• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO CONCURSO DEBATE UNIVERSITÁRIO EDIÇÃO 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO CONCURSO DEBATE UNIVERSITÁRIO EDIÇÃO 2018"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO CONCURSO

DEBATE UNIVERSITÁRIO

EDIÇÃO 2018

Presidente Local

Regis Antônio Corrêa da Silva

regis.racs@gmail.com

Coordenador Local

Moisés Moreto Zuffo

moises_zuffo@hotmail.com Diretor Acadêmico IMED Gerente Acadêmica IMED

William Zanellla Verônica Paludo Bressan

Coordenadora Acadêmica IMED

Gabriele Rodrigues

(2)

REGULAMENTO DO CONCURSO DEBATE UNIVERSITÁRIO 2018

I. DA ORGANIZAÇÃO

Artigo 1.1 - A promoção, realização e organização do Concurso Debate Universitário é atribuída a JCI Passo Fundo, pessoa jurídica com sede em Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, Rua Senador Pinheiro, n°. 605, na Vila Cruzeiro, CEP 99070-220, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o n°. 10.637.071/0001-53, doravante ORGANIZADORA.

Artigo 1.2 – A co-promoção é atribuída ao Complexo de Ensino Superior Meridional, pessoa jurídica com sede em Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, Rua Senador Pinheiro, n°. 304, na Vila Cruzeiro, CEP 99070-220, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o n°. 04.858.393/0001-20, doravante IMED.

II. DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 2.1 - Poderão participar do concurso todos os alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação, de qualquer semestre, da IMED. A formação de equipes não é limitada a alunos de um mesmo curso de graduação, com intuito de evitar gerar rivalidades entre cursos.

Parágrafo 1º: É vedada a participação de membros juniores da JCI Passo Fundo.

Parágrafo 2º: É vedada a troca de membros de uma equipe durante o decorrer do concurso, a partir do início do concurso eliminatório.

Artigo 2.2 - As inscrições poderão ser feitas pelo website da faculdade IMED, iniciando no dia 15 de agosto de 2018 e encerrando no dia 30 de agosto de 2018.

Parágrafo 1º: O concurso é limitado a participação de 10 (dez) equipes, por ordem de inscrição.

III. DOS OBJETIVOS

Artigo 3.1 - O presente concurso tem como principais objetivos:

I - Promover capacitação e treinamento para universitários, provendo profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

II - Valorizar a oratória, comunicação e persuasão, como forma de crescimento individual e treinamento. III – Discutir temas polêmicos, permitindo a formação de opinião própria.

IV - Promover oportunidades práticas para preparar e treinar novas lideranças.

IV. DAS ETAPAS e CHAVEAMENTO

Artigo 4.1 - O Concurso será disputado em 2 macro etapas, a saber:

a) CAPACITAÇÃO: serão repassados para as equipes inscritas os treinamentos de: a) Curso de Oratória e Apresentações Impactantes,

b) Curso de Debates.

Os cursos a) e b) deverão ser realizados, obrigatoriamente, antes do início do Concurso de Debates.

i. Curso de Oratória de Apresentações Impactantes será realizado no dia 01/09/18 nos turnos da manhã e tarde;

ii. Curso de Debates será realizado no dia 15/09/18 nos turnos da manhã e tarde;

b) CONCURSO DE DEBATES: o concurso será disputado em debates entre duas equipes, em modo eliminatório (mata-mata), a ser organizado pela JCI Passo Fundo, no dia 29/09/18.

Artigo 4.2 - O coordenador do concurso determinará uma data e local para sorteio do chaveamento dos confrontos, no qual enviará por e-mail para todos os participantes, visando a transparência do processo.

Artigo 4.3 - Os temas serão divulgados 1 hora antes de cada debate. O posicionamento (contrário ou favorável) será divulgado apenas 15 minutos antes de cada debate.

(3)

V. DOS TEMAS DEBATIDOS

Artigo 5.1 - Os temas a serem debatidos no concurso, na edição 2018, serão: 1. O fim justifica os meios;

2. Leis contra imigração;

3. Intervenção do Estado na economia; 4. Legalização do aborto;

5. A inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em escolas regulares; 6. A mídia transmite uma imagem discriminatória e reducionista da mulher; 7. Liberação da maconha para acabar com o tráfico;

8. Ajuda financeira do Brasil a países atingidos por calamidades.

Parágrafo Único: Os temas sorteados durante as etapas que ANTECEDEREM as QUARTAS de FINAL, SEMIFINAL e DISPUTA DE 3º LUGAR poderão eventualmente se repetir. Os temas sorteados durante a Quartas de Final, Semifinal, Disputa de 3º Lugar, agregadas não poderão se repetir.

Artigo 5.2 - Visando a arte da persuasão por improviso, excepcionalmente, na etapa FINAL poderá ser determinado um TEMA SURPRESA, a ser revelado com no mínimo 30min de antecedência ao debate final. O posicionamento, também, será sorteado apenas 15 minutos antes do DEBATE FINAL.

VI. DO FORMATO DO DEBATE

Artigo 6.1 - A ordem e o tempo para cada orador se dá na seguinte forma: 1º) Capitão da equipe A Favor, com 2 minutos;

2º) Capitão da equipe Contra, com 2 minutos; 3º) 1º Orador da equipe A Favor, com 3 minutos; 4º) 1º Orador da equipe Contra, com 3 minutos; 5º) 2º Orador da equipe A Favor, com 3 minutos; 6º) 2º Orador da equipe Contra, com 3 minutos; 7º) Capitão da equipe A Favor, com 2 minutos; 8º) Capitão da equipe Contra, com 2 minutos. Artigo 6.3 - Apartes

(a) Somente o capitão da equipe pode apresentar um Aparte.

(b) Pode-se pedir Aparte somente durante o segundo ou terceiro minuto do tempo do orador (minuto final). (c) Adiante são os procedimentos para propor e aceitar Apartes:

i Se você for pedir algum Aparte, levante a mão, dirija-se ao orador na mesa e diga: "Aparte".

ii Espere que o orador lhe indique se vai lhe ouvir. Se o orador disser "Não, obrigado" ou indicar com um gesto que não será ouvido, ou se continuará com seu discurso sem conceder-lhe a palavra, mantenha-se em seu lugar.

iii Se o orador indicar que você será ouvido, fale de forma clara e concisa e logo sente-se. Não responda a contestação do orador. Os oradores não poderão em nenhum momento conversar.

iv Se você está falando e um oponente lhe propõe um Aparte, pode aceitá-lo nesse momento, pode negar-se a aceitar, ou pode indicar que terminará seu raciocínio antes.

v Quando responder a um Aparte seja breve, use de humor se for possível, e logo volte ao seu discurso. vi É importante que o orador controle o tempo que lhe é reservado.

Artigo 6.4 - Pausa

(a) Para cada equipe é permitido um intervalo de 1 (um) minuto.

(b) Você pode fazer uma pausa a qualquer momento durante o debate, desde que esta seja no intervalo entre os oradores.

(c) O capitão da equipe pede ao Presidente da Mesa que a sua equipe pretende fazer uma pausa e, em seguida, o Presidente solicitará ao cronometrista para relatar quando tiver decorrido o minuto.

Artigo 6.5 – Estão vedadas as equipes, durante o debate:

a) A utilização de auxílios eletrônicos, tais como notebooks, tablets, celulares, walk-talks, aparelhos de mp4, cronômetros e/ou outro meio eletrônico de comunicação;

(4)

VII. DO JULGAMENTO

Artigo 7.1 - Em todas as etapas do concurso, os concorrentes deverão ser avaliados pelos critérios a seguir: a) Estratégia/Definição do tema

b) Conteúdo/Informação

c) Competências/Habilidades de Oratória d) Trabalho em Equipe

e) Tempo/pontualidade

Artigo 7.1.1 - Estratégia/definição da moção – Foi clara a proposição ou oposição ao tema? A equipe parecia estar informada e com estratégia definida? Claramente entendido o tema e posicionamento da equipe? Quanto tempo é necessário para perceber a estratégia que a equipe adotou para propor a moção?

Artigo 7.1.2 - Conteúdo/Informação – O conteúdo do enredo foi organizado de modo a permitir a comunicação lógica do argumento? Apresentou conhecimento do tema e informações técnicas relevantes? Considerar na avaliação o pouco tempo para preparar o enredo, onde a quantidade de fatos e valores serão limitados.

Artigo 7.1.3 - Competências/habilidades no debate – Avalie a apresentação do discurso, a clareza e a entonação do orador. Como tratou os apartes? Fez humor com o contexto? Soube repassar os principais argumentos? A resposta foi boa? Como os pontos destacados pela outra equipe foram derrubados e debatidos. Foram recebidas e discutidas as questões levantadas pelo outro lado?

Artigo 7.1.4 - Trabalho em Equipe – Avalie no orador a capacidade de trabalhar em equipe e concordar com os argumentos de seus colegas. Intervenções devem fornecer provas da existência de uma estratégia coordenada. Devem ser deduzidos pontos se os oradores não seguem os mesmos argumentos que os demais de sua equipe.

Artigo 7.1.5 - Tempo/pontualidade – Será dado um total de 10 pontos por orador. Quando um orador exceder o tempo e ultrapassar o limite de tolerância de 15 segundos, para mais, então será deduzido 01 ponto para cada segundo que ele ultrapasse. Não há limite mínimo de tempo.

Parágrafo único – No Item tempo do artigo 7.1.5, a avaliação deverá ser feita da seguinte forma: Capitão da equipe ( favor): 2 (dois) minutos

Capitão da equipe (contra): 2 (dois) minutos Primeiro Orador (favor): 3 (três) minutos Primeiro Orador (contra): 3 (três) minutos Segundo Orador (favor) 3 (três) minutos Segundo Orador (contra): 3 (três) minutos Capitão da equipe (favor): 2 (dois) minutos Capitão da equipe (contra): 2 (dois) minutos

Artigo 7.2 – Se um jurado atribuir a mesma pontuação para as duas equipes, a comissão deve acrescentar um ponto para a equipe que é considerada a vencedora. Não serão permitidos empates.

Artigo 7.3 – O sinalizador de tempo fará um sinal de alerta, sempre quando faltar 30 (trinta) segundos para o encerramento do tempo estipulado de cada orador.

Artigo 7.4 - A ordem de classificação dos concorrentes será determinada pela soma do total de pontos obtidos de todos os jurados, nas avaliações realizadas pelos mesmos na apresentação do debate.

Parágrafo Primeiro – O primeiro critério de desempate será as fichas individuais de cada jurado, sendo que cada jurado, através da pontuação, determinará quem considera a equipe vencedora do debate.

Parágrafo Segundo – Caso ainda permaneça empatado, o segundo critério de desempate, será a desconsideração do tempo como avaliação. Assim, a ordem de classificação dos concorrentes será determinada pela soma do total de pontos obtidos de todos os jurados, nas avaliações realizadas pelos mesmos na apresentação do debate, desconsiderando o tempo.

(5)

VIII. DA COMISSÃO JULGADORA

Artigo 8.1 - A comissão julgadora do Concurso de Debates será formada por um cronometrista que irá controlar o tempo e um grupo de três (03) ou mais jurados, sendo adotado como critérios básicos para efetivação do convite, o conhecimento sobre o assunto. A Comissão Julgadora deve nomear um porta-voz ou presidente entre os seus membros. Parágrafo Primeiro - O escrutínio dos votos será realizado pelo Porta-Voz da Comissão Julgadora, o Coordenador do Concurso e/ou representante do Coordenador do Concurso. As fichas de avaliação deverão ser assinadas pelos jurados e poderão ser conferidas por um representante de cada participante.

Parágrafo Segundo - As decisões da Comissão Julgadora são irrevogáveis.

Artigo 8.2 - Para auxiliar o trabalho da comissão julgadora, será nomeado um cronometrista, que informará o tempo utilizado por cada candidato, para análise do item “tempo”.

Artigo 8.3 - Em havendo margem de dúvida na interpretação do atual regulamento, o mesmo será julgado pelo Assessor Legal da JCI Passo Fundo.

IX. DESCLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES

Artigo 9.1 - A comissão organizadora está facultada a desclassificar alguma equipe, em caso de provocar tumulto ou desordem durante o concurso.

Artigo 9.2 – As equipes estarão automaticamente desclassificadas, em caso de:

a) Algum membro da equipe não comparecer para o Debate agendado. O tempo de tolerância para o início do Debate será de 5 minutos. Assim, se o Debate, por exemplo, estiver agendado para as 18:30, o sorteio do tema será realizado as 17:30 e o início do Debate deverá não ultrapassar as 18:35, sob pena de desclassificação da equipe, em caso de algum integrante faltar.

Artigo 9.3 – Em caso de alguma equipe for desclassificada por ausência, citado no artigo 9.2 A, será realizado um sorteio entre as equipes já eliminadas, que necessariamente estejam presentes para assistir ao debate em questão, sendo assim, esta equipe poderá retornar ao concurso substituindo a equipe eliminada por ausência.

X. DA PREMIAÇÃO

Artigo 10.1- Todos os participantes do concurso ganharão certificados pela participação no concurso, desde que tenham atingindo 75% de frequência em todas as etapas do concurso, certificado com carga horária de 20 horas.

Parágrafo Primeiro- Este certificado será aceito pela Faculdade Meridional - IMED, em caráter de comprovação de horas complementares ao currículo acadêmico de seus alunos. Para as demais instituições de ensino superior, fica a critério de cada instituição validar se o certificado emitido pela JCI Passo Fundo conterá horas para o currículo acadêmico do aluno participante.

Artigo 10.2- Os três (03) membros da equipe vencedora serão premiados, cada um, com:

a) 1 Bolsa de 50% em qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu na IMED, com validade de até dois anos posterior à conclusão do curso de graduação na IMED;

b) Troféu; c) Certificado.

Artigo 10.3- Os três (03) membros da equipe que ficar em 2º lugar serão premiados, cada um, com:

a) 1 Bolsa de 25% em qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu na IMED, com validade de até dois anos posterior à conclusão do curso de graduação na IMED;

b) Troféu; c) Certificado.

Artigo 10.4- Os três (03) membros da equipe que ficar em 3º lugar serão premiados, cada um, com: a) Troféu;

(6)

XI. DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 11.1 - O presente regulamento entrará em vigor a partir de 10 de agosto de 2018 e terá sua vigência até 31 de dezembro de 2018, sendo sua atualização de responsabilidade da JCI Passo Fundo e IMED.

Artigo 11.2 – Os alunos premiados com bolsa em qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu na IMED, conforme artigos 10.2 e 10.3 deste edital, que não requererem o benefício dentro do prazo de dois (02) anos após a conclusão da graduação na IMED perderão o direito ao benefício.

Artigo 11.3 – Para requerer a bolsa referida no artigo 10.2 e 10.3 deste edital, o aluno deve realizar sua matrícula em um curso de Pós-Graduação Lato Sensu da IMED e abrir protocolo junto à Central de atendimento do aluno, apresentando a seguinte documentação:

a) Cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão do curso;

b) Certificado de participação no concurso Debate Universitário 2018; c) Comprovação da premiação.

11.3.1. Outros documentos podem ser requeridos em virtude da realização da matrícula no curso escolhido pelo aluno. Artigo 11.4 – Ao se inscreverem no Concurso Debate Universitário, as Equipes declaram-se cientes da vigência deste regulamento.

(7)

ANEXO I – FICHA DE AVALIAÇÃO

Tema: Data e Lugar:

Equipe a Favor: Equipe Contra:

ORADORES Capitão

A favor

1º A Favor 2º A Favor Capitão

Contra 1º Contra 2º Contra NOMES DEFINICÃO/ CONCEITO - Definicão - Erudição/ conhecimento comprensão - Tratamento expontâneo do argumento/ refutação de argumentos da equipe opositora

Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) CONTEÚDO

- Ordem lógica do argumento

- Habilidade para comunicar-se

- Uso de palavras de baixo calão

(diminuir até 15 pontos)

Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) HABILIDADES DE ORATÓRIA - Declamação, clareza, fluidez

- Entonacão

- Bom humor (no contexto)

Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) TRABAHO EM EQUIPE Habilidade do orador para trabalhar dentro da equipe e consolidar os argumentos de seus companheiros

Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) TEMPO

Consulte a Ficha do tempo

Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) TOTAL (100) (100) (100) (100) (100) (100)

RESPOSTA DO CAPITÃO DA EQUIPE A Favor Contra

Resumo dos argumentos das equipes (20) (20) Refutação do argumento da equipe contrária (20) (20)

Persuasão (10) (10)

TOTAL (50) (50)

RESUMO Equipe A Favor Equipe Contra

Capitão da equipe Máx. Ptos. (100) Máx. Ptos. (100)

1º Orador Máx. Ptos. (100) Máx. Ptos. (100)

2º Orador Máx. Ptos. (100) Máx. Ptos. (100)

Resumo do capitão da equipe Máx. Ptos. (50) Máx. Ptos. (50)

TOTAL Máx. Ptos. (350) Máx. Ptos. (350)

Equipe vencedora do debate:

Referências

Documentos relacionados

Ao analisar as estratégias de ensino utilizadas por professores das escolas municipais, com crianças que apresentam gagueira, os professores relatam utilizar estratégias

Oferecemos-lhe tudo aquilo de que necessita para produzir as aplicações de grandes formatos mais procuradas, começando por uma vasta gama de impressoras de grandes formatos a preto

As demonstrações financeiras foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, que incluem as diretrizes contábeis emanadas da Lei das Sociedades por Ações

No âmbito do processo conjunto, a autoridade competente deve emitir uma avaliação de impacto ambiental que integre as avaliações de uma ou mais autoridades, sem.. Para

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São