• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO IMPORTANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICADO IMPORTANTE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

COMUNICADO IMPORTANTE

ATUALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS DE PROPRIETÁRIOS DAS USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Brasília, 17 de setembro de 2009

A ANEEL está atualizando as informações referentes ao grupo econômico das empresas com outorga de geração de energia elétrica. Dessa forma, todas as empresas titulares de outorgas de geração deverão encaminhar à ANEEL a cadeia de proprietários de cada uma de suas usinas outorgadas, com a abertura do quadro de acionista/cotista até a participação acionária final obedecendo às seguintes regras:

• Deverão ser informadas a razão social e o CNPJ da empresa; ou o nome completo e CPF do quotista/acionista; e o seu respectivo percentual de participação;

• A cadeia deverá apresentar as participações diretas e indiretas, inclusive de pessoas físicas, até seu último nível, considerando todo tipo de participação, inclusive as participações minoritárias superiores a 5%; e

• As participações inferiores a 5% (cinco por cento) deverão ser informadas quando o acionista fizer parte do Grupo de Controle por meio de Acordo de Acionistas.

2. Essas informações deverão ser encaminhadas por meio de um sistema eletrônico que estará disponível na Internet no endereço https://scg.aneel.gov.br/pae a partir do dia 23/09/2009. Para acesso ao sistema, a empresa deverá cadastrar um funcionário que será credenciado e terá a responsabilidade de preencher as informações referentes à cadeia de proprietários das usinas outorgadas a sua empresa.

3. Este funcionário deverá ser indicado pela empresa até o dia 21 de setembro de 2009, por meio do e-mail: grupoeconomico@aneel.gov.br. Para efetivar esse cadastro, a empresa deverá informar o nome completo do técnico, cargo, e-mail, telefone e fax. O técnico receberá por e-mail a confirmação do seu cadastro bem como o login e a senha de acesso ao sistema. Esta senha deve ser alterada após o primeiro acesso. A empresa terá do dia 23 ao dia 27 de setembro de 2009 para inserir as informações no sistema disponibilizado na Internet. Recomendamos que ao acessar o sistema, o funcionário credenciado esteja de posse de todas as informações necessárias, conforme regras estipuladas neste Comunicado. 4. Cumpre-nos ressaltar que é dever da empresa expor os fatos conforme a verdade, bem como prestar as informações que lhe foram solicitadas, de acordo com o estabelecido no art. 4º, incisos I e IV da Lei nº 9.784, de 29/01/99. Assim, destacamos a responsabilidade da empresa em prestar informações precisas, estando à empresa sujeita às penalidades previstas na Resolução Normativa nº 63/2004.

(2)

5. Informamos, ainda, que anexo a este Comunicado está sendo encaminhado um tutorial sobre o sistema a ser acessado pela empresa e que estará disponível, junto ao Sistema, um Manual do Usuário. Tanto o tutorial como o manual deverão ser lidos atentamente para o devido preenchimento dos dados solicitados. Ademais, outras informações poderão ser obtidas por meio do telefone (61) 2192-8139 ou (61) 2192-8325.

Atenciosamente,

HÉLVIO NEVES GUERRA

(3)

TUTORIAL

Sistema de Cadastramento de Grupo Econômico

Introdução

A ANEEL está atualizando as informações referentes ao grupo econômico das empresas com outorga de geração de energia elétrica. Dessa forma, a empresa deverá encaminhar à ANEEL a cadeia de proprietários de cada usina, com a abertura do quadro de acionista/cotista até a participação acionária final, obedecendo às seguintes regras:

- Deverão ser informadas a razão social e o CNPJ da empresa; ou o nome completo e CPF do cotista/acionista; e o seu respectivo percentual de participação;

- A cadeia deverá apresentar as participações diretas e indiretas, inclusive de pessoas físicas, até seu último nível, considerando todo tipo de participação, inclusive as participações minoritárias superiores a 5%; e

- As participações inferiores a 5% (cinco por cento) deverão ser informadas quando o acionista fizer parte do Grupo de Controle por meio de Acordo de Acionistas.

Essas informações deverão ser encaminhadas por meio de um sistema eletrônico que estará disponível na Internet, no endereço https://scg.aneel.gov.br/pae, a partir do dia 23/09/2009. Para acesso ao sistema, a empresa deverá cadastrar um funcionário que será credenciado e terá a responsabilidade de preencher as informações referentes à cadeia de proprietários das usinas outorgadas a ela.

Objetivo

Este tutorial tem como objetivo orientar os usuários do sistema, para a correta inserção dos dados referentes à cadeia de proprietários do empreendimento de geração.

Procedimentos

A entrada das informações no sistema deve seguir os seguintes passos:

Passo 1: Para facilitar a visualização da cadeia, sugere-se que o usuário desenhe um diagrama esquemático, contendo os diversos níveis de controle acionário, partindo-se da usina, do(s) seu(s) controladore(s) diretos, até o último nível de controladore(s) indireto(s) que participam daquela cadeia de proprietários (Figura 1). Para cada proprietário, é necessário que se tenha em mãos o respectivo CPF ou CNPJ.

(4)

Proprietário nível 1 1 Proprietário nível 1 2 Proprietário nível 1 3 Proprietário nível 2 1.1 Proprietário nível 2 1.2 Usina Proprietário nível 2 2.1 Proprietário nível 3 1.2.1 X % Y % Z % X+Y+Z = 100% K+M = 100% N = 100% K % M % N % P %

P = 100% Níveis mais baixos

Figura 1: Desenho esquemático da cadeia de proprietários

As porcentagens de participação estão representadas pelas letras acima de cada acionista. Elas devem totalizar 100%, para cada nível, como apresentado na Figura 1.

Passo 2: Com o diagrama esquemático em mãos, o usuário deve acessar, na Internet, o endereço https://scg.aneel.gov.br/pae. A mensagem “Há um problema no certificado de segurança do site” aparecerá na tela. O usuário deverá escolher a opção Continuar neste site. Uma janela de Aviso de Segurança será aberta. O usuário deverá clicar na opção sim até que a tela principal do sistema seja aberta. Por se tratar de um site seguro, será necessária a instalação das cadeias de certificação digital. A instrução para instalação destes certificados estará disponível na página inicial do sistema.

Em seguida, o usuário deverá preencher o campo Nome do Usuário e Senha, recebidos por e-mail. Na primeira vez que acessar o sistema, ele deverá alterar sua senha, entrando no campo [Cadastro Usuário], localizado no menu a esquerda da tela (Figura 2).

(5)

Figura 2: Menu do sistema Neste campo, as seguintes informações serão apresentadas:

Tabela 1: Cadastro Usuário

Identificador Nome Login E-mail Senha Permissão

Número de

identificação Proprietário Nome Usuário Login Usuário E-mail ******** Empreendedor

Os ícones ilustrados na tabela representam as seguintes ações: Visualizar

Editar Copiar

Excluir

Clicando no ícone de edição, o usuário poderá alterar seu Nome, Login, sua senha e o e-mail para contato (Tabela 2).

Tabela 2: Cadastro Usuário Identificador

Nome Login E-mail Senha

Passo 3: Verificar no menu [Ver proprietários] se todos os proprietários constituintes da cadeia de proprietários encontram-se cadastrados (Tabela 3).

Tabela 3: Usuários cadastrados

Ide Prp Sig Prp Nom Prp CNPJ Prp CPF Prp

Número de identificação Sigla Proprietário Nome Proprietário ******** Empreendedor

(6)

Caso não se encontrem, entrar no menu [Cadastro proprietários] e adicionar (clicando no ícone

Adicionar) o(s) proprietário(s) com suas características (Proprietário, sigla, CNPJ ou CPF), como apresentado nas Tabelas 4 e 5 a seguir.

Adicionar Tabela 4: Cadastro Proprietários

Identificador Proprietário Sigla CNPJ CPF Usuário Perm Usr

Número de

identificação Proprietário Nome Proprietário Sigla Usuário Nome

Tabela 5: Cadastro Proprietário (Adicionar proprietário) Proprietário

Sigla CNPJ CPF

Passo 4: Entrar no menu [Participação acionária das empresas]. Seguindo o desenho esquemático da Figura 1, o usuário deverá adicionar neste campo os proprietários previamente cadastrados no sistema, de acordo com a relação de controle acionário estabelecida na cadeia. O exemplo ilustrativo da Figura 1 é representado na Tabela 6.

Tabela 6 Exemplo hipotético

Usina Societário Nível Proprietário, Sigla Percentual Executar Ação Verificação

Usina

exemplo Usina - Percentual Verificar

Usina

exemplo 1 Prop. 1 Nível 1 30 Novo Nível Inserir Ok: Nível (100%) Usina exemplo 2 Prop. 2 Nível 1 20 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina exemplo 3 Prop. 3 Nível 1 50 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%)

Neste caso hipotético, a Usina exemplo possui três acionistas diretos, Prop. 1, Prop. 2 e Prop. 3, com os percentuais de participação acionária de 30%, 20% e 50%, respectivamente, totalizando os 100% de participação para o Nível 1. Supondo-se que Prop. 1 possui dois controladores, Prop. 1.1 e Prop. 1.2, com 50 % de participação cada (totalizando 100%), estes deverão ser adicionados à cadeia, através da opção

Inserir Novo Nível, disposta na mesma linha de Prop. 1. Supõe-se também que o proprietário Prop. 2 possua um acionista, Prop. 2.1, com 100% de participação. Este, por sua vez, deve ser adicionado ao sistema através da opção Inserir Novo Nível, localizada na mesma linha de Prop. 2. A Tabela 7 ilustra estas inserções.

Tabela 7: Exemplo hipotético

Usina Societário Nível Proprietário, Sigla Percentual Executar Ação Verificação

Usina

(7)

Usina exemplo 1 Prop. 1 Nivel 1 30 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina

exemplo 1.1 Prop. 1.1 Nivel 2 50 Novo Nível Inserir Ok: Nível (100%) Usina

exemplo 1.2 Prop. 1 .2 Nivel 2 50 Novo Nível Inserir Ok: Nível (100%) Usina exemplo 2 Prop. 2 Nivel 1 20 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina exemplo 2.1 Prop. 2.1 Nivel 2 100 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina

exemplo 3 Prop. 3 Nivel 1 50 Novo NívelInserir Ok: Nível (100%)

Supondo-se que o proprietário Prop. 1.1 possua um acionista, Prop. 1.1.1, com 100% de participação, este deverá ser adicionado à cadeia por meio da opção Inserir Novo Nível,disposta na mesma linha de Prop. 1.1 (Tabela 8).

O ícone Verificar Percentual processa a soma dos percentuais, verificando se a somatória para determinado nível, relacionado a determinado proprietário de um nível anterior (nível mais alto), totaliza 100%.

O ícone de exclusão permite excluir os proprietários, seguindo a ordem da cadeia, partindo-se dos proprietários pertencentes a níveis mais baixos, até os proprietários dos níveis mais próximos à usina. No exemplo anterior, poderia se excluir o proprietário Prop. 1.1.1, em seguida o Prop. 1.1. O sistema não permite excluir Prop. 1.1 anteriormente à exclusão de Prop 1.1.1, por haver uma relação de hierarquia entre os dois. O usuário não consegue excluir do sistema a usina e os proprietários diretos, aos quais aquela usina foi outorgada.

Tabela 8: Exemplo hipotético

Usina Societário Nível Proprietário, Sigla Percentual Próximo nível Verificação

Usina

exemplo Usina - Percentual Verificar

Usina

exemplo 1 Prop. 1 Nivel 1 30 Novo Nível Inserir Ok: Nível (100%) Usina exemplo 1.1 Prop. 1.1 Nivel 2 50 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina exemplo 1.1.1 Prop. 1.1 .1 Nivel 3 100 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina

exemplo 1.2 Prop. 1 .2 Nivel 2 50 Novo Nível Inserir Ok: Nível (100%) Usina exemplo 2 Prop. 2 Nivel 1 20 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina exemplo 2.1 Prop. 2.1 Nivel 2 100 Inserir Novo Nível Ok: Nível (100%) Usina

exemplo 3 Prop. 3 Nivel 1 50 Novo NívelInserir Ok: Nível (100%)

Seguindo-se os procedimentos descritos anteriormente, deve-se inserir todos os proprietários com participações acionárias maiores que 5%, até o último nível da cadeia. Proprietários com percentuais de

(8)

participação menores que 5%, que não fazem parte do Grupo de Controle por meio de Acordo de Acionistas, serão classificados como !Ações/Cotas pulverizadas, não sendo obrigatória sua individualização.

Concluindo-se a constituição da cadeia, o usuário poderá sair do sistema, através do ícone [Sair]. O sistema terá um manual do usuário, com maiores detalhamentos sobre o seu funcionamento.

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Com mais de 60 mil seguidores em seu canal voltado para profissionais da língua de sinais no YouTube, Darnley conta histórias da vida de um interprete e tradutor de Libras, em alguns

o Houve ainda a pontuação de algumas(ns) profissionais sobre a dificuldade na contratação de funcionários(as) como um dos entraves para a constituição de um serviço de

(3) Based on this analysis of the user behavior about regularity of visits to places, we propose an activity-oriented matching method for carpooling, where a person can get

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

In this work, alginate microspheres containing α-tocopherol were produced and evaluated for encapsulation efficiency and release profiles at different pH conditions

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades