• Nenhum resultado encontrado

Guia de Instalação: TOTVS SERVICE SPED - TSS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Instalação: TOTVS SERVICE SPED - TSS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Guia de Instalação: TOTVS SERVICE SPED - TSS

(2)

Sumário

1. REQUISITOS DO PROCESSO ...3

2. RECOMENDAÇÕESDOPROCESSO ...4

3. EXECUTANDO O PROCESSO DE INSTALAÇÃO ...5

3. 1 CONFIGURANDO A CONEXÃO ODBC ...6

3.1.1 - ODBC MS SQL Server ... 6

3.1.2 - ODBC para PostGreSQL ... 6

3.1.3 - ODBC para MySQL ... 7

3.1.4 - Conexão para Oracle ... 7

4. INSTALAÇÃO DO TOTVS DBACCESS ...8

5. INSTALAÇÃO DO TSS...9

6. CONFIGURAÇÃO DO TOTVS DBACCESS ...11

7. CONFIGURAÇÃO DO TSS ...12

8. TSS INTERFACE (MONITOR) ...13

(3)

1. REQUISITOS DO PROCESSO

O processo de instalação do TOTVS Service Sped (TSS) considera que há no ambiente do cliente um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) pré-instalado e operacional, homologado pela TOTVS.

O TOTVS DBAccess utilizado pelo TSS para conexão a base de dados, provê acesso as seguintes SGBD‟s: MS SQL Server, Oracle, MySQL, PostGreSQL (além de Informix, DB2 e Sybase, não homologados para o TSS)

ALERTA:Apesar de homologar determinados Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, a

TOTVS não oferece suporte a alguns dos listados, como é o caso do MySQL e PostgreSQL. Apesar de ser OpenSource (código aberto) alguns SGBDs não são de uso livre para ambientes corporativos

No caso do MySQL, recomenda-se a instalação da versão 5.5.9, com ODBC na sua versão 5.1.8, ambos 32 bits.

Para efetuar download destas versões referenciadas, acessar Archive de downloads do MySQL: http://downloads.mysql.com/archives.php?p=mysql-5.5&v=5.5.9

Necessário efetuar download dos arquivos mais recentes disponibilizados no Portal de Download do Cliente TOTVS:

 TOTVS DBAccess

 TOTVS Service Sped – TSS

 Na página de Donwloads, selecionar em “Linha” a opção “Protheus”. Em “Versão” selecionar „Microsiga Protheus 11” (tanto o TOTVS DBAcess quanto o TOTVS Service Sped, são de uso comum para todos os produtos TOTVS). Em Categoria, selecionar “TOTVS Service Sped” e posteriormente “TOTVS DBAcess

ALERTA: caso não possua instalado em seu ambiente o driver ODBC para o SGBD escolhido (MS SQL Server, PostgreSQL, MySQL), é necessário efetuar o download do driver no site do fabricante. No caso do Oracle não é necessário ODBC.

(4)

2. RECOMENDAÇÕES

DO

PROCESSO

Recomendam-se algumas boas práticas para garantir o sucesso da instalação descrita neste manual:

 Criar previamente a base de dados denominada “TSS” (banco vazio)

 O usuário criado na base de dados deve ter permissão total no banco criado para o TSS.

 Escolher com critério o SGBD a ser utilizado, considerando que poderá haver manutenções após determinado período de uso

(5)

3. EXECUTANDO O PROCESSO DE INSTALAÇÃO

O processo de instalação do TSS abrange as etapas abaixo, que serão detalhadas nos próximos itens deste Guia:

 Configurar uma conexão ODBC para a base de dados do TSS  Instalar e configurar o TOTVS DBAccess

 Instalar e configurar o TOTVS Service Sped  Criar as tabelas e índice do Banco TSS  Testar a instalação efetuada

(6)

3. 1 CONFIGURANDO A CONEXÃO ODBC

O TOTVS Service Sped (TSS) efetua sua conexão com o banco de dados utilizando-se de drivers ODBC. Para tanto, antes de inicializar a instalação do produto em si, é necessário a configuração de um “alias” ODBC para conexão com o banco TSS.

ALERTA: Para Sistemas Operacionais 64 Bits, o ODBC a ser utilizado é a versão 32 bits (odbcad32.exe da pasta <WINDOWS>\SysWOW64).

3.1.1 - ODBC MS SQL Server

Segue procedimento para adicionar uma fonte de dados para o banco MS SQL Server:  Adicionar uma nova Fonte de Dados de Sistema

 Informar as configurações de acordo com o seu Banco de Dados. Sugerimos o nome “TotvsSped” (sem aspas) para a fonte de dados.

 O usuário que faz a conexão ODBC deve ser o “sa"

 Indicar o banco criado para o TSS como padrão (conforme Recomendações do Processo)  Após finalizar a configuração, efetuar o teste de conexão.

3.1.2 - ODBC para PostGreSQL

A seguir procedimento para adicionar uma fonte de dados para o banco PostGreSQL:  Adicionar uma nova Fonte de Dados de Sistema

 Informar as configurações de acordo com o seu Banco de Dados. Sugerimos o nome “TotvsSped” (sem aspas) para a fonte de dados.

 Inserir as informações de conexão com o banco TSS (conforme Recomendações do Processo) e clicar em Datasource

No “Page 2” da caixa de diálogo Datasource, deixar desabilitadas as opções “Read Only” e “Row Versioning”. Em protocol, selecionar “6.4+”

ALERTA: Para o perfeito funcionamento do TSS, recomenda-se que o charset do banco PostGreSQL esteja com UTF8

(7)

3.1.3 - ODBC para MySQL

Abaixo procedimento para adicionar uma fonte de dados para o banco MySQL 5.5.9, utilizando ODBC 5.1.8

 Adicionar uma nova Fonte de Dados de Sistema

 Informar as configurações de acordo com o seu Banco de Dados. Sugerimos o nome “TotvsSped” (sem aspas) para a fonte de dados.

 Inserir as informações de conexão com o banco TSS (conforme Recomendações do Processo) e clicar em Datasource

 Na guia “Advanced” deixar selecionada a opção “Always handle binary funciontion resultas as character data”

 Após finalizar a configuração, efetuar um teste de conexão.

ALERTA: Certificar-se que o character set esteja definido como “latin1”

3.1.4 - Conexão para Oracle

Para o banco de dados Oracle, não é necessário uma configuração de dados ODBC. Deverá ser criado um novo Alias de Dados no arquivo TNSNAMES.ora, informando os dados de conexão com o banco TSS (conforme Recomendações do Processo).

Sugerimos o nome TotvsSped” (sem aspas) para o alias do banco.

ALERTA: No Oracle também devem ser configuradas as variáveis de ambiente, ORACLE_HOME e TNSADMIN para garantir a correta conexão do banco,

DICA: O arquivo tnsnames.ora geralmente está localizado no diretório de instalação do Oracle\network\adm.

(8)

4. INSTALAÇÃO DO TOTVS DBACCESS

O TOTVS DBAcess é um aplicativo da TOTVS responsável pelo acesso ao Banco de Dados, que utiliza conexão ODBC e suporta drivers para diferentes Bancos de Dados.

Sua instalação é mandatória para o funcionamento do TSS.

O processo de instalação é simples: execute o instalador e clique em Avançar nas demais telas. Por padrão, o DBAccess será instalado no diretório “Totvs DBAccess”, abaixo do diretório “Program Files” ou “Arquivo de Programas”.

Após concluir sua instalação é necessário iniciar o serviço. Para isso, acesse o “Painel de Controle  Ferramentas Administrativas  Serviços”. Em seguida, selecione o serviço “Totvs DBAccess Server”, clique sobre o nome do mesmo e depois na opção “Iniciar”. Após iniciar o serviço pela primeira vez, serão criados os arquivos “totvsdbaccess.ini” e “totvsdbacces.log”, sendo respectivamente o arquivo de configuração e de log do DBAccess.

ALERTA: Caso o TOTVS DBAcess não seja instalado como serviço após o processo, criar um atalho para o executável do DBAccess e acrescentar parâmetro “– install”. Executar o atalho para criação do Serviço.

Exemplo da Linha Destino do Atalho:

(9)

5. INSTALAÇÃO DO TSS

Segue processo “tela-a-tela” de Instalação do TSS (após execução do instalador). 1) Selecione o idioma desejado;

2) Na tela de boas-vindas, selecione “avançar”;

3) Na tela de Contrato de Licenças, clique em “sim” para continuar: 4) Na tela para diretório de instalação, selecione o local desejado.

ALERTA: O produto deve ser instalado em um diretório diferente do TOTVS DBAccess. Por padrão o diretório de instalação será C:\totvssped

5) Escolha o idioma do repositório do TSS

6) Informe o IP do servidor onde será instalado o TotvsSped e a porta de conexão (geralmente a 8080). Esta porta não pode estar em uso por outro aplicativo e deve estar liberada no firewall. 7) Na próxima tela, no campo database, insira a sigla do SGBD escolhido para criar o banco do

TotvsSped.

MSSQL ORACLE MYSQL POSTGRES

8) No campo alias, coloque o nome da conexão ODBC criado, conforme sugerido: “TotvsSped”. 9) No campo Servidor, inclua o IP do servidor onde foi instalado o DBAccess.Se o servidor é o

mesmo, pode ser mantido o IP local sugerido pelo instalador “127.0.0.1” 10) Nas duas próxima tela, selecione todos os produtos

11) Confira se as informações estão corretas, para prosseguir clique em “Avançar” 12) Escolha “Sim” para criar o serviço do TotvsSped

13) Clique em Concluir

(10)

14) Edite o arquivo “appserver.ini” localizado no diretório \bin\appserver do totvssped Duplique a sessão:

[IP:porta] – Definidos na instalação do TotvsSped, e altere o IP para localhost: porta Exemplo: [10.80.17.14:8080] ENABLE=1 PATH=C:\totvssped\web\ws ENVIRONMENT=SPED RESPONSEJOB=JOB_WS INSTANCENAME=WS DEFAULTPAGE=wsindex.apw [localhost:8080] ENABLE=1 PATH=C:\totvssped\web\ws ENVIRONMENT=SPED RESPONSEJOB=JOB_WS INSTANCENAME=WS DEFAULTPAGE=wsindex.apw

(11)

6. CONFIGURAÇÃO DO TOTVS DBACCESS

Depois de efetuar a instalação do TOTVS DBAccess, é necessário efetuar configurações para estabelecer a conexão deste serviço.

No diretório onde o DBAccess foi instalado, execute o aplicativo “DBMonitor.exe” Na tela de conexão clique em ok.

Selecione a Guia Configurações e em seguida a Guia correspondente ao seu banco de dados (o qual foi configurado a ODBC).

Crie uma Nova Conexão e entre com os dados do Alias criado na conexão ODBC (por sugestão “TotvsSped”). Entre com o usuário e senha de acesso ao banco.

ALERTA: Para os bancos Oracle, é necessário marcar a opção “Usar BLOB para campos MEMO”, bem como as configurações abaixo:

É necessário no arquivo de configuração do DBAccess (dbaccess.ini localizado no diretório de instalação do TOTVS DBAccess) adicionar na seção Oracle a variável “ClientLibrary” indicando o arquivo “oci.dll” do Oracle, conforme exemplo abaixo:

[ORACLE]

Environments=TOTVSSped

ClientLibrary=C:\oracle\ora102\bin\OCI.dll

Após efetuar a configuração, na Guia Assistente, efetue uma validação de conexão :  Selecione Validação de Conexão

 Selecione o Banco de Dados a ser utilizado

 Informe o nome da Fonte de Dados ODBC (por sugestão “TotvsSped)  Efetue o teste

(12)

7. CONFIGURAÇÃO DO TSS

Depois de efetuar a conexão pelo DBAccess, é necessário efetuar a inicialização da base de dados e algumas configurações adicionais.

No desktop é criado um atalho do “TOTVS-TSS Server” para iniciar o serviço como console. Na primeira execução do TotvsSped, inicie o serviço por este atalho para que seja possível o acompanhamento das mensagens. Ao iniciar o serviço pela primeira vez, as tabelas do TotvsSped devem ser criadas no banco.

Para testar a conexão do TotvsSped via Browser, execute o endereço:

http://IP:porta

IP = servidor onde está instalado o TotvsSped Porta = porta de acesso definido na instalação

(13)

8. TSS INTERFACE (MONITOR)

O TSS Interface é uma aplicação que foi criada com o intuito de exibir para o usuário de uma forma visual informações do serviço do TSS, proporcionando um monitoramento rápido, simples e fácil.

Algumas dessas informações: - Configuração de Ambiente - Lotes X Notas

- Informações de entidade

Detalhes sobre a configuração desta funcionalidade estão disponíveis no link abaixo:

(14)

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a conclusão de todas as etapas, os serviços “Totvs DBAccess Server” e “TSS” foram criados e estão iniciados.

A Fonte de Dados ODBC necessária foi configurada e os bancos de dados necessários para o TotvsSped foram criados e possuem os registros iniciais necessários.

Dúvidas que surgirem nos processos descritos deste Guia de Instalação poderão ser sanadas através da consultoria telefônica de banco de dados, através do telefone (11) 4003-0015 - opção 2 (Software), 3 (Consultoria), 4 (Datasul), 8 (Tecnologia), 3 (Banco de Dados) .

Referências

Documentos relacionados

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Na elaboração das demonstrações financeiras, a Cooperativa adotou as mudanças nas práticas contábeis adotadas no Brasil introduzidas pelos pronunciamentos técnicos emitidos pelo

No ano de 2016, mais precisamente no mês de abril, nossa Permissionária deveria estar concluindo seu Processo de Segunda Revisão Tarifária Periódica. Ocorre que, por atraso

O pedido de mudança será avaliado pelo Gabinete de Segurança, Alojamento e Integração Social e Académica (GSAISA), sendo a decisão tomada com base na disponibilidade

O Plano da Igualdade de Género da MatosinhosHabit (que se apresenta em anexo) pretende ser um documento orientador para impulsionar o desafio permanente de pensar e