• Nenhum resultado encontrado

Acta da Reunião de dia 30 de Setembro de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acta da Reunião de dia 30 de Setembro de 2008"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rua João de Deus,7 2695-709 São João da Talha Tel: 219 554 525 Fax: 219 940 435

Site: www.jf-sjoaodatalha.pt E.mail : info@jf-sjoaodatalha.pt

Comissão Social de Inter-Freguesias S.João da Talha / Santa Iria de Azóia

Acta da Reunião de dia 30 de Setembro de 2008

Aos trinta de Setembro de dois mil e oito, pelas quinze horas e quinze minutos, a Comissão Social Interfreguesias de São João da Talha e Santa Iria de Azóia (CSIF) reuniu na Sala da Assembleia de Freguesia de São João da Talha, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Informações;

2. Execução do Plano de Actividades de 2008.

Nos trabalhos estiveram presentes os parceiros sociais que constam da lista de presenças por eles assinada. Dos cinquenta e seis parceiros convocados, estiveram

presentes catorze. O Centro de Emprego de Moscavide …… justificaram a

ausência. (há + quem tenha justificado ausência?)

1. Relativamente ao primeiro ponto da ordem de trabalhos:

a) O Presidente desta CSIF, Paulo Rui Amado, começou por saudar os presentes e reconhecer a presença de muitos parceiros novos, o que é, com certeza, uma mais valia para a prossecução dos trabalhos desta CSIF.

b) De seguida, o Presidente desta Comissão informou os presentes relativamente à assinatura do Contrato Local de Segurança (CLS), numa parceria entre o Ministério da Administração Interna, Governo Civil de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures. Este CLS é direccionado, numa primeira fase (até Setembro de 2009) para as freguesias de Camarate, Apelação e Sacavém e em seguida irá ser alargado às freguesias de São João da Talha, Prior Velho e Loures. De forma

(2)

Rua João de Deus,7 2695-709 São João da Talha Tel: 219 554 525 Fax: 219 940 435

Site: www.jf-sjoaodatalha.pt E.mail : info@jf-sjoaodatalha.pt

sumária foram lidas algumas das cláusulas deste CLS e deixado um exemplar para consulta dos que estivessem interessados em aprofundar o conhecimento sobre este assunto. A representante da Pim-po-ne-ta, Sandra Abel, referiu que mais do remediar, seria importante prevenir situações de criminalidade, sobretudo nas freguesias que não são contempladas com qualquer tipo de intervenção das forças policiais, como é o caso de Santa Iria de Azóia.

c) Paulo Rui Amado informou também os presentes sobre o próximo Encontro Temático da Rede Social, subordinado ao tema “Intervenção com Famílias Multiproblemáticas” a realizar no próximo dia 09 de Outubro na freguesia de S. Julião do Tojal. Foram entregues cópias da ficha de inscrição para quem estivesse interessado em participar.

d)Deu conta também da realização da primeira formação para Prestadores de Cuidados Informais a Idosos, a realizar brevemente, deixando para o efeito todas as informações necessárias aos presentes, não só das datas previstas como também da forma como proceder para se inscreverem na mesma.

e) Do mesmo modo referiu que, em virtude do grande défice de participação e conhecimento sobre o que é cultura de parceria, e à semelhança do que estava previsto no nosso plano de acção para o corrente ano, a Rede Social de Loures, de forma abrangente e envolvendo todas as Comissões Sociais do concelho resolveu levar a cabo um encontro temático subordinado a este tema. A data prevista para a realização deste evento é dia 04 de Novembro, no Museu da Cerâmica em Sacavém. Esta data, bem como o tema, coincidem com o que estava previsto no nosso Plano de Acção. Contudo, esta situação pode ser facilmente ultrapassada mantendo o dia e o tema, a discutir de forma mais local e aproximada das nossas colectividades e instituições parceiras.

f) No passado dia 17 de Setembro, em Loures, foi realizada uma reunião com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho afim de se eleger a representante das mesmas em CLAS. A IPSS eleita foi a Associação Pró Infância O Saltarico, da freguesia de Santo António dos Cavaleiros.

g) Por último, e tal como foi referido na reunião em que as instituições participaram, a 17 de Setembro, existe uma formação em Gestão da Qualidade

(3)

Rua João de Deus,7 2695-709 São João da Talha Tel: 219 554 525 Fax: 219 940 435

Site: www.jf-sjoaodatalha.pt E.mail : info@jf-sjoaodatalha.pt

para as IPSS’s com Serviço de Apoio Domiciliário, fornecida gratuitamente, pelo Projecto ADAPT, sendo apenas necessário efectuar inscrição.

h) Paulo Rui referiu ainda que a Cooperativa Amigos de Sempre iniciaram a construção do seu Pólo Comunitário no passado dia 24 de Julho que se pretende concluída daqui por um ano. Este terá as valências de Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia, e é a primeira obra do género na freguesia de São João da Talha. No que diz respeito ao Centro de Dia de São João da Talha, o mesmo tem sido alvo de constantes impasses e retrocessos, sobretudo devido às exigências da Segurança Social, nomeadamente no que a custos diz respeito, acabando por ter que se cortar verbas em várias áreas, desta feita, nos arranjos exteriores. Contudo, conta-se que até ao final deste ano a obra se inicie.

O segundo ponto da ordem de trabalhos refere-se à prossecução do Plano de Acção aprovado para o ano de 2008. De facto, e apesar de o dia 04 de Novembro ter sido abarcado por uma iniciativa conjunta de todas as Comissões, continua a fazer sentido realizar uma pequena sessão de esclarecimento para as nossas colectividades, associações e instituições com o intuito de clarificar qual a função desta CSIF e da cultura de parceria que se quer ver implementada no seio da mesma. É necessário motivar os parceiros, estabelecer pontes, para que sintam que as suas organizações são importantes e úteis para todos os outros parceiros. De acordo com os presentes, a organização deste encontro passará por uma sessão de esclarecimento em pequena escala, a organizar ao fim da tarde ou noite. A sua organização ficou a cargo das Juntas de freguesia.

O dia dedicado à temática da Educação, 05 de Outubro, passará pela realização de uma Acção de Sensibilização, no espaço físico das Escolas das freguesias, em parceria com a CPCJ de Loures, sobre a temática dos maus-tratos, definição de conceitos, sinalizações, etc., dirigida para Professores e Educadores. Deste grupo fazem parte o Agrupamento de Escolas de São João da Talha, a Barquinha da Criança, a Nuclisol, o CPR, a Pim-po-ne-ta, as Juntas de Freguesia. A reunião ficou marcada para o próximo dia 06 de Outubro, às 15h, na Escola EB2.3 Jorge de Barros.

(4)

Rua João de Deus,7 2695-709 São João da Talha Tel: 219 554 525 Fax: 219 940 435

Site: www.jf-sjoaodatalha.pt E.mail : info@jf-sjoaodatalha.pt

Para a temática do Emprego, a acção programada passará por uma actividade direccionada para a promoção de pontes entre as escolas e as empresas locais, no sentido de adequar as formações às reais necessidades laborais sentidas nas freguesias. A reunião ficou marcada para 07 de Outubro, no CPR, às 15 horas, com as Juntas de freguesia, o CPR e o GAJ de S. João da Talha.

O dia 07 de Novembro estará subordinado à realização de actividades intergeracionais ou interculturais. Tendo em conta que ainda não existe temática nem actividades programadas para o mesmo, todos os envolvidos neste grupo de trabalho (CURPISIA, CURPI S. João da Talha, CURPI Vale de Figueira, Nuclisol, Pim-po-ne-ta, Centro Social e Paroquial da Bobadela, UCA, Juntas de Freguesia) ficaram de pensar no que pretendem para este dia, realizando-se a reunião no próximo dia 13 de Outubro, pelas 15h na Juvenet. Foi sugerido que o tema deste encontro fosse: “Danças do Mundo”.

O Final desta Semana Social culminará com a 2ª Mostra Sénior, a qual já se encontra em fase de organização, e irá realizar-se no Pavilhão José Gouveia, em São João da Talha. A reunião deste Grupo de Trabalho ficou marcada para dia 06 de Outubro, às 10h, na Junta de freguesia de São João da Talha.

Nada mais havendo a considerar, às dezassete horas e vinte cinco minutos deram-se por concluídos os trabalhos e encerrada a prederam-sente reunião.

(5)

Rua João de Deus,7 2695-709 São João da Talha Tel: 219 554 525 Fax: 219 940 435

Site: www.jf-sjoaodatalha.pt E.mail : info@jf-sjoaodatalha.pt

Assembleia de Parceiros 24 de Junho de 2008 LISTA DE PRESENÇAS

Nome Organização Telefone E-mail

Paulo Rui Amado J.F.S.João da Talha 219554525

Joaquim Capela CURPISIA 219592879

Vanda Jerónimo J.F.Sta Iria de Azóia 219568085 jfsia.vanda@mail.telepac.pt Alzira Rodrigues

Batista Colégio Bartolomeu Dias 965895445 zira.batista@netcabo.pt

Ernesto Costa J.F.Sta Iria de Azóia 219533580 ernesto.costa@jfsantairiadeazoi a.pt

Isabel Gonçalves J.F.S.João da Talha 219554525 belcgoncalves@gmail.com Mª Helena Freire A Barquinha da Criança 965226654

Sandra Abel Pim-po-ne-ta 966430137 Maria Florinda

Tanganho CURPI S. João da Talha Artur Lemos Pólo Comunitário

Amigos de Sempre 962347936 Mª da Glória Paulo

Constância Alves UCA 962379727 210812472

Dora Estoura CPR 219948710

Maria Maio Segurança Social de

Sacavém 218420600

Ana Muacho Nuclisol, Jean Piaget 219550129 Maria Amélia Conferência Vicentina 219552412 CURPI Vale de Figueira 918284701 Dina Ferreira Agrupamento de Escolas

de S. João da Talha 219564663

Referências

Documentos relacionados

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

6.1. Poderão participar do leilão todas as pessoas físicas maiores e capazes e as pessoas jurídicas devidamente constituídas que não se encontram em hipóteses

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Consiste na adição de uma quantidade conhecida de analito à amostra para testar se a resposta da amostra corresponde ao esperado a partir da curva de calibração. Uma

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de