• Nenhum resultado encontrado

Técnico em Eletromecânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnico em Eletromecânica"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CARGO

Inscrição

Sala

Coloque, de imediato, o seu número de inscrição e o número de sua sala

nos retângulos abaixo.

Data: 20 de outubro de 2013.

Duração:

04 horas

Concurso Público para Provimento de Cargos

Técnico-Administrativos em Educação

EDITAL Nº 334/2013

Técnico em Eletromecânica

 PROVA I – Língua Portuguesa – Questões de 01 a 20

 PROVA II – Conhecimentos Específicos – Questões de 21 a 50

CADERNO DE PROVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

COORDENADORIA DE CONCURSOS – CCV

(2)

Técnico em Eletromecânica Língua Portuguesa Pág. 2 de 14

Prova I – Língua Portuguesa

20 questões TEXTO 1 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46

“Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons", já asseverava Carlos Drummond de Andrade. Distante da era em que ter mais de 60 anos significava deixar para trás uma alma jovem, a produtividade e a qualidade de vida, e estar sentado num sofá assistindo televisão, a terceira idade hoje ganha espaço no mercado de trabalho, aproveita as horas de lazer não só com os netos, mas busca opções mais arrojadas como dança, viagens e passeios com os amigos. Se o conhecimento leva à colheita da sabedoria, esses 23,5 milhões de brasileiros, na casa das pessoas com mais de 60 anos, o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas, buscam alternativas para uma vida mais saudável e feliz. A população no Brasil está envelhecendo. Entre 2009 e 2011 este grupo da terceira idade aumentou em 7,6%, ou seja, alcançando a casa de 21,7 milhões de pessoas naquele referido período.

Em 2050, 30% da população brasileira terá mais de 60 anos se aproximando neste item ao modelo europeu e americano no que diz respeito à terceira idade, com aumento nas preferências até mesmo de agências de viagens, com pacotes específicos para os mesmos, bem como outras possibilidades de entretenimento, com consumos compatíveis aos vários níveis sociais. No que se refere ao mercado de trabalho já não têm intenção de se aposentar tão cedo, e mesmo quando ocorre este fato continuam na ativa, buscando outras ocupações. Na verdade, o mercado laboral tem horários mais flexíveis e mais número de pessoas com ofícios em casa, cada vez mais autônomos nos trabalhos mais distintos e setores diversos. A intenção é minimizar a jornada de trabalho sem necessitar da aposentadoria

O Ministério do Trabalho informa que no ano de 2010 o número de trabalhadores assalariados com mais de 65 anos cresceu 12%, o dobro da média dos anos anteriores. Também aumenta o número de pessoas que depois dos 50 anos querem provar um ofício diferente, ainda que com contratos por tempo limitado, ou prestação de serviços. Esse mercado também tem absorvido maior número de pessoas com mais de 60 anos, haja vista que a população está envelhecendo. Assim, pessoas da terceira idade, em geral aposentados, com qualificação e especialização são chamadas a ocupar espaços no mercado de trabalho, já que em algumas áreas faltam profissionais experientes.

A iniciativa privada já está atenta às oportunidades originadas pelo envelhecimento da população. Nos Estados Unidos, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou, no final da década de 90, o AgeLab, um verdadeiro laboratório de estudos voltado para a longevidade, desenvolvendo instrumentos para orientar as indústrias na confecção de novos produtos para esta faixa etária, ocupando outros nichos na economia.

Paradigmas da idade são quebrados, sobretudo na área do turismo no Brasil. No programa criado pelo governo federal Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, entre 2007 e 2010, dados levantados demonstram que mais de 600 mil pacotes turísticos foram vendidos para a melhor idade. Saúde, vida social e segurança financeira se destacam nos quesitos mais valorizados pelos idosos. Estar bem com o próprio corpo, sabendo das barreiras, mas procurando ultrapassar limitações é questão fundamental, se valendo de exercícios físicos e alimentação equilibrada e benéfica.

Dados estatísticos apontam que a longevidade brasileira aumenta a cada ano. Se em 1990 a expectativa de vida era de 66,9 anos, a previsão para o ano de 2050 é de 81,3 anos, um número bastante significativo. Entre os itens que mais prejudicam a longevidade estão: os alimentos gordurosos, sedentarismo, estresse, sobrepeso e a higiene oral. Mais de 70% da população idosa depende do sistema público de saúde. Por volta de 2015, a população idosa economicamente ativa deve crescer em torno de 3,6% ao ano. Carlos Drummond de Andrade estava certo: na velhice, a felicidade pode estar numa caixa de bombons, mas também pode estar na saúde, na segurança de estar amparado pela família e os amigos tendo a oportunidade de escancarar as janelas e sentir a vida tal qual ela é: Mágica. Só depende de nós.

LISITA, Bruno. Envelhecer rejuvenescendo. Diário da Manhã, 15/05/2013. Adaptado. Disponível em: <http://www.dm.com.br/texto/112841-envelhecer-rejuvenescendo>. Acesso em 02 out. 2013.

(3)

01. Segundo o texto 1, é correto afirmar que atualmente a terceira idade:

A) destina todo o tempo livre às diversões com os amigos. B) conquista espaço no mercado e boas opções de lazer. C) busca tratamentos alternativos para uma vida longa. D) dedica o tempo livre às brincadeiras com os netos. E) torna-se improdutiva e sem qualidade de vida.

02. No trecho “Na verdade, o mercado laboral tem horários mais flexíveis” (linhas 16-17), o adjetivo

sublinhado pode ser substituído, sem modificar o sentido da frase, por: A) de turismo.

B) de controle. C) de diversão. D) de trabalho. E) de produção.

03. Assinale a alternativa cujos itens, segundo o texto, são prioritários para uma velhice tranquila.

A) Saúde, alimentos gordurosos, vida social. B) Vida social, saúde, segurança financeira. C) Sedentarismo, saúde, alimentos gordurosos. D) Segurança financeira, viagens, sedentarismo. E) Alimentos gordurosos, sedentarismo e viagens.

04. Considerando o texto acima em relação a seu propósito comunicativo, é correto afirmar que se trata de:

A) um diálogo proposto por Drummond entre a juventude e a velhice. B) um relato das experiências das pessoas que chegam à terceira idade. C) um artigo informativo sobre as pessoas que chegam à melhor idade. D) uma explicação dos fatores que influenciam o bem-estar dos idosos. E) um texto de opinião acerca dos benefícios obtidos pela longevidade.

05. Assinale a alternativa cujo trecho exibe recursos expressivos com sentido conotativo da linguagem.

A) “Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons” (linha 01). B) “(...) a terceira idade hoje ganha espaço no mercado de trabalho, aproveita as horas de lazer não só

com os netos, mas busca opções mais arrojadas como dança, viagens e passeios com os amigos” (linhas 04-06).

C) “No que se refere ao mercado de trabalho já não têm intenção de se aposentar tão cedo, e mesmo quando ocorre este fato continuam na ativa, buscando outras ocupações” (linhas 14-16).

D) “O Ministério do Trabalho informa que no ano de 2010 o número de trabalhadores assalariados com mais de 65 anos cresceu 12%, o dobro da média dos anos anteriores” (linhas 20-21).

E) “(...) na velhice, a felicidade pode estar numa caixa de bombons, mas também pode estar na saúde, na segurança de estar amparado pela família e os amigos tendo a oportunidade de escancarar as janelas e sentir a vida tal qual ela é” (linhas 43-46).

06. Assinale a alternativa em que as palavras têm o mesmo número de letras e fonemas.

A) Conhecimento. B) Aproximando. C) Prejudicam. D) Estresse. E) Velhice.

Com base no texto 1, responda às questões 01 a 11. .

(4)

Técnico em Eletromecânica Língua Portuguesa Pág. 4 de 14

07. Assinale a alternativa em que o complemento verbal sublinhado em “estar sentado num sofá assistindo

televisão” (linhas 03-04), comum na língua oral, deveria ser substituído pelo pronome correspondente, de acordo com a norma padrão.

A) “estar sentado num sofá assistindo ela”. B) “estar sentado num sofá lhe assistindo”. C) “estar sentado num sofá assistindo a ela”. D) “estar sentado num sofá assistindo nela”. E) “estar sentado num sofá assistindo-lhe”.

08. No trecho “A iniciativa privada já está atenta às oportunidades originadas pelo envelhecimento da

população” (linhas 27-28), o termo sublinhado exerce a função sintática de núcleo do: A) complemento nominal.

B) adjunto adnominal. C) objeto indireto. D) substantivo. E) adjetivo.

09. Assinale a alternativa em que o “se” apresenta a mesma classificação que em “Se o conhecimento leva à

colheita da sabedoria...” (linha 06).

A) “30% da população brasileira terá mais de 60 anos se aproximando neste item ao modelo europeu” (linhas 11-12).

B) “No que se refere ao mercado de trabalho...” (linhas 14-15). C) “já não têm intenção de se aposentar tão cedo” (linha 15).

D) “se valendo de exercícios físicos e alimentação equilibrada e benéfica” (linha 37). E) “Se em 1990 a expectativa de vida era de 66,9 anos...” (linhas 38-39).

10. Acerca da pontuação do trecho: “No que se refere ao mercado de trabalho já não têm intenção de se

aposentar tão cedo, e mesmo quando ocorre este fato continuam na ativa, buscando outras ocupações” (linhas 14-16), observa-se corretamente que:

A) deveria haver vírgula após o trecho “mercado de trabalho”. B) isolar “mesmo quando ocorre este fato” entre vírgulas é opcional. C) falta uma vírgula entre “intenção” e a oração completiva nominal. D) apesar de longo, todo o período poderia dispensar qualquer vírgula. E) a vírgula após “cedo” é obrigatória por anteceder oração coordenada.

11. Assinale a alternativa em que a concordância verbal admite mais de uma flexão.

A) 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos. B) 1% da população brasileira terá mais de 60 anos. C) 30% da população brasileira terão mais de 60 anos. D) Os 30% da população brasileira terão mais de 60 anos. E) Aqueles 30% da população brasileira terão mais de 60 anos.

(5)

TEXTO 2 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46

A indignação aparentemente sem objeto, levando a manifestações de massa espontâneas, sem liderança e sem organização, finalmente chegou ao Brasil. Surpreendente é que tardasse a chegar por aqui.

Esses levantes de indignação têm algumas características comuns e outras singulares, ligadas à conjuntura de cada país. Autocracia aqui, crise econômica ali, corrupção acolá. Muitas vezes um tanto de tudo isso junto. Em comum, têm a espontaneidade, o uso das redes sociais para alastrar a convocação e a articulação das manifestações, a insatisfação, a desconfiança, a ausência de lideranças e os alvos múltiplos: poder, imprensa, empresas. De todos se diz que não têm um objeto claro. Não têm mesmo, eles refletem pautas fragmentadas de sociedades fragmentadas. As pessoas não se juntam porque seguem liderança coletiva, ou para demandar itens de uma pauta coletivamente acordada em algum espaço institucionalizado. Vão para as ruas por contágio. O espaço público se transforma em um palco onde pautas singularizadas promovem encontros espontâneos e transitórios entre indivíduos movidos por sentimentos, valores e visões diferentes. Essa individualização do movimento de massas desconcerta e espanta.

(...)

Eles se colocam por fora e por cima dos governos, dos partidos e das outras instituições de representação ou agregação de interesses organizadas. Todos se oligarquizaram, criaram barreiras à entrada e impuseram pautas autoconcebidas a pessoas cada vez mais descrentes e mais individualizadas.

Um dos pontos que impressiona é que aparentemente a reação social parece, às vezes, desproporcional à sua motivação aparente. Não existe essa contrariedade. São muitas as motivações. Algo como micro-ofensas que provocam macrorreações. A soma de indignações individualizadas se transforma em um tsunami arrasador de protestos.

Evidentemente que as tarifas de ônibus foram e não foram causa da sublevação que ocupa as ruas das principais cidades brasileiras. Qualquer aumento de preços, com a inflação em alta e preços essenciais, como os dos alimentos e dos serviços básicos subindo acima da média, provoca desconforto e irritação. Algumas pessoas talvez se lembrem que o governo atrasou o reajuste de tarifas, marcado para janeiro, para “segurar” a inflação. E que acabou autorizando-o em momento ainda pior, por imperícia e pela inevitável aceleração dos preços diante da inércia da política econômica, excessivamente tolerante com a inflação sempre no topo da meta. O atraso não surtiu efeito algum, a elevação fora do tempo só piorou as coisas.

Não é só a tarifa do ônibus, o preço do pão francês ou do tomate. Tem o engarrafamento. O ônibus, o trem e o metrô lotados. A desatenção dos prestadores de serviços. Tem o sistema de saúde que não funciona. O pronto-socorro atulhado, a fila das cirurgias, todas urgentes e atrasadas. A escola aos frangalhos, os professores desmotivados. O desemprego de jovens mais que o dobro do desemprego médio. Tem o político sem reputação ou escrúpulo mandando e desmandando, impune e imune à rejeição majoritária. O marketing mentiroso, público e privado. O estádio superfaturado e de desenho mais elitista. As decisões ou ameaças de decisões ao avesso da opinião dominante na sociedade. O fastio com a corrupção impune. O desencanto com políticos que eram portadores da esperança de mudança e deram os braços aos oligarcas de sempre. Enfim, motivo para indignação há de sobra, há muito tempo.

(...)

O melhor cenário é que da reiteração dessas manifestações surjam novos tipos de liderança e novas formas de identidade entre indivíduos com autonomia e coletividade, ou sentido de coletividade. Que da força da indignação social venha a mudança real. E que a conjugação entre novas lideranças e novas identidades coletivas dê rumo e objeto mais direto e concreto à mudança.

ABRANCHES, Sérgio. O “Vem para a rua” é sem lenço e sem documento. Análise, 19/06/2013. Adaptado. Disponível em <http://www.ecopolitica.com.br>. Acesso em 02 out. 2013.

(6)

Técnico em Eletromecânica Língua Portuguesa Pág. 6 de 14

12. Na frase “Muitas vezes um tanto de tudo isso junto” (linhas 05-06), a expressão sublinhada indica que há

uma referência anterior a ser recuperada. Assinale a alternativa em que a substituição dessa expressão por outro elemento coesivo melhor se ajusta ao contexto.

A) a indignação dos levantes. B) a conjuntura de cada país. C) a revolta dos manifestantes. D) a mistura de todas as coisas. E) as características das revoltas.

13. A partir da opinião do autor em relação às manifestações, é correto inferir que ele:

A) está surpreso porque as manifestações chegaram ao Brasil. B) está desconcertado porque as manifestações não têm um líder. C) tem consciência de que os manifestantes desvirtuam o movimento. D) parece motivado a lutar por uma sociedade mais justa e democrática. E) está impressionado com o fato de a reação social parecer desproporcional.

14. Assinale a alternativa cujo sentido está de acordo com o que a expressão “sem lenço e sem documento”

apresenta no título do texto.

A) As manifestações promovem encontros entre indivíduos com visões diferentes. B) As manifestações não lutam pela passagem do ônibus, nem pelo preço do tomate. C) As manifestações são protestos livres e espontâneos que não têm uma causa. D) As manifestações são realizadas por moradores de rua sem documentos. E) As manifestações reivindicam apenas o direito de protestar livremente.

15. Segundo o texto, “O fastio com a corrupção impune” (linha 39) é:

A) a causa central das manifestações. B) a causa de aversão aos políticos. C) o avesso da opinião da sociedade.

D) uma das razões para a indignação das pessoas. E) o motivo principal do desencanto com os políticos.

16. De acordo com o texto, é correto afirmar que, em relação às manifestações, o autor espera que:

A) novas lideranças apareçam, para que possam controlar as manifestações.

B) os manifestantes continuem indignados, a fim de que consigam fazer as mudanças. C) novas alianças sejam feitas entre os manifestantes, para que novos protestos ocorram.

D) manifestantes e governantes pensem novas formas de liderança e de organização da coletividade. E) novas lideranças apareçam no cenário nacional, a fim de que novas formas de identidade entre

indivíduos se estabeleçam.

17. Assinale a alternativa cuja palavra é dividida em sílabas com base no mesmo critério da divisão silábica

da palavra “meio”. A) transatlântico. B) octaedro. C) feldspato. D) cobaia. E) hiato.

18. Assinale a alternativa em que o verbo “impor” está conjugado no mesmo tempo do verbo da frase “Todos

(...) impuseram pautas autoconcebidas a pessoas cada vez mais descrentes...” (linhas 17-18). A) Sou muito bravo para me imporem alguma ordem insensata.

B) Quando chefe, João sempre impôs a todos o que queria fazer. C) Eu já impusera aos outros ordens que eu mesmo nunca cumpriria. D) Se impuséssemos ordens sensatas, seríamos obedecidos imediatamente. E) Se, algum dia, eu impuser aos outros uma ordem absurda, que não a cumpram.

Com base no texto 2, responda às questões 12 a 20. .

(7)

19. Assinale a alternativa em que a frase “Algumas pessoas talvez se lembrem que o governo atrasou o

reajuste de tarifas” (linhas 27-28) está reescrita segundo a norma padrão, sem qualquer alteração de sentido.

A) Algumas pessoas talvez se lembrem de que o governo atrasou o reajuste de tarifas. B) Algumas pessoas talvez se lembrem para que o governo atrasou o reajuste de tarifas. C) Algumas pessoas talvez se lembrem a que o governo atrasou o reajuste de tarifas. D) Algumas pessoas talvez lembrem de que o governo atrasou o reajuste de tarifas. E) Algumas pessoas talvez se lembre que o governo atrasou o reajuste de tarifas.

20. Há total coincidência morfológica e sintática do “que” da frase “Algo como micro-ofensas que provocam

macrorreações” (linha 22) com o da alternativa:

A) “De todos se diz que não têm um objeto claro.” (linha 08).

B) “Evidentemente que as tarifas de ônibus foram e não foram causa da sublevação” (linha 24). C) “Algumas pessoas talvez se lembrem que o governo atrasou o reajuste de tarifas” (linhas 27-28). D) “O desencanto com políticos que eram portadores da esperança de mudança” (linhas 39-40). E) “O melhor cenário é que da reiteração dessas manifestações surjam novos tipos de lideranças (linha 43).

(8)

Técnico em Eletromecânica Conhecimentos Específicos Pág. 8 de 14

Prova II – Conhecimentos Específicos

30 questões

21. Os lubrificantes são utilizados para reduzir o coeficiente de atrito entre superfícies em movimento. Sobre

os lubrificantes é correto afirmar:

A) Apresentam baixa resistência a compressão. B) Apresentam alta resistência ao cisalhamento.

C) Graxas são óleos misturados com sabões para formar um lubrificante espesso.

D) A viscosidade de um óleo lubrificante varia inversamente com a pressão e diretamente com a temperatura. E) Os silicones líquidos apresentam boa habilidade de lubrificação contra o aço e baixa estabilidade

térmica.

22. Determine a área da peça representada na figura. Todas as medidas estão em milímetros.

A) 1440 mm2.

B) 14400 mm2.

C) 195000 mm2.

D) 250000 mm2.

E) 295700 mm2.

23. Além dos materiais metálicos, há três outras categorias de materiais: polímeros, cerâmicos e compósitos.

Sobre estas três categorias de não metais, é correto afirmar:

A) Os materiais cerâmicos apresentam alta dureza e tenacidade, alta resistência à temperatura e alta resistência a tração.

B) Os polímeros ao serem comparados com os metais apresentam baixa densidade, baixa resistência mecânica e baixa rigidez.

C) Os polímeros termofixos apresentam ligações cruzadas, que conferem a capacidade de serem repetidamente fundidos e solidificados.

D) Os materiais compósitos feitos pelo homem apresentam baixa relações resistência - peso e propriedades uniformes em todas as suas direções.

E) Os compostos cerâmicos de plasma pulverizados são muito usados como revestimentos moles sobre substratos metálicos para conferir elevada resistência elástica.

24. Dentre os materiais utilizados para a construção de máquinas têm-se os metais. Sobre as propriedades

dos materiais metálicos é correto afirmar:

A) O módulo de rigidez é a razão entre a deformação específica lateral e a longitudinal.

B) O ensaio de flexão é realizado somente em corpos de prova dúcteis submetidos a um carregamento axial. C) A resistência ao cisalhamento pode ser determinada através do escoamento do corpo de prova no

ensaio de torção pura, sendo proporcional ao momento polar de inércia.

D) No ensaio de tração pode-se obter o módulo de elasticidade, que é a razão entre a deformação e o comprimento inicial do corpo de prova.

E) A dureza é um indicador de sua resistência ao desgaste e pode ser medida em uma das três escalas: Brinell, Rockwell e Vickers.

(9)

25. De acordo com a figura abaixo, assinale a opção correta.

A) O ângulo θ representa uma medida da rigidez do material. B) O ponto A representa a resistência ao escoamento sob tração. C) O ponto B é o limite de proporcionalidade.

D) O ponto C representa a tensão de escoamento do material. E) O ponto D é o limite máximo de resistência a tração.

26. Assinale a opção correta para os diagramas da força cortante e do momento fletor para a viga engastada abaixo:

27. A metrologia é a ciência que estuda os pesos, medidas e os sistemas de unidades. Sobre esse tema

assinale a opção correta.

A) Interferência (I) – diferença entre as dimensões do furo e do eixo, quando o eixo é menor que o furo. B) Folga ou Jogo (F) – diferença entre as dimensões do eixo e do furo, quando o eixo é maior que o furo. C) Linha Pontilhada – linha que nos desenhos fixa a dimensão nominal e serve de origem aos

afastamentos.

D) Tolerância ou Campo de Tolerância é a variação permissível da dimensão da peça, dada pela diferença entre as dimensões máxima e mínima.

E) Furo – Termo convenientemente aplicado para fins de tolerâncias e ajustes, como sendo qualquer parte de uma peça cuja superfície externa é destinada a alojar-se na superfície interna da outra.

(10)

Técnico em Eletromecânica Conhecimentos Específicos Pág. 10 de 14

28. Em desenho técnico o formato básico de papel é designado como A0 (A zero). Assinale a opção que

correspondente às dimensões deste formato. A) 210 x 297 mm.

B) 297 x 420 mm. C) 420 x 594 mm. D) 594 x 841 mm. E) 841 x 1.189 mm.

29. A transmissão de movimento entre os diversos elementos que compõem uma máquina pode ser feita

através de contato direto. Assinale a opção correta.

A) Nas engrenagens cônicas espirais, os dentes são cortados paralelos ao eixo do cone acoplado.

B) As engrenagens helicoidais de dentes retos Zerol são usadas para conectar eixos cruzados que se interceptam.

C) O conjunto de engrenagem sem fim coroa conectam eixos paralelos, sendo largamente utilizados em redutores de velocidade.

D) As engrenagens helicoidais são mais silenciosas e com menor vibração dos que as engrenagens cilíndricas de dentes retos.

E) As engrenagens cilíndricas de dentes retos apresentam um contato gradual, começando em uma extremidade do dente e prosseguindo cruzado pela largura de sua face.

30. Usinagem é definida como o processo de fabricação que modifica a dimensão, forma e o acabamento de

uma peça, através da remoção de material. Sobre os tipos de processos mecânicos de usinagem é correto afirmar:

A) O aplainamento é o processo utilizado para obter peças com superfícies planas, paralelas, perpendiculares e inclinadas.

B) O brochamento é feito com uma ferramenta monocortante e de formato único. É constituída de dentes com dimensões progressivamente maiores ao longo de toda a sua extensão.

C) A retificação é o processo de erosão utilizado na execução de peças que devem apresentar dimensões e formas muito pequenas ou, ainda, peças com dureza baixas (acima de 40RC).

D) O fresamento é feito com uma ferramenta monocortante que realiza o movimento de corte; a ferramenta se desloca e a peça ou a ferramenta giram, realizando o movimento de retorno.

E) O mandrilamento utiliza um dispositivo que suporta a ferramenta multicortante e desenvolve os movimentos de corte e de avanço. Por meio do mandrilamento obtêm-se superfícies planas.

31. Um dos processos de fabricação de máquinas é a soldagem. Com relação aos processos de soldagem

MIG/MAG, assinale a opção correta.

A) A chama oxiacetilênica é o resultado da combustão do oxigênio, carbono e do acetileno.

B) A temperatura do arco elétrico atinge valores de até 200ºC. Seu calor intenso e concentrado leva o material de enchimento até o ponto de fusão.

C) Soldagem a arco elétrico sem proteção gasosa frequentemente chamados de Heliarc, Heliwelding e Argonarc, nomes derivados da combinação entre o arco e o gás.

D) Os gases normalmente empregados são o neônio ou o Célio, que têm a função de proteger o metal em estado de fusão contra a contaminação de gases como o oxigênio e o nitrogênio.

E) Soldagem a arco elétrico com proteção gasosa em que um eletrodo é continuamente alimentado numa solda, com velocidade controlada, enquanto um fluxo contínuo de um gás inerte ou ativo envolve a zona de solda, protegendo-a da contaminação pelo ar atmosférico.

32. Na indústria e na vida cotidiana, vários sistemas térmicos são encontrados. Sobre os mesmos, assinale a

afirmação correta.

A) Trocadores de calor sempre são usados para resfriar um gás, e o radiador de um carro é um exemplo. B) Caldeiras não podem ser utilizadas para a geração de energia elétrica, por causa do risco de incêndios

e explosões.

C) Em um sistema de refrigeração, é no condensador que o fluido de trabalho (refrigerante) ganha calor para levá-lo até o evaporador.

D) Pequenos sistemas de refrigeração necessariamente devem ter torres de resfriamento, que ajudam a dissipar o calor do sistema.

E) Caldeiras a vapor podem ser classificadas como flamotubulares, onde os gases da combustão atravessam os tubos, e aquatubulares, onde a água é que passa pelos tubos, mudando de estado.

(11)

33. As válvulas pneumáticas comandam e modificam o fluxo de ar comprimido em um sistema. Sobre os

tipos de válvulas pneumáticas, assinale a opção correta:

A) As válvulas de tração modificam a velocidade do ar comprimido por comando indireto. B) As válvulas direcionais comandam a partida, parada e sentido de movimento do atuador. C) As válvulas de timer modificam a vazão de ar comprimido por meio de um sistema paralelo. D) As válvulas de ariete permitem o fluxo de ar num sentido e depois o liberam no sentido oposto. E) As válvulas de recalque modificam a pressão do ar comprimido ou são comandadas pela pressão.

34. Sobre o funcionamento de um motor a combustão interna de pistão no Ciclo Diesel com 4 tempos, é

correto afirmar:

A) O escape é o único tempo que produz energia, já que os outros tempos consomem uma certa quantidade de energia.

B) Na combustão, O pistão sobe, acionado pela força de compressão dos gases queimados. A válvula de admissão está aberta e a de escape fechada.

C) No escape, o pistão desce, estando a válvula de escape e a de admissão abertas. Os gases queimados são expulsos através da passagem dada pela válvula de escape.

D) Na admissão, o pistão desce, estando a válvula de admissão aberta e a de escape fechada. O ar entra no cilindro, passando pelo filtro de ar e pela tubulação de admissão.

E) Na compressão, o pistão desce, a válvula de admissão está aberta e a de escape está fechada. O ar admitido na fase de admissão é expandido até ocupar o volume da câmara de combustão.

35. Considerando as características de desempenho estáticas de sensores industriais, a qualidade que

caracteriza a capacidade de um sensor fornecer resultados próximos do valor real da quantidade medida é denominada: A) Precisão. B) Exatidão. C) Resolução. D) Linearidade. E) Repetibilidade.

36. As interfaces de entrada e saída (E/S) de controladores lógicos programáveis (CLPs) permitem a

integração do mesmo com um sistema de automação. As interfaces de sinais discretos de entrada normalmente são equipadas com elementos de isolação galvânica entre o sinal de entrada e os circuitos lógicos do CLP. Selecione a alternativa que cita o dispositivo isolador que normalmente é utilizado neste tipo de interface de E/S.

A) LDR.

B) Conversor A/D. C) Acoplador Óptico. D) Autotransformador. E) Relé Eletromecânico.

37. Considere um chuveiro elétrico com três posições

para controle da temperatura. Considerando que R1=R2=R3=10Ω, a potência total dissipada, quando os interruptores S1, S2 e S3 são fechados, é respectivamente igual a: A) 14,5kW; 9,68kW; 4,84kW B) 1,61kW; 2,42kW; 4,84kW C) 4,84kW; 2,42kW; 1,61kW D) 4,84kW; 9,68kW; 14,5kW E) 4,84kW; 4,84kW; 4,84kW

(12)

Técnico em Eletromecânica Conhecimentos Específicos Pág. 12 de 14

38. Para o circuito abaixo, o valor de Rx para a corrente Ix = I/5 é:

A) R B) 2R C) R/2 D) R/5 E) 2R/5

39. Determine o valor das expressões nas bases pedidas:

 100001002 – 5410 = ???16  7A16 + 001100012 = ???10 A) 4E16 e 17110 B) 4C16 e 17310. C) 4E16 e 7810 D) 17116 e 7810 E) 7816 e 17110

40. O circuito amplificador da figura tem em sua entrada valores binários provenientes de um

microcontrolador, onde o bit ‘0’representa zero volts e o bit ‘1’ representa cinco volts. Determine o valor da tensão de saída Vo.

A) Vo = 4,5 Volts; B) Vo = 5 Volts; C) Vo = 6 Volts; D) Vo = 7,5 Volts; E) Vo = 8,5 Volts;

(13)

41. Dado o circuito elétrico alimentado por uma bateria automotiva mostrado abaixo, a corrente indicada

pelo amperímetro e a tensão indicada pelo voltímetro são, respectivamente, iguais a:

A V 1 2 2 Vbat 12V    1 A) 5A e 5V B) 5,5A e 6V C) 7A e 2V D) 7,5A e 3V E) 8A e 4V

42. Dado o circuito alimentado pela rede elétrica monofásica cujo diagrama de montagem é mostrado abaixo,

determine a corrente indicada pelo amperímetro digital. Considere que todas as cargas são puramente resistivas. V1 220V

~

220V A 40W 60Hz 220V 60W A) 0,10A B) 0,20A C) 0,25A D) 0,45A E) 0,55A

43. Para fins de realização de um procedimento de manutenção elétrica industrial, é importante que na

maioria dos casos os técnicos realizem a inspeção do equipamento, ou do quadro elétrico afetado sem o desligamento do referido circuito. Nestes casos, quando se trata de um aquecimento excessivo do equipamento sob suspeita, qual seria o instrumento de medição mais adequado para a detecção desta anomalia?

A) Termovisor. B) Multímetro digital. C) Detector de tensão. D) Alicate amperímetro. E) Osciloscópio portátil digital.

44. Uma equipe de manutenção elétrica de uma indústria realizou uma inspeção visual sistemática nas

instalações elétricas internas e externas, para acompanhar as condições dos materiais e equipamentos e localizar possíveis pontos sujeitos a falhas futuras. Este tipo de atividade é caracterizado como uma manutenção:

A) Corretiva. B) Preditiva. C) Preventiva.

D) Corretiva programada. E) Preditiva não programada.

45. Em relação ao comportamento dos condutores quando submetidos à ação do fogo, é correto afirmar que o

cabo do tipo polietileno reticulado (XLPE) pertence à categoria dos: A) Resistentes à chama.

B) Resistentes ao fogo. C) Propagadores de chama. D) Não-propagadores de chama.

(14)

Técnico em Eletromecânica Conhecimentos Específicos Pág. 14 de 14

46. Com respeito às tomadas em uma instalação elétrica é correto afirmar que:

A) Em instalações comerciais deve ser adotado o valor correspondente a 2200VA por tomada. B) Em banheiros, cozinhas e copas-cozinhas deve ser adotado 600VA por tomada de uso geral.

C) Para as tomadas de uso específico (TUEs) adota-se a potência nominal de entrada do aparelho a ser usado.

D) As tomadas de uso específico (TUEs) devem ser instaladas, no máximo, a 5m do local previsto para alimentação do equipamento.

E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

47. Duas resistências de 10 e 15 respectivamente, ligadas em paralelo, estão em série com uma resistência de 4, que é percorrida por uma corrente de 10 A. Identifique a alternativa correta.

A) a resistência de 10 é percorrida por uma corrente de 5 A. B) a resistência de 10 é percorrida por uma corrente de 6 A. C) a resistência de 10 é percorrida por uma corrente de 7 A. D) a resistência de 15 é percorrida por uma corrente de 9 A. E) a resistência de 15 é percorrida por uma corrente de 6 A.

48. Se uma corrente de 2 A passar através de um medidor durante 1 minuto, quantos Coulomb passam pelo

medidor? A) 2 Coulomb. B) 50 Coulomb. C) 60 Coulomb. D) 120 Coulomb. E) 130 Coulomb.

49. Um transformador com núcleo de ar possui ________________________em relação a um transformador

com núcleo ferromagnético. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. A) uma menor perda ôhmica

B) uma menor perda magnética C) uma maior perda magnética D) nenhuma perda magnética

E) uma maior perda por correntes de Focault

50. As ranhuras do estator de um motor de indução são do tipo aberta. Isso implica em uma _______

corrente de magnetização e um fator de potência _____________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A) alta ... alto B) alta ... baixo C) baixa ... baixo D) baixa ... unitário E) alta ...unitário

Referências

Documentos relacionados

Transport Processes and Separation Process Principles (Includes Unit Operations) Prentice Hall (4th Edition).. Rotstein, E.,

II – realização de pesquisa para fins de atendimento de orientação jurídica, a distância, eventualmente apresentados à Clínica de até 05 horas de pesquisa, com preferência a

Caladryl Derma Dermatite Atópica Eczema não está indicado para crianças com menos de 6 anos, Caladryl Derma Dermatite Atópica crianças e bebés não está indicado para crianças

Logo, diante da relevância dos jogos matemáticos, utilizados no decorrer do projeto “JOGOS MATEMÁTICOS: Benefícios de ensinar e aprender brincando”, para a construção

Se a comuni- cação tem muito de transformação de significados, então o estudo destes fenómenos deveria fazer parte da sua missão e a pesquisa deveria procurar não a eliminação

Presidente--- Para Deliberação:Aprovado por maioria com a abstenção do Vereador António Moreira.--- Remeter à Assembleia Municipal para apreciação e votação.--- Ponto 4

Esses conceitos fundamentais, no sentido de fundamentos que fundam um campo, o novo campo da Psicanálise, enquanto conceitos, conceitos que possam delimitar um

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,