• Nenhum resultado encontrado

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Chegamos ao final do 3º trimestre de 2015, cujo tema da revista foi SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO. Agora é hora de rever e memorizar tudo o que aprendemos nas 13 lições deste trimestre.

Somos muito agradecidos por ter caminhado conosco ao longo desses três meses e esperamos ter contribuído verdadeiramente para o enriquecimento de seus

conhecimentos. Agradecemos também ao comentarista deste trimestre, Pastor Abner de Cássio Ferreira, pelas edificantes lições ministradas.

Que Deus te abençoe ete dê forças para continuar conosco nesta árdua, mas

recompensadora tarefa, de semear a “boa semente”. Contamos com a sua presença em nossas próximas aulas dominicais. Deus abençoe você e toda a sua família.

Ferramentas de Auxílio ao Professor

Baixe gratuitamente em nosso site todas as Ferramentas de Auxílio ao Professor.

Lembre-se de entregar os exercícios do PIL (Programa de Incentivo à Leitura) aos alunos na aula anterior e tenha uma boa aula!

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. Salmos 126.6

Fontes utilizadas:

Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa – Editora Betel. Revista EBD Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2015 – Editora Betel.

www.editorabetel.com.br f  / EditoraBetel

(2)

Lição 01

“Os milagres do Novo Testamento”

Na primeira lição vimos que uma nova dispensação para a humanidade é inaugurada em Jesus. Sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.3). Sua ressurreição redime o pecador, traz esperança e cura toda sorte de males através de Sua graça infinita.

O poder de Deus está à disposição de todos nós (Jo 14.12). Milagres não são coisas do passado. Eles são e sempre serão uma realidade na vida de todo aquele que crê. Um dos propósitos mais importantes pelo qual Deus nos ungiu foi para nos tornar testemunhas do Seu poder (At 1.8; Mc 16.17).

Lição 02

“O milagre produzido por um toque especial”

Nesta lição estudamos a vida de uma mulher sofrida, que empobreceu por gastar todo o seu dinheiro em busca da cura de sua enfermidade. Uma mulher sem paz que, ouvindo falar de Jesus Cristo, resolve ir ao seu encontro.

Vimos que o poder de Deus está à disposição de todos nós (Jo 14.12) e que milagres não são coisas do passado. Eles são e sempre serão uma realidade na vida de todo aquele que crê. Um dos propósitos mais importantes pelo qual Deus nos ungiu foi para nos tornar testemunhas do Seu poder (At 1.8; Mc 16.17).

Lição 03

“O milagre da cura da mão mirrada”

Jesus entrou numa sinagoga e lá avistou um homem que tinha uma das mãos mirrada. Para aquele homem, o milagre foi o melhor presente de sua vida, mas, para os líderes religioso, Jesus havia violado a Lei (Mt 12.10). A terceira lição nos falou sobre um tempo de recomeço. A prova maior disso foi o milagre realizado por Jesus, que devolveu a esse homem sua vida e seus sonhos. Que possamos ter sempre em mente e crer que não existe nada para Deus que seja impossível (Lc 1.37).

Lição 04

“O milagre da filha de Jairo”

Jairo era líder de uma sinagoga. Foi um homem que abandonou tudo, até mesmo seus conceitos religiosos e se dispôs a ir até Jesus em busca de uma solução para a enfermidade de sua filha (Mc 5.22). Aprendemos nesta lição que nosso Senhor Jesus entrou na casa de Jairo para dar vida. Quem sabe não estejamos precisando de uma visita como essa em

(3)

tempos e que precisam ressuscitar outra vez (Jo 11.25).

Lição 05

“O milagre do perdão”

Perdoar é a decisão moral de remover o ódio abrigado em nosso próprio coração. Jesus não disse que perdoar seria uma tarefa fácil. Se aprendermos a orar pelos nossos inimigos, então poderemos fazer todo o restante (Mt 5.44). Na sexta lição vimos que o perdão é a ajuda do Espírito Santo para nos livrarmos de todo sentimento ruim, seja ele qual for. Através do perdão, somos libertos, livres e com condições de seguir em frente. Nunca é tarde para reconhecer os erros, pedir perdão e recomeçar. O perdão é remissão de uma dívida. É paz e alegria no coração.

Lição 06

“O segredo dos milagres apostólicos”

O quinto livro do Novo Testamento recebe o nome de “Atos” porque mostra exatamente o que os apóstolos começaram a realizar movidos pelo poder do Espírito Santo e alicerçados na ressurreição de Cristo (At 1.8). Nesta lição aprendemos que os evangelhos relatam o que Jesus Cristo fez através de um corpo mortal. No entanto, o livro de Atos apresenta o que Ele fez por meio da Igreja, que é o Seu Corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos (Ef 1.23).

Lição 07

“O milagre da Porta Formosa”

Durante três anos e meio de ministério, Jesus caminhou, orou, dormiu, manifestou Sua glória e instruiu Seus discípulos. Sua meta era que aprendessem e pusessem em prática aquilo que viram e ouviram. Aprendemos que existem dois tipos de pessoas: as que veem as coisas acontecerem e as que fazem as coisas acontecerem. Devemos sempre pertencer ao segundo grupo. Jesus franqueou para todos os Seus o poder de reproduzir em Seu nome a mesma qualidade de vida que teve e as obras que realizou (Mc 16.17).

(4)

Lição 08

“A unção que produz milagres”

É preciso urgentemente entender que não se pode operar milagres sem a unção do Espírito. Todavia, nosso maior problema não seja a unção em si, mas compreender de maneira plena o que ela realmente significa. Um bom negócio ocorre quando as duas partes agem de maneira responsável. No entanto, quando fazemos negócios e uma das partes é irresponsável, teremos problemas. Deus sempre será responsável para conosco. Façamos então a nossa parte. Sejamos responsáveis.

Lição 09

“A irreverência destruiu Ananias e Safira”

Corremos grandes riscos quando tentamos aparentar ser o que não somos. Tal ação é denominada hipocrisia. É a dissimulação deliberada. É a tentativa de fazer as pessoas acreditarem que somos mais espirituais do que somos. O juízo sobre a vida de Ananias e Safira nos ensina que ninguém deve brincar com o Espírito Santo, nem deixar de levar a sério a importância de se dizer a verdade. A graça é a oportunidade para se viver retamente; o juízo é a resposta para quem se utiliza da graça para ser desonesto.

Lição 10

“O milagre da liberdade de Pedro”

O primeiro século da Era Cristã foi um tempo de perseguição a todos aqueles que

professassem o nome de Jesus. No entanto, a Igreja tinha uma arma poderosa: a oração. Através dela, Pedro foi salvo da prisão de forma sobrenatural e miraculosa.

Pedro não era apenas o refém de uma potestade governamental. Ele foi preso por uma força espiritual que manipulava um homem poderoso para fins demoníacos. Mas a Igreja fez o seu papel e Deus respondeu de forma sobrenatural. Na décima lição vimos mais uma vez que a oração pode todas as coisas (Mc 9.23).

Lição 11

“O milagre da ressurreição de Dorcas”

A ajuda prestada a outros mostra que a Palavra de Deus está na vida do servo de Deus. O cuidado com as necessidades diárias das pessoas prepara o solo do coração delas para que a Palavra de Deus crie raízes.

A Igreja adiou o sepultamento da amada discípula Dorcas na esperança da intervenção divina. O apóstolo Pedro havia pouco tempo antes curado o paralítico Enéas e os devotos

(5)

autoridade do nome de Jesus.

Lição 12

“O milagre do livramento no naufrágio”

A poderosa pregação de Paulo feriu o ego dos religiosos judeus de sua época. Por esse motivo, eles o levaram a prisão e lá se amotinaram para acabar com sua vida. Mas Paulo testemunhava aos grandes com graça e unção.

Nesta lição aprendemos que as tempestades da vida servem para revelar o caráter do cristão. Há ocasiões em que todo o ambiente pode ser mudado se tão somente crermos em Deus. Independente de qual seja o destino final, a fé nos permite ver as tempestades como oportunidades e não como provações.

Lição 13

“O milagre do livramento da serpente em Paulo”

A experiência do naufrágio havia sido extremamente traumática e descansar era tudo o que aqueles homens precisavam antes de prosseguir a viagem. Estava escuro e frio e o apóstolo resolveu acrescentar lenha na fogueira. A última lição nos mostrou que nada nos acontecerá até que Deus faça conosco o que determinou fazer. O que vai motivar isso é nossa atitude diante de cada nova etapa com a qual nos depararmos. Vamos sacudir as mãos, lançar a víbora no fogo e caminhar com firmeza até a próxima fase de nossas vidas.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Na análise por pesos relativos, foi possível apontar que fatores como: referência cruzada, nomes próprios, nomes contáveis, nomes animados, posses alienáveis, nome

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação