• Nenhum resultado encontrado

Fontes De Energia Renováveis E Seus Principais Benefícios Para A Humanidade - Cuore

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fontes De Energia Renováveis E Seus Principais Benefícios Para A Humanidade - Cuore"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fontes De Energia Renováveis E Seus

Principais Benefícios Para A

Humanidade

Publicado em: 02/07/2009 Profº Raul Enrique Cuore Cuore

Resumo

A energia irradiada pelo sol se encaixa dentro das alternativas de fontes renováveis. O aumento das populações urbanas e a industrialização exigiram necessidades crescentes de energia. Aprimorar a eficiência dos aparelhos e a das técnicas para a obtenção de energia é o plano mais essencial para a criação de um sistema de energia seguro para o clima. É importante também mudar para combustíveis que poluam menos o meio ambiente, como é o caso da energia solar e eólica, ou ainda a combinação de produção de calor e energia, tudo isto tem um papel importante.

Palavras-chave: Energia; Fontes; Meio Ambiente. 1 introdução

A energia está presente em todas as atividades humanas: quando caminhamos, quando utilizamos alguma máquina, seja ela um carro, um computador ou nas indústrias. Atualmente há uma encruzilhada em relação ao problema do setor energético, o qual é absurdamente ineficiente.

Usinas de energia e prédios desperdiçam grande quantidade de calor, carros e caminhões dissipam a maior parte da energia de seu combustível, equipamentos

domésticos desperdiçam energia até quando desligados, e também não podemos deixar de citar o problema ambiental, com conseqüências de desequilíbrios ecológicos.

Porém, não é possível entender este vasto tema se não conhecermos um pouco da história que rodeia as fontes de energia. Os conceitos de fontes de energia não-renováveis e não-renováveis também são importantes, já que o homem estrutura a organização socioeconômica da sociedade centrada nos recursos energéticos e o domínio dos territórios com base nessa detenção e poder, desencadeando conflitos regionais subjacentes a uma geopolítica mundial.

2 Um pouco de historia sobre as fontes de energia

Historicamente, podemos dizer que a Revolução Industrial marca, de forma muito clara, o início de um processo de transformações progressivas que vêm ocorrendo em diversas áreas da humanidade, sobretudo na economia, na sociedade, na tecnologia e no meio ambiente. As causas e conseqüências da mudança global do clima estão fortemente ligadas a estes quatro aspectos.

(2)

Com o advento das máquinas a vapor, que marca o começo da Revolução Industrial, representa também o início de um aumento acelerado do consumo de combustíveis fósseis. O carvão mineral tornava-se então o principal combustível das novas máquinas, cuja utilização cresceria de forma vertiginosa ao longo do século XIX.

Posteriormente, a utilização, cada vez maior, de derivados do petróleo como fonte energética para iluminação e em motores de combustão, cujas finalidades foram se diversificando na medida em que o processo de industrialização seguia seu curso, explicam a explosão no consumo de combustíveis fósseis desencadeada pela Revolução Industrial.

Vemos que no passado, o homem preocupava-se com a posse de minerais, de carvão e de borracha. Alguns países chegaram a envolver-se em guerras para poderem controlar a disponibilidade destes produtos.

Hoje as coisas são um pouco diferentes. Atualmente, vemos um “vilão” diferente: o aquecimento global. Com ele surge a preocupação com o uso de combustíveis que causem um menor impacto no meio ambiente.

3 as fontes de energia não renováveis e renováveis

As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: não-renováveis e renováveis.

1. 3.1 as fontes de energia não-renováveis

As fontes de energia não-renováveis se caracterizam por não ser possível repor o que já gastamos. Em algum momento vão acabar e podem ser necessários milhões de anos de evolução semelhante para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas e estão sendo devastadas com a utilização. As principais são os

combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) e a energia nuclear. 1. 3.1.1 Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis podem ser usados na forma sólida (carvão), líquida (petróleo) ou gasosa (gás natural). Segundo a teoria mais aceita, foram formados por acumulações de seres vivos que viveram há milhões de anos e que foram fossilizados formando carvão ou hidrocarboneto. No caso do carvão se trata de bosques e florestas nas zonas úmidas e, no caso do petróleo e do gás natural de grandes massas de plâncton

acumuladas no fundo de bacias marinhas.

Em ambos os casos, a matéria orgânica foi parcialmente decomposta, pela ação da temperatura, pressão e certas bactérias, na ausência de oxigênio. Segundo estudos científicos, o planeta pode fornecer energia para mais 40 anos (se for usado apenas o petróleo) e mais de 200 (se continuar a usar carvão).

1.3.1.2 Energia nuclear

Na energia nuclear; o núcleo atômico de elementos pesados como o urânio, pode ser desintegrado (fissão nuclear) e liberar energia radiante e cinética. Usinas termonucleares

(3)

usam essa energia para produzir eletricidade. Uma conseqüência da atividade de produção deste tipo de energia são os resíduos nucleares, que podem levar milhares de anos para perder a sua radioatividade.

1. 3.2 as fontes de energia renováveis

As fontes de energia renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a energia eólica, Biomassa, energia hídrica e energia solar, entre outras.

1. 3.2.1 Energia eólica

A energia eólica é a energia gerada pelo vento. Utilizada há anos sob a forma de moinhos de vento, pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento.

Uma restrição no aproveitamento deste tipo de energia é a questão do espaço físico, uma vez que tanto as turbinas quanto os cata-ventos são instalações mecânicas grandes e ocupam áreas extensas. Todavia, seu impacto ambiental é mínimo, tanto em termos de ruído quanto no ecossistema.

1. 3.2.2 Biomassa

Ao falarmos de Biomassa podemos classificá-las de três maneiras: a biomassa sólida, líquida e gasosa.

A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

A biomassa líquida existe em uma série de bicombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas "culturas energéticas". Como um exemplo pode-se citar o biodiesel (obtido a partir de óleo de girassol); o etanol (produzido com a fermentação de hidratos de carbono; açúcar, amido, celulose); e o metanol (gerado pela síntese do gás natural).

Já a biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários provenientes da

agroindústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica, e são constituídos por uma mistura de metano e gás carbônico. Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.

1. 3.2.3 Energia hídrica

A energia hídrica é aquela que utiliza a força cinética das águas de um rio e a converte em energia elétrica, com a rotação de uma turbina hidráulica. À exceção das grandes indústrias hidrelétricas, que atendem ao vasto mercado, há também a aplicação da energia hídrica no campo através de pequenas centrais hidrelétricas, baseadas em rios de pequeno porte.

(4)

1. 3.2.4 Energia Solar

A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.

Através de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica.

Há dois componentes na radiação solar: radiação direta e radiação difusa. A radiação direta é a que vem diretamente do sol, sem reflexões ou refrações intermediárias. A radiação difusa é emitida pelo céu durante o dia, graças aos muitos fenômenos de reflexão e refração da atmosfera solar, nas nuvens, e os restantes elementos do

atmosférico e terrestre. A radiação refletida direta pode ser concentrada e de utilização, embora não seja possível concentrar dispersa a luz que vem de todas as direções. No entanto, tanto a radiação direta quanto a radiação difusa são utilizáveis.

4 Vantagens e desvantagens da energia solar

Segundo (PALZ, 2002): “A energia solar recebida pela terra a cada ano é dez vezes superior a contida em toda a reserva de combustíveis fósseis. Mas, atualmente a maior parte da energia utilizada pela humanidade provém de combustíveis fósseis.”

A Energia Solar apresenta inúmeras vantagens, principalmente em países como o Brasil, onde o Sol é soberano na maioria das regiões o ano todo. Entre os benefícios podemos citar: é uma energia limpa, não polui, não consome combustível, a instalação é simples e sua manutenção mínima, a vida útil dos painéis é comprovadamente de 25 anos, permite a sua auto-suficiência energética.

A Energia Solar é a solução para levar a eletricidade aos locais aonde a rede

convencional não chegou ou é fornecida de maneira precária. É cada vez mais utilizada, principalmente no meio rural, para iluminação, TV, telecomunicações, bombeamento de água e eletrificação em geral.

Este tipo de energia também possui algumas desvantagens, entre elas: existe variação da energia produzida, de acordo com a situação climática do local (por exemplo, locais chuvosos), durante a noite não existe produção de energia, fazendo-se necessários meios de armazenamento, que por vez se tornam caros é deficientes comparados com os outros meios de produção de energia.

5 beneficios da energia renovável para a humanidade

A vida moderna tem sido movida a custa de recursos esgotáveis que levaram milhões de anos para se formar. O uso desses combustíveis em larga escala tem mudado

substancialmente a composição da atmosfera e o balanço térmico do planeta

provocando o aquecimento global, de gelo nos pólos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e todo meio-ambiente. As previsões dos efeitos decorrentes para um futuro próximo, são catastróficas.

(5)

A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é viável e vantajosa. Além de serem praticamente inesgotáveis, as energias renováveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo, sem afetar o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta.

O desenvolvimento das tecnologias para o aproveitamento das fontes renováveis poderá beneficiar comunidades rurais e regiões afastadas bem como a produção agrícola

através da autonomia energética e conseqüente melhoria global da qualidade de vida dos habitantes.

6 o potencial das energias renováveis e seu crescimento

Muitos ainda vêem a geração de energia por fontes renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país continental. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada. A Alemanha, por exemplo, provou como o uso das fontes renováveis pode ser útil ao Estado, à população e ao meio-ambiente. O país é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo, representando metade da potência gerada em toda a Europa.

Segundo o Conselho Global de Energia Eólica (2008):

“As energias renováveis estão crescendo rapidamente no mundo e no final de 2008 já somavam 280 GW, o que representa um aumento de 16% em comparação com a capacidade instalada em 2007. O crescimento da energia renovável foi acima do esperado e que isso se deve à aprovação de políticas favoráveis às fontes alternativas, como uma forma de tentar reduzir as emissões de gases do efeito estufa, assim como satisfazer a procura crescente por energia, aumentar a segurança energética e estabilizar os custos”

O consumo de energia primária mundial poderá atingir duas a três vezes o consumo atual. Portanto, prevê-se que os maiores aumentos na procura de energia no futuro sejam dos países em vias de desenvolvimento, devido a um maior crescimento demográfico e crescimento e desenvolvimento econômico.

7 conclusão

A organização da sociedade também evolui e sofre mudanças. Se o recurso energético dominante escasseia, os preços aumentam, é provável que a necessidade leve ao desenvolvimento das energias renováveis, passando a ser dominantes no final do séc. XXI, ainda que na fase de transição, das fósseis para as renováveis, se assista a um aumento da exploração do gás natural, com maiores reservas do que o petróleo e menos poluente do que o carvão.

A emissão de gases poluentes tem provocado, nas últimas décadas, o fenômeno climático conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.

(6)

Na luta para identificar-se a “fonte energética perfeita”, ou somente aperfeiçoar as fontes já identificadas, o ser humano vem se demonstrando bastante criativo e empregando os mais diversos meios. As fontes de energias renováveis podem ser a solução para o nosso planeta. O que falta é que todos, desde as grandes indústrias até as mais humildes residências, assumam seu papel neste processo de “reconstrução” do nosso planeta.

8 referências

PALZ, Wolfang. Energia Solar e Fontes Alternativas. São Paulo: Hemus, 2002. SEMINÁRIO SOBRE OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE ENERGIA RENOVÁVEIS, 1., 2008, São Paulo. Brasil: Vento, energia e

Investimento. São Paulo. Conselho Global de Energia Eólica, 2008. Prof° Raul Cuore- Perfil do Autor:

Professor de Matemática e Fisica na Rede Particular de Campo Grande - MS. Graduado em Matemática, Pós-Graduando em Eduacação Matemática.

Referências

Documentos relacionados

Entre fontes de produção de energia renováveis podemos citar a energia hidráulica, ou hidrelétrica, biomassa, solar, eólica, geotérmica entre outras, e, entre as

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Tendo em vista que os espectros solares encontrados em campo no Brasil são diferentes do especificado pelas normas e que os impactos causados pelas variações deste parâmetro

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

6.2.1 A avaliação socioeconômica visa priorizar as (os) candidatas (os) cujos os perfis socioeconômicos mais se adequam aos estudantes que o Galt Vestibulares

A energia eólica é uma das fontes mais amigáveis de energia renovável para o meio ambiente... Estes colectores solares parabólicos concentram a radiação solar aumentando

Este objetivo geral foi dividido nos seguintes objetivos específicos: (i) construir um arca- bouço teórico-conceitual para explicar as relações entre a sociologia