de pública a Associação Amor-Exigente utilida-de Torres.

VETO Nº 0003/2021, Discussão/Votação. Executivo, VETO TOTAL ao Autógrafo 203/2020 ao PROJETO DE LEI Nº 48/2020, de autoria de Rogerinho, que dispõe

so-bre a inserção de boleto bancário voluntário nos carnês de IPTU no município de Torres, e dá outras providências.

VETO Nº 0004/2021, Discussão/Votação. Executivo, VETO TOTAL ao Autógrafo 204/2020 ao PROJETO DE LEI Nº 49/2020, de autoria de Rogerinho, que institui a

obriga-toriedade da realização de cursos de primeiros socorros a todos os funcionários de creches e escolas municipais da rede direta e indireta, e as particulares conveniadas no Município.

VETO Nº 0005/2021, Discussão/Votação. Executivo, VETO TOTAL ao Autógrafo 205/2020 ao PROJETO DE LEI Nº 50/2020, de Rogerinho, que dispõe sobre a

gratui-dade no transporte público coletivo aos Agentes Comuni-tários de Saúde em expediente.

VETO Nº 0006/2021, Discussão/Votação. Executivo, VETO TOTAL ao Autógrafo 209/2020 ao PROJETO DE LEI Nº 56/2020, de autoria de Rogerinho, que dispõe

so-bre a obrigatoriedade de caminhões basculantes usarem lonas e a rega das vias públicas sem pavimentação no âmbito do Município de Torres.

Referências

Documentos relacionados

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Tom Green pediu para retornar ao tema do Plano Diretor para informar que apresentou 79.. proposta na última reunião de discussão do Plano focando no aspecto da

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez