• Nenhum resultado encontrado

Política de Suitability e Distribuição Lavoro Asset

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Política de Suitability e Distribuição Lavoro Asset"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Política de Suitability e Distribuição

(2)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. OBJETIVO ... 3

3. ABRANGÊNCIA ... 4

4. CLASSIFICAÇÃO DOS CLIENTES ... 4

4.1 - CLIENTES QUALIFICADOS (“CQ”) ... 5 5. REGRAS DE SUITABILITY ... 6 6. ENQUADRAMENTO E DESENQUADRAMENTO ... 7 7. DOCUMENTAÇÃO ... 7 8. DA DISTRIBUIÇÃO DE COTAS ... 8 9. RESPONSABILIDADE ... 8 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 9 ANEXO I... 10 DECLARAÇÃO ... 15

(3)

CONTROLE DE VERSÕES

Data Evento Modificações Autor

Ago/2013 Criação - Andrea

Jul/2014 Alteração Substituição de Múltipla por LAVORO Victor Maio/2016 Alteração Atualização Investidor Qualificado e

Profissional

André

Jan/2017 Ressalva Política será atualizada conforme evolução da estrutura para efetiva atuação em distribuição fundos próprios o que deve ocorrer no segundo trimestre de 2017

1. INTRODUÇÃO

A LAVORO ASSET MANAGEMENT (“Gestora”) tem como objetivo atuar com base em elevados padrões éticos e de transparência, principalmente no que se refere ao relacionamento com clientes e potenciais investidores (”clientes”).

Conforme destacado no princípio nº 9 da FSA - Financial Services Authority - Principles for

Businesses, “uma empresa deve tomar cuidados razoáveis para assegurar que suas recomendações e decisões discricionárias são adequadas a qualquer cliente que esteja autorizado a confiar em seu julgamento”.

2. OBJETIVO

Baseado nisto e em consonância com o Administrador dos Fundos geridos, esta política foi desenvolvida para auxiliar no processo de conhecimento, ainda melhor, dos nossos clientes e, principalmente, para que seja possível aconselharmos e ofertarmos, com razoável certeza, somente produtos e serviços adequados ao perfil e objetivos de cada investidor.

(4)

3. ABRANGÊNCIA

A presente política tem como principal abrangência os Agentes da Gestora, bem como seus clientes e terceiros relacionados.

4. CLASSIFICAÇÃO DOS CLIENTES

Visando evitar assimetrias informacionais, a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) categorizou os investidores em três grupos. Dessa forma impede-se que os investidores pouco sofisticados, ou seja, com conhecimento restrito do mercado de capitais e capacidade limitada de precificar valores mobiliários complexos ou pouco transparentes sejam prejudicados, da mesma forma que aqueles investidores que atuam cotidianamente nos mercados e com capacidade técnica avaliada pelos reguladores não sejam beneficiados.

Notoriamente, investidores têm necessidades, níveis de conhecimento de mercado e perfis de investimentos diferenciados, logo, aconselhar ou ofertar produtos a estes clientes trata-se de uma tarefa extremamente difícil se não forem adotados critérios de classificação com o objetivo de enquadramento em categorias distintas.

Antes de qualquer classificação, porém, é de extrema importância a definição dos parâmetros utilizados para esta aferição, a saber:

Parâmetro Objetivo: trata-se da qualificação do cliente através de mensuração objetiva, ou seja, diretamente associada à situação financeira e patrimonial (SFP) do cliente, recursos sob gestão ou administração, natureza das atividades, volume financeiro dos negócios, dentre outras variáveis.

Parâmetro Subjetivo: refere-se ao levantamento de nível de conhecimento dos produtos e serviços disponíveis, experiência profissional e qualificação técnica do cliente, dentre outras variáveis.

(5)

Com base nos parâmetros anteriormente exemplificados e de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais, a Gestora somente atende aos clientes que sejam classificados como investidores qualificados, conforme definido a seguir:

4.1 - CLIENTES QUALIFICADOS (“CQ”)

Os clientes qualificados são aqueles que têm experiência e conhecimento suficientes para avaliar riscos e tomar decisões de investimentos por conta própria ou com menor grau de orientação da Gestora.

Cumpre esclarecer, no entanto, que o fato de um cliente ser classificado na categoria CQ não exclui a responsabilidade da Gestora em ofertar produtos e serviços que melhor atendam aos interesses do investidor, assim como de realizar uma avaliação adequada acerca de tais experiência e conhecimento, comprovando, com razoável certeza, que o mesmo está de fato apto a tomar decisões de investimento e avaliar os riscos incorridos nas operações.

O Cliente Qualificado se diferencia da definição de Investidor Qualificado e Investidor Profissional, que segue o estabelecido na ICVM 554, conforme abaixo:

a. Investidores Profissionais: são (i) instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; (ii) companhias seguradoras e sociedades de capitalização; (iii) entidades abertas e fechadas de previdência complementar; (iv) pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 10.000.000,00 e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor profissional mediante termo próprio; (v) fundos de investimento; (vi) clubes de investimento, cuja carteira seja gerida por administrador de carteira autorizado pela CVM; (vii) agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios; e (viii) investidores não residentes.

(6)

b. Investidores Qualificados: são (i) investidores profissionais; (ii) pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio; (iii) pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; e (iv) clubes de investimento cuja carteira seja gerida por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados.

5. REGRAS DE SUITABILITY

Conforme já mencionado anteriormente, a Gestora deve adotar todos os esforços necessários para aconselhar e ofertar produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes.

Sendo assim, as regras e procedimentos que devem ser observados em relação ao perfil dos investidores são:

 Recomendar ou oferecer os fundos de investimentos da Gestora somente após obtenção de informações junto ao cliente e o completo preenchimento do “Questionário de Suitability de Clientes”, disponível no Anexo I;

 A obtenção de informações junto aos clientes somente deve ser realizada por e-mail, ligações telefônicas com recurso de gravação e/ou, principalmente, visita presencial;

 A visita presencial torna-se obrigatória caso o profissional responsável pela captação tenha dificuldades de obter informações e/ou observe qualquer situação que apresente indícios de “lavagem de dinheiro” ou de financiamento ao terrorismo;

 Todos os clientes devem ser informados a respeito da própria classificação e sobre os procedimentos necessários para uma eventual alteração de classificação;

(7)

 Caso o cliente não se enquadre no perfil de nenhum dos produtos disponíveis, a Gestora deverá abster-se de qualquer recomendação de investimento; e

 A Gestora deve revisar anualmente os objetivos do cliente, manifestando-se sobre a manutenção ou substituição do investimento por outro mais adequado ao perfil revisado.

6. ENQUADRAMENTO E DESENQUADRAMENTO

A recomendação, venda ou serviço, será considerada enquadrada quando compatível a categoria dos produtos e o perfil em que o cliente foi classificado.

Caso o enquadramento não se verifique ou caso não sejam obtidas as informações que permitam a identificação do perfil do cliente, ou quando estas não estejam atualizadas, é vedado aos participantes de mercado realizar a recomendação do produto ou serviço. 7. DOCUMENTAÇÃO

Documentos necessários para abertura do cadastro Investidor Pessoa Jurídica:  Ficha Cadastral devidamente preenchida e assinada;

 Documento de identificação e CPF representante(s), administrador(es) e/ou procurador(es)

 devidamente autenticados;

 Comprovante de residência do(s) representante(s), administrador(es) e/ou procurador(es); (Os comprovantes de endereço aceitos são contas de água, luz, telefone fixo ou gás emitidos nos últimos 90 dias.)

 Contrato Social ou a última Alteração Contratual Consolidada; e Alteração Contratual mais recente (para sociedade Ltda) devidamente autenticados;

 Estatuto Social e Ata de Eleição dos Atuais Diretores (no caso de S.A.);

devidamente autenticados;

(8)

contador da empresa);

Procuração(ões) (ser for o caso) com autenticidade;

 Ficha de Informações PF dos representante(s), administrador(es) e/ou procurador(es).

 Informações Fiscais (caso necessário);

 Questionário Suitability (anexo I)

Documentos necessários para abertura do cadastro Investidor Pessoa Física:  Ficha Cadastral devidamente preenchida e assinada;

 Documento de identificação (RG, CNH, CRM entre outros) devidamente autenticado;

 Comprovante de residência (Os comprovantes de endereço aceitos são contas de água, luz,telefone fixo ou gás emitidos nos últimos 90 dias).

 Informações Fiscais (caso necessário);

 Questionário Suitability (anexo I); 8. DA DISTRIBUIÇÃO DE COTAS

De acordo com a Instrução CVM n°558, o administrador de carteiras de valores mobiliários pode atuar na distribuição de cotas de fundos de investimentos de que seja gestor ou administrador, indicando um diretor responsável pelo cumprimento das as normas sobre a verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente e as demais normas especificadas no Manual de Compliance.

A troca de informações entre Administrador e Gestor, seja sobre a carteira do Fundo ou perfil dos investidores, será pautada por princípios éticos e transparência, com objetivo de repassar aos potenciais investidores informações relevantes, pertinentes, tempestivas e realistas.

A remuneração relativa à distribuição de cotas seguirá os contratos celebrados entre Administrador/Distribuidor Líder e Gestora, bem como regulamentos específicos, sendo vedada à Gestora a contratação de Agentes Autônomos para este fim.

(9)

Nos casos em que houver a Gestora seja responsável pela distribuição dos Fundos de Investimentos por ela geridos, será de responsabilidade do Diretor de Distribuição e Adequação de Investimentos acompanhar o preenchimento dos questionários de

Suitability, do enquadramento como Investidor Profissional ou Qualificado, bem como do

processo de análise dos clientes/cotistas quanto à prevenção e combate à “lavagem de dinheiro” e financiamento ao terrorismo.

A área de Compliance também deverá analisar os formulários e documentos fornecidos pelo Investidor ao Diretor de Distribuição e Adequação de Investimentos.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eventuais assuntos não tratados neste documento, dúvidas ou esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados para análise da Diretoria.

A não observância das regras dispostas nesta Política será considerada como falta grave, de acordo com o Código de Ética da empresa.

(10)

ANEXO I

QUESTIONÁRIO SUITABILITY

lnvestidor:____________________________________ CPF/MF:____________________

A LAVORO ASSET, considerando as previsões do Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Fundos de lnvestimento e procurando adequar a oferta de produtos de investimento ao perfil de cada aplicador, elaborou o presente questionário com o objetivo de auxiliar na definição da estratégia mais adequada às suas aplicações financeiras, através da classificação da exposição e tolerância ao risco frente às metas de investimento. Ressalta-se que não existem respostas certas ou erradas. Portanto, o investidor deverá responder este questionário escolhendo as opções que mais se aproximam do seu perfil.

1) Qual é a sua idade? a. Até 25 anos

b. Entre 25 e 35 anos c. Entre 35 e 45 anos d. Entre 45 e 60 anos e. Mais de 60 anos

2) Qual é a sua Renda Mensal? a. Até R$1.000,00

b. Entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 c. Entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 d. Entre R$ 5.000,00 e R$10.000,00 e. Mais que R$10.000,00

3) Dentro da sua renda mensal, qual é o percentual que consegue investir? a. 15% da renda ou menos

b. Entre 15% e 30% da renda c. Entre 30% e 50% da renda

(11)

d. Acima de 50%

e. Nenhuma parte da renda

4) Caso possua sobra de recursos nos próximos anos, existe algum objetivo de consumo especifico (bens imóveis, carros, cursos etc)?

a. Não possuo, pretendo investir o capital restante

b. Sim, mas será utilizado somente parte do capital a ser investido c. Possuo objetivo claro e utilizarei todo o meu capital investido

5) Por quanto tempo pode se comprometer a não utilizar a reserva de capital, independentemente de aportes futuros?

a. Não é possível estimar b. Até dois anos

c. Entre dois e cinco anos d. Entre cinco e dez anos

e. Essa reserva não será utilizada, a não ser em casos de emergência

6) Numa escala de 0 a 10, quantifique o seu conhecimento sobre o mercado financeiro:

a. Maior que 8: profissional

b. Entre seis e oito: conhece, como investidor, razoavelmente o mercado financeiro c. Entre quatro e seis: conhece pouco e necessita de conselhos financeiros

d. Abaixo de quatro: leigo

7) Imagine que, hipoteticamente, tenha realizado investimentos em fundos ou ativos de risco suscetíveis a fortes oscilações ao longo do tempo. Como se comportará após um movimento de forte oscilação negativa (a partir de amanhã)?

a. Encara os investimentos como diversificação e aceita que variações de curto prazo são naturais. Não fará nada.

b. Passa a acompanhar o mercado para entender o ocorrido e mantém as posições.

c. Passa a acompanhar o mercado para entender o ocorrido, mas não garante qual será sua reação se começar a perder dinheiro.

(12)

d. Passa a acompanhar o mercado para entender o ocorrido e provavelmente resgatará seus investimentos.

8) Há quanto tempo investe em produtos financeiros com algum nível de risco? a. Nunca investi, este é o primeiro aporte

b. Menos de um ano c. Entre um e cinco anos d. Entre cinco e dez anos e. Mais de dez anos

9) Em caso de emergência médica, qual é a sua situação financeira para assumir as despesas?

a. Despreparado

b. Preparado parcialmente, estando próximo ao limite c. Preparado parcialmente, necessitando de ajuda externa d. Preparado para despesas normais

e. Preparado para despesas acima do normal

10) Quantas pessoas dependem de você financeiramente? a. Nenhuma

b. Somente uma c. Duas ou três d. Mais de quatro

11) Qual das opções abaixo mais se assemelha com a sua personalidade como investidor?

a. Não pretendo assumir riscos com meus investimentos. b. Estou disposto a assumir baixo risco com minhas aplicações.

c. Estou disposto a assumir riscos médios para alcançar maiores retornos. d. Quero assumir riscos altos e alcançar retornos expressivos.

Verifique abaixo a pontuação obtida e identifique o perfil de investidor correspondente.

(13)

1) Qual é a sua idade?

a.5 pontos b.4 pontos c.3 pontos d.2 pontos e.1 ponto 2) Qual é a sua Renda Mensal?

a.1 ponto b.2 pontos c.3 pontos d.4 pontos e.5 pontos

3) Dentro da sua renda mensal, qual é o percentual que consegue investir? a.1 ponto b.3 pontos c.4 pontos d.5 pontos e.1 ponto

4) Caso possua sobra de recursos nos próximos anos, existe algum objetivo de consumo especifico (bens imóveis, carros, cursos etc)?

a.5 pontos b.3 pontos c.1 ponto

5) Por quanto tempo pode se comprometer a não utilizar a reserva de capital, independentemente de aportes futuros?

a.1 ponto b.2 pontos c.3 pontos d.4 pontos e.5 pontos

6) Numa escala de 0 a 10, quantifique o seu conhecimento sobre o mercado financeiro: a.5 pontos b.4 pontos c.2 pontos d.1 ponto

7) Imagine que, hipoteticamente, tenha realizado investimentos em fundos ou ativos de risco suscetíveis a fortes oscilações ao longo do tempo. Como se comportará após um movimento de forte oscilação negativa (a partir de amanhã)?

a.5 pontos b.4 pontos c.3 pontos d.2 pontos

8) Há quanto tempo investe em produtos financeiros com algum nível de risco? a.1 ponto b.2 pontos c.3 pontos d.4 pontos e.5 pontos

9) Em caso de emergência médica, qual é a sua situação financeira para assumir as despesas?

(14)

a.5 pontos b.4 pontos c.3 pontos d.1ponto

11) Qual das opções abaixo mais se assemelha com a sua personalidade como investidor? a.1 ponto b.2 pontos c.3 pontos d.5 pontos

Perfil de Investidor

INVESTIDOR AGRESSIVO – Acima de 45 pontos: É aquele investidor que busca a rentabilidade que a Renda Variável pode oferecer através de uma postura mais agressiva em operações de alavancagem. Entende sobre o alto risco do mercado de derivativos e tem disposição para suportar as oscilações e eventuais perdas de patrimônio na busca de resultados melhores. INVESTIDOR MODERADO - De 16 a 45 pontos: É aquele investidor que mantém parte de seus investimentos em produtos mais seguros, porém também quer buscar um retorno adicional e acima da média de rentabilidade através de investimentos em produtos com mais risco e menor liquidez.

INVESTIDOR CONSERVADOR – Até 15 pontos: É aquele investidor que tem a segurança como ponto decisivo para seus investimentos e que não está familiarizado com a volatilidade do mercado de renda variável.

(15)

DECLARAÇÃO

Declaro estar de acordo com a Identificação do perfil de risco / perfil de investidor / ciente de que ao investir de maneira não condizente com o resultado definido neste questionário estarei assumindo os riscos relacionados às minhas decisões e isentando a Lavoro Asset de quaisquer responsabilidades por eventuais perdas decorrentes dos investimentos por mim realizados.

Data:________________

Assinatura:_______________________________________

Referências

Documentos relacionados

As principais indicações para a realização foram a suspeita de tuberculose (458 pacientes) e uso de imunobiológicos (380 pacientes).. A maior prevalência de resultado positivo

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

Combinaram encontrar-se às 21h