• Nenhum resultado encontrado

REGRAS DE TRANSIÇÃO NO ISA 2º CICLO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGRAS DE TRANSIÇÃO NO ISA 2º CICLO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGRAS DE TRANSIÇÃO NO ISA – 2º CICLO

O Instituto Superior de Agronomia decidiu proceder à adequação dos seus ciclos de estudos ao processo de Bolonha já a partir do ano lectivo 2006/2007. Neste ano lectivo entrou em funcionamento o 1º ano do 1º ciclo de Bolonha e, a partir de 2007/2008, entram em funcionamento todos os anos de ambos os ciclos de estudos (1º e 2º) que já foram aprovados pela Direcção Geral do Ensino Superior.

Tendo em conta que muitos dos actuais alunos do ISA pretendem transitar para o 2º ciclo de Bolonha em 2007/2008 enquanto que outros pretendem terminar o seu curso nos moldes antigos (licenciatura de 5 anos), estabelecem-se as seguintes regras de transição:

1) O gabinete de apoio à transição, criado para a transição para o 1º ciclo continuará a funcionar com o objectivo de ajudar e esclarecer os estudantes sobre todo o processo de transição. Este gabinete será coordenado por um docente e contará com o apoio do pessoal da DA e do GEP, sempre que necessário.

2) Os alunos que o pretendam podem terminar o seu curso nos moldes antigos (licenciatura de 5 anos) nos anos lectivos 2006/2007 e 2007/2008, desde que se encontrem nas condições referidas em 3. A partir daí, todos os alunos transitarão obrigatoriamente para os cursos de Bolonha.

3) No ano lectivo 2007/2008, embora as disciplinas dos cursos antigos não funcionem, será feito exame dessas disciplinas nas épocas normais correspondentes a cada semestre (apenas uma chamada em cada época). A esses exames podem aceder todos os alunos que tenham frequência válida (ou seja, obtida num dos três anos anteriores ao ultimo ano de funcionamento da disciplina).

4) No ano lectivo 2006/2007 apenas funcionou o 1º ano de Bolonha, em simultâneo com os restantes anos (2º, 3º, 4º e 5º) do regime actual. A partir de 2007/2008, inclusive, funcionam todos os anos de Bolonha (1º e 2º ciclo) deixando de funcionar o regime actual excepto para a especialidade Viticultura e Enologia das licenciaturas em Engenharia Alimentar e Engenharia Agronómica (o regime de funcionamento deste ramo será anunciado oportunamente).

5) Todos os alunos do ISA que satisfaçam as condições de ingressar no 2º ciclo, terão acesso garantido ao curso de mestrado de continuidade do curso de licenciatura que o aluno terminou.

(2)

6) Os alunos do ISA com até 3 unidades curriculares (UC) do 1º ciclo por fazer (ou seja, tendo completado 157,5 ECTS até ao final do ano lectivo 2006/2007) poderão frequentar UC do 2º ciclo de Bolonha (ao abrigo do Art. 46 do DL 74/2006). Terão sempre de cumprir o limite de inscrições de 37,5 ECTS por semestre.

7) Um aluno que não termine o seu curso nos moldes anteriores a Bolonha no ano lectivo 2006/2007 poderá ser integrado nos novos planos de estudos de Bolonha. Neste caso terá equivalências, por área científica (ver pontos seguintes), às unidades curriculares do 2º ciclo de Bolonha com as unidades curriculares feitas para além dos 180 ECTS necessários para completar o 1º ciclo. Para se estabelecer estas equivalências o aluno terá, obrigatoriamente, de utilizar todas as disciplinas dos 3 primeiros anos do curso antigo para obter a equivalência ao total de UCs do 1º ciclo. Se não tiver ainda obtido os 180 ECTS necessários, poderá utilizar disciplinas dos restantes anos até perfazer esses créditos e só a partir daí se podem utilizar as disciplinas restantes para eventuais equivalências a UCs do 2º ciclo, como definido nos pontos seguintes. Note-se que os créditos usados para uma determinada equivalência não poderão ser usados noutra equivalência de UC desse ou de outro ciclo.

8) As UC que o aluno deverá fazer para completar o 2º ciclo dependem do número de ECTS feitos até ao momento como indicado na tabela seguinte:

ECTS obtidos no

fim de 2006/2007 UC do 2º ciclo que tem de fazer (até completar 300 ECTS) ≥ 258 Apenas a tese de mestrado

234 – 257.5 UC da tabela de optativas* da área de especialização respectiva até completar pelo menos 258 ECTS, e a tese de mestrado 180 – 233.5 A tese de mestrado mais UC do plano de estudos do 2º ciclo, tendo em conta as equivalências concedidas às UC obrigatórias (ponto 9),

incluindo sempre um mínimo de 4 da tabela de optativas* da área de especialização respectiva, a menos que tenha equivalência a estas como indicado no ponto 10.

* Tabela de Optativas A e B no caso da Engenharia Alimentar. No caso do Mestrado em Eng. Zootécnica – Produção Animal o aluno deverá consultar a respectiva Comissão de Curso para escolher as UCs mais adequadas.

9) As equivalências às UC obrigatórias do 2º ciclo, são feitas por área científica, conforme descrito na tabela A.

(3)

Tabela A

UC na área científica

de... Pode ter equivalência com ECTS obtidos nas áreas científicas de... Biologia Biologia, Química, Agronomia, Eng. Florestal, Eng. Alimentar Ciências Económicas e

Sociais Ciências Económicas e Sociais, Ciências Sociais e Humanas, Agronomia, Eng. Florestal, Eng. Alimentar

Matemática* Matemática, Física

Ciências da Terra Ciências da Terra, Física, Ecologia, Eng. Florestal, Agronomia, Matemática Eng. Alimentar Eng. Alimentar, Biologia

Física Física, Matemática, Ciências da Terra Química Química, Eng. Ambiente, Biologia

Eng. Ambiente Eng. Ambiente, Química, Biologia, Agronomia

Eng. Florestal Eng. Florestal, Biologia, Ciências Económicas e Sociais

Produção Animal Produção Animal, Eng. Alimentar, Agronomia, Ciências Económicas e Sociais

Ciências Sociais e

Humanas Ciências Sociais e Humanas, Ciências Económicas e Sociais Artes e Técnicas de

Representação Artes e Técnicas de Representação, Arquitectura Paisagista Arquitectura Paisagista Arquitectura Paisagista, Eng. Florestal, Ecologia, Matemática,

Ciências da Terra

* Os alunos dos planos de estudo anteriores a Bolonha têm muito mais disciplinas na área de matemática do que o 1º ciclo dos novos planos de estudos de Bolonha. Assim, os alunos que fizeram todas as disciplinas da área científica da Matemática dos 3 primeiros anos antigos não precisam de se inscrever na unidade curricular de matemática do 2º ciclo de Bolonha.

Como há muitas disciplinas antigas com 5,5 ECTS, permite-se que estas disciplinas dêem equivalência a outras de 2º ciclo com 6 ECTS, da mesma área científica, desde que possam ir buscar o meio ECTS em falta a qualquer outra área científica.

10) Tendo em consideração que, com a nova reorganização dos planos de estudos o aluno, ao nível do 2º ciclo, tem de fazer um conjunto de unidades curriculares de uma tabela de optativas e outras obrigatórias (ver planos de estudos do 2º ciclo), e que pode já ter feito disciplinas equivalentes no seu percurso académico, serão estabelecidas correspondências entre as antigas e as novas disciplinas apenas para efeito de o aluno não precisar de repetir a disciplina em causa (terá de fazer outra para obter os ECTS equivalentes), podendo a disciplina ter sido feita no âmbito do 1º ou 2º ciclo. Neste caso, o aluno poderá ir buscar os ECTS em falta a

(4)

descrito na Tabela A). A equivalência de ECTS por área científica é sempre feita como descrito nos pontos anteriores. A tabela com estas correspondências será divulgada posteriormente.

11) Um aluno que já tenha escolhido a sua especialização dentro da licenciatura antiga, será incluído no plano de estudos do 2º ciclo correspondente, conforme indicado nas tabelas seguintes:

Curso antigo 2º ciclos de Bolonha correspondentes

Licenciatura em Engenharia Agronómica Mestrado em Engenharia Agronómica Agro-Pecuária Agro-Pecuária Agronomia Tropical Produção Agrícola Tropical

Economia Agrária e dos Recursos Naturais Economia Agrária e Gestão do Território Horto-Fruticultura Hortofruticultura e Viticultura

Protecção das Plantas Protecção de Plantas

Recursos Genéticos Biotecnologia e Melhoramento de Plantas

Viticultura e Enologia -*

- Engenharia Rural

* Não existindo correspondência completa o aluno pode optar pela área de especialização de Hortofruticultura e Viticultura ou por realizar o ramo da licenciatura em Eng. Agronómica.

Licenciatura em Engenharia Alimentar Mestrado em Engenharia Alimentar Tecnologia dos Produtos Animais Tecnologia dos Produtos de Origem Animal Tecnologia dos Produtos Vegetais Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal

Viticultura e Enologia -*

- Qualidade e Segurança Alimentar

- Produção Agrícola Tropical

- Biotecnologia Microbiana

* Não existindo correspondência completa o aluno pode optar pela área de especialização de Hortofruticultura e Viticultura da Eng. Agronómica ou por realizar o ramo da licenciatura em Eng. Alimentar.

Licenciatura em Engenharia do Ambiente Mestrado em Engenharia do Ambiente Gestão e Recuperação Ambiental Tecnologias Ambientais Gestão da Água e Melhoramentos Rurais Gestão Ambiental

Licenciatura em Engenharia Florestal Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

Gestão dos Recursos Naturais Gestão de Recursos Naturais Tecnologia dos Produtos Florestais Engenharia de Produtos Florestais

- Gestão Florestal

(5)

12) Se o aluno pretender mudar de área de especialização poderá fazê-lo desde que faça sempre as 4 Unidades Curriculares necessárias para obter a nova especialização dentro das tabelas de optativas de cada mestrado.

13) Se o aluno pretender mudar para um 2º ciclo que não seja o de continuidade da licenciatura em que esteve inscrito deverá fazer um requerimento ao Conselho Científico para lhe serem estabelecidas as condições de acesso.

14) Nas inscrições no ano lectivo de 2007/2008, para os alunos que ingressaram no ISA antes de 2006/2007, excepcionalmente não são consideradas quaisquer precedências. Aos alunos que ingressaram no ISA pela primeira vez em 2006/2007 aplicam-se as regras de precedências normais.

15) Durante os anos lectivos 2006/2007 e 2007/2008, as disciplinas ou UC extracurriculares contarão para os créditos necessários para obtenção do grau (licenciado ou mestre) até ao limite de 2.

16) Para os alunos de Arquitectura Paisagista, cujo curso foi proposto como Mestrado Integrado, aplicam-se as seguintes regras:

a) Nas inscrições em 2007/2008 os alunos estabelecerão equivalências de acordo com a tabela seguinte:

UCs do plano de estudos de Bolonha na Área Científica de:

Poderão ter equivalência com ECTS feitos, em qualquer ano, nas Áreas Científicas de:

Ciências da Terra Ciências da Terra

Ecologia (preferencialmente) Ecologia

Ciências da Terra

Ciências Sociais e Humanas (preferencialmente) Ciências Sociais e Humanas

Arquitectura Paisagista

Artes e Técnicas de Representação (preferencialmente) Artes e Técnicas de Representação

Qualquer outra área científica

Arquitectura Paisagista (preferencialmente) Arquitectura Paisagista

Qualquer outra área científica

b) O aluno terá de dar prioridade no estabelecimento das equivalências às UC que se encontram mais cedo no seu plano de estudos. Ou seja, não pode ter equivalência a uma UC do 4º ano de Bolonha na área da Arquitectura Paisagista (por exemplo) se tiver uma UC nessa área no 3º ano à qual não teve ainda equivalência.

c) Para os alunos que terminem o curso (como mestrado integrado de Bolonha) nos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009, o Trabalho Final contará com 25 ECTS.

17) Quando o aluno efectuar a sua inscrição no ano lectivo 2007/2008 deverá apresentar uma declaração com as equivalências que pretende obter, de acordo

(6)

18) Os alunos que tenham entrado como bacharéis, ou provenientes de reingressos ou de mudanças de curso que estejam a realizar o plano de estudos que lhes foi atribuído terão a sua situação analisada caso a caso pelo Conselho Científico com vista à sua adaptação ao processo de Bolonha.

19) Aos alunos de cursos de mestrado anteriores a Bolonha, com aprovação na parte escolar desse mestrado, aplicam-se as seguintes regras:

a) pode fazer a tese nos anos lectivos 2006/2007 e 2007/2008, completando o mestrado antigo;

b) pode optar por não fazer a tese e ser-lhe-á passado um diploma de estudos avançados;

c) se não acabar a tese nos prazos previstos em a) poderá ser integrado num novo mestrado de Bolonha em circunstâncias a definir caso a caso pelo Conselho Científico do ISA.

20) Aos antigos alunos com uma licenciatura obtida no ISA que pretendam ingressar no 2º ciclo ara obter o grau de mestre aplicam-se as seguintes regras:

i) Um aluno que tenha obtido uma licenciatura no ISA entre 2003 e 2007 e pretenda realizar um 2º ciclo (mestrado) de Bolonha terá de realizar:

- A tese de mestrado no caso de pretender obter uma especialização equivalente ao seu ramo de licenciatura;

- Quatro disciplinas (da respectiva tabela de optativas) mais a tese de mestrado no caso de pretender obter uma especialização diferente do seu ramo de licenciatura.

ii) Um aluno que tenha obtido uma licenciatura no ISA em data anterior a 2003 terá de fazer a tese de mestrado acrescido de um conjunto de disciplinas a definir caso a caso pelo Conselho Científico do ISA mediante apreciação do currículo académico, científico e profissional do candidato.

21) Qualquer caso que não esteja previsto nestas regras deverá ser analisado e decidido pelo Conselho Científico do ISA.

Referências

Documentos relacionados

• Age para expandir o negócio em novas áreas, produtos ou serviços; Age para expandir o negócio em novas áreas, produtos ou serviços; • Aproveita oportunidades fora do comum

O PROCESSO ESTRATÉGICO DE O PROCESSO ESTRATÉGICO DE MARKETING MARKETING Finalidade do negócio Finalidade do negócio Estragégia central Estragégia central Posicionamento

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

The commentaries that Gerson da Cunha made on the visible and invisible meanings of the 1867 Universal Exhibition may, therefore, be included in the common typology of

pela filosofia como uma figura fundadora da própria actividade de pensamento abstracto, o que distingue Cassirer dessa tradição é que ele recusa reduzir a totalidade do campo

The exclusion criteria were the following: 1) studies not involving humans (in vitro or research conducted in animals); 2) case reports, qualitative research studies,

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

a) É uma profissão que exige formação em nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da