• Nenhum resultado encontrado

'i K Associação. "da Commercial enviou ao Sr. ministro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "'i K Associação. "da Commercial enviou ao Sr. ministro"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

¦' kK.„

mstm*:m

:k:

m&mà

BI

BR^M-W-Wm

<-C*sZÒÍ .kíit?\*r.*- Jl„ iftí-í^ii1» uí,

ÊÊÊêêêèÈl

*JT* C.rmTttTZJCUBST-AAl .•jnrtSK**! vít^i?,?.

aio in

\

.EEDACÇÃO

CS-flõ EUA. EO OUVIDOR 63-65

RIO DE JA1IR0, Domingo 19 de Abril dc 1801

:'0 P.AIZ ô a folha de maior tiragem e de maior circulação na America do Stil

ASSIGNATURA

CA-tPUAr. 12$ | "ESXA-DOS

ESTBAKGEiaO 30$ POIl AHKO

1Q$

NUMERO AVULSO 40 RS.

1

SETE DS

Sinto-me na necessidade de reclamar todas as desculpas para as linhas que vou mal tragando, a maneira dessa gente que escreve á noile e previne oà equívocos de orthographia.

Vim tarde. A' ultima liora.

Já nâo lenho senão vagas reniiniscen-cias dos factos da semana. Não hão de perder muilo os leitores com a falta desse massanlc c esleril retrospecto.

Mas como um dia nâo são dias, lambem uma semana não são todas as semanas; c eu lenlio o direilo de esperar que não me leiam e apenas olhem para essa co-lunina compacta e cheia de lypographices como nma simples oxterioridade do meu iinprescriplivel dever dc folliculario.

Ii nada mais.

Eu deveria principiar dando os meus parabéns ao publico pelo gozo sensual e Jirulo com que a estas horas vai de-•vorandoossa creação imprevista do nosso Coelho Nello — as h Ilas llapsodias.

li como esse livro recorda as inclopéas rudes e selvagens, as antigas gestas de menestreis errantes cantos, soiioridades inda lioje perdidas em lagrimas das tibias umhrosas dos cnstellos medievicos, c principalmente a esse sexo frágil so-nhador c romântico que elle npparcco como uma eondemnação litteraria do todos os sonhos, de Iodas as illiisííes, de todas as nuvens indecisas que cara-cterisam o representam a condição «le-coralivO detodos oi inicios, da aurora como da mocidade.

I! para aproveitar o ensejo de resenha /lililiiigi-apluca.iniii me esquecerei de appn-lar que a excellente llevisla Pedagógica, dirigida pelos talentos o dedicação de Menezes vieira, entrou agora no segundo tomo, jã lendo publicado um grande numero dc informações uleis c do inter-essanies artigos sobre assumptos peda-gogicos.

Vem de longe, de muilo longe, ensur-ilccendo os ciironistas esla vozoria una-ninie sobre o lugubrc paradeiro a que chegamos em inaleria de salubridadc.

(.Iii" razões, alinal, lemos para nos queixar da caliiinnia dos bárbaros de lã de lora, (pie dão o lirazil como um fóço de inieeean, 0 viveiro do micróbio fúnebre o horripillanlc?

Creio que nenhuma.

Aqui, ao que parece, éa palria eterna iln morlo: c na gcographia das cousas, aqui é a zona do obiliiario.

d obiliiario aqui vegeta na cxliiilieran-cia orgioca o tropical de casa própria.

lim balde clamam hygicnistas ç em-preileiros bem intencionados, li alé mesmo os médicos clamam alguma cousa conlra o febre, conlra esse. ofiicial do mesmo ollieio. essa doutora exótica ile annel de lopasio e saias «le ganga chi-ne/.a.

llm labafero.

Mas os clamores passam, ronio es no Apóstolo, na sua perseverança mal ouvida. Vem o liinvcrno quoenrija o crislalisa as queixas soli o oapnle discreto que encobre Imiu ás vistas profanas.

•Sim! Sn lia mu remédio: 0 hyilverilO. li é liem provável «pie o céo só abra ns suas colaractas e só despeje o dilúvio salvador quando S. 1'edro (16 por com-plela a lolação dn beniavenluraiiça.

Valliam-iios o hynvcrno e o chaveiro do céo.

Mas não «5 só a febre que collabora ardentemente no obiliiario.

Agora lambem já apparecem os sallea-dores, a moda de Scllillcr, nn estylo do velho mundo, alacamlo nelas estradas, refreiando os animaes ardegos (ine tiram aTcarruogeiis ricas c os trens luxuosos-. Ao misero gatuno reles, covarde e pra-tico junla se agora esse l.vpo «pie o ro-munlismo europeu explorou cm um mi-lllão de dramas sangiiinolcnlos e csiia-venlosos.

Ora, vai ludo muilo bem ! Deve existir nm cerlo paralcllismo enlre os phenoiue-nos sociaes; e c natural que a um hialo de hygiene que garante ;i saude corre-spoiilla outroliialode |iolicia que nos ga-ranle a vida.

li' bom pedir qno nns deixem ao menos a vida embora com lebre, com Iodas as febres possíveis.

Aló porque é cousa averiguada a proll-cuidado (Io quinino, c suas vantagens incomparaveis sobre a policia.

Uma cnnsa que faria rir, se a semana não fosso muilo séria, ao cerlo deveria ser a greve que se suspeita vão fazer os suhdclcgados.

lim horror! Imaginem os subdelogados em greve: Iodos elles graves, clrciitnspc-cios', sisudos, atirando ao lixo a vara mar-ínclíclra da jusliça I

Decididamente, atravessamos tempos calamitosos. Parece «pie o planeta atra-vossa agora uma zona de elber, uma zona anarcliica do espaço ainda não prevista por Allan ICardec o tão pouco explicada pelo Dr. (laslro Lopes, autoridades ambos em taes assumptos altíssimos e super-lunares.

Os subde.leguès em greve; dois barba-rismos graiiunaticnes em coincidência I K além de sr. morrer de policia, c além dc se morrer de hygiene, morrer-se aiuda em cima ;i si*Tde de jusliça I

Não será o caso de tomarmos a altitude de um marlyr dc drainallião, rcvirnrmos os olhos para cima, as mãos cruzadas ao peilo, a voz tremula :

— lléos I que destino nos reservais ainda 1

Pelos rcsuilados a que chegou o inque-rilo sobre a queslão da Tribuna, llca-se sabendo que tal assalto não houve, é apenas um frueto doenlio do medo pânico dos noticiarislas.

Nem houve assalto á Tribuna, nem ha febre amarei Ia, nem ha gatunos, nem lia salteadores, nem ha mesmo cousissima nenhuma.

Isso aqui 6 uma terra de doidos, meus senhores, e o melhor quo os poderes públicos podem fazer é encerrar Illimani-tariamento esse povo n'um líospicio «le alienados.

niiumo tio dobiito cliCEnrnm n. vias «.le iiicto, com o main liimon-tnvol 8ncoe«»o, porque cio» dois lad.jM ll possoas ficaram fonoas, uluuniiiK bem Bravemonto.

Buenos Aii*es, 18.

O jjovorno iiríjeiitirio ilecreton o levantamento .Uo ostiulo desilio,

uestn ckladu. .

—A. pulicia do TÍ.-.sai*io OSttt ex oro ri uio violoncias contra tv nn-prensa local. .A. populnçfio acha-ki* tiullffiniuln O n«<> «oru do ostra-íiliai* am eliociui* ii mãonrmoda. SiiIjo-hi! muis que as autoridades iiciisiiin om supprimir o «Mnm-cipal'. Nesto procedimento,alias, terão o apoio de toda forçi*. dis-ponivel, íi«io estado promptiduo.

—XttXttdo ouro K50.

-

S. Paulo, 18.

Telo.Krnplinm cia JEaropa fino foram contratados oh oporarios o comprados todos os maoliinis-mos nocossarios imwi u Compa-nhia l.Jiiiiili..«i.«.Tão Paulista.

Começaram u<|iii un exames do prepHvnlorios.

~ Continua n er«Svo «los ooclioi-rou. ..Viiiilaiião apparocou narro on lill.nry nos Misturou públicos. Consta (|uo oh cochoiro» vao re-(|ih*i«.ti« iii) clicle do policia a pro-hibiiTtin ilu providencia da priuno <liu, íhcH é comininadn o a «le <!<«-posito dos rospootlvos vchionlos, nos casos oooarreut en <«tu <iu<! ho procura um meio ilo (jarantlr us eiisli.H ile processo, ns sontenoas e iiiuI.iik Impostas.

Casou«se ho.i<! o acadomico Kodolpho Ifivria com nma lilha ilo capitalista.ranuario Moreira. —iVclia-HO n"*si.«i cidade o jorna-listn Ktlimrilo SnlumonUu, dessa i*(írl;it*vi"to.

Vni ser (nniliulo ««m .Tnnainuy nm nstabuleciinento biilnnarlo.

--.Nos arredores da mosmii cl-ilude, vai «cr consi cuida a viün G-lioovio.

A. Companhia ltulo-1'milis.a resolveu Inzer u u uuis li* il o <la uraudo marinoiMvria Martinolll.

Começam i««> din UO ostra.-balhos parn o nssciilnmento d.-i linha tclcphonicn, lijiuuilo esta cidaile o u de Símios.

Saii+oSj 18 lEntrarnm hoje H.!2'.)~> sacens de eiilii <« eflccl uuram-SQ vondns de G.OOO destas, lendo por bati<« o praçn «le OfJOOO.

JNIcrciiilo ciihno O ílvmo* íSiot-Jc tíiV.OOO saceas. Cambio bancário sobre

IjC/n-dres 17 1«|10 _

- Rccirc, 18.

O Clnb «los Olliriiiin «lu G-iiarila Naoloiial de J»eru:iiii-btico decidiu relicituv o •.j-en.Tí.i-lissiino presidente «lu Republica, pelo decreto «in>* reorstnnizoii uauella luilicin. Nesso sonliilo expediu-se .iii eommtaiicaerio, «mu nuo so declara cjuo ucpioilo neto j"ol «-leviida medida do ordom ptiblion.

blico ou que o não possam ser sem damno do mesmo serviço.

Ora, louvado seja Nosso Senhor Jesus

Clirislo . , , , ,

A pedido do respectivo subdelegado, vai ser policiada a serra da Tijuca pir patrulhas de cavallaria.

Mais vale larde do que nunci Honlem foi ali preso um individuo mie sabia apressadamente da casa do Dr. 1'crrcirinlia.

Não dando explicações solire a natureza da sua visita o scndo-llio encontrado um canivete punhal, marchou parao xadrez. A secção eorrcccional da penitenciaria, creada 'pelo Dr. Francisco Portella, go-vernador do estado do Hio do Janeiro, acaba de receber os primeiros

COlTCC-cionaes. . .

Kssa scecão comprrhcmlc. uma prisão celltilar para vagabundos dc ambos os sexos. 0 regimen adoptado i; o do silencio, do trabalho em cuiiiinuiu e isolamento cellular nocluriio.

— • * •"-=»vOi*-Sí^-" «e^A""."!

Ü\

Houve lionlem despacho ministerial soli a presidência do generalissimo presidenle da republica.

Foi exonerado, a pedido , o Dr. Agosli-niio de Souza I.ima do logar dc inspector de hygiene desla capilal, sendo nomeado Interinamente para siibstiliiil-o o lir. llenlo da Cruz, ajudante do inspector, 11-cando no exercicio desse logar o Dr. Pa-ranlios Pederneiras.

MUITO BEM !.

0 Danço livoliicionisla inaugurou hon-tem os seus trabalhos do modo mais sympalliico c mais desvanecedor para 0 Paiz.

Ao finalisar os trabalhos da sessão dc instalarão foi mandado lançar cm acla um -volo de louvor ao Sr. Dr. Bezerra de Menezes e enlão o Sr. Lafa.vele ('.oim-bra, incorporador da empreza, propoz que a esse volo tão justo e lão merecido sc juntasse um aclo de não menos sympalliia, qual o do Iodos presentes concorrerem com alguma coisa para aceudir á desgraçada morplietica de que lemos tratado.

-."-Esla proposta foi aceita com indizivel satisfação c a collecla feita produziu a importância de 202(5000, que nos foi en-Ircgue liontcm mesmo.

Devemos, pois, á assembléa bomfeilora lodo o nosso reconhecimento, que ella deve aceitar pela sinceridade que o dita, somente igualada á sinceridade com quo cuidamos dos nossos compatriotas perse-guiilos pela adversidade.

A importância em nosso poder, e enin desuno a essa infeliz cseu lilho, oleva-so agora a 371ÍÜ00.

Aliemaiília, 1 primeiro e i segundo/ Eslados Unidos da America, idem;i llcpublica Argentina, idem: ¦ Chile, 1 primeiro ;

llepublica franceza, 1 primeiro c 2 sc-gundos;

Grã-llrelanlia, mem;

llalia, 1 primeiro o 1 segundo.' ->

Porlugai, idem -¦

nepuiilica Oriental do Oruguay. Idem. Art. 2" As legações na Austria-llungria, Bélgica, Ilolivia, ilespanha, México, Para-guay, 1'cri'i, llussia, junto ã Sanla Se, na 'Suissa

c em Venezuela, serão regidas por enviados extraordinários c ministros plç-nipotenciarios do 2a classe, tendo cada uma dellas um 2o secrelario.

Art. 3" Não se fará nomeação de 1" ou 2° secrelario cmqiianlo, reduzidos os re-spedivns logares ao numero estabelecido nesle decreto, se não produzirem vagas que coiivcniia preencher.

Foram approvados os estudos definiu vos da cslrada de ferro da cidade de Caxias a S. José dc Cajasciros, no Ma-ranhão

Os Srs. .Tens Sand & (1., negociantes desla praça, ofierlaram ao jardim botânico duas cslatiias representando a Pesca o a Lavoura, as quaes já se acham colloca-das na área cultivada daquello eslabclc-cimenlo

Enlra amanhã do semana na policia o Dr. Mias (lll llocha Pilho, 3" delegado, II-cando os corpos do delicio á cunla do Dr. brazil Silvado, 'i" delegado

Foi nomeado chefe de policia do eslado do Amazonas o bacharel César do llego Monteiro.

A Companliia Estradado Perro de Vas-souras, Paly do Alferes o Pclropolis oble-ve privilegio do gooble-verno do eslado do ilio de Janeiro, duranle 70 annos, para um ramal férreo enlre us proximidades do logar Estiva c a estação de Belém, na cs-irada de ferro Central do lirazil, e Iam-bem para lllllil linha férrea enlre a Ca-caria o a cilada eslação, passando pelo lerrilorio da freguezia de S. Pedro e S. Paulo de Itaguaii.v. ¦"¦

Para estes enprcliendimontos, a com-panliia gozara da garantia de juros dc G%, pelo prazo de 3.'i annos. sobre capilal, na razão de 28:50üí, por kilomelro.

Foram nomeados:

0 major graduado do corpo de cslauO-maior de '." classe Juvenal Rodopiano Gonçalves dos Sanlos para o cargo ile professor do I" anno da escola de anren-dizes artilheiros.;

0 lenenle do corpo de eslado, '-'''or «lc I1 classe Adolpho 1'eiia Pilho encarregado do expediente do pessoal o material do exercito junlo ao governador do estado de S. Paulo;

(I lenenle reformado do exercito flay-iiiuiiilii Perdigão de Oliveira para o cargo de iijunln do '•!" anuo da escola de apivu-dizes artilheiros.

IUII01IS10S

üe martyrios o provações, uo pranteado eslylisla Camillo Castello Branco.

O livro vem illustrado em quasi lódas as suas 400 paginas eom muitos retratos, casa onde viveu Camillo, escolas que fre-quenlou, ele.

¦ « « ¦ « 'i

K Associação Commercial enviou ao Sr. ministro "da fazenda os pareceres das commissões dc negociantes de impor-tação o de banqueiros sobre o eslado financeiro desla praça, acompanhados de oflicio, pedindo á S. Ex. toda a solicitude para as considerações contidas nos meu-ciònados pareceres.

DE TUDolpARâ TODOS

•—- Existiam antô-lionlem noa diversos lins-pílaes a cargo tia santa casa da Misericórdia 1.491 enfermos. Entraram CG; sairam 55 • falle-«-oram ll u llcnrain om Iralntnonto 1.491.

Tuna liojo no jardim «Io Ingii, cm Nlllio-rnVj a banda de musica do regimento iiuliciul du estado tln Hin do Janeiro*''-—

Durante a semana finda foram dadas 536 consultas, nas diversas clinicas. Pizcrara-so 3oporac0e3 e<i*2 applioaçües do electricidado.

— ínaugura*su hojo d larde, no largo da Memória, emNillicrny, a kerinesse cm favor do rávln creado pulo Centra Operário daquella cl* (iodo.

A I" prclorla r*?lí Instalada na pnra das Maiinliaft.anii^o irapieüo Maxwell, o começará a hinn.iuii-ir nu dia 2í, sunilo as audiências nas quarlas-fuiras o sabliailos, ao melo dia, e a junla correccinnul da sextas rei ras, ;i.. il limas.

—As proposlas para a cousIvuçpüo de cercas ile arame na cslrada do ferro «li! 1'orto Alegro u ij'rllpliayaila sorjo alierlas u 'li do correnle, na l* directoria do obras pnlil oas.

0 llr. Erncslo llodrlgiies da Silva foi no-meado «lelegailo de (lulicia do lento «lo Sanla Áuiia de Muc.ICÍl.

—Ai-lia-sc nacslaçüodo 2°dlálrlcln dosa. ciameiiio nma menina hespanlinla de nome Camilla Prola, (pin penleu su do seus pais Juan 1*1*01 it e ('oiislaiitiiiu Alvares.

Xa secretaria da Inspccfüo «lo arsenal «le mai Íuiui si-r.Io rccetildas proposlas, ao iiiolo-din do '« do próximo nn-z, paia cxecuçliu das ninas necesSaritiB á easa df» respoctivn inspeelor.

A banda dc musica do (lllll) Musical «le Todos os Sanlos faz lioje uma pusselalaü Penha,

i-n»,*»(.;illSP—

REGISTRO DA BORTI?

0 ohituario do ante-hontem iaz-nos persever/ir na confiança cm Iodas as pro-yidencias liygicnicas e propliylalicas, devidas á enerpia c boa vonlado da... pivina Providencia. Tivemos .11 enterra-menlos, sendo 18 do febre amarela. De outras cndeniias, constam um caso dcac-cesso pernicioso, um do febre biliosa, nm de febre rcmitlcnte lypboidca

rol removido o juiz de direilo bacharel Praxcdes Theodolo da Silva, da comarca dc Lagoa iliniid", na Parahyba, para a de fililaercs, no (Irará.

Arl. 3". nas lcsaçúcs e nos consulados geraes c consulados em cuja sedo não existir legação, haverá um livro desti-nado ás inscripções de conformidade com o art. 2G do precitado decreto n. 942 \. Nos vicc-coiisulados não haverá registro algum.

Art. 4*. As declarações dc que trata o art. 27 do mencionado decrelo n, IH2 A deverão ser feitas perante as legações e consulados no prazo de Ires mezes,' con-lados da data deste decreto, o serão teste-munliadas por dois empregados diploma-licos ou consulares; e no caso dc os não liaver no logar, poderão sul-o por duas pessoas idôneas, preferidas as (pie esli-verem nas condições de ser-llies conliada a guarda dos arcliivos, segundo a dispo-siçáo do arl. 20li do regulamento consular de 1872.

Essas declarações, dopois de legalisadas e registradas, serão reiuellidas á secre-laria das relações exteriores, ípie as arcliivará.

Arl. li". Os chefes das legações c con-solados a cujo cargo estivei' o" expediente do montepio são competentes para abonar as quantias destinadas ao funeral dos contribuintes (|iie falleccrem, de confor-midado com o art. 47 do dito decrelo n. 1)42 A, podendo ser pagas pelo cofre dos consulados, quando os emolumentos forem arrecadados por conla «Io governo. Tara esse llm deverão os interessados comiiiiinicar-llies o modo por quo lizerein em seus saques os descontos relativos ao montepio.

Art. lia. Alé o dia 15 de Janeiro de cada anuo as legações o consulados que ti1 verem a seu cargo o expedindo do mon-topio, rcinellcrão á secretaria «Ias re-lações exteriores uni relatório soliro Iodas as occurrcncias que sc tiverem dado du-ranle o mino.

Vni concedida ao llr. Domingos Jacy Monteiro Jnnior a exoneração que nediii do logar dc direclor das colônias (ia as-sislcncia medico-legal dc alienados na Ilha du Governador, sendo nomeados para o mesmo logar o chefe dn secrelaria da «lila assisleiicia, Hr. Domingos Lopes da Silva Aranjo, e nara o logar dcslc Hora-cio Gusmão Coelho.

Parle amanhã paia a liuropa o Sr. I.uiz (lomcs Pereira, dislinclo chefe dc secção da secrelaria dc eslado da marinha.

Acompanha-o sua virtuosa esposa, ver-dadeiro ornamento da sociedade lliinii-nensc.

Foi aposentado o desembargador da exlincla relação desla capital Josó da Moita dc Azevedo Correia.

Celebra-so hoje a fesla do palriarcha S. José, nus seguinles igrejas:

Na inalriz de S..liisé, sondo oradores frei Sanla Catharina Furtado e o conego Figueiredo do Andrado ; no convênio «le Nossa Senhora da Ajuda; no seminário ile S. Josó e na capela dc Nossa Senhora das llores, no Andarahy Grande.

Foram nomeados assistentes dc clinica para a Faculdade de .Medicina, ns Drs.: Mareio Filaphiaiio Nery, de clinica de moleslias nervosas o menlaes; Álvaro Paulino Soares dc Souza, de clinica ino-dica de adubos [1» cadeira), e Pedro de Almeida Magalhães, dc clinica

propc-leulica.

Foi nomeado delegado de Terras no eslado do Amazonas o auxiliar technico da mesma delegacia llayinuildo da llocha Filgueiras.

No primeiro trimestre desle annn, a guarda noeturna da freguezia da (lande-laria.posloiiseiilineliis ásporlifs«te33 casas encontradas abortas, encontrou nas respe-divas fechaduras 5 chaves que foram res-tilnidasaos seus donos, achou o entregou a quem pertenciam, li objeclos diversos 0 cllVetiioii as prisões de (1 indivíduos (2 hespanhóes, I porlugiicz, I italiano e 2 nacionaes) dos quaes 5 por gatunos e 1 que eslava sendo perseguido por uma praça dc cavallaria. üs presos furam apresentados ao subdelegado da fregue-zia.

A guarda noeturna da Candelária («Mn prestado muitos bons serviços ao com-mercio e ao publico. 0 exemplo dos que tomaram a seu cargo mantel-a ó digno de ser Imitado, principalmente agora quando ioda a gente conhece a delllcicncia da brigada policial.

Parle amanhã para a liuropa o Sr. con-sollieiro Manoel Pinlo de Souza Dantas, presidenle do Hanco do lirazil, e o nola-vel estadista a quem a causa da abolição deve inulvidaveis serviços.

0 cidadão José da Veiga Jardim foi nomeado secrelario do policia dc Goyaz. Na inalriz de Inhaúma celebra-so boje a fesla de S. Sebastião, com procissão á tarde, musica, leilão uo prendas c fogo de arliflcio.

Haverá trens extraordinários da cslrada de ferro do liio do Ouro aló a eslação dos Pilares,

Pela 2a delegacia eslá correndo, com reserva n empenho, um inquérito soliro falsificação de cautelas de importante companliia, não lia muilo lançada na praça.

Nessa embrulhada andam cerca dc 2.000 cautelas, muilas das quaes já foram irans-feridas a diversos em causa própria.

Recebeu o gráo de doulor cm medicina pela faculdade desta capilal o alumno da ll" série AHbnso llegulo de Oliveira Fausto.

HORRORES DA

AHTOSIO UAGKDO COSTA

E aló novo momento Incido.

J.H,

TELEGRAMAS

SERVIÇO ESPECIAL DO PAIZ

6r"siiiíi:i{fo, 18. ÜEJntro os ci<!u«1uo« chilenos «titic ncitbtun cio «or deHtovrados» por ordi-im <lo tticlutlnr, flgiiriim OS fcívH. .Iiiiiii Onstcllu. .A-lejo XSiiir-¦riow, .Fuvim* IjÍiisci., AJejandro *V

i d íi 1 , Zoi*o1ml)(!l Víudi-iüitcz, Kimun Jí.odrÍKUov:, David JLJu-entoa o H-ioardo B^; rro ir»;

IÜi ii contraposição no noi o da jnnía rovoltioiomtrin, ordenando Qtto todos om sonoros no-ncossn-rios no consumo ontro iioC!liil<»,li-vrtis dc direitos, o íjoverno noabn do doorotnr «t^spacho ibroado jitts ulíUinloííns,

Via noi as <lo finar ioi-ge neral, ti o st ii nldado, consta i|iic o exer-cito lejKUl ainda ti íbrtt; do itõ.OOO homens*

Km nma entrevista ane ti-vom os com nm dos oUoTos pro-eminentes da revolução, intorro-cámos sc cm findas condições, o comitíi não estai»ia promplo a entrar ii'um AOCOrclo com oprti-Btclbntu Biiltnnoecltt. --V i'«*spuí«ta •nno obtivomos íbi jporoniptoria: os rovoluoionarios consideram o elictador fora da lei c deixarão do considerar toda o rrpinUmfcr proposta epio em nome dolle lhes seja apresentada*

Buenos A.ix*es, 18.

XTonve em IMendoza tnmultos cie corta èravidttdOi motivados jior fpn.Htôcs eleilòraes. Os ani-mos ali continnnm excitadissi-mns, rrriiiii.iilo-Ko UcNorUeiiü do maior vnlto.

JVo caso actnal, os factos pas-«aram-se do se^suinto modo. JV TJniSo Civicn promovi.rn mnn oonforenoin, pnr» trnlnv do ili-versas candidaturas. Itcimtrnm-Bo lambem nm iu1voi*hiii'íiih du-qaelln 8m»ocia\*«o e do uiitsigo.

foi lionlem Iraslailailos da capela dn mosteiro do S. llenlo para bordo «lo vapor Ptirtts, os despojes mortaes de I). Anlonio de Macedo Cosia, afim de serem conduzidos á capital «Ia llaliia, a terra em (pie nasceu o virlnoso prelado.

A's 11 horas da manhã o corpo de D. An-lonio recebeu as ultimas preces ila igreja calliolica nesla capital, assistindo á pie-dosa cerimonia, parentes e amigos, o bispo de Guerra o muitos membros do clero fluminense.

O feretro em que estão recolhidos os restos «Io arcebispo bahiano foi duranle '20 minutos aberto o posto em exposição, sendo depois carregado por lí sacer-dotes, qne o conduziram ale á cnlrada do arsenal de marinha.

A' frente o bispo de fierra com oulros sacerdotes rezavam o l.ibrra-me.

No portão «lesse estabelecimento na-vai, o Srs. conlra-almiranle I). Carlos Dallliazar da Silveira e Cuulia Couto, a(|iie||i! chefe do eslado inaior general (['armada o esle Inspector do arsenal, n mais dez onlros ofiiciaes receberam o ferelro e o conduziram a galcola a reinos, quo o devia levar ao Pttrits.

Unia outra lancha deu transporte aos. convidados da fúnebre cerimonia.

No Puriis foi levantada nina câmara ardente, na primeira coberta do navio, semlo ali edesde loifo depositado n corpo. Acompanham os restos mortaes de D. Antônio, o COlIPgO Macedo Costa So-lirinllO, llr. Macedo Cosia, irmão o .losé Macedo Cosia, sobrinho l3«"hoiii «lo il'""=-Ire morto.

Por elleilo lalvez il.i If «ralura Wt> vada nesta capilal ou por outro ipiai-(|iier (pie desconhecemos, o corpo do virtuoso arcebispo parece eslar em de-composição, pois (pio limitem/ além da côr iiãoeominiiui aos despejos «:m per-feita conservação, nolavám-so sobre a cabe.;,-, o fae««s' «Io cadáver vermes que lraii3iiav,im do mn para oulro lado.

0 Pitrús suspende ferro ao amanhecer do hoje. *•

Exlraordinarias occurrenclas lém de-terminado o lamenlavcl apparecimento da febre anierela om Canlagallo.

A população alarmada e cheia do pavor eominelle aclos reprováveis a que não tôm força para opporcm-sc as autoridades locaes."

Duas senhoras prrleneenles a uma fa-milia que cmigl'011 daquella cidade para uma fazenda próxima da eslação da Una Snric.ainda denlro do municipio,foram atacadas «lo mal, fallecendo uma dellas. Ilequlsilou-se um Irem que levasse o corpo para o cemilerio da cidade, c o povo oppoz-se a (pie fosse irazido de longe mais um cadáver dc viclima da epidemia ; niettcu-se o corpo íuiui irem quo o trans-portasse para Sanla llila, c o povo dessa localidade fel-o voltar com o feretro. Havia um só recurso, em liora lão adian-lada depois do fallecimenlo: enterrar o corpo da infeliz senhora nn inatlo, o assim se fez, ali á margem do Itio Negro, perto de uma encruzilhada.

Como andam as coisas pelo municipio de Canlagallo I como corre a adminis-tração em face da epidemia I . „

Foram removidos, a pedido, os juizes de direilo:

Ilacharel José C. do Espirito Sanlo, da comarca de (io.vanninha para a de Santo Anlonio dos Anjos, em Smila Catharina ; Ilacharel Edclbcrlo l.íeinio da Costa, da comarca de Sanlo Anlonio dns Anjos para a dc S. José, ambas em Sanla Gallmrina. Por decrelo de lionlem licou sem cITeito o (pie nomeou o bacharel Francisco de No-vacs, juiz de direilo da comarca dc Sacra-menlo, cm Minas (Jeraes, para a comarca da Faxina, cm S. Paulo.

Foi nomeado o l» lenenle l,uiz Manoel Gonçalves para o logar dc lenle substi-luto da cadeira dc nialhcmalicas da escola naval.

0 bacharel Anlonio Joaquim de Sá llibeiro foi nomeado juiz de direilo da comarca de Coroai.., nn Maranhão.

Foram nomeados Luiz Anlonio dos San-loscAntonino Ferrari para pliarinaccuticos de 4" classe da armada. ¦

0 Sr. ministro da agricultura resolveu que aos empregados de seu ministério é alisoliilainente vedado exercer em qual-(iiicr ramo da industria o do commereio funceões remuneradas ou graluilas que li.ijam de ser desempenhadas nas horas destinadas ao expediente do serviço

pu-O serviço medico da policia duranle a presente semana será loilo pela segninle fôrma:

Interno, Drs. Luiz Quadros e .1. Carva-Ilio ; autópsias o corpos «Io delicio, em hospitaes e domicílios, Drs. Tliomaz Coc-lho e Araújo Lima; verificação de óbitos, Urs. Nemesio Quadros o Moraes Dnlo.

Nossos collegas do Direito, transcre-vendo nas suas columnas dois dos ulii-mos artigos de Ignolus, que ha tanto tempo nos honra com a sua cnllaboração, precederam-nos das seguintes merecidis-simas palavras, firmadas pelo Sr. Dr.

Macedo Soares

->, Com impetrada o concedida venia, transcrevemos ,\'(l Paiz de 20 de feve-reiro o artigo supra, sentindo não havel-o alcançado, para «lar o verdadeiro nome de, seu illlislrado aulor

«. Seja «piem for, Ignolus discute com lanla prolicieneia, sisudez, lógica c lin-guagein clara que o Direito honrar-se-bia cm ennlal-o no numero de seus col-íahoradorcs.

I. A' redacção d'0 Paiz agradecemos a benevolência, »

0 lal caso da collecçáo Salvador de Mendonça, denunciado pelo nosso collega d'0 lirazil, tem-mo cauzado tristeza .: taiiibem 'alegria.

Tristeza, porque a respeito de piulura jí (iii pique de. mg connailre, mui! -¦ o fui

grosseiramente bigodeado.

Quando li que a academia de bellas artes achava-se na posse (leseis telas ori-ginaes assignadas pnr Ainiih.il Carracci, David Teniers, Van Stcen, Ilrcngliel c Lcsucur, dei seis pulos de conleiile.

li comecei fazendo o (pie costumam a fazer os linns críticos indígenas: corri pressuroso ao pai Laroussc, alim de ler o que diz elle sobre os pintores supra-dilos. -.

Dopois do inteirado sobre o assumpto, dirigi-mo ã academia para admirar o Irabalho dos grandes mestres.

Admirei, admirei, os senhores não

ima-ginani quanlo admirei ^companheiro

Iteconheci naquollas leias, muniíicentei Clonfcssamo-nos dádiva de um lino conhecedor, todas as j rados pela qualidades o característicos que

iinmor-lalisaram os pincéis de Teniers, de Le-sueur, de Carracci, dc Van Sleen c de lirenghel.

D'ora cm diante, disso com os meus botões, estou habilitado a conhecer um Teniofs aulhenlico só pelo cheiro o um Lcsucur pelo lacio. li com que orgulho via aquellas preciosidades figurarem iia nossa pequena galeria artística 1

liis senão quando o crilico francez Paul lindei vem dizer-me que laes qua-dros não passam de grosseiras falsi-licações, de nionumoiilacs bolas, recam-Inadas da casa Dronot como indignas, e que somente quem não possuo a menor noção de pintura so deixará illudir com fraude lão inliab"

Lá se foi Ioda a minha admiração por agua abaixo c com cila oitenta por cento da minlia presumpçáo do crilico.

Voltei á academia... e, realmente, que formidáveis botas I Que imitação chi Ira I Nns Que pouca vergonha >i"

(0 diabo é so amanhã me provam que os quadros são mesmo verdadeiros!... Se tal suecedor, desde já me coinnronu Uo a admirai-os novamente.)

Mas esta decepção não conseguiu des-manchar o bom humor em que ine poz n illuslre rcprcsonlaulo do lirazil nos lis-lados Unidos.

Ello adquiriu a sua galeria na boa fé de que os quadros eram originaes.

Mas descobre que não passam de nnis falsificações, e quo os não púde impingir a terceiros, como lb'os impingiram.

Qualquer oulro ficaria indignado, fu-rioso,' desapontado o triste.

Mas o Sr. Salvador enterncccu-sc. linlerneecii-selenibraiido-so da suacau pátria, onde canta o sabia c omle vicejam os botucudos da arlo

li a mimoseia com alguns quadros da sua famosa galeria.

Como brazileiro c crilico, cu não posso deixar de chorar... de riso; mesmo porquo o easo traz-mo á lembrança uin velho coronel que, para dar-me provas ila sua amisade, mandou-mo de presente uni praio «le péras duras eomo páo, nas quai s não linha podido metter o denle, comn vi pelos signaes que os seus incisivos tinham nellas deixado.

J. Qukiuia.

Foi nomeado o Io lenenle José Maria da Fonseca Neves para o logar de inslruclor tle hydrographia da escola naval,conforme noticiámos.

Ilespondeniln á consulla que lhe dirigiu o direclor da easa de correcçâo desla capilal.com referencia especialmente ás autoridades encarregadas das execuções cri mi naes, declarou o Sr. ministro da jusliça que em lermos genéricos está re-solvida a duvida pelos arls. llil o IG2 do decreto n. 1030 ila 14 de novembro de 1800, que determinam para o juiz da acção a competência paru execução, es-tahclccendo, nesla conformidade, que aos prelores cumpre executar as sen-louças de sua alçada o das juntas corre-ccionaes, e aos juizes do tribunal civil c criminal, as proferidas nas causas que ás suas câmaras ou ao Jury pertence julgar cm l* inslancia.

Conta um jornal parisiense que chegou ha dias, á capilal da França uma coube-cida cantora da Opera com um séquito de alguns criados.

linlre esles noluvtt-sc uni lacaio elegan¦ lissimo e dc allilude tão altiva que os agente.-) da rroiilcira examinaram-no de perio e... telegrapbaram ao prefeito do Paris, dizendo que o duque de Urleaus,sob um disfarce, dirigia-se para aquella ci-dade.

d governo nãn fez caso da denuncia e deixou o principe percorrer incógnito as ruas da capilal.

Ao uoüso collega Jovino Ayres foi ! honteni entregue a quanlia de 500^000, I com «Icslino a beneficência'.; da SocicdHe ! «los Homens do Mar e que será entregue ; no lodo ou em parle, a juizo du nosso

sinceramente ponho-irova do confiança dada ao nosso collega,sentindo quo, infelizmente, não nos perinltlissem pôr a descoberto o nome de quem lanlo se rccommenda pela conliuúa pratica da caridade.

Podemos, cnlrelanlo, dizer, não ^ai nisso uniaindiscreção, vindo essa 'importância das mesma dislinclissima senhora cessivamenle lira á sua bolsa g

pois que ler pro-mãos da que sue-onerosa o franca os auxílios enm que muilas vezes lèm sido soecorridos os pobres o as viuvas protegidos do O Paiz.

Não podemos encarecer mais os senli-menlos de pbilanlbropia e as bondados do coração da nossa distineta compa-triota, (loque pela aflinuação dc que ella 0 seu esposo, cavalheiro dc alia socie-dade, ludo quanlo nos recommciidam é que não lhes divulgue os nomes.

CASAMENTO CIVIL *7

Proclamas affixados em diversas preto-rias aqui da eiipil.il:

u* prcloria—'ln proclamas, Joaquim Leonardo Affonso com Christina Maria Pc-reira.

i.'i> pretnria — I" proclamas, Martim An-lonio «le Suuza Pinto com .Máxima Maria da Purificação.

Juslino Cypriano do Carmo com ilegina Emilia Machado.

Joaquim Ferreira Cuido com Adelaide llosa de Jesus.

Francisco Ferreira do Lima Guimarães com Emilia Clara da Silva.

Mario Slampa com Emilia Fiorita Igno-Ikiiij; de Carvalho.

Ilcalizaram-sn os seguinles casamentos: Joaquim Anlonio dc Siqueira Bravo cum Angelina Pereira dos Santos.

Augusto Alves de Carvalho com Amélia Carolina Poucas.

Ali ! (piem Ilio desse juizo 1

Tem I.i annos, mas, a respeito de sen-salez, não leva as lampas u i|Uttl(|uer lorpa a Joaquina Maria da Conceição.

lionlem saiu da casa do seus pais, á rua «Ia Ajuda, mclleii-se n'iiiii bniiil,apeou ua praça Duque do Caxias, e abi Iiii alcan-cada por alguém quu policialmente u seguia.

Confessou cnlão quo o seu procedi-menlo era ditado por seducçOcs do um coi-heiro,-- pardo, chamado Manoel, que trabalhava em curo da linlia llliiniiylá.

lista precisando de uni cáustico na nuca a tal menor.

Foram nomeados juizes dc direilo : Ilacharel João Uaplisla Correia de Oli-veira. para a comarca du Goyanlnha, no Ilin (Jriuide do Norle ;

Ilacharel Itaymiíndo Alexandre Pereira, para a comarca daltoca du Sloiito, nu Ilio liraiidc do Sul.

Llj.kU

Por decrelo de honlem Tui transferida a concessão de ciigcnhos cenlraes de Pirahy, no hiu de Janeiro, de Honorio Lima a Companhia Agrícola Industrial Flumi-uensc. '

em dala do 22 dc janeiro ullimo, a bc-guinte representação:

.. Exm. Sr. generalissimo chefe do go-verno—A congregação da escola poly-lechniea. em sua ullima sessão c por unanimidade de votos, resolveu que uma commissão de seis membros viesse junlo a V. lix. não só apresentar os protestos do sua respeitosa estima, como lambem solicitar permissão para representar con-Ira a nova organização seientilica dada á mesma escola pelo decrelo n. 1.073 de ';-" do novembro dc 1800, porquanto está ella convencida quo a sua adopção Iraiá como conseqüência inevitável, á mina o a morlo de lão util. quão proveitosa instituição conformo já ouviu V. Ex. do próprio"director da escola.

ii Vêem, pois, os lentes abaixo as-slgnados, em nome da escola 1'olylc-clinica, solicitar do alto patriotismo de V. lix. o adiamento, desdo já, daquella reforma, ua parle scienlifica, para detido e conveniente estudo ; c muilo agradável seria n esla commissão merecer a llneza de ser a portadora de unia lal rcsolu-ção da parto du V. Ex. ao referido di-redor.

« x este pedido acerescenta a commis-são o do fazer V. lix. sustar as conse-quentes deliberações relativas a esla reforma scicntíllca.»

LAVANDERIAS PUBLICAS

Quando unia queslão do foro intimo ó trazida á barra publica, se costuma dizer, como censura, que a .« roupa suja lava-se em casa.»

Nesto axioma vai muilo dc philosophia social e domeslica.

Trazendo a publico factos do domínio da vida privada, nos expomos a apre-ciações quo vem confundir se com o que irrellectidanienle irrompe da nossa cólera, c assim, do consórcio deslas idéas viciadas, nasce a corrupção do nosso caracter.

Entregando os nossos vestuários c dc-mais peças de «pie uos servimos a pessoas quo se não dão ao cuidado de separal-as o impedir que se ponham cm contacto com oulras inflcionadas, nos expomos a li.izcr da rua para nossas casas o ger-men dc moleslias, quo vem utacar-uos c aos nossos.

Dahi a sabedoria do axioma popular acima apoiiludo.

Mas nesla hypotheso so contém apenas o inconveniente resultante da mistura de pecas inflcionadas a oulras indemnes.

li' já um atlcnlado á salubridadc indi-vidual c publica, porém ainda maior é o quo resultn para o.s habitantes do meio onde essas lavagens se fazem

Por via de regra, toda agente o sabo, sc nossas lavadoiras habitam pequenos cubl-culos do eslalngens, em cuja pequena área, cruzada do cordas cm todos os quadrantes, procedem á lavagem das peças que lhes são confiadas, ifiiuia mis-lura criminosa, sc nellas houvesse a imputabilidade Iraz.da pclu conliecinienlo do seu acto.

Toda sorlo do micróbios ali se con-fundem em pequenas tinas, que perma-iiecem longas huras expostas aos raios do sol, cheias de um liquido imiiiimdo, que depois é lançado sobre o solo sa-t in ado dessa-tes focos de moleslias, que se chamam cortlços.

Ora, porque, pois, a intendeneia não eslabeleco lavanderias publicas sim, mas fiscalizadas por pessoal competente para proceder á desinfecção,

'quando preciso, 0 oudo as águas servidas sejam lançadas em pontos que não prejudiquem a saiu-briilaile publica?

Estabelecendo lal serviço, crearia ipso fado posturas que impedissem a lavagem do roupas iicslas necropolcs denominados corlieos, c com isso lucraria a inlcn-«lencia, lucraria o próprio pessoal que tem nessa profissão a sua subsistência e muilo lucraria a salubridade publica.

Ao menos islo, pelo amor do próximo. VlDEMEl..

0 DINHEIRO

NOVO ROMANCE

DB

EMILIO ZOLA,

Foram nomeados os Srs. Jaeinlho José Pereira da Fonseca, membro da inten-dencia do Sapealiba, 0 Franciscu liiirieh dos Sanlos, intendente do Itaborahy, sendo exonerado a seu pedido o .Sr. llay-unindo Josó Vargas.

Por um dos ullimo-, vapores chegou aqui ao Ilio de Janeiro uni casal de na-cionalidado porlugueza, coni Ires filhos menores do seis annos. O marido sue salões da sociedade dos

anliqua-le Londres, eslá em exposição uma cruz de ouro do século XIV, conlendo um pedaço da cruz eni (ine foi crucificado Jesus Christo.

A cruz é de ouro macisso, de Ires palmos do comprimento, ornamentada com os emblemas «Ins evangelistas. Eslá ricamente cinzelada com as armas de Franca o da Hungria o tem na parle su-perior um lozaugo com uma inscripção, declarando que a relíquia, ali encerrada, é um pedaço da verdadeira cruz.

Sob a inscripção, resguardada por um viilro de cryslai. vé-se a relíquia, li' um pedaço de madeira escura do seis pole-gadas dç extensão.

lisle artefiiclo Tui Irazido de Vienna o e considerado como valiosissimo.exemplar da ouiivesaria do século XIV.

cuinimi, viclima da febro amarela ; a mulher, Albina Maria de Jesus, o as cri-ancas, abandonadas ò coin fome, foram recolhidas pela generosa moradora da casa n. 50 da rua dc S. Lourenço, o alli eslão á espera de que possam voltar para a sua terra natal.

üs quatro desgraçados appcllam agora para a caridade publicr

O decrelo n. 1-iO dc 10 do corrente, que determina o numero o Catlíegoría das legações e o numero «los empregados de cada uma dellas, compreliendo os sc-guintes termos:

Arl. I" As legações na Allemanha, Esla-dos UniEsla-dos da America, llepublica Argcn-lina, Chile, llepublica Franceza, (irà-llre-tanba,llalia, Portugal e llepublica Oriental do Unijrtiay serão rcgiilas por enviados extraordinários o ministros plenipolen-ciarios de 1* classo c terão os seguintes secretarias;

O TZBZvdlIPO

llectillcamos uma affirmação nossa. Fa-lámos em noites agradáveis, porque não supportavainos a dc anle-hoiileui. Foi um inferno com Iodas as caldeiros a fer-ver I Noilezinha para se passar de janel-Ias abertas e muilas venlarnlas a abanai 1 0 Iheriuonielro marcou •¦!,",!). Cruzes I

Ilontcnt I Chegamos a ler .'10», com escalas por M, 22 e 2.S. Um instante em que desceu a 20,4, ninguém sentiu, tão breve foi. li o baromclro inflexível iia sua oscillaçãO leve uma média dc 755,88;

no um caracicr sempre : religioso, ó que aiiida mostra

lim um recanto agreste da oslaefh da Piedade foram encontradas lionlem Maria 1'hilniiieiia de Souza Lima, Maria da (Iloria de Souza llibeiro o uma inenor de nome Maria do Espirilo Sanlo Souza liitna.quc declaram scr cearenses, o acha-rem-sc sem abrigo.

Dizem as nulas policiaos que, depois de ouvidas pelo desembargador Comes, foram mandadas em paz com a recom-mcudaeão dc procurar emprega.

Eslá "nos parecendo que não era pro-priamente islo só o que cumpria fazer em relação Aquellas tres infelizes... Lançar á rua pobres mulheres, a quem o dês-animo invadiu, dizendo-lhes apenas: em-preguem-se, é quasi ordenar-lhes que se atirem ao vicio.

caracter menos mundano, o o segninle retalho, eomo*em Paris se trata do I rcconstrucçõcs que avigorem a íé e alevanlein 0 espirilo.

Foi eaiosla na igreja do Sagrado Cora-eão, emítonteinarlre, uma curiosa — des-cida nn túmulo — destinada á edificação dos lieis durante a ultima semana sanla. A scena, preparada com cscrupulosa verdads continha 11 personagens de tamanha natural, feitos de cera por M. pi oh. Ao fundo via-se o sanlo sepul-cbro, fechado por uma porta de estylo egypciój

llm spjdado romano, «le tocha na mao, illiiiniiiífva o interior «Io monumento e parecia apressar os indivíduos que se encarregavam do sepultar os sagrados despojes.

Noeenlro, o Christo era carregado por Nicodeiiiiise José de Ari mal liea. A' «lireila eslava Maria Magdaleua, ajoelhada, com os louros cabellos desgreiihados o esten-«lendo, supplicc. as mãos.

As santas mulheres gr ipavam-so ao seu lado, umas de pé o oulras dc joelhos.

&G.GHESSOES

Por decrelo de honlem foi concedida a transferencia á companliia Colonisação C Industria de Sanla Calliárina dos favores que por decrelo n. iiil/ do 0 de agosto de 1890, foram concedidos a Carlos Napo-leão Porta, eomo sejam — garantia de juros c mais favores para o estabeleci-mento de um engenho cenlral naquelle eslado.

Foi aposentado o continuo da escola naval Iberio Anlonio dc Vasconcellos.

Dizem folhas porlnguezas que o (lis-lindo escriptor Alberto Pimentel liavia

concluído o Homance tln Romancista, om . que é narrada a vid» (loriosa. ms cheia, .de um quartel integral

li' do lliror segninle o decrelo n. 1.10 de IG do corrente, que «lá providencias sobre o nionle-pio dos empregados do ministério «ias relações exteriores.

Art. 1°. 0 prazo para concorrer epm a jóia adiantauameiilc na fónna «lo g I» do arl. 14 do decrelo n. 942 A de 31 do ou-tubro de ISOI) ú prorogado para os acluacs empregailos oo corpo diplomático e consular alé a época em que lizerein o saque pelos vencimentos «Io 3o quartel do exercicio de 1801, de que será des-contada com as contribuições relativas aos mezes decorridos de" novembro de 1890 a onlnbro do 1891.

Arl. 2°. Para os empregados diplomati-cos c consulares que vierem a ser no-meados, o prazo de que trata o artigo anterior expirará na oçcasião em que sanearem pelos primeiros vcuciiueutos

Anlonio Augnslo entendeu que ludo era boi o que ludo se levava a loque de agui-[liada. Puro engano. Separou-se do seu carrinho, tirado por dois ruminantes, o foi pagar no xadrez o desaforo «Io quebrar o estimulante dos seus boisinlios na ca-beca de lllll seu semelhante.

-'¦— Anlonio Uabriel dos Sanlos foi preso houlem por icnlar aggrcdir, ar-mado de faca, a um menor, ua rua Sc-nador Pompeu.

llruto o perigoso.

Uanool (lomcs de Faria quiz per-turbar a integridade physica de uma praça da brigada policial. Andou errado nessa disposição, pois que passou por isso no xadrez' do 1" districto do Sacra-menlo.

fiellarmino bezerra depois ue pas-sar a vassoura na praça Quinze do No-vembro, passou-a uo lombo de um po-bre transeunte, que ficou com as cusletas a chiar.

Foi preso, e com razão...

— Por andarem a experimentar qual linha a cabeça mais dura foram presos, no 'Jr' dislriclo do Sacramento, Manoel liergarim, Anlonio da Cuulia c Jovilo da Conúbicâ». ¦

—-^Antônio Augnslo licou muilo zan-gado porque lhe disseram (pie era curto das pernas, e por isso cresceu, pulou justamente no alio da cabeça do quem tal heresia dissera desfechou valente cacetada.

Foi preso, o não sem razão... Na travessa do Cosia Velho, A I \fi hora da madrugada de houlem, Pablo Barcellos recebeu umas caricias de pe-roha, que deixaram-lhe a caixa craneana profundamente abalada o ensangüentada. llecollieudo-se á 'M eslação a pedir cura-tivo, despertou a actividade do furricl Cosia, quo muilo habilmente conseguiu prender o verdadeiro autor da formidável aggressão. Chamava-se Álvaro Hodrigues de Carvalho, o acha-se agora convenieu-temente poslo em segurança, para segu-rança dos que viviam ameaçados pelo seu cacete.

EXItrilES

0 resultado dos exames realizados lionlem na liscola Polytcchnica foi o se-guinte:

Álgebra, gcomelria u trigoiiomclria reolilino.'i:approv.-i'ln simplesmente,Mvarn Pinto iliheiro. Houvo dois reprovados. 2a cadeira do í« anno do curso geral (descriptivn, Ia parle);

Approvados: plenamente Pedro Josc Monteiro Filho o Mario do Oliveira lloxo ; simplesmente Pedro bezerra da Iludia Moraes, llouvo um reprovado.

A-s 10 l|2 lioras da noile de hontem, deu-se em fronte ao caos do consulado unia scena baslanle escandalosa, para a qual chamamos a allenção do Sr. general Uornardo Vasques.

Tendi) havido ali uma desordem depe-quena importância, intervieram praças da 7a eslação e as coisas degeneraram na maior sclvageriin viliraiidn-se valente-mento os rellcs contra cidadãos inoruics. Fizeram-se muilas prisões c algumas injustas. 0 Sr. Manuel José do Nascimento, lembroii-so do proleslar, diante da porta da estação. Os soldados, já desorientados, sairam para a rua o eshordoaram aquello moco, de um modo bárbaro.

0 sargento tentou altenual-os; mas, em vão. As praças pareciam possessas. Contaram-nos que duranle todos estes fados, não foi visto o connnandaiile da esiae.áo, nem nenhuma autoridade supe-rior do dislriclo.

Muito bem feito

Se assim suecedesse a todos os gatunos e ladrões.••

Hontem foi encontrado no interior da casa n. 4 da rua lirmelinda um lal João Francisco, que moltou-sc cm revcreit-dissimasova, ministrada pelos moradores da mesma, com o prazer de qucui sapeca o galo que vinha aos (ithóses.

Depois veiu a policia c levou o João Francisco a confortar-se no xadrez.

Muito bem feilo.

Commissionados pela oengregaçao da escola polytechniea, os Drs. lirnesto lio-mes Moreira Maia, João Maximiano Mafra, João Uaplisla Ortíz Monteiro, Viriato Itol-fort Duarte c Augnslo Saturnino da Silva Diniz endereçaram ta generalissimo ,

Foram approvados os estudos dillnili-vos dos últimos ¦'! c meio kilometros do prolongamento da estrada du ferro dc Minas e Ilio, do Tros Corações no Salio Grande da Mutuca, no porlo navegável do Ilio Verde.

Em nosso escriplorio esteve honteni unia commissão de moradores do muni-cipio de Itaborahy, qm* apresentou-nos o cidadão Anlonio do Carvalho Ferreira, negociante o pequeno lavrador, no local Pinhão, daquelle municipio.

0 Sr. Carvalho Ferreira lem as costas arroxeados evidentemente a panno do re-fie o como um golpe «Ia mesma arma. ConlOll-llOS que aute-hotileui, por ordem de um delegado de policia, foi arrastado desde sua casa, por Irez praças, que lhe obrigavam a accclerar a marcha a rclla-das.

A viclima desta brutalidade o um lio-mem de compleição fraca, valetudinario, maior de 50 annos. Não ha desculpa pos-sivel para semelhante aeto. que por cerlo merecerá do llr. Francisco Portella prom-ptas providencias.

A casa Iionri fiicoud & C. enviou-nos honleni o n. lã do Mundo Elegante,onro-curado jornal «b* modas, que tanta acci-tação tem do publico fluminense.

Concedeu-se a Joaquim José Pereira de Oliveira ou á companhia que organizar privilegio duranle 70 annos. para con-strilir uma estrada de ferro de bitola es-treila que, partindo da cidade do Campos c passando por liaóca, sc dirija ao sertão do Quimhira até a serra do mesmo nome. Qual cainondongo adextrado que abrigo procura em qualquer recanto até que chegue o momento da pilhagem, assini João Uaplisla de Oliveira enllnti-se na easa n. I da rua Pinlieiro Guimarães, 0 Toi agachar-se cauteloso debaixo de modesta caminha.

Houve, porém, quem fizesse de gato o o descobrisse, chamando a policia que o prendeu e a quem o gajo declarou ser desertor da armada.

vn

Ficando srt Jlme. Carolina não se me-xeu. Permaneceu aniquilada sobre a ca-deira, no meio daquelle vasto aposento, profundamente silencioso, olhando fixa-mente para o lampião, com os olhos des-nieilidamenlo abertos. Sentia de repente rasgarem-se os véus : tudo o que não so esforçara por perceber, claramente até então, apresentava-se-llic diante dos olhos eni sua medonha e indesculpável nudez.-Conhecia a fundo Saccard. via-lhe a alma arruinada do homem de dinheiro, pertur-! liada c complicada fia decomposição. Esse homem não tinha laços, nem conhecia' obstáculos e corria apôs os seus appetites eom o instineto desordenado do ser que só tem por liiniles a sua impotência, Tinha partilhado sua mulher com seu (llho, vendido o llllio, vendido a inullier, ven-dido loilos aquelles que lhe tinham caido sol) a mão ; linha chegado a vender-se; seria capaz de vendel-a, de vender seu irmão o de cunhar moeda com os seus corações o com os seus cérebros,

Nãii era mais que um fabricante de dt-nheiro, que lançava ao cadinho os objc-elos o os seres para convrrlel-os em di-, nheiro. N'um momento de lucidez viu o Universal,transpirando dinheiro por todos, o.s poros, formar um lago, um oceano da ouro. no meio do qual, com ruido espan-j luso, o lianeo aliindava-se. Ab ! o dinheiro.! o horrível dinheiro que ludo mancha e distrdo !

Com um movimento brusco Mme. Caro-' lina levantou-se. Não, não ! era mons-irilOSO, estava acabado, não podia conti-niiar em companhia de semelhante ho-' mem. Perdoar-lhe-hia a traição ; mas ti-, ulia náuseas de toda aquella inimundicõi anterior, o alerrorisava-a a ameaça dos crimes prováveis no fuluro. Devia" partir immediatamente se não queria ficar sal-picada do lama e esmagada sob as minas., li linha desejos dc alfaslar-so para bem longe, de ir reunir-se a seu irmão no cx-: treino do Oriente, mais para previnil-0 do quo para «le.-apparccer.

lira preciso parlir, partir inimciliata-j mente. Não eram ainda seis horas, podia tomar o expresso do Marselha, ás sele o eiiicoenla e cinco, porque julgava acima das suas forcas tornar a ver Saccard. Che-gando á Marselha, anles «li; einbarcar-sej taria suas compras. Apenas alguma roupa branca, n'uma pequena mala, um vestido' para mudar, o partiria, lim uni quarto do hora estaria pronipla. Depois quedou-se uni momento contemplando sobre a mesa o relatório, que encetara. De que lhe servia levar aquillo, desdo que Imlo devia desmoronar-se por causa da podridão doa alicerces ?

Entretanto, começou a arranjar cuida-dosameuie os documentos o a.s notas, im-pclliila pelo habito do bãn governante,' que não quer deixar após si a mínima desordem. Esse Irabalho Ininoii-lhe alguns minutos e acalmou-lhe a febre da reso-iução. Ii era completamente calma, (pie. lançava um ultimo olhar em torno «Io aposento, antes de abandoual-o, (punido appareceu o criado grave u enlregoii-llio um maço dc jornaes o de carlas.

Machinaimenlc, Mine. Carolina lançou um olhar aos subscriptos o reconheceu a letra ile seu irmão numa curta quo Ilio eslava endereçada, lira proveniente dc Damasco, onde se achava então llaineliu por causa do ramal projectado entre esta cidade e Ucyrout. A principio começou a lôl-a, de pé, jmito ao lampião, fazenda tenção do rolôl-a depois no trem cottt mais vagar. Mas, prendia-a cada phrase, não podia mais sallar uma palavra, o acabou por lomar a sentar-se dianle da mesa e por consagrar-se inteiramente ã leitura apaixonada «lessa longa caria de doze paginas.

Ilanieliii estava justamente n'um dos seus dias de alegria. Agradecia a sua irmã as bons noticias, que lho transmit-lira de Paris o enviava-lhe magníficas informações daquella terra, onde ludo ia ás mil maravilhas. 0 primeiro balanço da Companhia Gorai «los Paquetes Reunidos esperava-se que fosse soberbo; os nuvos transportes a vapor tinham grandes re-coilas, graças ás esplendidas acoinmo-daçücs e á 'grando rapidez de marcha. Dizia, gracejando, que sc viajava nellas por prazer o descrevia os porlos da cosia invadidos pelo velho inundo do OccidontO. Alfiruiava quo não podia dar um passo, iFiinia floresta, sem enconlrar-se face. a face com um parisiense do boulevard. Ilealizava-sc a sua previsão: o Oriento eslava franqueado á França. Denlro em pouco, as cidades surgiriam nos liancos ferieis do Lihaiio. Mas, sobretudo, de-screvia com cnthusiasmo a larga garganta íio C.irinel, onde a mina do praia eslava em plena exploraçno.O selvagem local hu-. manisava-so, linliam-sn descoberto ronies pilr occasiào do desmoronamento gigan-tosco dos-rochedos que fechavam,ao norte, a entrada do valle ; e surgiam campos, o trigo substituía os leiiliscos,eniquanto quo já se linha levantado uma aldeia perio da mina, composta a principio de simples choiipanas, um grande telheiro para abrigar os operários e agora de casas du pedra o cal com jardins, o quo con- ' slilliia um começo do cidade, que pro-ínetlia desenvolver-se, emquanto os veios (Ias minas não se esgotassem.

Já linlia perio dc quinhentos hahilan-tes o estava prompta uma estrada, quo unia a aldeia a São João d'Aci'0. Desde a manhã alú á tarde ouvia-se o ruidflr das machinas de extracção ; rodavam carros aos cslalos do chicotes sonoros, miilhe-res cantavam i crianças brincavam o grilavam, no meio daquello deserto, no meio daquella solidão onde oulr'ora somente as águias faziam ouvir o ruido lento das azas. li as murlas c as giéstas continuavam a embalsamar deliciosa-inenle o lépido ambiente.

Finalmente, llameliii era inesgotável a falar «Ia primeira linlia férrea que devia assentar, de llroussa a Ucyrout, passando por Augura 0 Alcpo.

Todas as formalidades estavam preen-chldasein Conslanlinnpla , algumas alie-raçflCs felizes, que fizera ao traçado, por causa da passagem diflicil pelos desfila-deiros «Io Taiirus, cxlasiavatn-n'0. li lá-lava delles com o cnlhusiasino de uin homem dc scieneia, que encontrou ali novas niinas «le carvão e que acreditava verem pouco o paiz coberto «le fabricas. Os seus estudos estavam feitos, escolhidos os locaes para as estações, alguns CIU pleno (leserlo: uma cidade a<|iii, oulra ali. surgiriam em voltado cada iiniaileslas eslacões nas encruzilhadas das estradas naturaes. Já estava lançada a semente para a hilura colheita tios homens o «los grau-«les emprchciidimeiilos, o essa região sc-ria, dentro de alguns anuos, um novo mundo, li terminava abraçando terna-monte a irmã adorada, feliz por poder as-social-a a essa resurreiçio de um povo; dizendo-lhe que muilo se devia a cila, que, desde longo tempo, auxiliava-o com a sua bravura e a sua coragem.

(6'o)iíi»i«i.)

IMRfflHA E GUERRA

correio Frano!!(!&

Creou-sc o município dc S. Sebastião do Alio, no eslado do Itio «lc Janeiro.

O municipio fará parlo da comarca dc Sanla Maria Magdaleua e terá os mesmos liuiiltcs daquella freguezia.

Foi aposentado o Lessa.

Peruiilliii-sn que Arlindo Pinto Duarte msíriculu-sc, como paisano, no 3* anuo da escola naval.

Mandou-se que o direclor das offi-cinas «le machinas do arsenal organize, com brevidade, um prograinina pelo «piai os machinistas navaes de Gelasse sejam snlimetlidos ao exame necessário para a promoção, afim de que o quartel-general possa dar cumprimento ao disposlo non. i «Io art. 3-i do regulamento de 13 de OU* tubro do anno passado.

Concederam-se dois mezes de lt-cenea. para iralar de sua saude, ao aspi-rante Henrique Autran da Matla e Albu-querque.

Mandou-se declarar ao arsenal ile marinha «ío Ladario une o enfermeiro naval José Augnslo do Espirilo Sanlo não pódc ser transferido para a brigada do enfermeiros navaes, como pediu, vislo que os documentos por elle apresen-lados não satisfazem as exigências da lei. Mandou-se desembarcar Uo cru-zador Lima Duarte o marinheiro con-tratado Marcos Coiistauliiio do llego, por , haver concluído o seu contrato.

' LL =

¦:..-¦-***

-=-«t ¦'im

M

-"•"

1

í

...Jím-mmm

Referências

Documentos relacionados

Referencial Curso Internacional - Especialização em Psicossomática e Epigenética em Psicoterapia 2v0217 CPSB - Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese © 2017.. Teresa

Portanto, a aplicação deste herbicida para controle de plantas daninhas em lavouras de milho quando a cultura se encontrar nos estádios de desenvolvimento a partir de seis

*O tempo limite poderá ser alterado para mais, em alguma etapa específica, dependendo dos percursos que serão definidos, portanto, participe do congresso técnico e fique atento

Coroas de perfuração ∅ 1–10&#34; (25–250 mm) ∅ 1–16&#34; (25–400 mm) ∅ 1–10&#34; (25–250 mm) Direcção da perfuração Todas as direcções Para cima não Para cima

teen. violentamente acus-ido não bó' tía tribuna da Assembléia fcsgisiat.ya, como também pe'-- Procuradoria do Estado e pelas colunns da imprensa. Na primeira

ano do Ensino Fundamental. Ainda, levamos em consideração a Teoria dos Campos Conceituais. Assim, na escolha das questões demos importância a natureza das situações, os

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch