• Nenhum resultado encontrado

Notícias Online. 15 de Abril de Saiba Mais. SENAI ajudará 3 mil pequenas e médias indústrias a aumentar a produtividade.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias Online. 15 de Abril de Saiba Mais. SENAI ajudará 3 mil pequenas e médias indústrias a aumentar a produtividade."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Notícias Online

Informativo do SINDAC Sindicato das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas

do Estado de MG

Rua Bernardo Guimarães, 63/3º andar – Funcionários Cep. 30140-080 – BH – MG Fone: (31)3223-4011 Telefax: (31)3282-7888 sindac@fiemg.com.br www.sindac-mg.com.br

Veja nesta edição

15 de Abril de 2016

Entrega de fertili-zantes bate recorde

Fique por

Dentro

Tributos e Con-tribuições Fede-rais - Definidos os procedimentos para a consolidação do parcelamento de

Tributário

Alterada resolução Nº 4.885/15 que trata do levanta-mento do estoque em função da alte-ração das alíquotas de ICMS em Minas Gerais SENAI ajudará 3 mil pequenas e médias indústrias a aumentar a produti-vidade

Saiba Mais

Telecurso 2000 Programa Futuros Engenheiros

(2)

Fique por Dentro

Tributário

III - indicar os montantes de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a serem utilizados para liqui-dação de valores correspondentes a multas, de mora ou de ofício, e a juros moratórios.

E quanto ao sujeito passivo que aderiu às modalida-des de pagamento à vista com utilização de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL, deverá realizar os seguintes procedimentos, dentre os quais destacamos:

I - indicar os débitos pagos à vista;

II - indicar os montantes de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL a serem utilizados para liquidação de valores correspondentes a multas, de mora ou de ofício, e a juros moratórios.

Destacamos que a indicação dos débitos previden-Foi publicada no Diário Oficial da União, de 12 de

abril de 2016, a Portaria Conjunta PGFN/RFB n.º 550/2016, que estabelece prazo para a consolidação do parcelamento ou homologação do pagamen-to à vista de débipagamen-tos previdenciários vencidos até 31.12.2013 junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Conforme a norma o sujeito passivo que aderiu a quaisquer das modalidades de parcelamento previs-tas no § 1º do art. 1º da Portaria Conjunta PGFN/ RFB nº 13, de 30 de julho de 2014, e tem débitos a consolidar nas modalidades previstas nos incisos I e III do mesmo dispositivo, deverá realizar os seguin-tes procedimentos, dentre os quais destacamos: I - indicar os débitos a serem parcelados;

II - informar o número de prestações pretendidas;

Tributos e Contribuições Federais

Definidos os procedimentos para a consolidação do

parcelamento de débitos da PGFN e da RFB

primeiro bimestre com uma boa relação de troca en-tre o preço do adubo e de produtos agrícolas.

A importação de fertilizantes intermediários pelo País, que importa a maior parte de suas necessi-dades, registrou queda de 8,6% em março, ante o mesmo mês de 2015, para 1,1 milhão de toneladas, enquanto no trimestre aumentou 7,8%, para 4,19 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

As entregas de fertilizantes aos produtores rurais brasileiros acumuladas no primeiro trimestre des-te ano aumentaram 6,8%, para cerca de 6 milhões de toneladas, um recorde histórico para o período, disse ontem a Anda.Apesar disso, segundo a Asso-ciação nacional para Difusão de Adubos (Anda), a entrega dos produtos recuou 1,9% em março ante o mesmo mês do ano passado, para 1,7 milhão de toneladas, após disparar de forma surpreendente no

(3)

o último dia útil da 1ª quinzena do 3º mês sub-sequente ao de início da vigência do novo regime de tributação ou do aumento de carga tributária, para protocolar o pedido de parcelamento.

Ressaltamos que também foi aperfeiçoada a forma de escriturar na EFD a nota fiscal para fins de apro-priação de crédito apurado em levantamento de es-toque.

Para mais informações, acesse a íntegra da Resolu-ção n.º 4.884/2016, visite:

http://migre.me/twod2

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 13/04/2016, a Resolução SEF nº 4.884/2016, alterando a Resolução nº 4.855/2015, que dispõe so-bre a apuração do estoque e do respectivo imposto, em decorrência da inclusão ou exclusão de merca-dorias no regime de substituição tributária e de situ-ações a elas correlatas.

A principal alteração ocorreu no inciso IV, do artigo 11 da Resolução SEF nº 4.855/2015 e diz respeito à mudança do prazo para entrega do Requerimento do Parcelamento, caso esta seja a opção feita pelo contribuinte. Dessa forma, o contribuinte terá até

Alterada resolução Nº 4.885/15 que trata do levantamento

do estoque em função da alteração das alíquotas de

ICMS em Minas Gerais

23h59min59s, horário de Brasília, do dia 24 de ju-nho de 2016. Para mais informações, acesse a ínte-gra da Portaria:

http://migre.me/twnW3

ciários deverá ocorrer exclusivamente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) ou da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) na Internet, nos endereços <http://rfb.gov.br> ou

<http://www.pgfn.gov.br>, do dia 7 de junho até às

Saiba Mais

prevê modificações rápidas e de baixo custo nas em-presas para alcançar ganhos expressivos de produti-vidade por meio de técnicas de manufatura enxuta.

Empresas interessadas nas consultorias já podem se inscrever pela internet

O programa Brasil Mais Pro-dutivo vai atender, ao longo de 2016 e 2017, 3 mil indús-trias de pequeno e médio porte em todo o país, com o objetivo de aumentar em 20% sua produtividade. Sob a coordenação técnica do Serviço Nacional de Apren-dizagem Industrial (SENAI),

SENAI ajudará 3 mil pequenas e médias indústrias

a aumentar a produtividade

(4)

www.brasilmaisprodutivo.gov.br. Com base nas

informa-ções, o SENAI entrará em contato com as empresas inscritas. Podem participar do programa as indús-trias manufatureiras de pequeno e médio porte, que tenham entre 11 e 200 empregados e, preferencial-mente, que estejam inseridas em Arranjos Produti-vos Locais (APL). Na primeira fase do programa, os setores elegíveis são: metalmecânico, vestuário e cal-çados, moveleiro e de alimentos e bebidas. Elas se-rão atendidas em todo o Brasil por 400 consultores dos Institutos SENAI de Tecnologia e pelas unidades do SENAI nos estados.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao fim das 120 horas de consultoria, é esperado que a empresa aumente em, pelo menos, 20% sua pro-dutividade. Para a avaliação dos resultados, serão utilizados quatro indicadores:

- Capacidade Produtiva: o aumento da quantidade de unidades produzidas em um espaço de tempo; - Movimentação: a diferença entre o tempo de movi-mentação antes e depois do programa;

- Qualidade: a diferença entre o retrabalho antes e depois do programa;

- Retorno financeiro: a diferença entre o retorno fi-nanceiro e o que foi investido no programa.

O conceito de manufatura enxuta baseia-se na re-dução de sete tipos de desperdícios (superprore-dução, tempo de espera, transporte, excesso de processa-mento, inventário, movimento e defeitos). Trata-se de uma resposta rápida para o dilema da baixa pro-dutividade da indústria brasileira.

A iniciativa, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem como parceiros, além do SENAI, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Brasil mais Produtivo, que teve a parceria e a ex-periência do SENAI MG como Executor do segun-do ciclo piloto em 2015 contemplansegun-do 04 indústrias do setor MetalMecânico da região metropolitana de Belo Horizonte. O resultado foi um retorno fi-nanceiro entre oito e 108 vezes o valor (R$ 18 mil) investido pelas indústrias. Entre outros resultados, foram registrados 42% de aumento médio de pro-dutividade; 41% de ganho em qualidade do processo produtivo e 21% de redução de custo de produção.

COMO PARTICIPAR

As empresas interessadas devem entrar na página do Brasil Mais Produtivo e completar o cadastro:

(5)

O SESI MG está com inscrições abertas para os exames do Telecurso 2000 até o dia 11/05. As provas serão aplicadas no dia 26/06 e o re-sultado divulgado no dia 06/07.

O exame de certificação é destinado aos jo-vens e adultos que não concluíram os estudos em idade regular. Pode ser realizado para ob-tenção da certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental, para quem tem, no mínimo, 15 anos completos, e certificação do Ensino Médio, para quem tem, no mínimo, 18 anos completos.

Os candidatos que desejam obter a certifica-ção devem prestar provas nas quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Humanas, Ciên-cias da Natureza e Matemática).

O valor da taxa de inscrição é R$ 40 reais por prova e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 12 de maio.

O Telecurso 2000 é um projeto do programa de Escolaridade do Trabalhador, que forma jovens e adultos nos ensinos Fundamental e Médio, e contribui de maneira significativa na inserção para o mercado de trabalho.

Referências

Documentos relacionados

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Isolation of Salmonella enterica Serotype Worthington from a Splenic Abscess in a Patient With Chronic Myeloid

Andava o senhor Vento pé ante pé na vinha quando avistou um cão:!. – Senhor Vento,

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura