• Nenhum resultado encontrado

Requisitos para Homologação e Implantação do SASC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Requisitos para Homologação e Implantação do SASC"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Requisitos para Homologação e Implantação do SASC

SISTEMA OPERACIONAL:

 Liberar porta 8087 para o(s) endereço(s): http://201.17.131.112:8087\login.page

 Importante: no caso de utilização de Proxy, deve ser liberado o método 201.17.131.112. Caso não seja possível, o endereço deve ser configurado para não utilizar proxy.

Windows 7 ou superior

 Service pack 1 ou superior.

 Necessário ter instalado software de descompressão de arquivos (Ex.: Winzip ou Winrar).

 Necessário ter instalado software para ler arquivos PDF (Ex.: Acrobat ou Fox Reader).

 Ter instalados os navegadores Google Chrome e Firefox em suas últimas versões.

 Para o Internet Explorer o sistema não foi homologado, sendo assim, não garantimos o seu funcionamento.

 Para a exportação de arquivo no novo sistema, é necessário algum aplicativo (Ex.: Calc do Open Office) para abrir as extensões: xls, xlsx e csv.

Linux

 Necessário ter instalado software de descompressão de arquivos (Ex.: Winzip ou outro compatível com a distribuição).

 Necessário ter instalado software para ler arquivos PDF (Ex.: Acrobat).

 Ter instalados os navegadores Google Chrome e Firefox em suas últimas versões.

 Para a exportação de arquivo no novo sistema, é necessário algum aplicativo (Ex.: Calc do Open Office) para abrir as extensões: xls, xlsx e csv.

MAC OS

 Necessário ter instalado software de descompressão de arquivos (Ex.: Winzip ou Unrar).

 Necessário ter instalado software para ler arquivos PDF (Ex.: Acrobat).

 Ter instalados os navegadores Google Chrome e Firefox em suas últimas versões.

 Para o Safari o sistema não foi homologado, sendo assim, não garantimos o seu funcionamento.

 Para a exportação de arquivo no novo sistema, é necessário algum aplicativo (Ex.: Calc do Open Office) para abrir as extensões: xls, xlsx e csv.

(2)

HARDWARE:

Configuração mínima para funcionamento do sistema nas máquinas cliente: Processador: Core 2 Duo

Memória RAM: 4GB ou superior Disco Rígido: 120GB ou superior

Placa de rede On-board: 100 Mbps ou superior

Placa de rede wireless: 100 Mbps ou superior (em rede wireless pode ter variações)

LINKS:

Para a utilização do SASC:

 Possuir pelo menos 1 link banda larga de redundância (para o caso de falhas no link principal).

 A redundância é importante no caso de falha de um dos links, mas também devido a problemas de rotas entre as operadoras de telefonia, que são muito comuns em links banda larga.

 A recomendação para a banda dos links de Internet deve ser de pelo menos 150 KB, para cada colaborador que utiliza o sistema.

OBS.: os links de Internet não precisam ser dedicados devido ao custo deste tipo de serviço. Regras de banda larga por quantidade de usuários:

 Exemplo de cálculo da banda: 150 KB para 10 usuários --> um link de 15MB atende a 10 usuários, desde que seja utilizado apenas para uso do sistema. Caso contrário, a regra deve ser dobrada, conforme abaixo:

o Banda para Sistema e Outras aplicações: 300 KB para 10 usuários --> um link de 30MB atende a 10 usuários.

TREINAMENTO:

Será oferecido um treinamento in loco quando só uma cooperativa estiver em processo de homologação e ou implantação. Neste caso, a cooperativa deverá utilizar seus equipamentos para a realização do treinamento.

 Quando o processo for realizado em mais de uma cooperativa ou cooperativas com vários pacs e/ou sociedades civis, o treinamento será realizado no auditório da Fencom, com a participação dos usuários-chave e finais, definidos pela entidade. Neste caso, o treinamento será expositivo. Durante o processo de homologação, a cooperativa terá oportunidade de utilizar o sistema e testar suas funcionalidades.

 Para as cooperativas do interior, será necessário o deslocamento de profissional da Fencom para realizar a implantação e treinamento. Este processo não poderá ser superior a 20 dias.

(3)

 Para as cooperativas do estado de Alagoas, será necessário o aluguel de um auditório para treinamento das cooperativas desta região. Neste caso, os funcionários que forem realizar a homologação/implantação ficarão alocados um período máximo de 30 dias em Maceió para oferecer suporte às cooperativas filiadas.

RECURSOS:

 Desktop ou Notebook para realizar o treinamento  Datashow

 Link de internet

A COOPERATIVA:

 Deverá fornecer usuários chaves para acompanhar o processo de homologação e implantação.

 Realizar a conferência dos dados, de acordo com as regras a seguir:

o Até 200 cooperados, a conferência dos dados deve atender uma cobertura de 50% destes cooperados. Este percentual deverá ser replicado aos demais dados: Parâmetros da Entidade, Hospital, Convênio, Parametrização do Repasse e Integrações.

o Até 500 cooperados, a conferência dos dados deve atender uma cobertura de 30% destes cooperados. Este percentual deverá ser replicado aos demais dados: Parâmetros da Entidade, Hospital, Convênio, Parametrização do Repasse e Integrações.

o Acima de 500 cooperados, a conferência dos dados deve atender uma cobertura de 25% destes cooperados. Este percentual deverá ser replicado aos demais dados: Parâmetros da Entidade, Hospital, Convênio, Parametrização do Repasse e Integrações.

IMPORTANTE:

Além da conferência acima, a cooperativa deverá cadastrar as regras de Serviço Especial e Conversão, pois devido à mudança realizada na estrutura de dados e a fim de garantir a integridade, não será realizada a importação destes registros.

Após efetuar o cadastro das regras de Serviço Especial e Conversão em processo de homologação, a cooperativa deverá entrar em contato com o setor de TI, pelo telefone (31) 3232-5096, e conversar com Ana ou Messias, para realizar backup da base de dados, extração das regras cadastradas e conferidas e imputar estas regras na base de produção, a fim de evitar retrabalho no momento da migração definitiva.

 A cooperativa deverá, uma semana antes de sua migração para produção, estar com a planilha de inconsistências concluída para que possamos importar os dados corrigidos antes do início de seu processo de homologação.

(4)

 A cooperativa deverá, ao final de sua conferência, entregar uma lista dos dados conferidos à Fencom. Este documento poderá ser eletrônico e sua forma de envio será definida entre as partes.

 A cooperativa deverá fornecer pelo menos um usuário-chave, com dedicação exclusiva, para que possa realizar todas as conferências e testes no sistema.

 Para as cooperativas onde os serviços são setorizados, sugerimos que sejam definidos usuários-chave por setor, para que as atividades e o trabalho de acompanhamento sejam segregados.

Veja os papéis dos Usuários envolvidos neste processo:

Gerente de Projetos Setor de Serviços Usuário-Chave Usuário Final Equipe Técnica Participar das reuniões

de definição, acompanhamento e encerramento. Acompanhar problemas de utilização e operabilidade do sistema. Identificar e apontar situações para uma melhor

execução de atividades. Completar os registros (Base de Dados). Analisar o impacto nos processos e sistemas. Definir equipe de trabalho. Validar novas funcionalidades do sistema. Completar os registros (Base de Dados) e replicar os treinamentos realizados. Executores das tarefas internas. Garantir a funcionalidade e operacionalidade do sistema. Garantir comprometimento projeto. Acompanhar regras, legislação e definições contábeis.

Emitir relatórios para conferência das informações no sistema. Operadores do sistema. Dar suporte e corrigir erros de implementação e funcionalidade do sistema. Divulgar atividades e cronograma de andamento das atividades.

Divulgar melhorias. Realizar provas funcionais no sistema. Emitir relatórios para conferência das informações no sistema. Apoiar no levantamento e definição de novas funcionalidades. Garantir o escopo e definições do projeto.

Tirar dúvidas, suporte referente ao negócio.

Realizar testes funcionais e validação de todos os fluxos do sistema, a fim de garantir a cobertura de 100% das funcionalidades. Realizar provas funcionais no sistema. -

 Ao final de cada processo, tanto de homologação quanto implantação, a cooperativa deverá assinar um documento dando o aceite referente à conclusão de cada etapa.

(5)

 Para um processo seguro e sem inconsistências, sugerimos que a cooperativa, antes do processo de implantação, tenha os seus atendimentos, espelhos e glosas fechadas, para evitar trazermos dados inconsistentes para o novo sistema.

 Para podermos validar 100% o novo sistema, é importante que a cooperativa faça todos os processos feitos nos sistemas atuais Java ou Web no novo sistema. Assim, ao final de cada um de seus processos, poderemos realizar a comparação dos dados e verificar. Com isso, garantimos tanto a integridade dos dados quanto das funcionalidades.  Recomenda-se comunicar convênios e cooperados, com antecedência, sobre a

mudança de sistema para flexibilizações.

A FENCOM:

Disponibilizar treinamento e auxiliar as cooperativas e usuários no processo de homologação/implantação e utilização do novo sistema.

 Disponibilizar o cronograma para as cooperativas com antecedência para permitir programação (férias, licenças, ausências, feriados, recessos), inclusive no que refere-se às mudanças e replanejamentos que poderão ocorrer por tratar-se de um processo longo e com atividades que requerem negociação entre cooperativa e Fencom.  Agendar e realizar os levantamentos e desenvolvimento de particularidades das

cooperativas.

 Informar à cooperativa sobre a necessidade de dedicação de um período de no mínimo 10 dias corridos para conferência dos seus dados.

 Enviar os documentos para que a cooperativa possa comunicar convênios e cooperados com antecedência da mudança de sistema para flexibilizações.

 O Setor de Tecnologia da Informação deve informar com antecedência ao Setor de Serviços sobre mudanças no cronograma de implantação.

 A diretoria da Fencom deverá informar às cooperativas do interior e outros Estados sobre custos de viagem, hospedagem e deslocamento.

 A Equipe de acompanhamento de processo de homologação deverá orientar a cooperativa e usuários sobre a utilização do novo sistema de geração de demanda (Help).

 Gerar um documento de orientação sobre a ferramenta de abertura de demandas (Help).

 A equipe de tecnologia da Fencom irá disponibilizar um blog com todas as informações referente ao novo Sasc para acompanhamento tanto da cooperativa quanto os

usuários Fencom.Site do blog: www.sasc.coop.br

 Em todo o processo de homologação/implantação do sistema, a Fencom dará o apoio apenas em erros do sistema e/ou dificuldade em sua utilização. Dúvidas referentes à atividade fim da cooperativa, devem se direcionar ao Setor de Serviços ou ao Setor de Comunicação para avaliação e encaminhamento.

 Garantir a funcionalidade dos servidores durante o horário comercial que hoje é de 8 às 18h. Fora deste horário, o sistema manterá seu funcionamento, porém sem suporte às cooperativas.

 O Sasc não irá realizar nenhuma integração com sistemas concorrentes e não homologados pela Fencom.

 Todo processo de integração deverá passar pela avaliação do Setor de Tecnologia da Informação e aprovação da Diretoria Executiva da Fencom. Toda e qualquer integração

(6)

deverá ser homologada pelo Setor de Tecnologia, que definirá qual layout ou webservice será utilizado para troca de informação.

 Toda nova solicitação de desenvolvimento deve ser encaminhada ao Setor de Tecnologia, através do e-mail: suporte@fencom.com.br. O documento de solicitação de demandas (Form_Solicitacao_Demanda_V2) encontra-se no blog

(www.sasc.coop.br) no link de download.

 O Setor responsável pelo desenvolvimento dedica-se exclusivamente à correção de erros e desenvolvimento de novas funcionalidades e, neste caso, não poderá apoiar na atividade fim da cooperativa.

Belo Horizonte , Março 2016.

_______________________________ ___________________________________ Nome: Nome: CRM: CRM: _______________________________ ___________________________________ Testemunhas: Testemunhas: Documento: Documentos:

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem