• Nenhum resultado encontrado

e-nota NFS-e Getúlio Vargas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "e-nota NFS-e Getúlio Vargas"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Pá gin a

1

e-Nota NFS-e

Getúlio Vargas

Geração e Emissão

Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Manual do Usuário – Versão 1.0

Produzido por: Informática Educativa

(2)

gin

a

2

1. O que é NFS-e?... 03

2. Instalação eNota NFS-e... 04

3. Cadastro do Prestador... 08

4. Cadastro do Tomador... 10

5. Gerenciar RPS... 13

(3)

gin

a

3

O eNota NFS-e é um sistema de geração e emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica, totalmente desenvolvido pela Safeweb. Foi criado com o objetivo de gerenciar os Recibos Provisórios de Serviço (RPS) do contribuinte, que são gerados previamente com as informações do prestador, do tomador e do serviço. Além disso, o eNota NFS-e permite que o contribuinte envie seus recibos para a Prefeitura de seu Município, gerando notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e).

Para ter o software no seu computador, o sistema deve ser instalado e ativado logo em seguida. Para ser ativado corretamente, o contribuinte precisa estar credenciado na Prefeitura e de posse de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para a comunicação direta com o webservice da Prefeitura e assinar os documentos fiscais eletrônicos.

O processo de ativação e de emissão dos recibos acontece quando o sistema opera no modo online, ou seja, com conexão à Internet. Na falta desta conexão, o sistema gera o RPS normalmente, podendo ser impresso e entregue ao cliente, no entanto, após este procedimento, o contribuinte deve exportar o RPS para alguma mídia, por exemplo pendrive ou CD, e encaminhá-lo através do website da Prefeitura, transformando-o em NFS-e.

(4)

gin

a

4

Conforme explicação inicial, o sistema eNota NFS-e deve ser instalado e ativado no computador em que as NFS-es serão emitidas.

Para realizar a instalação do sistema, siga os passos abaixo:

1. Acesse o site da sua Prefeitura e clique no link relacionado à nota de serviço. Com o site do sistema aberto, clique em “Emissor de RPS” e sem seguida em “Instalar Software”, como mostram as figuras abaixo:

(5)

gin

a

5

2. Selecione a opção “Salvar” e após, clique em “Executar”, para dar início ao download do arquivo.

3. Com a nova janela aberta, prossiga com a instalação. Para continuar, clique em “Instalar”.

(6)

gin

a

6

4. Ao finalizar a instalação, o sistema abrirá com uma mensagem inicial, identificando que é o primeiro acesso.

5. A seguir, informe os dados de cadastro do usuário do programa.

6. Pronto! Download e instalação foram finalizados corretamente.

(7)

gin

a

7

Esta é a tela de abertura do sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica da Prefeitura.

Ela identifica a empresa cadastrada na Prefeitura do município em vigência.

O eNota NFS-e confirma, através do número do CNPJ disponível na tela, quem é o contribuinte que está utilizando o sistema.

(8)

gin

a

8

O primeiro passo, após o acesso inicial, é começar a preencher o RPS. Vamos iniciar o preenchimento dos dados, identificando quem é o prestador do serviço.

Clique na aba “Cadastro do Prestador”, que identifica a empresa prestadora do serviço. Dentro deste cadastro há duas outras abas de preenchimento: “Dados do Prestador” e “Dados do Serviço”, que mostra os dados do prestador.

Nos “Dados do Prestador”, os campos de identificação são obrigatórios e já estarão preenchidos a partir da ativação prévia do sistema.

Quando estiver verificando as informações da sua empresa e encontrar algum erro, ou outro item que precise alterar, entre em contato com a Prefeitura para correções e retorne ao sistema.

(9)

gin

a

9

Para visualizar as modificações solicitadas à Prefeitura, clique no botão “Atualizar”, localizado no final da página à direita.

E se todas as informações estiverem corretas clique, no botão “Salvar”.

Já a aba “Dados do Serviço” aqui no cadastro não é de preenchimento obrigatório, porém necessariamente estas informações serão exigidas no momento da criação do RPS, portanto deixar cadastrado facilita depois, o processo de emissão.

Para saber mais sobre os campos acima, no título “Adicionar RPS” você encontra outro sdetalhes.

(10)

gin

a

10

Esta é a aba que corresponde ao cadastro do(s) tomador(es) do serviço.

Esta primeira tela mostra a lista dos tomadores que são acrescentados conforme a necessidade do prestador.

Assim como vários tomadores podem ser adicionados na lista, também é possível excluí-los quando não forem mais utilizados.

Para excluir, selecione o tomador do serviço e clique no ícone da lixeira, localizado no alto da tela à esquerda, identificado na figura acima.

Uma opção para editar um tomador, é dar um duplo clique em cima do que desejar e alterar e atualizar os dados.

Já para adicionar um novo tomador, clique no botão correspondente no canto inferior direito da tela, como mostra a figura acima.

(11)

gin

a

11

Assim como o cadastro do prestador, o do tomador também possui duas abas: uma de identificação e outra do serviço.

Nos dados de identificação, complete ao menos os campos obrigatórios, identificados em negrito e com asterisco, como mostra a figura acima.

A seguir, vejamos alguns campos que aparecem nesta tela:

CNPJ – campo alfanumérico único que identifica uma pessoa jurídica junto a Receita Federal

Brasileira.

Inscrição Municipal - campo de preenchimento não obrigatório, no qual se deve informar,

quando houver, o número da inscrição municipal do tomador do serviço. Não deve ser preenchido quando o tomador de serviços não tiver inscrição junto ao Cadastro Fiscal de Contribuintes do Município.

Razão Social/Nome - campo que se deve informar o nome ou a razão social do tomador do

serviço, sendo obrigatório ao ser informado o número do CNPJ ou do CPFo. Não finalize sem antes clicar em “Salvar”, para guardar as informações.

(12)

gin

a

12

Nos dados do serviço do tomador, há alguns campos parecidos aos do serviço do prestador. Também não é uma aba que deve ser preenchida obrigatoriamente, porém necessariamente estas informações serão exigidas no momento da criação do RPS, portanto deixar cadastrado facilita depois, o processo de emissão.

Se preferir completar, insira as informações nas lacunas sobre o tipo de serviço que normalmente é prestado ao tomador.

Quando houver alteração, salvar a tela.

(13)

gin

a

13

Esta é a tela que corresponde aos Recibos Provisórios de Serviço, que se tornarão notas fiscais de serviço eletrônica, conforme análise e resposta da Prefeitura.

Na lista de RPS, aparecem os dados dos recibos assim que estes são adicionados. O sistema automaticamente coloca cada recibo em ordem crescente (1).

Em seguida, aparece o “Número do RPS” (2), criado pelo sistema ao acrescentar o RPS. A “Data de Emissão” (3) é o dia em que o recibo foi enviado para a Prefeitura.

O “Tomador” (4) representa o número do CNPJ/CPF do tomador do serviço. O “Valor do Serviço” (5) é quanto foi cobrado pelo serviço.

O “Status do RPS” (6) é o estado atual do recibo.

E o “Nº da Nota” (7) aparece quando a Prefeitura autorizar a validação do recibo.

(14)

gin

a

14

Além disso, há alguns ícones de edição dos recibos provisórios de serviços:

A lixeira exclui o RPS, que só pode ser deletado antes de ser impresso ou enviado à Prefeitura.

A lupa permite a visualização do RPS e em alguns casos conforme o status pode ser editado. A impressora imprime uma cópia do recibo também conforme o status.

Importante: depois de impresso, o recibo não pode mais ser excluído.

E o ícone do papel duplo, permite uma duplicação daquela nota, alterando somente o número dela, para o caso de emissões com os mesmos dados de outra nota.

Para adicionar um RPS, clique no botão correspondente, conforme imagem acima.

5.1 Adicionar RPS

Aqui começa o preenchimento dos dados do RPS. Esta é a primeira tela de preenchimento:

(15)

gin

a

15

Como descrito anteriormente neste manual, se todos os dados do tomador estiverem preenchidos no cadastro, ao digitar o CNPJ ou CPF, os dados serão buscados e completados automaticamente.

Caso não tenha acrescentado, será necessariamente obrigatório preencher pelo menos os campos em negrito (CNPJ/CPF/Não Informado e Razão Social), toda a vez que for fazer uma nova emissão.

Ao inserir os dados do cliente já cadastrado na aba “Tomador do Serviço”, os campos relacionados à este virão preenchidos na próxima aba: “Identificação do Serviço”.

Caso o tomador não tenha sido incluído no "Cadastro do Tomador", os campos do serviço ficarão preenchidos com os dados do prestador do serviço, o que não impede a emissão da NFS-e NFS-e autorização pNFS-ela PrNFS-efNFS-eitura.

Caso não tenha sido realizado nenhum dos cadastrados (tomador ou prestador), os campos estarão em branco e neste momento é obrigatório completar com os dados do serviço e informações do tomador.

(16)

gin

a

16

Para exemplificar, abaixo seguem as descrições dos campos obrigatórios desta tela. Ressaltamos que são os mesmos encontrados no cadastro do prestador e dos tomadores.

Competência - data da ocorrência do fato gerador, devendo ser informada pelo contribuinte. Discriminação - campo alfanumérico no qual se deve informar o serviço prestado.

CNAE - o prestador do serviço deve informar a Classificação Nacional de Atividades

Econômicas – CNAE relativo a sua atividade principal. A atividade deverá ser escolhida em uma tabela pré-existente. A partir do preenchimento de três números ou letras, o sistema apresentará relação indicando atividades com a respectiva sequência.

Item da Lista de Serviço - deve ser informado o que se enquadra ao serviço informado no

campo discriminação e escolhido em uma tabela pré-existente. Este campo determina a alíquota do ISS de acordo com a legislação vigente. A partir do preenchimento de três números ou letras, o sistema apresentará relação indicando itens da lista com a respectiva sequência.

Exigibilidade do ISS - quando este item for Exigível, Exigibilidade Suspensa por Decisão

Judicial ou Exigibilidade Suspensa por Processo Administrativo deve ser informado.

Município - informar o município onde o serviço foi prestado.

Mun. de Incidência - preenchido quando o município do imposto for diferente do município

que esteja emitindo a nota.

(17)

gin

a

17

Na aba “Valores”, deve-se identificar o valor bruto total do serviço prestado, digitando no campo “Valor do Serviço”.

Os campos em branco podem ser alterados, caso haja imposto que será gerado na NFS-e. O campo cinza não pode ser editado, sendo preenchido automaticamente pelo sistema. Na alíquota, o sistema coloca automaticamente conforme opção escolhida no “Item da Lista de Serviço” na aba anterior.

O preenchimento é obrigatório para a alíquota do ISS, incidente sobre o serviço prestado. Vejamos os outros campos da tela:

Desconto Incondicionado - Campo numérico que deve ser preenchido caso exista

desconto no total do valor do serviço prestado que para sua concretização independa de qualquer condição posta pelo prestador do serviço. O valor do desconto informado neste campo reduz a base de cálculo do tributo.

Deduções - Campo numérico que deve ser preenchido caso ocorra algum tipo de dedução

da base de cálculo imponível do ISS. As deduções permitidas são as legalmente previstas. O valor da dedução informado neste campo reduz a base de cálculo do tributo.

Desconto Condicionado - Campo numérico que deve ser preenchido caso exista

desconto no total do valor do serviço prestado que para sua concretização dependa de qualquer condição posta pelo prestador do serviço. O valor do desconto informado neste campo não reduz

(18)

gin

a

18

a base de cálculo do tributo.

COFINS - Campo numérico que deve ser preenchido caso incida sobre o serviço prestado

retenção por parte do tomador do serviço da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. O valor informado neste campo aparecerá no campo observações da NFSe. O valor da COFINS informado neste campo não reduz a base de cálculo do tributo.

INSS - Campo numérico que deve ser preenchido caso incida sobre o serviço prestado

retenção por parte do tomador do serviço da contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. O valor informado neste campo aparecerá no campo observações da NFSe. O valor do INSS informado neste campo não reduz a base de cálculo do tributo.

PIS - Campo numérico que deve ser preenchido caso incida sobre o serviço prestado

retenção por parte do tomador do serviço da contribuição para Programa de Integração Social – PIS. O valor informado neste campo aparecerá no campo observações da NFSe. O valor do PIS informado neste campo não reduz a base de cálculo do tributo.

CSLL - Campo numérico que deve ser preenchido caso incida sobre o serviço prestado

retenção por parte do tomador do serviço da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL. O valor informado neste campo aparecerá no campo observações da NFSe. O valor da CSLL informado neste campo não reduz a base de cálculo do tributo.

IR - Campo numérico que deve ser preenchido caso incida sobre o serviço prestado a

retenção do Imposto de Renda por parte do tomador do serviço. O valor informado neste campo aparecerá no campo observações da NFSe. O valor do IR informado neste campo não reduz a base de cálculo do tributo.

Outras Retenções - Campo numérico que deve ser preenchido caso incida sobre o serviço

prestado por parte do tomador do serviço outras retenções federais não mencionadas nos itens 3.4.6., 3.4.7., 3.4.8., 3.4.9. e 3.4.10.. O valor informado neste campo aparecerá no campo observações da NFSe. O valor das retenções informadas neste campo não reduz a base de cálculo do tributo.

Aba “Intermediário do Serviço”:

Tela utilizada para identificação do intermediário do serviço nos casos em que ocorre. Campos:

CNPJ/CPF/Não Existe - campo numérico de preenchimento não obrigatório no qual deve

ser informado o número do intermediário do serviço.

(19)

gin

a

19

da inscrição municipal do intermediário do serviço.

Razão Social - preenchimento não obrigatório no qual deve ser informada a razão social

do intermediário do serviço.

Aba “Construção Civil”

Tela utilizada para identificação da obra nos casos de serviços na área da construção civil. Campos:

Código da Obra - preenchimento não obrigatório no qual se deve informar o número da

matrícula CEI da obra.

Código ART - preenchimento não obrigatório no qual se deve informar o número da ART

da obra.

Após preencher todas as abas necessárias, verifique se as informações estão corretas. Em seguida clique no botão “Salvar”. O sistema requisitará novamente o Certificado Digital da empresa prestadora, como mostra a figura abaixo:

(20)

gin

a

20

(21)

gin

a

21

5.2 Enviar

Voltamos para a lista de Recibos Provisórios de Serviço (RPS). O próximo passo é enviar o lote com os recibos para a Prefeitura para que sejam processados e autorizados para uso.

Importante: o sistema enviará somente se houver conexão com a Internet, pois os dados são enviados via online.

Para encaminhar os recibos, clique no botão “Enviar”, conform identificação acima.

(22)

gin

a

22

Em seguida, os status dos RPS serão alterados de acordo com a resposta da Prefeitura. As possíveis são:

Validada – este status identifica que todos os campos obrigatórios foram respondidos e o

sistema liberou o recibo provisório de serviço para ser enviado.

Aprovada – ao enviar, a Prefeitura analisa o recibo e devolve a resposta de validada, ou seja, autorizou o recibo a virar nota fiscal de serviço eletrônica.

Cancelada – garantia de que a nota anteriormente aprovada está cancelada na Prefeitura.

Com este status mesmo cancelada, é possível gerar uma nova NFSe.

Em processamento – o recibo foi enviado para a Prefeitura, porém ainda não obteve

resposta.

Erro – ocorreu algum erro durante o envio ou foi processada com erro.

Erro de Conexão – é qualquer tipo de erro de comunicação tanto na Prefeitura, quanto no

computador do usuário.

Processada com Erro - a Prefeitura processou o RPS, porém identificou algum erro. Neste caso o correto é verificar o tipo de erro e emitir um novo recibo provisório de serviço.

(23)

gin

a

23

Substituída – substitui, sobrepõe a nota anterior. Este procedimento só pode ser realizado

após a nota ser autorizada. Este status não permite gerar uma nota já substituída. E para substituir é preciso aprovar uma nova NFSe no lugar, então a nova NFSe é aprovada e a anterior substituída.

Exportada – exportar e salvar o arquivo para usá-lo no diretamente no site da Prefeitura ou em outra ferramenta que o usuário desejar. Após exportar, no sistema não é mais possível fazer alguma alteração.

(24)

gin

a

24

Assim que o lote com os RPSs for autorizado, este passa a ser uma Nota Fiscal de Serviço eletrônica e o campo, “Nº da nota”, será preenchido:

Há ainda o botão para visualizar o “XML” das notas Canceladas, Autorizadas e/ou Substituídas. O sistema da Safeweb salva o XML e exibe para a a empresa emissora.

Neste documento estão os protocolos oficiais com as informações da nota e autorização de uso, assim como os dados de cancelamento ou substituição, quando necessário.

(25)

gin

a

25

(26)

gin

a

26

5.3 Atualizar Status

Como foi explicado no item anterior, alguns RPSs podem não ser autorizados pela Prefeitura e terem seu status alterado para algum erro ou ainda o lote pode não ter resposta da Prefeitura, o que dá o status “em processamento”.

Este botão tem a funcionalidade de atualizar o status dos RPSs, ou seja, ao clicar, consulta o novamente os status das notas e se houver alguma alteração, será modificado na tela, em resposta da Prefeitura.

(27)

gin

a

27

5.4 Exportar Lote

O botão “Exportar Lote”, exporta os RPSs com status de “Validada” para um arquivo em formato de ZIP.

Os RPSs, depois de exportados, deverão ser salvos e importados através do website da Prefeitura pra o processamento dos recibos.

Ao clicar no botão, o sistema cria um lote com os recibos e solicita que você assine-o através da identificação do seu certificado.

Em seguida, o sistema pede que o lote seja salvo em algum periférico, ou mesmo, no computador.

(28)

gin

a

28

Com o retorno da Prefeitura, com a NFS-e autorizada, o procedimento foi realizado corretamente. Prossiga mantendo este padrão de preenchimento e cadastraos, para criar as próximas.

Referências

Documentos relacionados

3) Na tela de Contrato de Licenças, clique em “sim” para continuar: 4) Na tela para diretório de instalação, selecione o local desejado. ALERTA: O produto deve ser instalado em

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os trabalhos foram realizados durante um ano, janeiro/2003 e dezembro/2003, quando foram registrados o tamanho da colônia em termos do número de pares reprodutores, sucesso

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

O rejuntamento dos azulejos deve ser iniciado após três dias, pelo menos, de seu assentamento, verificando-se previamente, por meio de percussão com instrumento não contundente, se

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10