• Nenhum resultado encontrado

Rótulo Ecológico para Monitores de Vídeo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rótulo Ecológico para Monitores de Vídeo"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

0

Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas

5 Escopo da categoria de produtos 6 Critérios Técnicos

7 Atendimento a requisitos legais 8 Utilização de laboratórios de ensaios 9 Descrição do processo de certificação

10 Descrição do processo de manutenção da certificação 11 Modificações nos critérios

Histórico das revisões

Revisão Data Descrição da alteração Observações

Elaboração Verificação Aprovação

Rosemar Santos Julio Reis Guy Ladvocat

Analista Técnica Assistente Técnico Gerente de Certificação de Sistemas

(2)

0 Introdução

O programa de Rotulagem Ambiental da ABNT foi desenvolvido para apoiar um esforço contínuo para melhorar e/ou manter a qualidade ambiental através da redução do consumo de energia e de materiais, bem como da minimização dos impactos de poluição gerados pela produção, utilização e disposição de produtos e serviços.

Este documento foi preparado com base em uma visão geral sobre a avaliação do ciclo de vida do produto, conforme estabelecido na norma ABNT NBR ISO 14024, para programas de rotulagem ambiental do tipo I, e em informações de especificações para produtos similares de outros programas de rotulagem ambiental desenvolvidos por outros membros do Global Ecolabelling

Network (GEN).

1 Objetivo

Este Procedimento estabelece os requisitos que osprodutos“monitores” devem atender para obter a licença para uso da Marca ABNT de Qualidade Ambiental (Rótulo Ecológico ABNT).

O Rótulo Ecológico para monitores pode ser atribuído a dispositivos que exibemas seguintes propriedades ambientais:

 Baixo consumo de energia;  Longa duração e design reciclável;

 Substituição dos materiais nocivos para o ambiente;  Redução de emissão de poluentes;

 Utilização de material reciclado. 2 Referências normativas

Os documentos relacionados a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem requisitos válidos para este procedimento. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como os documentos estão sujeitos a revisão, recomenda-se àqueles que utilizem este procedimento, que verifiquem a conveniência de utilização de edições mais recentes dos documentos indicados. - ABNT NBR ISO 14001:2004 - Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso - ABNT NBR ISO 14020:2002 - Rótulos e declarações ambientais - Princípios gerais

- ABNT NBR ISO 14024:2004 - Rótulos e declarações ambientais - Rotulagem ambiental do tipo I - Princípios e procedimentos

- ABNT NBR ISO 14040:2001 - Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura

- ABNT NBR 10004:2004 - Resíduos sólidos - Classificação

- PG-11 - Procedimento Geral da Marca ABNT - Qualidade Ambiental

- PG-12 - Diretrizes para Elaboração dos Critérios da Marca ABNT- QualidadeAmbiental

- RAL-UZ 78c - Computer Monitors – DER BLAUE ENGEL

(3)

- (CE) N° 1272/2008 - Classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas 3 Definições

3.1 Programa de rotulagem ambiental do tipo I

Programa de terceira parte voluntário, baseado em critérios múltiplos, que outorga uma licença que autoriza o uso de rótulos ambientais em produtos, indicando a preferência ambiental de um produto dentro de uma categoria de produto específica com base em considerações do ciclo de vida (ABNT NBR ISO 14024). 3.2 Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

ACV considera os impactos ambientais ao longo da vida do produto (do berço ao túmulo) desde a extração de matérias-primas até a produção, uso e disposição final. As categorias gerais de impactos ambientais a considerar incluem o esgotamento de recursos, a saúde humana e as consequências ecológicas.

3.3 Monitor

Monitor significa um produto eletrônico comercialmente disponível com uma tela e os componentes eletrônicos associados integrados em uma única carcaçaque, como a sua principal função, exibe informações visuais a partir das seguintes unidades:

 Computador, estação de trabalho ou servidor, através de uma ou mais interfaces, tais como VGA, DVI, HDMI e / ou IEEE 1394, ou;

 Uma unidade flash USB, cartão de memória, ou uma conexão de Internet sem fio.

Tecnologias de telas mais comuns incluem: tubo de raios catódicos (CRT), tela de cristal líquido(LCD), tecnologia de diodo emissor de luz (LED) e plasma.

A definição acima inclui monitores concebidos para o uso com computadores.

3.4 Modo de operação

Modo ligado (On): Um monitor de computador está em modo On quandoestá ligado a uma fonte de energia,tem todos os interruptores mecânicos ligados, e está apto a executar a sua função primária de produção de imagem.O consumo de energia no modo operacional é geralmente mais elevadodo que no modo suspensão (sleep) ou no modoOff.

Modo suspensão (Sleep): Um monitor de computador está em modo de suspensão quando está ligado a uma fonte de energia, tem todos os interruptores mecânicos ligados, eestá num estado de energia reduzida após receber um sinal de um dispositivo ligado (ex. computador, videogame) ou por causa de uma função interna (ex.sleep timer, sensor capacidade).

Modo desligado (Off): Um monitor de computador está em modo desligado, quandoestá ligado a uma fonte de energia,não produz imagens e pode passar ao modo ligado por um sinal direto do usuário. 3.5 Potencial de destruição do ozônio (ODP)

Refere-se ao valor que indica o impacto relativo a substâncias que empobrecem a camada de ozônio quando o impacto dadestruição do ozônio de CFC-11 está definida para ser 1.

(4)

3.6 Fabricante/importador

Qualquer pessoa, companhia ou organização que coloca equipamentos eletroeletrônicos (EEE) no mercado, isto é, ou fabrica ou vende EEE sob marca própria; ou revende EEE fabricado por outros, sob sua própria marca; ou importa ou exporta EEE (de acordo com ABNT IEC/PAS 62545:2011).

4 Siglas

As siglas empregadas no texto deste Procedimento são as seguintes: - ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

- ACV - Avaliação do ciclo de vida - CT - Coordenação Técnica

- GSI - Gerência de Certificação de Sistemas - ISO - International Organization for Standardization - GEN - Global Ecollabeling Network

- CTC - Comitê Técnico de Certificação -CRT - Cathodic Ray Tube

5 Escopo da categoria de produtos

Os critérios deste procedimento aplicam-se a monitoresde vídeo, a cores,do tipo plano para computadores. Estes critérios também se aplicam a produtos multifuncionais que têm função de monitor como função padrão e adicionais, tais como TV com recepção ou saída de áudio.

Monitores do tipo CRT estão fora do âmbitodeste procedimento. 6 Critérios Técnicos

6.1 Adequação ao uso

Para se tornar certificado, o produto deve ter um bom desempenho quando utilizado de acordo com as instruções do fabricante e em conformidade com as normas existentes de qualidade, segurança e durabilidade. O fabricante deve garantir que o produto esteja apto para o fim anunciado.

O atendimento à portaria 170 do INMETRO ou à norma IEC 60950-1 ou equivalentes, garantem o atendimento a este requisito.

6.2 Consumo de energia

Com relação ao consumo de energia na fase de utilização, o produto deve cumprir os seguintesrequisitos.

6.2.1 Consumo de energia no Modo Ligado.

No modo de energia ligado (PON), medido pelo método de ensaio ENERGY STAR, o consumo de energia

deve ser inferior ou igual ao máximo da exigência no modo de energia ligado (PON_Máx.), calculado e

(5)

Se a densidade de pixels do produto (Dp), quando calculado pela Equação 1, for maior do que 20.000 pixels/pol2então, a resolução de tela usada para calcular PON_Máx. será determinada pela Equação 2.

Equação1: Cálculo daDensidade de Pixel





=×10

6

Onde:

• DP é a densidade de pixels do produto arredondado para o número inteiro mais próximo, em

pixels/pol2,

• r é a resolução da tela, em megapixels, e • A é a área da tela visível, em pol2

Equação 2: Cálculo da resolução se Dp> 20.000 pixels/pol2

1=20.000×2=(−20.000)×

106106 Onde:

• R1 e R2 são as resoluções de tela, em megapixels, para ser usado no cálculo, Pon_Máx;

• DP é a densidade de pixels do produto arredondado para o número inteiro mais próximo, em

pixels/pol2, e

• A é a área da tela visível, em pol2.

Tabela 1 - Cálculo dos requisitos máximos no ModoLigado (Pon_Máx)

Tipo de produto e Tamanho de tela diagonal, d (em

polegadas) PON_Máx. Onde, Dp ≤ 20.000 pixels/pol2 (em watts) Onde: • R – resolução da tela em megapixels;

• Área visível da tela em pol2;

• O resultado deve ser arredondado para o décimo mais próximo de um watt PON_Máx. Onde, Dp> 20.000 pixels/pol2 (em watts) Onde: • R – resolução da tela em megapixels;

• Área visível da tela em pol2;

• O resultado deve ser arredondado para o décimo mais próximo de um watt

(6)

<12.0 (6.0×)+(0.05×)+3.0 ((6.0×1)+(3.0×2)+(0.05×)+3.0) 12.0≤<17.0 (6.0×)+(0.01×)+5.5 ((6.0×1)+(3.0×2)+(0.01×)+5.5) 17.0≤<23.0 (6.0×)+(0.025×)+3.7 ((6.0×1)+(3.0×2)+(0.025×)+3.7 23.0≤<25.0 (6.0×)+(0.06×)−4.0 ((6.0×1)+(3.0×2)+(0.06×)−4.0) 25.0≤≤61.0 (6.0×)+(0.1×)−14.5 ((6.0×1)+(3.0×2)+(0.1×)−14.5) 30.0≤≤61.0

(apenas para produtos que satisfaçam a definição de um monitor)

(0.27×)+8.0 (0.27×)+8.0

6.2.2 Consumo de energianos ModosSuspensão e Desligado.

O consumo máximo de energia nos modos suspensão e desligado não pode exceder aos seguintes limites:

Modo Suspensão - PSleep: ≤ 1.0 watts

Modo Desligado - POff: ≤ 0.5 watts.

O consumo de energia dos monitores de computador com capacidade de múltiplos modos de suspensãonão deve exceder a1,0 watt em todos esses modos.

Obs.: Estes valores devem ser medidos de acordo com os procedimentos de teste especificados noEnergy Star, Requisitos do Programa de Monitores, Versão 5.0 (ou mais atual). Anexo 1 - Procedimentos de teste para Monitores com um tamanho de tela diagonal visívelmenor que (<) 30 polegadas e Anexo 2 - Procedimentos de teste para Monitores com um tamanho de tela diagonal visível a partir de 30 a 60 polegadas, inclusive.

6.3 Economia de Energia

Os produtos devem oferecer pelo menos um recurso de gerenciamento de energia que seja ativado por um padrão,e que pode ser usado para fazer a transição automaticamente do modo On para o modo econômico,quer por um dispositivo auxiliar(host) conectado ou internamente.

Produtos que geram conteúdo para a exibição de uma ou mais fontes internasdevem ter um sensor ou temporizador, ativado por padrão, para participar automaticamente do modo suspensão ou desligado. Para os produtos que têm um tempo de atraso padrão internoapós o qual as transições de produtos do modo ligado para o modo suspensão ou desligado, o tempo de atraso deve ser indicado.

Os monitores de computador devem entrar automaticamente no modo de suspensão ou modo desligado dentro de 15 minutos após ser desconectado de um computador auxiliar(host).

(7)

O fabricante deverá oferecer uma garantia comercial sobre a qualidade do produto. O período da garantia deve ser de, no mínimo, um ano. A garantia é válida a partir da data de entrega ao consumidor.

6.5 Critérios para design 6.5.1 Estrutura e Técnica

Os produtos devem ser concebidos de forma a permitir uma fácil desmontagem (manual) para reciclagem, a fim de separar as partes, chassis, painel do monitor e os módulos elétricos (incluindo placas de circuito impresso) frações de materiais de outras unidades funcionais e, se possível, a sua reciclagem como material.

Os produtos devem ser concebidos de modo que possam receber suporte de uma empresa especializada ou possam ser realizados reparos através da utilização de ferramentas universais.

Uma pessoa sozinha deve ser capaz de desmontar a carcaça, chassis, painel do monitor emódulos elétricos (incluindo placas de circuito impresso).

Módulos elétricos devem ser facilmente removíveisda carcaça. 6.5.2 Seleção de Materiais e Rotulagem

Componentes plásticos de massa superior a 25g devem, entre outras coisas, ser codificados de acordo coma norma ISO 11469 e ISO 1043-1, 2, 3, 4.Materiais de suporte das placas de circuito impressoestão isentos desta exigência. Componentes de plástico pesando mais de 25 gpodem ser constituídos por um máximo de dois polímeros diferentes.

6.6 Requisitos de Materiais 6.6.1 Plásticos

As peças externas de plástico com peso maior do que 25g devem satisfazer os seguintes critérios:  Ser isentas de chumbo ou cádmio,intencionalmente adicionados.

 As partes externas de plásticodevem ser fabricadas com base num polímero único ou em polímeros compatíveis, constituídas por um máximo de dois tipos de polímeros separáveis.  Ser isentas de inclusões metálicas que não possam ser separadas por uma única pessoa

utilizando ferramentas simples, excetuando-se as placas de circuito impresso.

 Não podem conter retardadores de chama à base de polibromobifenila (PBB) e/ou éter de difenilpolibromado (PBDE).

 Não podem conter retardadores de chama à base de cloro parafinas de cadeia compreendida entre 10 e 17 átomos de carbono e com teor ponderal de cloro superior a 50% (números CAS: 85535-84-8 e 85535-85-9).

 Peças que consistem de um único tipo de polímero (homopolímero ou copolímero) ou mistura de plásticos recicláveis devem ser recicladas em sistemas convencionais de reciclagem;

(8)

 Cada peça de plástico individual deve ser marcada com um código apropriado de identificação da resina promulgada pelo Plastics e Chemical Industry Association (http://www.pacia.org.au) ou em conformidade com a norma ISO 11469.

6.7 Luz de fundo e Compostos de Cristal Líquido

 A luz de fundo da tela não deve conter mercúrio com teor acima de 0,1%.

DIRECTIVE 2011/65/EU OF THE EUROPEAN PARLIAMENT AND OF THE COUNCILof 8 June2011.

 Os compostos de cristal líquido não devem ser classificados como cancerígenos na categoria 1, 2 ou 3 incluídos na Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC) ou como tóxicos ou muito tóxicos de acordo com o anexo VI do Regulamento (CE) 1272/2008.

Consulte: http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/ClassificationsGroupOrder.pdf

6.8 Ergonomia

As propriedades ergonômicas de monitores de tela plana para computadores devem ser testadas de acordo com a norma DIN EN ISO 9241-307 ou equivalentes e, pelo menos, cumprir os requisitos de erro de pixel classe 2.

Este requisito deve ser considerado cumprido se o produto for certificado pela TCO. 6.9 Informações ao Consumidor

A documentação que acompanha o monitor deve incluir informação aoconsumidor tanto sobre especificações técnicas quanto relacionadas ao meio ambiente e a saúde. Estas informações devem ser fornecidasem um CD-ROM ou deforma impressa.

Asseguintes informações básicas para o usuáriodevem ser disponibilizadas na documentação ou na Internet:

 Níveis de consumo de energia nos modos operacionais individuais nos termosdo modo suspensão e modo off. Também devem existir instruções sobre como colocar os dispositivos nos modos de economia de energia;

 Informação que uma redução no consumo de energia acompanha uma redução nos custos operacionaise que o consumo de energia pode ser reduzido a zero se a tomada do aparelho for desconectada da rede completamente;

 Informação de que o monitor consome energia mesmo quando em modo desligado;

 As proteções de tela impedem que o dispositivo entre automaticamente no modo de economia de energia, portanto, não é recomendado serem ativadas;

 A redução do brilho da tela diminui o consumo de energia;  Informações de garantia e atendimento ao consumidor; 6.10 Logística Reversa

O fabricante deve oferecer uma estrutura (sistemática), para recebimento dos monitores após sua utilização e posterior destinação final ambientalmente adequada, seguindo as legislações ambientais

(9)

aplicáveis e vigentes. O fabricante deve possuir registros da quantidade recebida e destinada de monitores.

A organização deve garantir que os produtos sejam destinados a empresas devidamente licenciadas para exercerem essa atividade e manter registros do encaminhamento à destinação final ambientalmente adequada.

No caso do fabricante atribuir a uma empresa a retomada e a reciclagem dos resíduos de produtos, o envio das informações relevantes é considerado como equivalente.

Material coletado sob este regime não deve ser descartado em aterros ou incinerado.

Disposição transitória: Será aceito um manual descrevendo a destinação final ambientalmente correta do produto, durante o período de 18 meses após a aprovação deste procedimento. As empresas podem informar aos clientes em um manual as formas de disposição final do produto. Após este período será aceita apenas a evidência da implantação total da sistemática de logística reversaou das fases em andamento e já realizadas com cronograma de previsão de término.

6.11 Critérios para Embalagem

Materiais de absorção de choque na embalagem devem ser feitos de celulose ou papel reciclado como molde da polpa. No entanto, os seguintes materiais são considerados equivalentes:

a) Materiais de absorção de choque fabricados usando mais de 50% em peso de plástico reciclado;

b) EPS (poliestireno expandido), EPE (polietileno expandido) e EPP (polipropileno expandido), cujo agente de formação de espuma tenha zero ODP;

c) Embalagem plástica debolha de ar. 6.12 Critérios para distribuição

6.12.1 Transporte próprio.

Caso o fabricante tenha, em suas instalações, postos de abastecimento de combustíveis para consumo próprio, deverá possuir medidas de contenção/prevenção e procedimentos de emergência para casos de derramamento, incêndio e explosão.

6.12.2 Transporte terceirizado.

Caso o fabricante utilize empresas de transporte terceirizadas, estas deverão estar registrados junto ao CONTRAN (ANTT) a fim de atender os requisitos aplicáveis à legislação vigente.

6.13 Critérios ambientaisaplicáveis ao processo

6.13.1 O fabricante deve estabelecer um Programa de otimização do consumo de energia e de água com metas de redução quando apropriado. O Programa deve considerar a reutilização da água usada nos sistemas de resfriamento, geração de vapor, bem como em procedimentos de limpeza e sanitização de máquinas, equipamentos, tubulações de transferência e mangueiras, entre outros, quando possível. 6.13.2 O fabricante deve estabelecer um programa de gestão de resíduos que considere a redução, o reuso ou reciclagem, assegurando a sua otimização e a destinação adequada dos resíduos gerados, inclusive os recicláveis. Todos os resíduos devem ser classificados de acordo com a norma ABNT NBR 10004. Caso o processo tenha subprodutos perigosos como um dos seus resultados, estes devem ser

(10)

segregados e devem ser tomadas medidas adequadas para a sua reciclagem/reutilização (quando aplicável), disposição final ou eliminação.

6.13.3 Os produtos perigosos ou prejudiciais ao meio ambiente devem seguir as normas e legislação aplicáveis à saúde, segurança e meio ambiente. A FISPQ (Ficha de Informação do Produto Químico) deve estar próxima do produto químico eventualmente armazenado.

6.13.4 Os materiais utilizados durante a produção não devem ser tratados de modo a impedir a reciclabilidade ao fim da vida útil do produto.

7 Atendimento a requisitos legais

O fabricante deve cumprir (ou exceder) a legislação e regulamentos ambientais aplicáveis, em nível federal, estadual e municipal, considerando inclusive, mas não se limitando a, aspectos relacionados às emissões, efluentes e resíduos. Sempre que um fabricante for de uma jurisdição no exterior, os regulamentos ambientais daquela jurisdição se aplicam.

A critério da ABNT, o atendimento a este requisito pode ser evidenciado com uma declaração assinada pelo Executivo Sênior da Empresa.

8 Utilização de laboratórios de ensaios

8.1 É responsabilidade da ABNT selecionar o laboratório para a realização dos ensaios que serão utilizados nos processos de concessão e manutenção da Marca ABNT de Qualidade Ambiental – Rótulo Ecológico.

8.2 Quando forem utilizados laboratórios acreditados pelo Inmetro ou acreditados por organismos de acreditação de laboratórios de outro País com o qual o Inmetro tenha acordo de reconhecimento mútuo, os laboratórios não precisam ser avaliados.

8.3 Quando forem utilizados laboratórios não acreditados, os laboratórios serão avaliados de acordo com os requisitos do item 7.5 do PG-11– Procedimento Geral da Marca ABNT Qualidade Ambiental. 8.4 No caso de utilização de laboratório de primeira parte (do próprio fabricante), a ABNT deve acompanhar a execução de todos os ensaios para fins de concessão e manutenção da certificação, independentemente do laboratório ser acreditado ou não.

8.5 Serão aceitos relatórios e documentos oriundos de outros processos de certificação, por exemplo, membros do GEN (Global Eco-labeling Network) ou equivalentes, a fim de atender aos critérios definidos neste procedimento;

9 Descrição do processo de certificação 9.1 Documentação

O fabricante deve enviar para a ABNT a documentação abaixo relacionada para análise: a) Especificação de cada produto a ser certificado;

b) Cópia do Contrato Social registrado em Junta Comercial; c) Planta do site;

(11)

d) Localização Geográfica atualizada (especificando a área de entorno do site – rios, áreas de preservação, comunidades, indústrias, entre outros);

e) Lista das principais matérias primas utilizadas no processo produtivo;

f) Lista dos principais insumos que são necessários para a realização do processo produtivo; g) Licenças Ambientais;

h) Fluxograma esquemático do processo produtivo, desde a entrada da matéria prima até a saída do produto acabado;

i) Fluxo interno de água, energia, resíduos, efluentes e emissões, no que se refere à fabricação do produto objeto da concessão;

j) Fotos dos produtos que serão certificados. 9.2 Análise preliminar

A documentação será analisada pela ABNT quanto ao seu conteúdo e adequação, resolvendo-se junto ao fabricante eventuais pendências.

9.3 Pré-auditoria (opcional)

Após a aprovação da documentação apresentada, a ABNT fará uma pré-auditoria nas instalações do fabricante, com os seguintes objetivos:

a) Avaliar a localização do fabricantee as condições específicas do local; b) Verificar o nível de preparação do fabricantepara a auditoria de certificação;

c) Avaliar a compreensão do fabricantequanto aos critérios a serem atendidos para a obtenção da certificação;

d) Coletar informações necessárias em relação aos processos e localização do fabricante, aspectos legais e regulamentares;

e) Avaliar a alocação de recursos para a auditoria de certificação, bem como facilitar seu planejamento.

9.4 Auditoria de certificação

Uma vez eliminadas quaisquer dúvidas ou pendências da documentação, bem como solucionadas quaisquer observações apontadas na pré-auditoria, será realizada a auditoria de certificação, que deverá abranger os seguintes aspectos:

9.4.1 Avaliação dos produtos

A ABNT irá avaliar no fabricantese os produtos a serem certificados estão sendo produzidos de acordo com as especificações apresentadas, bem como a forma como o fabricantecontrola seu processo produtivo de forma a assegurar o atendimento aos requisitos.

9.4.2 Avaliação do atendimento aos critérios técnicos e aos requisitos legais

A ABNT irá avaliar se o produto e/ou processos do fabricante, objeto da certificação, atendem aos critérios estabelecidos nos itens 6 e 7 deste procedimento, através de documentos, entrevistas, acompanhamento de processo produtivo, registros ou quaisquer outros meios que se entenda necessários para a comprovação.

(12)

Para os critérios que não possam ser avaliados durante a auditoria, por exemplo, aqueles que necessitam de ensaios laboratoriais para comprovação, o fabricantedeverá demonstrar como controla seu processo produtivo, bem como sua relação com fornecedores, distribuidores e/ou clientes, de forma a atender aos critérios. Para estes casos, a critério da ABNT, durante as auditorias poderão ser coletadas amostras para a realização de ensaios em laboratórios selecionados conforme o item 8 deste procedimento.

9.4.3 Coleta de amostras eensaios

Na auditoria de certificação, a ABNT irá coletar amostras de alguns componentes ou produtos, a seu critério, para a realização de ensaios. As amostras poderão ser compostas de prova, contraprova e testemunha. As amostras serão lacradas pela ABNT e a identificação dos lacres será registrada no formulário de coleta de amostras. As amostras de prova devem ser encaminhadas ao laboratório, acompanhadas de uma cópia do formulário de coleta de amostras e devem estar devidamente lacradas de acordo com o evidenciado no formulário de coleta (número de série, modelo e etc).

Caso não seja possível realizar a coleta de prova, contraprova e testemunha, apenas será coletada a prova e esta será enviada para o laboratório; só serão coletadas outras duas amostras de confirmação de resultado caso a primeira amostra ensaiada apresente não conformidade.

O fabricante deve tomar os cuidados necessários para preservar os lacres das amostras enviadas ao laboratório, bem como daquelas armazenadas para fins de possíveis contestações.

A coleta pode ser realizada na fábrica ou no mercado. 9.5 Avaliação inicial da qualidade

Para aprovação da concessão da Marca ABNT de Qualidade Ambiental, as amostras ensaiadas devem ser aprovadas nos ensaios referidos no item 6deste procedimento, bem como a avaliação dos requisitos exigidos nos itens 6 e 7 deve demonstrar conformidade ao longo de todo o processo.

Caso ocorra reprovação em qualquer dos ensaios realizados durante esta fase, a certificação do produto não será concedida até a resolução do problema.

Após a implementação das ações corretivas, a ABNT deverá agendar uma nova coleta de amostras e a realização de novos ensaiosDeverão ser coletadas prova e contraprova e, caso as amostras ensaiadas sejam aprovadas, a certificação será então concedida para o produto.

9.6 Concessão da certificação

Cumpridas as etapas anteriores, a CT emite um parecer conclusivo e encaminha o processo para análise do GSI. Caso o processo de certificação seja aprovado pelo GSI, a ABNT emitirá o Certificado da Marca ABNT de Qualidade Ambiental, que é a licença para o uso da marca no produto (Rótulo Ecológico).

No caso de reprovação, as razões serão comunicadas ao fabricante para que este possa tomar as ações corretivas necessárias e retomar o processo de certificação. As ações corretivas, bem como as ações a serem tomadas para a retomada do processo de certificação devem ser acordadas com a ABNT.

10 Descrição do processo de manutenção da certificação

Após a concessão da Certificação, a ABNT deve realizar o controle para verificar se o fabricantemantém as condições técnico-organizacionais que deram origem à certificação. Esta verificação será realizada

(13)

por meio de auditorias de manutenção e poderão também, a critério da ABNT, serem realizadas coletas de amostras para ensaios,tanto na fábrica como no mercado.

10.1 Auditorias de manutenção

As auditorias serão realizadas em períodos previamente acordados com o fabricantee sua periodicidade será anual. Nestas auditorias serão abordados os seguintes aspectos:

10.1.1 Avaliação dos produtos

A ABNT irá avaliar no fabricantese os produtos certificados continuam sendo produzidos de acordo com as especificações apresentadas.

10.1.2 Avaliação do atendimento aos critérios de desempenho e aos requisitos legais

A ABNT irá avaliar se os produtos certificados e/ou processos do fabricante continuam a atender aos requisitos estabelecidos nos itens 6 e 7 deste procedimento. Para os requisitos que não possam ser avaliados durante a auditoria, por exemplo, aqueles que necessitam de ensaios laboratoriais para comprovação, o fabricante deverá demonstrar como controla seu processo produtivo, bem como sua relação com fornecedores, distribuidores e clientes, de forma a atender aos requisitos.

10.1.3 Coleta de amostrase ensaios

Ensaios serão realizados com uma periodicidade anual em amostras coletadas na fábrica e/ou no mercado, a critério da ABNT. Quando as amostras forem coletadas na fábrica, os ensaios deverão ser realizados por unidade produtiva e/ou produto. Nas coletas de mercado, o fabricante (ou seu representante) deverá ser informado pela ABNT e poderá acompanhar o processo de coleta. Os componentes ou produtos a serem coletados serão de escolha da ABNT.

Na auditoria de manutenção, a ABNT irá coletar amostras de alguns componentes ou produtos, a seu critério, para a realização de ensaios. As amostras devem ser compostas de prova, contraprova e testemunha. As amostras serão lacradas pela ABNT e a identificação dos lacres será registrada no formulário de coleta de amostras. As amostras de prova devem ser encaminhadas ao laboratório selecionado, acompanhadas de uma cópia do formulário de coleta de amostras. As amostras de contraprova e testemunha devem ser armazenadas pelo fabricante para fins de possíveis contestações. O fabricante deve tomar os cuidados necessários para preservar os lacres das amostras enviadas ao laboratório, bem como daquelas armazenadas para fins de possíveis contestações.

Caso não seja possível realizar a coleta em triplicata, apenas será coletada a prova e esta será enviada para o laboratório; só serão coletadas outras duas amostras de confirmação de resultado caso a primeira amostra ensaiada tenha resultado considerado insatisfatório.

Os resultados dos ensaios serão enviados ao fabricante pela ABNT. No caso de ocorrência de não conformidade nos ensaios (não atendimento de algum requisito) o fabricante deve apresentar um plano de ação em até 15 dias, para avaliação da ABNT, que terá até 10 dias úteis para retornar com o resultado da avaliação.

10.2 Avaliação da conformidade

Para manutenção da certificação, as amostras ensaiadas devem ser aprovadas nos ensaios referidos no item 6 deste procedimento, bem como a avaliação dos requisitos exigidos nos itens 6 e 7 deve demonstrar conformidade ao longo de todo o processo.

(14)

Caso ocorra reprovação em qualquer dos ensaios realizados durante esta fase, a certificação do produto será suspensa até a resolução do problema.

Após a implementação das ações corretivas, a ABNT deverá agendar uma nova auditoria e coleta de amostras para ensaios. Caso o fabricante não apresente não conformidades e as amostras ensaiadas sejam aprovadas, o fabricante poderá utilizar a Marca de Conformidade ABNT novamente no produto. Após esta auditoria, a periodicidade da amostragem para ensaios deve passar para semestral até que se obtenham as condições iniciais de conformidade, quando então a periodicidade deve voltar a ser anual. Após a implementação das ações corretivas, a ABNT deve agendar uma nova auditoria e coleta de amostras para ensaios. Caso o fabricante não apresente não conformidades e as amostras ensaiadas sejam aprovadas, o fabricante pode utilizar a Marca de Conformidade ABNT novamente no produto. 10.3 Autocontrole

Durante as auditorias, o fabricante deverá demonstrar para a ABNT como controla seu processo produtivo de forma a manter o produto atendendo aos critérios estabelecidos neste procedimento. Essa metodologia poderá ser apresentada de forma documental ou demonstrada de forma prática através da utilização de sistemas de controle proprietários do fabricante.

10.4 Acordos de reconhecimento

Conforme estabelecido no item 15 do PG-11, o processo de manutenção da certificação poderá ser modificado conforme o conteúdo de eventuais acordos de cooperação ou de reconhecimento mútuo.

11 Modificações nos critérios

Se depois de concedida a Marca de Conformidade ABNT, ou durante o processo de concessão, ocorrerem mudanças significativas nos critérios estabelecidos para a certificação do produto, a ABNT deverá conceder um prazo suficiente para que seus clientes licenciados e em processo de licenciamento possam adequar seus produtos à nova situação. Para o estabelecimento deste prazo a ABNT convocará as partes interessadas.

Referências

Documentos relacionados

VII – A seguir regiamente as obrigações constantes do RGCE/2019 e do Regulamento Síntese do Campeonato Estadual Adulto Feminino, no tocante a quadra de jogo,

Reduzido ou quase inexistente envolvimento da família na escola e baixa correlação entre as respostas dadas pelo agrupamento e as respostas dos encarregados de educação; Número

Ao contrapor os aspectos inadequados ao conceito de sustentabilidade verificados nas três empresas vencedoras do Guia de Sustentabilidade da revista Exame, encontramos 48

A DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO REGIÃO DE FRANCA, torna pública a CLASSIFICAÇÃO do credenciamento para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI das escolas estaduais

O PREFEITO MUNICIPAL DA SERRA, Estado do Espírito Santo, usando das atribuições legais, que lhe são conferi- das pelo disposto no inciso V do artigo 72 da Lei Orgânica do Município

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG, administrado conjuntamente pelo Departamento Cultural (DC) do Ministério das Relações Exteriores – MRE,

Na Carta de Aceitação deverá constar, obrigatoriamente, informação de que o bolsista e sua respectiva agência (CNPq, CAPES ou MRE) estão isentos do pagamento

Esse desempenho em emissões de GEE se deve tanto a tecnologia estado-da arte já embarcada na planta, quanto ao Programa de Eficiência Energética: (i) recuperação e reuso do gás