• Nenhum resultado encontrado

CORAGEM. Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER. Aula 03 CORAGEM PROFESSOR EVANDRO BORGES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CORAGEM. Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER. Aula 03 CORAGEM PROFESSOR EVANDRO BORGES"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CORAGEM

Módulo 5 | AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER Aula 03 – CORAGEM

1

(2)

2

(3)

3

CORAGEM

Coragem é uma virtude valorizada em todo lugar, praticamente todas as culturas têm histórias de heróis que a representam.

Refere-se à determinação para atingir objetivos importantes, principalmente diante de obstáculos internos e externos. Os atos são exercidos em momentos de adversidade – como na superação de medos ou desapontamentos – nos quais o caminho mais fácil seria ceder e desistir.

“As forças que formam a coragem refletem uma determinação exercida atentamente na intenção de alcançar objetivos importantes, porém incertos. Para serem qualificados como coragem, esses atos devem ser praticados diante de grave adversidade. É uma virtude admirada universalmente, e todas as culturas possuem heróis que a exemplificam. Eu aponto a valentia, a perseverança e a integridade como três caminhos ubíquos que levam à coragem.” Seligman, 2004

(4)

4

Bravura e Valentia

“Você não recua diante de ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Bravura é mais que valentia diante do fogo, quando o bem-estar físico é ameaçado. Refere-se também a posturas intelectuais ou emocionais que sejam impopulares, difíceis ou perigosas. Depois de anos de estudo, os pesquisadores estabeleceram a distinção entre bravura moral e bravura física ou valentia; outra maneira de analisar a bravura é com base na presença ou ausência de medo. A pessoa dotada de valentia consegue separar os componentes emocionais e comportamentais do medo, resistindo à resposta de fuga e enfrentando a situação assustadora, apesar do desconforto produzido pelas reações subjetivas e físicas. Destemor, ousadia e arrojo não são o mesmo que bravura; enfrentar o perigo, apesar do medo, é.“

(5)

5

Bravura e Valentia

“A noção de bravura foi se ampliando pela história, extrapolando o campo de batalha e a coragem física. Hoje, estão incluídas a coragem moral e a psicológica. Coragem moral é tomar posições que se sabem impopulares e capazes de acarretar problemas para si mesmo. Rosa Parks, ao sentar-se no banco da frente em um ônibus no Alabama nos anos 50, foi um exemplo para todo o país. A denúncia de atos ilegais do governo ou de empresas é outro exemplo. A coragem psicológica inclui a postura estoica e até mesmo positiva que é necessária para enfrentar provações sérias e doenças persistentes, sem perder a dignidade.”

(6)

6 Alguém que não recua na frente de ameaças, desafios, dores ou dificuldades. É mais do que valentia física – a concepção de um guerreiro no campo de batalha. Também envolve posturas intelectuais ou emocionais que sejam impopulares, difíceis ou perigosas. A pessoa valente supera os instintos naturais do medo, enfrentando a situação difícil e assustadora.

(7)

7 Se a bravura é a sua força superior, você é uma pessoa corajosa, que não se coíbe de ameaças, desafios, dificuldades ou dor. Você defende e expressa o que acha certo, mesmo havendo oposição. Você age de acordo com suas convicções.

Conceitos chave

Existem três “tipos” de coragem (um indivíduo pode possuir um destes ou uma combinação):

Bravura física (por exemplo, bombeiros, policiais, soldados);

Bravura psicológica (por exemplo, de frente para os aspectos

dolorosos de si mesmo);

Bravura moral (por exemplo, falando o que acha certo, mesmo que

seja um parecer desfavorável a um grupo).

(8)

8

Lema da Bravura

Enfrentar o que você tem medo.

Exercícios para Aumentar a bravura

Identifique uma área em que você geralmente evita confrontos. Pratique a comunicação assertiva, expressando seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas, ou seja, sem tentar agradar e nem sendo submisso, mas sem agredir a liberdade de pensamento do outro.

Não tenha medo de fazer amizade com alguém que seja diferente ou pense diferente de você, desde que seja positivo.

(9)

9

Perseverança /Dinamismo / Diligência

“A pessoa dinâmica termina o que começa. Assume projetos difíceis e os leva até o fim, sempre com bom humor e o mínimo de reclamação. Faz o que diz que vai fazer, e às vezes até mais; menos, nunca. Ao mesmo tempo, perseverança não significa perseguir obsessivamente metas inatingíveis. A pessoa verdadeiramente dinâmica é flexível, realista e não é perfeccionista. A ambição tem aspectos positivos e negativos, e os aspectos desejáveis pertencem a esta categoria de força.”

Se Perseverança é a sua força superior, você trabalha duro para terminar o que começa. Não importa o projeto, você o torna possível em tempo hábil. Você não se distrai quando trabalha e fica extremamente satisfeito com a conclusão das tarefas.

(10)

10

Perseverança /Dinamismo / Diligência Conceitos chave

Perseverança envolve a continuação voluntária de uma ação dirigida a objetivos, apesar da presença de desafios, dificuldades e desânimo. Existem dois vetores de perseverança. Ela exige tanto esforço para realizar uma tarefa quanto persistência para mantê-la com dinamismo e diligência.

Lema: Não desista!

Exercícios para Aumentar a Perseverança

Defina cinco pequenas metas semanais. Você pode dividi-las em medidas práticas para realizá-las em tempo hábil. Monitore o seu progresso semanal por meio de anotações. Caso desista de uma das metas, reflita sobre os motivos que o levaram a desistir.

(11)

11

Honestidade / Integridade / Autenticidade

“O indivíduo honesto não apenas diz a verdade, mas vive de maneira genuína e autêntica, é prático e sem fingimento; é “uma pessoa verdadeira”. Quando falo em integridade e autenticidade, estou me referindo a mais que simplesmente falar a verdade. Integridade e autenticidade é se representar – suas intenções e compromissos – aos outros e a si mesmo de uma forma sincera, seja por palavras ou ações: “Sê verdadeiro contigo mesmo, e não serás falso com nenhum outro homem.”

Se a honestidade é a sua força superior, você é uma pessoa simples, não só por falar a verdade, mas por viver a sua vida de uma forma genuína e autêntica. Você pensa e age com autenticidade é uma pessoa "real“, ou seja, não usa “máscaras”.

(12)

12

Honestidade / Integridade / Autenticidade Conceitos chave

Esta força envolve a capacidade de representar com precisão os seus estados internos, intenções e compromissos, tanto públicos quanto privados. A força de honestidade está muitas vezes ligada à autoconcordância - a extensão em que seus objetivos representam com precisão seus interesses e valores implícitos. Honestidade permite que as pessoas assumam a responsabilidade por seus sentimentos e comportamentos.

(13)

13

Honestidade / Integridade / Autenticidade Exercícios para Aumentar a Honestidade

Da próxima vez que você alguém lhe pedir conselhos, dê feedback construtivo, direto e autêntica, sem alimentar falsas esperanças. Honre seus compromissos em todos os seus relacionamentos. Se você concordar em fazer alguma coisa ou agendar um horário

para se encontrar com alguém, transmita confiança e cumpra de com sua agenda.

(14)

14 “Você é uma pessoa espirituosa. Você se atira de corpo e alma nas atividades que assume? Acorda de manhã pensando no que vai fazer durante o dia? A paixão que você dedica às suas atividades é contagiosa? Você sente inspiração?”

Conceitos chave

Entusiasmo é uma força dinâmica que está diretamente relacionada ao bem-estar físico e psicológico. Esta força tem laços mais fortes com a satisfação geral com a vida e com uma vida engajada.

Se Entusiasmo é a sua força superior, você se aproxima de todas as experiências com entusiasmo e energia. Você nunca faz nada pela metade ou sem entusiasmo. Para você, a vida é uma aventura.

Entusiasmo /Animação/ Paixão

(15)

15

Exercícios para Aumentar o Entusiasmo

Tente melhorar a sua higiene do sono, estabelecendo um tempo de sono regular de no mínimo 8 horas, de preferência à noite.

Mantenha o hábito de fazer a última refeição do dia 3 ou 4 horas antes de dormir, evite notebook, celular ou qualquer tipo de trabalho profissional ou acadêmico na cama, evite o consumo de produtos que contenham cafeína após às 17:00 horas. Isso permitirá que você reponha as energias para o dia seguinte, com entusiasmo e engajamento. Pratique atividades físicas diferentes alternadamente, como caminhar em um dia e no outro andar de bicicleta, ou mesmo 20 minutos de esteira. Convide um amigo ou amiga de longa data e relembre dos velhos tempos.

(16)

16 Referências:

Canal da Felicidade. 6 virtudes e 24 forças de caráter: o que você e o mundo possuem de melhor. Por Ubiratan Junior. Disponível em:

<http://canaldafelicidade.com.br/6-virtudes-e-24-forcas-de-carater>

Acesso em 06 de Mai. 2018.

Seligman, M. E. P. (2004). Felicidade Autêntica. Rio de Janeiro: Objetiva.

VIA - Institute on Character. Forças de Caráter. Sabedoria. Disponível em < https://www.viacharacter.org/www/Character-Strengths> Acesso em 06 de Mai. 2018.

Referências

Documentos relacionados

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

Um dos termos mais utilizado e pouco compreendido é, “comunhão”. Comunhão com Deus é o grande segredo da força de um cristão, e é, portanto, da maior importância que o

Disse que os danos materiais requeridos pelo autor, qual seja, a restituição da integralidade do valor pago pela passagem não merece prosperar pois o trecho não cumprido foi

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados