• Nenhum resultado encontrado

Coordenadora pergunta: Há alguém aqui pela primeira, segunda ou terceira vez?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenadora pergunta: Há alguém aqui pela primeira, segunda ou terceira vez?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Para falar em preto Para colar em azul

Orientações em vermelho

ROTEIRO PARA REUNIÕES DE RECUPERAÇÃO

Bem-vindos a reunião do grupo online de comedores compulsivos anônimos. Somos _______ e _______, comedoras compulsivas, membros de CCA e coordenadoras dessa reunião.

"Comedores Compulsivos Anônimos é uma irmandade de pessoas que, através da partilha de experiência, força e esperança compartilhadas, estão se recuperando do comer compulsivo.

Nós damos as boas-vindas a todos aqueles que desejam parar de comer compulsivamente.

Não existem taxas ou mensalidades para membros, somos autossustentados através das nossas próprias contribuições; não solicitando ou aceitando qualquer doação de fora. CCA não é filiado a nenhuma organização pública ou privada, movimento político, ideologia ou doutrina religiosa, não nos posicionamos sobre questões alheias.

Nosso propósito primordial é nos abster do comer compulsivo e levar essa

mensagem de recuperação através do programa de 12 passos de cca para aqueles que ainda sofrem .

Convido a todos que desejarem que, por favor, nos acompanhem na Oração da Serenidade simbolizando com a mãozinha levantada, após um momento de reflexão e silêncio:

Oração da Serenidade: "Concedei-me Senhor, a serenidade necessária, para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras."

Coordenadora pergunta: Há alguém aqui pela primeira, segunda ou terceira vez? Pedir para levantar a mãozinha e se houver alguém até terceira vez a coordenadora pede para que outra coordenadora converse com os recém-chegados em PVT e, se necessário, passar-lhes as orientações que se seguem:

Bem vindo à reunião, pedimos que preste atenção em alguns detalhes: 1. Não escreva na tela enquanto uma pessoa estiver partilhando. 2. Não comente a partilha, pois isso seria partilha em cima de partilha.

3. Por favor, não fale nomes de alimentos nas partilhas pois isso pode desencadear a compulsão de outro companheiro.

4. Após o encerramento da reunião serão passados endereços de email para que você possa tirar dúvidas, mas fique até o final, por gentileza, para que você comece a compreender melhor como CCA funciona.

5. Você pode partilhar por escrito ou no microfone. 6. Para partilhar no microfone (mic) faça o seguinte:

- na parte de baixo da tela tem uma mãozinha que você pode clicar se desejar partilhar, assim o coordenador da reunião vê sua mãozinha levantada e percebe que você quer partilhar.

- ao lado da mãozinha há uma flecha para baixo, você clica e aparece `lock mic on', apertando aí você consegue ligar o seu microfone.

- só aperte isso quando o coordenador sair do microfone, se não você ficará travado e aparecerá um ícone de tijolo ao lado do seu nome.

(2)

7. Estamos felizes por você estar aqui!

PA significa Planejamento Alimentar, um dos Instrumentos de Recuperação de CCA. PS significa Poder Superior.

8. Não leve a primeira impressão desta reunião, continue voltando!

1. Leitura dos 12 Passos

Existe algum companheiro ou companheira na sala que queira prestar serviço lendo os 12 Passos?

Os Doze Passos são o coração do programa de CCA.

1. Admitimos que éramos impotentes perante a comida - que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas.2. Viemos a acreditar que um poder superior a nós mesmo poderia devolver-nos a sanidade.3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de deus, na forma em que o concebíamos.4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.5. Admitimos perante a deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano e exata natureza de nossas falhas.6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que deus removesse todos esses defeitos de caráter.7. Humildemente rogamos a ele que nos livrasse das nossas imperfeições.8. Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados nós o admitimos prontamente.11. Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com deus na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de sua vontade e relação a nós e forças para realizar essa vontade.12. Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos comedores compulsivos e por em prática estes princípios em todas as nossas atividades." A PERMISSÃO PARA USAR OS DOZE PASSOS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS PARA ADAPTAÇÃO FOI CONCEDIDA POR A.A. WORLD SERVICES, INC.

2 - Declaração sobre Abstinência e Recuperação: "Abstinência em Comedores Compulsivos Anônimos é a ação de abster-se do comer compulsivo e dos

comportamentos alimentares compulsivos enquanto trabalha na direção de manter um peso corporal saudável: recuperação física, emocional e espiritual é o resultado de viver o programa de Doze Passos de Comedores Compulsivos Anônimos."

(3)

3 - Leitura e partilha do PARA HOJE

Alguém gostaria de ler e, se quiser, também partilhar?

4 - Antes de abrirmos as partilhas:

Vamos passar algumas orientações para as partilhas:

Por favor, restrinja a sua partilha para a sua experiência com a doença do comer compulsivo, a solução oferecida por CCA e sua própria recuperação da doença. Também não interrompa, não comente, não dê retorno e nem responda ao depoimento de outra pessoa.

Evite falar o nome de pessoas e alimentos nas partilhas pois isto pode despertar a compulsão de outro companheiro ou companheira na sala. O tema com a literatura da nossa reunião de hoje é __________.

As partilhas podem ser feitas no microfone ou digitadas, de sete minutos, faltando um minuto avisamos na tela com o reloginho para o companheiro concluir calmamente sua partilha.

Lembramos que "Os depoimentos são de responsabilidade de cada membro, visto que a posição oficial de CCA encontra-se em nossa literatura."

Abrir para as partilhas

5 - Avisos (em torno de 20h45)

"Os instrumentos de recuperação nos ajudam a trabalhar os passos e a evitar o comer compulsivo. Os nove instrumentos são:

Plano

alimentar.apadrinhamento.reuniões.telefone.escritos.literatura. plano de ação.anonimato.prestação de serviço.

Para maiores informações, leia o folheto "Os Instrumentos de Recuperação", ou veja uma breve descrição em nosso site: http://www.ccaonline.com.br

Neste site você também encontrará informações de como adquirir a literatura oficial de CCA e avisos importantes sobre nossas reuniões online.

Informações sobre reuniões presenciais ou outras reuniões online, as salas e horários são encontradas no site: http://www.comedorescompulsivos.org.br 6 - Sétima Tradição: " De acordo com a nossa Sétima Tradição, nós somos autossustentados através de nossas próprias contribuições". Nós encorajamos os membros de CCA a doarem o quanto for possível, para ajudar o

nosso grupo a ser autossuficiente.

Aqueles que puderem e quiserem contribuir, podem fazer seus depósitos, em gratidão por ter participado desta reunião, na seguinte conta:

(4)

Banco

do

Brasil.Agência 0172-4.Conta

poupança: 70.709-0.Variação 51.Titularidade:

Mônica Marina Bonifácio da Silva

7. Leitura das 12 tradições As doze tradições

1.Nosso bem-estar comum deve estar em primeiro lugar; a recuperação individual depende da unidade de CCA.2. Somente uma autoridade preside, em última análise, o nosso propósito comum - um deus amantíssimo que se manifesta em nossa consciência coletiva. Nossos líderes são apenas servidores de confiança; não têm poderes para governar.3. Para ser membro de CCA, o único requisito é o desejo de parar de comer compulsivamente.4. Cada grupo deve ser autônomo, salvo em assuntos que digam respeito a outros grupos ou a CCA em seu conjunto.5. Cada grupo é animado por um único propósito primordial - o de transmitir sua mensagem ao comedor compulsivo que ainda sofre.6. Nenhum grupo de CCA deverá jamais sancionar, financiar ou emprestar o nome cca a qualquer sociedade parecida ou empreendimento alheio à irmandade, a fim de que problemas de dinheiro, propriedade e prestígio não nos afastem do nosso objetivo primordial.7. Todos os grupos de CCA deverão ser absolutamente autossuficientes, rejeitando quaisquer doações de fora.8. Comedores compulsivos anônimos deverá manter-se sempre não-profissional, embora nossos centros de serviço possam contratar funcionários especializados.9. CCA jamais deverá organizar-se como tal; podemos, porém, criar juntas ou comitês de serviços diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços.10. Comedores Compulsivos Anônimos não opina sobre questões alheias à irmandade; portanto, o nome de CCA jamais deverá aparecer em controvérsias públicas.11. Nossas relações com o público baseiam-se na atração em vez da promoção; cabe-nos sempre preservar o anonimato pessoal em jornais, no rádio, em filmes, na televisão e em outros meios públicos de comunicação.12. O anonimato é o alicerce espiritual das nossas tradições, lembrando-nos sempre da necessidade de colocar os princípios acima das personalidades." A PERMISSÃO PARA USAR AS DOZE TRADIÇÕES DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS PARA ADAPTAÇÃO FOI CONCEDIDA POR A.A. WORLD SERVICES, INC"

(5)

8. Aos Recém Chegados (ler somente se houver recém chegados) "Nós encorajamos você para que:

• Consiga um padrinho para ajudar orientando a sua recuperação.

• Desenvolva um plano alimentar e se você desejar, escreva diariamente e mande diariamente para o seu padrinho.

• Leia a literatura aprovada de CCA para desenvolver um conhecimento de como trabalhar os Doze Passos e as Doze Tradições.

9.Encerramento

As opiniões emitidas aqui hoje são dos membros individuais de CCA e não representam CCA como um todo. Por favor lembre-se do comprometimento de respeitar o anonimato de cada membro.

"O que você ouviu aqui, o que você leu aqui, quando sair daqui, deixe que fique aqui". Compromisso de responsabilidade de CCA: "Sempre estender a mão e o coração de CCA a todos que compartilham da minha compulsão, por isto, eu sou responsável." Após um momento de silêncio, aqueles que desejarem, levantem as mãozinhas em sinal de unidade e nos acompanhem na oração:

(escolher uma ou outra)

Oração da Unidade (Promessa de CCA): Coloco minhas mãos nas suas e juntos conseguimos o que jamais conseguiríamos sozinhos! Não há mais aquela sensação de desesperança, não mais precisamos depender de nossa instável força de vontade. Estamos todos juntos agora, estendendo nossas mãos em busca de força e poder maiores que os nossos e, ao juntarmos as mãos, encontramos amor e compreensão além de nossos mais ardentes sonhos.

Oração do Terceiro Passo: "Deus, ofereço-me a ti, para que trabalhes em mim e faças comigo o que desejares. Liberta-me da escravidão do ego, para que eu possa realizar melhor a sua vontade. Remove minhas dificuldades, para que a vitória sobre elas possa dar testemunho, diante daqueles a quem ajudarei, de teu poder, de teu amor e de teu modo de vida.

Referências

Documentos relacionados

FIGURA 1: Relação entre número de ocorrências de espécies de aves e horas de observação em cinco fragmentos de mata na Usina São José, Igarassu (Pernambuco), entre julho de 2005

Acompanhado à expansão observada nos últimos dois meses da produção, os industriais cearenses e bra- sileiros estão mais otimistas quanto ao crescimento da demanda nos próximos

Para ello, los datos de acceso Wi-Fi del router se transmiten una única vez al adaptador devolo Magic WiFi con una pulsación de botón.. De esta forma podrá disfrutar de una

As expressões, apesar de sinônimas, possuem duas classificações distintas que caracterizam cada uso. Após é uma preposição que liga palavras ou termos da oração.

A palavra sustar significa interromper uma pessoa ou uma ação, fazer com que algo deixe de funcionar, fazer parar. Em contrapartida, o verbo suster encontra

A palavra mandado pode assumir as formas de adjetivo e substantivo, assim como de particípio do verbo mandar: como adjetivo, se refere a alguma coisa ou alguém que foi enviado

Os valores apresentados neste book podem ser alterados sem aviso prévio ao cliente...

Minha esperança é a de que este jornal encoraje profissionais de saúde a recomendarem Comedores Compulsivos Anônimos para seus pacientes que sofrem com as muitas