• Nenhum resultado encontrado

Versões do Documento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versões do Documento"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

Versões do Documento... 3 Confidencialidade... 4 Início da aplicação... 5 Autenticação do operador... 5 Ambiente de trabalho... 6 Conceito de utilização... 7

Funções disponíveis – Operador... 8

Consumir Refeições (Tecla F2 teclado)...8

Entrada manual (Tecla F7 teclado)... 9

Consultar refeições (Tecla F6 teclado)...10

Venda Refeição a novo utilizador (Tecla F8 teclado)...11

Venda Refeição a utilizadores sem permissão (F10/F11)...12

(3)

Versões do Documento

Documento: SIGE830.015.MN-Refeitório_1.5.odt Rev. atual: 10 Versão Autor Data Aprovado por Rev. Observações

1.0 MG 16-06-08 1 Versão inicial 3.1.17.29 1.2 MG 23-11-10 4 Revisão para versão 3.1.36.22 1.3 MC 24-11-11 7 Revisão para versão 3.1.36.22 1.4 MC 20-08-11 9 Revisão para versão 3.1.39.xx 1.5 MC 29-05-15 10 Revisão para versão 3.1.43.xx

(4)

Confidencialidade

A informação contida neste documento pode apenas ser usada pelo Cliente da Micro I/O. O Cliente deve manter a informação contida no documento apenas na sua Empresa e não pode, seja por que meio for, utilizar, vender, copiar, disponibilizar ou publicar partes ou toda essa informação sem acordo prévio da Micro I/O.

A Micro I/O compromete-se a proteger e salvaguardar toda a informação contida neste documento.

A Micro I/O, na qualidade de subcontratante, no que concerne ao acesso a dados pessoais disponibilizados pelo cliente/agente, não pode proceder ao seu tratamento sem instruções (ou envio dos dados) por parte do responsável pelo tratamento (Lei nº 67/98 de 26 de Outubro, Artigo 16º).

(5)

Início da aplicação

Por defeito a aplicação é iniciada no arranque do sistema operativo de forma automática, através do menu, Iniciar → Todos os Programas → Arranque. Se não estiver configurado para iniciar desta forma, pode iniciar-se através do atalho Refeitório, disponível no ambiente de trabalho ou através do menu, Iniciar → Todos os Programas → SIGE3.

Autenticação do operador

Para ativar a aplicação é necessário ser utilizador do sistema e possuir acesso de operador ao posto para a aplicação Refeitório. As credenciais a introduzir são: número de cartão e código PIN, se o posto disponibilizar um leitor de cartões, é possível ativar a aplicação com a simples passagem ou aproximação do cartão do utilizador/operador.

(6)

Ambiente de trabalho

Depois de efetuada a autenticação do operador, surge o ambiente de trabalho da aplicação dividindo-se em quatro zonas distintas:

◦ Autorizados - Utilizadores cuja refeição foi consumida

◦ Sem permissão - Utilizadores que não têm permissão para consumir a refeição ◦ Informação - Informações estatísticas sobre as refeições

◦ Ver funções (F4 teclado) - Funções do operador

(7)

Conceito de utilização

A aplicação Refeitório, está vocacionada à validação de refeições pré-agendadas através de passagem ou apresentação de cartão em leitor próprio do Refeitório. No topo do ecrã, visualiza-se as fotografias dos utilizadores autorizados, sendo que o mais recente está posicionado no canto superior esquerdo. A fotografia é complementada com o nome de utilizador e cor do prato associado.

O período associado, surge no rodapé das informações juntamente com o turno a servir. Pode no entanto alterar o período/turno através das teclas do teclado F3/F9 respetivamente.

Os utilizadores sem permissão são indicados na margem esquerda do ecrã, além de indicar o motivo da negação da permissão é também mostrada a fotografia do utilizador, o nome, o número de cartão e escalão associado.

(8)

Funções disponíveis – Operador

A imagem seguinte ilustra as funções disponíveis ao operador após clicar no botão “Ver opções”.

Consumir Refeições (Tecla F2 teclado)

O botão Consumir Refeições disponibiliza no ecrã da aplicação a possibilidade de efetuar o consumo múltiplo de refeições mediante a filtragem pelo Ano; Turma ou Escalão.

Segurança: Função possível de desativar ao perfil de segurança do operador configurando na

aplicação Gestor através da ação (RefeitorioConsumirMultiplas) Consumir Multiplas dentro do item "Compras, vendas e carregamentos » Refeitório".

(9)

Entrada manual (Tecla F7 teclado)

O botão Entrada Manual disponibiliza no ecrã da aplicação a janela de introdução do código de cartão, efetuando desta forma uma validação manual do utilizador, invés da passagem ou apresentação do cartão no leitor, neste local é possível efetuar o acesso manual por nº de cartão/nº de processo ou efetuar a pesquisa.

Segurança: Função possível de desativar ao

perfil de segurança do operador configurando na

aplicação Gestor através da ação

(RefeitorioEntradaManual) Entrada Manual dentro do item "Compras, vendas e carregamentos » Refeitório".

(10)

Consultar refeições (Tecla F6 teclado)

O botão Consultar Refeições disponibiliza a informação das marcações e consumos de refeições, para o dia selecionado na agenda. É uma funcionalidade importante na consulta do dia ou dias seguintes para a preparação da quantidade de refeições.

Segurança: Função possível de desativar ao perfil de segurança do operador configurando na

aplicação Gestor através da ação (RefeitorioConsultarRefeicoes) Consultar Refeições dentro do item "Compras, vendas e carregamentos » Refeitório".

Ver por prato » ação (RefeitorioVerPrato) VerPrato dentro do item "Compras, vendas e

carregamentos » Refeitório".

Ver por escalão » ação (RefeitorioVerEscalao) Ver Estatisticas por escalão dentro do item

"Compras, vendas e carregamentos » Refeitório".

Ver por períodos » ação (RefeitorioVerPeriodo) VerPeriodo dentro do item "Compras, vendas e

carregamentos » Refeitório".

Ver por Ciclo » ação (RefeitorioVerCiclo) Ver Estatiíticas do refeitório por ciclo dentro do item

"Compras, vendas e carregamentos » Refeitório".

(11)

Venda Refeição a novo utilizador (Tecla F8 teclado)

O botão Venda Refeição disponibiliza a venda imediata de uma ou mais refeições disponíveis na lista de refeições ao detentor do número de cartão indicado na entrada manual (F7). A venda é concluída com clique no botão “OK” ou tecla F12 do teclado.

Segurança: Função possível de desativar ao perfil de segurança do operador configurando na

aplicação Gestor através da ação (RefeitorioVendaRefeicao) Venda Refeição dentro do item "Compras, vendas e carregamentos » Refeitório".

Nota: O valor da refeição será sempre baseado no seu valor com multa.

(12)

Venda Refeição a utilizadores sem permissão (F10/F11)

Se um ou mais utilizadores não tiverem refeição marcada, é possível a partir da lista de utilizadores sem permissão efetuar a venda de refeição premindo as teclas F10 ou F11 dependendo da posição do utilizador na lista.

A ativação de uma das teclas indicadas anteriormente, disponibiliza o menu Utilizador sem permissão

-Opções, neste menu é possível efetuar as seguintes operações:

Venda de refeição - Efetua a venda da refeição ao utilizador

Refeição gratuita - Permite oferecer a refeição ao utilizador

Trocar de Turno - Troca o turno da refeição ao utilizador

(13)

Segurança: Funções possíveis de desativar ao perfil de segurança do operador configurando na

aplicação Gestor através das ações:

Refeição Gratuita » ação (RefeitorioOferecer) Oferecer dentro do item "Compras, vendas e

carregamentos » Refeitório".

Trocar de Turno » ação (RefeitorioMudarTurno) Mudar Turno dentro do item "Compras, vendas

e carregamentos » Refeitório".

Na imagem seguinte, a opção selecionada foi a venda de refeição, a janela é semelhante à venda de refeições a um novo utilizador, depois de escolher uma das refeições disponíveis, concluí-se a operação ao clicar no botão “OK” ou através da tecla F12 do teclado.

(14)

Micro I/O - Serviços de Eletrónica, Lda.

Miradör Business Center Rua do Brasil nº3, Lote 1, Escritórios 8-11 3800-009 Aveiro - PORTUGAL tel.: +351 234 305 430 fax: +351 234 305 437 url: www.microio.pt email: microio@microio.pt 14

Referências

Documentos relacionados

Um fato interessante a ser observado é que, graças as especificidades desse mercado, as editoras e distribuidores não costumam anunciar na mídia tradicional, encontrando assim nos

[r]

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do

O cliente do escritório contábil que utilizar o sistema Controller Nasajon, pode configurá-lo para que, a cada arquivo XML referente às notas fiscais geradas, seja enviada

1 - Origem Geográfica das Escolas Lisboa Beja Faro Bragança Santarém Castelo Branco Coimbra Évora Leiria Portalegre Setúbal Viseu Estrangeiro... 55 e 56 – Memórias Terrenas de um

[r]

artigo. e) Produção didático-pedagógica relevante, publicada ou não: devem ser apresentadas cópias da primeira página e sumário (quando houver). f) Relatórios de

Nesse texto, destacamos apenas as informações referentes à quatro categorias (conceito, atribuições, instituição, palavras- chave) como critério de recorte para