• Nenhum resultado encontrado

Boletim da Coordenadoria de Educação Profissional da Gerência de Educação e Tecnologia do SENAI/SC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim da Coordenadoria de Educação Profissional da Gerência de Educação e Tecnologia do SENAI/SC"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Tecnologia do SENAI/SC

Mais informações com a Gerência que assina o

comunicado interno

No dia 18 de agosto do ano corrente foi realizada a premiação da 10º edição do Prêmio IEL de Estágio em conjunto com o V Encontro Estadual de Estágio em Criciúma. O SENAI Jaraguá do Sul foi reconhecido como melhor prática de atuação em estágio na categoria Instituição de Ensino Destaque – Educação Profissional Nível Técnico, sendo que será o representante de Santa Catarina na disputa nacional do prêmio.

A finalidade do Prêmio é reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio no Brasil para garantir a conexão entre o público acadêmico e as empresas concedentes, além de estimular a melhoria na qualidade da educação na formação dos futuros profissionais e na identificação de novos talentos para o mundo do trabalho.

Agradecemos o empenho e dedicação da unidade nessa importante conquista para o SENAI/SC e permaneceremos na torcida pela conquista da etapa nacional.

PARABÉNS SENAI JARAGUÁ DO SUL!

Vencedores da etapa estadual do Prêmio IEL/SC de Estágio 2015

Lizandra dos Santos Maciel, Interlocutora de Estágio do SENAI Jaraguá do Sul

(2)

SENAI/SC promove a inserção de pessoas com deficiência Intelectual no

mercado de trabalho, por meio da Aprendizagem Industrial

A Empresa Alliance One Brasil em Araranguá firmou parceria com o SENAI/SC em Criciúma e APAE de Araranguá e iniciará em setembro a primeira turma de um Programa de Aprendizagem Industrial de Auxiliar de Linha de Produção. São 12 alunos com deficiência selecionados pela APAE que serão capacitados dentro das instalações da empresa, possibilitando por meio de atividades integradas o desenvolvimento das capacidades e conhecimentos. Atualmente no SENAI/SC estão matriculados na Aprendizagem Industrial 48 alunos com deficiência, sendo capacitados nas diferentes modalidades de Educação Profissional.

O objetivo do programa é capacitar pessoas com deficiência intelectual para a ocupação de Auxiliar de Linha de Produção com conhecimentos teóricos e práticos para que possam executar as atividades inerentes a esta função de acordo com as normas vigentes, oportunizando a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Reunião de alinhamento na APAE de Araranguá com representantes; do SENAI DR, SENAI de Criciúma, da Empresa Alliance One Brasil, da APAE,

pais e alunos do programa.

Mais informações com a Gerência que assina o

comunicado interno

(3)

atividades Pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio

A partir de agosto e até dezembro, a unidade do SENAI de Tubarão, estará mensalmente com matéria no Jornal Diário do Sul, divulgando as atividades pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio da Unidade.

A primeira matéria, divulgada em agosto, traz um exemplo de atividade articulada com conhecimentos do curso técnico, além da complementação de conhecimentos adquiridos em um curso de iniciação EaD, que serviu de suporte para a mesma.

Mais informações com a Gerência que assina o

O texto descreve a ação pedagógica articulada, promovida pelos professores Bruno Cimirro, de Desenho Técnico e Patrícia da Luz, de Matemática, em uma turma do 3° ano, na aula de matemática, onde foram utilizadas ferramentas e estratégias aplicadas na prática para aprimorar o estudo teórico.

Confira a seguir a 1ª matéria publicada no Diário.

Matéria Publicada no Jornal Diário do Sul, sobre práticas Pedagógicas realizadas no Ensino Médio do SENAI de Tubarão

(4)

SENAI Indaial promove ações junto à Indústria e estudantes, para

enfatizar a importância do Ensino Técnico

Mais informações com a Gerência que assina o

comunicado interno

Na noite de 25 de agosto, a Iscar do Brasil em parceria com o SENAI de Indaial realizaram a palestra “Ferramentas para a Indústria Metalmecânica”.

O evento aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Indaial e contou com a participação de representantes das indústrias de Indaial, Pomerode e Timbó, bem como com os alunos dos cursos técnicos em mecânica do SENAI de Indaial. Foram uma hora e meia de conhecimentos repassados aos 140 participantes que puderam conhecer as novidades e evoluções de ferramentaria para as máquinas industriais com tecnologias estudadas e desenvolvidas por umas das maiores empresas do mundo deste ramo.

Palestra realizada pela Iscar do Brasil em Parceria com o SENAI Indaial

Eventos como este tem como objetivo levar aos alunos a aproximação com empresas da região, bem como a troca de informações entre indústrias, apresentando novas tecnologias que poderão facilitar o dia a dia das empresas. Tal ação ocorrerá sistematicamente, com foco nas diversas áreas dos cursos técnicos, direcionada para alunos, Empresas e comunidade em geral. O objetivo é despertar e promover o interesse pelo Ensino Técnico nos jovens .

(5)

Unidades do SENAI de Joinville e de Videira mobilizam estudantes e

docentes para o SAEP 2015

Mais informações com a Gerência que assina o

comunicado interno

O SENAI/Joinville, com o objetivo de elevar os indicadores do SAEP em 2015 implantou ações em duas vertentes: docentes e estudantes. No início do ano os docentes da escola passaram por uma capacitação quanto à metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI) – mesma utilizada no SAEP – com foco na elaboração de itens e avaliações contextualizadas. Após, foi realizado um intenso trabalho de sensibilização para que os docentes levassem os conceitos adquiridos para as salas de aula e desenvolvem itens em suas avaliações no processo formativo.

Os docentes compartilhavam as questões elaboradas em pastas do Google Drive, fragmentando por curso e semestre. Isso permitiu que a cada semestre pudesse ser realizado um simulado técnico, com itens do próprio curso, permitindo com que os estudantes tenham contato com essa metodologia ao longo de todo o curso e não somente no momento do SAEP.

O SENAI/ Videira também tem realizado ações de preparação para o SAEP. Os docentes reúnem-se para a elaboração de questões de acordo com o projeto e desenho curricular de cada curso a ser avaliado. As questões selecionadas são respondidas de forma virtual pelos estudantes, para simular a realização do exame. Logo após é feita a correção comentada das questões.

No mês de setembro a Direção Regional também disponibilizará um simulado metodológico corporativo, com vistas à preparação dos estudantes em conhecer a metodologia das avaliações e o sistema utilizado de prova online. A aplicação do SAEP no segundo semestre ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 9 de outubro.

Parabéns às Unidades de Joinville e Videira pelo trabalho!

(6)

Alunos Classificados OBQ 2015 - Fase III

Mais informações com a Gerência que assina o

comunicado interno

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo para estudantes do ensino médio e tecnológico de escolas públicas e particulares de todo território nacional.

Seus objetivos principais são: - Identificar os melhores estudantes de Química do ensino médio, estimulando-os com premiações e cursestimulando-os de aprofundamento e - Selecionar e capacitar os estudantes para compor as delegações que representarão o Brasil nas competições internacionais relacionadas com a Química.

Os primeiros colocados nesta competição têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química. Os dez estudantes de maior destaque nesta olimpíada são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Este ano, contamos com a participação de 3 (três) estudantes do SENAI/SC de um total de 25 aprovados, representando o estado na Fase III (etapa nacional), são eles:

SENAI Joinville Norte: Leonardo Lennert Rammer e Yana Preisler Santos ;

(7)

Mais informações com a Gerência que assina o

comunicado interno

Pesquisa no SABA!!

A partir de setembro, estará disponível na plataforma SABA uma pesquisa direcionada aos estudantes dos cursos de Competências Transversais, que terá como objetivo identificar o perfil destes estudantes. Com base nas informações levantadas por meio desta pesquisa, será possível conhecer os interesses deste público, além dos cursos ou áreas nas quais gostariam de aprofundar seus estudos!

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

- Identificar os fatores dificultadores da Certificação ISO 9001:2008 na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, a partir da percepção de funcionários administrativos,

[r]

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +