• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAÇÃO MAIO 2021 StudioVirtual Casa Hoffmann

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMAÇÃO MAIO 2021 StudioVirtual Casa Hoffmann"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGRAMAÇÃO MAIO 2021

StudioVirtual Casa Hoffmann

Atualizada em 13/05/21

CO MOVER – AULAS CONTINUADAS

Atividade através de Streaming transmitida a partir da casa do artista. Turmas de 3ªs às 15h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann

Dias 04 e 11/05 / Das 15h às 16h Oficina CORPO PROPOSITOR Ministrante: Rosemeri Rocha (PR)

Release: A oficina focaliza o estudo da anatomia e da fisiologia como ponto de partida para investigar as possibilidades de movimento do corpo. Através da experiência da percepção-ação – mapeamento corporal, o artista investiga, identifica e registra as sensações, direcionando-as para o seu processo criativo e apresenta possíveis configurações provisórias.

Classificação etária: A partir de 16 anos

Público alvo: Para pessoas interessadas em conhecer e perceber o corpo humano e desenvolver processos criativos nas Artes Performativas (dança, teatro, música, artes visuais, fotografia).

(2)

e perceptivos do corpo em processos de criação em arte. Doutora e Mestre em Artes Cênicas-UFBA. Especialista em FAP. Possui Graduação e Licenciatura em Dança-PUC/PR. Docente do colegiado do curso de Licenciatura e Bacharelado em Dança desde 1996- UNESPAR/FAP. Atua como diretora do Centro de artes e faz parte do colegiado do Mestrado Profissional em Artes. Coordena Projeto de Extensão: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR.

Dias 18 e 25/05 / Das 15h às 16h

Oficina “Experimentação corporal: um olhar sobre presença performativa em dança” Com Juliana Ribeiro (PR)

Release: O objetivo da oficina é proporcionar, um espaço de criação e de experimentação em Dança. O foco destas aulas será desenvolver as capacidades criativas dos alunos, incrementando o seu vocabulário de movimento e valorizando a presença performativa de cada um, no contexto da criação contemporânea na área da dança. A partir de uma base sólida de aquecimento e de disponibilização do corpo, ativando também o imaginário e o ‘olhar’ analítico e individual.

Classificação etária: A partir de 16 anos

Público alvo: interessados em estudos do corpo, movimento, dança, coreografia,

performance, arte. Pesquisadores, artistas, estudantes de arte e comunidade em geral.

Juliana Ribeiro é bailarina, coreógrafa, educadora física, professora e pesquisadora da

dança contemporânea, além de gestora técnica e artística do Studio de Dança Juliana Ribeiro. Licenciada em educação física, pós-graduanda em linguagem e poética da dança, com curso técnico em Ballet Clássico, curso de extensão em processos coreográficos e

(3)

artes circenses. Produtora e coreografa de 11 espetáculos e 6 Saraus (projeto de pesquisa em dança). Orienta e coreografa a Cia de Dança Juliana Ribeiro desde 2013 e bailarina e pesquisadora da Companhia de Arte Rás desde 2017.

PROGRAMA: ENSAIO ABERTO

Atividade através de Streaming transmitida a partir da casa do artista. 5ªs às 16h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann

06/05 – às 16h

“Encontro EntreTelas” ENSAIO ABERTO com Gabrieli Maroso e Oberdan Piantino (PR)

Release: Em suas casas, quando Gabrieli Maroso e Oberdan Piantino se encontram na tela um do outro, também se colocam uma questão: "como criar dança, telepresencialmente, sem nunca ter nos encontrado pessoalmente?". Então, pelo compartilhar performativo, cada pergunta lançada e cada movimento de elaboração/escuta, torna-se a afirmação de que é possível gerar e sustentar um campo artístico-relacional quando, no lugar de tentar superar o isolamento social, nos apropriamos das limitações e sentimentos atuais como chaves para acessar um lugar comum.

Classificação etária: Livre

Público alvo: Comunidade em Geral, que esteja lidando com distanciamento social

Gabrieli Maroso é bailarina, artista da dança e arte educadora com formação em dança pela Unicamp. É profissional do movimento pelo método Inner Balance e busca colocar

(4)

corpos em movimento de forma acolhedora e criativa. Oberdan Piantino é artista-professor de Danças com especialização em Dança: Educação e Cultura; e, também, graduando no Curso de Dança da Unespar. Tem movido pesquisas artísticas em poéticas do encontro em parceria com o SummuS Dança Contato Improvisação, o UM Núcleo Pesq. Art. em Dança e a NÓ movimento em rede.

13/05 – às 16h

“(Cor) Pô: Sobre Interfaces e Poéticas.”ENSAIO ABERTO com Flavia Martins & SAMUCA. (PR/RJ)

Release: Em nosso ensaio, passearemos pelos princípios de improvisaçāo do Hip-Hop Freestyle aplicados a diferentes códigos de dança. Estaremos explorando nossa relaçāo corpo - interface (tela, controladora musical), na criaçāo de nosso objeto cênico. Trabalharemos com trilha sonora e composiçāo coreográfica em tempo real. Estudaremos algumas referências visuais Brasileiras e Estado Unidenses como ponto de provocaçāo para o nosso movimento.

Classificação etária: Livre

20/05 – às 16h

ENSAIO ABERTO com Mônica Infante e Laura Miranda (PR)

Release: Nesta edição do programa Ensaio Aberto estaremos compartilhando nossa rotina e metodologia de trabalho envolvendo processo de criação com suas práticas corporais, leituras, documentação e laboratório referentes ao Projeto Estrela Canina. Este projeto foi apresentado na íntegra na Mostra Nomos no Museu Oscar Niemeyer e 2017/18. A

(5)

performance foi mostrada no formato de vídeo instalação com imagens sincronizadas e projetadas em duas telas simultaneamente.

Laura Miranda e Mônica Infante trabalham juntas desde a década de 1990. Em sua pesquisa investigam as conexões entre artes visuais, dança e performance. Compartilham de práticas corporais como a Técnica Alexander (educação somática), KI-Aikidô (arte marcial japonesa) e Experiência Somática (abordagem psicobiológica para o tratamento do trauma). As artistas vêm participando de mostras, eventos e projetos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e Japão. Laura Miranda é artista plástica e performer graduada em Artes Visuais e pós-graduada em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mônica Infante é artista e pesquisadora, graduada em Dança pelo London Studio Centre – Universidade de Middlesex, Londres, Inglaterra. É professora de Ki Aikidô (3º grau faixa preta) e de Aiki e consciência corporal no CDKI.

Classificação etária: Livre

25 à 28/05 Das 14h às 16h

OFICINA: "O antes, durante e depois da filmagem: estratégias para criação em dança nas telas" com Cayo Vieira e Lívea Castro (Nó movimento em rede) - (PR)

Carga horária total: 8 horas

Curso fechado através da plataforma zoom (com inscrições prévias através da plataforma sympla)

(6)

Release: Com o intuito de compartilhar nossa experiência em criações que articulam as áreas do audiovisual e da dança, a oficina propõe uma passagem pela pré-produção, produção e pós-produção da cena em criações audiovisuais. A oficina abordará especificidades de diferentes equipamentos, direção de fotografia, processos da edição de vídeo, costurando na prática questões técnicas e poéticas que possam constituir a criação artística nessas interfaces.

Lívea Castro é artista da Dança, professora, pesquisadora e videoartista residente em Curitiba (PR). Graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora de dança na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e colaboradora no coletivo NÓ movimento em rede.

Cayo Vieira é natural de Curitiba onde vive e trabalha. Iniciou a carreira como assistente de estúdio e laboratório fotográfico em 2002, mas antes disso já acompanhava o pai, Sérgio Vieira, em sua caminhada como fotógrafo. Graduando em Psicologia, estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de projetos autorais, atua na documentação de performances e espetáculos de dança. Atualmente é colaborador no coletivo NÓ movimento em rede.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS

Aulas de Hip Hop com Raphael Fernandes(PR)

(7)

Via streaming na Página do Facebook da Casa Hoffmann

- Será feita uma divulgação direcionada ao público das regionais através de parceiros.

Release: A oficina online de processos criativos urbanos, oferece estratégias de movimento, inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças Hiphop. Em um formato simples, pedagógico, divertido e dinâmico, iremos explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento físico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados no intenso universo criativo artístico do Hiphop.

Raphael Fernandes é PROFESSOR, ARTISTA DA DANÇA, COREOGRAFO. Graduado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006, é pós graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001, e desde então desenvolve sua linguagem urbana oriundos do BREAKING e a filosofia Hiphop. Entre os trabalhos internacionais, o artista apresenta, “Teoria da Gravidade”, performado no Quênia, França, Espanha, Haiti e Suíça.

VIDEOAULAS

Veiculação de 5 módulos do Programa “Ações Formativas em Dança” com videoaulas gravados em 2020. Esses módulos foram divulgados no período eleitoral e serão veiculados no Canal da Casa Hoffmann no período de maio e junho.

(8)

Youtube

- MÓDULO: “Dança, Função e Percepção” com Elaine De Markondes (PR) - (4 videoaulas) - MÓDULO: ¨Dançar é Pertencer – PARTE 2” com Laremi Paixão (PR) - (4 videoaulas) - MÓDULO: “Iniciação em Dança” com Juliana Alves (PR) - (3 videoaulas)

- MÓDULO: “Nós em Casa” com Coletivo Nós em Traço (PR) - ( 3 videoaulas)

- MÓDULO: “Danças Urbanas- PARTE 2) com Raphael Fernandes (PR) - ( 3 videoaulas)

Referências

Documentos relacionados

Assim, esse método conforme utilizado por Chagas (2008) evidencia tanto a forma de representação do personagem quanto analisa o cenário em que esse está inserido, aludindo aos

Fine (About Uncirculated/ Extremely Fine) - BELA (Bela) - Moeda quase não circulada, que apresenta ainda algum brilho original, ou patine, podendo evidenciar ligeiras marcas

Release: Iniciação em dança vem propor noções de corpo e espacialidade inerentes ao movimento e à dança no entrecruzamento de linguagens de

Data: 05 de junho de 2021. Faixa etária: a partir dos 16 anos.. Público alvo: Artistas e técnicos das artes cênicas. Pesquisadores em artes cênicas e em novas mídias. Local: Canal

Na língua portuguesa, têm-se dois processos básicos de formação de palavras, a derivação e a composição. Relacione as colunas quanto aos tipos de derivação.

A brincadeira, a dança, o teatro, a música, as artes visuais, o faz de conta são linguagens sem palavras, são ações que permitem que a integração – mente, corpo, emoção

Assim, no intuito de compreender melhor a área de produção de vídeos e ter a possibilidade de suprir essa demanda, de vídeos alternativos voltados para a comunicação, a

A partir dos índices propostos pela ONU para medir o Desenvolvimento Humano e as Desigualdades de Género, será realizada uma análise da evolução da situação dos Países Africanos