• Nenhum resultado encontrado

Personalidades indigitadas para o Conselhode Administração do Centro HospitalarTâmega e Sousa, EPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Personalidades indigitadas para o Conselhode Administração do Centro HospitalarTâmega e Sousa, EPE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt

www.cresap.pt

Personalidades

indigitadas

para

o

Conselhode

Administração do Centro HospitalarTâmega e Sousa,

EPE

Deliberação n.º 27/2019 de 21/03/2019

Autores - Comissão Técnica Permanente

Eng.ª Maria Júlia Ladeira; Dr. José Maria Pedro; Dr.ª Maria dos Anjos Duarte; Dr.ª Maria da Conceição Matos.

No dia 8 de março de 2019 a Senhora Ministra da Saúde formalizou o pedido à Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) de avaliação curricular e de adequação de competências das seguintes personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE:

Presidente do Conselho de Administração – Carlos Alberto Couto da Silva;

Vogal Executiva Diretora Clinica - Cármen Filipa Ribeiro Dias Carneiro;

Vogal Executivo Enfermeiro Diretor - José Ribeiro da Costa Nunes;

Vogal Executivo Financeiro - André da Fonseca e Silva;

Vogal Executiva - Augusta Maria Pires Fernandes Morgado.

Para este processo a Presidente da CReSAP designou como relator do parecer o Vogal Permanente Dr. José Maria Pedro e como contraditora a Vogal Permanente Dr.ª Maria da Conceição Matos.

Nos termos do Regulamento de Avaliação Curricular e Parecer sobre a Adequação do Perfil ao Cargo de Gestor Público, fez-se a avaliação curricular e a avaliação de competências bem como as entrevistas às personalidades indigitadas.

No dia 21 de março de 2019 realizou-se a reunião da Comissão Técnica Permanente onde foi aprovado por unanimidade o presente relatório.

Nos termos do n.º 4 do artigo 17.º da Lei 128/2015, de 3 de setembro, é publicitada a conclusão do parecer após a designação da personalidade indigitada pelo Governo.

(2)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt www.cresap.pt

Apreciação da adequação do perfil do Dr. Carlos Alberto Couto da Silva para

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa,

EPE

Em termos académicos destacam-se a Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1989), Pós-Graduação Ciclo Europeu de Management Superior para Quadros e Dirigentes Institut Français de Gestion (1992), Mastering the New Challenges of Health Care, Université de Lausanne e Harvard Medical International (2006), Mastering Health Care Finance na Université de Lausanne e Harvard Medical International (2008) e Programa de Alta Direção em Instituições de Saúde (PADIS) na AESE.

Exerce funções como Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa,EPE, desde 2016. Desempenhou, entre outras, as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da TNORD - Grupo Altice Portugal (2015 a 2016) e da SADOTEL-Grupo Altice Republica Dominicana (2015), Diretor Geral da Elnor (2009 a 2015), Vogal do CA do Centro Hospitalar do Porto (2008 a 2009), Vogal do CA do Hospital Geral de Santo António (2005 a 2007), Diretor de Zona nos CTT (2004 a 2005), Responsável pelo Planeamento e Apoio à Gestão do Hospital Padre Américo-Vale do Sousa (2003 a 2004), Administrador Delegado do Hospital da Trofa (2002 a 2003) e Administrador Delegado do Hospital Conde de S. Bento - Santo Tirso (2000 a 2002).

Apresenta no questionário de autoavaliação um conjunto de ações que do seu ponto de vista devem ser desenvolvidas em colaboração leal e sempre disponível com a tutela na prossecução dos objetivos que forem definidos. Neste âmbito, destaca a coesão e articulação do funcionamento do CA, a dinamização de um frutuoso relacionamento com as autarquias envolvidas na área de jurisdição do CHTS, a melhoria do trabalho em equipa e a motivação dos diferentes grupos profissionais.

Foi realizada, na CReSAP, uma apreciação da adequação do perfil do Dr. Carlos Alberto Couto da Silva para o desempenho do cargo de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, conforme consta na Deliberação n.º 82/2016 de 5 de agosto, tendo nessa altura o seguinte parecer:

A personalidade indigitada apresenta um perfil consistente cimentado numa experiência significativa de cargos de direção superior, em particular no setor da saúde. Foi vogal de conselhos de administração do Hospital Geral de Santo António e do Centro Hospitalar do Porto, e nessa medida terá certamente conhecimento aprofundado dos desafios com que virá a ser confrontado. A análise dos elementos curriculares indicia orientação para resultados e capacidade em termos de orientação estratégica, tendo frequentado ações de pós-graduação relevantes para a renovação de conhecimentos, capacitação e enriquecimento profissional com impacto na gestão pública e no setor da saúde.

Assim, nos termos acima descritos, a CTP emite o parecer de ADEQUADO à designação para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa do Dr. Carlos Alberto Couto da Silva.

Considera-se, no momento atual e face à avaliação de competências de gestão agora efetuada, que a personalidade em causa tem competências adquiridas para a continuidade do

(3)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt www.cresap.pt

exercício do cargo de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE.

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação, para o desempenho do cargo de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, do Dr. Carlos Alberto Couto da Silva.

Apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Cármen Filipa Ribeiro Dias Carneiro

para Vogal Executiva Diretora Clínica no Conselho de Administração do Centro

Hospitalar Tâmega e Sousa, EP

Em termos académicos destacam-se as licenciaturas em Medicina Dentária (1992) e em Medicina (1997) ambas na Universidade do Porto, Pós-graduação em Gestão para Médicos na Universidade Católica Portuguesa (2003), Pós-graduação em Course on Visceral Trauma (2007), Pós-Graduação em Senologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona (2011), Pós-Graduação em Controlo e Melhoria de Qualidade nas Unidades de Saúde da Universidade Fernando Pessoa (2009) e Mestrado em Patologia Mamária / Senologia pela Universidade Autónoma de Barcelona (2013). É Assistente Graduada de Cirurgia Geral (desde 2016).

Exerce atualmente diversas funções, destacando-se as de Diretora de Departamento de Ambulatório e Ligação Funcional do CHTS (desde 2017), Promotora Interna de Telessaúde do CHTS (desde 2016), Monitora de Prescrição de Medicamentos e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica do CHTS (desde 2014), Coordenadora da Unidade de Cirurgia Endócrina e Patologia Mamária do Serviço de Cirurgia geral do CHTS (desde 2016), Coordenadora local de informatização clínica do CHTS (desde 2014), Auditora Clínica da Direção Geral de Saúde (desde 2012) e Coordenadora da Unidade de Estomatologia e Medicina Dentária do CHTS. (desde 2010).

Desempenhou no CHTS, de 2013 a 2016, entre outras, as funções de Adjunta da Direção Clínica, Presidente da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, Presidente da Comissão de Gestão de Camas e Altas, Chefe de equipa adjunta do Serviço de Urgência e Presidente da Comissão de Interface Cuidados Primários / Hospitalares.

Apresenta, quer no questionário de autoavaliação quer na entrevista, um conjunto de ações cuja atenção considera oportuna no CHTS, designadamente no que respeita a o planeamento de identificação de oportunidade de diminuição de desperdício a três níveis: cuidados desnecessários, complexidade administrativa excessiva e insuficiência operacional em prestação de cuidados.

(4)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt www.cresap.pt

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação, para o desempenho do cargo de Vogal Executiva Diretora Clínica no Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, da Dr.ª Cármen Filipa Ribeiro Dias Carneiro.

Apreciação da adequação do perfil do Dr. José Ribeiro da Costa Nunes para

Vogal Executivo Enfermeiro Diretor no Conselho de Administração do Centro

Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE

Em termos académicos destacam-se a Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto (1997), Pós-graduação em Gestão e Administração Hospitalar na Universidade Portucalense (2004), Pós-graduação em Bioética na Universidade Católica (2005) e PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE (2006).

Exerce funções como vogal executivo com funções de Enfermeiro Diretor do CHTS (desde 2019) e como membro da Equipa de Apoio para a reforma do S.N.S. na área dos cuidados de saúde hospitalares (desde 2016).

Desempenhou, entre outras, as funções de Enfermeiro-Chefe no CHTS (2012 a 2016), Adjunto do Enfermeiro – Diretor no CHTS (2013 a 2016), membro da Comissão Executiva de Enfermagem do CHTS (2016), membro do Conselho Coordenador de Avaliação no CHTS (2014 a 2016), Enfermeiro Diretor no Centro Hospitalar do Alto Ave. E.P.E. (2010 a 2012), Enfermeiro Diretor no Hospital de Nossa Senhora da Conceição de Valongo, SPA (2006 a 2010), Enfermeiro – Chefe em serviços de Medicina e Urgência do CHTS (2002 a 2005) e Vogal do Conselho de Administração da ARSNorte (2000 a 2002).

Apresenta um conjunto de ações que considera oportunas para o CHTS, designadamente a continuidade do que vem fazendo, sem perder de vista a mudança contínua e sempre necessária. Considera que tem de ser mais valorizado o plano estratégico, uma nova mentalidade organizacional com lideranças de melhor perfil para os diversos níveis de gestão e melhoria na qualidade e humanização dos cuidados prestados.

Foi realizada, na CReSAP, uma apreciação da adequação do perfil do Dr. José Ribeiro da Costa Nunes para o desempenho do cargo de Enfermeiro Diretor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, conforme consta na Deliberação n.º 82/2016 de 5 de agosto, tendo nessa altura o seguinte parecer:

A personalidade indigitada detém uma larga experiência em cargos de direção ou chefia, no setor hospitalar e na ARS, bem como formação académica relevante, sendo orientado para resultados o que poderá constituir uma vantagem. Nestes termos, a CTP emite, por unanimidade, o parecer de ADEQUADO à designação para o Enfermeiro Diretor do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa do Dr. José Ribeiro da Costa Nunes.

(5)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt www.cresap.pt

Considera-se, no momento atual e face à avaliação de competências de gestão agora efetuada, que a personalidade em causa tem competências adquiridas para a continuidade do exercício do cargo de Vogal Executivo Enfermeiro Diretor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE.

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação, para o desempenho do cargo de Enfermeiro Diretor no Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, do Dr. José Ribeiro da Costa Nunes.

Apreciação da adequação do perfil do Dr. André da Fonseca e Silva para Vogal

Executivo Financeiro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar

Tâmega e Sousa, EPE

Em termos académicos destacam-se a Licenciatura em Gestão pela Universidade do Porto (1994), Pós-Graduação em Economia Financeira na Universidade do Porto (1998), Curso de “Revisor Oficial de Contas”, pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (2001), Curso de Alta Direção em Administração Local pelo Centro de Estudos e Formação Autárquica – CEFA (2014) e Programa de Alta Direção em Instituições em Saúde – PADIS pela AESE Business School (2018).

Exerce funções como Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, desde 2016. Desempenhou, entre outras, as funções de Administrador da empresa municipal PortoLazer, EM (2011 a 2013), Diretor de Departamento Municipal de Auditoria Interna da Câmara Municipal do Porto – CMPorto (2003 a 2016), Chefe de Divisão Municipal do Gabinete de Auditoria e Controlo Interno na CMPorto (2002 a 2003), Chefe de Divisão Municipal de Compras na CMPorto (2001 a 2002) e Inspetor de Finanças do quadro da Inspeção-Geral de Finanças (1996 a 2001).

Apresenta, quer no questionário de autoavaliação quer na entrevista, um conjunto de ações que considera oportunas para o CHTS, nomeadamente aprofundar e desenvolver práticas já instituídas, assumir o sistema de controlo interno como uma obrigação de todos e como pedra angular de procedimentos e rotinas. Assegurar o acompanhamento económico-financeiro e os mecanismos de reporte e controlo de gestão, e incentivar um espírito de grupo e cultura própria que leve ao reconhecimento prestigiante do exercício de funções na instituição e ao reconhecimento público.

Foi realizada, na CReSAP, uma apreciação da adequação do perfil do Dr. André da Fonseca e Silva para o desempenho do cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, conforme consta na Deliberação n.º 82/2016 de 5 de agosto, tendo nessa altura o seguinte parecer:

Trata-se de um perfil técnico com muita experiência em auditoria e controlo interno, o que constituirá uma significativa mais-valia para o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

(6)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt www.cresap.pt

Dado um menor conhecimento do setor da saúde, constituiria certamente um desafio importante a atualização dos seus conhecimentos em gestão com base numa pós-graduação em economia e gestão da saúde.

Assim, dado tratar-se de um perfil de competências dominantes na área da gestão nos termos acima descritos, a CTP emite o parecer de ADEQUADO à designação para Vogal Executivo do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa do Dr. André da Fonseca e Silva.

Considera-se, no momento atual e face à avaliação de competências de gestão agora efetuada, que a personalidade em causa tem competências adquiridas para a continuidade do exercício do cargo de Vogal Executivo Financeiro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE.

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação, para o desempenho do cargo de Vogal Executivo Financeiro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, do Dr. André da Fonseca e Silva.

Apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Augusta Maria Pires Fernandes

Morgado para Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro

Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE

A nível académico destacam-se a Licenciatura em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa (2018), Pós-Graduação em Gestão Hospitalar no Instituto Piaget (2004) e Curso Avançado em Gestão Hospitalar na Porto Business School (2013).

Exerce funções na Direção dos Serviços Hoteleiros da Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos (desde 2016) e como Gestora do Departamento de Meios Complementares e Diagnóstico na ULS de Matosinhos (desde 2017). Desempenhou, entre outras, as funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração no Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. (2013 a 2016), Auditora Interna no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. – CHLOcidental (2011 a 2013), Diretora do Serviço de Gestão Hoteleira no CHLOcidental (2008 a 2011), Técnica Superior no CHLOcidental (2006 e 2008) e Técnica Superior no Hospital de Egas Moniz, S.A. (2003 a 2006).

Apresenta, quer no questionário de autoavaliação quer na entrevista, um conjunto de ações que considera oportunas para o CHTS, nomeadamente a integração no grupo, conhecer o trabalho que tem sido feito no terreno em matéria de recursos humanos, traçar um plano de crescimento em matéria de recursos humanos sustentável, enquadrado no plano estratégico da instituição. Verificar na área operacional como é feito o acompanhamento da produção, quais as formas de comunicação existentes entre serviços e a área administrativa.

Foi realizada, na CReSAP, uma apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Augusta Maria Pires Fernandes Morgado para o desempenho do cargo de Vogal executiva do Conselho de

(7)

Av. da República, n.º 84, 8º-9º, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 211 452 918

e-mail: secretariado@cresap.pt www.cresap.pt

Administração do Hospital de Santa Maria Maior, E.P.E., conforme consta na Deliberação n.º 12/2013 de 9 de abril, tendo nessa altura o seguinte parecer:

Está-se perante uma personalidade com alguma experiência em gestão desenvolvida no âmbito do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, e com um conhecimento aprofundado de análise financeira. É de realçar, de entre outras uma orientação estratégica aliada à necessidade de obter resultados, mas sugere-se uma linha de continuidade no aprofundamento das temáticas da economia e gestão da saúde em termos formais.

Assim, nos termos acima descritos, a CTP emite o parecer de ADEQUADO à designação para Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria Maior, E.P.E., da Dr.ª Augusta Maria Pires Fernandes Morgado.

Considera-se, no momento atual e face à avaliação agora efetuada, que a personalidade em causa tem competências adquiridas para o exercício do cargo de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE.

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação, para o desempenho do cargo de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, da Dr.ª Augusta Maria Pires Fernandes Morgado.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in