• Nenhum resultado encontrado

Atenção: Recomenda-se a leitura atenta de todo o Edital antes de realizar a inscrição.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atenção: Recomenda-se a leitura atenta de todo o Edital antes de realizar a inscrição."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PRÉ-INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS CURSOS DE

ESPECIALIZAÇÃO EM REGULAÇÃO, PRECEPTORIA E GESTÃO DA CLÍNICA- IEP/HSL, MS, CONASS E CONASEMS PARA SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA

SECRETARIA DE SAÚDE – Ano 2012.

Atenção: Recomenda-se a leitura atenta de todo o Edital antes de realizar a inscrição.

O Comitê Gestor Local dos cursos de gestão da clínica no Sistema Único de Saúde, na região da Grande Vitória, comunica que estarão abertas as pré-inscrições dos candidatos para os cursos de especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS, promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, CONASS E CONASEMS. O Comitê Gestor Local será composto por: IEP/HSL representado pelo seu gestor regional, pelos gestores municipais e estaduais.

I- DO OBJETIVO:

Os cursos de especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS estão direcionados aos profissionais integrantes das equipes e serviços de saúde de 10 regiões de saúde indicadas1 pelos parceiros desse projeto: Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS para o período 2012-3 e tem como objetivo a capacitação de profissionais de saúde-equipes em gestão da clínica, regulação em saúde e educação na saúde com foco nas Regiões de Saúde do País, contribuindo com a implementação do decreto 7508 e com a qualificação das mesmas.

A oferta e articulação desses três cursos nas mesmas regiões pretende potencializar o investimento nas pessoas que resultará em melhoria dos processos de formação e do cuidado à saúde. Importante que cada uma destas equipes reúna conhecimentos e práticas em diversos pontos da rede de serviços que também são cenários de capacitação e formação de profissionais de saúde na região. A diversidade dos participantes estimula o processo de capacitação com utilização de metodologias ativas e impõe um desafio a todos os envolvidos, ou seja, a construção de propostas que considerem a especificidade de cada região de saúde e que possibilite às equipes ampliar sua capacidade de intervenção na realidade, com a máxima articulação possível e segundo as especificidades de seu foco de atuação, seja na atenção, gestão do cuidado, na regulação e na formação de profissionais de saúde nos cenários do SUS.

O programa dos cursos de especialização objetiva buscar o aperfeiçoamento não só do profissional, como ator isolado, mas também de equipes estruturadas atuando com a força de trabalho de conjunto nas regiões de saúde. Isto significa que o público alvo não é o aluno isolado, mas sim equipes das regiões de saúde, entendidas como um “time” constituído de diferentes sujeitos e suas inserções nos mais diferentes pontos dessas redes e que possuem em comum o trabalho em um dado território. Nem sempre essas equipes se constituem em grupos formalmente estruturados, mas com certeza têm problemas e desafios comuns na

(2)

construção e consolidação do SUS em suas Regiões de Saúde, que deverão se traduzir em projetos aplicativos relevantes e viáveis.

II- DO PERFIL DO ESPECIALIZANDO:

Pré-requisito Ter formação de nível superior – universitária completa.

Capacidades desejáveis

 de comunicação e de trabalho em equipe;

 de negociação e construção de pactos nas Regiões de saúde;

 de articulação e mobilização de coletivos, coordenação e gestão de recursos;  de liderança e protagonismo;

 de resolubilidade, responsabilização e construção de vínculo com a população;  afinidade com metodologias ativas;

 atuação em processos de formação no seu espaço de trabalho;  atuação em colegiados de gestão.

Disponibilida de requerida

 para participação de todos os encontros presenciais (conforme cronogramas apresentados no Anexo I) e de no mínimo, quatro horas semanais, para estudos e pesquisas;

 acesso a computadores e recursos de conectividade na Internet Área de atuação e/ou experiência segundo curso de especialização:

Gestão da Clínica nas Regiões de

Saúde Regulação em Saúde no SUS

Educação na Saúde para Preceptores do SUS

 Atenção direta em serviços de saúde – atenção primária, equipes de apoio matricial, NASF, atenção especializada ou de referência, serviços de urgência/emergência, serviços hospitalares vinculados ao SUS  Em serviços de apoio técnico à

atenção

 Em gestão de serviços e sistemas de saúde

 Em atividades de formação de pessoas nos cenários do SUS

 Vinculação direta as funções de regulação, controle e auditoria, e avaliação.

 Atenção direta em serviços de saúde – atenção primária, equipes de apoio matricial, NASF, atenção especializada ou de referência, serviços de urgência/emergência, serviços hospitalares vinculados ao SUS  Em serviços de apoio técnico à

atenção vigilâncias

 Em gestão de serviços e

sistemas de saúde

(planejamento, informação, gestão da assistência, outros)

Profissionais dos serviços e/ou das instituições de ensino:

 Com vinculação direta a formação e desenvolvimento de pessoas nos cenários do SUS;

 Envolvidos em processos educacionais na saúde na graduação, pós-graduação, cursos técnicos e de atualização;

 Envolvidos na gestão dos processos educacionais e da articulação ensino serviço.

Quadro 1 - Perfil dos especializandos, Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS, IEP/HSL, 2012.

III- DO LOCAL DOS CURSOS:

Serão realizados na ETSUS- Vitória, localizada à Rua Maria de Lurdes Garcia, nº 474, Ilha de Santa Maria, Vitória/ES, CEP: 29051 – 250

Telefones: 3132 5055 / 3222-3069 - Fax: (27) 3132 5194 Email: escolasaude@vitoria.es.gov.br

(3)

IV – DAS VAGAS:

Esta pré inscrição contempla a disponibilidade de 70 vagas por curso sendo destes serão selecionados 48 alunos pelo IEP/HSL considerando o perfil, análise de curriculo e inserção nos territórios considerando os Projetos aplicativos a serem elaborados.

Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde Regulação em Saúde do SUS Educação na Saúde para Preceptores do SUS SESA 12 24 21 Secretaria de Saúde de Cariacica 12 09 02

Secretaria de Saúde de Serra 12 10 10

Secretaria de Saúde de Viana 10 05 02

Secretaria de Saúde de Vila

Velha 12 10 12

Secretaria de Saúde de

Vitória 12 12 23

Total 70 70 70

Quadro 2 - Vagas para a 1ª fase de seleção, por curso e Instituição de saúde, Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS, IEP/HSL, 2012

V- DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS:

Todos os cursos serão oferecidos na modalidade semi-presencial , com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância. Será exigida a participação em todos os encontros presenciais conforme cronograma presente no Anexo I e de no mínimo 4h semanais para estudos/pesquisas.

VI- DA DURAÇÃO DOS CURSOS:

Os cursos iniciarão em agosto de 2012 e terminarão em junho de 2013.

VII- DAS PRÉ- INSCRIÇÕES:

1. Serão realizadas as pré-inscrições presencialmente ou por procuração com firma reconhecida, no período de 09/07/2012 a 16/07/2012 de 09:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00h. Nos seguintes locais:

Instituição de Saúde Local de inscrição SESA

Secretaria de Saúde de Cariacica

Secretaria de Saúde de Serra

Secretaria de Saúde de Viana Avenida Florentino Avidos, 01, 4º andar, Centro, Viana-ES

Secretaria de Saúde de Vila Velha

(4)

Quadro 3 - Locais de inscrição segundo Instituição de Saúde, Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS, IEP/HSL, 2012

2. Para se inscrever, o interessado deverá preencher todos os campos da ficha de inscrição fornecida no ato da pré-inscrição.

3. As pré-inscrições implicam no reconhecimento e na aceitação, pelo candidato, das condições totais previstas neste Edital.

4. Candidato Estrangeiro ou brasileiro graduado no exterior:

As pré-inscrições serão realizadas mediante as condições referidas no item 2 além das seguintes exigências:

4.1. Cópia autenticada do diploma de graduação devidamente revalidado em instituição competente no Brasil;

4.2. Cópia autenticada do visto de permanência definitiva no Brasil, para candidatos estrangeiros.

5. No caso de identificação de fraude, pelo candidato, o mesmo fica imediatamente excluído do processo de pré-inscrições e o Ministério Público será comunicado sobre o fato.

6. Compete à cada setor de inscrição a conferência do formulário preenchido pelo candidato e a entrega do respectivo comprovante de inscrição.

7. Não serão aceitas pré-inscrições com pendências de qualquer natureza.

8. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão no preenchimento da ficha de pré-inscrição ou por documentação falsa.

9. Os candidatos poderão se pré-inscrever em apenas um dos cursos disponibilizados e deverão estar necessariamente atuando nos municípios/SESA conforme o quadro 2 deste edital . É vedada, a qualquer título, a mudança de opção após o término das pré-inscrições. 10. Os candidatos que eventualmente atuarem em mais de uma instituição somente poderão ser inscrever por uma delas e deverão apresentar a liberação por escrito, do outro gestor e/ou serviço, que deverá ser anexada a sua ficha de pré-inscrição.

IV – DA SELEÇÃO:

Prazos Ações Responsável

09 a 16 de julho Pré-Inscrições. Equipe Gestora municipal/estadual

18 de julho

Envio da pré-seleção realizada para o Comitê Gestor Local, que será responsável pelo compilado.

Equipe Gestora municipal/estadual 20 de julho Envio da relação de candidatos ao IEP/HSL. Comitê Gestor Local

Até 24 de julho

Envio de convite e orientações aos candidatos para formalização da inscrição por meio da plataforma de educação a distância do IEP/HSL.

IEP/HSL

(5)

inscrição na plataforma de educação a distância do IEP/HSL.

02 a 10 agosto Período de análise dos instrumentos e seleção

dos candidatos. IEP/HSL

Até 10 agosto Elaboração da lista de selecionados e

classificação. IEP/HSL

13/08/2012

Envio da Confirmação de seleção aos inscritos para participação da atividade de abertura dos cursos e realização da matrícula.

IEP/HSL

Quadro 4 - Cronograma de execução do processo de inscrição de especializandos, cursos de especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS, IEP/HSL, 2012.

IX – DA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA:

No ato da matrícula deverão ser entregues os documentos informados pelo IEP/HSL, quando da comunicação do resultado final.

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

1. O candidato, ao inscrever-se, estará declarando sob as penas da lei que concluiu o curso superior devidamente credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) , ou obteve revalidação do seu diploma seguindo as leis vigentes.

2. A pré-inscrição e a inscrição implicarão no compromisso de aceitação, por parte do candidato, das condições referentes à seleção e demais disposições estabelecidas neste edital.

3. O comitê gestor local e o IEP/HSL não se responsabilizarão por falhas de comunicação decorrentes da mudança de dados constantes na ficha de pré-inscrição e na plataforma de inscrição(e-mail, telefone, etc.).

4. São partes indestacáveis deste edital os anexos 1 e 2.

5. Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Gestor Local. Viana, 09 de julho de 2012.

(6)

Anexo I: Formulário de Currículo Resumido - Processo seletivo o para os Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS

1. Curso de Especialização (assinalar apenas um curso):

( ) Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde ( ) Regulação em Saúde no SUS

( ) Educação na Saúde para Preceptores do SUS

2. Dados Pessoais

Nome completo:

Sexo: ( ) feminino ( ) masculino Data de Nascimento: / /

Endereço Residencial: Rua/Av: No.

Complemento: Cidade: UF: CEP:

No. CPF: N° RG /UF: No. Registro Conselho Profissional/UF:

E-mail (1): E-mail (2):

Fone residencial: ( ) Fone celular: ( )

3.Formação Acadêmica / Titulação

Título Ano de

Conclusão Área Instituição

Graduação Especialização Mestrado Doutorado

4. Atuação Profissional atual (informações relevantes e resumidas – não exceder o espaço desta página):

(7)

Anexo II – Cronogramas dos Cursos de Especialização

Quadro 5 - Programação dos encontros presenciais, Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, IEP/HSL, 2012-3.

(8)

Quadro 6 - Programação dos encontros presenciais, Curso de especialização em Regulação em Saúde no SUS, IEP/HSL, 2012-3.

(9)

Quadro 7 - Programação dos encontros presenciais, Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, IEP/HSL, 2012-3.

Referências

Documentos relacionados

Para averiguar se os educandos conseguiram realizar a análise dos locais foi aplicado um questionário não estruturado, tendo o trabalho de Grebogi (2014) como base para

se tiverem sido doados bens consumíveis que o donatário consumiu, ou bens que alienou ou onerou, ou que pereceram por sua culpa, atende-se ao valor que esses bens teriam na data

Caltrate ® 600 + M é especialmente formulado com carbonato de cálcio, que tem biodisponibilidade tão boa quanto à do leite, e vitamina D, elemento essencial na manutenção de

d) “pratica coercitiva”: prejudicar, ou causar dano, ou ameaçar prejudicar ou causar dano, direta ou indiretamente, a qualquer parte interessada ou à sua propriedade,

Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar o uso do tratamento químico e biológico de sementes de trigo, associado ou não ao uso de fungicidas na parte

Tendo em vista o impacto negativo causado pela falta de materiais essenciais em uma unidade de saúde e na vida dos pacientes por ela atendidos, o presente trabalho busca estudar

Nacional de Desprecarização do Trabalho no SUS e do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS. As Regiões de

Prima o botão para cima ou para baixo para selecionar [PIP / PBP Mode] (Modo PIP / PBP) e, de seguida, prima para a direita.. Prima o botão para cima ou para baixo para