• Nenhum resultado encontrado

A Agência Europeia do Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Agência Europeia do Ambiente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A Agência Europeia do Ambiente

(2)

Clientes

Os principais clientes da AEA são a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, especialmente com a mudança de presidências, e os países membros.

Além deste grupo central de actores políticos europeus, a Agência presta igualmente serviços a outras instituições comunitárias, tais como o Comité Económico e Social, o Comité das Regiões e o Banco Europeu de Investimento. Fora do âmbito comunitário, são também importantes utilizadores desta informação as comunidades empresarial e universitária, organizações não governamentais e outros membros da sociedade civil.

É objectivo da AEA conseguir uma comunicação bidireccional com os seus clientes, de modo a que as suas necessidades ao nível de

informação sejam correctamente identifi cadas e que seja assegurado que a informação fornecida é compreendida e bem utilizada.

Membros

Também se podem tornar membros da AEA os países que não são Estados-membros da União Europeia. Actualmente, existem 31 países membros: os 25 Estados-membros da UE, a Bulgária, a Islândia, o Listenstaine, a Noruega, a Roménia e a Turquia.

A Suíça será o próximo país a tornar-se membro e cinco países dos Balcãs Ocidentais — a Albânia, a Bósnia-Herzegovina, a Croácia, a RFJ da Macedónia e a Sérvia e Montenegro — apresentaram já a sua candidatura.

Missão

A Agência Europeia do Ambiente é o órgão da União Europeia que tem por missão fornecer informação consistente e independente sobre o ambiente. A Agência constitui uma fonte fundamental de informação para todos aqueles que, de alguma forma, se encontram envolvidos no desenvolvimento, adopção, implementação e avaliação de políticas ambientais, bem como para o público em geral.

Países membros Países colaboradores ISLÂNDIA NORUEGA SUÉCIA FINLÂNDIA IRLANDA REINO UNIDO DINAMARCA ESLOVÁQUIA LETÓNIA LITUÂNIA POLÓNIA ALEMANHA FRANÇA ESPANHA ROMÉNIA PO RTU GA L ITÁLIA BULGÁRIA TURQUIA GRÉCIA PAÍSES BAIXOS BÉLGICA LUXEMBURGO SUÍÇA ÁUSTRIA LIECHTENSTEIN REPÚBLICA CHECA SLOVAKIA HUNGRIA ESLOVÉNIA CROÁCIA BÓSNIA-HERZEGOVINA SÉRVIA E MONTENEGRO ANTIGA REPÚBLICA JUGOSLAVA DA MACEDÓNIA ALBÂNIA

(3)

Resultados da AEA

A AEA pretende prestar apoio aos países da UE e aos restantes países membros, de molde a que estes possam tomar decisões fundamentadas sobre a melhoria do ambiente, através da integração de considerações de carácter ambiental em políticas económicas, rumo à sustentabilidade.

Neste sentido, a Agência fornece um vasto leque de informação e avaliações, incluindo o estado do ambiente e as tendências existentes, bem como as pressões exercidas sobre o ambiente e as forças motoras socio-económicas que lhes estão subjacentes e ainda políticas e a respectiva efi cácia. A Agência procura identifi car as eventuais tendências futuras, perspectivas e problemas, mediante a utilização de cenários e outras técnicas.

A AEA publica anualmente uma série de relatórios e cada vez mais são publicadas notas informativas concisas sobre temas específi cos, denominadas briefi ngs. Estes briefi ngs, bem como os relatórios mais importantes, são geralmente traduzidos para as línguas ofi ciais dos países membros.

O sítio na Internet da AEA

O sítio na Internet da Agência, cujo endereço é www.eea.eu.int, constitui um dos serviços públicos mais completos em termos de informação de carácter ambiental na Internet. É o seu canal de informação mais utilizado, com um máximo de 100 000 utilizadores nos meses de maior procura.

As versões completas dos relatórios, resumos e briefi ngs podem ser descarregadas

gratuitamente do sítio da Agência na Internet, estando igualmente disponíveis dados e informação de apoio aos relatórios.

Centro de informação da AEA

O centro de informação fornece respostas individuais a pedidos de informação externos. O número de pedidos recebidos ronda os 500 por mês.

Encomendar produtos da AEA

As publicações da AEA disponíveis para venda podem ser encomendadas em livrarias ou junto dos agentes de venda nacionais do Serviço das Publicações Ofi ciais das Comunidades Europeias (http://publications.eu.int). No seu sítio na Internet pode ser consultada a lista actualizada das publicações disponíveis.

Pode igualmente subscrever-se o serviço de notifi cação, mediante o qual é enviada ao utilizador uma mensagem de correio electrónico sempre que novos relatórios são introduzidos no sítio. Para obter cópias do material gratuito, para uso pessoal, deve-se recorrer ao serviço de encomendas em linha, também disponível no sítio da AEA. Existe ainda um formulário específi co para a submissão de pedidos dirigidos ao Centro de Informação da AEA.

(4)

Rede Europeia de Informação e de Observação do Ambiente

(Eionet)

A Eionet e outros parceiros

A informação fornecida pela AEA provém de um vasto leque de fontes.

Uma das suas maiores fontes é a Rede Europeia de Informação e de Observação do Ambiente (Eionet). A AEA é responsável pelo desenvolvimento desta rede e pela coordenação das suas actividades, trabalhando em estreita colaboração com os pontos focais nacionais, geralmente agências ou ministérios nacionais do ambiente nos países membros. Os pontos focais nacionais são responsáveis pela coordenação das redes nacionais que envolvem um grande número de instituições (num total de cerca de 300).

As principais funções dos pontos focais nacionais prendem-se com a tentativa de identifi car as necessidades de informação, de coligir e canalizar dados e informação provenientes da monitorização e de outras actividades desenvolvidas nos países membros da AEA, de a apoiar no que concerne a análise e utilização da informação e bem assim de comunicar a sua informação aos utilizadores fi nais nos respectivos países.

Para apoiar a recolha, gestão e análise de dados, a Agência criou cinco centros temáticos europeus, centrados nos tópicos: recursos hídricos, atmosfera e alterações climáticas, protecção da natureza e biodiversidade, gestão de recursos e de resíduos e ambiente terrestre, com os quais trabalha em estreita colaboração. As organizações internacionais e europeias, tais como o Serviço de Estatística (Eurostat) e o Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia, a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), a Organização para a Agricultura e Alimentos (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) são outras fontes importantes de informação.

Além de utilizar a sua informação, a Agência coopera igualmente com estas e outras organizações na produção de informação para clientes e muitos outros utilizadores.

CTE AEA Agência Europeia do Ambiente PNF Pontos focais nacionais CTE CTE CTE CRN CRN CRN CRN

(5)

Direcção da AEA

Conselho de Administração

Presidente

31 representantes dos países membros Dois nomeados pelo Parlamento Europeu Dois membros em representação da Comissão Europeia

Observador: Presidente do comité científi co

Comité Científi co

Fazem parte deste comité um máximo de 20 cientistas nomeados pelo conselho de administração.

Organização

A AEA possui um conselho de administração que é constituído por um representante de cada um dos países membros, por dois representantes da Comissão Europeia e por duas personalidades científi cas nomeadas pelo Parlamento Europeu. De entre as funções deste conselho contam-se a aprovação do programa de trabalho plurianual, dos programas de trabalho anuais e dos relatórios anuais, a nomeação do director executivo e a designação dos membros do comité científi co. O actual programa de trabalho plurianual é a Estratégia da AEA 2004–2008. O director executivo é responsável junto do conselho de administração pela implementação dos programas e pelo funcionamento contínuo da AEA.

O comité científi co presta assessoria ao conselho de administração e ao director executivo.

Antecedentes

O regulamento que cria a AEA foi adoptado pela União Europeia em 1990 e entrou em vigor em fi nais de 1993, imediatamente após a decisão de a sediar em Copenhaga. As actividades tiveram o seu início efectivo em 1994. Este regulamento estabeleceu igualmente a Rede Europeia de Informação e de Observação do Ambiente (Eionet). Conselho de Administração Gabinete Comité Científi co Director Executivo

(6)

Agência Europeia do Ambiente Kongens Nytorv 6 1050 Copenhaga K Dinamarca Tel.: +45 33 36 71 00 Fax: +45 33 36 71 99 TH-60-04-490-PT -C

България Belgique/België Česká republika Danmark Deutschland Eesti Ελλάδα España

France Ireland Ísland Italia Κύπρος Latvija Liechtenstein Lietuva Luxembourg Magyarország

Malta Nederland Norge Österreich Polska Portugal Romania Slovenija Slovenská republika

Suomi/Finland Sverige Türkiye United Kingdom България Belgique/België Česká

repub-lika Danmark Deutschland Eesti Ελλάδα España France Ireland Ísland Italia Κύπρος Latvija

Liechtenstein Lietuva Luxembourg Magyarország Malta Nederland Norge Österreich Polska

Portugal Romania Slovenija Slovenská republika Suomi/Finland Sverige Türkiye United

King-dom България Belgique/België Česká republika Danmark Deutschland Eesti Ελλάδα España

France Ireland Ísland Italia Κύπρος Latvija Liechtenstein Lietuva Luxembourg Magyarország

Malta Nederland Norge Österreich Polska Portugal Romania Slovenija Slovenská republika

Suomi/Finland Sverige Türkiye United Kingdom България Belgique/België Česká

repub-lika Danmark Deutschland Eesti Ελλάδα España France Ireland Ísland Italia Κύπρος Latvija

Liechtenstein Lietuva Luxembourg Magyarország Malta Nederland Norge Österreich Polska

Portugal Romania Slovenija Slovenská republika Suomi/Finland Sverige Türkiye United

King-dom

Referências

Documentos relacionados

Obs: uso em estradas pavimentadas Peso do Pino Rei 2” - 5.9 kg; Peso total Pino Rei e Flange - 16,5kg Torque de aperto dos parafusos 190+-10Nm Normas para produção do Pino Rei 2”: -

Caracterizar a composição florística e a estrutura horizontal da sinúsia arbórea de um trecho de Floresta Estacional Semidecidual Montana, localizado no município de Viçosa, Zona

Efetuou- se análise de correlação linear entre as variáveis massa média de frutos, produção de frutos (t/ha), diâmetro do fruto, comprimento do fruto, teor de suco, acidez

Trong thực tế các phô gia Puzolan thường được đưa vào với tỷ lệ 8 – 12% nghiền cùng với clinker xi măng, ngoài mục đích hạ giá thành sản phẩm, tăng sản

Titular: Antônio Souza Batista Suplente: Anderson Teixeira da Silva.. Este documento foi assinado digitalmente por PROCEDE BAHIA Processamento e Certificação de

A qualquer momento, no caso de não haver mais candidatos não convocados para as vagas reservadas para estudantes oriundos de escola pública em alguma das

Hayashi et al 57 , estudando pacientes com diabetes, portadores de câncer gástrico, submetidos a gastrectomia total ou subtotal com reconstrução em Y de Roux, de modo

f) Sem prejuízo das disposições das demais cláusulas integrantes deste Contrato, será aplicada a CONTRATADA a multa de 10% (dez por cento) do valor global do Contrato. g)