• Nenhum resultado encontrado

facebook.com/immigratenow

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "facebook.com/immigratenow"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

1

A

P

RES

E

N

T

A

(2)

2

Iniciamos agora a série “Immi apresenta” em que iremos trazer mais informações a

respeito de belos lugares canadenses que não são os destinos mais populares, porém

possuem seus encantos e representam ótimas opções de turismo, estudo e moradia.

facebook.com/immigratenow

http://www.immi-canada.com

(3)

3

NEWFOUNDLAND & LABRADOR...

PRINCE EDWARD ISLAND...

NEW BRUNSWICK...

SASKATCHEWAN...

NOVA SCOTIA...

YUKON...

NORTHWEST TERRITORIES...

immi apresenta | índice

4

11

18

26

34

42

49

(4)

4 Estreando esse ciclo de matérias apresentamos um pouco sobre como é a província de

Newfoundland & Labrador, este bonito lugar que possui mais de 520 mil habitantes e é destaque por

sua uma incrível riqueza natural e cultural, que inclui de gigantescas áreas verdes até impressionantes icebergs.

NEWFOUNDLAND & LABRADOR

A província mais jovem do Canadá!

Na região leste do Canadá temos a ilha de Newfoundland – ou Terra Nova – e a área de Labrador, que é a parte do continente, e que unidas formaram a província de Newfoundland & Labrador. Seus

colonizadores foram desde caçadores de baleias bascos (século XVI) aos guerreiros Vikings (incluindo os portugueses). Existem muitos descendentes de ingleses e de povos do sul da Irlanda, que imigraram para estas terras entre os séculos XVIII e XIX.

(5)

5 Embora a história deste cantinho do país tenha começado a uns 9 mil anos atrás com a chegada dos primeiros povos, até o dia 31 de março de 1949 ela pertenceu a Colônia Britânica. Somente depois desta data que passou a ser província canadense, e em 2001 foi oficializada a denominação que tem hoje. O idioma oficial é o inglês, porém há cidades em que também fala-se o francês, como por exemplo, na península de Port-au-Port.

Na verdade, devido a mistura de povos que ocorre desde o princípio, houve a influência das diversas línguas, fazendo com que tenha uma realidade multicultural nos diferentes aspectos. Isso resultou até mesmo na edição de um dicionário e enciclopédia com palavras e frases locais, o “Dictionary of Newfoundland English”. A primeira edição da obra saiu no ano

de 1982 e desde então os moradores e visitantes tem acesso a um conteúdo exclusivo que traz características únicas desta parte canadense.

A província faz fronteira com Quebec e possui uma área total de pouco mais de 405 mil m2. O crescimento econômico de Newfoundland & Labrador se dá a partir de segmentos como a exploração de minérios, petróleo, empresas de Tecnologia da Informação, entre outras. No campo das instituições de ensino que estão presentes o destaque é a universidade “Memorial

University of Newfoundland”, que hoje tem mais de 18.500

estudantes distribuídos em 4 campi e nasceu como um memorial para os moradores locais que perderam suas vidas

na 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

PENÍNSULA DE PORT-AU-PORT

(6)

6

MEMORIAL UNIVERSITY OF NEWFOUNDLAND

Você tem vontade de ver de perto um iceberg? Esta é a sua chance. Esses pedaços que se desprendem das geleiras e são constituídos por água doce, são melhores visualizados na província no final do mês de maio e começo de junho, ao longo da costa de Newfoundland. Já entre março e julho é que aparecem ao longo da costa de Labrador. Pode-se afirmar que 90% deles chegam vindo das geleiras da Groenlândia e os demais do ártico do Canadá (tendo alguns de 10 mil anos!). E há um rigoroso programa de monitoramento desses icebergs.

As aventuras ao ar livre nas gigantes áreas verdes preservadas destacam-se principalmente para quem gosta de esportes de aventura. O “Mealy Mountains” é o mais novo parque nacional do Canadá e fica nas montanhas Mealy de Newfoundland & Labrador. Segundo o site oficial da província, após totalmente concluído ele será o maior da parte oriental do país com 10.700 Km2. Este local abriga uma rica diversidade de animais selvagens, no rio o salmão é a principal atração e há uma praia que já foi navegada por vikings há mil anos.

(7)

7 No inverno são realizados os roteiros especiais para quem prefere esquiar ou praticar snowboard, por exemplo, em “Marble Mountain” e “Smokey Mountain”. E uma curiosidade: cerca de 800 lugares no mundo foram selecionados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como sendo de grande importância natural e cultural. Em Newfoundland & Labrador encontram-se três deles, sendo o “Gros Morne National Park”, “L’Anse aux Meadows National Historic Site” e “Red Bay National Historic Site”.

A capital da província: St. John’s

Na última década a cidade de St. John’s, capital desta província, experimentou um crescimento principalmente na área de turismo, com sua forte vocação para atividades culturais a por ser o local escolhido por artistas de diversas partes do mundo. Com cerca de 170 mil habitantes, o seu centro histórico e a arquitetura, bem como suas belezas naturais, têm atraído cada vez mais pessoas. Este cenário muito contribui para a economia, que também é fortalecida por ser considerada uma líder em tecnologia para o mar, entre outras vertentes. A parte portuária é bem movimentada e possui muitos estabelecimentos comerciais.

O local tem ainda um famoso santuário de pássaros, em suas águas pode-se avistar várias espécies de baleias e há ainda uma rica e variada vida marinha regional que atrai os visitantes. Além disso, as geleiras sazonais que podem ser vistas tanto a partir da sua costa, quanto por intermédio de passeios em embarcações turísticas, completam a paisagem dessa porção canadense.

ST. JOHN’S

(8)

8

immi apresenta | newfoundland & labrador

Prometendo um programa de imigração com processamento mais rápido para trabalhadores qualificados, o Provincial

Nominee Program para Newfoundland & Labrador parte do mesmo princípio dos demais PNPs das províncias canadenses:

os candidatos à imigração devem ter intenção de morar permanentemente na província, já que o foco de um PNP é atrair imigrantes qualificados que possam contribuir com o desenvolvimento econômico da região.

Para esse programa existem duas categorias:

Skilled Worker

e

International Graduate

.

(9)

9

immi apresenta | newfoundland & labrador

SKILLED

WORKER

A primeira categoria, destinada a trabalhadores qualificados, é dividida em duas subcategorias: uma é destinada a candidatos que já foram aceitos no pool do Express Entry e que possuem uma oferta de emprego em Newfoundland & Labrador. A outra, simplesmente chamada de Skilled Worker Category, é destinada a quem não está no pool do Express Entry mas tem uma oferta de emprego na província, ou então já está trabalhando na província com um visto de trabalho (work permit) válido.

INTERNATIONAL

GRADUATE

A categoria International Graduate é destinada àqueles aplicantes que possuem um visto especial conhecido como Post Graduation Work Permit, ou PGWP. Aqui também será preciso possuir uma oferta de emprego de uma empresa que tenha o foco de suas atividades em Newfoundland & Labrador.

(10)

10

A

P

R

E

S

E

N

T

A

(11)

11

PRINCE EDWARD ISLAND

Esta bela ilha fica na costa leste do Canadá, tem como capital a cidade de Charlottetown e está localizada numa região de floresta bem próxima às províncias de Nova Scotia e de New Brunswick. As praias, os diferentes movimentos culturais e também os edifícios históricos são apenas alguns dos pontos que atraem turistas e novos moradores para esta parte do território canadense. Conheça então um pouco mais sobre esta província que conta com aproximadamente 147 mil habitantes (dados de 2014) e que faz parte das chamadas “províncias marítimas”.

(12)

12

Uma ilha cheia de encantos!

Prince Edward Island (PEI) é a menor província do Canadá, e segundo os visitantes tem uma população multicultural e hospitaleira. A sua trajetória histórica teve início já no ano de 1534 quando foi descoberta pelo francês Jacques Cartier. Depois passou a pertencer aos britânicos, quando finalmente ganhou este nome para homenagear o Príncipe Eduardo Augusto, o pai da Rainha Vitória. Lembrando que nesta trajetória outros povos chegaram ao local com suas culturas e influências. O turismo, a pesca e a agricultura formam a base da economia local. A parte de floresta cobre pouco mais de 40% de sua área (segundo dados de 2010) e uma das curiosidades naturais é que o seu solo é vermelho. As áreas verdes são atrações, sendo que somente o Parque Nacional Prince Edward Island possui 60 quilômetros de extensão e fica na parte norte da ilha.

Quanto a temperatura, no verão tem média de 23 graus e no inverno -3 graus, não sendo assim um local de frio rigoroso ou verão extremamente quente. Portanto, é possível curtir nas diferentes estações do ano as várias atividades dos 1.600 quilômetros de costa. Os visitantes movimentam as cidades da província e por lá encontram ainda colinas, espaços para a prática de golfe e andar de bicicleta, além de uma agenda cultural agitada que inclui diversos festivais.

PEI NATIONAL PARK

(13)

13

A capital: Charlottetown

Charlottetown é a capital e maior cidade da província, possui pouco mais de 34 mil habitantes e está localizada na costa sul de Prince Edward Island. O local também contribuiu para que a área seja conhecida como o berço da Confederação, pois no ano de 1864 seu território recebeu a primeira reunião dos governantes das províncias de New Brunswick, Nova Escócia, Ontário e Québec para discutir questões voltadas a “formar a nova nação”.

O Charlottetown City Hall foi construído no ano de 1888 e é um dos famosos pontos de turismo, dentre outros prédios históricos. Há diferentes festivais que ocorrem ao longo do ano, entre eles o que destaca os diversos sabores (Fall Flavours Culinary Festival) e o tradicional evento dedicado à cerveja (Beer Festival). Estes são apenas alguns exemplos que fazem parte da agenda oficial e que garantem diversão para pessoas de todas as idades.

CHARLOTTETOWN

Ainda dentro das opções turísticas estão as praias, sendo um dos destaques a “Tea Hill Beach”, que tem a areia vermelha e a sua água é morna. Outros pontos de visitação da cidade são a Basílica de St. Dunstan, Farmer’s Market (Mercado do Agricultor) que fica bem pertinho do centro da cidade, “West Point Lighthouse” e os espaços de programações musicais que reúnem diversos artistas, como no evento “Jazz & Blues”.

Se o assunto é a culinária, as opções são imensas, principalmente os cardápios cuja a base são os pratos feitos com os pescados da ilha, sempre frescos e de muita qualidade. E vale lembrar que embora citamos que é mais uma província considerada multicultural, o idioma inglês é a língua oficial.

(14)

14 Também chamada de PEI, essa província é conhecida por ser a menor em todo o Canadá, tanto em termos de extensão territorial quanto em termos de população. Visando fortalecer sua economia, Prince Edward Island oferece as seguintes categorias em seu Provincial Nominee Program:

immi apresenta | prince edward island

CRITICAL WORKERS

INTERNATIONAL GRADUATES

PEI EXPRESS ENTRY

SKILLED WORKERS ON PEI

SKILLED WORKERS OUTSIDE CANADA

(15)

15

immi apresenta | prince edward island

1) Critical Workers

destinado as candidatos que estão trabalhando em PEI.

2) International Graduates

Permite que graduados em uma instituição de ensino superior em PEI que estejam trabalhando na província apliquem para esse PNP.

3) PEI Express Entry

Este stream utiliza a plataforma do Express Entry para selecionar os candidatos que desejam viver em PEI. Aplicastes que possuem vínculo com a província terão mais chances de serem

nomeados.

4) Skilled Workers on PEI

Focado nos candidatos que estejam trabalhando em PEI e cuja vaga tenha sido preenchida por um trabalhador estrangeiro devido à falta de mão de obra local.

5) Skilled Workers Outside Canada

Podem aplicar aqueles que possam uma oferta de trabalho de um empregador em PEI cuja vaga, destinada a candidatos altamente qualificados, não pode ser preenchida através da mão

(16)

16

Em maio de 1997 houve um acontecimento muito importante nesta parte cana-dense: a abertura oficial da Ponte Confederation (Bridge Pont de la Confédéra-tion). A obra que possui 12,9 km2 está sobre a passagem do Estreito de Northum-berland, oferecendo assim o acesso da parte continental (Nova Brunswick) e a ilha. O livro “Anne of Green Gables”, um clássico escrito pela canadense L. M. Mont-gomery, que também virou filme, retrata a história de uma garota órfã que é enviada para uma fazenda em Prince Edward Island. A saga foi publicada em 1908 e desde então tem inspirado pessoas no mundo inteiro, bem como levado muitas delas a tomarem a decisão de ir conhecer esta parte do Canadá. Em Charlotte-town há o espaço “Confederation Centre of The Arts” em que ocorre o musical em que esta obra é a temática.

Todos os anos ocorre o “Festival de Charlottetown” que é uma celebração das artes do espetáculo do Canadá, e reúne atores, dançarinos e músicos de diversas partes do país, de junho a outubro. Existem quatro espaços para a realização das perfor-mances, sendo eles: “Homburg Theatre” (que comporta 1100 expectadores), “The Mack” (com 200 lugares), “The Studio Theatre” (100 lugares) e mais um anfiteatro que fica ao ar livre e é palco de belas apresentações principalmente no verão.

MAIS CURIOSIDADES:

(17)

17

A

P

R

E

S

E

N

T

A

(18)

18

NEW BRUNSWICK

Diversos cruzeiros fazem uma parada em New Brunswick, que é a maior das três províncias marítimas do Canadá, incluindo Prince Edward Island e Nova Scotia. Esta região é famosa por possuir atrações em todas as estações do ano e tem como destaque desde belas praias até exuberantes colinas e vales, numa mistura de cidades, vilas e aldeias, com edifícios históricos contrastando com espaços modernos.

Localizada na costa leste canadense e bem pertinho dos Estados Unidos, a história de New Brunswick começou por volta de 1600 com a chegada de europeus. Posteriormente, passou por confrontos em seu território entre franceses e britânicos, e depois de várias disputas territoriais, em 1867 tornou-se independente do Reino Unido no movimento da “Confederação do Canadá”.

(19)

19 Ainda no século passado, por lá desembarcaram irlandeses, dinamarqueses, italianos, gregos, indianos, e diversos outros povos, garantindo assim o perfil multicultural que é observado nos dias de hoje. Saiba mais sobre esta província a partir das informações que selecionamos especialmente para esta série!

A província e suas cidades...

Além da capital Fredericton, entre as principais cidades estão Saint John, Bathurst, Campbellton, Moncton, Dieppe, Edmundston e Miramichi. Seu território possui ao todo mais de 73.400 quilômetros de extensão, sendo cortada pelo rio St. John, e habitada por uma população de 751.171 pessoas (dados do censo de 2011). Mais de 30% de quem mora nesta província tem o francês como idioma, sendo assim considerada bilíngue. Trata-se de uma região que se destaca por fornecer madeira, bem como a mineração, pesca, manufatura e turismo também movimentam a economia local. Em geral, janeiro é o mais frio em New Brunswick enquanto em julho registra-se o período mais quente, podendo variar de -25 graus a mais de 30 graus.

ARQUITETURA VITORIANA EM BAIRRO DE FREDERICTON

(20)

20

University of New Brunswick –

a maior universidade da província e também considerada como a mais antiga de língua inglesa no Canadá. O principal campus está localizado na capital, em Fredericton, e há outra unidade na cidade de Saint John.

St. Thomas University –

embora trata-se de uma instituição de menor porte em Frederic-ton, mantém vários programas nas áreas de artes, educação e serviço

social.

Mount Allison University –

localizada na cidade de Sackville, esta universidade recebe estu-dantes que tem como foco o universo das artes, ciências, comércio e músi

ca.

Université de Moncton –

esta é a maior instituição de língua francesa do Canadá que está localizada fora da província de Quebec, mantendo diferentes unidades nas cidades de Moncton, Edmundston e também em Shippagan.

Além de Colleges e escolas de idiomas, a província conta com quatro universidades públicas que recebem estudantes de vários países, sendo elas:

(21)

21

As maiores cidades e os principais pontos turísticos

A capital Fredericton tem cerca de 57 mil habitantes, porém a maior cidade da província é Saint John com uma população que ultrapassa os 70 mil. Saint John é também o local de importantes acontecimentos que marcaram a trajetória desta região, como por exemplo quando houve um grande incêndio no local (1877), comprometendo a economia que na época era baseada na indústria naval.

A natureza foi bastante generosa com a capital de New Brunswick, que conta uma ampla estrutura para atividades ao ar livre, que inclui 88 quilômetros de trilhas. Em Fredericton é possível passear na ponte “Bill Thorpe”, levar a família para conhecer o parque florestal urbano “Odell Park” ou ainda caminhar durante horas no “Mactaquac Provincial Park”. Há muitos festivais e eventos que atraem turistas durante todo o ano, entre eles a famosa programação musical de “Jazz e Blues”.

PONTE BILL THORPE

MACTAQUAC PROVINCIAL PARK

ODELL PARK

(22)

22 Já o porto de Saint John é um movimentado ponto de embarque e desembarque (o maior da parte leste do país), com conexão para mais de 300 outros portos espalhados pelo mundo. Através dele é facilitado o acesso para o sistema rodoviário e ferroviário, o que faz com que muitos produtos circulem por esta parte do Canadá.

Um conhecido ponto turístico na província é o “Hopewell Rocks“, um parque com praias, trilhas e diversas atividades recreativas. Já a considerada como sendo uma das maravilhas do mundo natural, a “Bay of Fundy” é uma baía com as marés mais altas do planeta! Nesta área que fica entre New Brunswick e Nova Scotia, é possível avistar baleias raras, além disso, em todo o complexo existem atrações da natureza, como por exemplo, os registros de fósseis de dinossauros e uma abundância de minérios.

HOPEWELL ROCKS

BAY OF FUNDY

(23)

23

immi apresenta | new brunswick

Em New Brunswick existem programas que buscam selecionar candidatos através do Express Entry. A província também busca candidatos que desejam investir na economia local e trabalhadores qualificados que possuem oferta de trabalho ou suporte da família em New Brunswick. Utilizando a plataforma do Express Entry, as solicitações de residência permanente terão tempo de processamento reduzido. O candidato será analisado através de 6 diferentes fatores: proficiência em inglês e francês, formação, idade, experiência profissional, oferta de trabalho e adaptabilidade à província.

A categoria focada em investidores busca selecionar empresários experientes que estão prontos para se estabelecer permanentemente e gerenciar um negócio em New Brunswick.

Para candidatos com oferta de trabalho por prazo indeterminado em New Brunswick, o empregador que está fazendo a oferta de trabalho deve estar operando na província por pelo menos um ano.

Por fim, a última categoria é destinada a trabalhadores qualificados que possuem o suporte da família. É necessário que o aplicante principal ou cônjuge possua irmão (ã), tio (a) ou avô (ó) que sejam residentes permanentes ou cidadãos canadenses e seja residentes em New Brunswick.

(24)

24

A cidade de Saint John, em New Brunswick, tem o mercado municipal mais antigo do país em operação. Segundo os registros históricos, a abertura deste espaço se deu no ano de 1876.

O “Rockwood Park” é conhecido como o maior parque urbano do Canadá, e em seu complexo há trilhas, cavernas, cachoeiras e é possível ter acesso a várias atividades de recreação.

A cidade de St. Andrews tem luxuosos hotéis e locais de turismo, passeios de bar-cos, roteiros de mergulho, galerias e museus. Em meio a esta diversidade, uma das atrações mais procuradas está em “St. Andrews by-the-Sea”: um balneário em que é possível avistar diferentes espécies de baleias.

MAIS CURIOSIDADES:

E se você quiser saber mais sobre algumas das atuais oportunidades de trabalho que existem nesta parte do Canadá, basta clicar aqui.

(25)

25

A

P

R

E

S

E

N

T

A

(26)

26

SASKATCHEWAN

E a viagem pelo Canadá continua! A nossa série “Immi apresenta” traz agora informações a respeito da província de Saskatchewan, que está localizada na parte oeste do país, fazendo fronteira com Manitoba, Alberta, Territórios do Noroeste e também com os Estados Unidos. A sua população é de 1,13 milhões de habitantes (dados de 2014), que residem neste território que conta com uma área total de pouco mais de 651 km².

Estamos diante de mais uma localidade canadense que também se destaca pela presença de povos de diversas culturas. Somente no quesito religioso, por exemplo, o lugar possui inúmeras igrejas e templos para a prática da fé de cristãos, muçulmanos, hindus, budistas, entre outros. A multiculturalidade está presente em vários aspectos.

(27)

27

Um pouco da história...

O nome Saskatchewan vem da “kisiskatchewan”, uma palavra que na língua dos povos nativos significa “o rio que flui rapidamente”, e remete ao rio que existe no local e leva o mesmo nome da província. A sua história está vinculada a chegada dos europeus na região, e um dos marcos importantes ocorreu no século 19 com a construção da ferrovia Trans-Canada. Esta obra facilitou a chegada de mais moradores especialmente da parte leste do país e da Europa.

Somente no ano de 1905 que essa área de tornou oficialmente uma

província, sendo bastante conhecida pelas riquezas naturais e pradarias. E toda esta trajetória que teve início com as primeiras civilizações, pode ser conferida em uma das suas atrações de destaque: o “Wanuskewin Heritage Park”. Trata-se de um espaço cultural e museu localizado em Saskatoon.

WANUSKEWIN HERITAGE PARK

(28)

28 Falando em Saskatoon, esta é a maior cidade com 222 mil habitantes (dados de 2011), porém a capital de Saskatchewan é a ensolarada Regina (com 193 mil habitantes/2011), que possui uma grande vocação comercial, sendo vizinha de Montana e Dakota do Norte, que são territórios dos Estados Unidos.

SASKATOON

Em termos econômicos, Saskatchewan fornece um terço do potássio e um quinto do urânio do mundo, é a maior exportadora de lentilhas e ervilhas secas, além de se destacar ainda na exportação de trigo. Outro aspecto importante diante do mercado mundial, é o fato de estar na quinta colocação no ranking dos maiores produtores de petróleo de toda a América do Norte.

(29)

29

A força do turismo!

Na cidade de Waskesiu Lake está localizado o “Prince Albert National Park”, um famoso destino turístico, pois une os segredos e encantos da floresta ao ambiente descontraído e aconchegante de um resort bem na beira do lago. Este é um lugar ideal para quem gosta de acampar, bem como ter acesso à práticas esportivas, como por exemplo, a canoagem. O “Grasslands National Park” também tem inúmeras belezas naturais e é um endereço muito visitado na região.

No “Cypress Hills”, cuja uma parte também pertence a província de Alberta, fica o

convite para diversas atividades ao ar livre entre as pradarias, com programações diversas em qualquer estação do ano, desde o quente verão até no rigoroso inverno. Já as pessoas que buscam ter um contato mais próximo com as histórias do Canadá, inclusive as batalhas vividas, não podem deixar de conhecer o “Batoche National Historic Site”.

E para quem aprecia uma boa cerveja, saiba que em Saskatchewan existem muitas cervejarias tradicionais que podem ser visitadas, e inclusive algumas promovem tours para aqueles que querem entender melhor sobre a bebida. Entre elas estão a

Bushwakker Brewpub (em Regina), a Paddock Wood Brewing Co. (em Saskatoon), a

Nokomis Craft Ales (Nokomis) e a Black Bridge Brewery (Swift Current).

Festivais, concertos sinfônicos, celebrações históricas e até mesmo a pesca no gelo atraem cada vez mais turistas, bem como agrada a população local. E quando a temperatura cai, entra em cena as atividades de inverno como o snowboard e áreas para esquiar.

CYPRESS HILL

(30)

30

immi apresenta | saskatchewan

IMIGRAÇÃO

Situada entre Alberta e Manitoba, Saskatchewan é uma província que faz divisa com os Estados Unidos, e que possui um clima ameno em sua parte mais ao sul. No entanto, por conta de suas características econômicas, nem sempre é muito atraente para os novos imigrantes em larga escala, já que sua economia é baseada principalmente em agricultura, mineração e energia.

(31)

31

immi apresenta | saskatchewan

1) International Skilled Worker

Da mesma forma como funciona para várias outras províncias, essa categoria é destinada a trabalhadores qualificados que desejam se estabelecer de forma permanente em

Saskatchewan.

2) Saskatchewan Experience

Uma categoria destinada àqueles candidatos que já possuem experiência de trabalho na província.

3) Farm Category

De maneira semelhante ao que acontece com o PNP de Alberta, é um programa para profissionais que têm experiência em gerenciar fazendas, já que Saskatchewan, assim como

Alberta, faz parte da região mais rural do país.

4) Entrepreneur

(32)

32

Temperatura

O verão é quente e a temperatura pode até passar dos 30 graus, mas a média durante o dia fica geralmente entre 20 e 25° C. Já no inverno é bem frio, com destaque para os meses de janeiro e fevereiro, que são gelados e secos, com a possibilidade de ultrapassar os -30° C. Quando chegam os meses de primavera, a variação do tempo fica entre nublado, chuvoso e frio e vai gradativamente passando para quente e ensolarado.

O imposto sobre as vendas de produtos na província é de 5%, sendo assim conside-rado um dos mais baixos do país

Nesta província está localizado o “Last Mountain Lake”, o santuário de aves mais an-tigo da América do Norte (de 1887)

O lago “Little Manitou Lake”, em Saskatchewan, possui as mesmas propriedades minerais que o Mar Morto (Oriente Médio)

Os vales da parte sul da província possuem excelente rotas para se percorrer de bi-cicleta, atraindo inclusive profissionais de mountain bike

MAIS CURIOSIDADES:

Nós da Immi Canadá também estamos sempre de olho nos processos de imigração desta província, veja a última matéria que publicamos sobre o assunto aqui e para acessar a página oficial clique aqui.

(33)

33

A

P

R

E

S

E

N

T

A

(34)

34

NOVA SCOTIA

Com mais de 7.400 quilômetros de área costeira e uma população com cerca de 943 mil habitantes (dados de 2015), a nossa série “Immi apresenta” traz agora informações a respeito de Nova Scotia, ou ainda Nova Escócia. Trata-se de uma das províncias marítimas do Canadá, que está localizada na parte leste do país. Estamos diante de mais uma localidade multicultural, pois chega a abrigar aproximadamente 100 culturas e etnias diferentes de todo o mundo!

Antes da chegada dos primeiros europeus, a sua origem se deu a partir de povos aborígenes, mi’kmaq, celtas, africanos, entre outros. Muitos exploradores passaram por estas terras, mas somente no ano de 1867 o território tornou-se independente do Reino Unido, junto com New Brunswick, e o que hoje pertence a Ontário e Quebec, no movimento chamado “Confederação do Canadá”. Sendo assim estamos diante de uma das primeiras províncias canadenses originais.

(35)

35

Custo de vida e economia

Segundo o site oficial do governo de Nova Scotia, quem opta por morar neste destino terá a garantia de qualidade de vida, principalmente pela abundância de recursos naturais, aliada a um baixo custo de vida. De acordo com dados de 2011, o valor médio para adquirir uma casa nesta província, por exemplo, ficava em torno de $ 201.991 (dólares americanos), enquanto a média do país era de $ 345.182.

A economia local tem sua base no turismo, na pesca, na prestação de serviços financeiros e os cargos da iniciativa pública. Também se destaca por ter o maior número de mercados de agricultores per capita do Canadá. Ainda em termos econômicos, confira abaixo a vocação de algumas das cidades desta província:

Annapolis Valley –

nesta localidade são destaques o setor agrícola e também o de constru-ção.

Norte de Nova Scotia –

é a região em que se encontra a maior parte do emprego na indús-tria de produção de serviços, sendo que um quarto dessas posições estão ligadas a indúsindús-tria de bens de consumo.

Sul da Nova Scotia –

há oportunidades na área de bens, petróleo e gás, mineração, constru-ção, pesca e silvicultura.

IIha de Cape Breton –

o local vem experimentando um crescimento nos últimos anos em setores como, por exemplo, ligados a administração pública, serviços sociais e em várias funções ligadas aos cuidados com a saúde.

Confira um site para pesquisa de carreiras em Nova Scotia clicando aqui.

LUCKETT VINEYARDS

(36)

36

A capital: Halifax

Halifax é a capital de Nova Scotia, e com seus quase 400 mil habitantes, é a maior metrópole urbana da província. Grande parte da empregabilidade na cidade está no setor de serviços, que representa 85% dos postos de trabalho, além de haver o registro do crescimento de oportunidades no segmento de saúde.

Entre as muitas atrações turísticas, existe uma vasta programação voltada para contar além da história local, até dados e detalhes de como foi o naufrágio do navio Titanic ocorrido nesta parte da América do Norte. Além disso, é possível um contato direto com a natureza no “Halifax Public Gardens”, conferir a moderna arquitetura que encanta pessoas de todo o mundo no “Halifax Central Library” e participar das divertidas atrações voltada para a família no “Halifax Waterfront Boardwalk”… essas são dicas de passeios imperdíveis. Já para quem está interessado em conhecer a vida noturna, os pubs são as boas opções.

HALIFAX CENTRAL LIBRARY

HALIFAX PUBLIC GARDENS

(37)

37

Riquezas culturais

A Associação Multicultural de Nova Escócia (MANS) foi criada no ano de 1975, e tem o objetivo de promover diferentes atividades culturais, além de fomentar ações voltadas a educação e focadas no multiculturalismo. A província possui cinco patrimônios mundiais certificados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) sendo eles: o “The Landscape of Grand Pré”, “Old Town Lunenburg, Joggins Fossil Cliffs”, “Bras d’Or Lake Biosphere Reserve” e “Southwest Nova Biosphere Reserve”.

E há ainda mais 26 locais históricos nacionais canadenses, como por exemplo, o “Grand-Pré National Historic Site”, “Fort Anne National Historic Site”, “Grand-Pré National Historic Site” e o “Marconi National Historic Site”. Portanto, cada vez mais a cidade se consolida como importante fator de atração de turistas e consequentemente renda para a população. Em termos de eventos, são aproximadamente 800 todos os anos, e se destacam os festivais “Nova Scotia International Tatoo”, “Halifax Pride Festival” e “Atlantic Jazz Festival”.

HALIFAX

(38)

38

immi apresenta | nova scotia

IMIGRAÇÃO

Diferentemente da província de Newfoundland & Labrador, Nova Scotia possui um PNP que é dividido em 5 categorias. Vamos ver quais são:

1) Entrepreneur

Destinado a pessoas com bastante experiência em gerenciamento de empresas, podendo ou não já ter sido donas de uma empresa própria. Os candidatos devem fundar uma empresa ou então comprar

uma empresa já existente em Nova Scotia, e participar de seu gerenciamento diariamente. Após gerenciar a empresa por um período de 1 ano, o entrepreneur poderá ser nominado pela província

(39)

39

immi apresenta | nova scotia

2) International Graduate Entrepreneur

Destinado a pessoas que recentemente se formaram em um curso de uma universidade de Nova Scotia ou então do Nova Scotia Community College. Da mesma forma que o programa acima, é preciso que os entrepreneurs aqui tenham comprado ou fundado uma empresa, tendo

gerenciado a mesma por um período de 1 ano.

3) Skilled Worker

Destinado aos trabalhadores qualificados e estudantes internacionais recém graduados que possuam qualificação em demanda em Nova Scotia. Empregadores podem contratar trabalhadores estrangeiros na província somente quando provarem que não conseguiram

preencher a vaga com candidatos canadenses ou residentes permanentes.

4) Nova Scotia Demand: Express Entry

Para candidatos que têm seu perfil cadastrado no Express Entry, a província pode nomear

candidatos que possuem experiência profissional adequada para conseguir um emprego em

pouco tempo em uma profissão que esteja em demanda na província.

5) Nova Scotia Experience: Express Entry

Destinado aos candidatos que possuem no mínimo um ano de experiência de trabalho em

Nova Scotia especificamente, em uma ocupação considerada high skilled, ou seja, que exija

(40)

40

A variação de temperatura em Nova Scotia pode ultrapassar os 25C no verão, mas chegar a – 30C no inverno, dependendo da cidade. Um dos belos cenários ocorre durante a primavera, quando parte da província se transforma em um imenso jardim.

Existem muitos militares (base naval) bem como estudantes nesta província, por ter faculdades e universidades. Se interessou? Então não deixe de conferir a maté-ria “Universidades do Canadá” que tem algumas informações sobre a Saint Mary´s University, uma dessas instituições de ensino que é localizada na cidade de Halifax.

MAIS CURIOSIDADES:

Para saber as informações oficiais a respeito dos programas de imigração que existem em Nova Scotia basta clicar aqui. E se tiver alguma dúvida conte conosco!

(41)

41

A

P

R

E

S

E

N

T

A

(42)

42

YUKON

A série “Immi apresenta” desembarca desta vez no território de Yukon, o menor do Canadá em extensão, que tem pouco mais de 482 km². Esta região faz divisa com a província de British Columbia, Territórios do Noroeste e até mesmo com o Alasca, que já pertence aos Estados Unidos. A população ultrapassa os 37.600 habitantes segundo dados recentes (2016), muitos deles tem origem aborígene e mais da metade dos moradores estão na capital, que é a bela cidade de Whitehorse.

Por sua localização bem perto das geleiras, é possível afirmar que a neve pode surgir a qualquer momento durante o ano em algumas áreas. Na região em que está Dawson City, o verão é moderado, com sol durante o dia e frio quando chega a noite; e por lá no inverno a média pode chegar a -20 °C. Por outro lado, há registros de que os termômetros da cidade de Kobtyen marcaram -64,3°C! Mas calma, para quem gosta de temperatura mais elevada, na capital é possível sim desfrutar de um verão agradável de 22 °C.

(43)

43 A economia está baseada na agricultura, na pesca e a beleza deste território é bastante procurada pelo setor de filmagem e som, além de que o turismo atrai cerca de 230 mil pessoas por ano. As paisagens naturais, as atividades esportivas ao ar livre, caça, a corrida de trenós de Yukon Quest International, a preservação da história dos povos primitivos, o artesanato, a arquitetura da denominada “Gold Rush” e os museus de mineração, o Parque Nacional Kluane (eleito patrimônio mundial da UNESCO)… tudo representa alguns dos símbolos desta parte canadense que tem o francês e o inglês como os seus idiomais oficiais.

A capital: Whitehorse

O coração do território é a sua capital Whitehorse, que recebeu esse nome por causa de uma característica do Rio Yukon, que corta a cidade: a espuma branca de sua correnteza formavam imagens parecidas com crinas de cavalos. Um marco importante foi a construção da passagem White e da estrada de ferro Yukon que começaram no ano de 1898, e após a construção ser finalizada em 1900, facilitou trajetos como entre as cidades de Carcross e Whitehorse, pois passou a ser feito de trem.“Halifax Pride Festival” e “Atlantic Jazz Festival”.

O aeroporto local é o Erik Nielsen Whitehorse International Airport (YXY), que se conecta com Vancouver, Edmonton e Calgary, além de alguns outros destinos fora do Canadá, como a Alemanha. Esta é uma cidade que recebe muitos visitantes e entre as opções de atividades está visitar a igreja Old Log, que é o edifício mais antigo do local, e a torre Skyscraper Log Cabin, uma construção de três andares que foi feita de tronco de árvores em 1947. Já aqueles que querem fazer compras não podem deixar de conhecer a rua Main Street.

KLUANE NATIONAL PARK

(44)

44 O site especializado em assuntos ligados a viagens “Trip Advisor” inclusive destacou algumas das atrações imperdíveis de

Whitehorse. Há um grande movimento de visitantes, por exemplo, na região em que ocorre o fenômeno natural aurora boreal, que proporciona um espetáculo de luz e cores no céu. Se você quiser saber mais sobre como conhecer alguns desses lugares especiais do local basta conferir clicando aqui.

WHITEHORSE

immi apresenta | yukon

E quando o tema é Educação, localizamos o

Yukon College

que é uma opção para quem pensa em estudar nesta localidade. A instituição possui diferentes programas de um, dois e quatro anos de duração.

(45)

45

IMIGRAÇÃO

O território do Yukon é o menor dos 3 territórios canadenses, sendo também aquele que faz divisa com o estado norte-americano do Alasca. O Provincial Nominee Program do Yukon oferece 4 categorias distintas:

immi apresenta | yukon

SKILLED WORKER

EXPRESS ENTRY STREAM

(46)

46

immi apresenta | yukon

1) Skilled Worker

Funciona de maneira semelhante aos programas correspondentes em outras províncias, atraindo profissionais qualificados;

2) Express Entry Stream

Da mesma forma como ocorre em outras províncias, esse programa é destinados aos candidatos que já possuem seu perfil no pool do Express Entry;

3) Critical Impact Worker

Esse programa é destinado a trabalhadores cuja ocupação se enquadra nas categorias de NOC C e D.

4) Business Nominee

Essa categoria é destinada a candidatos experientes que desejam abrir ou comprar uma empresa em Yukon.

(47)

47

No ano de 1870 foi encontrado ouro na parte norte de Yukon, o que trouxe muitas pessoas para a região e ao mesmo tempo alguns problemas para os moradores locais que na época viram a população crescendo de um dia para o outro, sem a estrutura necessária. Principalmente neste período houve a disputa pelo território por parte do Canadá e os Estados Unidos. O impasse foi decidido quase 30 anos depois passando a ser solo canadense definitivamente.

Em 1979, um grupo de pessoas de Yukon resolveram fazer um evento em meio ao rigoroso inverno para atrair artistas e movimentar a cidade, e assim nasceu o tra-dicional Festival de Música de Frostbite, que reúne até os dias de hoje músicos de diferentes regiões.

O famoso Monte Logan está localizado a quase seis mil metros acima do nível do mar, é a segunda montanha mais alta de toda a América do Norte e fica dentro do parque nacional e também reserva de Kluane (Yukon).

MAIS CURIOSIDADES:

Jazz

Street

(48)

48

A

P

R

E

S

E

N

T

A

(49)

49

NORTHWEST TERRITORIES

A nossa série “Immi apresenta” chega agora a um dos três territórios que pertencem ao Canadá, denominado Territórios do Noroeste (Northwest Territories). Esta parte do país faz fronteira com as províncias de Alberta, British Columbia, Yukon e também Nunavut, e sua capital é a cidade de Yellowknife. A população local é de cerca de 44 mil habitantes, sendo aproximadamente a metade desse número composta pelo povo de origem indígena.

A sua história começa há milhares de anos com a origem ligada a era glacial, depois vem os registros das chegadas dos povos primitivos, e há pouco mais de um século houve o desembarque dos colonizadores europeus. Muito desta trajetória está ligada ainda pela presença de exploradores de recursos naturais como o petróleo e minérios.

(50)

50 O multiculturalismo está presente, assim como observamos fortemente em outras regiões canadenses, e existem 11 idiomas oficiais, sendo eles o Francês, Inglês, Chipewyan, Cree, Tłįchǫ, Gwich’in, North Slavey, South Slavey, Inuktitut, Inuvialuktun e Inuinnaqtun. Mas outras línguas são observadas devido a presença de pessoas de diferentes partes do mundo. A média de idade de quem vive em Territórios do Noroeste é de 32 anos, o que é considerado um povo jovem com relação a outras localidades do país.

Riquezas naturais e culturais

Trata-se se uma área muito rica em recursos naturais, especialmente com relação a quantidade de ouro, diamantes, além do gás natural, o que garante ainda se destacar por ter uma alta renda per capita. E também este é o endereço de morada de ursos polares, alces, diversas espécies de baleias, e é cercada por grandes lagos. É possível incluir no roteiro de verão pescar a qualquer hora do dia, ver o arco-íris nas cachoeiras ou escalar o topo das montanhas.

Especialmente durante a primavera ocorrem vários festivais em diferentes pontos deste território. Por exemplo, é possível conferir as atrações do castelo de gelo “Snowking Castle”, curtir um show de música ao vivo no “Folk on the Rocks” (que ocorre desde 1980) e apreciar as obras de arte no “The Great Northern

Arts Festival” (realizado sempre durante duas semanas em

Inuvik). Entre os parques nacionais estão o Aulavik National Park, Nahanni National Park Reserve, Náátsthchoh National Park, Tuktut Nogait National Park e Wood Buffalo National Park.

SNOWKING CASTLE

(51)

51 Como citamos, a capital de Territórios do Noroeste é Yellowknife e a cidade possui cerca de 20 mil habitantes. Numa caminhada por esta área pode ser ver o lago Great Slave que possui casas flutuantes, e várias obras que retratam muito da história, principalmente com relação aos primeiros povos. Mas também há restaurantes com uma variedade de cardápios, além de uma parte comercial que movimenta principalmente o centro da cidade. Há ainda as regiões de Western Arctic, Sahtu, Dehcho, North Slave e South Slave.

GREAT SLAVE LAKE

(52)

52

IMIGRAÇÃO

immi apresenta | northwest territories

Temperatura

De acordo com o site “Spectacular NWT”, focado no turismo do local, nos meses de junho a agosto, as temperaturas nos Territórios do Noroeste podem chegar a 39°C, e o rigoroso inverno é bem seco. Para exemplificar, a tabela desta mesma fonte indica que a média é: no mês de julho em Fort Liard 23,3°C, Yellowknife 21.3˚C, Inuvik 19,5°C; em março em Fort Liard -3.0˚C, Yellowknife -10.8˚C e Inuvik -16,8°C.

Yellowknife é uma cidade muito ensolarada no período de primavera e verão, e neste quesito se fizer uma comparação entre os meses de abril e agosto, esta capital ganha com 60,4%, enquanto Toronto tem 53,6%, Vancouver 52,0% e Quebec Ciy apenas 48.6%. Nestes dias claros, esta parte de Territórios do Norte é considerada como um dos melhores lugares da Terra para desfrutar do fenômeno que ilumina o céu, a aurora boreal, e também o chamado sol da meia-noite.

(53)

53

immi apresenta | northwest territories

1) Critical Impact Worker

Visa preencher vagas de emprego quando não é possível encontrar mão de obra local. O candidato estrangeiro precisa ter trabalhado por pelo menos um ano na

mesma posição com um visto de trabalho válido.

2) Skilled Worker Stream

Busca candidatos com formação, treinamento especializado e experiência profissional full-time de pelo menos um ano de duração.

3) Express Entry Stream

É direcionado aos empregados qualificados que possuem perfil ativo no Express Entry.

4) Business Stream

É voltado para empreendedores que desejam imigrar para Northwest Territories para iniciar o seu próprio negócio ou investir e administrar uma empresa

pré-existente.

O Northwest Territories PNP possui 4 categorias diferentes que são voltadas a profissionais qualificados e a empreendedores. São elas:

(54)

54

O salário mínimo neste território é de $12,50 dólares canadenses por hora.

O Território do Noroeste possui um site exclusivo para tratar de assuntos de imigra-ção. Confira clicando aqui.

Aqueles que querem saber mais a respeito de como investir nesta parte do Canadá poderá obter mais dados neste link aqui.

MAIS CURIOSIDADES:

(55)

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa foi desenvolvida através do projeto “Formação inicial de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental para integrar as Tecnologias Digitais

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No sentido de obter subsídios para as decisões sobre o planejamento inicial e auxiliar no processo de elaboração de projetos é que se utiliza o PDRI (Project Definition Rating Index)

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Foram realizadas medições de frutos e sementes, com paquímetro digital; massa de 1000 frutos e 1000 sementes, em balança semi-analítica; teor de umidade das sementes,

Ar'4 I' - Anunciar e convocar os professores do quadro permanente do curso de Te(jnologias da Informação e Comunicação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do

Um PACS com suporte à recuperação de imagens baseada em conteúdo consiste de um sistema que contempla a conexão com as modalidades de imagens, visualização,