• Nenhum resultado encontrado

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010

NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000882/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR022798/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46215.470050/2009-82 DATA DO PROTOCOLO: 19/06/2009

SINDICATO AUX ADM ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 31.249.428/0001-04, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ELLES CARNEIRO PEREIRA, CPF n. 326.553.047-72; E

SOCIEDADE PROPAGADORA DAS BELAS ARTES, CNPJ n. 33.183.682/0001-74, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). MYRIAM FREIRE DIAS COSTA, CPF n. 051.601.467-68;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 1º de março de 2009 a 28 de fevereiro de 2010 e a data-base da categoria em 1º de março.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) de trabalho existente ou que venham existir entre os auxiliares de administração escolar representados pelo Sindicato doa Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade Propagadora das Belas Artes e Ofícios, Faculdade Bethencourt da Silva, com abrangência territorial em Rio de Janeiro/RJ.

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

PISO SALARIAL

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL

Fica estabelecido que o piso salarial, a partir de 1º de março de 2009, deverá respeitar a Lei nº. 5357 de 23 de dezembro de 2008 que versa sobre os pisos salariais do Estado do Rio de Janeiro respeitando-se as funções e valores ali especificados, para uma jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

(2)

Fica estabelecido reajuste salarial, a partir de 1º de março de 2009 de 6,25 (seis inteiros e vinte e cinco centésimos por cento) sobre os salários de fevereiro de 2009 já devidamente corrigidos pelo acordo coletivo anterior.

PAGAMENTO DE SALÁRIO – FORMAS E PRAZOS CLÁUSULA QUINTA - EMPREGADO SUBSTITUTO

Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído.

REMUNERAÇÃO DSR CLÁUSULA SEXTA - ATRASO

Assegura-se o repouso remunerado do empregado que chegar atrasado, quando permitido o ingresso pelo empregador e, este atraso, for compensado no final da jornada do dia ou em outro dia da mesma semana, bastando para tanto que o funcionário expresse este desejo junto ao empregador por escrito.

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS

ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO

CLÁUSULA SÉTIMA - ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO

Adicional por tempo de serviço sob a forma de anuênios na base de 0,5% (meio por cento) da remuneração do empregado por ano de efetivo exercício.

Parágrafo Único – O valor máximo a ser pago sobre o salário a título de anuênios, a partir de 01 de março de 2003 não poderá ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitando-se os direitos adquiridos pelos empregados, que anteriormente a esta data já percebiam percentuais superiores.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO CLÁUSULA OITAVA - AUXÍLIO EDUCAÇÃO

Garantia de gratuidade de matrícula e ensino nos cursos e graus para os empregados, dependentes, cônjuges e/ou união estável a partir de um ano de serviço prestado ao empregador, durante a vigência do acordo coletivo, limitando-se a dois o número de dependentes. O presente direito fica preservado até o final do ano letivo, tratando-se do Colégio e Período letivo tratando-se da Faculdade, em caso de dispensa do funcionário.

Parágrafo Primeiro – O empregado, dependente, cônjuge e/ou união estável obtendo uma reprovação no decorrer dos seus estudos, perderá 60% (sessenta por cento) do direito à gratuidade e em sendo reincidente, deixará de fazer jus aos direitos constantes no Caput da presente cláusula.

(3)

Parágrafo Segundo – O valor referente à taxa de informática até então cobrado pela SPBA deixará de ser cobrado a partir de primeiro de setembro de 2008, reconhecendo o sindicato que a mesma era lícita.

EMPRÉSTIMOS CLÁUSULA NONA - EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

A SBPA obriga-se a efetuar o desconto em folha de pagamento dos auxiliares de administração escolar que são ou vierem a ser associados à Cooperativa de Economia e Crédito Multuo dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro, compreendendo tal desconto os valores referentes ao capital e empréstimo, desde que autorizado pelo empregado.

CONTRATO DE TRABALHO – ADMISSÃO, DEMISSÃO, MODALIDADES

DESLIGAMENTO/DEMISSÃO

CLÁUSULA DÉCIMA - AVISO PRÉVIO

O empregado despedido fica dispensado do cumprimento do aviso prévio quando comprovar a obtenção de novo emprego, desonerando a empresa do pagamento dos dias não trabalhados.

RELAÇÕES DE TRABALHO – CONDIÇÕES DE TRABALHO, NORMAS DE

PESSOAL E ESTABILIDADES

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - EQUIPARAÇÃO SALARIAL

Equiparação salarial dos funcionários que desempenham a função de Segurança nos termos do Artigo 461 e seus Parágrafos da CLT.

ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO/DESVIO DE FUNÇÃO CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO (VIGIA)

A instituição prestará assistência jurídica a seus empregados na função de vigia, sempre que, no exercício de suas funções e em defesa dos legítimos interesses do estabelecimento, em que trabalhem incidirem na prática de ato, que os leve a responder a qualquer ação penal.

ESTABILIDADE PORTADORES DOENÇA NÃO PROFISSIONAL CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - ESTABILIDADE PROVISÓRIA POR DOENÇA

(4)

Estabilidade provisória no emprego de 60 (sessenta) dias ao empregado que retornar de licença médica superior a 60 (sessenta) dias, desde que, não esteja cumprindo aviso prévio antes do evento causador da doença.

ESTABILIDADE APOSENTADORIA CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - ESTABILIDADE

Fica garantido o emprego, durante os 24 (vinte e quatro) meses que antecedem a data em que o empregado adquire o direito a aposentadoria voluntária, desde que este trabalhe na empresa há pelo menos 5 (cinco) anos. Adquirido o direito, extingue-se a garantia.

Parágrafo Único – O empregado deverá notificar, por escrito, a empresa da época em que adquiriu as condições estabelecidas no caput da presente cláusula, seja pôr idade ou tempo de serviço, sob pena de não o fazendo, tornar-se inaplicável o dispositivo acima acordado.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS

COMPENSAÇÃO DE JORNADA

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - COMPENSAÇÃO DE JORNADA PARA OS SÁBADOS

A instituição e seus funcionários poderão pactuar durante a vigência do presente acordo, o sistema de compensação da jornada de trabalho objetivando evitar a prestação de serviço aos sábados.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - COMPENSAÇÃO DE JORNADA

A jornada em horário extra terá uma remuneração adicional de 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da hora normal.

FALTAS CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - FALTA JUSTIFICADA

Fica instituído o dia 15 de outubro como data consagrada ao administrador escolar, sendo vedado o serviço de administração escolar neste dia.

JORNADAS ESPECIAIS (MULHERES, MENORES, ESTUDANTES) CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - JORNADAS ESPECIAIS (ESTUDANTES)

Os empregados que estejam estudando em Estabelecimentos de Ensino reconhecidos oficialmente, nos dias de suas provas, ficarão dispensados do trabalho, sem prejuízo de seus direitos e vantagens, desde que tragam comunicação oficial 72 (setenta e duas) horas antes da realização das mesmas. A dispensa, a fim de evitar o colapso na administração, caso ocorra à coincidência de vários empregados fazendo provas no mesmo dia, se limita a 20% (vinte por cento) do total dos empregados tutelados no presente artigo, fixando uma escala de rodízios para atender à totalidade dos empregados que estejam estudando.

(5)

FÉRIAS E LICENÇAS

DURAÇÃO E CONCESSÃO DE FÉRIAS CLÁUSULA DÉCIMA NONA - CONCESSÃO DE FÉRIAS

O início das férias coletivas ou individuais, não poderá coincidir com o dia de sábado, domingo, feriado ou dia destinado à compensação do repouso semanal, salvo no caso em que o estabelecimento funcione no dia de sábado como dia útil, quando, então, as férias poderão iniciar neste dia.

REMUNERAÇÃO DE FÉRIAS CLÁUSULA VIGÉSIMA - ADIANTAMENTO DO 13º SALÁRIO

Desde que haja manifestação dos empregados nos 60 (sessenta) dias contados da assinatura do presente acordo, por ocasião das férias haverá adiantamento do 13º salário a ser pago junto com a remuneração das mesmas.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

UNIFORME

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - FORNECIMENTO GRATUÍTO DE UNIFORME

Uniforme de trabalho, quando de uso obrigatório ou exigido, será fornecido gratuitamente, fixando-se o limite de três por ano.

ACEITAÇÃO DE ATESTADOS MÉDICOS CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - ACEITAÇÃO DE ATESTADOS MÉDICOS

Assegura-se eficácia aos atestados médicos e odontológicos fornecidos por profissionais do sindicato dos trabalhadores ou que pertencem a convênios realizados pelo sindicato, para o fim de abono de faltas ao serviço relativamente ao empregado sindicalizado, quanto aos demais será observado a gradação legal.

RELAÇÕES SINDICAIS

ACESSO DO SINDICATO AO LOCAL DE TRABALHO CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - QUADRO DE AVISO

(6)

publicações de interesse da categoria profissional, desde que previamente cientificados e notificados os respectivos diretores da instituição, vedada à divulgação de matéria político-partidária ou ofensiva a quem quer que seja.

REPRESENTANTE SINDICAL

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE SINDICAL

É assegurada a eleição direta de um empregado auxiliar de administração escolar com a participação do sindicato, com as garantias do artigo 543 e seus parágrafos da Consolidação das Leis do Trabalho cujo mandato será de um ano podendo ser renovado por igual período.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - FREQUENCIA DE DIRIGENTE SINDICAL

Assegura-se a freqüência livre dos dirigentes sindicais para participarem de assembléias sindicais devidamente convocadas e comprovadas.

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - COMPROVANTE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Obriga-se a SBPA a remeter ao sindicato profissional em até 10(dez) dias a partir da

assinatura do presente acordo comprovante do pagamento da Contribuição Sindical ano base 2009 com a relação dos empregados auxiliares de administração escolar contribuintes e respectivos valores de contribuição.

DISPOSIÇÕES GERAIS

APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO COLETIVO CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - COMISSÃO PARITÁRIA

Fica constituída uma comissão paritária integrada de no máximo 4 (quatro) representantes designados pelos acordantes, com os seguintes objetivos:

a) orientar e fazer cumprir o presente acordo coletivo de trabalho;

b) reunir e procurar solucionar os problemas oriundos da aplicação do mesmo;

c) estudar e propor medidas de interesse das categorias convenentes, para melhorar e

aperfeiçoar as relações contratuais coletivas, admitindo-se até a realização de termos aditivos ao presente acordo;

d) analisar e apresentar subsídios às autoridades na elaboração de Leis, Decretos e

Portarias do âmbito Federal, Estadual ou Municipal dentro do interesse social dos acordantes;

e) a Comissão Paritária reunir-se-á sempre que houver solicitação de uma das partes.

DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO

(7)

(dez por cento) do salário básico, em favor do empregado prejudicado.

OUTRAS DISPOSIÇÕES CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - COMPROVANTES DE PAGAMENTO

Deve a instituição fornecer aos seus empregados, os comprovantes contendo os elementos que integram o pagamento da remuneração mensal, com especificação dos valores dos vencimentos e dos descontos legais autorizados.

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br .

ELLES CARNEIRO PEREIRA PRESIDENTE

SINDICATO AUX ADM ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MYRIAM FREIRE DIAS COSTA PRESIDENTE

Referências

Documentos relacionados

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS COMO PRESTACAO DE SERVICOS AFINS E CORRELATOS AOS PRODUTOS, EQUIPAMENTOS, MAQUINAS E COMPONENTES, COMERCIALIZACAO, INSTALACAO, IMPLANTACAO E

A Contribuição de Melhoria será cobrada dos proprietários de imóveis situados nas áreas diretamente beneficiadas pela obra, ou seja, dos imóveis lindeiros à Rua

Portanto, a avaliação do acordos de cooperação técnica internacional no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação em saúde será o assunto deste trabalho, tomando como

Mas quando a pergunta foi referente se existi um projeto específico para trabalhar esse tema houve contradições, no qual a coordenadora relata que sim, que existem projetos

No Brasil temos como regra que o casamento é regido pelas leis civis, mas é possível que o casamento religioso tenha efeitos civis, não havendo distinção entre a

Cada um dos parâmetros frequentemente adotados para avaliação radiográfica da qualidade da obturação – densidade, extensão, conicidade e presença de acidentes –

Os portos de embarque mais proximos são Sines e Alcácer, ou melhor Setúbal; mas não havendo, por ora, meio economico de conducção para aquelles sitios, não é possivel a

b) Trabalhadores em exposição indireta, os que não manipulam diretamente os agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins, mas circulam e desempenham suas atividades de