• Nenhum resultado encontrado

LIGA ACADÊMICA DE IMUNOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIGA ACADÊMICA DE IMUNOLOGIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE BIOMEDICINA

LIGA ACADÊMICA DE

IMUNOLOGIA

ALUNOS

ANDRE LUIZ DE ARAUJO SILVA ALICE ILANA BARBOSA LEÃO

VANESSA LIMA MATIAS RITA DE CASSIA LEITE

MAYSA ISADORA DE OLIVEIRA ALENCAR PROFESSORES

ARACELIO VIANA COLARES IHERNES AUGUSTO DOS SANTOS

COORDENADORES

(2)

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

ESTATUTO OFICIAL DA LIGA ACADÊMICA DE IMUNOLOGIA – LAI

CAPÍTULO I – SEDE E CONSTITUIÇÃO

Art. 1º - A Liga Acadêmica de Imunologia (LAI) terá sua sede situada na Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Se constituirá de uma entidade que utilizará os recursos e apoios institucionais com o objetivo de alcançar um melhor funcionamento em sua área de atuação.

Art. 2º - A LAI é uma entidade com tempo indeterminado de duração, será formada por acadêmicos de Biomedicina e de outros cursos da área da saúde, e contará com o apoio didático da Coordenação de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio.

Parágrafo Único: A existência oficial da LAI se efetuará a partir do seu registro na Coordenação de Biomedicina e na Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Leão Sampaio.

CAPÍTULO II – OBJETIVOS E ATIVIDADES Art. 3º - A LAI tem por objetivos gerais:

I. Promover aos estudantes formações generalista, ampla e ética;

II. Promover a produção científica acadêmica com vistas à saúde, à vigilância epidemiológica e à qualidade de vida da população;

III. Incentivar a participação de acadêmicos em projetos de extensão junto à comunidade. Art. 4º - As atividades da LAI serão realizadas:

I. No Laboratório de Imunologia Clínica da Unidade Saúde da Faculdade Leão Sampaio; II. No Laboratório Escola de Biomedicina da Unidade Lagoa Seca;

III. Em locais previamente determinados pela diretoria da LAI como escolas, comunidades, maternidades, hospitais, laboratórios públicos e etc.

Art. 5º - As atividades da LAI serão divididas em: I. Área de Ensino;

II. Área Científica; III. Área de Extensão; IV. Área Laboratorial

Art. 6º - A Diretoria em acordo com o Conselho Orientador, definirá quais as atividades serão desenvolvidas semestralmente pela LAI, as quais deverão ser autorizadas previamente pelo orientador, pela Coordenação do Curso de Biomedicina e pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Leão Sampaio.

Parágrafo Único: Essas atividades serão encaminhadas para o COPEX até o trigésimo dia do primeiro semestre letivo de cada ano.

(3)

Art. 7º - As atividades da LAI serão de caráter obrigatórias e voluntárias aos membros.

Parágrafo Único: A definição das atividades obrigatórias e das voluntárias compete à Diretoria da LAI, entretanto, os Trabalhos Científicos serão voluntários e o treinamento dos membros da liga, obrigatório.

Art. 8º - Ficará restrito à Diretoria da LAI a decisão de quais atividades serão restritas aos seus membros e quais serão abertas à comunidade acadêmica em geral.

Parágrafo Único: Os Trabalhos Científicos serão restritos à Direção da LAI.

Art. 9º - As atividades obrigatórias da LAI ocorrerão durante o período letivo da Faculdade Leão Sampaio.

Parágrafo Único: As atividades voluntárias poderão ocorrer em qualquer época do ano, desde que haja comum acordo entre os membros participantes, Diretoria, Orientadores, Assembleia e Colaboradores.

Art. 10º - Deverá ser fornecido um planejamento semestral das atividades aos membros da LAI. Parágrafo Único: Se necessário, as atividades poderão sofrer mudanças no decurso do semestre. O número de atividades obrigatórias por semana será de no máximo duas, exceto durante cursos, eventos, semanas de provas ou atividades semelhantes.

CAPÍTULO III – ÁREA DE ENSINO

Art. 11º - Competirá à área de ensino aprofundar o conhecimento dos estudantes participantes da LAI e dos profissionais interessados sobre noções gerais de Imunologia Básica e Clínica.

Art. 12º - São funções da área de ensino:

I. Planejar, viabilizar e executar cursos regulares e seminários relacionados à área de Imunologia Clínica a fim de capacitação dos membros da LAI para qualquer atividade a ser desenvolvida;

II. Promover discussão de Artigos Científicos e Casos Clínicos que envolvam assuntos relacionados à área de Imunologia.

CAPÍTULO IV – ÁREA CIENTÍFICA

Art. 13º - É objetivo da área científica promover o desenvolvimento de pesquisa relevantes correlacionadas à área de Imunologia.

Art. 14º - São funções desta área:

I. Desenvolver pesquisas em Imunologia;

II. Pleitear ajuda financeira junto às entidades financiadoras com fim exclusivo de viabilizar a realização de projetos;

III. Incentivar a divulgação dos resultados obtidos nas pesquisas em congressos, jornadas, seminários, mesas-redondas e outros eventos afins, assim como a publicação dos trabalhos em revistas ou periódicos relevantes à área biológica, biomédica e da saúde.

IV. Submeter projetos de iniciação científica para o programa institucional de Iniciação Cientifica da Faculdade Leão Sampaio.

(4)

CAPÍTULO V – ÁREA DE EXTENSÃO

Art. 15º - É objetivo da área de extensão promover ações efetivas na população em geral por meio de medidas básicas de educação e promoção da saúde.

Art. 16º - São funções desta área:

I. Oferecer à comunidade local serviços de atenção à saúde na área de Imunologia;

II. Planejar e executar atividades práticas em ambiente hospitalar e laboratorial no setor de Imunologia, assim eventos em que a LAI se fizer presente;

III. Contextualizar os exames laboratoriais integrando e correlacionando-os com outras áreas da saúde;

IV. Submeter programas, projetos, eventos, cursos ao programa de Extensão da Faculdade Leão Sampaio.

CAPÍTULO VI – DA ORGANIZAÇÃO DA LAI Art. 17º - São órgãos que compõem a LAI:

I. Assembleia Geral; II. Diretoria;

III. Conselho Orientador; IV. Colaboradores.

Art. 18º - São finalidades da Assembleia Geral: I. Eleger a Diretoria;

II. Apresentar o Estatuto da LAI aos membros;

III. Analisar fatos relacionados aos membros da LAI, Diretoria, Conselho Orientador e Colaboradores;

IV. Apresentar aos membros todas as atividades da LAI, seus objetivos e sua importância, com o intuito de haver maior informação sobre o seu funcionamento.

§ 1º - As mudanças no Estatuto podem ser feitas pela Diretoria podendo ser consultada a Coordenação de Pesquisa e Extensão, sendo posteriormente aprovadas em Assembleia Geral. O

quorum mínimo de toda a Assembleia Geral é de metade mais um de seus membros. Caso não

seja possível realizar a Assembleia Geral, caberá à Diretoria tomar as decisões, devendo, posteriormente, ser consultada a Coordenação/ Conselho Orientador de Pesquisa e Extensão. § 2º - Obrigatoriamente deverão ser feitas as atas de todas as Assembleias Gerais, sendo que todos os participantes assinarão o livro de ata após a leitura do que foi anotado.

Art. 19º - A Assembleia Geral deverá ser realizada no início e no final de cada mandato e quando solicitada pela Diretoria.

§ 1º - Na primeira Assembleia Geral, a nova diretoria tomará posse, apresentará o estatuto e as atividades da LAI aos seus membros;

§ 2º - Na última Assembleia Geral, deverão ser apresentadas todas as atividades que foram desenvolvidas neste período, prestar-se-á conta de todo o patrimônio da LAI, tomar-se-á conhecimento das queixas e sugestões dos membros e será feita a eleição da nova Diretoria.

(5)

§ 3º - Se constatada alguma irregularidade no patrimônio da LAI, a Diretoria deverá responder por eventuais perdas, desde que comprovada sua culpa.

Art. 20º - A presença na Assembleia Geral é obrigatória a todos os membros da LAI, sendo que a ausência corresponderá a uma falta.

Art. 21º - As decisões serão aprovadas por maioria simples dos votos, ou seja, metade mais um dos presentes, cabendo a cada participante o direito de voto único.

Parágrafo Único: Se houver empate na votação caberá à Diretoria vigente tomar as decisões. Art. 22º - São finalidades da Diretoria:

I. Ser o órgão executivo, administrativo e financeiro da LAI; II. Coordenar e supervisionar todas as atividades da LAI; III. Representar a LAI nos mais variados âmbitos;

IV. Fazer cumprir as normas do Estatuto da LAI; Art.23º - São finalidades dos Colaboradores:

I. Frequentar das reuniões da Assembleia Geral;

II. Participar das reuniões das Comissões e Equipes de Pesquisa, para as quais tiver sido designado, bem como contribuir com os seus respectivos trabalhos;

Art. 24º - A Diretoria é composta pelos seguintes membros: I. Presidente;

II. Vice – Presidente; III. Diretor Financeiro;

IV. Diretor de Comunicação com a Sociedade; V. Diretor Científico

Art. 25º - São atividades do Presidente

I. Representar oficialmente a LAI, perante a comunidade e a outros órgãos afins, inclusive judicialmente;

II. Supervisionar todas as atividades da LAI, cuidando para que os objetivos propostos em todas as áreas sejam cumpridos;

III. Presidir as reuniões da Diretoria e Assembleia Geral;

IV. Assinar, juntamente com o Diretor Financeiro os papeis de crédito e documentos afins; V. Assinar certificados e ofícios;

VI. Apresentar o balanço das atividades realizadas pela Diretoria; VII. Participar das atividades da LAI;

Art. 26º - São atividades do Vice-Presidente:

I. Representar a LAI na ausência do Presidente;

II. Secretariar as reuniões da Diretoria e da Assembleia Geral, redigindo as atas das reuniões; III. Avisar aos membros da LAI das reuniões, aulas e cursos, por meio eletrônico e/ou

(6)

IV. Anotar e avaliar a frequência dos membros da LAI;

V. Substituir e representar eventualmente diretores ou o presidente no impedimento ou na ausência destes;

VI. Participar das atividades da LAI;

Art. 27º - São Atividades do Diretor Financeiro:

I. Gerenciar os incentivos destinados à Liga Acadêmica de Imunologia; II. Prestar contas do que foi obtido/gasto após seis meses de atividades;

III. Coordenar as solicitações de incentivos e patrocínios quando for competente à Liga Acadêmica de Imunologia;

IV. Coordenar, juntamente ao Presidente os eventos promovidos, com ênfase nas respectivas dispesas;

Art. 28º - São Atividades do Diretor de Comunicação com a Sociedade: I. Elaborar todas as formas de divulgação da LAI;

II. Manter contato com outras Ligas Acadêmicas da Faculdade Leão Sampaio e/ou outras instituições;

III. Elaborar e utilizar a Home Page da LAI;

IV. Divulgar o trabalho da LAI junto a hospitais, laboratórios, centros de saúde, comunidades e etc;

V. Desenvolver e gerenciar toda e qualquer atividade, tais como eventos e viagens de caráter social e/ou acadêmico, que tenha como finalidade principal a aproximação e integração dos membros da LAI, como também a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos pela LAI;

VI. Participar das atividades da LAI;

Art. 29º - São Atividades do Diretor Científico:

I. Coordenar as funções de área: ensino, científica, extensão e laboratorial, específicas no artigo 11º;

II. Participar das Atividades da LAI;

Art. 30º - No impedimento do Presidente e Vice-Presidente, estes designarão um dos diretores para substituí-los.

Art. 31º - Os membros da Diretoria deverão trabalhar visando o desenvolvimento e cumprimento das ações promovidas pela liga, mesmo que para isso tenham que desempenhar funções não especificadas para o cargo exercido.

Parágrafo Único: Após a renovação da primeira diretoria da Liga Acadêmica de Imunologia– LAI, mantear-se-á como membro cativo da presidência o fundador honoris desta entidade, cabendo a este poder atuar de forma executiva, legislativa e deliberativa, bem como presidir a renovação das novas diretorias no âmbito de suas prerrogativas vitalícias.

(7)

CAPÍTULO VII – DOS MEMBROS

Art. 32º - Do Número de Membros:

I. O número inicial de membros discentes é limitado a 15 (quinze) vagas.

Parágrafo único – A cada 1 (Um) ano, o número acima estabelecido poderá ser revisto e modificado pela Assembleia Geral da Liga.

Art. 33º - Da Admissão dos Membros:

I. Os Membros serão admitidos através de aprovação em processo de seleção constituído de prova teórica e Entrevista.

II. O discente terá que obter no mínimo 7 pontos na prova para passar para a segunda etapa da seleção.

III. O critério de desempate será por meio da nota na disciplina de imunologia e frequência na mesma.

Parágrafo Único – A cada 1 (Um) ano, o critério de seleção acima estabelecido poderá ser revisto e modificado pela Assembleia Geral da Liga.

§ 1° A seleção, a que se refere o parágrafo anterior, será precisada da publicação de um Edital próprio e realizada por uma Comissão constituída por Membros Discentes e Docentes da Liga. § 2° Caso haja desistência de vagas, serão convocados os candidatos em ordem de classificação na lista de excedentes no prazo de até um mês após a divulgação do resultado do processo seletivo.

Art. 34º - O conteúdo da avaliação será enviado para o e-mail dos concorrentes e divulgado nos murais e no site da Faculdade.

Art. 35º - A avaliação será elaborada e corrigida somente pelos professores da Liga.

Art. 36º - Da frequência:

I. Frequentar, no mínimo, 80% (oitenta por cento) das reuniões da LAI;

II. Participar das reuniões das Comissões e das Equipes de Pesquisa, para as quais tiver sido designado, bem como contribuir para com os seus respectivos trabalhos;

III. Ter presença superior a 80% (oitenta por cento) das atividades para as quais for designado pela Liga;

(8)

CAPÍTULO VIII – DO CONSELHO ORIENTADOR

Art. 37º - São finalidades do Conselho Orientador:

I. Orientar e supervisionar os trabalhos e ações promovidas e exercidas pela LAI; II. Ser responsável pelo processo seletivo na admissão de novos membros;

III. Estar presente em reuniões e assembleias gerais, contribuindo para o desfecho das questões discutidas entre os membros da LAI;

IV. Dar pareceres em questões científicas e/ou jurídicas sempre que solicitado pela Diretoria; Art. 38º - O Conselho Orientador será composto pelos seguintes membros:

I. Dois orientadores; II. Três Coorientadores;

Art. 39º - São atividades do Orientador:

I. Orientar e supervisionar a Diretoria e membros da LAI;

II. Auxiliar na definição do raciocínio clínico durante trabalhos de extensão, guiando as condutas até o término da atividade realizada;

III. Orientar os trabalhos científicos desenvolvidos posteriormente a um trabalho de extensão; IV. Representar oficialmente a LAI junto aos vários órgãos e departamentos da Faculdade Leão

Sampaio, inclusive judicialmente.

V. Convidar os responsáveis pelos cargos de coorientadores bem como aprovar ou não os indicados pela Diretoria;

Art. 40º - O orientador da LAI deverá ser qualquer profissional da área da saúde, professor titular do curso de graduação em Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio.

Art. 41º - Diante da necessidade de substituição do Orientador, o mesmo deverá indicar um novo profissional para o cargo.

Parágrafo Único: A substituição do professor orientador ocorrerá por decisões do mesmo, havendo, no entanto, a necessidade de comum acordo com a Diretoria.

Art. 42º - Das atividades dos Coorientadores:

I. Contribuir com suas experiências para o desenvolvimento da liga;

II. Prestar auxílio nas questões administrativas e /ou de ensino, pesquisa e extensão sempre que foi solicitado pela Diretoria.

Art. 43º - Os coorientadores da LAI deverão ser Biomédicos vinculados à Faculdade Leão Sampaio.

Parágrafo Único: os coorientadores serão substituídos somente mediante decisão própria ou em decisão da Diretoria em acordo com o Orientador da LAI. Caso não haja Biomédicos disponíveis na instituição de ensino para assumirem os cargos de coorientadores, outros profissionais de

(9)

Imunologia ou áreas afins poderão se tornar coorientadores, entretanto, a prioridade sempre será do profissional de Biomedicina.

CAPÍTULO IX – DOS COLABORADORES

Art. 44º - Os colaboradores serão qualquer pessoa indicada pela Diretoria, Orientador(a), Coordenação de Biomedicina e/ou Coordenação de Pesquisa e Extensão, que venha a contribuir para o planejamento, desenvolvimento e melhoria das ações desempenhadas pela LAI;

CAPÍTULO X – DO REGIME DISCIPLINAR

Art. 45º - O limite máximo de faltas por ano em atividades obrigatórias é de 25% (vinte e cinco por cento);

Art. 46º - Os alunos que excederem o limite de falta não receberão o certificado de membro da LAI do semestre correspondente;

Art. 47º - Os serviços prestados pelos acadêmicos serão voluntários;

Art. 48º - O material da propriedade da LAI não poderá ser utilizado sem prévia autorização da Diretoria;

Art. 49º - Condições de extinção e destino do patrimônio: LAI se dissolverá de pelo direitos dos casos legalmente admitidos;

§ 1º - Decidido à dissolução, a diretoria deliberará sobre os direitos remanescentes de seus integrantes, respeitando-os;

§ 2º - Em caso de dissolução, o patrimônio da LAI será destinado a Coordenação do Curso de Biomedicina e à Coordenação de Pesquisa e Extensão;

Art. 50º - Os casos omissos serão julgados em primeira instância pela Diretoria e em última instância, pelo Conselho Orientador.

Art. 51º - O presente documento entrará em vigor a partir da data de sua aprovação.

CAPÍTULO XI – DO ÓRGÃOS E SUAS FINALIDADES

Seção I

DAS ATIVIDADES DA DIRETORIA

Art. 52º - As atividades pertinentes à Diretoria não constarão no cronograma de atividades da LAI, por serem consideradas atividades extraordinárias.

(10)

Art. 53º - É obrigatório o cumprimento das atividades designadas pelo Estatuto a cada membro da Diretoria.

§ 1º - O membro que se tomar parte da Diretoria, o fará de maneira voluntária e consciente de que irá exercer obrigatoriamente as atividades pertinentes ao seu cargo.

§ 2º - O membro que não estiver sendo assíduo com suas atividades deverá ser advertido pelos outros da Diretoria, podendo receber advertências. Após duas advertências, o fato será comunicado ao Orientador(a) e coorientadores da LAI, que decidirão sobre a isenção ou não do membro, sendo o cargo aberto para nova eleição.

Art. 54º - É obrigatório a presença dos Diretores nas reuniões.

Art. 55º - As reuniões poderão ser solicitadas por qualquer membro da Diretoria.

Art. 56º - Deverá ser feita ata das reuniões de Diretoria com posterior assinatura de todos os membros.

Art. 57º - Todas as decisões da Diretoria serão tomadas por maioria simples dos votos, sendo que cada voto terá o mesmo peso. Em caso de empate, caberá ao presidente desempatar a votação.

Art. 58º - Em caso de renúncia de cargo da Diretoria, o aluno deverá prestar contas com os membros remanescentes e dar suporte ao seu substituto, sendo este escolhido em eleição extraordinária. O mandato do substituto será restrito até o período de uma nova eleição regular. Art. 59º - Serão entregues ao COPEX relatórios semestrais constando a realização das atividades previstas no cronograma, até o trigésimo dia do último mês letivo de cada semestre.

Seção II

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 60º - A Diretoria será composta exclusivamente por alunos do Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio;

Art. 61º - Os membros da LAI serão alunos de graduação de qualquer curso da área da saúde da Faculdade Leão Sampaio, podendo os mesmos continuarem como membros ou colaboradores da LAI após a conclusão de sua graduação.

Art. 62º - Só poderá se candidatar à Diretoria o aluno que já for membro da LAI, e que apresente mais de um ano para a conclusão da graduação, exceto em casos em que não houver candidatos;

Art. 63º - O mandato da Diretoria será de um ano, eleita em Assembleia Geral marcada pela antiga Diretoria;

(11)

Art. 64º - Os membros da Diretoria terão direito à reeleição, exceto alunos que estiverem no último semestre do curso.

Parágrafo Único: O art. 33º do presente estatuto não se aplica a primeira Diretoria, que poderá ser organizada de acordo entre os primeiros membros;

Art. 65º - Para se elegerem, os alunos devem realizar um cadastro prévio na Coordenação de Pesquisa e Extensão, determinando o cargo que cada membro irá assumir caso sejam eleitos; Art. 66º - Não é permitido acúmulo de cargos na Diretoria;

Art. 67º - Somente poderão participar das atividades de extensão os alunos que participarem de um curso preparatório básico, pré-estabelecido pela diretoria.

Art. 68º - Se um membro estiver impedido de comparecer a alguma atividade para qual tenha sido designado e não conseguir trocar com outro membro, deverá comunicar este fato a Diretoria e só poderá se ausentar com a permissão das mesmas.

§ 1º - O membro que não cumprir com o cronograma de trabalho ou tarefas designadas a ele, sem uma justificativa relevante, estará sujeito a punições aplicadas pela Direção que poderão resultar em seu afastamento do trabalho.

§ 2º - O membro isento de um trabalho científico não poderá entrar em outro, a menos que a Diretoria aprove sua entrada.

Art. 69º - Os membros poderão participar das atividades de ensino e extensão como palestrantes ou ouvintes, de acordo com a decisão da Diretoria, e o cronograma das atividades da LAI.

Art. 70º - Os recursos financeiros da Liga serão provenientes de:

I. Apoio provenientes da Faculdade Leão Sampaio, com verba de R$ 200,00;

II. Doações e contribuições que lhe forem destinados por pessoas jurídicas ou físicas; III. Patrocínios;

Referências

Documentos relacionados

A avaliação inicial e final foi feita através do protocolo de avaliação facial PAF, e avaliação do ângulo e medida do sulco naso- geniano, pelo software radiocef studio 2

O desprezo é uma perversidade transitiva: os judeus “ocidentais” (estabelecidos na Europa.. Ocidental e Central) desprezavam os “orientais” (estabelecidos na Europa

As atividades informais - ou, como geralmente se diz, setor informal - são um tema que tem ganho cada dia mais ressonância, em virtude da ligação do problema com questões como a

Esse trabalho propôs fazer uma avaliação de alguns parâmetros bioquímicos como colesterol total, triglicérides, glicemia, junto à avaliação da pressão arterial

4 – Total chlorophyll contents of bread wheat cultivars as influenced by bio-organic phosphate, PSB and different levels of NP chemical fertilizers; F1 = half of the recommended

Nos animais controle com trinta dias de vida (30dC) não foram observadas vacuolização, necrose, inflamação, dilatação dos sinusóides, mitoses ou hipertrofia de

administradores de sistemas e consultores de segurança para testar vulnerabilidades em servidores e ambientes corporativos. Especialistas acham que deveria haver uma distinção

Levando-se em consideração que o livro didático constitui-se como o principal material de ensino utilizado nas salas de aula do Ensino Básico durante as aulas de História,