• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO EDIFÍCIO RIO HUDSON

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO EDIFÍCIO RIO HUDSON"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

EDIFÍCIO RIO HUDSON

I – INTRODUÇÃO

O EDIFÍCIO RIO HUDSON será construído de acordo com as especificações que seguem, de conformidade com as Normas vigentes e técnicas de construção adequadas, obedecendo aos desenhos e detalhes do projeto arquitetônico.

II – ESPECIFICAÇÕES 1 - SERVIÇOS GERAIS 1.1 - Sondagem

Sondagem de reconhecimento do solo pelo método SPT.

1.2 - Administração da Obra

Os trabalhos técnicos serão orientados pelo engenheiro responsável da obra. 2 - INFRA-ESTRUTURA

2.1 - Trabalhos em Terra

O terreno terá uma movimentação de terra variável, para a adequação do nível à cota do projeto.

2.2 – Fundações

Blocos de concreto armado sobre estacas moldadas “in loco” do tipo hélice contínua consolidadas por vigas de baldrame.

3 – SUPRA-ESTRUTURA

A estrutura do edifício será em concreto armado de acordo com as normas da ABNT.As lajes serão maciças com espessuras variando de 10 a 13 cm e mistas com espessura de 25 cm.

(2)

4 - PAREDES E PAINEIS

4.1 - Alvenaria

As alvenarias serão em tijolos cerâmicos vazados de 6 e 8 furos, assentados com argamassa de cimento, cal e areia.

As aberturas de portas serão dotadas de vergas de concreto armado e as janelas alem das vergas terão contravergas de concreto armado.

4.2 – Esquadrias de Alumínio / PVC

Esquadrias de janelas de quartos e suíte serão de correr com duas folhas, e externamente, nestas janelas, serão instaladas persianas de alumínio ou PVC.

Esquadrias de banheiro serão do tipo max-ar.

Não serão fornecidas esquadrias para fechamento de sacada. O material das janelas será em alumínio pintado a pó ou em PVC. 4.3 - Esquadrias de Madeira

Caixilhos em madeira, cobrindo toda a espessura da parede fixados com espuma de poliuretano.

Portas semi-ocas laminadas em madeira de lei com as dimensões determinadas no projeto arquitetônico.

Vistas serão em MDF ou em madeira com seção de 1,5 x 7 cm, bem como os rodapés dos quartos, sala e circulação das áreas privativas.

4.4 - Ferragens

As portas dos apartamentos serão dotadas de fechaduras da marca Pado, Papaiz, Brasil ou Imab e dotadas de 3 dobradiças de ferro cromado da marca Gubler, Pado ou Merkel, 3F.

4.5 – Vidros

Janelas de correr e portas serão dotados de vidros lisos incolores. Janelas max-ar serão dotadas de vidros canelados ou mini-boreal.

5 - COBERTURA E PROTEÇÕES 5.1 - Telhado

O edifício propriamente dito, terá nos locais indicados no projeto arquitetônico cobertura com telhas de fibrocimento do tipo ondulada com espessura de 6 mm.

Toda a captação da água da cobertura será feita através de calhas de alumínio e pela tubulação de águas pluviais.

(3)

5.2 - Impermeabilização

Os pisos dos boxes de banheiros serão impermeabilizados com Cimencril Plus ou Viaplus 1000, bem como as paredes laterais dos boxes numa altura de 1.50 m.

As lajes descobertas serão impermeabilizadas com manta asfáltica. 5.3 - Isolamento Acústico

As lajes das áreas privativas, excluídas as áreas dos banheiros,terão entre elas e o contrapiso camada de material para atenuar a transmissão de ruídos. A tubulação de esgoto do banheiro recebera camada de material isolante para redução de ruídos 6 - REVESTIMENTO E PINTURA

6.1 - Revestimento Interno

6.1 - Reboco

Toda a superfície de alvenaria, pilares e vigas com exceção dos tetos , serão revestidos com argamassa desempenada de cimento, cal e areia.

6.2 - Azulejos

As paredes da cozinha, área de serviço e banheiros receberão aplicação de azulejos brancos retificado 25x40, com juntas a prumo, colocados até o teto, marca Portobello, Cecrisa ou Eliane.

6.3 - Revestimento Externo

Todas as paredes externas após chapiscadas com cimento e areia, receberão reboco com argamassa desempenada de cimento, cal e areia e serão revestidas com cerâmica esmaltada da marca Portobello ou pastilhas de porcelana da marca Jatobá, Atlas ou NGK e detalhes em revestimento Gail.

6.4 - Pintura

Paredes e tetos das áreas privativas dos apartamentos que não forem revestidas com azulejos receberão aplicação de massa corrida em 2 demãos. A pintura será feita em 2 demãos com tinta acrílica na cor branca, marca Ypiranga, Suvinil, Sherwin Willians ou Maxicron.

Paredes e tetos das escadarias, circulação e hall de entrada, terão pintura sobre massa corrida com tinta acrílica em cor a ser determinada, marca Suvinil, Sherwin Willians, Ypiranga ou Maxicron.

A pintura interna dos muros será feita com duas demãos de tinta acrílica ou com massa texturizada em cor a ser definida.

(4)

7 – PAVIMENTAÇÃO

Salas, lavabo, quartos e circulação não receberão revestimento de piso. Cozinha, sacada, área de serviço e banheiros receberão aplicação de piso cerâmico esmaltado marca Eliane, Cecrisa , Ceusa ou Portobello.

Hall dos pavimentos, hall de entrada e salão de festas, serão revestidos com piso porcelanato marca Portobello, Ceusa, Portinari ou Eliane.

Casa de máquinas, lixeira, e garagens receberão pisos cimentados desempenados com argamassa de cimento e areia.

Opiso dos boxes dos banheiros poderá ter pequena elevação para facilitar o escoamento

das águas.

O piso da escada enclausurada será cimentado com aplicação de pintura. 8 - INSTALAÇÕES E APARELHOS

8.1 - Instalações Elétricas/Telefônicas/Comunicação

As instalações elétricas seguirão as determinações dos projetos elétrico e telefônico a serem aprovados pelas concessionárias dos serviços e baseados nas orientações das normas brasileiras.

Os materiais constituir-se-ão de fios encapados antichama marca Pirelli, Calander,

Lousano ou Corfio embutidos nas lajes e alvenaria através de eletrodutos de PVC. A proteção de cada circuito elétrico será feito por meio de disjuntores eletromagnéticos marca Eletromar, Weg, Steck ou Siemens.

As tomadas e interruptores serão de embutir da marca Alumbra, Pial, Sintek, Iriel ou Injetel.

Haverá previsão de ponto para antena coletiva de TV e FM na sala e nas suítes, não estando consideradas nos pontos a cablagem e a antena.

A cozinha será dotada de um aparelho intercomunicador com a portaria de acesso ao edifício e que servirá também como porteiro eletrônico.

A rede telefônica se constituirá de tubulações e cablagem para ligação do aparelho telefônico. Os pontos elétricos, telefônicos, interfone e de antena de TV e FM estão determinados nos projetos afins.

8.1.1 - Instalações de Ar Condicionado

Os apartamentos terão tubulações para a instalação de equipamentos para condicionamento de ar.

Os ambientes que serão dotados destas instalações serão sala e suítes. As tubulações serão dimensionadas conforme a necessidade de cada ambiente e seguirão as determinações de projeto específico de Ar Condicionado baseado nas orientações das normas brasileiras.

(5)

Os equipamentos não serão fornecidos. As especificações dos mesmos serão disponibilizadas para os clientes.

8.2 - INSTALAÇÕES HIDRAULICAS E DE ESGOTO 8.2.1 - Água Fria

Toda a instalação de água fria será em PVC soldável marca Tigre, Amanco ou Krona atendendo rigorosamente as prescrições da NBR 5626. As conexões terminais serão em bronze.

Todas as colunas serão protegidas por registros de gavetas e serão dotadas de respiros. 8.2.2 - Água Quente

A tubulação para água quente será em cobre ou CPVC e atenderá cozinha e banheiros das suítes

8.2.3 - Esgoto Sanitário

A tubulação será em PVC rígido marca Tigre, Amanco ou Krona com junções soldáveis e elásticas para o esgoto primário e junções soldáveis para o esgoto secundário, e atenderão as prescrições da NBR 8160.

8.2.4 - Esgoto Pluvial

O esgoto pluvial será em PVC rígido marca Tigre, Amanco ou Krona com junções elásticas e atenderão a NBR 10844.

8.3 - Sistema Hidráulico Preventivo

Tipo sob comando será constituído de um hidrante por pavimento e um hidrante no passeio. O reservatório será elevado e a reserva técnica de incêndio será de acordo com o projeto. Todas a instalações seguirão as exigências do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A tubulação será de ferro galvanizado na coluna e PVC na parte enterrada. 8.3.1 - Sistema Preventivo por Extintores

Estão previstos 2 unidades extintoras por pavimento atendendo as classes A e B, de acordo com projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

8.4 - Sistema de Abastecimento de Água

O sistema de abastecimento de água será do tipo indireto com bombeamento e constituir-se-á, de ramal de abastecimento ligado a rede da concessionária pública, reservatório inferior de fibra de vidro ou concreto armado e reservatório superior em concreto armado. O bombeamento será feito através de duas bombas centrífugas com selo mecânico sendo uma de reserva, acionadas por dispositivos automáticos de bóia superior e inferior. O EDIFÍCIO RIO HUDSON terá medição individual de consumo de água. Os

(6)

8.5 - Elevador

O edifício será atendido por um elevador elétrico com capacidade para 08 passageiros com comando automático coletivo seletivo na descida, acionado por corrente alternada trifásica, com potência compatível com a capacidade de transporte. O equipamento atenderá todos os pavimentos com exceção do duplex superior, perfazendo 10 paradas. A velocidade nominal será de 60 metros por minuto tendo duas velocidades na frenagem. A porta do pavimento e da cabina será metálica do tipo abertura lateral.

O acabamento da cabine será em aço inox nas paredes, granito no piso e o teto será com placas de acrílico ou conforme modelo dos fabricantes. A marca do elevador será Atlas/ Schindler, Thÿssen/Sür ou Otis.

8.6 - Metais

Metais da área comum – salão de festas, jardins, portaria, guarita, bwc de serviço serão da marca Docol, Fabrimar ou Deca.

As bases de metais dos apartamentos serão da marca Docol, não sendo fornecido os acabamentos e misturadores.

8.7 – Louças

Os banheiros das suítes, banheiro de serviço e lavabo serão dotados de um vaso sanitário com caixa de descarga acoplada de louça esmaltada marca Celite, Incepa, Icasa ou Deca e receberão uma cuba de louça entregue solta sobre o piso.

Não serão fornecidos armários, espelhos e acessórios nos banheiros. Não será fornecida bancada/pia para cozinha e churrasqueira.

O tanque de lavar roupa na área de serviço será em louça esmaltada da marca Celite, Incepa, Icasa ou Deca.

8.8 - Instalações de GLP

Os apartamentos serão atendidos por um sistema central de gás GLP com um ponto na cozinha para fogão, um ponto na área de serviço para o aquecedor de passagem que abastecerá com água quente a cozinha, lavatório e chuveiro do bwc`s das suites.

A tubulação de prumadas e ramais será em aço sem costura ou em cobre. Cada apartamento terá um sistema individual de medição de consumo de gás.

Não será fornecido o aparelho aquecedor de água. 9 - COMPLEMENTAÇÃO

(7)

O acesso de veículos às garagens será protegido por portão acionado por motor elétrico. Cada box de garagem terá um controle eletrônico para o comando do portão.

9.2 - Ajardinamento

Nos locais indicados no projeto arquitetônico, o edifício, receberá uma forração vegetal com gramínia e canteiros com folhagens e arbustos.

9.3 – Muros

Todo o edifício será protegido com muros de alvenaria assentados sobre vigas de concreto armado, de altura superior a 1,50 m, revestidos com reboco de cimento, cal e areia e pintados com tinta acrílica ou massa texturizada. Na parte superior serão feitas pingadeiras.

9.4 – Hall de Entrada

O Hall de Entrada seguirá projeto arquitetônico específico e será entregue totalmente decorado.

9.5 - Salão de Festas

O salão de festas terá piso em porcelanato ou cerâmico, paredes com pintura em tinta acrílica sobre massa corrida e será dotado de balcão, pia e churrasqueira será totalmente decorado.

9.6 – Piscina

A piscina receberá internamente revestimento cerâmico da marca Eliane, Cecrisa ou Portobello ou pastilhas de porcelana marcas Atlas, NGK ou Jatobá. As bordas serão revestidas com pedras naturais ou revestimento próprio para este fim.

O deck da piscina será revestido com pedras naturais , cerâmica ou madeira. 9.7 - Limpeza e Serviços Finais

Todas as áreas comuns e privativas, após todos os serviços e testes executados receberão limpeza geral para a entrega da obra, além da limpeza normal executada durante o andamento das obras.

10 - LIGAÇÕES E HABITE-SE

A empresa providenciará todas as ligações definitivas para o funcionamento da edificação junto às concessionárias dos serviços, excetuando-se as ligações privativas de energia elétrica e telefone.

O certificado de vistoria junto aos órgãos competentes será providenciado ao final da obra, podendo em função da tramitação nos órgãos públicos demandar um prazo de até oito meses.

(8)

11 - MANUAL DE FUNCIONAMENTO

As chaves das unidades serão entregues após as assinaturas pelo comprador, dos termos de vistoria e recebimento, acompanhados do manual do proprietário.

Após a eleição do síndico a empresa entregará o manual do síndico bem como uma cópia dos projetos além de uma explicação detalhada do funcionamento de todas as instalações da edificação.

12 – GARANTIA

As garantias de qualidade da obra são asseguradas na Lei Civil (artigo 1245 do Código Civil), bem como no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078 de 11/09/1990)

12.1 Garantia pelos defeitos de construção:

Responsabilidade pelos defeitos de construção aparentes ou visíveis.

Este defeito, como diz o próprio nome, são aparentes ou visíveis de fácil percepção. Por ocasião da entrega das chaves do seu imóvel, deverá ser feita uma vistoria onde o proprietário relacionará os defeitos visíveis, cabendo à construtora efetuar os devidos reparos.

Isso feito cessa a responsabilidade da construtora com relação a este tipo de defeito. Responsabilidade pelos defeitos de construção ocultos (vícios redibitórios)

Estes defeitos são os que aparecem com o uso. São defeitos que não afetam a solidez e segurança do edifício. Poderão ser reclamados no prazo de até 6 (seis) meses após a entrega das chaves, de acordo com o artigo 178, parágrafo 5° inciso IV, do Código Civil Brasileiro.

Exemplificando, tais defeitos, citamos: - funcionamento das instalações de água; - funcionamento das instalações sanitárias;

- funcionamento das instalações elétricas e telefônicas;

- entupimentos e vazamentos em geral, causados, na construção; - impermeabilizações;

- funcionamento do sistema de comunicação e segurança; - funcionamento das instalações de gás.

Responsabilidade pelos defeitos de construção que afetam a solides e a segurança O artigo 1245 do Código Civil dispõe: “nos contratos de empreitada do edifício ou outras construções consideráveis o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante 05 (cinco) anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais como do solo, exceto, quanto a este, se não o achado firme preveniu em tempo o dono da obra”.

(9)

Trata-se, portanto, da responsabilidade qüinqüenal da construtora por força da qual responde ela, pelo prazo de cinco anos após a entrega e recebimento da obra por vício ou defeito que possa afetar a solidez e segurança da construção.

13 – OBSERVAÇÕES

As prescrições desta especificação prevalecerão sobre possíveis divergências entre o projeto arquitetônico aprovado e esta especificação.

As dimensões constantes no projeto arquitetônico, além de considerarem as paredes em osso, poderão sofrer pequenas alterações em função dos projetos elétrico e telefônico, prevenção e combate a incêndio, hidrosanitário, pluvial, ar condicionado e estrutural. É facultado a empresa alterar as especificações acima por razões técnicas ou comerciais sem prévia comunicação, desde que a substituição venha a ser feita por materiais de igual ou melhor qualidade comprovada e desde que, a substituição venha melhorar o padrão de qualidade estabelecido.

As cores utilizadas na publicidade do empreendimento, perspectivas, plantas humanizadas e folhetos promocionais são exclusivamente de caráter sugestivo, ficando a critério da empresa a sua escolha ou alteração.

Por se tratar de um produto executado manualmente, pequenas imperfeições nos acabamentos serão admitidas, desde que, não comprometam a qualidade da edificação nem venham a depreciá-la, o mesmo ocorrendo com pequenas fissuras provenientes ou de dilatação térmica ou da própria movimentação da estrutura devendo porém, estarem situadas dentro dos parâmetros preconizadas por norma. Materiais de origem natural como madeira ou pedras quando comparados uns com os outros poderão apresentar pequenas diferenças devendo estas serem admitidas.

Joinville, 17 de maio de 2009.

__________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Tal como em anos anteriores, o Conselho apela a que a Comissão apresente previsões de elevada qualidade tanto em relação às receitas como às despesas no seu projeto de orçamento

Os riscos começam desde a falta do uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual), pois o processo de extração de minerais gera poeira, ficando suspensas no

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

2º da Resolução nº 8/2017/CUn, o percentual de 70% (setenta por cento) das vagas não se aplica ao curso de Artes Cênicas, o qual, em função da avaliação de

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Desta forma, várias instituições adequaram-se a necessidade de utilizar o ensino por competência e habilidade, porém, para conhecermos melhor esta metodologia muitas delas

Traçar um perfil das mulheres trabalhadoras não trata apenas de definir características dessas mulheres, mas também de compará-las aos homens trabalhadores, para

Para isso, com auxílio de alguns medidores comerciais de energia ativa, eles monitoram o consumo de cada circuito da rede elétrica da residência, sendo a identificação das