• Nenhum resultado encontrado

Regulamento dos Jogos Federapames 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento dos Jogos Federapames 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento dos Jogos Federapames 2015

Atualizado em 13/5

Regulamento norteador da realização dos Jogos Federapames 2015, cuja anfitriã é a Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Medianeira, de Erechim, em parceira com o Colégio Marista Medianeira e a Federação das Associações de Pais e Mestres dos Colégios Maristas do RS (Federapames).

1. DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º - Este regulamento é o conjunto de disposições que regem as disputas dos Jogos Federapames 2015 envolvendo os Colégios Maristas do Rio Grande do Sul.

Art. 2º - A Comissão Organizadora dos Jogos Federapames 2015 é formada pelos seguintes membros:

Coordenação Geral

Mauricio Vargas Anony – diretor do Colégio Marista Medianeira Margaret Paludo – vice-diretora do Colégio Marista Medianeira Jéssica Scartazzini – assessoria de Comunicação e Marketing

Osvaldino Fuzinato – presidente da APM do Colégio Marista Medianeira Cesar Tonin – Vice-Presidente da APM do Colégio Marista Medianeira Claiton Luiz Golzer – presidente da Federapames

Ir. Manuir Mentges – assessor da Federapames Ir. Dionísio Balestrin – assessor da Federapames Vinicius Zavieruck – professor de Educação Física Henrique Dassi – instrutor de Esportes

Fernanda Gollo – professora de Educação Física Coordenação Apoio

Associação de Pais e Mestres do Marista Medianeira (Apamem) Grêmio Estudantil do Marista Medianeira

Clube de Mães

Professores e funcionários maristas

Coordenação Técnica:

Edson Pessoa e Beatrici e Equipe

Art. 3º - É de competência da comissão organizadora, interpretar este regulamento, zelar por sua execução e resolver os casos omissos.

2. DOS OBJETIVOS

(2)

• Congregar as Associações de Pais e Mestres dos Colégios Maristas do RS através do esporte;

• Proporcionar momentos de convivência e de cultivo dos valores pregados pela filosofia marista;

• Estimular a prática esportiva como fator de bem-estar, desenvolvendo nos Colégios o companheirismo e espírito de solidariedade através do exemplo dos pais e educadores maristas (colaboradores).

3. DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

Art. 5º - Poderão participar dos Jogos Federapames 2015 as seguintes pessoas:  Irmãos Maristas;

 professores* maristas dos colégios da Rede Marista do RS;

 colaboradores* maristas dos colégios da Rede Marista do RS, exceto estagiários;  pais e/ou Responsáveis Financeiros de estudantes matriculados nos Colégios Maristas

do RS em 2015;

 Pais e/ou Sócios Contribuintes de ex-alunos maristas, desde que identificados como pais ou sócios-contribuintes de ex-aluno(s) com vínculo efetivo junto à respectiva APM no ano de 2015.

*Com limite de dois atletas por equipe, em quadra/campo.

Art. 6º - A inscrição deverá ser realizada pelo site do Colégio Marista Medianeira de 10/3/2015 até o dia 25/4/2015, data de encerramento das inscrições, não podendo mais sofrer alterações, acompanhada do comprovante do depósito bancário.

Parágrafo Único: O Valor de Inscrição, por equipe, é de R$ 160,00 (cento e sessenta reais). As APM’s devem realizar transferência online com pagamento identificado em nome da Apamem. Art. 7º - O número de atletas inscritos permitidos por modalidade será o seguinte:

Modalidade Mínimo de atletas Máximo de atletas Futsal masculino 7 (sete) 12 (doze)

Vôlei (M e F) 8 (oito) 12 (doze)

Futebol de Campo 14 (quatorze) 18 (dezoito)

Art. 8º - Uma ficha complementar será enviado por e-mail ao responsável pela inscrição de cada equipe, após a realização e confirmação da inscrição. Esta ficha deverá ser enviada para o e-mail apm.medianeira@maristas.org.br até o dia 30/04/2015, impreterivelmente. Por sua vez, duas vias impressas e assinadas deverão ser entregues à Coordenação Organizadora no dia 16/5/2015, contendo obrigatoriamente:

(3)

II. número do documento de identidade do(a) atleta;

III. a) caso seja pai ou mãe, constar o nome do(a) filho(a) matriculado(a) no colégio;

b) caso seja colaborador, Irmão Marista ou professor, informar à função que exerce no colégio;

c) sendo pais ou sócios contribuintes de ex-alunos maristas, com vínculo efetivo junto à respectiva APM no ano de 2015, constar nome do(a) ex-aluno(a);

IV. nome e assinatura do Presidente da APM, secretário e diretor do colégio; V. número de pessoas que irão almoçar no dia 16/5/2015.

Art. 9º - No dia dos Jogos, cada atleta deverá apresentar junto à mesa de controle dos jogos sua carteira de identidade; caso contrário, não será autorizada sua participação.

4. DO REGRAMENTO E LOCAIS DOS JOGOS

Art. 10º - Os Jogos Federapames 2015 serão realizados no dia 16 de maio de 2015, tendo como locais de realização dos jogos o Colégio Marista Medianeira, em Erechim, o Ginásio de Esportes São Pedro, o Ginásio Esportivo do SESI, o Ginásio Esportivo do SESC, o Ginásio Esportivo da Escola Estadual Professor Imlau, o Campo de Futebol do Marista Medianeira e o Estádio do Colosso da Lagoa, conforme segue:

• Vôlei feminino – Quadra do Ginásio Estação da Bola (Titi) – Chave A e C; Vôlei feminino – Quadra Imlau - Chave B;

• Vôlei masculino – Chave única – Quadra do Sesc;

• Futebol Campo – Colégio Marista Medianeira – Chave A; • Futebol de Campo – Estádio do Colosso da Lagoa – Chave B; • Futsal – Colégio Marista Medianeira – Chave A;

• Futsal – Ginásio São Pedro – Chaves B e C.

Parágrafo Primeiro: Todas as APMs participantes deverão dirigir-se diretamente ao Colegio Marista Medianeira local onde será efetuada a abertura oficial dos jogos às 8h da manhã, após o cerimonial de abertura as equipes deverão se deslocar para os respectivos locais dos jogos de acordo com suas modalidades.

Parágrafo Segundo: Não será permitido o uso de chuteira de travas nos campos de futebol. Parágrafo Terceiro: É obrigatório o uso de caneleiras nos jogos de futebol de campo e futsal. Art. 11º - Qualquer APM participante poderá apontar as irregularidades de seus adversários, bem como qualquer tipo de infração ao regulamento ou normas esportivas, em documento entregue ao árbitro da partida até 60 minutos após o término do jogo, assinado pelo responsável pela equipe e anexado à súmula.

(4)

Parágrafo Único: Compete à Comissão Organizadora e Técnica analisar os protestos ocorridos durante a competição, bem como aplicar as penas previstas neste regulamento.

Art. 12º - Será estabelecido apenas o horário do 1º jogo de cada modalidade. Os demais iniciarão tão logo encerre o jogo anterior. Será estabelecido um prazo máximo de cinco minutos de tolerância. No caso do não comparecimento de uma das equipes dentro deste tempo, será decretado vitória por W.O. a equipe presente.

Parágrafo Primeiro: Caso uma equipe perca por W.O. duas vezes, será desclassificada da competição.

Parágrafo segundo: Nenhum jogo terá seu início atrasado devido à ausência de atletas que estejam participando de outra modalidade.

5. DAS MODALIDADES

Art. 13º - Os jogos serão disputados nas diferentes modalidades, de acordo com a regra oficial de cada esporte e com as normas descritas neste regulamento:

a) FUTSAL: Os jogos serão disputados em dois tempos, com intervalo de dois minutos, parando o cronômetro apenas nos pedidos de tempo, critério da arbitragem e sendo o último minuto de cada tempo cronometrado o tempo de jogo será estabelecido de acordo com o número de equipes inscritas). Será permitido o pedido de um tempo técnico a cada meio tempo. Em caso de empate na fase classificatória, este resultado permanece inalterado. Caso o empate ocorra na fase semifinal e final, será disputado um tempo extra cinco minutos corridos. Prevalecendo o empate serão cobradas, alternadamente, três penalidades por equipe. Persistindo o empate serão realizadas cobranças alternadas até que haja um vencedor. Classifica-se os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiro por índice técnico conforme os critérios .

Pontuação: Critério de desempate:

Vitória: 3 pontos 1º Vitória

Empate: 1ponto 2º Confronto direto

Derrota: zero pontos 3º Menor número de gols sofrido W.O.: 3 pontos (placar de 1x0) 4º Saldo de gols

5ª Sorteio

a) VÔLEI (F e M): Os jogos serão disputados em dois sets de 21 pontos nas chaves que possuem quatros equipes (chaves A e B), a chave C que possui três equipes o sete será disputado até 25 pontos, com diferença mínima de dois pontos. Se necessário, o set de desempate será disputado até 15 pontos com diferença mínima de dois pontos. Será permitido o pedido de um tempo a cada set de 40 segundos.

(5)

b) Nas fases semifinal e final, todos os jogos serão melhor de três sets, sendo os dois primeiros até 25 pontos e o tie break caso necessário até 15 pontos, ou diferença de dois pontos caso empatem 14 a 14.

Pontuação: Critério de desempate:

Vitória: 2 pontos 1º Sets Averege

Derrota: zero pontos 2º Pontos Averege

W.O: 2 pontos (placar 20x0 e 20x0) 3º Confronto Direto 4º Sorteio

c) FUTEBOL DE CAMPO: Os jogos serão disputados em dois tempos de acordo com o número de equipes participantes, com um intervalo de três minutos, parando o cronômetro apenas a critério da arbitragem. Em caso de empate na fase classificatória, este resultado permanece inalterado. Caso o empate ocorra na fase semifinal e final, será disputado um tempo extra de cinco minutos corridos. Prevalecendo o empate serão cobradas, alternadamente, três penalidades por equipe. Persistindo o empate serão realizadas cobranças alternadas até que haja um vencedor.

Pontuação: Critério de Desempate:

Vitória: 3 pontos 1º Vitória

Empate: 1 ponto 2º Confronto Direto

Derrota: zero pontos 3º Menor número de Gols sofrido W.O.: 3 pontos (placar de 1x0) 4º Saldo de Gols

5º Sorteio

(²) O tempo de jogo será definido de acordo com o número de equipes inscritas e comunicado quando do início dos jogos.

Art. 14º - Para a disputa dos jogos, todas as equipes deverão apresentar-se devidamente uniformizadas, com numeração visível.

6. DAS PENALIDADES

Art. 15º - O atleta ou técnico que for desclassificado ou expulso da partida deverá cumprir automaticamente um jogo de suspensão na modalidade em disputa. Uma segunda expulsão suspenderá o atleta de toda a competição, independente da modalidade que o atleta disputa. Caso o ato seja grave, será analisado pela comissão organizadora e o atleta poderá ser banido da competição.

Art. 16º - A equipe que se negar, sob qualquer protesto, a continuar uma partida, será desclassificada da competição, tendo todos seus resultados anulados na modalidade correspondente. Caso os atletas participem de outra modalidade também ficarão impossibilitados de continuar sua participação.

(6)

Art. 17º - Na equipe que ficar evidenciada uma inscrição irregular, dentro do que este regulamento estabelece, estará automaticamente desclassificada da competição, sem direito a protesto. Caso os atletas, inscritos irregularmente, participem de outras modalidades também ficarão impossibilitados de continuar sua participação.

7. DA ARBITRAGEM E PREMIAÇÃO

Art. 18º - As equipes de arbitragem serão designadas pela Comissão Organizadora, não podendo ser vetadas.

Art. 19º - Será de competência das equipes de arbitragem fazer cumprir com os horários estabelecidos na programação dos jogos.

Art. 20º - É de responsabilidade da equipe de arbitragem relatar qualquer incidente ou infração ocorrida durante o desenrolar da disputa, através de relatório anexo à súmula e enviados à Comissão Organizadora.

Art. 21º - Serão premiadas com medalhas as equipes que ao final dos jogos classificarem-se em 1º, 2º e 3º lugares, também serão premiados 2 atletas destaques por modalidade esportiva escolhidos pela comissão organizadora e pela equipe de arbitragem.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 22º - A participação dos atletas nos Jogos Federapames 2015 é de inteira responsabilidade dos mesmos, não ficando sob a responsabilidade da APM e do colégio promotor do evento, qualquer responsabilidade sobre problemas que venham a ocorrer por consequência dos jogos.

Art. 23º - No Colégio Marista Medianeira acontecerá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Federapames 2015.

Parágrafo Único: A Cerimônia Oficial dos Jogos Federapames 2015 será realizada dia 16 de maio de 2015, das 8h às 8h30 no Ginásio de Esportes do Colégio Marista Medianeira. Para o desfile das delegações, as equipes deverão estar representadas, no mínimo por cinco atletas, portando a bandeira de seu colégio.

Art. 25º - Nenhum jogo terá seu horário atrasado em função da participação de atletas em duas ou mais modalidades.

Art. 26º - Haverá almoço na Igreja Catedral de São José, ao preço de R$ 20,00 por pessoa. O responsável de cada delegação deverá informar à comissão organizadora, no ato da inscrição (art. 8º, V), o número de pessoas que almoçarão no dia.

Parágrafo Único: haverá local específico para a venda de ingressos para o almoço e para venda da camiseta de lembrança dos jogos no Colégio Marista Medianeira na manhã do dia 16/5, até às 10h.

Art. 28º - Não será permitida a participação de Orientação Técnica às equipes nas modalidades oferecidas, por pessoa sem vínculo com o respectivo colégio.

Art. 29º - O deslocamento para os locais dos jogos, bem como o translado entre os locais dos jogos e o colégio será de responsabilidade de cada delegação.

Referências

Documentos relacionados

A administração de galactose em concentrações elevadas foi recentemente descrita como sendo um modelo animal de doença neurodegenerativa, devido à semelhança dos

 2008 - Regulamenta a aplicação do conceito preliminar de cursos superiores, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo

Os resultados obtidos com o presente estudo corroboram os alcançados com mudas de gliricídia (Gliricidia sepium), cultivadas sob as mesmas condições de solo procedente

(0,7) Calcule a massa de hidróxido de sódio contida nos 12 mL de solução usada para a titulação do ácido.. (0,7) Calcule a molaridade da solução de ácido clorídrico do

material de partida). As principais reações que envolvem os alcoóis são esterificação, transesterificação, desidratação e oxidação.. Propanona, cânfora e butanodiona

A) comprovar que as perdas auditivas são irrelevantes. D) alertar o leitor para os perigos da surdez na infância... “Isso promove o enriquecimento do cotidiano

Antes de serem determinados os efeitos da aeração artificial nos valores de pH, temperatura da água e concentrações de ferro total e manganês total, os valores destes

BISAVÔ: HOLLYLANE RENAISSENCE (I.A.) 3° MÃE: ECRL “ANI” CASCALHO BRIAR MASTER... DEBORA ZABELINA ULISSES