• Nenhum resultado encontrado

StudioVirtual Casa Hoffmann

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "StudioVirtual Casa Hoffmann"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

StudioVirtual Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann em sua extensão virtual dá seguimento aos programas existentes, além de constantes novidades, permitindo também a ampliação e alcance do público para os conteúdos de dança.

Com a proposta de manter intensa conexão com o público, suprir atividades poéticas, lúdicas e de manutenção. Existir, ligar, conectar, provocar, unir, e também como estratégia de reinvenção.

Este projeto de curadoria é voltado à criação, desenvolvimento e divulgação de conteúdos e ações em tempos de pandemia. Incentiva os professores e artistas a atravessar o período de isolamento social. Todo o conteúdo aqui apresentado é considerado como conteúdo de apoio e não substitui a formação presencial e completa de artistas e bailarinos.

Classificação etária: Livre (na maioria dos conteúdos).

Público alvo: interessados em estudos do corpo, movimento, dança, coreografia, performance, arte. Pesquisadores, artistas, estudantes de arte e comunidade em geral.

(2)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Setembro – 2021

Atualizada em: 02 de setembro de 2021.

WORKSHOP NACIONAL ONLINE / Plataforma Zoom

“Artaud: anarquista do corpo” com CHRISTINE GREINER (SP) Dias: 14 a 17 de setembro de 2021.

Horário: 14h30 às 17h. Classificação etária: 16 anos.

Público alvo: Artistas, pesquisadores e estudantes. Número de vagas: 80 vagas.

Inscrição gratuita entre os dias 01 a 09 de setembro de 2021, através do site: www.sympla.com.br/casahoffmann

A aula será realizada via Plataforma Zoom.

Release: Antonin Artaud (1896-1948) foi um artista-pensador que não apenas revolucionou a concepção de teatro de sua época, como teve um impacto fulminante na filosofia. O curso focará em um tema que atravessa toda a sua obra: o corpo sem órgãos. Entre as fontes de pesquisa, além dos escritos de Artaud, apresentaremos comentadores brasileiros, a interpretação europeia, a partir dos escritos de Deleuze, Guattari e Derrida; e a perspectiva de Kuniichi Uno que

reconhece em Artaud um anarquismo corpóreo com potência de subversão aparentado com a dança butô.

(3)

no curso de graduação em Artes do Corpo e na pós em Comunicação e Semiótica. É diretora, desde 1999, do Centro de Estudos Orientais. É autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre teoria corpomídia (com Helena Katz), artes do corpo, cultura japonesa e biopolítica. Traduziu todos os livros do filósofo Kuniichi Uno para o português, inclusive o último, Artaud, corpo e pensamento – que será um dos materiais trabalhados durante o mini-curso.

CURSO NACIONAL ONLINE

“Improvisação- uma linguagem que dança” com DUDUDE HERMAN (BH) Dias: 20 a 24 de setembro de 2021.

Horário: 15h às 17h30. Classificação etária: 18 anos.

Público alvo: Para gentes, que se interessem pela linguagem da Improvisação e que possuem uma certa experiência neste modo de mover. Dança, Teatro, performance, diletantes.

Número de vagas: 40 vagas.

Inscrição gratuita mediante envio e análise de breve currículo e carta de intenção através do site: www.sympla.com.br/casahoffmann

INSCRIÇÕES ENTRE OS DIAS 06 E 13 DE SETEMBRO DE 2021.

DIVULGAÇÃO DAS(OS) SELECIONADAS (OS) POR EMAIL NA QUARTA-FEIRA (15/09/21).

A aula será realizada via Plataforma Zoom.

(4)

para a improvisação, para que cada participante perceba suas estratégias de composição na linguagem da improvisação e observe os modos de dança que se desvelam na ação deste fazer. Tudo isso nos modus operandi de uma tela plana, ganhar e gerar volume.

Dudude Herrmann vive e trabalha entre Belo Horizonte e Casa Branca. Artista de dança atua como improvisadora, performer, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança, escrevedora e artivista ambiental. Inicia seus estudos nos anos 70 como parte da geração do Grupo Trans-Forma BH/MG. Dirigiu seu estúdio de 1994 a 2008, Dirigiu a Benvinda Cia de Dança de 1992 a 2007. Desenvolve parcerias criativas com diversos artistas, trabalha em seu atelier, localizado em Casa Branca, promovendo ações ligados a arte contemporânea e derivantes desde 2010. Continua sua saga se adaptando aos modos pandêmicos de existir desviando de frequências baixas e perseguindo seu propósito de vir a ser. Segue trabalhando interessada e curiosa em assuntos de arte/vida.

CO MOVER – FORMATO HÍBRIDO - Presencial + Streaming pelo Facebook AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA com Mônica Infante (PR)

Data: 21 e 28 de setembro de 2021 Dia: terça-feira

Horário: 15h

Classificação etária: a partir de 16 anos

Público alvo: pessoas interessadas no estudo do corpo e do movimento. Duração da aula: 1h

Número de vagas para aula presencial: 7 vagas

(5)

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: Apresentação do mapa de criação artística a partir do encontro entre o Ki Aikidô, a Técnica Alexander e o método Somatic Experiencing ® (SE). Este mapa possibilita um roteiro para se discutir o trauma por meio da linguagem das sensações. Esta linguagem conecta o espaço do trauma com o campo da arte.

Mônica Infante: Artista, professora e terapeuta. Graduada em Dança pela Middlesex University -Londres, Inglaterra. (1985- 1989). Orientadora de projetos de pesquisa em dança contemporânea - Casa Hoffmann -centro de estudos do movimento (2006, 2009, 2012). Articuladora/organizadora do Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul. Uma das fundadoras do Centro de Desenvolvimento de KI – CDKI onde ministra aulas de KI Aikidô (3º grau faixa preta) e de Aiki e Consciência Corporal a partir dos princípios da Técnica Alexander. Formada pelo método Somatic Experiencing ®.

DIÁLOGOS DO MOVIMENTO

Gabriel Machado (PR) conversa com Jimena Blaya (ARGENTINA) “ARTISTA ETC - Gestão e Curadoria Para Mundos em Trânsito” Data: 25 de setembro de 2021.

Horário: 16h.

Classificação Etária: Livre.

(6)

Jimena García Blaya é artista ETC da dança. Vive e desenvolve seu trabalho na Argentina. É co-diretora artística do Festival Internacional de Danza Emergente – FIDE. Gestora e coordenadora do projeto Café Müller Territórios e do Programa RADAR, ambos dedicados ao desenvolvimento de conteúdos para a dança em modo expandido.

Gabriel Machado é artista e pesquisador da dança em suas diferentes interfaces. Mestrando em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), investiga monstruosidades, processos de simbioses e alianças entre diferentes organismos. Foi bolsista da Casa Hoffmann -Centro de Estudo do Movimento (2011-2012). Integrante-fundador da Selvática Ações Artísticas e da Casa Selvática (2011).

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo II

AULAS DE DANÇAS URBANAS com RAPHA FERNANDES (PR) Data: 01 de setembro de 2021

Dia: Quarta-feira

Horário: Das 10h30 às 11h30

Classificação etária: a partir de 12 anos Público alvo: LIVRE

Duração: 1h

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

(7)

criativo urbano é pensar em estratégias de movimento, inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças Hiphop, que atravessam o pensamento criativo contemporâneo. Em um formato pedagógico, divertido e dinâmico, a oficina irá explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento fisico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados na proposta filosófica do universo artístico do Hiphop, seus elementos, para desenvolver e explorar estilo, personalidade, coordenação, ritmo, memória e conhecimento urbano.

Raphael Fernandes é PROFESSOR, ARTISTA DA DANÇA, COREÓGRAFO. Graduado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006, é pós-graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001, e desde então desenvolve sua linguagem urbana oriundos do BREAKING e a filosofia HipHop. Entre os trabalhos internacionais, o artista apresenta, “Teoria da Gravidade”, performado no Quênia, França, Espanha, Haiti e Suíça.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo I

AULAS DE INICIAÇÃO EM DANÇA com JULIANA ALVES (PR) Data: 30 de setembro de 2021

Dia: Quinta-feira

Horário: Das 15h às 16h

Classificação etária: 5 – 12 anos

(8)

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: Iniciação em dança vem propor noções de corpo e espacialidade inerentes ao movimento e à dança no entrecruzamento de linguagens de maneira lúdica, criativa na construção de pensamento de corpo por meio da manualidade. Iremos manufaturar gestos aliados a matéria, manusear vontades construindo objetos e manipular corpos, movimentos e espaços fantásticos inventados por nós.

Juliana Zelenski Alves atua como artífice da dança, artista-professora-pesquisadora. Mestranda em Artes, pela PPGARTES - UNESPAR. Especialista, Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR – FAP. Integrou a equipe do c.e.m - centro em movimento em Lisboa - PT. Técnica em Dança pela Escola do Teatro Guaíra. Pesquisa o ensino da dança na infância e o que a manualidade pode contribuir para uma aprendizagem volitiva. Idealizadora junto com Paula Petreca do Ladeira a Bausch – Podcast sobre dança.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo IV TREINAMENTO PARA MULTIPLICADORES DA DANÇA

OFICINA “Escuta Radical: corpo, movimento e aprendizagem” com Lívea Castro (PR) Data: 29 de setembro de 2021

Dia: Quarta-feira

Horário: Das 10h30 às 11h30 Duração: 1h.

(9)

Vagas: Turmas fechadas

Release: Tendo como perspectiva um pensamento em Dança que problematiza os diferentes corpos que dançam, a oficina discute as possibilidades e potências dos corpos em suas singularidades, sugerindo um exercício de escuta radical - uma forma de complexificar e colocar em prática a noção de alteridade. Os encontros contarão com propostas práticas de movimento, bem como discussão teórica dos conteúdos.

Lívea Castro é artista da Dança, professora, pesquisadora e videoartista residente em Curitiba (PR). Graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora de dança na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e colaboradora no coletivo NÓ movimento em rede.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo IV TREINAMENTO PARA MULTIPLICADORES DA DANÇA

OFICINA “Manualidade como estratégia pedagógica volitiva” com Juliana Alves (PR) Data: 29 de setembro de 2021

Dia: Quarta-feira

Horário: Das 14h30 às 16h Duração: 1h30.

(10)

Release: Problematizar estratégias pedagógicas de ensino em artes em suas diversas linguagens, dança, teatro, artes visuais, música e cinema. Com o foco especialmente na construção de pensamento de corpo, subjetividade , manualidade e volição.

(11)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Outubro – 2021

WORKSHOP INTERNACIONAL

MasterClass “Make yourself uncomfortable” (Sinta-se desconfortável) com SEGNIMOSSI (IT) Data: 16 de outubro de 2021.

Horário: 11h Vagas: 20 vagas

Público: professores e educadores

Realizada através da plataforma Zoom com tradução inglês/português Inscrições gratuitas através do site: www.sympla.com.br/casahoffmann

Local de transmissão Streaming: Facebook da Casa Hoffmann (ficará disponível por 24horas): www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: As dificuldades são oportunidades... e se não houver nós as inventamos!

Meses de isolamento durante o bloqueio nos fizeram reinventar cada centímetro de nossa casa. Por que não continuar a exploração pelo monitor do computador? Como sondar a distância da web? Onde nos encontrar? Com quais sentidos?

Brincaremos com o espaço dos nossos quartos, com outros, com marcadores, folhas de papel e fita adesiva, mas sobretudo com dificuldade.

(12)

HundrED como um dos 100 projetos de educação inovadores em todo o mundo para os anos de 2017 e 2019. Tem sido realizando cursos de treinamento, performances e workshops em mais de vinte países.

WORKSHOP NACIONAL

“OFICINA DE SUPER PODERES” com Neto Machado e Jorge Alencar (PR/BA) Data: 13 e 14 de outubro de 2021.

Horário: às 10h e 15h. Vagas: 6 vagas.

Realizada através da plataforma Zoom

Inscrições gratuitas através do link: www.sympla.com.br/casahoffmann

Release: Nessa oficina a gente vai imaginar heroínas e heróis que ainda não existem. Como podemos descobrir super poderes criativos? Como colocar em ação poderes que ajudam a nos reinventar e a reinventar nosso mundo? Quais são os poderes que a gente desejaria ter? Quais os super poderes que a gente já tem? E quais são as nossas fraquezas? Como tudo isso pode virar corpo e movimento? Qual a dança que eu faria para me transformar numa super heroína ou num super herói?

(13)

Prêmio Braskem de Teatro 2019). A dupla vem circulando em todas as regiões brasileiras e em contextos internacionais e integra a Dimenti Produções Culturais - produtora cultural e ambiente de criação - e a editora Conexões Criativas. Mais em: www.jorgealencar.com.br e www.netomachado.com

CO MOVER – AULA DE DANÇAS BRASILEIRAS

“Dançar brincando - Um passeio lúdico pelas danças populares” com Zé Ronaldo (PR) Data: 19 e 26 de outubro de 2021 (terças feiras)

Horário: 15h às 16h Classificação etária: Livre

Público alvo: Público infantil, mães, pais, artistas, arte-educacores e demais interessados em dança e cultura popular.

Duração da aula: 1h

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: Com uma abordagem lúdica vamos explorar o ritmo, os jogos, passos e desenhos coreográficos das danças tradicionais presentes em alguns folguedos brasileiros, como Cavalo Marinho, Coco, Ciranda e Cacuriá. Vamos vivenciar diferentes movimentos presentes nestes ritmos da cultura popular e construir pequenas coreografias para dançarmos juntos.

(14)

tradicionais desde 2002 com interesse na poética dos corpos brincantes. Realiza aulas e oficinas de consciência corporal, yoga, dança, teatro e arte-educação, investigando a propriocepção e as potências do corpo como processo de produção artística e de saúde.

DIÁLOGOS DO MOVIMENTO

Juliana Alves (PR) conversa com Isabel Marques (SP) Data: 30 de outubro de 2021.

Horário: 16h.

Classificação Etária: Livre.

Local de veiculação Streaming: Canal do Youtube da Casa Hoffmann: www.youtube.com/casahoffmann

Isabel Marques: Coreógrafa, diretora e professora de dança, escritora. Formada em Pedagogia pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre, Londres (hoje Trinity Laban), doutora pela Faculdade de Educação da USP/96. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996. Premiada pela Bolsa Vitae de Artes, pelo Programa Municipal de Fomento à Dança, pelo ProAC, pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, finalista do Prêmio Jabuti. Assessora do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Dança), da UNESCO em documento para América Latina e da Secretaria Municipal de Educação de SP.

(15)

manualidade pode contribuir para uma aprendizagem volitiva. Idealizadora junto com Paula Petreca do Ladeira a Bausch – Podcast sobre dança.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo II

AULAS DE DANÇAS URBANAS com RAPHA FERNANDES (PR) Data: 06 de outubro de 2021

Dia: Quarta-feira

Horário: Das 10h30 às 11h30

Classificação etária: a partir de 12 anos Público alvo: LIVRE

Duração: 1h

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: Corpo cidade, danças urbanas, coreografias, urbanografias. Pensar o movimento criativo urbano é pensar em estratégias de movimento, inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças Hiphop, que atravessam o pensamento criativo contemporâneo. Em um formato pedagógico, divertido e dinâmico, a oficina irá explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento fisico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados na proposta filosófica do universo artístico do Hiphop, seus elementos, para desenvolver e explorar estilo, personalidade, coordenação, ritmo, memória e conhecimento urbano.

(16)

Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006, é pós-graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001, e desde então desenvolve sua linguagem urbana oriundos do BREAKING e a filosofia HipHop. Entre os trabalhos internacionais, o artista apresenta, “Teoria da Gravidade”, performado no Quênia, França, Espanha, Haiti e Suíça.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo I

AULAS DE INICIAÇÃO EM DANÇA com JULIANA ALVES (PR) Data: 28 de outubro de 2021

Dia: Quinta-feira

Horário: Das 15h às 16h

Classificação etária: 5 – 12 anos

Público alvo: Crianças e acompanhantes Duração: 1h.

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

(17)

Juliana Zelenski Alves atua como artífice da dança, artista-professora-pesquisadora. Mestranda em Artes, pela PPGARTES - UNESPAR. Especialista, Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR – FAP. Integrou a equipe do c.e.m - centro em movimento em Lisboa - PT. Técnica em Dança pela Escola do Teatro Guaíra. Pesquisa o ensino da dança na infância e o que a manualidade pode contribuir para uma aprendizagem volitiva. Idealizadora junto com Paula Petreca do Ladeira a Bausch – Podcast sobre dança.

AÇÃO NÓS EM TRAÇO / Presencial Data: 02/10 às 11h

Público: infantil Local: Casa Hoffmann

Inscrições através do site: www.sympla.com.br/casahoffmann

O Coletivo Nós em Traço nasceu em 2018 e é formado pelas mulheres/artistas/mães e amigas Alessandra Lange, Ana Paula Luz, Juliane Engelhardt e Patrícia Machado e tem como proposta a abordagem de pedagogias em arte e educação. O maior interesse do Coletivo é o corpo e o movimento criativo a partir dos estímulos e interações das diversas linguagens artísticas.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo IV TREINAMENTO PARA MULTIPLICADORES DA DANÇA

OFICINA “Escuta Radical: corpo, movimento e aprendizagem” com Lívea Castro (PR) Data: 20 de outubro de 2021

(18)

Horário: Das 10h30 às 11h30 Duração: 1h.

Público alvo: Professores de dança que trabalham na rede municipal e regionais. Vagas: Turmas fechadas

Release: Tendo como perspectiva um pensamento em Dança que problematiza os diferentes corpos que dançam, a oficina discute as possibilidades e potências dos corpos em suas singularidades, sugerindo um exercício de escuta radical - uma forma de complexificar e colocar em prática a noção de alteridade. Os encontros contarão com propostas práticas de movimento, bem como discussão teórica dos conteúdos.

Lívea Castro é artista da Dança, professora, pesquisadora e videoartista residente em Curitiba (PR). Graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora de dança na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e colaboradora no coletivo NÓ movimento em rede.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo IV TREINAMENTO PARA MULTIPLICADORES DA DANÇA

OFICINA “Manualidade como estratégia pedagógica volitiva” com Juliana Alves (PR) Data: 20 de outubro de 2021

Dia: Quarta-feira

(19)

Público alvo: Professores de dança que trabalham na rede municipal e regionais. Vagas: Turmas fechadas

Release: Problematizar estratégias pedagógicas de ensino em artes em suas diversas linguagens, dança, teatro, artes visuais, música e cinema. Com o foco especialmente na construção de pensamento de corpo, subjetividade , manualidade e volição.

Referências

Documentos relacionados

CONJUNTOS DE PINTURA MINI CONJUNTOS DE PINTURA PALETINAS EXTRA PRO SUPER PRO JUNIOR MULTIUSOS BLEND NEGRA BLEND BLANCA ESMALTES AL AGUA RADIADOR PINCELES REDONDOS PINCELES

Ainda que o foco desta pesquisa esteja centrado em estudar marcas da produção jornalística das agências internacionais de notícias, é importante levantar e compreender

Data: 05 de junho de 2021. Faixa etária: a partir dos 16 anos.. Público alvo: Artistas e técnicos das artes cênicas. Pesquisadores em artes cênicas e em novas mídias. Local: Canal

O horto Florestal Olho D’água da Bica é uma área remanescente de caatinga, rica em nascentes e de clima seco e vegetação arbórea, arbustiva e grandes áreas de pastagens. Esta

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

Nesse sentido, a concepção de figurinos e acessórios construídos com a finalidade de alterar a corporeidade dos bailarinos, são realizados pelo figurinista em

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,