• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE HIPOVITAMINOSE D EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 (DM2) ATENDIDOS NO HOSPITAL ELECTRO BONINI. PARTE I - ESTUDO PRELIMINAR DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ANDRÉ LUIZ CICILINI AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ADRIANA PELEGRINO PINHO RAMOS ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): MALENA VERONA SINGLING COLABORADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

A hipovitaminose D tem sido mundialmente considerada um problema de saúde pública devido a sua participação no desenvolvimento de diversas doenças.

Essa vitamina tem funções endócrinas na forma biologicamente ativa, o 1,25 (OH)2

D, que atua como um hormônio esteroide quando se liga aos receptores de vitamina D (VDR). Estudos tem relatado a relação da vitamina D com o agravamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Há receptores VDR nas células β pancreáticas e evidências de que a vitamina D regula a função dessas células e/ou influencia a secreção de insulina, alterações essenciais para o surgimento do DM2. Esta é uma doença de alta prevalência mundial e alto índice de morbimortalidade, além de exigir grandes custos com saúde. O DM2 está relacionado a sérios distúrbios sistêmicos imunes, micro e macrovasculares. Pesquisas e análises nacionais sobre a correlação do diabetes e hipovitaminose D ainda são escassas, mas dada a séria prevalência e a magnitude mórbida que os dois fatores apresentam, torna-se relevante a elucidação de suas implicações na saúde pública brasileira. Evidenciar o perfil epidemiológico da população envolvida pode ser um indicador importante para nortear novas terapêuticas e desenvolver politicas públicas mais precisas e efetivas em relação ao DM2.

2. INTRODUÇÃO

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel de origem vegetal, o ergocalciferol ou de origem animal, o colecalciferol. Ela pode ser obtida de forma exógena por meio do consumo de alimentos, tais como óleos de peixes, ovos, cogumelos comestíveis, dentre outros, ou endógena, através da conversão de 7-desidrocolesterol em colecalciferol por radiações UV (230-313 nm) que penetram a pele. São necessárias duas hidroxilações no organismo para dar origem ao 1,25 (OH)2 D ou calcitriol, que atua como um hormônio esteroide ao se ligar à seus receptores VDR.

Estudos têm evidenciado uma associação entre a prevalência de hipovitaminose D com diabetes mellitus 2 (DM2) e seus agravos. Há receptores VDR nas células-β e de proteínas ligadoras de cálcio dependente de vitamina D (DBP) no tecido pancreático – portanto, há evidências de que a vitamina regula a função das células β pancreáticas, inibindo sua apoptose, aumentando sua replicação e/ou influenciando a secreção de insulina.

Essas alterações são essenciais para o surgimento do DM2. Suas principais causas de mortalidade e morbidade estão relacionadas às complicações de sua

(3)

cronicidade que acarreta danos secundários como cardiovasculares, nefropatia, retinopatia e neuropatia.

Em sua última edição, o “International Diabetes Federation - Diabetes Atlas”

mostra que ao final de 2013, o diabetes causou 5,1 milhões de mortes a um custo estimado em 548.000 milhões de dólares. O Brasil ainda aparece em 4º lugar no ranking. A prevalência global é de 8,3% e em 2035 será de 10,1%.

A maioria dos países latino-americanos não desenvolve um sistema de vigilância epidemiológica para as doenças crônicas, em particular sobre o diabetes mellitus. No Brasil, os estudos sobre a deficiência de vitamina D também são escassos.

Com efeito, dada à magnitude desta problemática, mais do que interesse puramente teórico ou acadêmico, o presente estudo tem preocupações epidemiológicas, econômicas e sociais.

3. OBJETIVOS

Identificar o perfil epidemiológico geral e estratificado da população idosa portadora de DM2 com possível prevalência de hipovitaminose D atendidos no Hospital Electro Bonini.

4. METODOLOGIA

Estudo observacional transversal descritivo ambispectivo e quantitativo. O processo da primeira parte consiste em coleta de dados (triagem, entrevista e coleta de material biológico). O da segunda parte, dosagem de vitamina D por eletroquimioluminescência e análise estatística (correlação do perfil epidemiológico e prevalência de hipovitaminose D por testes de hipótese – ANOVA One away e t de

Student). São selecionados apenas os pacientes com idade ≥ 60 anos e com

diagnóstico de DM tipo 2. Aprovado pelo Comitê de Ética nº 371.362 de 26/08/2013.

5. DESENVOLVIMENTO

Nesta primeira etapa de pesquisa foi feita uma revisão da literatura para o embasamento teórico e argumentativo relativos à associação de DM2 e hipovitaminose D, bem como busca em base de dados sobre indicadores sociais brasileiros.

(4)

Um questionário, não validado, sobre identificação, hábitos alimentares e de vida, bem como perfil médico e socioeconômico foi desenvolvido e é aplicado em todas as entrevistas das quais são prospectadas as variáveis aqui apresentadas.

Os parâmetros para detecção do perfil epidemiológico são: Índice de Massa Corporal (IMC) através de dados de peso e altura; Etnia; Relação entre a idade e prevalência de DM2; Controle Glicêmico; Controle Lipídico; Controle Anti-hipertensivo; Comorbidades; Hábitos Alimentares; Hábitos de vida e Antecedentes familiares.

As entrevistas são feitas com pacientes de no mínimo 60 anos que procuram o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Ribeirão Preto com solicitações de exames para monitorar o controle glicêmico e, aceitam a participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A segunda parte do trabalho será iniciada em novembro de 2015.

6. RESULTADOS PREMILINARES

Até o momento foram coletados dados de 37 pacientes, sendo 20 mulheres e 17 homens. A média do IMC foi de 29,27 (±5,60), sendo que 32,43% demonstraram sobrepeso, 37,83% algum grau de obesidade, 27,03% peso normal, e 2,71% não sabem ou não informaram.

A população percentual majoritária declara-se branca, 67,57%; 5,41% pretos; 16,20% pardos e 5,41% amarelos. Não quiseram/ não responderam 5,41% dos

entrevistados; não há indígenas entre o grupo étnico. O tempo de conhecimento do

diagnóstico de DM2 foi em média de 11,35 anos (±9,49), com respostas variando de 6 meses até 42 anos.

Considerando que 100% deles são diabéticos, 88,46% hipertensos, 66,67% dislipidêmicos e 70,26% acima do peso normal, temos neste espaço amostral, grosso modo, no mínimo 66,67% de pacientes com síndrome metabólica Apresentam histórico familiar de DM2, 72,97% dos pacientes. .

Diante dos dados prévios, conclui-se que o perfil epidemiológico predominante é composto por idosos com média de 69 anos; portadores DM 2 em torno de 11,35 anos cuja terapêutica preferida é Metformina 850mg com tempo de uso de 5-10 anos; sexo feminino; brancos; com sobrepeso; dislipidêmicos cuja terapêutica preferencial é Sinvastatina 20mg; hipertensos; sedentários; portadores de síndrome metabólica e com histórico familiar de diabetes. Alguns estudos brasileiros

(5)

correlacionam os níveis séricos de vitamina D não apenas com a DM2, mas também a Síndrome Metabólica e níveis pressóricos na população.

Um estudo em andamento deste Diretório de Pesquisa, desenvolvido por SINGLING et. al tem buscado identificar os níveis séricos de vitamina D nesta população aqui evidenciada, através de análise qualitativa. Até o momento, 74,28% dos pacientes apresentaram hipovitaminose D, com média de 24,33 ng/mL (±9,82) o que de maneira geral demonstra a dominância de níveis insuficientes.

Deste modo, em posterior análise quantitativa, esperamos encontrar neste perfil epidemiológico hipovitaminose D em consonância com evidências que estão

sendo investigadas bem como as publicadas.

7. FONTES CONSULTADAS

LAZARETTI-CASTRO, Marise; BIANCO, Antonio Carlos. Fisiologia do Metabolismo Osteomineral. In: AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. cap. 76, p. 1216.

PINTO, Elaine Aparecida; PENTEADO, Marilene De Vuono Camargo. Vitamina D.

In: PENTEADO, Marilene De Vuono Camargo. Vitaminas – Aspectos nutricionais,

bioquímicos, clínicos e analíticos. 1ªed. Barueri: Manole, 2003. cap. 3, p. 80-81.

TAKIISHI T. et al. Vitamin D and diabetes. Endocrinol Metab Clin North Am. 2010; 39(2):419-46. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20511061>. Acesso em 22 mar. 2014.

RIYAZ, Ahmad Daga et al. High prevalence of vitamin D deficiency among newly diagnosed youth-onset diabetes mellitus in north India. Arq Bras Endocrinol Metab vol.56 no.7 São Paulo Oct. 2012. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302012000700003>. Acesso em 23 mar. 2014.

CHIU KC, CHU A, Go VL, SAAD MF. Hypovitaminosis D is associated with insulin resistance and beta cell dysfunction. Am J Clin Nutr.2004;79(5):820-5. Disponível em: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15113720>. Acesso em 30 mar. 2014.

(6)

SCHUCH, Natielen Jacques; GARCIA, Vivian Cristina; MARTINI, Ligia Araújo. Vitamin D and endocrine diseases. Arq Bras Endocrinol Metab vol.53 no.5 São Paulo July 2009. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302009000500015>. Acesso em 31 mar. 2014.

SEYED, A. Hoseini; ASHRAF, Aminorroaya; BIJAN Iraj; MASSOUD, Amini. The effects of oral vitamin D on insulin resistance in pre diabetic patients. Journal of

Research in Medical Science. v.18(1); Jan 2013. Disponível em:

<http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3719226/>. Acesso em 3 abr. 2014

GRAHAM, A. Hitman. et al., “Vitamin D receptor gene polymorphisms influence insulin secretion in Bangladeshi Asians,” Diabetes, vol. 47, no. 4, pp. 688–690,1998.

Disponível em:

<http://www.researchgate.net/publication/13711203_Vitamin_D_receptor_gene_poly morphisms_influence_insulin_secretion_in_Bangladeshi_Asians>. Acesso em 11 abr. 2014.

INTERNACIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas Disponível em: <http://www.idf.org/sites/default/files/SP_6E_Atlas_Full.pdf>. Acesso em 04 jun. 2014.

GARCIA, Vivian Cristina; MARTINI, Lígia Araújo. Relação entre estado nutricional da Vitamina D e pressão arterial em adultos residentes na Região Metropolitana de São

Paulo. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP. São

Paulo 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-28062011.../Vivian.pdf>. Acesso 21 jan 2015.

PESARINI, João Renato; RIBEIRO, Lúcia Regina. Níveis Séricos de Vitamina D associados com indicadores da Síndrome Metabólica na população brasileira. Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –

UNESP. Rio Claro, SP abril 2013. Disponível em:

<http://base.repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/87728/pesarini_jr_me_rcla. pdf?sequence=1>. Acesso 23 jan. 2015

(7)

SANTOS JUNIOR, Edson Pedroza et. al. Epidemiologia da Deficiência de Vitamina D. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.4, n.3, Pub.2, Julho 2011. Disponível em: < http://www.itpac.br/arquivos/Revista/43/2.pdf>. Acesso em 04 de jun. 2014.

SILVA, Barbara Carvalho; CAMARGOS, Bruno Muzzi; FUGIIL, Julienne Borges; DIAS, Eduardo Pimentel; SOARES, Maria Marta Saquis. Prevalência de Deficiência e Insuficiência de Vitamina D e sua Correlação com PTH, Marcadores de Remodelação Óssea e Densidade Mineral Óssea, em Pacientes Ambulatoriais. Arq Bras Endocrinol Metab vol.52 no.3 São Paulo Apr. 2008. Disponível em: <http:// http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000300008>. Acesso em 22 agost. 2014

PETRUCCELLI, José Luis; SABOIA, Ana Lúcia. Características Étnico-raciais da

população – Classificação e identidades. Ministério do Planejamento, Orçamento e

Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio de Janeiro 2011.

Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf>.

Acesso 15 jan. 2015.

ESTA PESQUISA PERTENCE AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), COM RECURSOS FINANCIADOS PELO CNPQ.

Referências

Documentos relacionados

O uso das tecnologias na escola não é para o aluno aprender informática, mas para ampliar seu conhecimento sobre o tema da aula, de modo a proporcionar uma aprendizagem

Para Radfahrer (2000), ao projetar uma publicação, é importante levar em conta o conteúdo publicado. Ele afirma que esses dados – estímulos isolados ou fatos independentes –

O pré-tratamento, bem como o tratamento com antagonista, nas duas doses utilizadas, foram capazes de prevenir e bloquear, respectivamente, os efeitos ansiogênicos

Assim, como meio de garantia da dignidade da pessoa humana, que lhe é inerente, defende-se o uso de associações de pessoas com deficiência, onde as mesmas são responsáveis por

Assim, pretendemos com este trabalho de cunho teórico, sistematizar algumas ideias que colaborem para reflexões sobre a pertinência da relação entre desenvolvimento rural e educação

Com o aumento do peso corporal a MAP também podem sofrer alterações, por isso relacionaremos o índice de massa corporal (IMC), medido através de seu peso e altura, com a

While the theoretical uncertainties in the heavy-flavor fraction of the additional jets in the t¯t +jets events (i.e. t¯t+ b¯b and t¯t+ c¯c) are large, they affect signal, control

Realizou-se avaliação nutricional por meio de parâmetros antropométricos, que incluíram índice de massa corporal (IMC), percentual de perda de peso (%PP), circunferência