• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA 8º Ano EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA 8º Ano EXERCÍCIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio você tem que se

manter em movimento. Albert Einstein

HISTÓRIA 8º

Ano

EXERCÍCIOS

Professora: Janaina Pimentel daspimentas@hotmail.com

(2)

Orientações da professora:

Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais;

Analise e interprete os mapas e ilustrações;

Relacione as informações de revistas e/ou jornais ao conteúdo dado;

Refaça os exercícios feitos em classe e em casa.

Não se limite a memorizar a matéria: reflita, raciocine, compreenda os assuntos;

Como resolver os exercícios:

Leia atentamente toda a questão;

Destaque, separadamente, os dados fornecidos e os pedidos da questão;

Saiba com clareza o significado dos vocábulos que a questão solicita. (analisar,

argumentar, citar, comparar, comentar, criticar, descrever, explicar, identificar, justificar,

relacionar etc.) Consulte sempre o dicionário, pois se você “traduzir” mal o que seu

professor pediu, pode errar a questão mesmo sabendo a matéria

Após a resolução, verifique se você cumpriu as exigências da questão.

Conteúdo:

Cap. 3 – A Revolução Francesa e o Período Napoleônico.

Cap. 4- Rebeliões na América portuguesa.

(3)

1-Muitas políticas implementadas durante a Era Napoleônica destruíram de vez as bases de sustentação do antigo regime absolutista. Entre essas políticas, estava:

A) O Código Civil Napoleônico B) A Lei da Guilhotina C) A Magna Carta D) As Leis Filipinas

R=A). A Era Napoleônica foi responsável por grandes alterações no modo de se fazer política na Europa, bem como pela consolidação jurídica de parte dos ideais da Revolução Francesa. O Código Napoleônico foi um dos principais instrumentos dessa consolidação, pois organizava os direitos civis dos cidadãos, como direitos sobre a liberdade, a propriedade e a conduta. Esse código deu as bases para as constituições democrático-liberais contemporâneas.

2-A fase anterior ao Diretório, que foi marcada pelos ataques dos exércitos

contrarrevolucionários e, principalmente, pela forte perseguição política, ficou conhecida como:

A) Assembleia Nacional Constituinte B) Consulado C) Estados Gerais D) Terror

R=D). A fase anterior ao Diretório é conhecida como Terror e foi marcada pela forte radicalização realizada pelos jacobinos, liderados por Robespierre, e grande perseguição aos opositores, que eram condenados à morte na guilhotina.

3-No ano de 1789, dois acontecimentos importantes marcaram a História mundial e a História do Brasil: a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira. Estabelecendo uma relação entre estes dois acontecimentos, podemos dizer que tiveram a mesma fonte de inspiração. Sobre a Inconfidência Mineira, assinale o item correto:

A) Ela foi inspirada nas camadas mais pobres da colônia, exploradas pela metrópole. B) Inspirou-se nos princípios do socialismo utópico de Saint-Simon, bem como nos ideais absolutistas defendidos pelos pensadores iluministas.

C) Ela inspirou-se no pensamento iluminista fortemente difundido pela Europa, que pregava idéias de liberdade, igualdade e fraternidade.

D) Ela aconteceu devido à forte pressão exercida pela metrópole exigindo a emancipação política do Brasil.

R=C). As ideias iluministas influenciaram alguns movimentos de revolta ocorridos no Brasil, entre eles a conjuração Mineira e Baiana.

4-A Conjuração Baiana (1798) caracterizou-se por ser um movimento que:

A) teve participação popular, com vista à concretização de reivindicações sociais. B) atraiu a burguesia conservadora, que não desejava a continuação do pacto colonial

(4)

C) envolveu, predominantemente, grupos militares influenciados pela Revolução Norte-Americana.

D) visava a impedir a crescente influência da maçonaria na política de Portugal em relação ao Brasil.

R=A). teve participação popular, com vista à concretização de reivindicações sociais, pois a insatisfação com o domínio português atingia todas as classes sociais, a população não aguentava mais os preços altos dos alimentos e o pagamento de impostos para manter o luxo da corte no Brasil.

5-Em 21 de abril de 1792, morria enforcado Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira. Em 1790, ano seguinte à Proclamação da República, a data virou feriado nacional e Tiradentes foi alçado à condição de herói brasileiroQue Joaquim José ganhou o apelido de Tiradentes por ter exercido a profissão de dentista, é difícil não saber. Mas ele exerceu outros ofícios durante a vida. Quais?

I. Foi militar, alcançando o posto de alferes no Regimento da Cavalaria de Minas. II. Trabalhou ocasionalmente como médico.

III. Foi minerador.

IV. Entendia de mineralogia e, estudando sobre o solo e o sistema fluvial da cidade do Rio de Janeiro, elaborou uma série de projetos para o abastecimento de água local.

A) Todas estão incorretas. Tiradentes foi dentista até a sua morte. B) I, III e IV estão corretas.

C) Somente II e IV estão corretas. D) Todas estão corretas.

R=D). Tiradentes exerceu a profissão de dentista até perto de seus 30 anos. Antes, alistou-se na tropa paga de Minas. Seus estudos de solo e sistema fluvial levaram-no, quando esteve no Rio de Janeiro, a elaborar uma série de projetos para a cidade. Todos foram ignorados, o que o deixou profundamente decepcionado. Três décadas depois, d. João VI promoveria muitas das obras por Tiradentes sugeridas.

6-Um dos fatores internos que contribuiu para a revolta da elite mineira e a articulação do levante foi a decretação da derrama. O que era a derrama?

A) Medida que permitia a cobrança forçada de impostos atrasados e confisco de bens e propriedades do devedor.

(5)

C) Cobrança anual de metade dos bens da elite local a título de impostos. D) Cobrança de impostos dos fazendeiros da região, de acordo com a produção.

R=A). Com a produção de ouro em queda, a Coroa Portuguesa recorreu à derrama para atingir a cota mínima anual a fim de pagar as dívidas com a Inglaterra, de quem importava quase tudo o que consumia.

7-Quais eram os dizeres da bandeira que os inconfidentes desenharam para a nova república?

A) Cogito Ergo Sum B) Libertas Quae Sera Tamen C) Fugere Urbem D) Carpe Diem

R=B). Libertas Quae Sera Tamen é uma expressão latina que significa "A liberdade, ainda que, contudo, tardia", adaptada dos versos de Dúblio Virgílio (70-19 a.C). O triângulo vermelho da bandeira era, inicialmente, verde. Ela é hoje em dia a bandeira do estado de Minas Gerais.

8-A Conjura Baiana de 1798, conhecida também por Revolução dos Alfaiates, foi a mais popular rebelião do período colonial, entre outros motivos, por propor:

A) a emancipação de Portugal, a instauração de uma Monarquia Constitucional e a manutenção do pacto colonial;

B) a emancipação de Portugal, a instauração de uma Monarquia Constitucional, a continuidade da escravidão e a liberdade de comércio;

C) a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, a continuidade da escravidão e a manutenção das restrições ao comércio;

D) a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, o fim da escravidão e a liberdade de comércio;

R=D). a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, o fim da escravidão e a liberdade de comércio, tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal. Os participantes desse levante se inspiraram nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa.

9- Os principais movimentos que refletiram a crise do sistema colonial brasileiro tiveram vários pontos em comum, mas apenas um deles discutiu a abolição da escravatura e contava com a participação das camadas mais pobres. Esse enunciado se refere à:

a) Inconfidência Mineira. b) Conjuração Baiana c) Confederação do Equador. d) Sabinada.

R=B). Na conjuração baiana, os revoltosos se reunião não só para propostas do cunho de mudanças monetárias, mas também sobre o fim da escravidão permitiria que as pessoas aderissem ao trabalho assalariado.

(6)

10- O contraste social na sociedade francesa era marcante, enquanto um grupo tina privilégios políticos e econômicos, outros enfrentavam situações de extrema pobreza. Marque abaixo a divisão dessa sociedade.

a)Primeiro Nível, Segundo Nível, Terceiro Nível.

b)Primeira população, segunda população, terceira população. c) Primeira Aliança, Segunda Aliança, Terceira Aliança.

d) Primeiro Estado, Segundo Estado, Terceiro Estado.

R=D). No século XVIII, a sociedade francesa vivia sob o Antigo Regime marcado pelos poderes absolutistas do rei, pela política econômica mercantilista e pela divisão da sociedade em diferentes grupos.

Referências

Documentos relacionados

Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: desafios para a educação no século XXI.. Revista de

Os objetivos deste trabalho foram analisar a diversidade genética existente entre acessos de milho crioulo oriundos do Rio Grande do Sul e do Paraná a partir da análise do

I. As ideias iluministas surgiram como resposta a problemas concretos enfrentados pela burguesia, como, por exemplo, a intervenção do Estado na economia, que impunha limites

Nesta seção, será feita a apresentação e análise dos resultados da presente pesquisa, iniciando pela metodologia para a empresa fazer parte do ranking da Fundação

O aluno deve implementar uma classe com um método que recebe como parâmetro uma String e retorna, em caso de sucesso na leitura, um objeto do tipo “cenário” (conforme

O presente trabalho teve como objetivo contribuir para o conhecimento relacionado à recuperação de áreas degradadas no bioma Cerrado e estudar o comportamento e

Atualmente são oito as praias naturistas oficiais do Brasil, sendo que apenas cinco destas possuem associações filiadas à Federação Brasileira de Naturismo organizando e

Em conformidade com o art.6º § 3º da Resolução nº 2808/2015, deverão ser computadas, para efeito de cumprimento da jornada de 15 (quinze) horas semanais,