• Nenhum resultado encontrado

AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº. 004/2014. Respostas às Dúvidas e Sugestões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº. 004/2014. Respostas às Dúvidas e Sugestões"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº. 004/2014 Respostas às Dúvidas e Sugestões Referência: Considerações apresentadas pela empresa xxx

1) Questões do Lote 01: 1.1 - Dúvidas

1.1.1 - Haja vista a lista apresentada no Catálogo de Sistemas e as diferentes tecnologias utilizadas por esta administração, existe alguma intenção de se padronizar a plataforma de desenvolvimento para JAVA ou Net? Ou seja, existe uma definição da plataforma na qual serão desenvolvidos os novos sistemas?

Resposta: As principais plataformas para desenvolvimento de novos sistemas são: Java, Aplicações de Dispositivos Móveis (WindowsPhone, iOSApple e Android), Geoprocessamento, Python e MS Sharepoint, mas em situações específicas, a critério da ECT, poderão ser adotadas outras tecnologias dentre as relacionadas no subitem 3.1.1 da especificação técnica.

1.1.2 - Conforme item 9.2. da Especificação Técnica da Fábrica de Software “a critério da CONTRATANTE, os serviços poderão ser executados nas dependências da CONTRATANTE, na Administração Central, em Brasília/DF e/ou Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana, em São Paulo/SP”. Questionamos devido ao disposto no item 9.3. “Em situações específicas e em comum acordo entre as partes, técnicos da CONTRATADA poderão prestar serviços nas instalações da CONTRATANTE em localidades diferentes das citadas no subitem 9.2 desta Especificação Técnica”. Quais seriam as outras localidades? E qual o histórico atual de deslocamento dos últimos 12 meses?

Resposta: O subitem 9.3 da especificação técnica será reavaliado.

1.1.3 – Para o item 12.3. “A CONTRATADA deverá disponibilizar a qualquer tempo, conforme seja demandado pela CONTRATANTE, acesso às suas dependências/instalações para que sejam efetuadas análises e auditorias técnica e/ou de segurança”. Entendemos que esta atividade, quando ocorrer, será previamente planejada e agendada. Está correto o nosso entendimento? Resposta: Sim. As atividades de análise e auditoria nas dependências/instalações da Contratada serão previamente agendadas.

1.1.4 – Para o item “17.3. TRANSIÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO REFERENTES AOS SISTEMAS DO AMBIENTE DA CONTRATANTE” e seus subitens a CONTRATADA não estará sujeita aos acordos de níveis de serviço nesta fase de transição. Está correto o nosso entendimento? Para melhor análise, informar o backlog de demandas de Manutenção Perfectiva Funcional (Modificativa e Aditiva), Manutenção Corretiva, Manutenção Perfectiva Não Funcional e Manutenção Adaptativa.

(2)

1.1.4.1 – Qual o volume de chamados dos sistemas em nível 1, 2 e 3 atendidos e em aberto dos últimos 12 meses?

Resposta: A fase transição dos sistemas será composta de duas etapas. A primeira etapa, a ser executada no prazo de 60 (sessenta) dias corridos após assinatura do contrato, conforme subitem 17.3.2 da especificação técnica, visa somente a elaboração do plano de transição dos sistemas relacionados no Anexo I (Catálogo de Sistemas). O não atendimento desse prazo sujeitará a Contratada à penalidade prevista na alínea a.8, do subitem 8.1.2.1 (Multa de mora) das Condições Gerais da Contratação.

A segunda etapa refere-se à execução do plano de transição, a ser realizada após o prazo citado no subitem 17.3.2 da especificação técnica. Os serviços porventura contratados para serem executados durante a transição, quais sejam: (a) pré-atividades de manutenção (“Engenharia Reversa e Redocumentação do Software” e/ou “Projetar e Implementar Testes Automatizados para Todo o Sistema”) do Processo Tradicional e (b) Consolidação de Artefatos de Suporte ao Software (“Consolidação de Documentação e/ou Consolidação de Testes”) do Processo Expresso, serão monitorados conforme os indicadores de Níveis Mínimos de Serviço definidos no item 19 da especificação Técnica.

Durante a execução do plano de transição não serão demandados serviços de manutenção. Informações adicionais dos sistemas àquelas que constam no Anexo I (Catálogo de Sistemas), tais como o volume de backlog e de chamados, poderão ser obtidas durante a Vistoria Técnica, conforme item 4 da especificação técnica.

1.1.5 – Dando continuidade ao item de transição, qual a documentação existente (artefatos) dos sistemas descritos no Catálogo de Sistemas (Anexo I), e qual o nível de atualização das mesmas. Esta informação direcionará a correta elaboração e apresentação do plano de trabalho bem como definir se o período de transição proposto é compatível com a necessidade apresentada. Resposta: A situação da documentação dos sistemas será fornecida durante a Vistoria Técnica, conforme item 4 da especificação técnica.

1.1.6 – Para o item 17.4.8.6. “O pagamento da Autorização de Serviço está condicionado à aprovação e assinatura, pela CONTRATANTE, do Relatório de Serviços Prestados (RSP)”. Qual o prazo máximo para esta administração realizar a aprovação e emissão do Relatório de Serviços Prestados?

Resposta: A emissão do Relatório de Serviços Prestados (RSP) é de responsabilidade da Contratada. O prazo para realizar a aprovação e assinatura do RSP pela ECT será acordado entre as partes de acordo com a característica da demanda.

1.1.7 – O pagamento dos serviços após aprovação e emissão do Relatório de Serviços Prestados será realizado em quantos dias?

Resposta: O desembolso dos serviços prestados será realizado conforme as condições definidas no item 6 (DO PAGAMENTO) das Condições Gerais da Contratação.

(3)

1.2 - Sugestão de Habilitação para o LOTE 1

1.2.1 - Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em documento timbrado comprovando a experiência em projetos de desenvolvimento e manutenção baseado no framework Scrum que totalizem, no período de 1 (um) ano ininterrupto, 8.000 (oito mil) Pontos de Função, em regime de fábrica de software.

Resposta: Encontra-se sob análise a necessidade da apresentação do Atestado de Capacidade Técnica comprovando experiência em Métodos Ágeis.

1.2.2 - Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em documento timbrado comprovando a experiência da licitante em projetos de desenvolvimento de software de mesma natureza e porte para a Web (Internet ou Intranet) nas etapas de Requisitos de Sistema, Análise, Projeto e Implementação, Teste, Homologação, Implantação, Gestão do Projeto, Gerência de Configuração de Software que utilizaram a linguagem de programação Microsoft C# e o Banco de dados Microsoft SQL 2008 ou superior, totalizando, no mínimo, 5.000 (cinco mil) Pontos de Função no período de 1 (um) ano ininterrupto.

Resposta: Não acolhida. Será exigida a comprovação da prestação de serviços nas tecnologias Java, Python e ColdFusion visto que as mesmas representarão maior volume de demandas.

1.2.3 - Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em documento timbrado comprovando a experiência da licitante em projetos de desenvolvimento de software de mesma natureza e porte para a Web (Internet ou Intranet) nas etapas de Requisitos de Sistema, Análise, Projeto e Implementação, Teste, Homologação, Implantação, Gestão do Projeto, Gerência de Configuração de Software que utilizaram a linguagem de programação JAVA e o Banco de dados Oracle 10g ou superior, totalizando, no mínimo, 5.000 (cinco mil) Pontos de Função no período de 1 (um) ano ininterrupto.

Resposta: Não acolhida. Serão mantidas as condições estabelecidas na alínea b.1, subitem 13.2.2 das Condições Gerais da Contratação.

1.2.4 - Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em documento timbrado comprovando a experiência em gerenciamento de projetos segundo processos estabelecidos pelo Project Management Institute – PMI, no Project Management BodyofKnowledge – PMBOK, que totalizem, no período de 1 (um) ano ininterrupto, 8.000 (oito mil) Pontos de Função, em regime de fábrica de software.

Resposta: Encontra-se sob análise a necessidade da comprovação de experiência em gerenciamento de projetos.

1.2.5 - Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em documento timbrado comprovando a experiência da licitante em contagem

(4)

baseada na técnica de Análise de Ponto de Função do International Function Point Users’ Group (IFPUG), realizada por especialista(s) certificado em Ponto de Função (Certified Function Point Especialist – CPFS) pelo IFPUG em projetos que totalizem, no mínimo, 8.000 (oito mil) Pontos de Função no período ininterrupto de 1 (um) ano, em regime de fábrica de software.

Resposta: Não acolhida. Serão mantidas as condições estabelecidas na alínea a, subitem 13.2.2 das Condições Gerais da Contratação.

1.2.6 - Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em documento timbrado comprovando a experiência na utilização de sistema para controle das demandas de desenvolvimento ou manutenção de software, em período ininterrupto de 1 (um) ano, e com o registro de, pelo menos, 100 (cem) registros diferentes de Ordens de Serviço ou Solicitações de Mudança na sua base de dados;

Resposta: Não acolhida. Esta exigência não é imprescindível para atestar a aptidão da licitante para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação.

1.2.7 - Declaração pela licitante de que possui os recursos humanos e ferramentas necessários para cada tipo de serviço objeto deste processo licitatório que conste do memorial descritivo, em especial os itens 1.3.1 a 1.3.7 do referido memorial descritivo.

Resposta: Não acolhida. Não se deve exigir como condição de qualificação técnica na fase de habilitação, que os licitantes possuam em seu quadro permanente profissionais certificados.

1.3 – Contratação do LOTE 1

A adjudicatária obriga-se a apresentar, como condição para a assinatura do contrato, no prazo de 5 (cinco) dias, a documentação abaixo relacionada:

1.3.1 – 02 profissionaiscertificados Microsoft® Certified Technology Specialist - NET Framework 4, Web Applications.

1.3.2 – 01 profissionalcertificado Microsoft Certified Solutions Developer - Web Applications. 1.3.3 – 01profissional certificado Microsoft® Certified Professional Developer - Web Developer 4.

1.3.4 – 02 profissionaiscertificados Microsoft® Certified Technology Specialist - SQL Server® 2008, Implementation and Maintenance.

1.3.5 – 02 profissionaiscertificados Java Sun Certified Enterprise Architect for the Java 2 Platform, ou Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect ou superior.

1.3.5 – 02 profissionaiscertificados SUN Certified Business Component Developer, Enterprise Edition ou Oracle Certified Business Component Developer.

1.3.6 – 02 profissionais certificados Oracle Database 10g Administrator Certified Professional. 1.3.7 – 02 profissionais com certificação oficial Scrum Master reconhecido pela Scrum Alliance ou pela Scrum. Org.

Resposta: Não Acolhida. As exigências quanto à alocação de profissionais certificados estão definidas no item 10 da especificação técnica. Estes profissionais atuarão como prepostos da Contratada.

(5)

Ademais, os serviços serão prestados nas instalações da Contratada, não havendo ingerência por parte da ECT sob os recursos humanos alocados na prestação dos serviços.

1.3.8 - Certificado de Maturidade de Processos CapabiltyMaturityModel (CMM) nível 3, CapabilityMaturityModelIntegrator (CMMI) nível 3, em vigência, reconhecido pelo SEI (Software EngineeringInstitute), ESI (European Software Institute) ou CRIM (Centre de RechercheInformatique de Montreal) ou certificado do Programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS-BR) nível “C” vigente e expedido por instituição qualificada e autorizada para este fim. Esse documento deverá ser entregue na fase de habilitação do processo licitatório.

1.3.8.1 Não será aceita documentação que indique encontrar-se a Proponente em vias de obtenção da certificação, ou que se encontre em processo de auditoria para tanto, ou com prazo de validade expirado, ou que de qualquer outra maneira não comprove encontrar-se com certificação definitiva e em vigência. Nos casos em que a Certificação possui prazo de validade e este não estiver explicitado no documento, deverá ser juntada prova documental de que a certificação está vigente.

Resposta: As exigências acerca dos modelos de maturidade de processos na fase de habilitação técnica serão reavaliadas.

1.3.9 - Prova documental de que a PROPONENTE possui parceria oficial com a Microsoft de nível Gold ou Silver nas competências relacionadas a desenvolvimento de software;

Resposta: Não acolhida. Não é uma condição técnica imprescindível para prestação dos serviços. 1.3.10 - Prova documental de que a PROPONENTE possui Parceria oficial com a Oracle – Oracle CertifiedPartner.

Resposta: Não acolhida. Não é uma condição técnica imprescindível para prestação dos serviços.

2) Questões do Lote 02: 2.1 – Dúvidas:

2.1.1 - Por favor, informar o volume histórico de serviços de Manutenção e Evolução de solução de DW/BI nos últimos 12 meses? Volume de Manutenção Adaptativa? Volume de Manutenção Corretiva?

Resposta: Estas informações poderão ser obtidas durante a Vistoria Técnica, conforme item 4 da especificação técnica.

2.1.2 – Consta do item 9.2 Especificação Técnica - Manutenção do BI (Lote 02) que “A critério da CONTRATANTE, os serviços poderão ser executados nas dependências da CONTRATANTE, na Administração Central, em Brasília/DF”. Para o lote 02 os serviços serão executados somente em Brasília/DF?

(6)

Resposta: Sim.

2.2 - Sugestão de Habilitação para o LOTE 2

2.2.1 Atestado(s) de Capacidade Técnica, fornecidos por pessoa jurídica de direito privado ou órgãos ou entidades da administração pública, que comprove que a LICITANTE executou ou executa serviços de Desenvolvimento de Sistemas de “Business Intelligence” (BI) de mesma natureza ou similares aos da presente LICITAÇÃO, em quantidades e prazos compatíveis com o objeto do presente EDITAL, em um período de 12 meses ininterruptos.

Resposta: Não acolhida. Serão mantidas as condições estabelecidas na alínea a, subitem 13.2.2 das Condições Gerais da Contratação.

2.3 – Contratação do LOTE 2

A adjudicatária obriga-se a apresentar, como condição para a assinatura do contrato, no prazo de 5 (cinco) dias, a documentação abaixo relacionada:

2.3.1 - Prova documental de que a PROPONENTE possui Parceria oficial com a Oracle – Oracle CertifiedPartner.

Resposta: Não acolhida. Não é uma condição técnica imprescindível para prestação dos serviços.

3) Questões do Lote 03: 3.1 – Dúvidas:

3.1.1 Para o item 16.2.1.2. Para cálculo da remuneração e definição do prazo de execução do serviço será(ão) considerada(s) a(s) atividade(s) efetivamente executada(s) pela CONTRATADA. Qual a literatura/ referência utilizada para se definir o Quadro 7 – Distribuição dos Esforços das Atividades de Qualificação do Software e o Quadro 8 – Distribuição dos Esforços das Atividades de Qualificação do Sistema?

Resposta: Os percentuais de distribuição dos esforços referentes às atividades de teste de qualificação de software e de sistema foram baseados nos dados históricos da ECT.

3.2 - Sugestão de Habilitação para o LOTE 3:

3.2.1 - Atestado(s) de Capacidade Técnica, fornecidos por pessoa jurídica de direito privado ou órgãos ou entidades da administração pública, que comprove que a LICITANTE executou ou executa serviços de Fábrica de Testes incluindo teste gerenciado pelo negócio, engenharia de testes funcionais, não-funcionais, automação de testes e testes de vulnerabilidade baseados em práticas de segurança da informação.

Resposta: Não acolhida. Serão mantidas as condições estabelecidas no subitem 13.2.1 das Condições Gerais da Contratação.

(7)

3.2.2 - Declaração pela licitante de que possui os recursos humanos e ferramentas necessários para cada tipo de serviço objeto deste processo licitatório que conste do memorial descritivo, em especial ao iten 3.3 do referido memorial descritivo.

Resposta: Não acolhida. Não se deve exigir como condição de qualificação técnica na fase de habilitação, que os licitantes possuam em seu quadro permanente profissionais certificados. 3.3 – Contratação do LOTE 3

A adjudicatária obriga-se a apresentar, como condição para a assinatura do contrato, no prazo de 5 (cinco) dias, ao menos 04 profissionais com uma das certificações abaixo relacionada: • Certificação CSQA – Certified Software QualityAnalyst; Emitida pela QAI – QualityAssuranceInstitute; ou

• CSTE - Certified Software Tester; Emitida pela QAI – QualityAssuranceInstitute; ou

• CBTS - Certificação Brasileira de Teste de Software; Emitida pela ALATS - Associação Latino Americana de Teste de Software; ou

• CTFL - ISTQB Certified Tester; Emitidapela BSTQB – Brazilian Software Testing Qualifications Board

Resposta: Não Acolhida. As condições quanto à alocação de profissionais certificados estão definidas no item 10 da especificação técnica. Estes profissionais atuarão como prepostos da Contratada.

Ademais, os serviços serão prestados nas instalações da Contratada, não havendo ingerência por parte da ECT sob os recursos humanos alocados na prestação dos serviços.

Referências

Documentos relacionados

Duas características que se destacam na obra de Cartier-Bresson são o chamado por ele como instante decisivo da imagem, momento máximo da cena, e o fato de suas fotografias

CONTEÚDO : Estudos sobre os efeitos da miostatina mostraram correlação negativa entre sua expressão e massa muscular, sugerindo que possa estar envolvida na indução de

2º O Atestado de Capacidade Técnica é um documento emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, que tem como objetivo comprovar que determinada

c) Atestado(s) de Capacidade Técnica, em nome da Empresa, expedido(s) por pessoa jurídica, de direito público ou privado, comprovando ter à Empresa Concorrente

1º A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica, de direito público ou de direito privado, é lícito reter qualquer documento

Realização de análise de viabilidade técnica, econômica e financeira para projeto de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos na cidade de Campinas - SP,

Apesar de ser um número reduzido de casos clínicos, não sendo possível fazer uma comparação crítica com a literatura, dos quatro casos com DDVM, dois apresentavam lesão

a) 01 (um) Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, ou cópia de contrato firmado comprovando que a