• Nenhum resultado encontrado

Tutorial Plataforma de interação virtual CEL UFMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tutorial Plataforma de interação virtual CEL UFMG"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tutorial Plataforma de interação virtual – CEL UFMG

1. NÍVEIS DE ACESSO, ÍCONES E NAVEGAÇÃO GERAL

A plataforma CEL funciona em três níveis de acesso, com variação de cores correspondentes a cada um deles:

O nível 1 (azul claro) é aberto a todos os interessados, que poderão acessar e baixar os arquivos e demais materiais disponíveis na midiateca, bem como comentar os textos e matérias publicadas e deixar mensagens na sala do café. O sistema comunica via email a ocorrência de postagens, garantindo a interatividade da ação de pesquisa na plataforma. A Midiateca é um repositório de diferentes tipos de documentos e mídias, que podem ser acessados por mecanismos de buscas por título, autor, resumo, e palavras-chave. Todos os documentos são abertos para download, e apenas os bancos de dados demandam uma requisição, enviada ao coordenador.

O nível 2 (azul escuro) é destinado aos pesquisadores cadastrados. Caso deseje requisitar a sua entrada como pesquisador do Centro de Estudos Legislativos, envie um email para celufmg@gmail.com. O login dos pesquisadores no espaço virtual do CEL é o email cadastrado e a senha que será enviada pelo sistema. Ao entrar na plataforma o pesquisador utiliza a sua senha e login para editar o seu perfil e cadastrar projetos de pesquisa. Pode também editar conteúdo para a primeira página, bem como dar upload para midiateca de artigos, livros, banco de dados, boletins de pesquisa que deseje disponibilizar para a rede de estudos legislativos.

O nível 3 (amarelo) só é acessível aos administradores para configurações de banner, sessão aberta e provimento de autorizações e senhas, edição de conteúdo.

Banner

O banner fica no topo da página principal e publica eventos que são destaque na semana do Centro de Estudos Legislativos. Anuncia também atividades públicas presenciais e online.

Notícias, informações e atividades do CEL

Os conteúdos produzidos pelos pesquisadores e colaboradores do CEL encontram-se representados pelos retângulos que ocupam grande parte da página inicial da plataforma. Sendo que, os dois conteúdos da primeira coluna são conteúdos fixos – um corresponde ao editorial da plataforma e o outro ao podcast, programa de política da Rádio UFMG Educativa que é atualizado semanalmente pelos administradores no nível3.

A ordenação dos conteúdos acontece de forma que os primeiros – da esquerda para a direita – são os conteúdos mais recentes. Você pode procurar por conteúdos mais antigos utilizando a barra de rolagem, na parte inferior da página, e também pode pesquisar por conteúdos no campo de busca, presente na barra de ícones.

Ao clicar em algum conteúdo, haverá, ao lado da visualização da notícia, o campo “Colaboração”, aberto para a interação de todas as pessoas que quiserem comentar, dialogar e compartilhar links com outros leitores e com o autor da notícia, que será notificado via email.

(2)

Barra de ícones

Logo abaixo do banner, está a barra de ícones, que permite o acesso aos diferentes espaços da plataforma. Ao passar o mouse sobre algum ícone nessa barra, aparecerá uma legenda com o nome de cada espaço.

O logotipo do CEL, localizado no início da barra de menu, é o botão de retorno à página principal de qualquer espaço da plataforma.

Ícones e suas funcionalidades:

Pesquisa: Acesso e edição dos perfis dos pesquisadores em ordem alfabética e aos projetos de pesquisa, ordenados por ano de início.

Nessa área, o usuário de nível 1 pode solicitar cadastro de pesquisador. Para isso, deve selecionar “pesquisadores”, e em seguida, o botão “Solicitar cadastro de pesquisador”. Depois de enviado o formulário com nome, e-mail e justificativa, o solicitante receberá uma senha, enviada pelo administrador por e-mail. O login é o próprio email cadastrado. Ao selecionar o nome na lista de pesquisadores, o perfil incompleto é aberto , e pode ser editado ao se acionar o lápis, no canto inferior direito. O mesmo vale para os pesquisadores de nível 2 e 3.

Rede de Pesquisa: Apresenta as interações do CEL com outras instituições no Brasil e no Exterior. Nesse espaço estão as listas e links dos colaboradores, convênios e instituições parceiras do Centro de Estudos Legislativos.

Midiateca: A midiateca é o repositório de conteúdos de pesquisas no âmbito dos estudos legislativos. É a constituição de uma memória, registrada por meio de textos mas também audiovisual. Os bancos de dados disponibilizados são instrumentos úteis a outros pesquisadores para a comparação ou criação de séries históricas. Praticamente, cada dissertação ou tese gera um deles e acaba restrito a um único usuário. Assim, o espaço fica aberto para os colaboradores do CEL disponibilizarem o seu material de pesquisa, bem como os resultados em artigos ou boletins. Os arquivos, a exceção dos bancos de dados, ficam disponíveis para download no nível 1 e o cadastro de documentos aberto nos níveis 2 e 3.

Sessão Aberta: Área destinada à transmissão de eventos ao vivo, como palestras, reuniões e seminários. Também é possível acessar os vídeos de eventos que já foram transmitidos.

Sala do Café: Espaço de conversação acessível em qualquer nível. Pode ser utilizada para tirar dúvidas, buscar informações específicas sobre qualquer atividade do Centro, para convites e sugestões. A mensagem postada é enviada ao email do CEL, para resposta imediata.

Ensino: O ícone redireciona para a plataforma de ensino do Departamento de Ciência Política, ainda em construção.

DCP: O ícone redireciona para a página inicial da plataforma do Departamento de Ciência Política. Dúvidas: Traz o resumo do tutorial, bem como o link para download do mesmo. Informa sobre as atividades, equipe e formas de contato com o Centro de Estudos Legislativos. Explica o processo de criação da plataforma e da equipe de desenvolvimento.

(3)

Ordenar por: A exclamação ordena os conteúdos pelos mais lidos. O relógio volta à ordem cronológica.

Busca: Campo reservado para se buscar conteúdos na plataforma por palavras ou pelo titulo. Login: O pesquisador deve digitar seu e-mail e sua senha para acessar outros níveis da plataforma. A opção “esqueci senha” está presente logo abaixo dos campos de digitação, e caso o usuário deseje recuperar sua senha, a opção “alterar senha” aparecerá quando ele acionar seu nome. O botão ao lado do nome do usuário permite a saída da plataforma.

Apenas nos níveis 2 e 3

Sala de reuniões: Agendamento de eventos abertos e reuniões restritas online, utilizando ferramentas de videostreaming disponíveis na Rede Nacional de Pesquisa (sala de videoconferência), ou hangout do Google +. As solicitações do nível 2 são confirmadas no nível 3. Apenas no nível 3

Configurações: O ícone de configurações responde às diversas solicitações, envia convite a pesquisadores, cria Sessão aberta e Banner e elabora a Agenda de eventos presenciais e online.

2. PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NÍVEL 2 E 3;

Quando logado, o usuário de nível 2 ou 3 deve acionar o símbolo “+” na página inicial para criar um novo conteúdo. Feito isso, aparecerá um editor de conteúdo, no qual será escrito no primeiro campo o titulo da notícia ou informação. O usuário deve atentar para o tamanho do titulo para que publicado esse não ultrapasse 2 linhas. O texto é escrito no campo abaixo e os primeiros 100 caracteres serão reproduzidos sobre a chamada no mouse over. Por isso, deve ser objetivo e claro. Dentro do editor existem opções para se anexar outras mídias. Para isso os ícones de texto, link, imagem, áudio e vídeo na parte superior devem ser acionados. Após selecionar um dos ícones,

outro modal será aberto para busca ou cadastro da mídia o que permite que ela seja postada no ponto do cursor do conteúdo.

O arquivo contendo cada tipo de mídia deve estar formatado nas seguintes extensões: texto: doc, docx, txt, odt, pdf; imagem: jpeg, png, pdf; vídeo: 3gp, mpeg4; áudio: mp3, m4a; banco de dados: mdb, xls, xlsx, sav, dta, zip, rar.

Ao selecionar um dos ícones, o usuário dá upload do arquivo do seu computador, e preenche as informações solicitadas: titulo, autor, resumo e palavras chave. Isso é necessário para a organização do banco da plataforma e para as buscas futuras. O modal permite que o usuário busque uma mídia já cadastrada para compor o conteúdo e ao final acione o botão para postar. Depois de concluído o conteúdo, cada usuário poderá editar apenas seus próprios conteúdos, selecionado o ícone “lápis” no canto inferior direito da chamada.

No canto superior direito do editor existem outros dois ícones com funções negrito (B) e itálico (I), que devem ser acionados depois de selecionado o texto do conteúdo.

O ícone <> serve para incorporar vídeos de sites de streaming (Youtube, Vimeo etc). A vantagem é que o player será publicado na plataforma, evitando o envio do usuário para link externo. Ele

(4)

funciona da seguinte forma: primeiro o código de embed do vídeo deve ser copiado do site, então aciona-se o ícone <> e cola-se o código no campo aberto. Ao selecionar o botão update, a operação está finalizada, e o vídeo será reproduzido quando o conteúdo for aberto.

As mensagens postadas em “colaboração” serão enviadas automaticamente para o e-mail do autor da notícia, que poderá respondê-las no mesmo espaço. A idéia é promover o dialogo e a interação a partir dos conteúdos postados.

3. MIDIATECA - BUSCA E CARREGAMENTO;

A midiateca é organizada por imagens e ícones dos documentos segundo a opção de mídia cadastrada. Na busca pode se fazer uma primeira seleção por mídia selecionando o ícone na parte superior. Outra opção é a busca por autor, título, resumo ou palavra chave. O sistema de busca e download está disponível nos 3 níveis. Todos os arquivos postados na Midiateca estão abertos e liberados para download, exceto os bancos de dados que devem ser solicitados via formulário, disponível quando um desses arquivos é selecionado.

Os títulos de cada arquivo na midiateca são sinalizados por um titulo acionado pelo mouse over. Quando o documento é selecionado, são visualizadas as informações e o link para download. O carregamento de arquivos na midiateca pode ser feito por usuários dos níveis 2 e 3 quando logados. O botão “+” disponível no canto superior esquerdo da tela, dá acesso ao editor para cadastramento de mídia, cujo ícone deve ser selecionado antes do upload do arquivo no campo determinado. O usuário deve preencher todas as infomações requisitadas e acionar o botão postar. O arquivo aparecerá com o ícone correspondente por atualidade no início da pagina e pode ser conferido imediatamente.

Os arquivos da midiateca são dispostos de forma semelhante aos conteúdos da página inicial, sendo que os primeiros – da esquerda para a direita – são os arquivos mais recentes e é possível também encontrar os mais antigos ao se deslizar a barra de rolagem.

4. CADASTRO, PERFIL E PROJETOS DOS PESQUISADORES;

O campo Pesquisa dá acesso as opções pesquisadores e projetos.

Há duas maneiras de cadastro de pesquisador na midiateca: por meio de convite enviado com uma senha de acesso ou solicitando à coordenação (celufmg@gmail.com) o seu cadastro na plataforma. Ao logar com a senha fornecida, você poderá editar o perfil de pesquisador acionando o lápis, no canto direito inferior. Para que seja possível adicionar informação sobre projeto de pesquisa e publicações, você deverá cadastrar previamente os documentos na midiateca. Assim, ao acionar o campo de projeto ou artigos, será fornecida a relação dos documentos da midiateca para seleção. O mesmo acontecerá na edição do projeto de pesquisa com os campos de participantes (só serão disponibilizados os pesquisadores cadastrados), publicações e bancos de dados, que deverão estar cadastrados na midiateca.

5. ADMINISTRAÇÃO – nível 3

(5)

podem editar qualquer conteúdo postado.

O ícone configuração permite o cadastro de pesquisador, escolha de categoria de usuário e exclusão. Possibilita a criação de banner e sessão aberta que podem ser solicitadas em outros níveis. Controla a agenda da sala de reuniões.

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

A avaliação deve ser realizada de forma contínua através do envolvimento do aluno na aula, resolução de lista de problemas através do processo de modelagem, apresentação

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram