• Nenhum resultado encontrado

E-LEARNING NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS INTERATIVAS NA EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-LEARNING NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS INTERATIVAS NA EAD"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

E-LEARNING NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS INTERATIVAS NA

EAD

MOZZAQUATRO, Patricia Mariotto1; ANTONIAZZI, Rodrigo Luiz2

Resumo

Atualmente a popularização da internet e seu uso como suporte à Educação a Distância está trazendo desafios pedagógicos para as escolas e universidades gerando a necessidade de capacitação técnica e pedagógica de docentes e discentes. Neste contexto, deve-se preparar e capacitar os discentes na utilização dos recursos e ferramentas integrantes dos ambientes virtuais de aprendizagem. Conforme o Programa de Nivelamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deve-se proporcionar ações voltadas para a superação de necessidades específicas dos estudantes por meio de oficinas, aulas ou encontros programados para aqueles alunos que se consideram despreparados no início da vida acadêmica ou mesmo no decorrer da graduação. Assim, percebe-se que a educação passa atualmente por grandes mudanças, sendo uma delas a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, como mediadores, proporcionando a ocorrência do processo ensino-aprendizagem através da mediação pedagógica entre alunos e professor ou um grupo de professores que se encontrem geograficamente dispersos. Observa-se no contexto atual que grande parte dos discentes apresentam dificuldades na interação com os recursos e ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem utilizado na Universidade. Este artigo é parte integrante de um projeto de extensão que objetiva capacitar discentes da Unicruz na utilização de ferramentas interativas na Educação à Distância.

Palavras-Chave: Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Discentes. Abstract

Currently the popularization of the internet and its use as support for distance education are bringing pedagogical challenges for schools and universities creating the need for technical and pedagogical training of teachers and students . In this context , it must prepare and train students in the use of resources and tools members of virtual learning environments . As the program Leveling the Institutional Development Plan ( IDP ) should provide actions for overcoming specific needs of students through workshops , classes or meetings scheduled for those students who feel unprepared at the beginning of academic life or even during graduation . Thus , it is clear that education is currently undergoing major changes , one being the use of virtual learning environments , as mediators , favoring the occurrence of the teaching-learning process by the pedagogical mediation between students and teacher or group of teachers who are geographically dispersed . Observed in the current context that most students have difficulties in interacting with the resources and tools available on the

(2)

virtual learning environment used at the university. This article is part of an extension project that aims to train students in the use of Unicruz interactive tools in Distance Education .

Key Words: Distance education. Virtual Learning Environment. Students.

Introdução

Nas últimas décadas, a educação a distância (EAD) tomou um novo impulso que favoreceu a disseminação e a democratização do acesso à educação em diferentes níveis e formas de interação e aprendizagens (MOZZAQUATRO, MEDINA, 2008). Os processos estão, cada vez mais, se articulando por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).

Os AVAs permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentam informações de maneira organizada, proporcionam interações entre pessoas e objetos de conhecimento, visando atingir determinados objetivos. Os mesmos podem ser empregados como suporte para sistemas de educação a distância, bem como servir de apoio às atividades presenciais de sala de aula e/ou diferentes ambientes por meio da internet ou intranet.

Atualmente com a popularização da Internet e seu uso como suporte à Educação a Distância estão trazendo desafios pedagógicos para as Escolas e Universidades gerando a necessidade de capacitação técnica e pedagógica de docentes e discentes (ALMEIDA, 2002).

Com a proliferação de computadores pessoais e a popularização da internet, as novas tecnologias de comunicação começam a provocar impacto no setor educacional, com a promessa de construção de cenários inovadores apoiados em diferentes formas de educação baseada na web. Estas inovações tecnológicas aplicadas ao ensino caracterizam a intensificação dos processos de educação a distância como uma das tendências mais marcantes no momento. A tendência destas inovações é crescer e juntamente com a internet contribuir para a melhoria do ensino e / ou aprendizagem a distancia (VALENTE, 2002).

Este avanço acelerado e a consequente utilização das tecnologias de comunicação e informação, que alcançaram de forma intensa a área educacional, abalaram os conceitos tradicionais de educação, e, aplicadas ao campo educacional, provocaram grandes transformações no ensino, criando novas necessidades na dinamização do processo ensino – aprendizagem.

Assim, percebe-se que a educação passa atualmente por grandes mudanças, sendo uma delas a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, como mediadores,

(3)

proporcionando a ocorrência do processo ensino-aprendizagem através da mediação pedagógica entre alunos e professor ou um grupo de professores que se encontrem geograficamente dispersos.

As inovações tecnológicas aliadas às ações pedagógicas com estratégias de ensino condizentes podem melhorar a qualidade de ensino e com isso facilitar a construção do conhecimento (VIEIRA, 2005).

Nesse contexto, os AVAs podem ser considerados como um dos paradigmas de inovação e evolução das sociedades. Um AVA é um ambiente para a criação e administração de cursos via rede. É um novo espaço de ensino e aprendizagem que possibilita o diálogo de forma síncrona ou assíncrona entre os alunos, entre o aluno e o professor ou entre o aluno e o ambiente (GELLER, 2004).

Conforme Kenski (2003, p. 21), “O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos”.

Dentro de ambientes virtuais, a aprendizagem se dá de várias maneiras, da mesma forma que ocorre em uma sala de aula presencial, entretanto, esses ambientes exploram de forma diferente a ação do professor e do aluno, adaptando-os a outra realidade, de interação, de comunicação, de cooperação, por meio de ferramentas usualmente disponíveis para apoiar o processo educacional, como por exemplo: correio eletrônico, fóruns de discussão, bate papo virtuais, entre outros. (GELLER, 2004).

Observa-se, no contexto atual, que grande parte dos discentes apresenta dificuldades na interação com os recursos e ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem utilizado na Universidade. Neste sentido, deve-se preparar e capacitar os discentes na utilização dos recursos e ferramentas integrantes dos ambientes virtuais de aprendizagem. Conforme o Programa de Nivelamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) necessita-se proporcionar ações voltadas para a superação de necessidades específicas dos estudantes por meio de oficinas, aulas ou encontros programados para aqueles alunos que se consideram despreparados no início da vida acadêmica ou mesmo no decorrer da graduação. Assim, desenvolveu-se este artigo que é parte integrante do Projeto de extensão “Ferramentas interativas na educação a distancia”, cujo objetivo é qualificar os discentes da Unicruz na utilização de recursos tecnológicos integrantes do ambiente de aprendizagem

(4)

Moodle, como também apresentar ferramentas interativas a serem utilizadas tanto na modalidade presencial quanto na modalidade EAD.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Nas últimas décadas, a educação a distância (EAD) tomou um novo impulso que favoreceu a disseminação e a democratização do acesso à educação em diferentes níveis e formas de interação e aprendizagens. Os processos estão, cada vez mais, se articulando através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). No contexto acadêmico, esta realidade cria novas oportunidades para os educadores compartilharem com os alunos o acesso às informações e trabalharem de forma cooperativa. Nesse sentido, o advento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) trouxe novas perspectivas para a EAD, levando as Instituições de Ensino, empresariais e os profissionais de instruction design a se dedicarem ao desenvolvimento de cursos a distância e AVAs. Segundo (Almeida, 2002):

a expressão "Ambiente Virtual de Aprendizagem" está relacionada à sistemas computacionais, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentam informações de maneira organizada, proporcionam interações entre pessoas e objetos de conhecimento, visando atingir determinados objetivos.

Os AVAs podem ser empregados como suporte para sistemas de educação a distância, bem como servir de apoio às atividades presenciais de sala de aula e ou diferentes ambientes por meio da internet ou intranet. A seguir são apresentados os AVAs Moodle, Teleduc e Tidia – Ae.

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

A palavra Moodle teve origem no acrônimo: Modular Object-Oriented Dynamic

Learning Environment, que é informativo especialmente para programadores e investigadores

educativos. Como tal, aplica-se tanto à maneira em que o Moodle foi desenvolvido, e à maneira em que o estudante ou professor pode abordar a aprendizagem o ensino de uma disciplina na Web.

Moodle é um projeto em andamento. Quem começou o desenvolvimento foi Martin

Dougiamas, que continua a liderar o projeto. Começou nos anos 1990, quando era webmaster na Curtin University of Technology e administrador de sistemas da instalação deles do

(5)

social - que não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece em quanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros vejam ou utilizem. Para ele é crucial que esta plataforma seja fácil de usar e intuitiva.

Conforme os autores Ribeiro e Mendonça (2007):

“O AVA Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) é uma plataforma,

Open Source, ou seja, pode ser instalado, utilizado, modificado e mesmo distribuído.

Seu desenvolvimento objetiva o gerenciamento de aprendizado e de trabalho colaborativo em ambiente virtual, permitindo a criação e administração de cursos

on-line, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem”.

Este AVA segundo Garcia e Lacleta (2004), “apresenta estrutura modular, ampla comunidade de desenvolvedores, grande quantidade de documentação, disponibilidade, escalabilidade, facilidade de uso, interoperabilidade, estabilidade e segurança.

Ao elaborar as agendas deve-se lembrar das possibilidades que o ambiente oferece em Recursos e Atividades disponíveis no modo de edição via os combo box Acrescentar Recursos e Acrescentar Atividades.

Os recursos representam os tipos de materiais que podem ser utilizados em uma disciplina, tal como: uma página de texto; páginas web; arquivos armazenados em um diretório / pasta no ambiente; imagens ou arquivos em outros sites, dentre outros.

As atividades representam todas as formas de trabalhar os conteúdos de uma disciplina, tais como: Chat – discussão online; Escolhas – uma pergunta e várias opções de resposta; Fórum – discussão sobre um tema; Glossário – lista de definições; Livro =

courseware – Questionário – permite questões V ou F, múltiplas escolhas; Tarefa – permite

criar textos online e gerar arquivos e enviá-los; e, Wiki – permite gerar documentos cooperativos.

Ambiente Virtual de aprendizagem Teleduc

O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na

Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para

informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp sob a orientação da Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) (ROCHA, 2008). O ambiente é parte integrante da

(6)

dissertação de mestrado "Formação à Distância de Recursos Humanos para Informática Educativa" de autoria de Alessandra de Dutra e Cerceau. O Nied, como uma de suas linhas de pesquisa, tem realizado diversos cursos a distância através do TelEduc desde 1998, acompanhando progressivamente o desenvolvimento do ambiente (ROCHA, 2008).

O TelEduc foi concebido tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza Atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, software, referências na internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Frequentes, etc. A intensa comunicação entre os participantes do curso e ampla visibilidade dos trabalhos desenvolvidos também são pontos importantes, por isso foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso como a ferramenta Intermap, Acessos, etc.

Ambiente Virtual de aprendizagem Tidia – Ae

Tidia – Ae (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da internet Avançada - Aprendizado Eletrônico), assim, é definido como "ambiente virtual de aprendizagem dotado de um conjunto de ferramentas que permitem o desenvolvimento das mesmas atividades pedagógicas realizadas em sala de aula no ambiente eletrônico da internet". Seu objetivo foi o de encontrar soluções flexíveis de grande impacto social e de baixo custo devido à utilização de plataformas livres no seu desenvolvimento. O intuito foi desenvolver um ambiente de colaboração e ferramentas de suporte e apoio ao ensino e aprendizagem com interações presenciais e à distância, síncronas e assíncronas (INFORMATIVO TIDIA – AE, 2004). Assim, sua filosofia se expressa numa arquitetura baseada em ferramentas individuais agregadas ao ambiente de acordo com as necessidades do usuário, o que torna fácil sua elaboração, implementação, manutenção e principalmente sua evolução, permitindo que novas funcionalidades sejam acrescentadas ao longo do tempo. Trata-se de uma plataforma orientada para a prestação de serviços, explorando ambientes colaborativos envolvendo interação a distância baseados no uso eficiente da internet.

Tidia - Ae é um ambiente colaborativo que gerencia cursos e atividades de aprendizado, dando suporte ao ensino presencial e a distância. O sistema reúne ferramentas de

(7)

software desenvolvidas especialmente para ajudar alunos, professores, instrutores e pesquisadores em suas ações. Usando um navegador web, os professores podem criar um curso que reúne suas necessidades de aprendizado por meio de um conjunto de ferramentas. (INFORMATIVO TIDIA – AE, 2004).

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TIDIA Ae é organizado em diferentes áreas de trabalho com distintas funcionalidades, permitindo que os usuários (educadores/alunos) possam criar cursos, gerenciá-los e participar de maneira colaborativa na execução de trabalhos, tarefas, pesquisas e projetos. O sistema reúne ferramentas de software desenvolvidas especialmente para ajudar alunos, professores, instrutores e pesquisadores em suas ações. As ferramentas contemplam três grandes grupos: administração, coordenação e comunicação - além de conteúdos para aplicações específicas. A seguir será descrita a metodologia de aplicação do artigo desenvolvido.

Metodologia

Este artigo é parte integrante de um projeto de extensão que objetiva capacitar discentes na utilização de recursos e ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem

Moodle. O desenvolvimento do projeto apresentou as seguintes etapas:

 Criar o Curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem no servidor da Unicruz;

 Desenvolver materiais (manuais) sobre as ferramentas de interação a serem disponibilizados aos discentes no decorrer da capacitação. Os materiais estarão disponíveis em formato digital e impresso.

Preparar o AVA Moodle com as tarefas a serem desenvolvidas pelos discentes (modalidade presencial e a distância);

 Cadastrar os discentes no ambiente virtual de aprendizagem.

O projeto “Capacitando discentes na utilização de ferramentas interativas na educação a distância” relatado neste artigo iniciou em março do ano de 2012 e continua em andamento até dezembro de 2013. Estão sendo ministradas capacitações nas ferramentas interativas integrantes do ambiente virtual de aprendizagem Moodle a todos os discentes da Universidade de Cruz Alta.

Durante o ano de 2012 o curso foi ministrado presencialmente com 25 discentes por turma. O projeto caracteriza-se como uma oficina de extensão, integrando discentes de todas

(8)

os cursos da UNICRUZ. As oficinas aconteceram na forma de aulas práticas no Laboratório 2 do prédio 8, no Campus Universitário, nas quintas-feiras no período da tarde. O curso de Ciência da Computação disponibiliza recursos de hardware e de software para tal propósito.

No ano de 2013, optou-se por ministrar em duas modalidades: presencial e a distância. Na modalidade a distância as aulas foram ministradas via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. As aulas estão sendo ministradas por um docente do Curso de Ciência da Computação. Durante a oficina, estão sendo ministrados os seguintes módulos: Introdução ao Ambiente Moodle, apresentação geral dos recursos e ferramentas: Texto Simples, Texto

On-line, Página Web, Link a um arquivo ou site, trabalhando com as ferramentas: Wiki,

Questionário, Envio de arquivo único, Chat, Fórum de discussão e Glossário.

Até o presente momento foram capacitadas nove turmas, integrando discentes de todas os cursos da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Resultados

Nas aulas práticas foram utilizados computadores com os softwares PowerPoint, Hot

Potatoes, Cmap Tools, internet Explorer e Word, da Microsoft. O monitoramento do projeto

aconteceu por meio de relatórios mensais, constando informações como: atividade realizada, assinatura dos participantes e materiais utilizados. A cada etapa foi necessário estabelecer pontos de avaliação individuais e em grupo, para tanto foram definidos alguns critérios de avaliação que serviram como guia para a construção do processo de avaliação do rendimento (necessariamente contínuo e cumulativo, como é o próprio processo de ensino e aprendizagem do presente curso). As aulas foram ministradas nas modalidades presencial e EAD. A modalidade presencial integrou 12 horas (presenciais) e 8 horas (EAD), totalizando 20 horas e na modalidade EAD todo o curso foi ministrado a distância. A duração de cada turma é mensal. No final de cada módulo é aplicado um questionário com a finalidade de coletar informações relacionadas ao desenvolvimento do mesmo, tais como nível de dificuldade, motivação, pontos positivos e pontos a melhorar.

Salienta-se também a elaboração de uma planilha integrando as notas de todas as atividades desenvolvidas, explanando as médias da turma, para posterior reflexão sobre o rendimento geral alcançado. A avaliação qualitativa foi realizada por meio da observação do comportamento dos alunos durante o desenvolvimento das atividades, incluindo motivação, socialização, interação e integração com os colegas, como também coleta de opiniões

(9)

relacionadas ao curso ministrado durante o decorrer do projeto. A Figura 1 ilustra a interface inicial do ambiente Moodle com o Curso ministrado.

Figura 1 – Interface inicial do AVA Moodle

Na Figura 1 é apresentado o curso, ou seja, informações sobre cronograma, um fórum de apresentação e dados do ministrante.

A Figura 2 ilustra as atividades a serem desenvolvidas, tais como: ferramenta cmap

tools (construção de mapas conceituais), hot potatoes (construção de atividades web), dentre

outras. Posteriormente, foi solicitado aos discentes que construíssem uma WebQuest utilizando as ferramentas do AVA Moodle.

(10)

Foi questionado aos alunos quanto ao curso ministrado, suas impressões e considerações, entre as quais se destacam: “Parabéns pela ótima iniciativa”, “Parabéns à Universidade e seus colaboradores. O muito ou pouco que consegui aprender foi ótimo, além da amizade que fiz com os professores e colegas.”, “Agradeço imensamente pela oportunidade de aprendizado efetuado através do curso.”

A Figura 3 relata dados sobre o curso ministrado, constatou-se que 87% dos discentes que concluíram o curso de capacitação consideraram o mesmo como ótimo. Apenas 13% marcaram a alternativa NA (nenhuma alternativa).

Figura 3 – Considerações sobre o Curso Ministrado

Conforme ilutra a Figura 4, 62% dos participantes atribuíram ao curso ministrado “nota 100”, 25% atribuíram “nota 90” e apenas 13% marcou nenhuma alternativa.

(11)

Na Figura 5 foi abordada a questão relacionada aos recursos oferecidos para o desenvolvimento do curso. Constatou-se que 75% considerou os recursos de hardware,

software e infra estrutura ótimo, e , 25% não marcou nenhuma alternativa.

Figura 5 – Recursos Oferecidos para o desenvolvimento do curso

Conclusão

A EAD tem sido um termo usado para qualquer forma de estudo em que os alunos não estejam em contato direto com seu professor. Este tipo de ensino pode ser considerado como uma alternativa educacional capaz de propiciar a ampliação de oportunidades educativas, por meio de programas de qualidade. O artigo aqui apresentado abordou os resultados parciais do projeto ainda em andamento que visa capacitar discentes na interação e utilização das ferramentas e recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNICRUZ. Observou-se que o desenvolvimento do projeto “Capacitando discentes na utilização de ferramentas interativas na educação a distância” permitiu aos estudantes da UNICRUZ, a efetiva utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, em oficinas e encontros específicos; procedimentos básicos para o acesso ao sistema, bem como a utilização das principais ferramentas que o ambiente oferece e que irão ser utilizadas ao longo das disciplinas motivou aos estudantes na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Moodle, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade à distância, visando o bom

aproveitamento da (s) disciplina (s).

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

(12)

GARCIA, Pablo López; LACLETA, María Luisa Sein-Echaluce. A revolução pedagógica: o

meio Moodle, 2004. Disponível em:

<http://contenidos.universia.es/html_trad/traducirEspecial/params/especial/bc/seccion/6/titulo /REVOLUCIONPEDAGOGICA-ENTORNO-MOODLE.html>. Acesso em: 20 ago. 2013.

GELLER, M. Educação a Distância e Estilos Cognitivos: construindo um novo olhar sobre os ambientes virtuais. Porto Alegre: UFRGS. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

INFORMATIVO TIDIA – AE. Disponível em: < http://tidiaae.incubadora. fapesp.br/portal.> Acesso em: Ago. 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância: Práticas Pedagógicas. São Pulo: Papirus, 2003.

MOZZAQUATRO, Patricia Mariotto Mozzaquatro; MEDINA, Roseclea Duarte. Diferentes Customizações do Ambiente Moodle: aspectos a considerar. CONFERÊNCIA IADIS IBERO-AMERICANA WWW/INTERNET. LISBOA, PORTUGAL, 2008.

RIBEIRO, Elvia Nunes; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo e MENDONÇA, Alzino Furtado. A importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na busca de novos

domínios na EAD, 2007. Disponível em:

<http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf>. Acesso em: 18 ago 2013.

ROCHA, Heloísa Vieira da. Projeto TelEduc: Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Educação à Distância. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas - SP – Brasil, 2008.

VALENTE, José A. Diferentes usos do computador na Educação, 2002. Disponível em:<http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro3/index.html >. Acesso em: 03 out 2013.

VIEIRA, Fábia Magali Santos. Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa, 2005. Disponível em: <http://www.edutec.net /Textos/Alia/MISC /edmagali2.htm>. Acesso em: 10 out 2013.

Referências

Documentos relacionados

Conforme Casanova (2017), Heidegger reconhece que, Descartes acentuou que o ser não poderia nos afetar, uma vez que não possui propriamente a constituição ôntica e, assim, não

A administração de 12,5 mg de hidroclorotiazida e 300mg de irbesartana, uma vez ao dia, a pacientes não adequadamente controlados com apenas 300mg de irbesartana resultou em redução

Na contemporaneidade, há, aparentemente, um consenso sobre a importância da educação e/ou da disciplina. Por outro lado, pergunto: do que se constitui uma boa educação? ou, ainda: o

Partindo de uma concepção construtivista com atenção à diversidade, Zabala (1998) afirma que o professor necessita questionar diferentes sequências didáticas, a fim de

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Ÿ As peças que restarem ficam na mesa para serem compradas Ÿ Inicia o jogo qualquer jogador que tenha uma peça dupla; Ÿ A partida termina quando um jogador fica sem peças

Neste modelo de ensino ocorre o rompimento com o paradigma tradicional, no que se refere ao processo de interação entre o educador e o educando, modificando o fazer

(...) estimula a articulação e [a] integração de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas de ensino superior, em parceria