• Nenhum resultado encontrado

Associação Portuguesa de Estudos Clássicos - Relatório das actividades do ano lectivo de URI:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação Portuguesa de Estudos Clássicos - Relatório das actividades do ano lectivo de URI:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis,

UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e

Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de

acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s)

documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s)

título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do

respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito

de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste

documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por

este aviso.

Associação Portuguesa de Estudos Clássicos - Relatório das actividades do ano

lectivo de 1960-1961

Autor(es):

[s.n.]

Publicado por:

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos

Clássicos

URL

persistente:

URI:http://hdl.handle.net/10316.2/27089

Accessed :

11-Jun-2021 20:16:08

(2)
(3)

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA INSTITUTO DE ESTUDOS CLÁSSICOS

C O I M B R A

MCMLXI - LXII V O L S . X I I I E X I V

(4)

NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESTUDOS CLÁSSICOS

RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES DO ANO LECTIVO DE 1960-61

Entrou no seu quarto ano de actividades a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos — que com o mesmo entusiasmo e a mesma determinação continua empenhada em contribuir para o progresso dos estudos greco-latinos no nosso País.

A primeira sessão do ano lectivo de 1960-1961 realizou-se em 22 de Novembro e foi consagrada, como habitualmente, à eleição da nova Direcção. Propôs o Dr. Giacinto Manuppella que fosse reeleita a Direcção do ano anterior; verificou-se, porém, a necessidade de proceder à substituição de um dos vogais, o Dr. Joaquim Simão Portugal, que, por motivos de ordem particular, não pudera prestar à Associação o desejado concurso. Para o seu lugar, foi escolhido o Dr. João Manuel Bairrão Oleiro, a quem a Vice-Presidente reeleita, Doutora Maria Helena da Rocha Pereira, agradeceu a valiosa cola- boração prestada nas visitas de estudo dos anos anteriores. O Dr. Bair- rão Oleiro assegurou, por seu turno, que, não obstante o peso dos seus afazeres profissionais, da melhor vontade continuaria a dar o seu contributo à Associação Portuguesa de Estudos Clássicos.

Seguidamente, o Tesoureiro procedeu à leitura do relatório de contas do ano anterior, findo o qual a Doutora Rocha Pereira expôs o plano de actividades para o ano lectivo de 1960-1961.

Com larga assistência de professores e alunos, realizou-se, em 13 de Dezembro, uma sessão de projecções comentadas, em que a Doutora Maria Helena da Rocha Pereira ilustrou proficientemente os principais Monumentos da antiga Atenas. Presidiu o Dr. Manuel de Oliveira Pulquério, tesoureiro da Associação, que fez em breves

(5)

pala-361 NOTICIAS E COMENTARIOS

vras uma elogiosa apresentação da conferente, salientando os muitos e notáveis serviços prestados pela Doutora Rocha Pereira à cultura clássica em Portugal. Tomando a palavra, a conferente indicou o esquema do trabalho e, depois de ter declarado que pretendia cingir-se à análise dos aspectos mais importantes da antiga arquitectura ate- niense, situou este capítulo da história da arte no conjunto das manifes- tações artísticas da Grécia, e referiu as suas características e as fases principais da sua evolução. Passou, depois, ao comentário histórico- -cultural e artístico de um grande número de diapositivos coloridos, que representavam nomeadamente os monumentos da Acrópole e das suas vertentes (templo de Atena Nike, Propileus, Pártenon, Erectéion, teatro de Dioniso, pórtico de Êumenes, Odéion de Herodes Ático); Hefestéion; Agora grega e romana, com a biblioteca de Adriano e a Torre dos Ventos; Arco de Adriano; templo de Zeus Olímpico; monumento corégico de Lisícrates e Estádio.

A exposição da Doutora Rocha Pereira, atentamente seguida pela assistência, foi vivamente aplaudida no final.

O humanista Arnaldo Fabricio e a sua Oração no Colégio das Artes

constituiu o tema de uma comunicação da Dr.a Maria José de Sousa

Pacheco na sessão de 31 de Janeiro de 1961. Depois de traçar o esboço biográfico do humanista e de se referir aos sucessos que precederam a sua vinda para Coimbra, estudou em particular alguns aspectos externos (edições e manuscritos) e internos (imitações, estilo, cláusulas) da Oração inaugural proferida no Colégio das Artes.

A Doutora Rocha Pereira salientou, no final, o merecimento de algumas observações do trabalho, em especial no tocante à existência de cláusulas métricas em Fabricio. Apresentaram dúvidas e sugestões: P.e Geraldes Freire, Dr. Walter de Medeiros, P.e Dr. Custódio Lopes

dos Santos, Dr.a Maria de Jesus Gomes, Doutor Salvador Dias Arnaut

e Doutora Maria Helena da Rocha Pereira.

À audição do Rei Édipo de Stravinsky foi consagrada a sessão de 8 de Fevereiro. A Doutora Rocha Pereira expôs sucintamente a estrutura e o significado da tragédia de Sófocles em que se inspirava a ópera-oratório que ia ser ouvida; e fez uma elogiosa apresentação do Dr. Francisco de Faria. Sob o título de «Oedipus Rex»: quadro

de um acto da tragédia da música moderna, o conferente esboçou as

(6)

NOTICIAS E COMENTARIOS 362

conciliação —, todas dominadas pelo esforço de criação de uma nova linguagem musical, universalista, e criticou no Oedipus Rex a falta de contacto directo com o espírito da tragédia grega, a sua incerteza estilística e pouca riqueza orquestral.

Seguiu־se a audição da ópera-oratório, gravada em microssulco com evocações introdutórias de Jean Cocteau, e transmitida por aparelhagem de grande fidelidade.

Na sessão de 21 de Março, fez o Dr. Manuel de Oliveira Pulquério uma conferência sobre A evolução do conceito de justiça, de Hesíodo

a Píndaro. Procurou o conferente demonstrar que, entre os dois

autores escolhidos como limites do seu trabalho, há uma evolução positiva do conceito de justiça, se bem que, à margem do processo, se verifiquem, por vezes, expressões diminuídas do referido conceito, que em si resume a própria evolução espiritual do homem grego (exemplo frisante desse ocasional empobrecimento seria o de Arquíloco). Prosseguindo na sua exposição, observou o Dr. Oliveira Pulquério que a análise da obra de Sólon revela o aprofundamento da ideia de justiça, formulada por Hesíodo, num sentido social. Teógnis seria, ao invés, o representante de um pensamento individualista que, supe- rando o egoísmo de Arquíloco, colaboraria na evolução da noção de justiça. Em Píndaro, por fim, encontrou o Dr. Oliveira Pulquério uma nova e mais complexa definição do conceito, formulada a partir de uma visão religiosa do mundo e da vida.

O conferente, que foi muito aplaudido, respondeu a algumas dúvidas e objecções que lhe foram postas pela Doutora Rocha Pereira, Dr. Walter de Medeiros, Dr. Giacinto Manuppella, P.e Geraldes Freire

e Ana Paula Quíntela Ferreira.

Innovations sémasiologiques dans le grec et le latin des chrétiens

foi o tema desenvolvido pela Professora Christine Mohrmann na confe־ rência que, a convite do Instituto de Estudos Clássicos, realizou em 21 de Abril num dos anfiteatros da Faculdade de Letras de Coimbra.

Aberta a sessão, a Doutora Rocha Pereira fez uma elogiosa apresen- tação da ilustre Professora, e pôs em relevo o merecimento e o inte- resse da sua vasta bibliografia de estudos sobre o latim cristão. Tomando a palavra, a Professora Mohrmann observou que as inovações semânticas, as mudanças de sentido, se verificam, as mais das vezes, num grupo de indivíduos que começam a empregar um termo da língua

(7)

363 NOTICIAS E COMENTARIOS

comum com um sentido especializado: assim, no grupo dos cristãos, muitas palavras da língua comum, grega ou latina, foram empregadas com um sentido novo e especial, determinado pelo cristianismo. Sabemos, graças aos estudos de Deissmann, que o grego do Novo Testamento e o falado pelas primeiras gerações cristãs se baseava na «koinê» grega. Foi, portanto, no quadro deste dialecto que se veri- ficaram as primeiras inovações semânticas do idioma dos cristãos, muitas vezes determinadas por uma dupla influência estrangeira: a exercida pela língua dos Setenta e a que emanava dos ambientes judaicos em que se fizeram as primeiras pregações.

A conferente mostrou, seguidamente, que, no latim dos cristãos, as inovações semasiológicas são menos numerosas que em grego, ao passo que as importações e neologismos lexicográficos são mais fre- quentes. O grego, bem como o latim dos cristãos, emprega raramente termos técnicos das religiões pagãs como ponto de partida das suas inovações semânticas. Desde Clemente de Alexandria e Orígenes, certos termos da filosofia grega adoptam um sentido cristão; porém, as mais das vezes, são palavras pertencentes à língua comum e providas de um sentido amplo e pouco determinado que adoptam um sentido cristão especializado, embora conservem o seu sentido geral na língua comum.

A assistência, muito numerosa, aplaudiu vivamente o trabalho da Professora Christine Mohrmann.

O P.e Dr. Dias Palmeira, O. F. M., apresentou, na sessão de 3 de

Maio, uma comunicação sobre O formulismo da poesia homérica. Após um rápido esboço do estado actual dos estudos homéricos e dos pro- blemas que respeitam às possíveis influências da épica oriental na épica grega, o Dr. Dias Palmeira procedeu à análise das fórmulas homéricas, e observou que, sem perfilhar os excessos reprováveis do pan-babilonismo, se documenta efectivamente no poema de Gilgamesh a existência de um processo formular idêntico ao homérico, que pode ter influenciado os aedos micénicos, os quais, por seu turno, teriam legado essa técnica aos seus sucessores.

O conferente ocupou-se depois das relações entre o hexámetro e o formulismo homérico, e mostrou que o aproveitamento do processo se fazia com grande habilidade técnica, destinada a evitar a monotonia, animar o estilo, dar movimento à frase e imprimir-lhe o cunho da originalidade.

(8)

NOTICIAS E COMENTARIOS 364

Uma excursão às ruínas de Conimbriga encerrou, a 26 de Junho, o quarto ano de actividades da Associação. O Dr. Bairrão Oleiro deu, como introdução à visita, algumas indicações sobre a história da cidade e o plano da estação arqueológica, e mostrou aos presentes os resultados das últimas escavações em diversas áreas da cidade. A visita terminou junto do museu em construção, onde se projecta recolher as peças mais valiosas encontradas e a encontrar em Conim- briga e nos arredores.

Referências

Documentos relacionados

O mundo visível desperta o nosso olhar para o invisível. Esta imagem é de um erotismo subtil que atravessa o poema, em outras isotopias como as coxas do Parnaso, o umbigo

Cada uma das duas versões da heroína tem, na peça, o seu papel a cumprir; à filha de Zeus (sobretudo saliente na primeira parte da peça) está conferida a

Apesar de não termos razão para acreditar que qualquer dessas informações ou relatórios sejam imprecisos em qualquer aspecto relevante, não verificamos independentemente a

Todos os três princípios – composicionalidade, esquematicidade e produtividade - contribuem para os estudos de mudança linguística em abordagem construcional, visto que, neste

Os melhores projetos de componentes e processos de fundição são obtidos com interações entre engenheiros de fundição e projetistas, e o uso de novas

OBJETO: Tipo menor preço, em regime de empreitada por preço unitário, para a execução, com fornecimento parcial de materiais, das obras e serviços de

All participants in this study had the lesion for more than a year, with 71.4% having had it for more than five years, a factor that made it difficult to collect data about the

Cristo e o Espírito Santo são a mesma coisa, então aqui está aqui agora apenas trabalhando na carne, preparando o Corpo para a graça de arrebatamento... Quantos sabem que há