• Nenhum resultado encontrado

PROJETO ARARA AZUL Biologia, manejo e conservação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO ARARA AZUL Biologia, manejo e conservação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Relatório

VISITA DE JANA JULLEIS E NOELLE FONTAINE

Período: 18 e 24 de outubro de 2009 Bióloga: Grace Ferreira da Silva

Equipe: Cezar Correia, Juliana Rechetelo, Neliane Corrêa e Neiva Guedes

Resumo: Relatório sobre a viagem de participação de Jana Julleis e Noelle Fontaine no projeto arara azul como resultado do leilão silencioso promovido pela Parrots International em parceria com o Instituto Arara Azul e o Refúgio Ecológico Caiman em Las Vegas 2009, durante V Simpósio.

Figura 1. Equipe do Projeto Arara Azul, Cezar e Grace, e as vencedoras do leilão, Jana e Noelle, em frente ao Centro de Visitantes do Projeto Arara Azul, Refúgio Ecológico Caiman, onde acompanharam as atividades do projeto durante uma semana. Foto: Juliana Rechetelo.

PROJETO ARARA AZUL

Biologia, manejo e conservação

(2)

Relatório de Atividades

A visita de Jana Julleis e Noelle Fontaine ao Projeto Arara Azul foi o resultado de uma atividade promovida pela Parrots International em parceria com o Instituto Arara Azul no V Symposium Parrots International, realizado em Las Vegas em 2009. Com o objetivo de arrecadar fundos para a Parrots International foi oferecido um pacote para o Pantanal, com validade de um ano para duas, com todas as despesas pagas a partir de Campo Grande-MS. O objetivo era acompanhar o desenvolvimento das atividades do Projeto Arara Azul durante uma semana. O Refúgio Ecológico também participou da parceria, oferecendo a hospedagem. Jana e Noelle são norte-americanas, provenientes do estado do Texas (EUA) e foram as vencedoras deste leilão.

Jana e Noelle são amantes de psitacídeos e voluntárias na atividade de adoção e cuidados de araras e papagaios resgatados nos Estados Unidos. Aves doentes, mutiladas ou abandonadas por seus antigos proprietários por motivos diversos, são doadas para uma das duas. Elas possuem psitacídeos brasileiros, africanos e australianos. De acordo com a descrição de sua atividade diária elas se preocupam muito com o bem estar físico e psicológico destas aves, oferecendo recintos enriquecidos com brinquedos e uma alimentação adequada. Jana relatou que sua arara-azul, Anodorhynchus hyacintinus, pertencia a uma pessoa de idade avançada que faleceu e a arara que estava com seu dono há mais de 30 anos foi destinada à Jana que a adotou. Os relatos de Noelle são bem variados, ela possui animais sem pata, com uma das patas viradas para trás e bico formado torto (devido a alimentação fornecida de maneira inadequada pelo antigo proprietário do animal). Noelle também mostrou fotos das aves utilizando o espaço em seu quintal, onde há uma árvore que elas escalam e ficam horas do dia livres, ela também mostrou fotos dos animais tomando banho com chuva artificial feita com mangueira e de como as aves apreciam tal atividade.

Durante a estadia das duas no Projeto, que foi de 18 a 24 de outubro de 2009, foram realizadas atividades de monitoramento de ninhos, censo de araras, palestras no centro de visitantes e acompanhamento de um dia das atividades do Projeto Papagaio Verdadeiro, coordenado pela pesquisadora Dra Gláucia Seixas. As atividades são descritas a seguir relatando o dia-a-dia de Jana e Noelle junto ao Projeto.

(3)

18/10/2009 (domingo)

Jana e Noelle chegaram no aeroporto de Campo Grande às 15h do dia 18 de outubro de 2009. Neiva Guedes acompanhada de uma das biólogas do projeto, Juliana Rechetelo, foi encontrá-las e leva-las ao Hotel Vale Verde para o check in. Após acomodarem as bagagens no hotel foram conhecer os pontos turísticos da cidade e tiraram muitas fotos. Neste tour também conheceram o escritório do Projeto Arara Azul e os quadros pintados por Joacilei. A noite Jana e Noelle jantaram com a família de Neiva Guedes, no Restaurante Masseria (Figura 2).

Figura 2. Foto do jantar realizado em 18 de outubro de 2009 confraternizando a chegada de Jana e

Noelle ao Brazil.

19 de outubro (segunda-feira)

Neiva, Juliana, Jana e Noelle saíram nas primeiras horas da manhã de Campo Grande para o Refugio Ecológico Caiman situado a 235km de distância, onde as norte-americanas ficariam hospedadas para participar das atividades de campo do projeto. Durante a viagem elas perguntaram sobre araras, pantanal e fizeram muitas fotos, principalmente da Serra de Aquidauana. Chegaram por volta das 12h e todos almoçaram na base do projeto. No período da tarde, foi realizado uma saída de campo para conhecer o Projeto Papagaio Verdadeiro, acompanhado pela pesquisadora Dra Gláucia Seixas e seu assistente de campo. A equipe do Projeto Papagaio Verdadeiro encontrou o grupo no Centro de Visitantes do Projeto Arara Azul e depois de uma rápida explanação seguiram para o campo. Três ninhos

(4)

de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), localizados nas proximidades da sede da fazenda (aeroporto e invernada Inhuma), foram checados, todos com três filhotes (Figura 3a e 3b). Um dos ninhos estava sendo monitorado com auxílio de micro-câmera e as visitantes puderam observar um pouco do comportamento dos papagaios nos ninhos. Após o monitoramento do último ninho, uma forte tempestade de poeira cobriu as equipes dos dois projetos e as visitantes, que nesse momento observavam as araras azuis em um ninho artificial localizado próximo (Figura 4).

Figura 3. a- Jana, Noelle e equipe do Projeto Arara Azul participando das atividades de monitoramento de ninhos com o Projeto Papagaio Verdadeiro; b- filhotes de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) em um dos ninhos monitorados no Refugio Ecológico Caiman, Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul.

Figura 4. Jana, Noelle e equipe do Projeto Arara azul observando um casal de arara azul, Anodorhynchus hiacinthinus, em um ninho artificial durante uma tempestade de poeira, no Refúgio Ecológico Caiman, Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul.

(5)

20 de outubro (terça-feira)

A equipe saiu a campo por volta de 7 horas da manhã. Neste dia foram monitorados 10 ninhos, sendo que dois eram ninhos naturais e oito artificiais. Dentre estes ninhos, os dois ninhos naturais (N199 e N358) e um ninho artificial (N2110) estavam vazios. Dos ninhos artificiais monitorados, quatro estavam ativos por outras espécies, sendo dois ativos com ovos e filhote de pássaro preto (Gnorimopsar

chopi), um ativo com dois filhotes de urubu (Coragyps atratus) e um ativo com um

ovo de falcão Acauã (Herpetotheres cachinnans), entretanto o ovo foi encontrado predado. Três ninhos estavam ativos por araras azuis, sendo que um ninho estava ativo com 3 ovos (N2151), um ninho (N2103) ativo com dois filhotes e 1 ninho (N2061) ativo com um filhote (Figura 5).

Figura 5. Filhotes de pássaro preto, Gnorimopsar chopi, e seus ovos (A e B) e filhotes de arara azul, Anodorhynchus hiacinthinus, e seus ovos (A e B) que foram encontrados durante as atividades do Projeto Arara Azul durante o período em que Noelle e Jana participaram do trabalho de campo do projeto.

A

B

(6)

21 de outubro (quarta feira)

Novamente a equipe saiu a campo por volta de 7 horas da manhã e monitorou-se um total de nove ninhos, sendo quatro ninhos naturais e cinco ninhos artificiais. Dos ninhos artificiais, um ninho continha um filhote de arara azul (N2088), um ninho estava ocupado por abelhas, dois ninhos estavam vazios no momento do monitoramento e um ninho (N2105) estava ativo com três filhotes de falcão morcegueiro (Falco rufigularis) (Figura 6). A fêmea que ocupa este ninho apresentou comportamento de defesa durante todo o monitoramento, este indivíduo realizou vôos rasantes e batia contra a cabeça e corpo do pesquisador que subiu para checar o ninho. Dentre os ninhos naturais monitorados, dois ninhos estavam ativos por outras espécies, um ninho estava ativo com um filhote de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) que provavelmente foi predado e um ninho estava ativo com 3 ovos de Falcão morcegueiro (Falco rufigularis) no monitoramento anterior, entretanto neste monitoramento constatou-se que os ovos haviam sido predados. Um ninho (N236) estava inundado por água da chuva e um ninho foi ocupado por abelhas (apis melífera) (Figura 6).

Figura 6. A- cavidade natural inundada pela água da chuva; B- cavidade natural vazia; C- filhote de arara azul, A. hiacinthinus; D- filhotes de falcão morcegueiro (Falco rufigularis).

A

B

(7)

22 de outubro (quinta-feira)

Foi um dia de muita chuva. No meio da manhã a chuva parou por algumas horas e então a equipe saiu somente para fazer censo de araras. A equipe foi em direção ao Retiro São Domingos e chegou lá sob forte chuva. O caseiro recebeu a equipe muito bem e ofereceu um cafezinho, costume brasileiro. O rio Aquidauana, que faz a divisa da fazenda Caiman com a fazenda Santa Sofia estava cheio e caudaloso. Jana e Noelle aproveitaram para fotografar as caturritas, Myopsitta

monachus, que nidificam em uma árvore ali próxima (Figura 7). Não foram

visualizadas araras naquela região. Retornaram para o almoço na base ainda sob forte chuva. Nessa tarde, não houve atividade de campo. A noite, Jana, Noelle, Juliana e Grace jantaram na Pousada Cordilheira, uma cortesia oferecida pelo REC.

Figura 7. Noelle fotografando caturritas, Myopsitta monachus, em uma árvore ao lado do rio Aquidauana no Retiro São Domingos, Refugio Ecológico Caiman, Pantanal de Miranda, MS.

23 de outubro (sexta-feira)

Pela manhã, Noelle e Jana estiveram no Centro de Visitantes do Projeto Arara Azul para uma rápida apresentação das atividades da semana e aproveitaram para comprar artesanatos e outros produtos exclusivos do Projeto. Também

(8)

receberam um certificado por terem participado das atividades de campo do Projeto e um brinde, uma bolsa bordada feita de material retornável que está sendo distribuída com o intuito de estimular o não-uso de sacolas plásticas. À tarde Jana e Noelle tiveram um período livre, pois à equipe tinha que atender outros dois visitantes que vieram especialmente realizar o turismo de observação.

Durante a semana Jana e Noelle fizeram as refeições do almoço junto com a equipe de campo na base. Durante as saídas de campo foram avistadas dezenas de espécies de aves e alguns animais (ver Anexo I).

No fim do dia 24, Jana e Noelle retornaram à Aquidauana, juntamente com Cézar e Grace, onde ficaram hospedadas no Fenix Plaza Hotel. Nessa noite, após

check in e acomodação, saíram com a equipe de campo para jantar no Rancho do

Pescador. Todos pediram um lanche e Noelle descontraiu o momento com suas histórias de viagens.

24 de outubro (sábado)

Pela manha, Jana, Noelle, Grace e Lia, dirigindo, seguiram viagem para Campo Grande onde eram aguardadas na residência da Neiva Guedes, coordenadora do Projeto. Todos almoçaram o famoso churrasco, prato típico brasileiro. As 12 horas Noelle e Jana foram para o aeroporto, embarcaram para São Paulo e a noite para o Estados Unidos.

Nestes cinco dias em que Noelle e Jana participaram das atividades de campo, foi possível observar que eram muito interessadas na conservação das araras e outros psitacídeos. Apesar do trabalho repetitivo, era notória a alegria de ambas no resultado dos monitoramentos. Elas aproveitaram cada segundo no campo e fizeram muitas perguntas inteligentes e interessantes que foram esclarecidas sempre que possível. A equipe de campo aprendeu muitos termos em inglês, que Jana e Noelle pacientemente explicavam. A presença destas duas visitantes não interrompeu, atrapalhou ou causou qualquer alteração nas atividades de campo.

(9)

Anexo I

Lista de espécies observadas por Jana e Noelle durante o acompanhamento das atividades do Projeto Arara Azul.

Nome do Táxon Nome em Português English Name

Rhea americana Ema Greater Rhea

Crypturellus undulatus Jaó (só ouvimos) Undulated Tinamou

Dendrocygna viduata Irerê White-faced Whistling-Duck

Dendrocygna autumnalis Marreca-cabocla Black-bellied Whistling-Duck

Cairina moschata Pato-do-mato Muscovy Duck

Ortalis canicollis Aracuã-do-pantanal Chaco Chachalaca Aburria cumanensis Jacutinga-de-garganta-azul Blue-throated Piping Guan

Crax fasciolata Mutum-de-penacho Bare-faced Curassow

Tigrisoma lineatum Socó-boi Rufescent Tiger-Heron

Butorides striata Socozinho Striated Heron

Bubulcus ibis Garça-vaqueira Cattle Egret

Ardea cocoi Garça-cinza Cocoi Heron

Ardea alba Garça-branca-grande Great Egret

Egretta thula Garça-branca-pequena Snowy Egret

Mesembrinibis cayennensis Coró-coró Green Ibis

Phimosus infuscatus Tapicuru-de-cara-pelada Bare-faced Ibis Theristicus caerulescens Curicaca-pantaneira Plumbeous Ibis

Theristicus caudatus Curicaca Buff-necked Ibis

Platalea ajaja Colhereiro Roseate Spoonbill

Jabiru mycteria Tuiuiú Jabiru

Mycteria americana Cabeça-seca Wood Stork

Cathartes aura Urubu-de-cabeça-vermelha Turkey Vulture

Cathartes burrovianus Urubu-de-cabeça-amarela Lesser Yellow-headed Vulture

Coragyps atratus Urubu-de-cabeça-preta Black Vulture Rostrhamus sociabilis Gavião-caramujeiro Snail Kite

Ictinia plumbea Sovi Plumbeous Kite

Geranospiza caerulescens Gavião-pernilongo Crane Hawk

Buteogallus urubitinga Gavião-preto Great Black-Hawk

Heterospizias meridionalis Gavião-caboclo Savanna Hawk

Busarellus nigricollis gavião-belo Black-collared Hawk

Rupornis magnirostris gavião-carijó Roadside Hawk

Geranospizia caerulescens Gavião-pernilongo Crane Hawk

Caracara plancus Caracará Southern Caracara

Milvago chimachima Carrapateiro Yellow-headed Caracara

(10)

Nome do Táxon Nome em Português English Name

Falco rufigularis Cauré Bat Falcon

Falco femoralis Falcão-de-coleira Aplomado Falcon

Aramus guarauna Carão Limpkin

Aramides cajanea Saracura-três-potes Gray-necked Wood-Rail

Cariama cristata Seriema Red-legged Seriema

Vanellus chilensis Quero-quero Southern Lapwing

Tringa solitaria Maçarico-solitário Solitary Sandpiper

Jacana jacana Jaçanã Wattled Jacana

Phaetusa simplex Trinta-réis-grande Large-billed Tern

Columbina talpacoti Rolinha-roxa Ruddy Ground-Dove

Columbina squammata Fogo-apagou Scaled Dove

Anodorhynchus hyacinthinus Arara-azul-grande Hyacinth Macaw Ara chloropterus Arara-vermelha-grande Red-and-green Macaw Primolius auricollis Maracanã-de-colar Yellow-collared Macaw Aratinga nenday Periquito-de-cabeça-preta Nanday Parakeet

Aratinga aurea Periquito-rei Peach-fronted Parakeet

Brotogeris chiriri Periquito-de-encontro amarelo Yellow-chevroned Parakeet

Myiopsitta monachus Caturrita Monk Parakeet

Pionus maximiliani Maitaca-verde Scaly-headed Parrot

Amazona aestiva Papagaio-verdadeiro Blue-fronted Parrot

Piaya cayana Alma-de-gato Squirrel Cuckoo

Crotophaga major Anu-coroca Greater Ani

Crotophaga ani Anu-preto Smooth-billed Ani

Guira guira Anu-branco Guira Cuckoo

Athene cunicularia Coruja-buraqueira Burrowing Owl

Nyctibius griseus Mãe-da-lua Common Potoo

Trogon curucui Surucuá-de-barriga-vermelha Blue-crowned Trogon Chloroceryle amazona Martim-pescador-verde Amazon Kingfisher

Ramphastos toco Tucanuçu Toco Toucan

Pteroglossus castanotis Araçari-castanho Chestnut-eared Aracari Colaptes melanochloros Pica-pau-verde-barrado Green-Barred woodpecker Colaptes campestris Pica-pau-do-campo Campo Flicker

Melanerpes candidus Pica-pau-branco White Woodpecker

Lepidocolaptes angustirostris Arapaçu-de-cerrado Narrow-billed Woodcreeper

Xolmis velatus Noivinha-branca White-rumped Monjita

Gubernetes yetapa Tesoura-do-brejo Streamer-tailed Tyrant

Machetornis rixosus Maria-cavaleira Cattle Tyrant

(11)

Nome do Táxon Nome em Português English Name

Tyrannus melancholicus Suiriri Tropical Kingbird

Cyanocorax cyanomelas Gralha-do-pantanal Purplish Jay

Cyanocorax chrysops Gralha-picaça Plush-crested Jay

Progne tapera Andorinha-do-campo Brown-chested Martin

Tachycineta albiventer Andorinha-do-rio White-winged Swallow

Donacobius atricapillus Japacanim Donacobius

Turdus rufiventris Sabiá-laranjeira Rufous-bellied Thrush Sicalis flaveola Canário-da-terra-verdadeiro Saffron Finch

Psarocolius decumanus Japu Crested Oropendola

Cacicus cela Xexéu Yellow-rumped Cacique

Icterus cayanensis Encontro Epaulet Oriole

Icterus troupial João-pinto Troupial

Gnorimopsar chopi Graúna Chopi Blackbird

Outros animais

Hydrochoerus hydrochoeris Capivara Capibara

Cerdocyon thous Lobinho Crab-eating fox

Eyra barbara Irara Tayras

Myrmecophaga tridactyla Tamanduá bandeira Giant anteater

Dasyprocta aguti Cotia Aguti

Tayassu tajacu Cateto Collared peccary

Caiman crocodilus Jacaré Caiman

Mazama gouazoubira Veado catingueiro Gray Brocket Deer

Ozotoceros bezoarticus Veado campeiro Golden lion marmoset

Tupinambis teguixin Teiú Common tegu

Referências

Documentos relacionados

Resumo: Atividades lúdico-pedagógicas são importantíssimas no desenvolvimento da criança, pensando nisso foi desenvolvido o Projeto “Arara de Brinquedo”, em 2004,

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A deformação permanente nos revestimentos asfálticos pode ser definida como depressões longitudinais nas trilhas de roda, as quais aumentam com as cargas

Vários trabalhos têm demonstrado que a mortali- dade por síndrome ascítica é maior nos machos do que nas fêmeas, acreditando-se que este fato esteja relacionado com a maior

C om a palavra de ordem “Se botar pra votar, o Brasil vai parar”, no dia 19 de fevereiro, data prevista para a reforma da Previdência entrar na pauta da Câmara dos Deputados, as

As áreas permeáveis nas residências consistem em toda parte do terreno que permite que a água da chuva penetre no solo, algumas cidades que possuem plano diretor, e estabelecem

Sim. A imunização para influenza ajuda a diminuir as complicações, além de minimizar as suspeitas do novo coronavírus, que possui os mesmos sintomas de uma gripe comum. Mas

Você vai economizar em estaiamento ( serão 2 jogos com 3 estais, para 12m ), mas sua torre não vai aguentar muita “carga”, notadamente onde tem muito vento ( Exemplo ? PS7 – RN )