• Nenhum resultado encontrado

a) (0,75) Discuta como o impacto da presença de uma elite letrada nativa em terras americanas afetou a colonização espanhola.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "a) (0,75) Discuta como o impacto da presença de uma elite letrada nativa em terras americanas afetou a colonização espanhola."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 12 / 07 / 2017

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

1. Em 1519, a cidade do México-Tenochtitlán contava com cerca de 400 mil habitantes, o que significa que, na época, era provavelmente a maior cidade do mundo, e que essa sociedade urbanizada com certeza dispunha de elites perfeitamente formadas para que pudesse funcionar de maneira eficaz. Compreende-se que, para administrar uma cidade de tal importância, os invasores não pudessem se abster dos saberes sofisticados, do prestígio e da influência da nobreza índia. Essa nobreza tinha uma formação notável. Antes da conquista espanhola, era formada em colégios de ensino superior, os calmecac, onde aprendia os saberes, os mitos, os rituais e as artes do mundo pré-colombiano. [...]

GRUZINSKI, Serge. O renascimento ameríndio. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 285-286 (Adaptado).

O texto discorre acerca das relações entre os conquistadores espanhóis e os indígenas durante o longo período de colonização da América.

A respeito desse tema, faça o que se pede.

a) (0,75) Discuta como o impacto da presença de uma elite letrada nativa em terras americanas afetou a colonização espanhola.

b) (0,75) Considerando as diferenças culturais existentes entre os indígenas da América Espanhola e da América Portuguesa, caracterize as distintas estratégias usadas por colonizadores espanhóis e portugueses em relação aos nativos.

2. (1,0) No concernente à mão de obra, a economia colonial hispano-americana baseou-se em variadas formas de trabalho compulsório [...].

(Ronaldo Vainfas. Economia e sociedade na América Espanhola, 1984.)

Cite e caracterize duas formas de trabalho compulsório presentes na América Hispânica colonial.

3. O advento da Modernidade trouxe uma nova visão sobre povos e culturas. O encontro com o Novo Mundo americano e o reencontro com as culturas orientais refizeram teorias e produziram preconceitos. Esses preconceitos adquiriram ao longo dos séculos seguintes ao século XVI sentidos políticos e sociais capazes de torná-los parte das políticas de Estado dos países europeus.

Com base nessa afirmação:

a) (0,75) explique o significado de europocentrismo no período dos séculos XVI e XVII;

b) (0,75) analise a opção dos europeus pela escravidão dos negros africanos no contexto do mercantilismo.

4. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede:

No século XVI, o cronista Lopez de Gomara, em obra dedicada a Carlos V, nos diz que

"A maior coisa, desde a criação do mundo, à parte a Encarnação e a morte daquele que o criou, foi a descoberta das Índias (...) Nação alguma jamais difundiu, como a espanhola, seus costumes, sua língua e suas armas, nem foi tão longe pelos caminhos do mar e da terra de armas às costas".

(Apud VINCENT, Bernard. 1492: "Descoberta ou Invasão". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992, p. 151.)

a) (1,0) A tomada de Constantinopla em 1453 pode ser considerada como um dos motores para a expansão marítima ibérica. Explique de que forma esses dois fenômenos podem ser relacionados?

(2)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

b) (1,0) A expansão marítima ibérica e as conquistas no Ultramar produziram transformações tanto na Europa quanto nos mundos conquistados, dentre as quais o extermínio das populações nativas das Américas pode ser considerada uma das mais importantes. Mencione duas causas do extermínio dos nativos americanos pelos Espanhóis.

5. O texto a seguir se refere ao processo de colonização da América Espanhola. Leia-o e, em seguida, faça o que se pede.

"Ao longo do séc. XVI, a ocidentalização instaurou novas referências (...) destinadas a controlar os distúrbios induzidos pela Conquista. (...) Como na Castela longínqua, as cidades foram comandadas por poderosas municipalidades, nas cidades, os cabildos. (...) A colonização foi acompanhada de uma política de uniformização da língua e da lei. Da Flórida ao Chile, o castelhano foi o instrumento da administração (...); o "direito castelhano nas índias", regia a vida cotidiana, definia as relações do indivíduo com o estado, impunha a noção de propriedade privada e legitimava o lucro."

(GRUZINSKI, S. "O Pensamento Mestiço")

a) (0,5) Destaque do texto dois recursos utilizados pelos espanhóis para garantir a Conquista da América.

b) (0,5) Além dos recursos indicados na citação, existe outro, de ordem cultural, que não foi mencionado, mas pode ser considerado fundamental no processo de Colonização. Cite e explique esse recurso.

(3)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

Podem-se observar nos mapas maneiras distintas de representar o território que viria a ser designado como Brasil, no contexto da conquista e colonização portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, respectivamente.

Identifique um aspecto de cada um dos mapas que os diferencie quanto à representação do território. Em seguida, apresente duas ações políticas ou econômicas da colonização portuguesa no Brasil, uma para o século XVI e outra para o século XVII.

7. (1,0)

Na pintura religiosa renascentista, o índio, uma vez submetido aos valores cristãos, tornou-se humanizado. O pintor holandês Albert Eckhout representou essa ruptura conceitual na sua obra: nos quadros que retratam os índios Tupis e Tapuias, os índios “aliados” eram pacíficos, trabalhadores, tinham família, andavam vestidos (foram “domesticados”), estavam acessíveis ao trabalho cotidiano, enquanto os índios “bravos” (bárbaros) eram antropófagos que andavam nus, carregando despojos esquartejados como alimentação, e guerreavam os colonizadores.

Adaptado de OLIVEIRA, J. P. e FREIRE, C. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: MEC LACED/Museu Nacional, 2006.

Os retratos de indígenas acima revelam algumas das intenções por parte dos agentes da colonização, como a Coroa, a Igreja e os colonos, diante das populações nativas na América Portuguesa no século XVII.

Considerando as imagens e o texto, aponte um objetivo econômico dos colonizadores que explique a forma pela qual os aliados Tupis foram retratados. Em seguida, cite uma forma de resistência indígena à colonização que justifique a representação atribuída aos Tapuias.

8. (1,0) Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até a outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Traz, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas e delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, é toda praia parma, muito chã e muito formosa. [...]

Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal nem de ferro; nem lho vimos.

Porém a terra em si é de muito bons ares [...].

Águas são muitas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.

Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.

(Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500. http://objdigital.bn.br.)

Identifique duas das motivações da colonização portuguesa do Brasil citadas na Carta, indicando os trechos do documento que as mencionam.

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 12 / 07 / 2017

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

1. (1,0) Observe o mapa e leia o texto a seguir:

Em 1953, zarpava pelo Porto de Santos, em São Paulo, um pequeno lote de minério da Vale com destino ao Japão. (…) Dois anos depois, O Brasil iniciou as vendas regulares de minério de ferro para o Japão, com um primeiro embarque de nove mil toneladas – era o começo de uma relação bem-sucedida, que completa 60 anos.

(...)

A consolidação do projeto de ferro Carajás, a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, a partir dos anos 80, também se deve ao apoio dos parceiros nipônicos.

Com a descoberta do minério de ferro em Carajás, em 1967, a Vale anunciava, em 1977, a prioridade ao projeto. Com a ajuda do financiamento japonês e europeu, a Vale inicia o processo de construção do Complexo de Carajás.

http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/vale-japao-60-anos-parceria-conheca-marcos-historia.aspx

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de recursos minerais, e entre seus principais produtos estão o minério de ferro, o manganês e a bauxita, que são matérias-primas essenciais para vários ramos do setor industrial.

Boa parte das exportações desses recursos minerais é direcionada ao Japão, que possui uma intensa parceira com a maior empresa mineradora do país, a Vale.

EXPLIQUE a importância dos recursos minerais brasileiros para o Japão.

(5)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

2. (1,0) Observe o gráfico a seguir:

O número de filhos por casal diminui rapidamente. Para a maioria dos economistas, isso representa um alerta para o futuro.

EXPLIQUE uma consequência para os países, como o Japão, que vivenciam o fenômeno demográfico

ilustrado.

3. (1,0) Observe a imagem a seguir:

Podemos verificar na imagem uma série de informações relativas à Revolução Industrial, seu processo de consolidação e expansão para outros países, focando principalmente nas grandes potências industriais.

A industrialização japonesa se inicia a partir do final do século XIX, durante o período conhecido como Era Meiji.

INDIQUE duas mudanças implementadas nesse período que possibilitaram o desenvolvimento

(6)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

4. (1,0) O Censo 2010 registrou um grande aumento no movimento de entrada no país em relação a 2000. Foram 286,5 mil imigrantes internacionais pelo critério de data-fixa, ou seja, indivíduos que residiam no Brasil na data de referência do Censo, mas que moravam em um país estrangeiro cinco anos antes. Esse número foi 86,7% maior do que em 2000 (143,6 mil).

Adaptado de IBGE. Censo 2010: escolaridade e rendimento aumentam e cai mortalidade infantil. Disponível em:

<http://saladeimprensa.ibge.gov.br/index.php/noticias?busca=1&id=1&idnoticia=2125&t=censo-2010-escolaridade-rendimento-aumentam-cai-mortalidade-infantil&view=noticia>. Acesso em 20 mar. 2016.

Observando os dados fornecidos pelo Censo e considerando o saldo migratório entre Brasil e Japão,

EXPLIQUE por que houve um aumento de imigrantes vindos do Japão no final da década de 2000.

5. (1,0) Leia o texto e Observe a imagem:

Os 10 países mais robotizados do mundo

Japão desponta como a nação com maior mão de obra robótica; o desafio do Brasil é investir nos próximos anos em modernização para elevar a competitividade no mercado global.

(7)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

O título da reportagem indica que o desafio do Brasil (que ocupava, no período, o 37º lugar no ranking de países mais robotizados) é investir em ‘modernização’ para aumentar a sua competitividade no mercado global. Baseando-se nessa premissa e na composição da lista dos dez primeiros países robotizados do mundo, responda ao que se pede.

Um dos impulsos para a popularização de robôs nas linhas de produção japonesa foi o Toyotismo.

EXPLIQUE a importância deste modelo para o desenvolvimento econômico Japonês.

6. (1,0) Em junho de 2008, comemorou-se o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em 18.06.1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 japoneses, que compunham a primeira leva de imigrantes. Observe os gráficos.

INDIQUE duas causas que contribuíram para reforçar os acordos nipo-brasileiros no início do século

XX.

7. Leia o texto a seguir:

Foi no final da década de 80 que surgiu no horizonte a possibilidade da busca do eldorado japonês. "Os brasileiros representam a terceira maior população estrangeira no Japão, com 254.394, depois dos coreanos (693.050) e chineses (335.575), conforme dados da Japan Immigration Association do final de 2000. Constituíram-se grandes concentrações populacionais, principalmente nas grandes cidades industriais que abrigam as montadoras da indústria automobilística e eletroeletrônica".

(URANO, Edson Ioshiaqui. "Um olhar sobre o trabalhador dekassegui", Travessia. Revista do Imigrante, maio-agosto, 2002, 26, 27)

a) (1,0) EXPLIQUE quem são os dekasseguis (ou decasséguis).

(8)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

8. Leia o hino da empresa japonesa Matsuhita electric:

Derrotado pelos EUA na Segunda Guerra Mundial em 1945, o Japão soube se recuperar economicamente a ponto de se transformar numa das principais potências capitalistas do mundo contemporâneo. Foi o chamado "Milagre Japonês".

a) (1,0) A partir da leitura do hino, ANALISE o grau de relação do trabalhador japonês com suas empresas.

b) (1,0) EXPLIQUE a importância desta característica para a recuperação da economia do país após a Segunda Guerra Mundial.

Referências

Documentos relacionados

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Os valores encontrados na primeira coleta realizada 5 dias após o término do tratamento do Grupo Controle e do Grupo Teste foram significativamente inferiores aos valores

Garantir ao aluno conhecimentos para interpretação das solicitações mecânicas dos materiais em elementos de máquinas, bem como os conceitos para dimensionamento desses

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea &#34;e&#34; da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

As variáveis número de folhas emitidas, número de folhas senescidas, crescimento em altura, crescimento foliar acumulado, transpiração diária, transpiração acumulada, coeficiente

Mostra todos os Orçamentos e Pedidos: Código, Status, Valor, Vendedor, etc e dependendo do Status do Orçamento, clicando no botão ao lado direito “Ações”, é possível:

Este trabalho tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das características morfofuncionais e da aplicação de técnicas semiológicas em