• Nenhum resultado encontrado

2020 FOI UM ANO MUITO DIFÍCIL CÂMARA MUNICIPAL: APENAS 6 VEREADORES CONSEGUEM SE REELEGER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2020 FOI UM ANO MUITO DIFÍCIL CÂMARA MUNICIPAL: APENAS 6 VEREADORES CONSEGUEM SE REELEGER"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AS DIVERSAS VACINAS QUE ESTÃO SENDO

TESTADAS PELO MUNDO

Diretor Responsável - Alberto Talauskas (MTB 35.445) Departamento Comercial: Tel: (13) 99715-3110 / (11) 99309-5226 E-mail: jornaldeperuibe@terra.com.br - Internet: www.jornaldeperuibe.com.br

AZUL CONECTA INICIA VOOS

CONGONHAS-ITANHAÉM

2020 FOI UM

ANO MUITO

DIFÍCIL

2020 FOI UM

ANO MUITO

DIFÍCIL

BAIXADA SANTISTA ULTRAPASSA 78 MIL CASOS DE

COVID-19 COM MAIS DE 2.650 ÓBITOS. PERUÍBE

TEM AUMENTO DE MAIS DE 42% NO NÚMERO DE

CASOS EM 30 DIAS CONTRA 16% NA REGIÃO

CÂMARA MUNICIPAL: APENAS 6

VEREADORES CONSEGUEM SE REELEGER

ESTADOS E MUNICÍPIOS PODERÃO COMPRAR

VACINA SEM REGISTRO NA ANVISA

Diversas vacinas contra a covid-19 estão sendo

desenvolvi-das pelo mundo por diversos laboratórios na corrida para deter

a pandemia do coronavírus.

As principais são a Oxford/AstraZeneca (Estados Unidos);

Com origem no aeroporto de Congonhas, os voos especiais da Azul Conecta para Itanhaém começaram a operar no último dia 17 e vão durar até o fim de janeiro, no período que compreende a alta temporada de verão.

A rota inédita e exclusiva é operada com as aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove Clientes, e fazem parte do projeto batizado de “Verão Azul Conecta”, que pretende atender a demanda de Clientes que querem chegar com conforto, agilidade e conveniência a alguns dos destinos mais procurados da alta estação. Além de Itanhaém e Ubatuba (SP) a Azul Conecta também iniciou as ligações de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza para Canela (RS), Torres (RS), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Guarapari (ES) e Jericoacoara (CE).

“É uma satisfação muito grande para a Azul pousar pela primeira vez em Itanhaém e Ubatuba. Historicamente, construímos uma operação es-pecial de verão que contempla cidades exclusivas e muito buscadas neste período. Com a Conecta, temos a oportunidade de concretizar uma malha inédita para a alta estação, estimulando uma nova demanda, mostrando a qualidade de nosso produto e levando nossos Clientes ainda mais perto de seus destinos preferidos”, explica Fábio Campos, gerente de Relações Institucionais da Azul.

O projeto, batizado de “Verão Azul Conecta”, já virou até campanha de marketing, com o objetivo de incentivar os viajantes a trocarem a terra pelo ar. “Essa iniciativa pioneira e inovadora na aviação brasileira permitirá que muitas pessoas repensem em como otimizar ainda mais suas viagens a lazer para um fim de semana, feriado, férias e também para o travel office, aproveitando o home office em qualquer lugar. Sabemos que esses destinos são muito procurados pelas pessoas que querem curtir os dias de verão, por isso lançamos o ‘Verão Azul Conecta’, oferecendo voos de curta duração a partir de aeroportos de grande movimento. Só a Azul, com uma frota diversa, é capaz de resumir aquelas longas horas de estrada a alguns minutos a bordo dos confortáveis aviões da Azul Conecta”, destaca Daniel Bicudo, diretor de marketing da Azul.

As passagens para todos os voos da alta estação já estão à venda nos canais oficiais da Azul. O custo da passagem só de ida para Itanhaém é de R$ 134,50.

Confira os horários de voos diários da Azul Conecta para Itanhaém: Congonhas - Itanhaém: saída 18,00h, chegada 18,35h; Itanhaém - Con-gonhas: saída 19,00h, chegada 19,35h.

Com a chegada abrupta e inesperada da covid-19 a população do mundo todo saiu de sua zona de conforto. Perdemos familiares e amigos para a doença; foram perdidos emprego, renda e o controle da vida de cada um; sofremos impactos sociais, econômicos e culturais; com o isolamento social perdemos o contato humano com familiares e amigos e uma nova ordem de contatos digitais foi criada. 2020 não foi fácil para nenhum de nós.

Que 2021 possa trazer esperança e nossas vidas de volta ao que era antes da pandemia!

A Baixada Santista atingiu neste domingo, dia 20, um total de 78.580 casos de covid-19 que provocou a morte de 2.651

pes-soas. Confira o número de casos de cada município da região: Santos - 29.029 casos e 862 óbitos; Praia Grande - 12.154 casos

e 325 óbitos; Guarujá - 10.912 casos e 498 óbitos; São Vicente - 9.306 casos e 505 óbitos; Cubatão - 8.923 casos e 234 óbitos;

Bertioga - 2.334 casos e 48 óbitos; Peruíbe - 2.102 casos e 53 óbitos; Itanhaém - 2.031 casos e 92 óbitos; Mongaguá - 1.789

casos e 33 óbitos.

Enquanto na Baixada Santista o número de casos subiu pouco mais de 16% em 30 dias, em Peruíbe esse índice aumentou

mais de 42% demonstrando que o controle de medidas adotado pela administração Luiz Maurício não está funcionando e/ou

sendo fiscalizado.

Apenas 6 (40%) dos 15 vereadores de Peruíbe conseguiram se reeleger nas últimas eleições para o mandato 2021/2024.

Vão deixar o legislativo a partir de janeiro os seguintes vereadores: Ton Gaspar (Podemos); Dr. Abude (PSDB); Astrogildo (DEM);

Eduardo Teles (MDB); Sussumu (PSDB); Oliveira (PSDB); Loro (MDB); Mohai (PSB); e Milena Bargieri que não concorreu (PSB).

Veja os vereadores eleitos e respectivos partidos: Tamer Junior (PSB) – 1.382 votos; Biga Silva (MDB) – 987 votos; Socorro

Mendonça (PSDB) – 901 votos; Ingram Menezes (DEM) – 602 votos; Paulinho da Tv (DEM) – 589 votos; Rafael (MDB) – 588

votos; Adilson da Taxi Van (PSB) – 571 votos; Fabio Mariano (PV) – 530 votos; Dr. Bruno Medico (PSDB) - 527 votos; Rodrigo

Silva (PSDB) – 485 votos; Sergio Tete (DC) – 480 votos; Pedrinho d’Lara (Republicanos) – 444 votos; Ivan Martins Colares (PV)

– 389 votos; Toni Matos (PODE) – 352 votos; Gabriel dos Reis (Patriota) – 251 votos.

Entre os partidos o PSDB caiu de 6 para 3 vereadores; o PSB de 4 para 2; o MDB de 4 para 2; o DEM de 3 para 2; o PV

elegeu dois vereadores; o DC um; o Republicanos um; o Podemos um; e o Patriotas 1.

Caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não expeça autorização em até 72 horas após o recebimento do pedido de registro de vacina contra a Covid-19, estados e municípios poderão importar produto que tenha sido registrado em agência sanitária internacional.

É o que determina o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tri-bunal Federal, ao analisar duas ações que tratam da compra da vacina. As liminares são desta quinta-feira (17/12) e deverão ser remetidas para referendo do Plenário. Com a chegada do recesso forense, a confirmação ficará para 2021.

Para Lewandowski, a Lei 13.979/2020, ao fazer referência ao termo “autoridades” — sem qualquer distinção expressa entre os diversos níveis político-administrativos da federação — autoriza qualquer ente federado a lançar mão do uso de medicamentos e insumos sem registro na Anvisa.

A possibilidade de “autorização tácita” pela Anvisa é prevista na Lei 13.979/2020. Pelo dispositivo, a autorização excepcional e temporária para importar e distribuir produtos essenciais no combate à epidemia deverá ser concedida pela Anvisa em até 72 horas.

Apontando a constitucionalidade da Lei, o ministro julgou válida a solução encontrada pelo Congresso “para superar, emergencialmente, a carência de vacinas contra o novo coronavírus”.

Agências internacionais

A alínea “a” do inciso VIII do artigo 3º determina uma condição para a autorização excepcional e temporária de importação: o produto deve ter sido registrado por ao menos uma autoridade sanitária estrangeira (entre as listadas na lei) e autorizado para ser vendido no respectivo país. São quatro as autoridades sanitárias mencionadas pela norma, cujas agências ficam nos Estados Unidos, na Europa, Japão e China.

Nesta quinta-feira (17/12), o Instituto Butantan anunciou que irá pedir à Anvisa justamente a autorização para uso emergencial da Coronavac, desenvolvida pela entidade em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. No início da semana, a estratégia era outra: pedir à agência regu-ladora nacional o registro definitivo do fármaco.

Origem das ações

A chegada da vacina ao Brasil é prevista para janeiro, mas a imunização da população deve começar somente depois que houver o registro na Anvisa, mesmo que o imunizante já tenha sido aprovado por autoridades sanitárias internacionais. Foi contra essa obrigação de aval da Anvisa que foram ajuiza-das ações pelo governador do Maranhão e pelo Conselho Federal da OAB. Outras duas ações que tratam da compra da vacina foram retiradas da pauta neste final de semana. Com isso, a OAB buscou apressar uma resposta da Corte e pediu para o relator autorizar liminarmente a compra de vacinas, o que foi parcialmente acolhido agora.

Lewandowski define outra possibilidade para a compra e distribuição com registro internacional: no caso de descumprimento do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, recentemente tornado público pela União. “Na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença, poderão dispensar às respectivas populações as vacinas das quais disponham, previamente aprovadas pela Anvisa”.

O relator afirmou não descartar que a Anvisa tenha aprovado resolução para autorizar temporariamente o uso emergencial de vacinas em caráter experimen-tal. No entanto, entendeu que a norma não exclui as previsões que já existem. O registro é definido no artigo 12 da Lei 6.360/1976, e a autorização excepcional e temporária é estabelecida justamente pelo artigo 3°, VIII, da Lei 13.979/2020.

“Qualquer que seja a decisão dos entes federados no concernente ao enfrentamento da pandemia deverá levar em consideração, por expresso mandamento legal, as evidências científicas e análises estratégicas em saúde, nos termos do art. 3°, § 1°, da Lei 13.979/2020. Essa apreciação, sempre explícita e fundamentada, compete exclusivamente às autoridades públicas estaduais, distritais e locais, consideradas as situações concretas que vierem a enfrentar.”

Uma peculiaridade da ação da OAB é que foi pedida a destinação do dinheiro do fundo da “lava jato” e do fundo dos serviços de telecomunicações (Fust) para o plano nacional de imunização contra o coronavírus. O tema, porém, não foi analisado pelo ministro.

Coronavac/Instituto Butantan (China/Brasil);Moderna (Estados

Unidos); BioNtech/Pfizer/Fosun (Estados

Unidos/Alemanha/Chi-na); Can SinoBio (ChiUnidos/Alemanha/Chi-na); Sinophan (ChiUnidos/Alemanha/Chi-na); Sputinik (Rússia);

Janssen-Silag (Bélgica).

(2)

Você envia um e-mail para jornaldeperuibe@terra.com.br em qualquer dia ou horário, faz a sua reclamação, sua sugestão ou seu elogio sobre as coisas de

nossa cidade, seu bairro, sua rua, transporte, saúde, educação, obras, segurança, telefone, iluminação pública, abastecimento de água, telefone ou qualquer outro assunto que não está sendo resolvido pelas autoridades responsáveis. Se não tiver acesso à Internet escreva para Ouvidora Digital, Av. Josedy, 977, Josedy,

Peruíbe, SP, CEP 11.750-000. Mas não esqueça, envie sempre seu nome completo, nº do RG e telefone para contato, do contrário não faremos a publicação.

RECLAME COM A OUVIDORA DIGITAL DO JORNAL DE PERUÍBE

PICARETADAS

A OUVIDORA DIGITAL DO

JORNAL DE PERUÍBE VAI

ATRÁS DE SEU PROBLEMA

Se você estiver lendo esse texto no seu smartphone, tablet ou computador, agradeça à ciência. Tudo a sua volta é fruto de estudo, metodologia aplicada no desenvolvimento e reprodutibilidade, por-tanto, há ciência ao seu redor. As coisas que você está utilizando não foram criadas aleatoriamente, por acaso e na primeira tentativa. Houve desenvolvimento e as melhorias vieram justamente após a pesquisa para implementar a otimização.

Este ano, como profissional de saúde e com formação científica, fiquei preocupado com a quantidade de agressões que a ciência sofreu. Ela foi distorcida, deturpada, transformada em algo duvido-so, chegando ao ridículo em perder credibilidade. A ciência não é o problema, a politização, a ignorância mãe do achismo e a ambição alimentaram a deterioração da sua imagem. Temo que isso provoque um impacto negativo nas próximas gerações. Vejo como principal alerta desse possível prejuízo, o surgimento da antítese do que deveria ser o ensino e divulgação da ciência, que é o surgimento de movimentos anti-vacina e dos terraplanistas. A existência desses dois grupos é reflexo de uma ignorância crescente, fruto de ano após ano de má educação. Já parou para pensar como serão os debates e as ações de gerações futuras frente a outras pandemias?

Em um ambiente que está divido entre lados políticos opostos, as frases “pseudocientíficas” são utilizadas convenientemente de forma errada, falsa e sem nenhum efeito prático. Estamos esperando uma solução que nos tire dessa situação, vamos agir rápido. Porém, agir rápido por gerar ações que beneficiem de alguma forma seu adversário político, logo, não vamos agir assim. Não interessa a saúde do povo, interessa se eu vou beneficiar meu grupo e interesse de poder político. Política não se mistura com ciência, obrigado 2020, aprendemos. Será?

Em uma época de acesso a informação e comunicação nunca antes experimentada pela humanidade, lemos e temos contato com todo tipo de pseudoespecialista. Do milagroso e definitivo ao técnico que domina e já sabe a cura não só da covid-19 como de outras do-enças. Isso existia em anos anteriores, mas de forma inofensiva, hoje

já alcançou patamares graves. Teorias conspiratórias que deixariam os roteiristas do próximo filme do James Bond desempregados. Fora isso, os profissionais que ignoram o que aprenderam em ambiente acadêmico e agem como pseudoespecialistas, mas não são, ape-nas agem movidos pela paixão e cometem erros, levando muitos a errarem também.

Nunca prestei muita atenção nos noticiários sobre bolsas de valores e ações, sempre fui muito do meu mundinho da ciência. Mas em 2020 aprendi sobre especulação no mercado de ações. Foi uma aula simples, percebi que de forma muito esperta, uma coisa simples que é o respeito as fases de desenvolvimento (fase I finalizada, dados analisados, inicia-se então a fase II do desenvolvimento e assim vai até a fase final de desenvolvimento de medicamentos ou vacina) pode ser utilizada para valorizar, devido a demanda e neces-sidade da situação, o valor das ações de uma empresa. Anunciar os avanços de desenvolvimento com tanta demanda, sem apresentar oficialmente os dados para comunidade científica, é suficiente para que invistam comprando mais ações de uma empresa. A população ansiosa por uma vacina consome a notícia, acredita no que ainda não foi finalizado e muitos lucram com isso. Preste bem atenção, lucram sem o produto estar finalizado, pura especulação, isso é impressionante.

Fica aqui meu desabafo, isso não é ciência, não é culpa da ciên-cia, os cientistas não são incompetentes. Somos vítimas da política, do achismo e da ambição. Somos vítimas, mas quem paga o preço amargo é a população. No final quem vai salvar o povo dessa situação é a ciência, não os políticos, os falsos sábios e os empresários, a ciência e sua paciência e metodologia vai salvar o povo.

Será que dessa vez a ciência irá receber os louros ou ajudará políticos, web celebridades e poucos empresários?

*Dr. Benisio Ferreira da Silva Filho é biomédico, mestre em Ci-ências da Saúde, doutor em Biotecnologia e coordenador do curso

de Biomedicina do Centro Universitário Internacional Uninter.

2020: o ano em que a ciência foi ofuscada pela política, achismo e ambição

*Dr. Benisio Ferreira da Silva Filho

Esperando as chuvas de verão

Quem diria

Apenas 6 vereadores conse-guiram se reeleger para o próximo mandato que inicia em janeiro. Dos nove que ficaram de fora, uma não concorreu outro foi impugnado e sete não conseguiram os votos necessários para se reeleger. Na maior parte dos casos fica a lição de que nem sempre as possíveis vantagens de apoiar o governo e esquecer de seus eleitores dão certo. Pelé disse certo dia que os brasileiros não sabiam votar. O proble-ma é que vez ou outra eles acertam.

Novos partidos

na Câmara

Na atual legislatura tivemos 5 par-tidos com representação na Câmara Municipal: PSB, Podemos, PSDB, DEM e MDB. Para a próxima legislatura a se iniciar em 1º de janeiro outros 4 partidos vem se juntar aos atuais: PV, Republi-canos, Democracia Cristã e Patriotas, alterando a composição partidária para 9 partidos diferentes com representati-vidade no legislativo. Agora é esperar para ver quem é que vai cair nos braços da situação e esquecer seus eleitores.

O canal Ubatuba, a uma

quadra do Paço Municipal,

bem em frente a funerária, está

nesta situação. Mato, galhos

de árvores impedindo a

passa-gem da água, tudo pronto para

novas inundações em frente

ao prédio da Prefeitura e da

Câmara Municipal e também

na baixada além desse ponto

do canal.

O que todas as pessoas

que tem bom senso se

pergun-tam é que se nas proximidades

dos prédios onde trabalham o

prefeito, secretários e

verea-dores a situação está assim,

como vai estar na periferia que

sofre com inundações

periodi-camente.

Com a chegada da

tempo-rada de verão dá pra perceber

o que vem pela frente. Apenas

nossos governantes é que

não se dão conta da falta de

conservação dos canais e o

mal que isso provoca

principal-mente aos menos favorecidos.

Será mais barato manter esses

locais limpos o ano inteiro ou

será politicamente mais

inte-ressante abrigar e distribuir

cestas básicas depois que as

inundações chegam? Dúvida

cruel, não é mesmo? Illia

Zaynne

E agora Babaôvo? Perdemos nossa “boquinha” com novo

salário à partir de janeiro depois de trabalhar tanto

pelo povo.

OS BONECOS

Pois é Camacho, ninguém reconhece o duro que demos

em benefício da população. Será que nem um

carguinho meia boca vamos conseguir?

Reforço policial na

temporada

A Polícia Militar divulgou os números do reforço policial para a temporada de verão na Baixada San-tista: Peruíbe receberá 117 PMs e Itanhaém 141 para trabalhar entre os dias 23 de dezembro e 6 de fevereiro. Apesar de ter uma população e área de cobertura maiores, Peruíbe está recebendo menos policiais do que Mongaguá (126) e Bertioga (160).

Vai ter dívida?

A administração reeleita passou quatro anos reclamando das dívidas deixadas pela gestão anterior. O discurso agora vai ter que ser outro.

Será que os compromissos de campanha assumidos em 2016 que não foram cumpridos o serão agora? Ou as prioridades mudaram.O turis-mo será tratado coturis-mo fonte de renda e gerador de empregos ou continuará com pouca importância?

Natal e reveillon...

Dia 21 e nenhuma palavra sobre o que pode acontecer no final do ano em Peruíbe. Se haverá algum evento digital ou não, o que pode e não pode fazer na praia, na orla e na cidade, horários do comércio e dos bares, lanchonetes e restaurantes. Se vai ter fiscalização e quem cuidará disso. Para não perder o jeito, ao contrário das outras prefeituras da região, a imprensa de Peruíbe não envia um só press release para o Jornal de Peruíbe. Vai saber se é por falta do que noticiar ou por censura interna mesmo. Nos dois casos é questionável gastar com um departamento que não funciona. Pelo menos para nós. Quem sabe é para poder dizer que não divulgamos nada.

Mais do mesmo

A divulgação dos primeiros nomes do secretário do prefeito Luiz Maurício indica que muita pouca coisa vai mudar daqui em diante. Afinal, receber cerca de 30% dos votos indica que os outros 70% dos eleitores foram contra a sua administração e parece que está tudo

Apelido pronto

O Plano Diretor que está sendo discutido prevê a liberação de constru-ção de kitnetes na região de interesse turístico. Imagine isso alugado para pelo menos 10 pessoas em 40 m². Esse tipo de turista interessa a quem?

Será que vai ter esse tipo de construção em frente ou ao lado dos condomínios onde moram o prefeito e parte de seu secretariado? E como ficam todos aqueles proprietários que ao longo dos anos não tinham projetos de imóveis aprovados se não tivessem

como vizinhos tais imóveis? Apesar de já terem começado os movimentos de “KITNET NÃO!”, se essa aberração passar teremos alguém conhecido como o “prefeito kitnet”, apelido que começou a circular pelas redes sociais.

Boas Festas

Agradecemos e retribuímos os vo-tos de Boas Festas de: Fundação Edi-tora Unesp; GSC Eventos Especiais; Dom Tarcisio Scaramussa - Bispo Dio-cesano de Santos; Abiquim; BMcomn; Zinaida Yajgunowitch; Legião da Boa Vontade; Helio Ciotti e família.

(3)

OS CASOS DE COVID-19 NO BRASIL E NO MUNDO

Banca São Judas Tadeu - frente Núcleo da 3ª Idade Banca do Trevo - frente a padaria JS

Banca Telesp - frente a Telefônica Banca do Luiz Alves - frente a Prefeitura Banca da Praça da Matriz - Praça da Matriz Banca do Sérgio - esquina Pernambucanas Banca Alto Astral - Extra Ribamar

Banca do Celso I - Extra Centro Banca da Lenilza - Ribamar - Marginal Banca Sorriso - Cemitério

Banca do Murruga 1 - frente ao Krill Banca do Ely - Flórida

Banca do Luiz Alves - Rodoviária Banca do Paulo - frente ao Forum Banca Flora - Nova Peruíbe Banca da Ednalva - Oásis Banca Juréia - Guaraú

Banca Cirinez - João Abel com Fepasa Banca Bougainvillée - São José Banca do Ricardo - Caraguava Banca do Osvaldo - Caraguava Banca da Ivena - Pedro de Toledo

Banca Nsa. Sra. Aparecida - em frente ao AME Banca Gaivota - Baln. Gaivota - Itanhaém Revistaria Moraes - Ladeira - Centro - Itanhaém Banca da Vivian - Itariri

Banca do Bruno - Itariri

Além dos anunciantes normais do jornal e de outros pontos com grande movimento de pessoas, você pode pedir o Jornal de Peruíbe gratuitamente ao seu jornaleiro:

Você também pode ver nossas edições no site

www.jornaldeperuibe.com.br

ONDE PEGAR SEU

EXEMPLAR DO

JORNAL DE PERUÍBE

Os casos de covid-19 continuam a aumentar em todo o mundo levan-do diversos países a implementar medidas mais duras de isolamento social para tentar deter a pandemia antes da chegada das vacinas. O Ca-nadá, Reino Unido e Estados Unidos já iniciaram a aplicação de vacinas de forma emergencial. Singapura, Bahrein e Arábia Saudita promete-ram iniciar a vacinação ainda este ano e a China jé está imunizando os militares chineses.

NO BRASIL

O Brasil apresenta 7.238.600 pessoas contaminadas e 186.764 mortos. Os 10 estados com maior número de casos são: São Paulo - 1.384.100 casos e 45.029 óbitos; Mi-nas Gerais - 497.672 casos e 11.225

óbitos; Bahia - 469.660 casos e 8.807 óbitos; Santa Catarina - 461.244 casos e 4.706 óbitos; Rio de Janei-ro - 406.820 casos e 24.473 óbitos;

Rio Grande do Sul - 407.755 casos e 8.087 óbitos; Paraná - 376.009 casos e 7.312 óbitos; Ceará - 323.941 ca-sos e 9.916 óbitos; Goiás - 300.284

casos e 6.663 óbitos; Pará - 286.130 casos e 7.057 óbitos.

NO MUNDO

Globalmente, os casos de co-vid-19 chegam a 76.836.147 casos e 1.693.447 mortos. Confira os 10 países com maior número de casos: Estados Unidos - 17.881.330 casos e 317.800 óbitos; Índia - 10.055.560 casos e 145.810 óbitos; Brasil - 7.238.600 casos e 186.764 óbitos; Rússia - 2.821.125 casos e 50.242 óbitos; França - 2.473.354 casos e 60.549 óbitos; Turquia - 2.024.601 casos e 18.097 óbitos; Reino Unido - 2.040.147 casos e 67.401 óbitos; Itália - 1.953.185 casos e 68.799 óbitos; Espanha - 1.797.236 casos e 48.926 óbitos; Argentina - 1.541.285 casos e 41.672 óbitos.

O Ministério da Saúde confir-mou o segundo caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. A pasta foi notificada nesta quinta-feira (17) pela equipe do Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo. O caso é de uma paciente de 41 anos de idade, residente no município de Fernan-dópolis, no estado de São Paulo. A paciente teve o primeiro resultado da doença no mês de junho e se curou. Em novembro, teve novo resultado positivo para o vírus SARS-CoV-2, 145 dias depois do primeiro episódio. Os dois casos confirmados

CONFIRMADO SEGUNDO CASO DE REINFECÇÃO

POR COVID-19 NO BRASIL

de reinfecção da Covid-19 foram investigados conforme os critérios estabelecidos pela Nota Técnica Nº 2/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, ou seja, dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

Além do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Ministério da Saúde conta com mais dois laboratórios de referência para vírus respiratórios no Brasil – Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Todos atuam nas investigações de casos suspeitos de reinfecção, conforme demanda da vigilância epidemiológica e informam as con-firmações ao Ministério da Saúde, seguindo fluxos estabelecidos.

O Ministério da Saúde alerta que os casos reforçam a necessi-dade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constantes das mãos e o uso de álcool em gel. O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confi-ável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que

desejarem possam ser imunizados. PRIMEIRO CASO Apenas um caso de reinfecção havia sido confirmado no Brasil. Foi o de uma profissional da área da saúde, 37 anos, que reside em Natal/ RN. Ela teve a doença em junho, se curou, e teve resultado positivo nova-mente em outubro - 116 dias depois do primeiro diagnóstico. As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas.

Em meio a um período de tentativa de retomada depois da pior crise já enfrentada por causa da necessidade de isolamento social, os restaurantes, bares e lanchonetes do Estado de São Paulo receberão mais um duro golpe com o provável aumento tributário rela-cionado ao ICMS já no início de 2021. A apuração desse tributo passará a ser realizada mediante a aplicação do percentual de 3,69% (antes, era de 3,2%), o que representa o aumento de 15,31% no valor.

"O governo do Estado de São Paulo publicou recentemente diversos decretos alterando a legislação do ICMS, com a finalidade de aumentar

ICMS DE RESTAURANTES, LANCHONETES E BARES

AUMENTARÁ 15,31% EM SÃO PAULO

a arrecadação do imposto, para su-perar o rombo ocasionado pela crise. São medidas de ajuste fiscal para equilíbrio das contas públicas, em face da pandemia do Covid-19. Contudo, existem vários desses decretos que representarão aumentos desse tributo, complicando ainda mais as finanças das empresas", explica o diretor tribu-tário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.

O diretor da Confirp detalha que, com o decreto, normas que conferem benefício também foram impactadas, como por exemplo o Decreto nº 51.597/2007, referente a opção por re-gime de tributação diferenciado para o

segmento de fornecimento de alimen-tação, tal como a de bar, restaurante, lanchonete, pastelaria, casa de chá, de suco, de doces e salgados, cafeteria ou sorveteria, bem como as empresas preparadoras de refeições coletivas.

Esses estabelecimentos conti-nuam tendo opção pelo regime de tributação diverso contudo, passarão a apurar o imposto devido mensalmente mediante a aplicação do percentual de 3,69% (antes, era de 3,2%) sobre a receita bruta auferida no período, em substituição ao regime de apuração do ICMS (débito e crédito). Ou seja, um aumento no valor desse imposto de 15,31%

"Por mais que em um primeiro momento não pareça relevante, em situação de crise isso se mostra um novo complicador. Outro ponto é que certamente em muitos casos os re-feridos estabelecimentos repassarão esse aumento para o consumidor, encarecendo o custo das refeições", analisa Welinton Mota.

Essa majoração está prevista para vigorar por dois anos, ou seja, até 15 de janeiro de 2023, segundo o Decreto Estadual/SP n° 65.255/2020 (DOE de 16.10.2020). Resta saber se daqui dois anos o governo vai publicar novo decreto restabelecendo as alíquotas anteriores, fato que ainda é incerto.

Fazendo uma leitura do momento econômico frente à essa questão da saúde mundial e a necessidade de nos ressignificarmos, duas clínicas veteri-nárias (de 34 e 27 anos de atividades) e duas estéticas animais (com mais de 23 anos no mercado pet) estão se fundindo para formar o GRUPO PO-LIVET ITATINS CENTRO-MÉDICO E ESTÉTICA ANIMAL ... com estruturas próprias unindo forças em experiência,

FUSÃO CRIA O GRUPO POLIVET ITATINS CENTRO

MÉDICO-VETERINÁRIO E ESTÉTICA ANIMAL

credibilidade e resultados junto aos tutores e seus amiguinhos caninos e felinos! ... juntamente com uma equi-pe de Médicos-Veterinários e Equiequi-pe Estética Qualificada para oferecer qualidade e satisfação para quem busca resultados de forma honesta e justa, nesse mercado pet desafiador em Peruíbe.

Nossa proposta é oferecer solu-ções ou orientar quaisquer

necessida-des do seu amiguinho, do início ao fim do ciclo, de forma objetiva e sempre buscando o melhor custo X benefício ... nas situações preventivas, clínicas ou cirúrgicas e a estética animal ... seja para cuidar da sua saúde e/ou da sua beleza!!! ... com uma equipe técnica qualificada e Parceiros Comerciais e Credenciados para oferecermos o melhor da área pet em Peruíbe/SP!!! ... venha participar conosco dessa nova fase, RESSIGNIFICAR O MOMENTO DOS CONCEITOS PETS!!!

AS UNIDADES DO GRUPO POLI-VET ITATINS CENTRO MÉDICO-VE-TERINÁRIO E ESTÉTICA ANIMAL são: 1. GRUPO POLIVET ITATINS – MATRIZ: PRAIA CENTRO – R. Eras-mo Pinheiro Ribas, 219 – CENTRO – 3455-1107 – Horário de atendimento de 2ª a 6ª feira das 08,00 às 18,00 horas e de sábado das 08,00 às 13,00 horas, preferencialmente com agenda-mento prévio de todos os procedimen-tos, sempre que possível. A CLÍNICA MÉDICO-VETERINÁRIA OFERECE: Clínica Geral, Consulta Pediátrica, Consulta Geriátrica, Especialidades, Acupuntura, Constelação Veterinária e Terapias Integrativas Pet, Rotinas Vaci-nais, Identificação Eletrônica, Exames Diagnóstico Laboratorial e de Imagens, Cirurgias Eletivas e Especializadas, In-ternamento e Hospedagem. Em breve o lançamento dos Planos de Saúde Pet. A ESTÉTICA ANIMAL OFERECE: Tosas genéricas, Tosas Específicas das Raças de Cães e Gatos, Equipe

capacitada com Profissionais Experientes, Supervisionamento Ve-terinário e Estético, Planos de Estética e Delivery.

2. GRUPO POLIVET ITATINS – FILIAL: ESTAÇÃO ITATINS – Av. Rubens Ferreira Martins, 994 – ES-TAÇÃO – 3455-8002 – Horário de atendimento de 2ª a 6ª feira das 08,00 às 13,00 horas e das 14,00 às 17,00 horas e de sábado das 08,00 às 12,00 horas, preferencialmente com agendamento prévio de todos os procedimentos, sempre que possível.

A CLÍNICA MÉDICO- VETERINÁRIA OFERECE: Clínica Geral, Rotinas Va-cinais, Cirurgias Eletivas, Programa de Parceiros Credenciados com Valores Populares e Projetos de Vacinação de Cães e, Castração e Vacinação de Felinos também com Valores Popula-res. A ESTÉTICA ANIMAL OFERECE: Tosas genéricas, Tosas Específicas das Raças de Cães e Gatos, Equipe capacitada com Profissionais Expe-rientes, Supervisionamento Veterinário e Estético, Tratamentos com Banhos Medicamentosos e/ou Ozonizados, Curso Básico de Banho e Tosa, Planos de Estética, e Delivery.

PARA A SUA COMODIDADE E A DO SEU AMIGUINHO, AGENDE E GARANTA O SEU HORÁRIO 3455-1107 / 3455-8002 ... Muita Gratidão!!! ... BOAS FESTAS E UM FELIZ 2.021 com muita LUZ, PAZ E SAÚDE!!!

em destaque

FELIZ ANO NOVO!

2021 chegou, e vem a pergunta. O que foi feito do ano de 2020? Foi um desastre ou aprendizado? Pessoalmente acredito em grande aprendizado.

E o importante disso tudo é que continuemos agindo com o melhor de nós, aprendendo cada vez mais sobre nós mesmos.

No KUMON, o foco sempre é a criança. Criança é a pessoa mais importante que encontramos, pois ela é fé, esperança, alegria, mente aberta para novos aprendizados.

O papel do adulto é extremamente importante nesse processo. Nossa missão é de fazer com que a criança aprenda por si mesmo, no seu ritmo, no seu tempo. Nós, os adultos também temos a obrigação de passar tudo aquilo de bom que fazemos ou pensamos, num ciclo interminável da Vida.

Adulto é quem sabe? Nem sempre. Nos meus 21 anos que atuo como orientadora do Kumon, em Peruíbe, mais aprendi do que ensinei. Obrigada, crianças!

Todo final de ano, durante quase 20 anos vem acontecendo a nossa EXPO, nome que damos ao nosso evento de homenagem aos alunos que se destacaram durante o ano, se esforçando, se dedicando, e querendo aprender cada vez mais.

E ficamos triste por não podermos realizar nossa EXPO-2020. Mas conseguimos, mesmo assim, entregarmos as tão esperadas medalhas de merecimento, a todos os alunos que as conquistaram.

Agradecemos ao JORNAL DE PERUÍBE que nos concedeu um espaço para deixar gravados alguns momentos dessa alegria, da satisfação de conquista estampada nos rostos de quem se dedicou e muito, ao seu maior desafio, que é o aprendizado.

A conquista desses alunos foi muito merecida, e os outros, que ainda não conseguiram sua medalha, vão consegui-la, com certeza, no ano que vem. Só digo, gambare! (digo, dedique-se!)

Parabéns, crianças! E muita gratidão.

Professora Marta /KUMON Peruíbe / tel:(13) 34554393/(13) 99753 3031(whats) MATEMÁTICA/PORTUGUÊS/JAPONÊS/INGLÊS

Venha nos conhecer!

SE VOCÊ VIU,

MILHARES

DE OUTRAS

PESSOAS TAMBÉM

VIRAM.

ANUNCIE AQUI FUNCIONA E É BARATO

(13)99715-3110

JORNAL DE PERUÍBE

(4)

Federação Brasileira de Colunistas Sociais

PARABÉNS AOS

ANIVERSARIANTES DA

SEGUNDA QUINZENA DO

MÊS DE DEZEMBRO !!!

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DA

PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE JANEIRO !!!

16-Luciana Castellan 17-Wanderley Visconti 18-Cesar Monetta 20-Lourdes Balbino Kortz 20-Tatiana Neves 20-Rosa Maria Garcia 20-Carolina Graniero Cattonaro 20-Manoel Reis Guedes 22-Lucas Vicente De Souza 23-Sidney Cley

24-João Natalino da Silva (Cristal Piscinas)

25-Juraci Vaz

26-Agamenon Della Calle 26-Ivany Caruso 26-Marcos Uechi 27-Aline Carreira 27-Mauro Vitturi Filho 29-David José Cardoso Maia 30-Nelma Emília

30-Rozana Harzer 30- Antonio Carlos Caruso 31-Etiene Silva

31-Mário Magalhães Filho 31-Roberto Gaiofatto Consertos e

Confecções de jóias Gravações, Cravações

e Banho de Rodium

Av. Padre Anchieta, 1380 lojas 7 e 8

TEL.: 3455-2511

GRANDES CONQUISTAS

COMEÇAM COM O KUMON

Uma história de esforço, determinação e desafios é o méto-do Kumon, os alunos mostram que podem transformar sonhos em realidade.São condecorados com medalhas de ouro,bronze e platinum nos cursos de inglês, português e matemática. Pa-rabéns aos vitoriosos, na proxima edição publicaremos mais alunos medalhistas.

O casal Pedro Camargo e Eliane Yamauti ladeando o lindo filho Pedro Henrique Yamauti

Manu e Marly Yo e Lorrana

O lindo Murilo filho de Fabiano Verri Inocencio e Karla

Christina Baumgartner Inocencio festejou 05 anos no dia

20 de novembro em Alphaville bairro onde mora a família.

Fabiano é filho do falecido Ildo Inocencio e da querida Evani

Verri Inocencio.

Boas festas a todos nossos amigos,

apoiadores, colaboradores e anunciantes,

que Deus esteja sempre na vida de cada um.

02-Ana Maria Melicio 02-Deborah Lopes 03-Graciela Antacle Habis 03-Paulo José dos Santos 04-Glayds Novo

04-Leonardo Lima 06-Yuko Yamakawa

07-Celene Lopes

09-Marion Oliveira de Carvalho 10-Gislaine Rodrigues 10-Hélio Marcos Junior 10-Thiago da Silva 11-João Batista Horaguti 14-Alex Matos

HAPPY BIRTHDAY MURILO !!!

Emmanuelle e Yggor Prymo estão festejando Bodas de Trigo, celebração de 3 anos de

casa-mento. O casal tem muito para comemorar, Yggor está em estúdio trazendo novidades para o próximo ano com músicas inéditas, confira os sucessos do cantor nas plataformas digitais Spotify e Deezer. Contatos para shows tel.(13)99618-9301 ou whatsapp (71) 99192-1807 siga o músico no Facebook e Instagram.

O GIGANTE SE VAI

Faleceu no dia 13 de dezembro em Peruibe de infarto o senhor Nelson Collino,era viúvo, pai da Mirian Collino (leia-se Hotel Stin),Adriana Collino e Nelson Junior. Nasceu em São Paulo em 09/07/1930 era um grande ser humano, foi treinador de vários times de futebol. Além dos filhos deixou netos. Sentiremos saudade do senhor.

ANIVERSÁRIO

DE CASAMENTO

(5)

HAPPY BIRTHDAY

FLASH

O empresário Emer Elias Abou Jaoude e o amigo Celso Vernizzi num momento de descontração.

Federação Brasileira de Colunistas Sociais

Av. 24 de Dezembro, 507 - Estação - Tel.: 13 3455-8844 Av. Padre Anchieta, 3439 - Arpoador - Tel: 13 3455-5588

AQUI TEM O QUE TE FAZ BEM !!!

O Empório SANTA INÊS PERUÍBE é um show, ambiente lindíssimo e muito agradável, produtos de primeira linha em grãos, temperos, castanhas, azeites, frutas secas, chás, cho-colates, óleo de côco, massas artesanais, produtos veganos, congelados, geléias, queijos, vinhos, sobremesas e uma infinidade de gostosuras. Estacionamento na porta, aceita todos cartões de crédito, preços imbatíveis e o atendimento é impecável.

É PRIMAVERA

Jéssica Abou Jaoude completou mais uma primavera ao lado dos familiares e de um pequeno grupo de amigos.

É UMA JÓIA !!!

A Ação Social de Peruíbe ganhou como doação um anel de ouro para ser rifado em prol da entidade, no dia 05/12 o número sorteado pela Loteria Federal foi o 605 e a sortuda foi a querida Silvia Teixeira Belloti representada por Tatiana Voroshkevich ao lado da tesoureira Odete Diana Popescu e da presidente da Ação Social, Romilda Machado.

O que é

o Natal

João Líbero/APLetras

Eu já tenho cinco anos! E eu sei o que é o Natal. Vou contar pra você, tá bom? Lá naquele lugar que só tem guerra

E que morre gente toda hora - O papai que falou que é assim!

-Nasceu um lindo menininho Numa casinha bem pobrezinha. Morava com sua mamãe e seu papai

Ah! E morava também

Seu cachorrinho Fido, sua cabriti-nha Jezebel

Sua vaquinha Mimosa, sua gatinha Mimi

E seu cavalinho que se chamava Jumento

Que eles usavam pra viajar pra praia

Uma praia bonita chamada Egito Ele cresceu e era poderoso Igual um super herói!

Daí um dia, um bandidão muito mau

Chamado Pôncio - que nome feio né?

-Mandou os soldados prenderem ele.

Mas, ele era super herói e fugiu facinho!

Foi morar bem longe dos solda-dos

Num lugar chamado Polo Norte. Lá ele tinha um monte de anõe-zinhos

Que fabricavam brinquedos pra ele!

Vou contar um segredo só pra você:

Hoje ele se chama Papai Noel! Verdade! Ele tá bem velhinho agora

Mas, é muito bonzinho e todo ano

Dá um monte de brinquedos legais

Para crianças bem boazinhas Para as ruins ele também dá... de dó,

Mas, é brinquedo que não é legal.

Por isso que tem Natal

Para o menininho agora velhinho Dar presente pra nós!

(João Libero)

Emer e Celso

Emer Abou Jaoude, Rafael Abou Jaoude, Jéssica Abou Jaoude, Vania Abou Jaoude e Igor Abou Jaoude

FELIZ ANIVERSÁRIO !!!

Duas lindas, Victória e a mamãe Cláudia Métne

Cláudia

Mé-tne é a digital

influencer mais

badalada de São

Paulo, promove

sorteios, dá dicas

de moda, viagens,

decoração,

entre-vista famosos nas

suas lives diárias

no New Life Style

e muito mais. No

dia 16 de

dezem-bro festejou os 16

anos da bela

fi-lha Victória Métne

em petit comité no

seu apartamento

na capital paulista.

Dr. Fernando Martins estreou idade nova no dia 20 de

novembro ao lado da amada Nanah Martins.

AO MESTRE COM CARINHO

No dia 10 de dezembro faleceu de infarto em Peruíbe o querido professor Jean Claude

Bouny, nascido em 15/11/1948 na Tunisia. Deixou a ex-esposa Maria Irene, os filhos Denis

e Marcel e os netos Felipe e Fernanda. Jean veio morar em Peruíbe em julho de 1992 e

lecionou para muitos moradores da cidade a língua que dominava e adorava o francês.

Sempre muito simpático com a população esse nobre homem agora descansa em paz.

(6)

GESSO

Av. Padre Anchieta, esquina c/ Av. Romania, 408,

sala 1 - Stella Maris

C o n t a b i l i d a d e

TEL.: 13

3455-5075

TEL.: 13

3455-5075

CONTABILIDADE

CURSOS

IMÓVEIS

DELIVERY

• Frango assado • Frango Crocante • À passarinho • Costela assada • Cupim • ALMOÇO P/VIAGEM Tel.: 13 3455-7377 Av. Padre Anchieta, 2730

loja 2 - Flórida

DELIVERY

ADVOGADOS

ÁREA CÍVIL ESPECIALIDADE NA ÁREA DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS Av. Padre Anchieta, 1107

sala 25 - Centro

13 99774-1617

e-mail: jfsouzalufe@gmail.com

José Ferreira

de Souza

OAB SP 272788

SERVIÇOS

LANCHONETES

COSTUREIRA

Coluna de Saúde Climed

Conseguir é ideal, mas errar é fundamental. Subestimamos a falha, o erro, a perda, o quase lá.

Os movimentos da psique huma-na são a Ordem e o Caos. Variando entre um e outro para nos desen-volvermos. Como a própria palavra nos mostra: Des Envolvermos, para avançar é preciso tirar o envolvimento daquilo que não funciona tanto mais e envolver em outras coisas que são mais aproveitáveis no momento.

A vida é uma sucessão de mo-mentos, que percebemos como um contínuo. Mas quando paramos para ver de pertinho, nos detalhes, em mo-mentos de reflexão, na psicoterapia, na meditação, ou conversas bem sinceras, vemos que somos retalhos finamente costurados, onde só a grande manta é percebida.

Se algo não dá certo, parece que tudo falhou. Se nos decepcio-namos com alguma atitude, tudo desmotivou.

Será que somos tão resumidos assim?

Nos reduzimos a Vencedores e Perdedores?

Não se vence em tudo, nem se perde em tudo, e um precisa do outro. Só se aprende a andar com firmeza quando se cai várias vezes, percebe o movimento todo, se treina várias vezes até firmar.

O erro é como a dor, serve de alerta, de aviso que algo está preci-sando de um ajuste, de novas ma-neiras, de um olhar mais cuidadoso. Descobertas incríveis vieram de algo que falhou, e que perceberam que não era um erro, mas algo novo e único.

Quantas vezes não nos acha-mos inadequados a vida e pensaacha-mos que seria melhor acabar com tudo?

Então aí está um pedido de re-estruturação, novas formas de fazer as coisa, desapegar, desenvolver daquilo que não está encaixando e partir para o novo.

O novo pode ser algo bem simples e pratico, como também algo mais complexo e único, que só alguém único pode fazer e viver. E ensinar aos outros que ser único é bom, o novo não é tão assustador e que só o erro pode mostrar isso pra gente.

Errar é fundamental

Bianca S. A. Dangelo Psicologa

ANUNCIE AQUI

FUNCIONA E É BARATO

(13)99715-3110

JORNAL DE PERUÍBE

JORNAL DE PERUÍBE

Informativo

Rotary Club de Peruíbe

Rotary Club de Peruíbe

Algumas atividades da Ação do Rotary Club de Peruíbe nestes 39 anos de existência.

Guarda Mirim, ACEP, APAE, CAPI, Olimpíadas Rotarias, Altar da Pátria, Apoio ao Banco de Leite com veículo e Autoclave, a maternidade com monitor fetal, unidade de berço aquecido, iso-lete, instrumental cirúrgico e roupas, lençóis, uma lavanderia industrial completa, campanhas de prevenção a osteoporose, diabete, hipertensão arterial, hepatite C, Pizzas Solidárias, Macarronadas, feijoadas beneficentes, Festival de Prêmios, Concursos literá-rios, homenagens a personalidades da sociedade, Apoio a diversas entidades com reformas estruturais, doações de equipamentos de informática, audiovi-suais, livros, Apoio às crianças, aos idosos e as gestantes .

ROTARY CLUB DE PERUÍBE

A história do Rotary Club de Perui-be, de uma certa forma, confunde-se, nos últimos 36 anos, com o próprio desenvolvimento de Peruíbe.

Nós, ROTARIANOS, Somos todos privilegiados de termos tido a oportuni-dade de COMPARTILHAR, cada qual a sua maneira e de acordo com as FERRAMENTAS que lhe foram con-cedidas, em TRABALHAR em prol do DESENVOLVIMENTO e PROGRESSO da nossa cidade.

Nestes ANOS de existência do ROTARY CLUB DE PERUÍBE, tivemos uma atuação constante e efetiva, atra-vés de AÇÕES e PROJETOS, que com certeza transformaram para MELHOR a nossa

COMUNIDADE:-Organização e Fundação de En-tidades como a ACESP- Associação Comercial e Empresarial de Peruíbe, a APAE- ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE Peruíbe, a GUARDA MIRIM, a CAPI.

Alocação de recursos para aqui-sição e doação de equipamentos a MATERNIDADE , ao BANCO DE LEI-TE, a LAVANDERIA da PREFEITURA MUNICIPAL DE PERUÍBE, cumprindo o compromisso assumido de colaborar na redução do Índice da Mortalidade Infantil em nossa cidade e conseguimos.

Realização do ALTAR DA PÁTRIA, anualmente durante a SEMANA DA PÁTRIA, evocando o CIVISMO e o PATRIOTISMO.

Campanha de Combate a Polio-mielite, END POLIO NOW, de âmbito MUNDIAL, capitaneado pelo ROTARY INTERNATIONAL, o qual estamos pratica-mente erradicando a doença no MUNDO. Campanha de Prevenção a OS-TEOPOROSE, a HIPERTENSÃO AR-TERIAL, a DIABETE, a HEPATITE C, e ao HERPES ZÓSTER.

Nos TRABALHOS VOLUNTÁRIOS de ajuda as ENTIDADES como a DOA-ÇÃO DE ALIMENTOS, através do DIA DA SOLIDARIEDADE, onde tivemos parceria com EMPRESAS como o EX-TRA SUPERMERCADOS e a DOAÇÃO DE COBERTORES.

O Programa “PIZZA SOLIDÁRIA”,

onde subsidiamos a “mão de obra” e os “insumos” as ENTIDADES da nossa COMUNIDADE, que consegue os re-cursos de que precisam com a venda tão somente dos INGRESSOS.

Os eventos de APOIO ao DIA DO IDOSO, DIA DAS CRIANÇAS, DIAS DAS MÃES. O PROJETO RUMO, de estímulo VOCACIONAL.

O ROTARY CLUB DE PERUÍBE é uma Familia, que abriga todos os repre-sentantes da nossa SOCIEDADE, sendo um CORTE TRANSVERSAL de todas as ATIVIDADES PROFISSIONAIS.

A FAMÍLIA ROTÁRIA, além do ROTARY CLUB, tem a CASA DA AMI-ZADE ‘LOURDES MOLEIRO ARRAIS’, O ROTARACT CLUB , O INTERACT CLUB e o ROTARY KIDS.

Propiciamos a nossa COMUNI-DADE, EVENTOS que marcaram época, como os BAILES DOS ANOS DOURADOS, as FESTAS DO CHO-PPS; o FESTIVAL DE PRÊMIOS , as FEIJOADAS, as MACARRONADAS, enfim, várias atividades de LAZER e ENTRETENIMENTO.

Somos uma equipe que tem como um ÚNICO OBJETIVO, SERVIR A COMUNIDADE, com um propósito sagrado de

“DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”

História do Rotary Club de Peruibe

Em 21 de Novembro de 1980, quando nos salões do Centro Interescolar do nosso Município onde atualmente funciona o Fórum, os companheiros fundadores, sob a direção dos Compa-nheiros do Rotary Club de Praia Grande; Nestor Ferreira da Rocha, Mário Ribeiro Filho, Teófilo Ferreira da Rocha e Arnaldo Arnoni, fizeram a constituição do Conse-lho Diretor do Rotary Club de Peruibe, “em formação”.

Mesmo estando em formação, o Rotary Club de Peruibe, iniciou suas atividades junto à comunidade com a formação da Associação de Educação ao Homem de Amanhã – Guarda Mirim de Peruibe, cujo primeiro presidente foi o companheiro Màrio Silveira Leite,

sucedido pelos companheiros Sidney de Almeida, Washington de Carvalho, Orlando André de Souza Vidal que até nos dias de hoje segue na Presidência. A Guarda Mirim foi declarada de utilidade pública por lei Municipal e Es-tadual, proporcionando por todos estes anos a milhares de jovens, a profissiona-lização e capacitação profissional dentro de nossa comunidade.

Em 24 de agosto de 1981 foi orto-gado pelo Rotary International (RI) carta constitutiva do Rotary Club de Peruibe.

O trabalho dos Rotarianos de Pe-ruíbe, instituíram melhorias e progresso ao nosso município, desde a criação da APAE, demonstrando a preocupação com as crianças especiais até a orga-nização de nossa comunidade com a fundação da Associação Comercial, estabelecendo um novo rumo para o futuro de Peruibe.

Também em 2000, com a finalidade de ampliar os ideais rotários, o Rotary Club de Peruibe apadrinhou e formou o Rotary Club de Juquiá, demonstrando amadu-recimento do club que recebeu Monção Honrosa da Governadoria pelo feito.

Em 2009 em um projeto global com a parceria do Rotary Club da Itália, oferecemos uma automóvel zero Km para o Banco de Leite do munícipio, minimizando assim a mortalidade infantil na busca da coleta do leite materno para os recém-nascidos que não podem ser amamentados por suas mães.

Estamos em nosso 34º Altar da Pátria onde durante a semana de 01 a 07 de setembro fazemos o hasteamento e o ar-riamento das Bandeiras na Praça da Ma-triz, mantendo assim o espírito patriótico junto a sociedade com a participação de entidades e escolas de nosso município.

Sempre em constante trabalho. Atu-almente, realizamos a festa do Dia das Crianças, da Páscoa, Dia da Solidarieda-de para arrecadação Solidarieda-de alimentos em prol das entidades de nosso município. Bem como, as nossas já famosas Pizzas So-lidárias onde ofertamos as entidades toda manufatura para a realização do evento.

Hoje somos em 27 Companheiros atuantes, temos

São 36 anos de história que se confundem com a emancipação de nos-sa cidade, promovendo e desenvolven-do ações minimizadesenvolven-doras desenvolven-dos problemas comuns existentes, contribuindo para uma sociedade mais digna e consciente da importância do ideal de servir.

Sócios Fundadores do Rotary Club de Peruibe – Gestão 1981-1982

1-Alberto Sanches Gomes (Odon-tologia – Clínica geral)

2-Antonio Alves da Rocha (Imó-veis – Administração)

3-Antonio Carlos Pessanha (Co-mércio de Vime – varejo)

4-Ary Oswaldo Mattos (Advocacia – Criminal)

5-Aurélio Passos Araújo (Bar – Lanchonete)

6-Bartolomeu Pessoa (Autos – Mecânica)

7-Benedito Marcondes Sodré (Servidor Público – Topografia)

8-Edvard Sanches (Contabilidade) 9-Enéas Craice (Farmácia – varejo

10-Elias Ribeiro Dib (Artefatos de Cimento – Fabricação)

11-Francisco Puccio Greco (Pro-dutos Alimentícios – Supermercado)

12-Iamaciro Pereira (Economia) 13-José Augusto Pires (Produtos Alimentícios – Atacado)

14-José Ernani Lacerda Ataíde (Engenharia – Projetos)

15-José Luiz Tabith (Medicina – Clínica geral)

16-Kalil Aby Azar Sobrinho (Tele-comunicações – Gêrencia)

17-Luciano Augusto de Bona (Engenharia – Civil)

18-Mário Silveira Leite (Imóveis – Corretagem)

19-Milton dos Santos (Imóveis – Construção)

20-Minoru Terasaka (Agricultura) 21-Pedro Sabino (Comunicações – Jornalismo)

22-Renato São Thiago L. Piccardi (Transportes – Turismo)

23-Sidney de Almeida (Autos – representações)

O que seria do microondas, da fórmica, da casquinha de sorvete sem o erro.

Todo ser é único, está aí a pande-mia pra nós mostrar isso, infelizmente de maneira triste, como cada corpo reage a esse vírus novo.

O acerto é um conceito que ide-alizamos para nos prepararmos a um objetivo, termos um norte, algo para seguir, um caminho. Mas a jornada é única e cheia de obstáculos para nos mostrar que a vida também é im-previsível, que não se domina o mar, mas se aprende a nadar, a navegar, a surfar, a boiar, a ficar na beradinha, a admirar de longe talvez.

O mundo é tão variado e de infinitas formas, cheiros, texturas, tamanhos. Nada é igual na natureza, no máximo muito parecido. Então porque temos que ser igual a outro alguém, achar que ganhar e perder para um tem que ser igual para outro? Temos todos esses dois elementos.

Se acha que perdeu, onde está o que ganhou? Uma questão de olhar denovo, e denovo. Por que não?

Se não consegue sozinho, peça ajuda!

Qual o problema?

Não nascemos sozinhos no mundo. Por que temos que enfrentar algum pesar sozinhos?

Está pronto para errar? Então como deseja traçar o ideal de su-cesso?

Para se errar uma vez basta tentar uma vez. Para conseguir tem que errar muitas vezes!

Se quiser chamar de erro, as vezes é um ajuste bem específico mal interpretado somente.

(7)

Espaço

Melatonina é o hormônio do sono e é um suplemento bem co-nhecido e utilizado por muitas pessoas, já que em várias fases de nossa vida podemos sofrer com transtornos do sono.

A vantagem do Herbatonin® em relação aos suplementos de Melatonina é ser totalmente natural, o que possibilita sua venda livre. Conhecida como Melatonina Vegetal, ou Fitomelatonina, o Herbatonin é derivada de três espécies (Oryzasativa Jarrah, Medi-cago sativa e Chlorella vulgaris Beyerinck).

INDICAÇÕES DO HERBATONIN®:

• A única opção de Melatonina Vegetal (não provêm de fontes sintéticas ou animais);

• Melhora e Regulador do sono: ajuda nos ciclos de sono, alcance do sono reparador e melhora da saúde mental;

• Liberação lenta da fitomelatonina e sustentação através da quebra natural da estrutura celular da planta;

• Ajuda no tratamento do jet lag (distúrbio de sono causado quando o relógio biológico da pessoa está desregulado);

• Combate os radicais livres e tem ações antioxidantes; • Auxilia na reprodução (a melatonina influencia na produção de hormônios sexuais);

• Proteção contra transtornos psiquiátricos, transtornos do humor e doenças cardiovasculares.

DIFERENCIAIS DE HERBATONIN® • Ação rápida em até 2 horas

• Controle do ritmo circadiano • Ausência de efeito “ressaca” • 100% natural

Você encontra esse produto, em nosso site e em todas as nos-sas unidades!

Para mais informações, converse com uma das nossas farmacêuticas.

Farmacêutica Dra. Elaine Britto CRF/SP 74482

CÁPSULAS DE MELATONINA

VEGETAL (HERBATONIN)

IPVA 2021 SERÁ, EM MÉDIA, 6.77% MAIS BARATO

PARA PROPRIETÁRIOS PAULISTAS

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em 2021. A tabela de valores venais registra queda nominal de 6,77%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela foi pu-blicada pela Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento nesta quinta--feira (17), numa edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE). O calendário de vencimentos do imposto já está definido e será publicado no DOE nos próximos dias.

O levantamento da Fipe é refe-rente a 12.046 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesqui-sa, baseada nos valores de mercado de setembro de 2020, comparada ao mesmo período de 2019, identificou maior queda de preços de venda para automóveis, que apresentam recuo de 7,43%. As camionetas e utilitários tiveram queda de 6,63%, seguidos de motos, com redução de 5,52%. Os preços de venda de caminhões caíram 5,09% e ônibus e microônibus fecha-ram 4,89% abaixo do valor apurado no ano anterior.

Os proprietários de veículos movi-dos à gasolina e os bicombustíveis re-colherão 4% sobre o valor venal.

Veícu-A Prefeitura de Peruíbe anunciou os primeiros secretários que vão compor a administração municipal a partir de 1º de janeiro de 2021: Assistência e Desenvolvimento Social - Danielle Mamede; Meio Am-biente - Eduardo Ribas; Planejamento - Elias Abdalla Neto; Obras - José Santana Mendes; Educação - Débora Illa Longhi Gallo.

A Creche da Ação

Social está cadastrando

crianças nascidas entre

1º de abril de 2019 a 31

de março de 2020 para

vagas remanescentes

para 2021, às segundas

e quartas-feiras, das 8 às

12 horas. Os interessados

devem comparecer na

rua Orlando Coelho, 82,

Jardim Peruíbe.

Martins Colares eleito

nas últimas eleições

pelo PV, foi diplomado

como vereador no dia

16, agradece os votos e

deseja a todos Feliz Natal

e um Próspero Ano Novo

CRECHE DA

AÇÃO SOCIAL

TEM VAGAS

PREFEITURA DE PERUÍBE ANUNCIA

PRIMEIROS SECRETÁRIOS DA

ADMINISTRAÇÃO

O Dr.Guilherme José Lopes Camargo nasceu em São Paulo em 29 de janeiro de1944 e faleceu em 05 de dezembro de 2020 deixando a esposa Dra.Euclea González Souza, 5 filhos e 11 netos.

A Historia do sonhador Dr. Gui-lherme sobre seu amor a Peruibe, começou quando ele tinha cerca de 10 anos e viajava com o seu pai Wilson de Menezes Camargo, o “ seu Wilson “, ainda pela praia, porque não havia estrada ligando Praia Grande a Peruibe.

Os anos passaram, ele foi estu-dar Engenharia Cívil na Poli, seguiu alguns rumos de trabalho mas o amor por Peruibe falou mais alto e formou a WGB em São Paulo, por volta de 1975, quando tinha 32 anos e foi ter a maior imobiliária que efe-tuava as vendas dos loteamentos do

MORRE O EMPRESÁRIO GUILHERME JOSÉ LOPES CAMARGO,

UM DOS PIONEIROS DO SETOR IMOBILIÁRIO DE PERUÍBE

seu Wilson no Balneário Oasis, Jar-dim São João e JarJar-dim das Palmeiras em Itanhaém e loteamento Parque Balneário Oasis e Estância São José

em Peruibe, sendo que o Oasis foi o primeiro loteamento a ser calçado e iluminado pelos loteadores sem custo para a Prefeitura de Peruibe, ficando remanescentes varias áreas comerciais e residenciais .

Sempre sonhou com o pro-gresso de Peruíbe, com grandes redes de supermercados, lojas de departamentos, postos de gasolina, excelentes restaurantes, mas nunca desejou que Peruibe perdesse a hospitalidade, seu jeito de interior, onde as pessoas são amigas.

Com o crescimento das vendas e a realização da pavimentação do Balneário Oasis, sentiu que queria ficar mais perto e em 1980 abriu a WGB em Peruibe, alguns anos depois comprou sua casa onde foi morar em 1987 e lá residindo até a data do seu falecimento. Por muitos

anos construiu inúmeras casas com arquitetura arrojadas, diferentes por dentro e por fora.

Por volta de 1986 o sonhador decidiu levar o melhor para Peruibe, construiu do zero o Boliche, o 1º boli-che totalmente automatizado do litoral. Virou febre nas férias e temporadas.

Durante o ano, para Peruibe ter divertimento, criou campeonatos de Boliche e alguns dias da semana lá estava ele fazendo acontecer.

Seus olhos se enchiam de or-gulho de Peruibe ter um lugar para entretenimento, com bons lanches e as melhores batatas fritas feitas pelo Vicente.

Dr Guilherme , deixou um legado de profissionais na area de imóveis, hoje muitos corretores que estão na ativa iniciaram suas carreiras com a Oasis e a WGB.

los usados que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, permanecem com a alíquota de 3%, já os veículos novos com essas mesmas especificações de combustível em Nota Fiscal, adquiridos a partir de 15/01/21 terão alíquota de 4%, de acordo com Lei 17.293/2020. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

A frota total no Estado de São Pau-lo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,6 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 618 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

A Fazenda prevê arrecadar R$ 18,5 bilhões com o IPVA em 2021. Deste total, descontadas as destina-ções constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos

proprietários, e os outros 50% para o Estado. Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação.

Calendário de pagamento Os contribuintes podem pagar o IPVA 2021 em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes, de acordo com o final da placa do veículo (iniciando o primeiro pagamento em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março). Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro de maneira integral, sem desconto. Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral sem desconto, o vencimento é no dia 15/4 (independente do final de placa); para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três vezes, os vencimentos são em março, junho e setembro.

Os proprietários deverão observar o calendário de vencimento por final de placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2021, basta o contribuinte ir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENA-VAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o recolhimento nos terminais de autoatendimento,

pela internet ou débito agendado, nos guichê de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pa-gamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas cre-denciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Atraso de pagamento O contribuinte que deixar de re-colher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Pas-sados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito e, como con-sequência, a multa passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadu-al, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

Após o prazo para licenciamento, conforme calendário do Detran, a inadimplência do IPVA impedirá de fazê-lo. Como consequência, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL COMEÇOU NO DIA 21

O verão no Hemisfério Sul iniciou--se no dia 21 de dezembro de 2020 às 07h02 (horário de Brasília) e termina no dia 20 de março de 2021 às 06h02. O período é caracterizado pela

eleva-ção da temperatura em todo o país em função da posição relativa do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva

forte, queda de granizo, vento com diferentes intensidades (moderada a forte) e descargas elétricas.

Nessa estação, as chuvas são fre-quentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm, segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Na-cional de Meteorologia (Inmet).

Nas regiões Sudeste e Centro--Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsá-vel pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com

totais na faixa entre 700 e 1100 mm. Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem grande importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hí-drica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

La Niña

De acordo com o prognóstico, a maioria dos modelos de previsão "indicam uma probabilidade superior a 90% de que se mantenha o fenômeno de La Niña durante o verão, e com pro-babilidades significativas da chegada de uma fase neutra durante o outono no Hemisfério Sul".

O fenômeno é identificado pelo resfriamento anômalo da temperatura da superfície do mar de áreas especí-ficas do Oceano Pacífico Equatorial.

(8)

O QUE ESPERAR DE 2021?

Todo fim de ano é a

mesma coisa. Avaliar o que foi feito no ano que passou e fazer planos para o ano

que se aproxima é prática comum em toda parte do mundo. Mas como fazer planos para um ano de

incertezas? De acordo com a professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Janete Knapik, muita gente pode estar des-motivada por ter planejado muita coisa para 2020 e não ter conseguido colocar em prática. “Porém, só o fato de pensar sobre o que

queremos ou o que está faltando já é um ganho, nos traz esperanças de um ano melhor”, acredita.

Segundo a psicóloga, para não se frustrar nova-mente, é preciso colocar as resoluções em prática, fazer acontecer. Separar o realizável do desejá-vel. “Como 2021 ainda estará sob o impacto da pandemia, é importante pensar em metas realistas e também definir metas voltadas ao autocuidado e à saúde mental, que foi muito afetada neste ano de 2020”, indica. A pro-fessora listou sete pontos para levar em considera-ção na hora de fazer as resoluções de ano novo.

1 - Priorize o que é mais importante: definir uma quantidade grande de metas pulveriza muito os esforços e dificulta um planejamento. Estabelecer um número menor, mas com metas mais significa-tivas, as mais importantes, ajuda na hora de colocar em prática e de ver os resultados acontecerem. “2021 é ainda um ano que temos que nos moldar com as exigências sanitárias da pandemia e com a li-mitações impostas pelas

restrições econômicas, considere isso na hora de estabelecer as metas”, lembra Janete.

2 - Estabeleça uma forma de acompanhar e mensurar as metas: o fato de ver o progresso e que o planejamento está tendo bons resultados tem efeito psicológico reforçador, ou seja, é um estímulo para não perder o entusiasmo. Por exemplo, ver um grá-fico com uma curva des-cendente em uma meta de emagrecimento mobiliza a querer ver a curva descer cada vez mais. Existem aplicativos que fazem esse monitoramento.

3 - Defina metas factí-veis: 2021 é ainda um ano de incertezas. Por isso, é importante priorizar metas mais práticas, com prazos menores. “Escolha o que faz mais sentido, que tem mais impacto e relevância com teus propósitos. O que é difícil, às vezes dá vontade de “chutar o balde” e de desistir”, aconselha.

4 - Deixe um espaço para metas de autocui-dado: várias pesquisas identificaram aumento da ansiedade, do estresse e da depressão em 2020; outras mostraram que

quem passou muito mais tempo em casa acabou exagerando na comida e na bebida. Sendo assim, metas que envolvam ativi-dades físicas, uma alimen-tação equilibrada, uma disciplina que contemple o descanso, o lazer e boas risadas são sempre muito bem-vindas.

5 - Descreva as metas com detalhamentos: o de-talhamento ajuda a colocar em prática. Estabeleça qual o objetivo e quais as etapas necessárias para se atingir. “Coloque no papel, acompanhe e faça as mudanças e adapta-ções que se fizeram ne-cessárias. Na vida nada é estático, mudanças e adaptação são frutos de aprendizados”, pondera.

6 - Estabeleça prazos : não existe meta sem prazo. “Uma data nos coloca em movimento para atender esse prazo”, reforça Jane-te. Também é importante considerar a rotina na hora da definição dos prazos.

7 - Comemore as con-quistas : rituais de co-memoração nos trazem uma sensação de vitória. Por isso, é importante se presentear nas pequenas conquistas.

Referências

Documentos relacionados

b) No emprego da segunda pessoa, não há coincidência do interlocutor. Indique duas marcas linguísticas que evidenciam essa não coincidência, explicitando qual é o interlocutor

Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e

Nestes ensaios teve-se em conta vários parâmetros que têm influência na resistência ao fogo de colunas deste tipo, tais como a esbelteza, o diâmetro da secção transversal, o

Ao fechar (finalizar) o relatório financeiro ele deve conter o mesmo valor que foi repassado à entidade, ele deverá ser impresso, assinado pelo responsável contábil

A metodologia aplicada contemplou as análises (apenas aquelas fora do padrão) dos índices de incidência do cloro residual, assim como dos parâmetros de qualidade turbidez e

- Desenvolvimento de novas metodologias para a síntese de 1,2,4-oxadiazóis 3,5dissubstituídos a partir de amidoximas e de ácidos carboxílicos, usando o cloreto de mesila ou

Será que a adopção e implementação da CAF nos Municípios resulta com o intuito de promover a melhoria contínua dos serviços prestados.. Ou resulta da mediatização

No caso de se dar realmente desde, já a ida rle Marshall pa- ra Londres, para assumir o co- mando supremo, o general Éise- nhower, que agora dirige as for- ças