• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO - CONCURSO DEBATE UNIVERSITÁRIO-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO - CONCURSO DEBATE UNIVERSITÁRIO-"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

- CONCURSO DEBATE UNIVERSITÁRIO-

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, no uso das atribuições que lhe são conferidas, comunica as Normas e Condições estabelecidas para a participação no “Concurso de Debate Universitário”.

I. DOS OBJETIVOS

Artigo 1º - O presente concurso tem como principais objetivos:

I - Valorizar a oratória, como forma de crescimento individual, aprimoramento e treinamento.

II – Discutir temas polêmicos, permitindo a formação de opinião própria.

III - Comprovar que a geração de oportunidades práticas, caracteriza-se como forma indiscutível de preparar e treinar novas lideranças.

IV - Manter vivo o gosto pela arte milenar da oratória.

II. DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 2º - As inscrições para o concurso deverão ser realizadas individualmente

através do site www.feevale.br/cursoseeventos, e a efetivação da inscrição será concretizada mediante pagamento do boleto de inscrição. Após a confirmação da inscrição individual, os participantes regularmente inscritos deverão se organizar em equipes.

Parágrafo Único - Serão disponibilizadas 24 (vinte e quatro) vagas aos alunos dos

cursos de Direito e Jornalismo, sendo que, após a inscrição individual, os próprios alunos deverão organizar suas esquipes, sendo que cada equipe deverá escolher um nome e será composta por 03 (três) membros, sendo 02 (dois) oradores e 01 (um) capitão.

(2)

Artigo 3º - Serão utilizados 15 (quinze) temas, que serão sorteados para cada uma das

disputas do concurso até a semifinal, os quais foram definidos pela JCI (Junior Chamber International) Novo Hamburgo em parceria com os professores da Universidade. Para a final, será sorteado um tema surpresa e que estará em evidência na mídia. Os temas escolhidos para os debates serão os seguintes:

1. Aborto;

2. Ajuda financeira do Brasil a países atingidos por calamidades; 3. Casamento de padres da Igreja Católica;

4. Chegada de novos imigrantes no Brasil; 5. Cotas raciais em concursos públicos;

6. Financiamento público das campanhas eleitorais; 7. Internação obrigatória de usuários de crack; 8. Legalização da maconha;

9. Lei do menino Bernardo; 10. Lei Seca;

11. Maioridade penal aos 16 anos; 12. Marco legal da internet; 13. Pena de morte;

14. Proibição da venda de armas de fogo no Brasil; 15. Proibição dos cargos de confiança na prefeitura;

IV. DO FORMATO DO DEBATE

Artigo 4º - A Diretora do Projeto, Ana Paula da Silva, escolherá por sorteio a ordem

dos nomes das equipes que debaterão.

Os sorteios dos nomes das equipes e dos temas serão realizados da seguinte forma: 4.1. - O sorteio da primeira fase será realizado no primeiro dia do concurso e dará origem a quatro debates.

4.2 - O primeiro nome de equipe que sair debaterá contra o segundo, o terceiro contra o quarto, o quinto contra o sexto e o sétimo contra o oitavo e assim sucessivamente. Logo após, acontecerá o sorteio dos temas: o primeiro tema sorteado será o do debate entre primeiro e segundo nomes; o segundo tema sorteado será o do debate entre terceiro e quarto nomes; o terceiro tema sorteado será o do debate entre quinto e sexto nomes; o quarto tema sorteado será o do debate entre o sétimo e oitavo nomes. Este processo, chamado “Sorteio da Primeira Rodada”, se realizará 15 (quinze) minutos antes do concurso ou por conveniência das equipes, poderá ser antecipado. Dessa primeira rodada, resultará em 04 (quatro) equipes vencedoras.

4.3 - Na segunda e última fase, ocorrerá a semifinal e final. O sorteio dos nomes das equipes que irão debater entre si e dos temas para os dois debates da semifinal, ocorrerá

(3)

15 (quinze) minutos do início do primeiro debate. O primeiro nome que sair debaterá contra o segundo e o terceiro contra o quarto.

4.4 - Após o resultado, restarão somente 02 (duas) equipes, que se enfrentarão na final. O tema para o debate final será surpresa, sendo que tratará de algum assunto em evidência na atualidade.

Parágrafo Primeiro - A primeira equipe sorteada, ou a primeira equipe que passe para

as rodadas sucessivas, será a equipe “a favor” do tema, com exceção da rodada final, quando será realizado sorteio de quem será “a favor” e quem será “contra”.

Parágrafo Segundo – Em caso de número ímpar de equipes concorrendo ao concurso,

a última equipe sorteada, passará automaticamente para a segunda rodada. Nesta fase, disputará com a equipe perdedora da primeira rodada, com maior número de pontos.

Parágrafo Terceiro – Na etapa final, os finalistas serão informados sobre o tema

surpresa 10 (dez) minutos antes do debate.

Parágrafo Quarto - Após a realização do sorteio, as equipes serão dirigidas até uma

sala reservada, permanecendo os participantes incomunicáveis, ficando estes sob a guarda de um dos organizadores do Concurso.

Artigo 5º - Em alguns momentos do debate poderão ser solicitados apartes. O aparte

significa uma interrupção no discurso ou na fala de alguém, a fim de acrescentar alguma informação ou rebater e refutar algum argumento.

Parágrafo Primeiro - Somente o capitão de cada equipe poderá apresentar um aparte.

Os oradores da equipe opositora não podem propor nem contestar apartes.

Parágrafo Segundo – Os apartes poderão ser solicitados quando da fala do primeiro e

segundo oradores.

Parágrafo Terceiro: Não poderão ser solicitados apartes quando o capitão estiver com

a palavra (introdução e conclusão).

Parágrafo Quarto: Deverá ser respeitado o máximo de 01 (uma) solicitação de aparte

por orador.

Parágrafo Quinto: Segue abaixo os procedimentos para propor e aceitar apartes:

i. Se for pedido algum aparte, deverá levantar a mão ou coloca-la sobre a cabeça, dirigindo-se ao orador na mesa e dizendo: "Aparte".

ii. Espere que o orador lhe indique se vai lhe ouvir. Se o orador disser "Não, obrigado" ou indicar com um gesto que não será ouvido, ou se continuará com seu discurso sem conceder-lhe a palavra, mantenha-se em seu lugar.

iii. Se o orador indicar que você será ouvido, fale de forma clara e concisa e logo sente-se. Não responda a contestação do orador. Os oradores não poderão em nenhum momento conversar.

iv. Se você está falando e um oponente lhe propõe um aparte, pode aceitá-lo nesse momento, pode negar-se a aceitar, ou pode indicar que terminará seu raciocínio antes. v. Quando responder a um aparte seja breve.

(4)

vi. O tempo concedido do aparte ao oponente não será descontado do tempo do orador que fez a concessão.

Artigo 6º - Durante os debates é possível solicitar uma pausa, desde que se respeite as

determinações abaixo:

(a) Para cada equipe é permitido um intervalo de 01 (um) minuto.

(b) Cada equipe poderá fazer uma pausa a qualquer momento durante o debate, desde que esta seja no intervalo entre os oradores.

(c) O capitão da equipe avisa ao Presidente da mesa de jurados que a sua equipe pretende fazer uma pausa e, em seguida, o Presidente da mesa solicitará ao cronometrista para relatar quando tiver decorrido o minuto.

V. DO JULGAMENTO

Artigo 7º - Em todas as etapas do concurso, os concorrentes deverão ser avaliados pelos

critérios a seguir:

a) Estratégia/definição da moção (30 pontos) b) Conteúdo/Informação (30 pontos)

c) Competências/Habilidades no Debate (20 pontos) d) Trabalho em Equipe (10 pontos)

e) Tempo/pontualidade (10 pontos)

Artigo 8º - Estratégia/definição da moção (30 pontos) – Foi clara a proposição ou

oposição à moção? A equipe parecia estar informada e com estratégia definida? Claramente entendido o tema e posicionamento da equipe? Quanto tempo é necessário para perceber a estratégia que a equipe adotou para propor a moção?

Artigo 9º - Conteúdo/Informação (30 pontos) – O conteúdo do enredo foi organizado

de modo a permitir a comunicação lógica do argumento? Apresentou conhecimento do tema e informações técnicas relevantes? Orador não fez o uso de palavras de baixo calão? Considerar na avaliação o pouco tempo para preparar o enredo, onde a quantidade de fatos e valores serão limitados.

Artigo 10º - Competências/habilidades no debate (20 pontos) – Avalie a apresentação

do discurso, a clareza e a entonação do orador. Como tratou os apartes? Soube repassar os principais argumentos? A resposta foi boa? Como os pontos destacados pela outra equipe foram derrubados e debatidos. Foram recebidas e discutidas as questões levantadas pelo outro lado?

Artigo 11º - Trabalho em Equipe (10 pontos) – Avalie no orador a capacidade de

trabalhar em equipe e concordar com os argumentos de seus colegas. Intervenções devem fornecer provas da existência de uma estratégia coordenada. Devem ser deduzidos pontos se os oradores não seguem os mesmos argumentos que os demais de sua equipe.

(5)

Artigo 12º - Tempo/pontualidade (10 pontos) – Será dado um total de 10 pontos por

orador. Quando um orador exceder o tempo e ultrapassar o limite de tolerância de 10 segundos, então será deduzido 01 ponto para cada segundo que ele ultrapasse.

Parágrafo Primeiro: No Item tempo do artigo 11, a avaliação deverá ser feita da

seguinte forma:

Capitão da equipe (favor): 2 (dois) minutos Capitão da equipe (contra): 2 (dois) minutos Primeiro Orador (favor): 3(três) minutos Primeiro Orador (contra): 3 (três) minutos Segundo Orador (favor): 3 (três) minutos Segundo Orador (contra): 3 (três) minutos Capitão da equipe (favor): 2 (dois) minutos Capitão da equipe (contra): 2(dois) minutos

Parágrafo Segundo: O capitão da equipe dará a introdução e sumário (resumo) e

conclusão da equipe duas vezes sendo por dois minutos cada vez.

Parágrafo Terceiro: Havendo empate na pontuação das equipes, a comissão julgadora

deverá decidir qual será a equipe vencedora e acrescentar um ponto para a mesma. Não serão permitidos empates.

Artigo 13º – O sinalizador de tempo fará um sinal de alerta, sempre quando faltar 30 (trinta) segundos para o encerramento do tempo estipulado de cada orador.

Artigo 14º - A ordem de classificação dos concorrentes será determinada pela soma do total de pontos obtidos nas avaliações realizadas pelos jurados, na apresentação do discurso.

Artigo 15º - O projeto contempla o prêmio de “Orador mais destacado”. O mesmo será

eleito, através da soma dos pontos individuais de cada orador, dividido pelo número de participações.

VI. DA COMISSÃO JULGADORA

Artigo 16º - A comissão julgadora do Concurso de Debates será formada por um cronometrista que irá controlar o tempo e um grupo de pelo menos 03 (três) jurados, convidados pela JCI NH e Universidade Feevale, sendo adotado como critérios básicos para efetivação do convite, o conhecimento sobre o assunto. A Comissão Julgadora deve nomear um porta-voz ou presidente entre os seus membros.

Parágrafo Primeiro - O escrutínio dos votos será realizado pelo Diretor do Projeto

Debate Universitário, pelo Presidente da JCI NH e por (02) dois professores da Universidade.

(6)

Artigo 17º - Para auxiliar o trabalho da comissão julgadora, será nomeado um cronometrista, que informará o tempo utilizado por cada candidato, para análise do item “tempo”, dos requisitos a que se refere o artigo 11º, utilizando-se de planilha específica.

VII. DA PREMIAÇÃO

Artigo 18º - Cada componente da equipe vencedora será premiado com 01 (um)

passaporte para 01 (um) curso de Extensão, com um investimento de até R$ 800,00 (oitocentos reais), mediante disponibilidade de vagas e válido até 31 de março de 2015, sendo pessoal, intransferível e sem valor comercial.

VIII. FICHA DE AVALIAÇÃO

Artigo 19º - A seguinte ficha de avaliação será entregue aos jurados durante as etapas

do Concurso Debate Universitário.

FICHA DE AVALIAÇÃO

Tema: Data e Lugar:

Equipe a Favor: Equipe Contra:

ORADORES Capitão da equipe A FAVOR 1º Orador A FAVOR 2° Orador A FAVOR Capitão da equipe CONTRA 1º Orador CONTRA 2º Orador CONTRA NOMES DEFINICÃO/ CONCEITO - Definicão - Erudição/ conhecimento compreensão - Tratamento expontâneo do argumento/ refutação Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) CONTEÚDO

- Ordem lógica do argumento - Habilidade para comunicar-se - Uso de palavras de baixo calão

(diminuir até 15 pontos)

Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) Máx. Ptos. (30) H HABILIDADES DE DEBATE

Declamação, clareza, fluidez - Entonação

- Bom humor (no contexto)

Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) Máx. Ptos. (20) TRABAHO EM EQUIPE

Habilidade do orador para trabalhar dentro da equipe e consolidar os argumentos de seus companheiros

Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) TEMPO

Consulte a Ficha do tempo

Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) Máx. Ptos. (10) TOTAL (100) (100) (100) (100) (100) (100)

(7)

RESPOSTA DO CAPITÃO DA EQUIPE A Favor Contra

Resumo dos argumentos das equipes (10) (10)

Refutação do argumento da equipe contrária (15) (15)

Persuasão (10) (10)

Eficácia (15) (15)

TOTAL (50) (50)

RESUMO Equipe A Favor Equipe Contra

Capitão da equipe Máx. Ptos. (100) Máx. Ptos. (100)

1º Orador Máx. Ptos. (100) Máx. Ptos. (100)

2º Orador Máx. Ptos. (100) Máx. Ptos. (100)

Resumo do capitão da equipe Máx. Ptos. (50) Máx. Ptos. (50)

TOTAL Máx. Ptos. (350) Máx. Ptos. (350)

Equipe vencedora do debate:

Assinatura do Jurado: Assinatura do Coordenador do Projeto:

Artigo 20º - O seguinte roteiro poderá ser entregue com antecedência aos jurados, para

que possam estar familiarizados com os critérios a serem avaliados.

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO PARA OS JURADOS

Em todas as etapas do concurso, os concorrentes deverão ser avaliados pelos critérios a seguir:

a) Estratégia/definição da moção (30 pontos) b) Conteúdo/Informação (30 pontos)

c) Competências/Habilidades no Debate (20 pontos) d) Trabalho em Equipe (10 pontos)

e) Tempo/pontualidade (10 pontos)

Estratégia/definição da moção (30 pontos) – Foi clara a proposição ou oposição a

Moção? A equipe parecia estar informada e com estratégia definida? Claramente entendido o tema e posicionamento da equipe? Quanto tempo é necessário para perceber a estratégia que a equipe adotou para propor a moção?

Conteúdo/Informação (30 pontos) – O conteúdo do enredo foi organizado de modo a

permitir a comunicação lógica do argumento? Apresentou conhecimento do tema e informações técnicas relevantes? Orador não fez o uso de palavras de baixo calão? Considerar na avaliação o pouco tempo para preparar o enredo, onde a quantidade de fatos e valores serão limitados.

Competências/habilidades no debate (20 pontos) – Avalie a apresentação do discurso,

a clareza e a entonação do orador. Como tratou os apartes? Fez humor com o contexto? Soube repassar os principais argumentos? A resposta foi boa? Como os pontos

(8)

destacados pela outra equipe foram derrubados e debatidos. Foram recebidas e discutidas as questões levantadas pelo outro lado?

Trabalho em Equipe (10 pontos) – Avalie no orador a capacidade de trabalhar em

equipe e concordar com os argumentos de seus colegas. Intervenções devem fornecer provas da existência de uma estratégia coordenada. Devem ser deduzidos pontos se os oradores não seguem os mesmos argumentos que os demais de sua equipe.

Tempo/pontualidade (10 pontos) – Será dado um total de 10 pontos por orador.

Quando um orador exceder o tempo e ultrapassar o limite de tolerância de 10 segundos, então será deduzido 01 ponto para cada segundo que ele ultrapasse.

No item tempo, a avaliação deverá ser feita da seguinte forma, conforme informações que serão repassadas pelo cronometrista:

Capitão da equipe (favor): 2 (dois) minutos Capitão da equipe (contra): 2 (dois) minutos Primeiro Orador (favor): 3(três) minutos Primeiro Orador (contra): 3 (três) minutos Segundo Orador (favor): 3 (três) minutos Segundo Orador (contra): 3 (três) minutos Capitão da equipe (favor): 2 (dois) minutos Capitão da equipe (contra): 2(dois) minutos

O capitão da equipe dará a introdução e sumário (resumo) e conclusão da equipe duas vezes, sendo por dois minutos cada vez.

Havendo empate na pontuação das equipes, a comissão julgadora deverá decidir qual será a equipe vencedora e acrescentar um ponto para a mesma. Não serão permitidos empates.

O sinalizador de tempo fará um sinal de alerta, sempre quando faltar 30 (trinta)

segundos para o encerramento do tempo estipulado de cada orador.

A ordem de classificação dos concorrentes será determinada pela soma do total de pontos obtidos, nas avaliações realizadas pelos jurados na apresentação do discurso. Os casos omissos neste regulamento serão apurados pela JCI Novo Hamburgo, juntamente com os professores responsáveis, nesse caso Ricardo Strauch Aveline e Christine Bahia De Oliveira.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Totalizar, no mínimo, 28 pontos nas atividades do Grupo IIII, dentre as quais, deverá estar incluída a participação em 15 (quinze) eventos científicos no interstício considerado para

c) avaliação do perfil dos candidatos, a ser realizada pelo CAP da Embrapa, considerando formação e experiência profissional, bem como a capacidade e potencial gerencial de