• Nenhum resultado encontrado

Sandra Jacinto CURSO DE COMUNIDADE GLOBAL TÉCNICO DE INFORMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sandra Jacinto CURSO DE COMUNIDADE GLOBAL TÉCNICO DE INFORMÁTICA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

12-7-2010

Sandra Jacinto

C

URSO DE

TÉCNICO DE

INFORMÁTICA

C

OMUNIDADE

G

LOBAL

(2)

COMUNIDADE MUÇULMANA

Bilhões de pessoas de uma vasta classe de raças, nacionalidades e culturas através do globo, desde as Filipinas até a Nigéria estão unidos pela fé islâmica. Aproximadamente 18% vivem no mundo árabe, a maior comunidade islâmica do mundo é a Indonésia, parte da Ásia e da maior parte da África são muçulmanas, enquanto as minorias significativas são encontradas na União Soviética, China, América e na Europa. Muçulmano é todo aquele que se submete a Deus, na obediência, dedicação e lealdade de livre e espontânea vontade.

(3)

O Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e numa escritura sagrada, o Alcorão.

Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, sendo Adão o primeiro profeta e o último Maomé.

Duzentos anos após Maomé, o Islão já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África, na Península Ibérica, na antiga Pérsia e Índia.

O Islão atingiu também a Anatólia, os Balcãs e a África subsaariana, embora mais tarde.

A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, pagar dádivas rituais, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, rezar cinco vezes por dia e efectuar uma peregrinação à cidade de Meca.

(4)

Como já é do conhecimento geral em todas as culturas existem certas tradições e regras que condicionam a vida das pessoas, principalmente a vida das mulheres.

No caso do islamismo, os homens são vistos como superiores às mulheres.

Por exemplo, o nascimento de um rapaz é acolhido com mais entusiasmo do que o de uma rapariga (muitas vezes quando nascem raparigas são mortas a nascença).

Mesmo antes do profeta Muhammad, a mulher era vista como um fardo indesejável, uma fonte de desgraça e humilhação para a família.

Eram tratadas como brinquedos nas mãos dos homens e não tinham direito à herança.

Com o aparecimento do profeta Muhammad pouco mudou, pois as mulheres continuam a ser mal tratadas e sem liberdade.

Esta Cultura obriga as mulheres a andarem vestidas com um traje que a tapa da cabeça aos pés, este traje é visto como uma protecção feminina. As mulheres muçulmanas são maltratadas devido à sua cultura, obedecendo a normas, valores, leis, princípios e regras que lhes condicionam a vida.

(5)

Principalmente as mulheres islâmicas, que são vítimas de muita injustiça, vivem com medo e não é nada fácil conseguirem sobreviver lutando pelo que realmente têm direito.

Existem inúmeras tradições sociais, psicológicas e económicas que governam o pensamento da maior parte dos muçulmanos e que influenciam particularmente a condição da mulher e o seu papel na sociedade islâmica.

As tradições islâmicas têm uma forte participação da família no que diz respeito aos casamentos. Enquanto a maior parte das mulheres discordam do planeamento do seu casamento feito pelos seus familiares, os muçulmanos defendem que esta prática é vantajosa pois assegura casamentos baseados em princípios mais sólidos e dá pouco relevo à atracção física e desejo sexual.

A Burca é o traje feminino imposto pelo Alcorão, principalmente em países islâmicos.

Este cobre o corpo todo, incluindo o rosto e os olhos, roupas justas ao corpo ou roupas semitransparentes são proibidas, pois atraem a atenção dos homens.

(6)

COMUNIDADE CIGANA

Os ciganos não têm uma religião própria, nem nenhum Deus. Crêem numa série indefinida de entidades, presenças que se manifestam sobretudo à noite.

Os ciganos são um povo nómada, originários da Índia mas vivem espalhados pelo mundo, especialmente pela Europa, com as migrações levaram a sua língua a várias regiões da Ásia, da Europa e das Américas, modificando-a.

(7)

A língua cigana (o romani) é uma língua da família indo-europeia, pelo seu vocabulário e pela gramática, está ligada ao sânscrito, as formas modernas do Romani foram influenciadas por outras línguas, em particular o Grego, o Húngaro e o Espanhol.

Em 1050 iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte pelo Planalto Iraniano e na segunda metade do séc. XV chegaram a Portugal.

A comunidade cigana possui Hino, bandeira, comemoram uma data internacional, dedicada a eles que é dia 8 de Abril, data instituída no 1º Congresso Mundial cigano (Londres, 1971).

Na passagem pelo Ocidente sofreram várias medidas repressivas devido a diversos pecados sociais como: mendicidade não autorizada, pequenos furtos, Burlas, fraude e para sobreviver tiveram de se adaptar. Instalavam-se quase sempre em zonas de fronteira para uma mobilidade rápida, relativamente a autoridades nacionais.

Na cultura do povo Cigano a família é sagrada, normalmente as famílias são extensas mantêm sempre relações de convivência, comunhão de interesses, negócios e contratos, os filhos representam uma forte fonte de subsistência, ajudam os pais a venderem nas

(8)

feiras, pedem esmolas as suas mães lêem a sina e também fabricam e vendem produtos artesanais.

Ainda em crianças, os ciganos são prometidos em casamento pelos pais, que decidem unir as famílias. É uma das tradições mais preservadas pois, representa a continuidade da raça, por isso o casamento com os não ciganos (homens) não é permitido, quando isso acontece a pessoa é excluída do grupo.

Um cigano pode casar-se com uma gadgí (mulher não cigana), mas esta tem que se submeter as regras e às tradições ciganas. É pelo casamento que os ciganos entram no mundo dos adultos. As mulheres têm que ser virgens e os noivos não podem ter qualquer tipo de intimidade antes do casamento.

O casamento acontece durante três dias e três noites, mas os noivos ficam separados a darem atenção aos convidados somente na terceira noite é que podem ficar pela primeira vez sós. A noiva tem de comprovar a sua virgindade, através da mancha de sangue no lençol, que é mostrada a todos no dia seguinte. Na manhã seguinte

(9)

ao casamento a mulher veste uma roupa tradicional colorida e um lenço na cabeça, que simboliza que é uma mulher casada.

Uma criança é sempre bem-vinda entre os ciganos, embora a sua preferência vá para os filhos homens, pois darão continuidade ao nome de família. A mulher é considerada impura durante os quarenta dias de resguardo após o parto.

A influência trazida do Oriente é muito forte na música e na dança cigana. Nos últimos séculos a maior influência na música e dança cigana é sem dúvida a Espanhola, tendo sido criado um estilo baseado no flamengo.

Vivem por cá uma vida não ajustada aos padrões ocidentais, convictamente sem tecto, sem pátria e sem religião logo são confundidos com marginais ou potenciais criminosos.

São vistos pela generalidade dos Europeus cada vez mais como um estorvo.

Aponta exemplos concretos de como estas comunidades se integram numa sociedade estrangeira.

(10)

Na Europa e nos outros continentes, a globalização é evidente, há um crescimento dos fluxos migratórios. Nas comunidades imigrantes e minorias étnicas ou religiosas, os ciganos, os judeus, os muçulmanos, etc. É muito difícil, estas comunidades, se integrarem numa sociedade estrangeira, porque os seus costumes, as suas religiões, as suas tradições são muito diferentes, por isso os níveis de racismo são mais elevados perante estas comunidades e são vistos como marginais ou potenciais criminosos.

Explica de que forma as associações culturais, institucionais são importantes na integração de residentes estrangeiros em território nacional.

As associações culturais e institucionais são importantes na integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento. Os refugiados e os imigrantes enfrentam muitos problemas, tais como inserção no mercado de trabalho, processo de legalização o que dificulta a integração nesse país.

As associações ajudam na integração dos imigrantes e das minorias étnicas, bem como ajudam a promover o diálogo entre as diversas culturas, etnias e religiões.

Estas associações de integração social são uma mais-valia no combate à eliminação de discriminações e promovem a igualdade na defesa dos direitos dos imigrantes, respeitando a sua identidade e cultura, desenvolvem actividades culturais e desportivas no âmbito do apoio à integração social dos cidadãos, centros associados, formação, voluntariado.

(11)

Aponta exemplos de como as O.N.G. são importantes no esbatimento das desigualdades sociais a nível mundial. Aponta exemplos concretos da acção desta O.N.G.

As desigualdades, as diferenças sociais e as crescentes injustiças no mundo têm vindo a crescer.

As O.N.G. são muito importantes no esbatimento das desigualdades sociais a nível mundial, esforçam-se para defender os direitos económicos, sociais e culturais tal como eles foram reconhecidos pela comunidade internacional.

Por exemplo a AMI e a Cruz vermelha são muito importantes, são organizações sem fins lucrativos mas no entanto vão para o terreno salvar vidas e ajudar quem mais precisa.

Com base nos problemas éticos causados pela globalização que se seguem indica de que forma te posicionas face aos mesmos. Explicita a razão da tua motivação.

 Casamento entre indivíduos do mesmo sexo

Sou contra, o casamento pressupõe a existência de um casal, trata-se portanto da união entre pessoas de sexos diferentes. No caso da adopção, os filhos devem ser educados por um pai e por uma mãe.

 Clonagem

Não sou contra nem a favor, se for em seres humanos não concordo, mas noutras espécies em vias de extinção acho bem. É um assunto bastante polémico, uma parte das pessoas considera que, pela ética e bom senso, a clonagem só deve ser

(12)

usada com o devido controlo, em animais e plantas somente para estudos biológicos, nunca para clonar seres humanos.

Eutanásia

É uma questão muito polémica depende da situação clínica da pessoa, por um lado não é justo deixar uma pessoa sofrer sem nenhuma solução há vista, os familiares também sofrem, no entanto há aquela frase “Deus dá a vida somente ele a pode tirar”.

Barrigas de aluguer

Penso que não deveriam existir barrigas de aluguer, pois gerar um filho não deve ser algo para ganhar dinheiro, porque nunca em situação alguma se negocia um filho. Claro que sei que talvez seja a única hipótese de algumas pessoas terem filhos, mas continuo a achar que é algo que não pode ser feito a troco de dinheiro, a não ser que a barriga de aluguer seja familiar da mãe. Existem muitas crianças que precisam ser adoptadas, é uma solução.

 Aborto

Em Portugal a interrupção voluntária da gravidez só é efectuada nas primeiras 10 semanas de gestação calculadas na data da última menstruação, má formação do feto e não desejar mais filhos.

Para mim a interrupção voluntária da gravidez é muito complexa, sou a favor por más formações do feto, violação ou

perigo de vida para a mãeé preferível perder-se um ser ainda

Referências

Documentos relacionados

Considerando que, embora a consciência social e os conhecimentos científicos sobre a doença de Alzheimer tenham aumentado consideravelmente, revelando, em particular, que esta

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

 Não  posso  deixar  de  ressaltar  a  ajuda  prestada  e  material   compartilhado  por  vários  co-­‐voluntários  de  Caxias  do  Sul,  que  junto

a) Nas operações de Cash Advance a crédito, incide uma taxa de 3,95% sobre o montante pedido (máximo 1.000€ de 4 em 4 dias nos levantamentos em ATM’s), acrescida de 2,90€

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de métodos de agrupamento, implementados em uma ferramenta computacional, para a análise de dados de exames de

A tese, que a senhora defendeu em 2011, “Interlocuções entre a Arquivologia Nacional e a Internacional no Delineamento da Disciplina no Brasil”, no âmbito do Programa de