• Nenhum resultado encontrado

Debate sobre Mulheres Reforma da Previdência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Debate sobre Mulheres Reforma da Previdência"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Debate sobre Mulheres e a

Reforma da Previdência

A advogada especialista na Área de Direito Previdenciário,

Marilinda Fernandes, é a convidada para o debate Mulheres e a Reforma da Previdência que acontece no dia 17 de Março (quinta-feira), às 17h30min, no auditório do Sindppd/RS (Rua Washington Luiz, 186 – Centro Histórico – Porto Alegre).

A ideia é que seja um bate papo informal sobre a Reforma da Previdência, que está para ser votada e prevê a retirada de direitos dos trabalhadores – diversas dessas alterações afetam diretamente a mulher trabalhadora. A advogada também irá abordar outros assuntos que geram bastante interesse entre os trabalhadores, como a desaposentação.

Essa atividade do Sindppd/RS destaca Março como o Mês de luta das Mulheres, mas todas e todos os colegas da TI estão convidados. O evento é gratuito.

Te esperamos!

Sindppd/RS

HOMOLOGAÇÃO – Próximo plantão

em Caxias do Sul será em 16

(2)

de Março

O agendamento deverá ser feito, de forma antecipada, durante a MANHÃ desta quarta-feira (dia 9 de Março) no sistema de agendamento on line no site do Sindppd/RS. Será agendado até o preenchimento de todos os horários disponibilizados.

ATENÇÃO: No momento em que acessar o sistema on line para agendar o horário, TENHA CUIDADO EM MARCAR, NA OPÇÃO DE CIDADE, o município “CAXIAS DO SUL”.

Reiteramos que somente serão atendidas as homologações agendadas conforme regras abaixo.

O atendimento de Homologações de Rescisões Contratuais dos trabalhadores de TI da região de Caxias do Sul está acontecendo em regime de plantão, realizado de 20 em 20 dias na cidade. É importante lembrar que o atendimento é restrito às empresas que estejam localizadas na região de Caxias do Sul. Os trabalhadores também deverão trabalhar nessa mesma região.

O atendimento se dará por meio de agendamento on line prévio no site do Sindppd/RS (mais informações clicando AQUI). Antes do agendamento, as empresas deverão fazer um cadastramento prévio, para fins de validação de informações como CNPJ, ramo econômico, endereço/cidade etc. Não existirá outro tipo de agendamento, do tipo ordem de chegada, por telefone, distribuição de fichas no dia das homologações etc. O agendamento não exime a empresa da responsabilidade de informar ao trabalhador demitido o dia e horário da

(3)

homologação.

Sob hipótese nenhuma serão atendidas homologações de rescisões contratuais de empresas e/ou trabalhadores que não pertençam à região de Caxias do Sul. Se, por ventura, for constatada no momento da homologação alguma irregularidade relacionada à região de localização da empresa ou do trabalhador, o agendamento será sumariamente cancelado.

Local de atendimento e horário de comparecimento

As homologações serão realizadas na Rua Pinheiro Machado, 1652, no centro de Caxias do Sul (procurar pela sala da subsede do Sintect/RS – Sindicato dos Trabalhadores em Correios). Empresas e trabalhadores deverão observar rigorosamente o horário de comparecimento. Não serão admitidos atrasos, pois eles podem trazer prejuízos para quem está agendado no horário subsequente.

Documentação necessária

A documentação necessária para a homologação segue os mesmos procedimentos adotados em nossa sede, em Porto Alegre. Veja c o m a t e n ç ã o t o d o s o s d o c u m e n t o s n e c e s s á r i o s n o link: http://www.sindppd-rs.org.br/?page_id=6048. Alertamos antecipadamente que, para não provocar prejuízos aos trabalhadores representados pela nossa entidade, aquelas rescisões que estiverem com a documentação incompleta ou preenchida/impressa incorretamente pela empresa não serão homologadas.

(4)

Informamos que serão agendadas, no máximo, duas homologações por dia para uma mesma empresa, e que divulgaremos oportunamente a próxima data de plantão, para que seja possível o agendamento antecipado.

Sindppd/RS

Acompanhe as notícias pelo twitter do Sindppd/RS: @sindppdrs Ou pelo Facebook: Sindppd/RS Sindicato

Neste 8 de março, vale

lembrar que as mulheres da TI

têm muito o que avançar

Violentar a mulher é uma violência contra toda a sociedade. Por isso, este é um texto para ser lido por mulheres e homens. Mais um 8 de março para nos lembrar que todos os problemas que enfrentamos no cotidiano como as piadas machistas, o assédio na rua e no trabalho, a violência doméstica – que cresce assustadoramente e, em tempos de crise, piora ainda mais – são temas para serem enfrentados todos os dias. Os dados sobre assédio, agressões psicológicas e físicas e assassinato de mulheres são assustadores. O dado mais alarmante é que a cada duas horas uma mulher é assassinada em nosso país; mais de

(5)

metade desses assassinatos é praticado por maridos e ex-parceiros.

No trabalho, o que vemos é que ainda são poucas as mulheres que ocupam cargos importantes e, muitas vezes, não são ouvidas nas tomadas de decisão. Na nossa categoria, houve uma mudança nos últimos anos com a entrada de muitas mulheres, mas a diferença numérica não é tão grande que faça com que esta realidade deixe de ser ainda tão marcante.

Em casa, no trabalho, nas ruas, todos os dias milhares de mulheres sofrem algum tipo de violência ou desrespeito, e é preciso reagir. Reagir para chamar a atenção dos nossos colegas de trabalho, companheiros, maridos, vizinhos etc, para que se somem a nós nesta batalha dura de acabar com a violência, seja ela qual for.

Em 2016, ano em que se agrava a crise econômica e política em nosso país, veremos mais mulheres sofrendo as consequências dos baixos salários e do desemprego, especialmente nos setores terceirizados onde está a maioria de mulheres negras – pois essas mulheres são as mais frágeis na cadeia de cortes que as empresas fazem. Também será o ano em que deve acontecer mais uma reforma da Previdência, que promete tirar direitos históricos conquistados com muita luta por outras gerações de mulheres.

Chamamos a cada mulher da nossa categoria e, também, a todos os trabalhadores homens a juntos enfrentarmos este estado de coisas. Os que lucram com todas as formas de opressão e exploração das mulheres são, em geral, o grande poder econômico que dita as leis, junto com os governos, para continuar aplicando os planos de ajuste contra o conjunto da classe trabalhadora.

Viva o 8 de março como um dia de luta!

(6)

Em Porto Alegre, a partir das 17h desta TERÇA-FEIRA, dia 8 de Março, acontece o ATO PÚBLICO Classista e Independente do Dia Internacional da Mulher. Será no Largo Glênio Peres, no centro da Capital. Todas e todos estão convidados!

(7)
(8)

Sindppd/RS

8 de Março: Sair às ruas para

denunciar a violência contra

as mulheres

Em Porto Alegre, o ATO PÚBLICO Classista e Independente do Dia

Internacional da Mulher acontece no dia 8 de Março (terça-feira que vem), a partir das 17h, no Largo Glênio Peres, no centro da Capital.

(9)
(10)

SAIR ÀS RUAS PARA DENUNCIAR A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O 8 de março de 2016 insere-se em um momento de avanço na mobilização das mulheres frente às políticas de ajustes dos governos Dilma e Sartori, que retiram direitos, agravam a crise e ampliam as desigualdades. Em 2015, grandes manifestações de mulheres, a maioria jovens, ocuparam as ruas para protestar contra a retirada de direitos já conquistados, impedir novas limitações às possibilidades de aborto previstas em lei e exigir o fim da violência contra as mulheres.

O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres entre 84 países.

Nos últimos 30 anos, triplicou o número de assassinatos de mulheres (feminicídios) em nosso país, sendo que, em 86% dos casos, o agressor é o “companheiro” ou ex-“companheiro”.

A Lei Maria da Penha precisa ser aplicada de fato, com a

ampliação de investimentos em delegacias especializadas, juizados especiais, casas abrigo e na punição aos agressores. Falta vontade política do Governo Dilma, que alega falta de recursos, mas destina 45% do orçamento para o pagamento da dívida pública, retirando verbas das políticas sociais. O orçamento aplicado na política de atenção às mulheres é uma vergonha! Apenas 26 centavos por mulher, o que significa 0,003% do PIB.

CONTRA TODA FORMA DE VIOLÊNCIA FÍSICA E MORAL CONTRA AS

MULHERES, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSEXUAIS

PELA MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS

(11)

ABORTO: o corpo é da mulher e a decisão também!

A epidemia de zika vírus reforça a necessidade do direito ao aborto. Já são mais de 4 mil casos de microencefalia no Brasil e a Fundação FioCruz prevê que até o final de 2016 chegaremos a 16mil casos, se o aborto não for legalizado.

Junto com o combate ao mosquito, é necessário enfrentar o debate sobre o direito das mulheres decidirem sobre a maternidade e o aborto, assegurando as condições necessárias para a opção que tomarem.

Legalizar o aborto já também é combater a violência contra as mulheres, principalmente as da classe trabalhadora, que não podem pagar as clínicas clandestinas particulares. É um verdadeiro problema de saúde pública, e não de natureza religiosa ou filosófica.

*** No Brasil, a cada dois dias, uma brasileira (pobre) morre por aborto inseguro. Essa é a 4ª maior causa de mortes entre as mulheres. No vizinho Uruguai, desde a legalização do a b o r t o , e m 2 0 1 2 , n e n h u m a m u l h e r f a l e c e u v í t i m a d o procedimento. O número de abortos passou de 33 mil/ano para apenas 4 mil, uma prova de que a legalização é necessária.

POR UMA EDUCAÇÃO LAICA PARA DECIDIR, ANTICONCEPCIONAL PARA

NÃO ABORTAR E ABORTO LEGAL PARA NÃO MORRER.

É HORA DE REAFIRMAR OS DIREITOS DAS MULHERES! FASCISTAS E MACHISTAS NÃO PASSARÃO!

(12)

SALÁRIO IGUAL PARA TRABALHO IGUAL SEM RETIRADA DE DIREITOS

No Brasil, 60% das mulheres estão no mercado de trabalho, a maioria são chefes de família e ganham menos que os homens, ainda que exerçam a mesma função. A maior parte é terceirizada ou se encontra no mercado informal. As mulheres negras estão nos piores postos de trabalho, mais precários, insalubres e com salários 30% mais baixos que as mulheres brancas (segundo o IBGE), que também recebem salário 30% inferior ao dos homens brancos.

Frente a essa realidade, e a crise econômica que atinge duramente a população brasileira, denunciamos as medidas dos governos Dilma e Sartori para reduzir os direitos da classe trabalhadora. O aumento de impostos e a flexibilização das leis trabalhistas, ameaçando o 13º salário e a licença maternidade, penalizam ainda mais as mulheres. A nova reforma da previdência desconsidera a dupla/tripla jornada enfrentada pelas trabalhadoras ao querer ampliar o tempo de serviço e de contribuição para as mulheres.

SALÁRIO IGUAL PARA TRABALHO IGUAL, PARA MULHERES E HOMENS,

INDEPENDENTE DE RAÇA E GÊNERO

CONTRA A REDUÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS E AS REFORMAS DA

PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA DO GOVERNO DILMA

AMPLIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, GARANTINDO

SEGURANÇA E CUIDADO ADEQUADO ÀS CRIANÇAS DAS MULHERES TRABALHADORAS

AS MULHERES TRABALHADORAS NÃO VÃO PAGAR PELA CRISE!

(13)

COMUNICADO: Atendimento da

assessoria em saúde nesta

quarta-feira (2/03)

SINDPPD comunica aos trabalhadores e trabalhadoras que, excepcionalmente, o horário de atendimento do plantão de saúde nesta próxima quarta feira (02/03) será apenas no turno da tarde, à partir das 15h.

Atenciosamente, Sindppd/RS

Expediente de Carnaval no

Sindppd/RS

Colegas da TI,

nesta SEXTA-FEIRA (5/02), o Sindppd/RS funcionará somente até o MEIO-DIA (12h), pois aproveitaremos o feriadão de Carnaval para iniciar as obras de manutenção, reforma e de melhorias na sede do sindicato.

(14)

Também não teremos atendimento na SEGUNDA e na TERÇA-FEIRA de Carnaval (dias 8 e 9/02).

Retornaremos às nossas atividades às 13h de QUARTA-FEIRA (dia 10/02).

Agradecemos desde já a compreensão dos colegas. Bom feriado a todos e todas!

Sindppd/RS

Na terça-feira (2/02), não

terá expediente no Sindppd/RS

Sindicato não funcionará na próxima terça-feira (2/02) devido ao feriado em Porto Alegre. Na quarta (3/02), expediente segue normal.

Sindppd/RS

Assessoria

Jurídica

do

(15)

gratuito para o trabalhador

da TI!

(16)
(17)

HOMOLOGAÇÃO – Próximo plantão

em Caxias do Sul será em 5 de

Fevereiro

O agendamento deverá ser feito, de forma antecipada, durante a tarde de hoje (quarta-feira, dia 27 de Janeiro) no sistema de agendamento on line no site do Sindppd/RS. Será agendado até o preenchimento de todos os horários disponibilizados.

ATENÇÃO: No momento em que acessar o sistema on line para agendar o horário, TENHA CUIDADO EM MARCAR, NA OPÇÃO DE CIDADE, o município “CAXIAS DO SUL”.

Reiteramos que somente serão atendidas as homologações agendadas conforme regras abaixo.

O atendimento de Homologações de Rescisões Contratuais dos trabalhadores de TI da região de Caxias do Sul está acontecendo em regime de plantão, realizado de 20 em 20 dias na cidade. É importante lembrar que o atendimento é restrito às empresas que estejam localizadas na região de Caxias do Sul. Os trabalhadores também deverão trabalhar nessa mesma região.

O atendimento se dará por meio de agendamento on line prévio no site do Sindppd/RS (mais informações clicando AQUI). Antes do agendamento, as empresas deverão fazer um cadastramento

(18)

prévio, para fins de validação de informações como CNPJ, ramo econômico, endereço/cidade etc. Não existirá outro tipo de agendamento, do tipo ordem de chegada, por telefone, distribuição de fichas no dia das homologações etc. O agendamento não exime a empresa da responsabilidade de informar ao trabalhador demitido o dia e horário da homologação.

Sob hipótese nenhuma serão atendidas homologações de rescisões contratuais de empresas e/ou trabalhadores que não pertençam à região de Caxias do Sul. Se, por ventura, for constatada no momento da homologação alguma irregularidade relacionada à região de localização da empresa ou do trabalhador, o agendamento será sumariamente cancelado.

Local de atendimento e horário de comparecimento

As homologações serão realizadas na Rua Pinheiro Machado, 1652, no centro de Caxias do Sul (procurar pela sala da subsede do Sintect/RS – Sindicato dos Trabalhadores em Correios). Empresas e trabalhadores deverão observar rigorosamente o horário de comparecimento. Não serão admitidos atrasos, pois eles podem trazer prejuízos para quem está agendado no horário subsequente.

Documentação necessária

A documentação necessária para a homologação segue os mesmos procedimentos adotados em nossa sede, em Porto Alegre. Veja

(19)

com atenção todos os documentos necessários no link: http://www.sindppd-rs.org.br/?page_id=6048. Alertamos antecipadamente que, para não provocar prejuízos aos trabalhadores representados pela nossa entidade, aquelas rescisões que estiverem com a documentação incompleta ou preenchida/impressa incorretamente pela empresa não serão homologadas.

Informamos que serão agendadas, no máximo, duas homologações por dia para uma mesma empresa, e que divulgaremos oportunamente a próxima data de plantão, para que seja possível o agendamento antecipado.

Sindppd/RS

Acompanhe as notícias pelo twitter do Sindppd/RS: @sindppdrs Ou pelo Facebook: Sindppd/RS Sindicato

Trabalhador

de

TI:

Sindicalize-se ao Sindppd/RS!

Colega,

CLIQUE AQUI para conhecer o Sindppd/RS, o sindicato dos trabalhadores da TI no Rio Grande do Sul, e os serviços

(20)

prestados pela entidade.

O sindicato é mais forte com o trabalhador da TI. E o trabalhador é mais forte com o sindicato!

Vem com a gente. E sindicaliza-te!

Referências

Documentos relacionados

A observação de que o epitélio juncional, após a instalação da conexão, nunca alcançava a crista óssea, mas constantemente terminava cerca de 1mm acima do osso, indica que

1) distribuição regional – os sítios ar- queológicos estudados representam uma boa amostra regional, abrangendo tanto as margens dos rios Negro e Solimões, como a área

[r]

ANÁLISE DE RENDA (MATRÍCULA OBRIGATÓRIA) 24/01/2017 DIVULGAÇÃO DA 1ª RECLASSIFICAÇÃO / RESULTADO DA. ANÁLISE DOS RECURSOS 30/01/2017 A partir

LAILA DA CÂMARA LIMA KURTINAITS LAILA DA CÂMARA LIMA KURTINAITS LAILA DA CÂMARA LIMA KURTINAITS LAILA DA CÂMARA LIMA KURTINAITS: : : Analista Judiciário do :

VIGÊNCIA: 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias a partir da data da publicação na imprensa oficial do município e os preços registrados vigerão para Contratos assinados

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

Núcleo de Pesquisa e Estudos em Teoria Social – NEPETES ISSN 2238-9288 18 Eu chamo-me Luaty Beirão, sou filho de João Beirão, o primeiro diretor da FESA,