• Nenhum resultado encontrado

Ecossistemas Brasileiros DISCIPLINA. Fatores ecológicos. Autoras. Maria das Graças Ouriques Ramos. Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ecossistemas Brasileiros DISCIPLINA. Fatores ecológicos. Autoras. Maria das Graças Ouriques Ramos. Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo."

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Maria das Graças Ouriques Ramos

Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo

Ecossistemas Brasileiros

D I S C I P L I N A

Fatores ecológicos

Autoras

aula

02

(2)

Governo Federal

Presidente da República

Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro da Educação

Fernando Haddad

Secretário de Educação a Distância – SEED

Carlos Eduardo Bielschowsky

Coordenador de Edição

Ary Sergio Braga Olinisky (UFRN)

Projeto Gráfi co

Ivana Lima (UFRN)

Revisoras Tipográfi cas

Adriana Rodrigues Gomes (UFRN) Margareth Pereira Dias (UFRN) Nouraide Queiroz (UFRN)

Arte e Ilustração

Adauto Harley (UFRN) Carolina Costa (UFRN) Heinkel Hugenin (UFRN) Leonardo Feitoza (UFRN) Roberto Luiz Batista de Lima (UFRN)

Diagramadores

Elizabeth da Silva Ferreira (UFRN) Ivana Lima (UFRN)

José Antonio Bezerra Junior (UFRN) Mariana Araújo de Brito (UFRN)

Revisora de Estrutura e Linguagem

Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG)

Revisora de Língua Portuguesa

Maria Divanira de Lima Arcoverde (UEPB)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Reitor

José Ivonildo do Rêgo

Vice-Reitora

Ângela Maria Paiva Cruz

Secretária de Educação a Distância

Vera Lucia do Amaral

Universidade Estadual da Paraíba

Reitora

Marlene Alves Sousa Luna

Vice-Reitor

Aldo Bezerra Maciel

Coordenadora Institucional de Programas Especiais – CIPE

Eliane de Moura Silva

Divisão de Serviços Técnicos

Ficha catalográfi ca elaborada pela Biblioteca Central – UEPB

Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) – UFRN

577 R175e

Ramos, Maria das Graças Ouriques.

Ecossistemas Brasileiros/ Maria das Graças Ouriques Ramos, Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo. – Campina Grande; Natal: EdUEPB; EDUFRN Editora da UFRN, 2010.

248 p. il.

ISBN 978-85-7879-049-3

(3)

1

2

Apresentação

N

a aula anterior vimos os princípios e conceitos da Ecologia. Agora iremos estudar quais são os fatores ecológicos que contribuem para a vida dentro de um ecossistema. Este conteúdo irá esclarecer como várias espécies de seres vivos podem conviver juntamente em um mesmo ambiente e quais são as condições para que isso aconteça.

Nesta aula, vamos trabalhar conteúdos teóricos, leituras complementares que contribuirão com a sua aprendizagem, intercalando com atividades para fi rmar assim o seu conhecimento, com relação a este assunto tão interessante e cada vez mais atual e discutido que é o meio ambiente

Objetivos

Ao fi nal desta aula, esperamos que você tenha condições de:

Entender os fatores ecológicos dentro de um ecossistema biológico;

Identifi car com clareza quais são os fatores ecológicos que determinam o meio.

(4)

Para começar a nossa aula...

Quando falamos de Ecologia, logo pensamos que essa é uma ciência vinculada apenas às plantas e aos animais, e que nós, seres humanos estamos à parte. Porém, fazemos parte sim, de toda a natureza, principalmente, transformando-a, seja de forma benéfi ca ou predatória. E também não podemos estudar as espécies de seres vivos isoladamente, pois não sairia completo segundo o conhecimento biológico.

Para dar mais amplitude ao estudo da Biologia antes História Natural foi criada uma nova ciência, a ecologia, como já visto na nossa aula anterior. A Ecologia é uma ciência biológica ligada a outras ciências, principalmente a Biogeografi a.

A Ecologia e as

interrelações com os seres vivos

E

m princípio, quando e Ecologia considerava as espécies individualmente, deu origem a “auto-ecologia”. Hoje, esta estuda a interrelação das espécies e o seu habitat; posteriormente, surgiu a “sinecologia” que é a parte da ecologia que estuda as interações entre as diferentes espécies que ocupam um mesmo ambiente, e como estas se interrelacionam e interagem com o meio ambiente.

Para simplifi car e você entender melhor, a “auto-ecologia” se ocupa com as populações, quer dizer, relacionamento das espécies e o meio físico e a “sinecologia” com as comunidades, ou melhor, relacionamento entre várias espécies diferentes e a interação com o meio.

A Ecologia como ciência biológica

Para que você entenda melhor o campo de estudo da Ecologia moderna, para Odum e Heald (1972), é preciso entender os níveis de organização dos seres vivos. Enquanto a Biologia estuda os genes, as células, os tecidos, os órgãos, o aparelho e os organismos; a Ecologia que é uma ciência biológica se ocupa da população, das comunidades, do ecossistema e da biosfera.

No geral, podemos conceituá-la individualmente para que você entenda com mais clareza; o campo de estudo da ecologia.

(5)

Atividade 1

 Comunidade: conjunto de populações que se integram de forma organizada, vivendo numa mesma área;

 Ecossistema: conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente;

 Biosfera: sistema que inclui todos os organismos vivos da Terra, interagindo com o meio físico, como um todo, em outras palavras, região do planeta que contém todo o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é predominante possível.

Analise as fi guras abaixo e marque na seqüência adequada de acordo com o texto estudado.

( )

interação

Interação – ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas; ação recíproca.

Fonte: (FERREIRA, 1995).

( )

(6)

2

1

Após colocar as fi guras na seqüência, explique cada uma de acordo com o que você aprendeu no texto, ou seja, para que serve.

Escreva o nome de cada fi gura na seqüência, de acordo com a aula. Observe que existe uma seqüência lógica.

Continuando a nossa aula...

Os fatores ecológicos ambientais

S

eguindo nosso estudo sobre Ecologia, vamos agora conhecer os fatores ecológicos. Esses fatores são importantíssimos para a distribuição das espécies na superfície da Terra. Os fatores ecológicos, segundo Araújo (1998), podem constituir elementos da

(7)

Fatores Ecológicos Bióticos (relações entre os seres vivos)

Harmônicas

(os organismos são prejudicados)

Intra-específicas (indivíduos de mesma espécie) Intra-específicas (indivíduos de espécies diferentes) Intra-específicas Intra-específicas Colônias Sociedades Simbiose Mutualismo Comensalismo Saprobiose Forésia Canibalismo Competição Parasitismo Predatismo Escravagismo Amensalismo Desarmônicas (pelo menos um

dos organismos é prejudicado)

Para entender o que vem a ser fatores ecológicos, vamos conceituá-lo como sendo “o conjunto de fatores biológicos e físicos de um determinado ambiente que atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade”. Explicando melhor:

 fatores biológicos ou bióticos

 fatores físicos ou abióticos ou seja:

 fatores ecológicos bióticos – compreende as relações simbióticas entre os seres vivos;

 fatores ecológicos abióticos – constituem as condições físicas do ambiente; e ainda em ambos os fatores bióticos e abióticos existem os “fatores limitantes”.

Os fatores ecológicos bióticos

Para Araújo (1998), nos fatores ecológicos bióticos, os seres vivos associam-se com outros seres vivos, da mesma espécie ou de espécies diferentes, com o objetivo de satisfazer suas necessidades de alimentação, proteção, transporte e reprodução. Formando dessa forma, as relações ecológicas.

Para o seu melhor entendimento dos fatores ecológicos bióticos, vamos demonstrar a relação entre os seres vivos num esquema abaixo, segundo (MARTINS, 1992), pois os seres vivos estabelecem entre si uma série de relações.

Simbióticas

Simbiótico ou simplesmente simbiose – signifi ca viver juntos, Coelho – Pinto (2000), esse termo é muito empregado para descrever a biologia de pares de organismos que vivem juntos e não se maltratam (COELHO –PINTO, 2000).

(8)

Vamos explicar o esquema acima, de forma mais minuciosa, com conceitos e exemplos para que você possa entender de forma mais clara, como se organiza as associações entre as diferentes espécies de seres vivos, pois se trata de um assunto um pouco longo.

Começamos pelas relações chamadas “harmônicas”, que se dá quando os seres vivos de ambos os lados não são prejudicados e “desarmônicas”, quando um ser vivo prejudica o outro ser vivo. E as relações “intra-específi cas”, quando se dá entre indivíduos de uma mesma espécie, como exemplo uma colméia de abelhas.

As relações “interespecífi cas” acontecem com espécies diferentes. Por exemplo: um tigre devorando uma zebra, é sempre um carnívoro devorando outro carnívoro.

Nas relações harmônicas começamos pelas “colônias”. Estas são associações de seres vivos de uma mesma espécie e não podem viver separadamente, exemplo: colônia de corais, colônia de crustáceos, algas, etc. e etc.

As “sociedades” são indivíduos de uma mesma espécie que trabalha para o desenvolvimento da população. Exemplos: certos gorilas nas selvas, os cardumes, as formigas, abelhas, capins, as manadas e a espécie humana.

As relações “simbiose” são a associação entre indivíduos de espécies diferentes, com troca mútua de favores de ordem alimentar, como por exemplo as algas, os cogumelos.

O “mutualismo” é a associação entre organismos de espécies diferentes com benefícios recíprocos. Exemplos: algas, fungos, plantas, insetos.

No “comensalismo”, quando um indivíduo come o resto da comida do outro ser, ou seja, são indivíduos de espécies diferentes, como por exemplo: a hiena se alimenta dos restos deixados por outros carnívoros como o leão, a ave anu se alimenta dos carrapatos encontrados na pele de outros animais.

O “inquilinismo” acontece quando um ser vivo passa a habitar o corpo de outro ser vivo. Como exemplo, podemos citar: existe uma alga que vive no corpo das preguiças. Outro exemplo: nas esponjas marinhas habitam dentro delas alguns animais marinhos, como os peixes, crustáceos, protozoários e outros.

O “Saprobiose” são os seres que se alimentam da matéria orgânica em decomposição. Como exemplos podemos citar: a mosca das frutas, as amebas do chão que são protozoários, fungos do solo que se alimentam de cadáveres de animais e vegetais.

Na associação “Sorésia”, que é aquela em que um determinado ser vivo faz o trabalho de polinização, ou seja, ele transporta para um outro lugar os ovos ou sementes de um ser por outro ser vivo. É o que acontece com o pólen das fl ores que são transportados pelos insetos ou aves, as sementes pelas aves e os mamíferos.

(9)

Atividade 2

1

2

Após a leitura da aula, responda às questões abaixo descritas com bastante atenção. Na dúvida, volte a ler novamente o texto.

Identifi que e classifi que as relações de seres vivos abaixo:

A penicilina, o primeiro antibiótico descoberto pelo homem, é uma substância produzida por um fungo capaz de inibir o crescimento de microorganismo/bactérias (presentes nas infecções).

As abelhas como sabemos, para produzirem o mel, utilizam o néctar das fl ores.

(10)

4

3

As orquídeas na copa das árvores de uma fl oresta se utilizam destas, para fi carem mais próximas da luz solar.

É muito comum encontrarmos o pássaro anum nas costas dos bovinos se alimentando de carrapatos que estão presentes na sua pele.

(11)

5

Seguindo com a nossa aula...

As relações desarmônicas

V

amos seguir estudando sobre as relações ecológicas. Neste ponto, tratamos das relações desarmônicas que podem ser intra-específi cas. Começamos pelo “canibalismo”, que é quando um ser vivo animal devora outro ser vivo também animal, ou seja, um animal serve de alimento para outro, só que dentro da mesma espécie, citamos como exemplo: aranhas, ratos, peixes e muitos outros.

Outro tipo de relações desarmônicas é a “competição” que acontece quando um ser vivo luta por alguma coisa, ou seja, luta pelo alimento, luta pela fêmea, pela posse de território. Funciona como um fator de relação natural ou de limitação da população, ou seja, o equilíbrio natural. Como exemplo: são todos os animais.

(12)

Atividade 3

1

No “predadismo”, um ser vivo mata o outro de espécies diferentes para se alimentar. Normalmente, o carnívoro é o predador e o herbívoro, a presa, e também é normal o predador ser maior do que a presa, exemplo: a coruja come ratos, o sapo insetos, as bactérias, os vírus atacam o homem e outros animais, nesse caso, o predador é sempre em quantidades.

Já no “parasitismo” acontece quando uma espécie de organismo vive à custa do outro, ou seja, um se nutre às custas do outro, a ponto de prejudicá-lo. Existe uma grande variedade de parasitismo. Como exemplos podemos citar: os vermes intestinais, as bactérias, os protozoários e os fungos são animais unicelulares que provocam doenças no homem, nas plantas e nos animais em geral; as pulgas, os mosquitos, a mosca do berne onde sua larva se desenvolve na pele de animais causando bicheira.

Na associação ou relação do “escravagismo”, acontece quando um ser vivo captura outro, sempre de espécie diferente, um exemplo: uma espécie de formiga aprisiona as larvas de outra formiga e as torna operária auxiliar, são as obreiras obrigatórias.

No “amensalismo”, esse tipo de relação desarmônica acontece quando uma espécie inibidora produz substâncias tóxicas. É mais comum entre vegetais, fungos e bactérias. Exemplo: proliferação de algas fazendo com que diminua a criação de peixes, plantas maiores como o eucalipto, prejudicando a gramínea etc.

Algumas relações de seres vivos funcionam como um verdadeiro equilíbrio ecológico dentro das comunidades e possuem imensa importância para a vida no controle da população, como é o caso do predatismo e do parasitismo que possuem o chamado controle Biológico, que é a eliminação ou diminuição de espécies de seres vivos na comunidade, evitando dessa forma o desequilíbrio ecológico e, até mesmo, a população do ambiente.

Com base no que você acabou de estudar, vamos responder às questões abaixo:

De que maneiras podem interagir os organismos de uma mesma espécie?

Unicelulares

“Unicelulares” – são animais que possuem apenas uma célula (MARTINS, 1992).

(13)

2

3

Qual a importância para uma espécie, da competição entre seus indivíduos?

(14)

Um pouco mais de aula...

Estudamos tudo sobre as associações entre as espécies de seres vivos. Agora, iremos estudar a relação desses organismos na natureza, ou seja, o relacionamento dos seres vivos e as condições indispensáveis à vida que o meio oferece, através dos fatores ecológicos abióticos.

Fatores ecológicos abióticos

O

s fatores ecológicos abióticos são a relação existente entre o ser vivo versus o meio físico. Esses fatores abióticos estão representados pelas condições climáticas, edáfi cas (o solo) e químicas, que vêm a ser justamente a composição física do ambiente. Então, existe os fatores abióticos em ambientes terrestres que são principalmente a luz, a temperatura e a água. E para os fatores abióticos em ambientes aquáticos são a luz, a temperatura e a salinidade.

Portanto, para que uma espécie de ser vivo habite um determinado ambiente é preciso que se adapte as condições que esse meio lhe propõe.

Importância dos fatores ecológicos abióticos

Vamos agora explicar de forma mais detalhada o fator abiótico com a sua importância e classifi cação.

A “luz”: é impossível a vida na Terra sem a luz solar, portanto a luz é essencial na produção de alimentos orgânicos por parte dos vegetais verdes, a fotossíntese. Segundo Martins (1992), as plantas verdes (clorofi ladas) como as árvores terrestres e as algas que vivem na superfície das águas dos mares em geral e dos rios, na presença da luz solar capturam o gás carbônico do ar e com a participação também da água, elaboram os alimentos orgânicos que vão servir para os próprios vegetais e para todos os demais animais da Terra. Os vegetais verdes por ação da fotossíntese ainda eliminam o oxigênio, que é o gás de fundamental importância nos processos respiratórios das próprias plantas e de todos os animais.

Desse modo, é de suma importância a fotossíntese e a luz solar para a vida. E também regula os ritmos biológicos diários e anuais, regula a atividade motora de animais chamados de “fotocinese”; orienta os movimentos dos vegetais produzem luz, esse processo se chama “bioluminescência”, como exemplo citamos: algumas espécies de peixes, insetos, lesmas, lulas, crustáceos, corais, bactérias, fungos e outros. De acordo com Martins (992), isso acontece porque nas células desses existe uma substância química especial chamada de “luciferina”,

(15)

 “Eurífotos” - são aqueles seres vivos que suportam grandes variações luminosas;

 “Estenófotos”- são os seres vivos que só conseguem viver dentro de uma faixa estreita de luminosidade;

 “Lucífi los”-são os seres atraídos para a luz, exemplo a mariposa e o cupim;

 “Lucífobos” – os seres que fogem da luz, no caso do tatu, da toupeira.

As plantas são a base de qualquer cadeia alimentar e são chamadas de seres “autotrófi cos”. E os vegetais que não possuem clorofi la, como as bactérias e os fungos, são seres “heterotrófi cos”, pois não sintetizam o alimento orgânico.

Agora vamos conhecer sobre a temperatura, outro fator ecológico abiótico. 

 “Temperatura”: esse fator determina a distribuição dos seres vivos, pois ela infl ui no metabolismo, no apetite, no desenvolvimento, na fotossíntese, na atividade sexual e na fecundidade. As temperaturas mais favoráveis à vida estão na faixa de 10 a 30°C, acima dos 40°C, as plantas já não suportam, com exceção das algas terminais (mais de 75°C). os seres vivos podem variar ou manter constante a sua temperatura corporal dependendo da temperatura do ambiente.

A temperatura pode ser classifi cada tanto de acordo com os animais como os vegetais. A classifi cação dos animais quanto a temperatura do seu corpo, em: animais “homeotermos” e animais “pecilotermos”.

Os animais “homeotermos” são aqueles que conseguem manter constante a temperatura do seu corpo, independente da temperatura ambiental. Esses são chamados euritermos. São animais de sangue quente, exemplo: os mamíferos e as aves. Eles possuem uma ampla distribuição geográfi ca na Terra.

E por que eles conseguem manter a temperatura do seu corpo constante? Porque são dotados de alguns mecanismos para isso, como:

a)

presença de penas e de pêlos: signifi ca que o corpo dos animais são cobertos de acordo com a temperatura do ambiente natural de cada espécie, exemplo: tigre da Mandchúria (região fria) apresenta pêlos longos; tigre de Sonda (região mais quente) pêlos curtos; nas regiões quentes os animais possuem a maioria do corpo nua, como a ema, espécie de cão mexicana.

b)

presença de penículo adiposo: o penículo adiposo é uma camada de gordura que se deposita embaixo da pele de muitos animais e serve de isolante térmico. Por exemplo: as baleias, que possuem o corpo coberto por uma grossa camada de gordura.

c)

migrações das aves: com as variações da temperatura do ambiente elas migram de uma região para outra, muitas vezes de um continente para outro, exemplos: as andorinhas da Europa, no inverno elas migram para a África; andorinhas da Argentina e Paraguai vão para

(16)

o sul da África, a chamada migração de outono etc. E para se guiar, esses animais durante o dia usa a luz solar e a noite pelas estrelas (MARTINS, 1992, p. 61).

d)

sono hibernal e sono estival: são chamados de hibernação ou sono hibernal, a morte aparente de alguns animais para melhor resistir ao ambiente muito frio, mas que na realidade eles estão vivos (vida latente) ou seja, é uma sensível redução de suas atividades vitais, exemplos disso temos o urso, o morcego e outros animais. Como o sono estival ou estivação, acontece justamente o contrário, os animais usam esse tipo de recurso para resistir ao calor, exemplo tipo de lagarto mexicano.



 A “água”, outro fator essencialmente importante, pois não se concebe a vida sem a água, ela entra na composição das células de todos os seres vivos. A água atua como reagente químico em muitos processos metabólicos. A distribuição dos seres vivos na biosfera depende da água, a sua quantidade varia de espécie para espécie. O homem tem 65% de água no seu corpo, a criança ao nascer 905, as medusas 99% do seu corpo é só de água, as sementes de 3 a 5%. E por fi m, a água ainda regula o clima da Terra.

Podemos classifi car alguns seres vegetais de acordo com o seu habitat. Os vegetais que só vivem com muita água recebem o nome de “hidrófi los” ou “hidrófi tos”, exemplo: aqueles que se desenvolvem em terrenos alagados ou muito úmidos como os pantanais do Amazonas e de Mato Grosso.

Outros vegetais vivem em terrenos áridos. São chamados de vegetais “xerófi los” ou xerófi tos, exemplo: vegetais da caatinga nordestina.



 Outro fator importante é a “salinidade”, que funciona como nutrientes dos seres vivos. São chamados químicos e sais dissolvidos na água, e no solo que servem para o crescimento necessário e reprodução desse organismo.

A salinidade juntamente com outras características presentes no solo como ph, textura, umidade, ou seja, os fatores edáfi cos (do solo). Os nutrientes presentes na salinidade podem ser classifi cados em “Macronutrientes”, que são elementos químicos que entram em grande quantidade na composição dos tecidos vivos, são eles: o carbono, o oxigênio, o hidrogênio e nitrogênio, exemplo: seres marinhos. E para os “Micronutrientes”, são aqueles elementos necessários em quantidades pequenas, como manganês, cobre, o zinco, o magnésio, exemplo: animais relativamente de água doce.

Além dos fatores ecológicos bióticos e abióticos já estudados, existem ainda os “Fatores Limitantes”, que são aqueles limites de tolerância dos quais os seres vivos podem sobreviver dentro do ambiente, ou seja, o fator seja ele biótico ou abiótico tenta limitar o desenvolvimento e ou a oportunidade de sobrevivência do ser vivo.

(17)

Atividade 4

1

Como exemplo, podemos citar: muitas aves têm uma ampla distribuição geográfi ca na natureza, porque elas conseguem vencer os limites de tolerância oferecidos pelo fator deste meio, com exceção dos pingüins, que só conseguem viver numa pequena faixa de tolerância; os peixes por exemplo, só conseguem viver numa dada temperatura da água, numa variação de poucos graus pode ser eliminada a população inteira; o homem pode viver em quase todas as regiões da biosfera e até fora dela (no espaço), devido a tecnologia, ele ampliou artifi cialmente a sua faixa de tolerância.

Já sabemos quais são todos os fatores que o meio ambiente oferece aos seres vivos. Agora vamos responder mais uma atividade para concluir esse nossa compreensão sobre essa temática.

As questões abaixo estão relacionadas com os fatores ecológicos abióticos e os fatores limitantes. Com atenção você responde com facilidade.

A temperatura é um fator determinante na distribuição dos seres vivos, infl ui no desenvolvimento, no apetite, no metabolismo, na atividade sexual etc. Se para cada ser vivo existe um preferencial térmico, então, qual a diferença entre o sono hibernal e sono estival?

(18)

2

3

Vimos que a migração entre os seres vivos é algo comum em algumas espécies de seres, principalmente entre as aves. Por que alguns seres vivos migram?

Dentro de um fator, seja ele biótico ou abiótico existe o fator limitante. Como você conceitua fator limitante? Dê exemplos.

(19)

4

A faixa de tolerância do homem é bem grande, principalmente após o uso da tecnologia que fez com que essa faixa fosse ampliada, fazendo assim ele sobreviver em quase todas as regiões do globo e fora dela, no espaço, numa nave. Você é capaz de dar exemplo de um fator limitante para o homem, de acordo com o texto estudado?

Concluindo a nossa aula

Chegamos ao término da nossa aula. Mas é importante lembrar que os fatores ecológicos são um tema bastante complexo, por isso, precisamos ter conhecimento para podermos entender o funcionamento dos ecossistemas. Portanto, todos os fatores abordados nessa aula são de fundamental importância para o estudo do meio ambiente.

Leituras complementares

Os fatores ecológicos são um assunto muito interessante, porém bastante complexo. Para que você tenha mais conteúdo e conhecimentos sobre esse tema, sugerimos as indicações

(20)

Para fazer mais atividades:

http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html (Acesso em 09/11/2008)

Você encontrará mais informações sobre ecossistemas e a importância para compreensão da ciência ecológica.

Para ter mais informação sobre ecossistema e meio ambiente:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia (Acesso em 09/11/2008) http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema (Acesso em 09/11/2008)

Os sites oferecem mais informações sobre os ecossistemas, quanto ao seu funcionamento, pirâmide ecológica, ecossistemas terrestres e aquáticos e algumas áreas vulneráveis no mundo. Lá você terá acesso a imagens que irão fazer com que a temática sobre ecossistemas fi que mais fácil de ser compreendida.

Resumo

Nesta aula, aprendemos que Ecologia é uma ciência muito importante, pois ela é a parte da biosfera que se ocupa de estudar a população de seres vivos, as comunidades, os ecossistemas e a biosfera. Estudamos de forma minuciosa os fatores ecológicos bióticos, abióticos e os fatores limitantes dentro de um ambiente. Compreendemos que esses fatores são as relações existentes entre os seres vivos com o meio físico, as associações de seres vivos com outros seres vivos, ou seja, ser vivo versus ser vivo e os fatores limitantes que é a faixa de tolerância da qual os seres vivos podem sobreviver dentro do ambiente. Constatamos que dentro do fator tanto biótico quanto abiótico existem os fatores limitantes. Aprendemos assim, o quanto esses fatores são importantes para a vida no planeta, que existe uma interrelação entre todos, ou seja, a água é o meio básico da vida ligada a luz solar também indispensável a vida. Enfi m, são as relações existentes na biosfera como um todo.

Auto-avaliação

Esta é a hora da síntese refl exiva do que você estudou, respondendo às atividades, visitando os sites e lendo livros sugeridos para leitura e deve ter lido muito mais. Ótimo!

(21)

1

2

Produza um texto sobre os fatores ecológicos, mostrando se você entendeu a temática discutida na aula.

Teça comentários sobre sua participação nesta disciplina, identifi cando os pontos positivos de sua aprendizagem e também os aspectos nos quais você deverá melhorar. Avalie seu desempenho como aluno(a) nesta aula.

(22)

Referências

ARAÚJO, M. S. Introdução às Ciências do Ambiente para Engenharia. C. Grande: Apostila UFPB 1998.

ANDRADE – LIMA, D. Um Pouco de Ecologia para o Nordeste. Recife: U.F.Pe; 2ª edição, 1975. CHARBONNEAU, J. P. Enciclopédia de Ecologia. São Paulo: EDU/EDUSP, 1979.

CORSOU, W. M. Manual Global de Ecologia: o que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. São Paulo: Ed. Augustus, 1993.

DAJOZ, R. Ecologia Geral. São Paulo: Vozes/EDUSP, 1973.

FERREIRA, A. B. de M. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira/Folha de São Paulo, 1995.

GUERRA, A. T. Novo Dicionário Geológico Gemorfológico. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2ª ed., 2001.

MARTINS, C. Biogeografi a e Ecologia. São Paulo: Nobel, 5ª ed., 1985.

ODUM, W. E. & E. J. HEALD. Trophic analysis of an estuarine mangrove community. Bulletin

of Marine Science. 22:671-738, 1972.

(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

EMENTA

Introdução a princípios, conceitos e fatores ecológicos; defi nição de ecossistema; equilíbrio ecológico e sustentabilidade; ecossistemas brasileiros: Caatinga, Cerrado, Pantanal, Litorâneo, Amazônico, Floresta de Serras.

Ecossistemas Brasileiros– GEOGRAFIA

AUTORAS

> Maria das Graças Ouriques Ramos

> Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo

AULAS

01 Introdução a princípios e conceitos ecológicos 02 Fatores ecológicos

03 Defi nição de ecossistemas 04 Ecossistemas aquáticos 05 Equilíbrio ecológico 06 Sustentabilidade 07 Estrutura física do Brasil

08 Ecossistemas do cerrado e da caatinga 09 Ecossistemas da Amazônia

10 Ecossistema do Pantanal 11 Ecossistema litorâneo

12 Ecossistema de fl oresta de serras 13

14 15

(28)

Referências

Documentos relacionados

A Tabela II apresenta os resultados relativos ao consumo m´edio de energia dos n´os, para os modelos linear e de Rakhmatov-Vrudhula, variando-se o n´umero de n´os fontes em 5, 10, 15

Através do mimetismo os ani mais, pela cor ou forma, assemelham-se ao meio ambiente, com o qual se con fun - dem. Tanto as presas como os pre da - dores procuram esconder-se: os pri

(UDESC-2012) – As aves que voam têm o corpo muito leve, inclusive porque seus ossos são ocos. Em algumas partes internas os ossos possuem nervuras, como as de uma asa de avião,

O cruzamento é uma propriedade fundamental para definirmos enti- dades biológicas reais pois é o cruzamento que promove a disseminação de características para todos os membros do

Resultados - 3a Etapa- 2/7- Esporte Clube Pinheiros 25m Prova 23 Mulheres 17 e Abaixo 100 RC Metros Costas. Academia

Embora os preços, na média do ano, te- nham se retraído para a maioria dos produtos, a desvalorização do Real elevou a atratividade das vendas externas dos produtos do agrone-

Quando a temperatura corporal aumenta, o fluxo de sangue também aumenta (por vasodilatação – aumento de diâmetro dos vasos condutores), pelo que a pele fica mais

Assim, a cada geração existem indivíduos que apresentam uma combinação original das características presentes em seus pais, acrescidas de características inteiramente novas..