• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO CD 27/2008. O CONSELHO DEPARTAMENTAL DA FACULDADE TRÊS DE MAIO - SETREM, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO CD 27/2008. O CONSELHO DEPARTAMENTAL DA FACULDADE TRÊS DE MAIO - SETREM, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO CD 27/2008

- ESTABELECE DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DE FORMATURAS DOS CURSOS DA FACULDADE TRÊS DE MAIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O CONSELHO DEPARTAMENTAL DA FACULDADE TRÊS DE MAIO - SETREM, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando:

- a necessidade de propor uma organização para as formaturas dos cursos da Faculdade Três de Maio;

- a necessidade de estimular os acadêmicos na realização de uma Formatura que atenda a um padrão mínimo de organização sugerido pela SETREM. Resolve:

Capítulo I - Dos Termos

Art. 1º - É considerada como formatura de curso da Faculdade Três de Maio – SETREM, a cerimônia que reunir um grupo de acadêmicos, regularmente matriculados em algum curso da Instituição de Ensino Superior (IES) e que estejam em dia com todos os critérios exigidos pela Secretaria Acadêmica da SETREM, bem como, estejam presentes os membros da Direção de Ensino Superior, regulamentados a seguir:

§ 1º - Patrono(Patronesse): é o(a) professor(a) da SETREM e/ou pessoa de destaque da comunidade, ligada à área, escolhida pelos acadêmicos, exclusivamente, dando o seu nome à turma. Exemplo: Primeira Turma do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial: “Turma Profº. Adalberto Lovato”.

§ 2º - Paraninfo(a): é o(a) professor(a) do Curso da SETREM a que a formatura se refere, eleito pela turma, por seus atributos, afinidade e amizade.

§ 3º - Professores(as) e técnico(a)-administrativos(as) homenageados(as): é um grupo de até quatro professores do Curso e um técnico-administrativo da SETREM a que a formatura se refere, que devem ser escolhidos pelos formandos, pelo seu destaque.

§ 4º - Diretor(a): é o(a) profissional que ocupa o cargo de Direção Geral da SETREM.

§ 5º - Vice–diretor(a): é o(a) profissional que ocupa o cargo de vice-direção de Ensino Superior da SETREM.

(2)

§ 6º - Professores(as) do curso: são todos (as) os (as) professores(as) regularmente contratados e que exercem docência no referido curso da SETREM.

§ 7º - Coordenação do curso: é o(a) professor(a) que desempenha a função de coordenar o curso de Ensino Superior da SETREM, da referida formatura.

§ 8º - Mestre de Cerimônia: é a pessoa que dirige a Cerimônia de Formatura em sua totalidade (protocolo).

Parágrafo Único: Esta função deverá ser escolhida em conjunto pela respectiva Coordenação do Curso e a comissão de formatura.

Art. 2º - Serviço de Cerimonial: é o serviço prestado por uma empresa ou pessoa que deverá ser contratado pelos formandos para organizar e realizar a Cerimônia.

Capítulo II - Do acontecimento da Cerimônia

Art. 3º - O local escolhido para a formatura deve permitir acomodar a quantidade de formandos e seus convidados. Primeiramente, a Comissão de Formatura deve consultar o setor de infra-estrutura para verificar a disponibilidade e adequação à dimensão da formatura aos ambientes da SETREM. Em caso da infra-estrutura da IES não se adequar às exigências básicas, os mesmos devem procurar um ambiente social adequado em Três de Maio.

Art. 4º - Alguns itens que devem ser observados quanto ao dia escolhido para formatura:

§ 1º - Preferencialmente as formaturas devem acontecer nas sextas-feiras ou nos sábados.

§ 2º - Consultar o calendário oficial de eventos para evitar concomitância entre os eventos da SETREM em uma mesma data, bem como devem ser evitados os períodos de férias e datas festivas.

§ 3º - Em caso de consenso entre diferentes cursos superiores a formatura pode acontecer em um mesmo local, horário e dia.

§ 4º - Caso a turma de formandos for menor ou igual a quinze acadêmicos, preferencialmente, deve haver um mesmo cerimonial de formatura com turma de outro curso.

§ 5º - Pelo menos 20 convites devem ser reservados, pela Comissão de Formatura, para: Mantenedora, Direção e Vice-direções, Coordenadores dos diversos cursos da SETREM, todos os professores do curso e funcionários colaboradores. Os convites devem ser entregues na Secretaria Acadêmica da SETREM, com um prazo de trinta dias de antecedência.

(3)

§ 6º - A elaboração do protocolo da formatura fica a cargo da Coordenação do curso e da Comissão de Formatura, com o auxílio da Direção da SETREM.

§ 7º - As formaturas de gabinete acontecem na sala da Direção da SETREM ou em local apropriado, indicado pela Direção e Secretaria Acadêmica.

Capítulo III - Da comissão de formatura

Art. 5º - A Comissão de Formatura é composta por representantes da turma de formandos(as) eleitos(as) por seus pares, tendo esta que reportar seus atos a respectiva Coordenação de curso.

Art. 6º - No semestre que antecede a Colação de Grau, a Comissão de Formatura deverá encaminhar solicitação da lista dos prováveis formandos junto à Secretaria Acadêmica. Após 10 (dez) dias úteis do recebimento da referida solicitação, a Secretaria Acadêmica identificará as eventuais pendências dos prováveis formandos, dando ciência à respectiva Comissão.

Art. 7º - A comissão de formatura deve planejar e operacionalizar as seguintes questões:

§ 1º - Mobilizar a turma de acadêmicos para participar e planejar a Cerimônia de Formatura.

§ 2º - Contratar o Serviço do Cerimonial de formatura com o intuito de proporcionar segurança e organização ao evento, além de: decoração, som, fotografias, filmagem, recepção, apoio aos formandos: diplomas simbólicos, becas para cada formando e membros da mesa oficial (quando autoridade acadêmica), capelos, organizar trilha sonora, propor e reservar lugares e mesas para a família e convidados de cada formando.

§ 3º - Reservar o local da cerimônia com antecedência de, no mínimo, um ano antes do evento.

§ 4º - Obter precisamente o número de convidados de cada formando, e repassar para o Serviço de Cerimonial.

§ 5º - Convidar/informar os professores do curso, a Direção da SETREM, ao patrono ou a patronesse, o(a) paraninfo(a), os(as) professores(as) e funcionários(as) homenageados com antecedência de, no mínimo, quatro meses para o acontecimento da Cerimônia de Formatura.

§ 6º - Agendar os ensaios gerais da formatura.

§ 7º - Terceirizar o jantar e/ou coquetel em quantidade suficiente para todos os convidados, incluindo os membros da mesa oficial e professores convidados.

(4)

§ 8º - As mesas que acomodarão as autoridades da SETREM e respectivos convidados devem ser dispostas em local de destaque.

§ 9º - Todo o material produzido pela comissao de formatura, tais como: quadro de formatura, convites, dentre outros, deverá ser submetido previamente ao(à) respectivo(a) coordenador(a) do curso, para apreciação.

Capítulo IV - Juramento

Art 8º - Um concluinte escolhido pela turma, na tribuna, dirige-se ao público com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais em pé, também com o braço direito estendido repetem o juramento. Ao final deste, todos em uma só voz repetem a expressão: “Assim o prometo!”

Capítulo V - Da disposição das bandeiras na Cerimônia de Formatura

Art. 9º - As bandeiras a serem utilizadas na Cerimônia de Formatura devem ser dispostas da direita para a esquerda, da visão da mesa oficial para o público, da seguinte forma: Bandeira do Município de Três de Maio, Bandeira do Brasil, Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul e Bandeira da SETREM.

Capítulo VI - Da Disposição da Mesa Oficial

Art. 10º - A Mesa Oficial será composta pelas seguintes autoridades, da esquerda para a direita, a partir da visão do público: Patrono(Patronesse), Paraninfo(a), Coordenador(a) do curso, Vice-diretor(a) de Ensino Superior, Diretor(a) Geral, Presidente da Mantenedora, Prefeito(a) e Representante do Conselho de Classe da Profissão, quando houver.

Parágrafo Único: Imediatamente posteiror à Mesa Oficial das Autoridades, serão acomodados os demais professores e técnico-administrativos homenageados.

Capítulo VI - Da Formatura de gabinete

Art. 11º - A Formatura de Gabinete deve ser solicitada pelo(a) acadêmico(a), interessado(a) que apresentar sua justificativa à Direção Geral da SETREM, que delibera sobre a realização.

Art. 12º - As mesmas acontecem em duas datas anuais, posteriores à colação de grau correspondente e definidas pela Direção da SETREM, são repassadas ao Setor Administrativo, que as divulga.

(5)

Art. 13º - Tem caráter obrigatório o pagamento de uma taxa administrativa para realização da formatura de gabinete. O valor é equivalente a um salário mínimo nacional vigente.

Capítulo VII - Da Colação de Grau

Art. 14º - A entrega do diploma será feita pelo(a) Paraninfo(a) da Turma.

Art. 15º - O pedido de entrega especial de diploma depende de solicitação formal à Direção, no mínimo com 10 dias de antecedência da data de formatura.

§ 1º - Será concedido deferimento à entrega especial do diploma, somente para familiares do formando, obrigatoriamente graduado na área do curso ao qual esteja sendo realizado a colação de grau.

§ 2º – As titulações de pós-graduação não serão consideradas para o deferimento do pedido.

Capítulo VIII - Do Quadro de formatura

Art. 16º - O quadro de formatura deve ter uma estrutura que contenha: fotos, nomes e funções das seguintes personalidades: Diretor, Vice-diretor de Ensino Superior, Coordenador(a) do referido curso, Paraninfo(a), Patrono/Patronesse, Professores e Funcionário(a) homenageado(a).

Art. 17º - Deve ser dada especial importância à presença de fotos e nomes completos de todos os formandos, assim como uma denominação para a turma: nome do Patrono/Patronesse; com seu número seqüencial de formatura relativo ao Curso em questão.

Parágrafo único – O quadro de formatura deverá ser previamente aprovado pela respectiva coordenação do curso.

Capítulo XX - ENADE – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes Art. 18º - Se o curso estiver entre os relacionados pelo Ministério da Educação (MEC) para prestar o ENADE, o estudante selecionado deverá realizá-lo obrigatoriamente, sob pena de sofrer as sanções previstas pela legislação vigente. Compete ao formando obter informações junto à Coordenação de seu curso e manter-se atento aos prazos para a realização do Exame.

(6)

CAPÍTULO XXI - Disposições transitórias e finais

Art. 19º - É expressamente proibido o consumo de bebida alcoólica, cigarros e assemelhados durante a solenidade de formatura.

Art. 20º - Os casos omissos ou o não cumprimento do disposto nesta Resolução serão resolvidos pelo Conselho Departamental e/ou Direção Geral da SETREM.

Art. 21º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Departamental, com registro específico no livro de atas do referido Conselho, e a homologação da Direção da SETREM, e revoga a Resolução CD 17/04.

CONSELHO DEPARTAMENTAL DA FACULDADE TRÊS DE MAIO, EM 23 DE SETEMBRO DE 2008.

Flávio Magedanz

(7)

Apêndices APÊNDICE 1 - Modelo de Protocolo

a. Apresentação: O Mestre de Cerimônia convida a comunidade acadêmica e social presentes para, em sessão solene, realizar a cerimônia de colação de grau do (os) curso (s) da SETREM.

b. Composição da Mesa: o Mestre de Cerimônias faz a apresentação das autoridades, obedecendo à ordem de precedência:

- Diretor Geral;

- Presidente da Mantenedora; - Vice-diretor de Ensino Superior; - Prefeito Municipal;

- Coordenação do Curso;

- Professor Paraninfo(a) da turma; - Patrono/Patronesse da turma;

- Representante do Conselho ou Entidade de Classe (se houver) - Professores e técnico-administrativos homenageados;

- Professores do Curso: alocados em lugar próprio, reservado pelos organizadores da Cerimônia de Formatura.

c. Entrada dos formandos: O paraninfo(a) e patrono(a) conduzem os respectivos formandos.

d. Hino Nacional: Mestre de Cerimônias convida aos presentes para entoar/ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

e. Momento de Reflexão Cristã: O Mestre de Cerimônia convida a Coordenação de Convivência da Instituição para proferir uma mensagem cristã (no máximo 5 minutos).

f. Juramento dos Formandos: O Mestre de Cerimônia convida o Juramentista para conduzir o juramento.

g. Outorga de grau: O Mestre de Cerimônias passa a palavra à Secretária Acadêmica, que lê a ata da Cerimônia de Formatura. “Convidamos o formando _________________, para receber o Grau Acadêmico.” O formando, ao ser nominado, deve levantar-se e dirigir-se ao Diretor-Geral ou seu representante.

(8)

O Diretor lê: “De acordo com as Leis da República Federativa do Brasil e com os poderes que me são conferidos, concedo ao formando __________________ o respectivo grau, que recebe em seu nome e na representação dos demais concluintes. Assim eu concedo.”

Chamada de cada formando (1 min a 1,5 min por formando). h. Diretor outorga grau ao último formando.

i. Discurso do Orador da Turma (máximo 8 min.): o Mestre de Cerimônias fala: “Convidamos o profissional (fazer menção à titulação) __________________, do curso de ________________________, representando os demais formandos, para proferir seu discurso.” O Orador deve ser escolhido entre os concluintes. Este, preferencialmente, ter uma boa dicção, responsabilizar-se pela escrita do discurso e submetê-lo à apreciação da Coordenação do Curso ou Direção da SETREM. No discurso do orador, preferencialmente fazer menção à importância da figura do patrono e paraninfo, bem como aos seus homenageados, relatando a trajetória da turma, a importância da SETREM, Faculdade Três de Maio na sua graduação e suas expectativas para o futuro.

j. Discurso do Patrono/Patronesse (máximo 8 min.). Obs.: em caso de haver mais de um curso na solenidade, este não fará uso da palavra.

j. Discurso do Paraninfo/Paraninfa (máximo 8 min.). Este discurso deve-se salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas.

l. Discurso do Diretor (máximo 8 min)

m. Palavras Finais do mestre de cerimônias: agradecimentos, comissão de formatura, cumprimenta os presentes. Agradece e declara encerrados os trabalhos da solenidade de colação de grau dos formandos do curso de ________________ da Faculdade Três de Maio. E, ao encerrar, convida aos presentes para entoar/ouvir o Hino Riograndense. Comunicando que na sequência os formandos poderão prestar homenagens aos familiares e demais convidados, enquanto os integrantes da mesa oficial assinam a ata.

APÊNDICE 2 – Itens mínimos que devem estar descritos no convite O convite deve conter os seguintes itens:

- logo da SETREM;

- Identificação das autoridades (Diretor-Geral, Vice-Direção, Coordenação, Presidente da Mantenedora, Paranifo, Patrono, professores e funcionários homenageados, Orador, Juramentista e Comissão de Formatura).

(9)

- Informações adicionais sobre a recepção festiva após a cerimônia oficial (Preferencialmente, a recepção festiva deverá acontecer em conjunto, no mesmo local da colação de grau);

- lista de formandos com seus nomes completos e naturalidade; - Juramento do Curso;

- Agradecimentos.

APÊNDICE 3 – Recomendações adicionais

- Fica a cargo da Coordenação do Curso, o incentivo à formatura;

- A Comissão de Formatura fica responsável e assegurar-se dos direitos autorais das imagens, texto e áudios exibidos durante a solenidade de colação de grau. Estes devem ser coerentes com a missão da SETREM.

- As manifestações festivas através de apitos, estouro de balões, etc, quando ocorrerem, devem ser realizadas imediatamente após a entrega do diploma e o mais breve possível, não excedendo ao tempo de um minuto.

Referências

Documentos relacionados

Texto: O Grupo Cheiro do Mato - Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui nasceu em novembro de 2010 com o objetivo de resgatar e valorizar o uso das ervas

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

Habilidades desenvolvidas: Desenvolve a criatividade Para compartilhar Coordenação motora Formato: 22 x 30 cm, 36 páginas ISBN: 978-14-749-4905-7 R$ 74, 90 5 A 7 ANOS Atividades

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Como os resultados obtidos nesse estudo não mostraram alterações significantes nos níveis plasmáticos de ureia entre os grupos de animais tratados com o MHTP,