• Nenhum resultado encontrado

Normas gerais de publicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normas gerais de publicação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Normas gerais de publicação

Psicologia em Revista, publicação semestral do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade

Católica de Minas Gerais, tem por finalidade veicular trabalhos científicos que possam contribuir para o avanço da Psicologia, insistindo na diversidade e na apreensão crítica da realidade.

Seleção de artigos

Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Todos os textos serão submetidos a revisão de língua portuguesa e espanhola. O teor do conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

Tipos de colaboração aceita

A revista é bilíngüe, publicando textos inéditos em português e espanhol. Textos em outras línguas, se aceitos, serão traduzidos para o português. Os textos podem ser escritos para as seguintes seções: • Artigos: análises de constructos e conceitos teóricos, bem como relatos de experiência (máximo

de 20 laudas);

• Relatos de pesquisa: relatos de investigações baseadas em pesquisas de campo, utilizando metodologia científica (máximo de seis laudas);

• Resenhas: deverão versar sobre publicações nacionais ou estrangeiras (máximo de três laudas); • Resumos de dissertações e teses: descrição sucinta de dissertações de mestrado e teses de

doutorado (máximo de duas laudas).

Envio de material

Os trabalhos deverão ser enviados em disquete e em duas cópias impressas para o seguinte endereço: PUC Minas – Instituto de Psicologia – Psicologia em Revista; Av. Dom José Gaspar, 500, prédio 12, 2º andar – Bairro Coração Eucarístico – Belo Horizonte – MG – CEP 30535-610.

Autores estrangeiros poderão enviar os trabalhos pelo e-mail: psirevista@pucminas.br

Preparação do texto

Para a apresentação dos trabalhos, a Psicologia em Revista adota as normas da Associação Brasi-leira de Normas Técnicas – ABNT. Os artigos estrangeiros que seguirem as normas da APA terão as normas transformadas para ABNT. Os textos devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (é permitido tamanho 16 para títulos), espaçamento 1,5 entre as linhas, configuração da página com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm, em papel A4 (210 x 297 mm), orientação “retrato”. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do artigo, devendo ser numerados com algarismos arábicos. Deve-se usar apenas um lado do papel, com todas as páginas numeradas, incluindo a do título. O recurso “nota de rodapé” do Word só deve ser utilizado em casos relevantes que não caibam na seqüência lógica do texto. As referências deverão vir ao final do trabalho, conforme as normas técnicas da ABNT. Devem constar da primeira página:

a) título do trabalho conciso e completo, no idioma de origem e em inglês; b) nome dos autores, a serem publicados na ordem em que forem enviados;

c) titulação acadêmica e filiação institucional de cada autor, assim como o endereço e o e-mail para contato.

(2)

Os relatos de pesquisa, além de título, resumo, abstract e notas bibliográficas, deverão apresentar a seguinte ordem: introdução, método (sujeitos, material, procedimento), resultados e discussão. De-ve-se ainda indicar as fontes de financiamento da pesquisa.

As resenhas devem conter: nome do livro, cidade, editora, número de páginas, nome do autor e do tradutor.

Os resumos de dissertações e teses devem ser organizados na seguinte ordem: título da tese (ou dis-sertação); nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim co-mo endereço e e-mail para contato); nome do orientador; resuco-mo da tese; normalização pelas normas da ABNT.

Resumos e palavras-chave

Todos os originais devem conter, na segunda página, dois resumos de mesmo teor, na língua de origem e em inglês. Os resumos devem identificar objetivos, procedimentos e conclusões do trabalho e não ultrapassar 150 palavras. As palavras-chave, expressões que representam o assunto tratado no trabalho, devem ser até o número de cinco, separadas por ponto-e-vírgula, também na língua de ori-gem e em inglês.

Citações

Citações livres: devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre pa-rênteses. Ex.: (LÉVY, 2001).

Obs: Havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (LÉVY, 2001a) – (LÉVY, 2001b).

Citações textuais: citações curtas (até três linhas) são inseridas no texto, acompanhadas do sobre-nome do autor, data da publicação e página, entre parênteses. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto, espaço simples e sem as aspas, acompanhadas do sobrenome completo do au-tor, data da publicação e página, entre parênteses.

Citação de citação: deve-se citar a referência do documento original em nota de rodapé e a referên-cia do documento consultado na listagem bibliográfica ao final do trabalho.

Referências

Referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. Devem seguir as normas NBR-6023/2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Se a lista de referências não seguir a norma adotada, os trabalhos poderão ser rejeitados, sem revisão de conteúdo.

Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de respon-sabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser cita-dos quando absolutamente necessários, mas apenas no texto ou em nota de rodapé. A lista de referên-cias deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

ARTIGOSDEPERIÓDICOS Um só autor

BARUS-MICHEL, Jacqueline. Certeza, crença, ilusão: as práticas da ilusão. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 72-81, jun. 2002.

Dois autores

CARRETEIRO, Teresa C.; FARAH, Bruno Leal. Reality-shows, exclusão social e instantaneidade: os riscos do esquecimento. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 24-31, dez. 2002. Três ou mais autores

GUERRA, Andréa M. Campos et al. Direitos humanos e a loucura entre a cidade e seus estigmas: uma visita ao processo de desospitalização psiquiátrica no município de Belo Horizonte. Psicologia em

(3)

LIVROS

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CAPÍTULOSDELIVRO

FREUD, Sigmund (1920). Além do princípio do prazer. In: FREUD, Sigmund. Além do princípio

do prazer: psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 17-85. (Edição

standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, XVIII). TESE

VASCONCELLOS, Maria Helena Falcão. Devir-água do texto: uma escrita em intensidade. O livro

Água Viva, de Clarice Lispector. 2002. 135p. (Tese, Doutorado em Psicologia). Pontifícia

Univer-sidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. ARTIGODEPERIÓDICOEMFORMATOELETRÔNICO

ENRIQUEZ, Eugène. A construção amorosa. Psicologia em Revista [on line]. 2003, v. 9, n. 13, jun. 2003, p. 13-25. Disponível em: <http://www.pucminas.br/institutos/pdfs/art_01_Volume_9_n_13. pdf>. Acesso em 30 out. 2003.

Outros tipos de referência deverão seguir as Normas NBR 6.023/2000, disponíveis na Internet no site http://www.abnt.org.br

Abreviações

As abreviações, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome por extenso correspondem no texto. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso.

Apreciação pelo Conselho Editorial

Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de con-sultores ad hoc, a seu critério. O editor reserva-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando os conteúdos e o estilo do autor. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos. Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos devem ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias.

Direitos autorais

Solicita-se aos autores enviar um termo de transferência de direitos autorais, contendo assinatura de cada um dos autores, conforme o modelo abaixo:

Submeto(emos) o trabalho intitulado ... à avaliação do periódico Psicologia em Revista, e con-cordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora.

(4)

Publication norms

Psicologia em Revista, a biannual publication of the Institute of Psychology of the Pontifícia

Universidade Católica de Minas Gerais, aims at publicizing scientific articles that may contribute to the development of Psychology, focusing on diversity and a critical apprehension of reality.

Selection of articles

The selection of articles submitted for publication takes into account originality, theme relevance and the quality of the scientific methodology used, besides compliance with the editorial norms of the periodical. All texts are submitted to Portuguese and Spanish language review. The authors are responsible for content and quotation accuracy.

Kinds of accepted contributions

The periodical is bilingual, and publishes original texts in Portuguese and in Spanish. Once accepted, texts in other languages are translated into Portuguese. The periodical includes the following sections:

• Articles: analysis of constructs and theoretical concepts, as well as reports of experiments (maximum twenty pages);

• Research reports: reports of investigations based on field research, using scientific methodolo-gies (maximum six pages);

• Reviews of national and foreign publications (maximum three pages);

• Abstracts of dissertations and theses: brief description of Master’s Degree dissertations and Ph. D. theses (maximum two pages).

Submission

Articles in diskette, with 2 printed copies, must be addressed to: PUC Minas – Instituto de Psico-logia – PsicoPsico-logia em Revista; Av. Dom José Gaspar, 500, prédio 12, 2º andar – Bairro Coração Euca-rístico – Belo Horizonte – MG – CEP 30535-610.

Foreign authors may send their articles by e-mail: psirevista@pucminas.br

Text format

Psicologia em Revista follows the norms of the Associação Brasileira de Normas Técnicas –

ABNT (Brazilian Association of Technical Norms). Foreign articles in compliance with the APA norms will have the norms converted to those of ABNT. Texts must be digitized in Word, Times New Roman font, size 12 (size 16 accepted for titles); space 1,5 between lines; page configuration with 3,0 cm upper and left margins and 2.0 cm lower and right margins, in A4 paper (210x297 mm), portrait-oriented. Tables, graphs and figures, which cannot exceed 25% of the total article, must be numbered with Arabic numerals.

Only one side of the paper is to be used, with all pages numbered, including that of the title. The use of Word footnotes is restricted to relevant cases that cannot be included in the logical sequence of the text. References will appear at the end of the article, according to technical norms established by ABNT. The first page must contain:

a) concise and complete title in the original language and in English; b) authors’ names, to be published in the order of submission;

(5)

Research reports must include title, abstract and bibliographical notes, and must conform to the following pattern: introduction, method, (subjects, material, procedures), results and discussion. Financing sources must be included.

Reviews must contain: book title, city, publishing house, number of pages, author’s name and translator’s name.

Abstracts of dissertations and theses must conform to the following pattern: dissertation/thesis title; author’s name (including qualification and institutional affiliation, address and e-mail in a footnote); advisor’s name; abstract; compliance with ABNT norms.

Abstracts and key words

All originals must contain, on the second page, two abstracts with the same content, one in the original language and one in English. Abstracts must identify aims, procedures and conclusions, in no more than 150 words. Key words, representing the subject of the article, are limited to five, separated by a semi-colon, and must also be in the original language and in English.

Quotations

Free quotations must include the author’s family name and the publication date between brackets. Ex.: (LÉVY, 2001).

Note: in case there are two or more quoted works by the same author in the same year, letter “a” will refer to the first, letter “b” will refer to the second quotation, and so on. Ex.: (LÉVY, 2001a) – (LÉVY, 2001b).

Text quotations: short quotations (maximum three lines) are inserted in the text, followed by the author’s surname publication date and page number, between brackets. Long quotations (more than three lines) must form an independent paragraph, indented 4 cm from the left margin, in a smaller font, with simple spacing and without quotation marks, followed by the author’s full surname, pu-blication date and page number, between brackets.

Quotations within quotations: the reference of the original document must be quoted in a footnote, and the reference of the document must be included in the bibliography in the end of the article.

References

Bibliographical references appear in the end of the article, in alphabetical order of surnames. They must comply with norms NBR-6.023/2000 of ABNT. Articles may be refused without content review once the reference list does not comply with those norms.

Authors must make sure references quoted in the text are included in the list of references with precise dates and correctly spelled authors’ names. Authors are fully responsible for reference accuracy. Personal communications, unpublished works or works in print may be quoted if absolutely necessary, but only in the text or in a footnote. The reference list must comply with the examples below:

PERIODICALARTICLES One author

BARUS-MICHEL, Jacqueline. Certeza, crença, ilusão: as práticas da ilusão. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 72-81, jun. 2002.

Two authors

CARRETEIRO, Teresa C.; FARAH, Bruno Leal. Reality-shows, exclusão social e instantaneidade: os riscos do esquecimento. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 24-31, dez. 2002. Three or more authors

GUERRA, Andréa M. Campos et al. Direitos humanos e a loucura entre a cidade e seus estigmas: uma visita ao processo de desospitalização psiquiátrica no município de Belo Horizonte. Psicologia em

(6)

BOOKS

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOOKCHAPTERS

FREUD, Sigmund (1920). Além do princípio do prazer. In: FREUD, Sigmund. Além do princípio

do prazer: psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 17-85. (Standard

edition of the complete psychological works of Sigmund Freud, XVIII). THESES

VASCONCELLOS, Maria Helena Falcão. Devir-água do texto: uma escrita em intensidade. O livro

Água Viva, de Clarice Lispector. 2002. 135p. (Thesis, Ph. D. in Psychology). Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. ELECTRONIC-FORMATPERIODICAL ARTICLES

ENRIQUEZ, Eugène. A construção amorosa. Psicologia em Revista [on line]. 2003, v. 9, n. 13, jun. 2003, p. 13-25. Available at: http://www.pucminas.br/institutos/pdfs/art_01_Volume_9_n_13.pdf>. Accessed on Oct. 30, 2003.

Other kinds of reference must comply with the NBR 6023/2000 Norms, available in the Internet at http://www.abnt.org.br

Abbreviations

Abbreviations must indicate the full corresponding name in the text only the first time they appear. The full name must not be repeated.

Appreciation by the editorial council

Articles will be evaluated by the Editorial Council, which may use ad hoc consultants if it chooses to. The editor reserves the right to alter or make cuts in submitted articles so as to adapt them to the periodical norms, respecting the content and the author’s style. Authors will be notified of acceptance or refusal of their articles. Originals, even when refused, are not returned. In case of approval for publication with indications of alteration, articles must be reviewed by authors and returned for a new evaluation in a period of ten days.

Copyright

Authors are requested to send a signed term of copyright transference, with the signature of each author, according to the model below:

“I(We) submit the article entitled ... to the appreciation of the periodical Psicologia em Revista, and agree that the copyright referring to it is the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, no partial or total reproduction being allowed, in any other printed or electronic medium, without the necessary and previous authorization requested in written form and issued by the Publishing House.

(7)

Psicologia em Revista é uma publicação semestral do Instituto de Psicologia da PUC Minas. O

preço da assinatura por um ano (2 números) é de R$ 20,00 (vinte reais), mais R$ 5,00 (cinco reais) Sedex. Se você deseja assinar ou adquirir a revista, preencha o quadro abaixo e envie-o junto com cheque ou comprovante de depósito. A revista será remetida pelo correio.

Nome: Endereço:

CIC: RG:

Anexo à presente, cheque nominal e cruzado à Sociedade Mineira de Cultura ou comprovante de depósito bancário em nome da Sociedade Mineira de Cultura (c/c 00005-4, agência 2.142, do Banco Itaú, no valor de R$

Local e data Assinatura

Editora PUC Minas

Rua Pe. Pedro Evangelista, 377 – Coração Eucarístico 30535-490 – Belo Horizonte – MG

Fone: (31) 3376.6978/3375.8189 – Fax: (31) 3376.6498 e-mail: editora@pucminas.br



Psicologia em Revista é uma publicação semestral do Instituto de Psicologia da PUC Minas. O

preço da assinatura por um ano (2 números) é de R$ 20,00 (vinte reais), mais R$ 5,00 (cinco reais) Sedex. Se você deseja assinar ou adquirir a revista, preencha o quadro abaixo e envie-o junto com cheque ou comprovante de depósito. A revista será remetida pelo correio.

Nome: Endereço:

CIC: RG:

Anexo à presente, cheque nominal e cruzado à Sociedade Mineira de Cultura ou comprovante de depósito bancário em nome da Sociedade Mineira de Cultura (c/c 00005-4, agência 2.142, do Banco Itaú, no valor de R$

Local e data Assinatura

Editora PUC Minas

Rua Pe. Pedro Evangelista, 377 – Coração Eucarístico 30535-490 – Belo Horizonte – MG

Fone: (31) 3376.6978/3375.8189 – Fax: (31) 3376.6498 e-mail: editora@pucminas.br

(8)
(9)

Projeto gráfico, composição eletrônica e fotolito:

Eduardo Magalhães Salles Telefax: (31) 3468.4079 e-mail: emsalles@uai.com.br

Impressão e acabamento:

Gráfica e Editora “O Lutador” Pça. Padre Júlio Maria, 1 • Planalto 31740-240 – Belo Horizonte • Minas Gerais

Telefax: (31) 3441.3622 www.olutador.org.br

Outros periódicos da Editora PUC Minas

• ARQUITETURA – CADERNOSDE ARQUITETURAE URBANISMO

Departamento de Arquitetura e Urbanismo • BIOS

Departamento de Ciências Biológicas • CADERNODE ESTUDOS JURÍDICOS

Faculdade Mineira de Direito • CADERNODEGEOGRAFIA

Departamento de Geografia • CADERNOS CESPUCDE PESQUISA

Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas • ECONOMIA & GESTÃO

Revista do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais • FRONTEIRA

Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais • HORIZONTE

Revista do Núcleo de Estudos em Teologia da PUC Minas • REVISTADA FACULDADE MINEIRADE DIREITO

Faculdade Mineira de Direito • SCRIPTA

(10)

Referências

Documentos relacionados

II - a pessoa jurídica que tenha em seu quadro societário ou de dirigentes pessoa com condenação definitiva por crime de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro,

Jaime Lopes Amorim deixou uma vasta obra, de inegável significado teórico e prático, plasmada em monografias, em revistas portuguesas e estrangeiras, tais como: Anais do

 O lucro decorrente da receita reconhecida na fase de construção cuja contrapartida seja ativo financeiro representativo de direito contratual incondicional de receber

Partindo desse pressuposto da escala do particular para o global, o discente poderá identificar seu município onde está inserida a escola, seu bairro, sua casa; identificar

de aplicações: 2 com intervalos de 7-14 dias Syngenta 7 Crivado Nespereira Pedrado 15 Iniciar os tratamentos desde o aparecimento da ponta verde das folhas, em

Tanto o recurso quanto o pedido de vista da prova devem ser efetuados mediante requerimento escrito e expresso em termos convenientes, contendo o nome do

KELVIN SANTOS DA SILVA (GRACIE HUMAITÁ (TIME B)) Vice Campeão 12481. CHARLES DE ALMEIDA RIVELLO (NOVA UNIÃO)

Verificou-se que os sistemas de alojamento apresentaram diferenças para temperatura de bulbo seco (Tbs), quando comparados entre si, observando-se o maior valor de tem- peratura