• Nenhum resultado encontrado

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Município de Lajeado Grande - SC Processo Seletivo 001/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 20 (vinte) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital de Processo Seletivo 001/2018.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Processo Seletivo Município de Lajeado Grande - SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o fragmento da crônica a seguir e responda as questões 01 e 02. Vida de cinema

Luis Fernando Veríssimo Os filmes que víamos antigamente não nos prepararam para a vida. Em alguns casos, continuam nos iludindo. Por exemplo: briga de socos. Entre as convenções do cinema que persistem até hoje está a de que socos na cara produzem um som que na vida real nunca se ouviu. O choque de punho contra rosto fazia estrago nos rostos — ou não fazia, era comum lutas em que os brigões quase se matavam a murros terminarem sem nenhuma marca nos rostos — mas poupava os punhos. E como sabe quem, mal informado pelo cinema, entrou numa briga a socos, o punho quando acerta o alvo sofre tanto quanto o alvo. [...]

01- Quanto à regra de acentuação gráfica das palavras víamos, até e está, assinale a alternativa correta:

a) São acentuadas porque todas são proparoxítonas.

b) A palavra víamos é acentuada porque é oxítona terminada em s. c) A palavra está é acentuada porque é oxítona terminada em a. d) A palavra até é acentuada porque é paroxítona terminada em e.

02- Segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, as orações que possuem uma relação de dependência uma com a outra, dentro do período, são chamadas de orações subordinadas.

Sendo assim, assinale a alternativa que há uma oração subordinada adverbial temporal: a) ―Os filmes que víamos antigamente não nos prepararam para a vida.‖

b) ―Em alguns casos, continuam nos iludindo. Por exemplo: briga de socos.‖ c) O choque de punho contra rosto fazia estrago nos rostos.

d) ―...entrou numa briga a socos, o punho quando acerta o alvo sofre...‖

03- Milena está em reeducação alimentar e deseja incluir em sua dieta suco natural, para isso pesquisou quatro marcas de sucos que apresentam as seguintes concentrações de vitamina C (massa de vitamina C por mililitro de suco):

- Marca INTER: 60 mg de vitamina C a cada 200 ml de suco; - Marca DELI: 70 mg de vitamina C a cada 250 ml de suco; - Marca COLI: 7 mg de vitamina C a cada 25 ml de suco; - Marca GUIMIM: 18 mg de vitamina C a cada 90 ml de suco; - Marca TREL: 18 mg de vitamina C a cada 75 ml de suco.

É correto afirmar que o suco que possui maior concentração de vitamina C é: a) Marca COLI.

b) Marca DELI. c) Marca GUIMIM. d) Marca INTER.

(4)

04- Em minha festa de casamento compareceram cento e cinquenta e cinco pessoas, elas correspondiam a dos 80% dos convidados. Quantas pessoas convidei no total?

a) 358 convidados. b) 550 convidados. c) 775 convidados. d) 90 convidados.

05- Segundo a Lei n° 095/94, a BANDEIRA DO MUNICÍPIO será confeccionada na forma de um retângulo, com as seguintes partes: Assinale a alternativa correta:

(Fonte:www.lajeadogrande.sc.gov.br).

a) Três faixas transversais, que vão da parte inferior esquerda à parte superior direita, sendo duas faixas de cor branca e ao centro uma faixa de cor vermelha, interceptadas pelo círculo central, contendo o Brasão do Município.

b) Uma parte inferior, de cor verde bandeira, compreendendo o lado superior e o lado direito da Bandeira, acima da faixa vermelha, em formato de triângulo retângulo; Uma parte superior, em cor amarelo ouro, compreendendo o lado inferior esquerdo da Bandeira, abaixo da faixa vermelha transversal, em formato de um triângulo retângulo. c) Um círculo central, de cor amarela, no qual se insere o Brasão do Município; A

Bandeira será elaborada em dimensões proporcionais quanto à suas partes e em seu tamanho.

d) A elaboração do desenho da Bandeira do Município de Lajeado Grande foi de autoria de João Cezar Foppa, Gilson da Silva e Terezinha Chitolina Siviero.

Conhecimentos Específicos

06- A família é o ponto de partida para o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na comunidade.

1- Podemos chamar de família um grupo de pessoas com vínculos afetivos, de consanguinidade e de convivência.

2- As famílias vêm se transformando ao longo do tempo, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas, sociais e culturais.

3- Hoje existem várias formas de organização familiar, como: famílias com uniões estáveis, reconstituídas, de casais do mesmo sexo, de casais que moram em casas separadas etc. 4- Há ainda famílias que não têm a presença da mãe, do pai ou de ambos. Muitas vezes nesses casos, os avós assumem a responsabilidade em cuidar da família.

Por isso, é preciso identificar e compreender a formação e como funcionam as famílias da sua área de abrangência.

Estão corretas as afirmativas: a) 1-2-4.

b) 1-3-4. c) 2-3-4. d) 1-2-3-4.

07- Incorporando e reafirmando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS os trabalhos nas Equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde são desenvolvidos com base nos seguintes princípios norteadores:

a) Caráter Substitutivo, Integralidade, Intersetorialidade,

b) Integralidade, Vigilância Epidemiológica, Consultório Médico.

c) Consultório Médico, Consultório Odontológico, Consulta de Enfermagem, ACS. d) Intersetorialidade, Ação Preventiva, Consultório Médico, e ACS.

(5)

08- A multicausalidade é ocorrência comum na carcinogenese (processo de formação do câncer). São Fatores de Risco de Natureza Ambiental:

( ) Tabagismo, Alcoolismo, Medicamentos. ( ) Hábitos alimentares, Hábitos Sexuais. ( ) Fatores Ocupacionais, Radiações.

( ) Mudanças Climáticas, Insatisfatoriedade Ocupacional. Estão corretas as afirmativas:

a) y-f-k. b) y-z-f. c) z-f-k. d) y-z-f-k.

09- Complete a lacuna a seguir e assinale a alternativa correta:

_________________é uma doença infecciosa, causada por um bacilo que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo humano. Não é hereditária, tem cura e o tratamento é feito em ambulatório.

a) Varíola. b) Sarampo. c) Hanseníase. d) Dermatite Aguda.

10- Quanto ao controle da Tuberculose (Pilares), Diagnostico Tratamento, Prevenção: 1- Identificar SR (Sintomático Respiratório), Examinar SR ( Baciloscopia, RX).

2- Dar prioridade ao Tratamento Supervisionado. 3- Vacina BCG, Quiomioprofilaxia.

4- Detectar 70% dos casos BK positivo. Estão corretas as afirmativas:

a) 1-2-3-4. b) 1-2-3. c) 2-3-4. d) 1-2-4.

11- Complete a lacuna a seguir e assinale a alternativa correta:

_________________é o conjunto de atos assistenciais pensados para resolver um problema de saúde. Se agrega á escuta qualificada das necessidades e demandas do usuário e da comunidade.

a) Atenção Básica. (AB)

b) Unidade Básica de Saúde. (UBS)

c) Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) d) Projeto Terapêutico.

12- Complete as lacunas a seguir e assinale a alternativa correta:

Ao adotar atitudes profissionais os Agentes Comunitários de saúde fazem uso de alguns instrumentos que permitem o reconhecimento das famílias tais como: _________________e o_________________.

a) Câmera digital e o telefone celular. b) Genograma e o Ecomapa..

c) História interna familiar e o tempo de vida.

(6)

13- Crianças recém-nascidas (0 a 28 dias), o Agente Comunitário de Saúde deve verificar: 1- Os dados de identificação do nascimento por meio da caderneta da criança; Se já foi feito o teste do pezinho;

2- Se já foram realizadas as vacinas – BCG, hepatite B e Tétano. 3- Se a criança já evacuou ou está evacuando regularmente. 4- Os cuidados com o coto umbilical.

5- A presença de sinais comuns em recém-nascidos (na pele, na cabeça, no tórax, no abdome e genitálias), regurgitação, soluços, espirros e fazer as orientações.

6- Higiene do corpo, higiene da boca, presença de assaduras, frequência das trocas de fraldas; 7- A alimentação – aleitamento materno exclusivo ou outro tipo e identificar eventuais dificuldades em relação ao aleitamento; Sono, choro.

Estão corretas as afirmativas: a) 1-2-3-5-7.

b) 2-4-6-7. c) 1-2-3-5-6. d) 1-3-4-5-6-7.

14- Complete as lacunas a seguir e assinale a alternativa correta:

_______________, ________________, _________________ fazem parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (recém-nascido), criado em 2001 pelo Ministério da Saúde, com objetivo de diagnosticar diversas doenças e a tempo de fazer o tratamento precocemente, reduzindo ou eliminando sequelas.

a) Teste do Pezinho, teste da orelhinha, e do olhinho. b) Hérnia inguinal, hérnia umbilical, coto umbilical.

c) Teste do pezinho, primeira consulta do bebê, banho de luz (Fototerapia). d) Primeira consulta do bebê, teste do pezinho, coto umbilical.

15- Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas:

( )A vacinação é uma importante ação para diminuir doenças e mortes por doenças infecciosas.

( )Você como Agente Comunitário de Saúde deve solicitar a Caderneta de Saúde da Criança e verificar o esquema vacinal.

( )O esquema vacinal não pode ser alterado, ou sofrer adaptações regionais. Recomenda-se que você sempre converse com a enfermeira ou com o médico da sua equipe para se manter atualizado(a) sobre o esquema vacinal adotado em seu município.

( )A vacina BCG é aplicada em dose única, e combate a Difteria, Coqueluche e o Sarampo. a) V-V-F-V.

b) V-F-F-V. c) V-V-F-F. d) V-V-V-V.

16- Um dos pontos importantes do pré-natal é preparar a mulher e sua família para a chegada de um novo membro, orientando-as sobre os cuidados com sua saúde e com o bebê.

Outros objetivos do pré-natal: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas: ( )Reduzir a mortalidade no parto e puerpério; Reduzir o número de abortos espontâneos. ( )Reduzir a mortalidade de recém-nascidos e mortes prematuras; Reduzir o número de partos prematuros.

( )Diminuir o número de recém-nascidos de baixo peso.

( )Diminuir o numero de parto normal em decorrência e risco da transmissão de doenças da mãe para o filho na hora do parto.

(7)

a) V-F-V-V. b) V-V-V-F. c) V-V-V-V. d) V-F-V-F.

17 - São fatores de risco para a doença Diabetes Mellitus: ( )Obesidade; História familiar;

( )Praticar atividade física – sedentarismo;

( )Hipertensão arterial; Colesterol e triglicerídeos elevados. ( )Adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Estão corretas as afirmativas: a) z-y-j-p.

b) z-j-p. c) y-j-p. d) z -y-j.

18- Complete a lacuna a seguir e assinale a alternativa correta:

A __________________ é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria. O termo se origina do fato de a doença causar lesões, podendo também se localizar em outros órgãos e levar a morte, caracteriza-se com sinais e sintomas iniciais de febre baixa ao anoitecer, fadiga, e emagrecimento.

a) Infecção pelo HIV. b) Infecção pelo HPV. c) Hanseníase.

d) Tuberculose.

19- Complete a lacuna a seguir e assinale a alternativa correta:

A primeira Epidemia de Dengue com mais de 3.000 casos da doença foi registrado em Santa Catarina no ano de____________.

a) 2013. b) 2014. c) 2015. d) 2016.

20-Complete a lacuna a seguir e assinale a alternativa correta:

Febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo com coceira (exantema), inchaço nas articulações, são sinais e sintomas de_________________.

a) Zika. b) Dengue. c) Chikungunya. d) Febre Amarela.

Referências

Documentos relacionados

Fruto das novas tecnologias, essas manias não são tóxicas, mas reduzem a liberdade e alteram o comportamento social das pessoas.. E vêm se tornando mais e

obesidade, hereditariedade, sedentarismo e hipertensão arterial. I – O Agente Comunitário de Saúde deverá identificar, na sua área de atuação, membros da comunidade

4.1 O Agente Comunitário de Saúde (ACS) no contexto da Saúde da Família O agente comunitário de saúde é um personagem fundamental na estratégia saúde da família, pois é

a) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada oito anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a

De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Funcionários da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Cachoeira do Piriá, o

As duas propostas são um reflexo da polêmica que provoca um debate acirrado na sociedade sobre esse tipo de trabalho, já exercido por cerca de 70 mil pessoas no Brasil,

a) identificar as casas dos membros da equipe de saúde. b)conhecer como a comunidade toma decisão para o enfrentamento de seus problemas de saúde. c)identificar o grau de

A PREFEITA MUNICIPAL DE JATI, ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital nº 001/2014 que trata da CONVOCAÇÃO para 2ª, 3ª e 4ª etapas da