• Nenhum resultado encontrado

Dia 24 de março de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dia 24 de março de 2021"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

- 1 -

Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos japoneses

Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis:

Edição de Perguntas e respostas

Dia 24 de março de 2021 <Índice>

O que é Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos japoneses Residentes no Exterior e a Rotina dos Nikkeis: Edição de questionário (Página 3 - orientações sobre os documentos do requerimento) ... 2 Requisitos a serem preenchidos pelas organizações requerentes (Página 5 - orientações sobre os documentos dorequerimento) ... 2 Local de execução do projeto (Página 5 - orientações sobre os documentos do requerimento) .3 Período para solicitação (Página 5 - orientações sobre os documentos do requerimento) ... 4 Período de realização do projeto (Página 5 - orientações sobre os documentos do

requerimento) ... 4 Exemplos de projetos (Páginas 6 e 7 - orientações sobre os documentos do

requerimento) ... 4 Despesas-alvo (Página 8 - orientações sobre os documentos do requerimento) ... 9 Valores do contrato (Páginas 9 e 10 - orientações sobre os documentos do

requerimento) ... 11 Exame e contrato (Páginas 12 e 13 - orientações sobre os documentos do requerimento) .... 12 Liquidação (Página 14 - orientações sobre os documentos do requerimento) ... 13 Planejamento do projeto e pontos que se devem prestar atenção no momento da execução (Páginas 15 a 17 - orientações sobre os documentos do requerimento) ... 13

(2)

- 2 -

O que é Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis? Edição de questionário: (Página 3 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 Por favor, poderia me explicar a visão geral deste projeto?

Este projeto tem por objetivo planejar e implementar medidas protetivas contra expansão do vírus, bem como apoiar os japoneses residentes no exterior e os nikkeis que tenham dificuldades de realizar suas atividades rotineiras devido ao aumento expressivo da infecção da COVID – 19, e assegurar a continuidade das atividades empresariais japonesas que sofreram influência pela expansão do vírus.

2 Associações de Japoneses, Câmara do Comércio e Indústria do Japão e

Organizações Nikkeis etc., são obrigadas a participarem do programa, mesmo não desejando?

O projeto será realizado somente com base no requerimento, a partir da deliberação das organizações que desejam participar deste projeto.

Requisitos a serem preenchidos pelas organizações requerentes (Página 5 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 Quais são as organizações que podem apresentar o requerimento para participar deste projeto?

①Organizações compostas por Associações de Japoneses no Exterior, Câmara do Comércio e Indústria do Japão, Organizações de Nikkeis etc., cidadãos japoneses e nikkeis, desde que preencham os requisitos necessários, tais quais ②Sejam

Organizações sem fins lucrativos e que não tenham cunho religioso ou político; e ③ como norma, tenha sido constituída até 31 de dezembro de 2020.

2 Quem são os residentes japoneses e os nikkeis?

“Residentes Japoneses” são pessoas com nacionalidade japonesa residentes no exterior, excluindo aqueles que permanecem por curto período. “Nikkeis”, por sua vez, são imigrantes japoneses (incluindo os nacionalizados) e seus descendentes, independentemente de possuir ou não a nacionalidade japonesa. Os imigrantes japoneses e seus descendentes, caso possuam a nacionalidade japonesa, são considerados nikkeis e ao mesmo tempo, japoneses residentes.

(Nota) “Empresas Japonesas” são as seguintes: (1) Filiais de empresas japonesas estabelecidas no exterior etc. (2) Empresas locais e filiais com 100% de investimento por empresas japonesas; (3) Empresas Joint Venture (empresas locais com proporção de investimento direto ou indireto igual ou superior a 10% por empresas japonesas) e suas filiais etc., e (4) Empresas fundadas por japoneses que imigraram para o exterior (com proporção de investimento igual ou superior a 10% por japoneses). “Empresas Nikkeis” são aquelas administradas por nikkeis (imigrantes japoneses (incluindo os nacionalizados) e seus descendentes, independentemente de possuir ou não a nacionalidade japonesa).

3 É possível que uma empresa japonesa particular não qualificada como organização de Associações de Japoneses participe deste projeto?

O apoio é destinado aos projetos que tenham o objetivo de impedir a disseminação do vírus e fortalecer a infraestrutura de negócios, e que sejam realizados por

(3)

- 3 -

do Comércio e Organizações Nikkeis etc. Os projetos de empresas privadas, devem ser elaborados e apresentados através da Câmara do Comércio ou organizações equivalentes.

4 Organizações fundadas por japoneses ou nikkeis, sem fins lucrativos, que

tenham como finalidade apoiar os idosos e proteger os animais, podem apresentar o requerimento do projeto?

Organizações como ONG, OSFL, etc., que não tenham fins lucrativos, podem apresentar o requerimento, desde que satisfaçam os demais requisitos para a solicitação.

5 Organizações que não tenham regulamento próprio ou estatuto e declaração financeira, podem apresentar o requerimento?

Sim. Elas poderão apresentar o requerimento. Organizações que não tenham regulamento próprio ou estatuto e declaração financeira, precisarão apresentar o requerimento indicando no formulário, o resumo da organização e a situação financeira dos 2 anos anteriores.

6 O conselho de administração da escola japonesa em que o corpo operativo seja as Associações de Japoneses, poderá ser o requerente do programa? Neste caso, o apoio é separado com o da Associações de Japoneses?

Caso o corpo operativo da escola japonesa seja a Associações de Japoneses, não será possível a apresentação do requerimento separadamente. O requerimento deve ser apresentado pela Associações de Japoneses, constando ser o corpo operativo da escola.

7 Organizações de cultura japonesa podem apresentar o requerimento? Organizações que realizam atividades relacionadas à cultura japonesa, podem apresentar o requerimento desde que preencham os demais requisitos para a solicitação, como por exemplo, apresentar o planejamento do projeto que envolva a proteção contra expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura de negócios da comunidade dos japoneses residentes.

8 Sobre os requisitos para a solicitação ①, organizações compostas por membros de japoneses (nikkeis) e estrangeiros (não nikkeis) podem apresentar o

requerimento?

Sendo os principais membros da organização, japoneses ou nikkeis, incluindo estrangeiros (não nikkeis), será possível a apresentação do requerimento. (Sobre a possibilidade dos estrangeiros (não nikkeis) de serem beneficiários do projeto,

consulte “Planejamento do projeto e precauções no momento da execução” (páginas de 13 a 15)).

Local de execução do projeto (Página 5 - orientações sobre os documentos do requerimento)

Organização com residência no Japão ou com representante da organização que permaneça no Japão, pode apresentar o requerimento?

Organizações com residência no Japão não podem apresentar o requerimento devido à abrangência do projeto, que é realizado no país e região onde permanecem as organizações requerentes. No entanto, se a organização satisfaz os requisitos para a solicitação, não importa o local onde o representante permaneça, porém, é

(4)

- 4 -

necessário que tenha condições de realizar devidamente o projeto e, além disso, de poder pagar a liquidação.

Período para a solicitação (Página 5 - orientações sobre os documentos do requerimento)

Qual é o período para a solicitação?

Entre 15 de março de 2021 (segunda-feira) a 30 de julho de 2021 (sexta-feira). Os documentos do requerimento deverão ser apresentados na representação

diplomática estabelecida no exterior, dentro do mesmo período descrito acima ou até 2 meses antes do dia da execução do projeto. No caso de impossibilidade de

apresentação dentro do prazo de 2 meses antes, por favor, consulte-nos para mais informações.

Período de realização do projeto (Página 5 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 Qual é o período de realização do projeto?

Entre 17 de maio de 2021 (segunda-feira) e 31 de dezembro de 2021 (sexta-feira). O projeto deverá ser realizado dentro do mesmo período (inclusive o pagamento dos custos necessários). Os relatórios deverão ser apresentados dentro de 30 dias após o término do projeto ou até 31 de dezembro de 2021 (sexta-feira), e encaminhados por correio eletrônico à representação diplomática estabelecida no exterior (Consulte sobre o destinatário e o procedimento para a apresentação dos documentos do requerimento, em uma representação diplomática estabelecida no exterior.).

2 É possível realizar o projeto no dia 25 de dezembro de 2021?

Sim. Porém, será necessário concluir o pagamento do custo até o dia 31 de

dezembro de 2021 (sexta-feira), e encaminhar os relatórios por correio eletrônico à representação diplomática estabelecida no exterior (Consulte sobre o destinatário e o procedimento para a apresentação dos documentos do requerimento, em uma representação diplomática estabelecida no exterior).

3 O aluguel dos equipamentos para a realização do projeto poderá se estender até o fim de março de 2022?

O período de realização do projeto é até o dia 31 de dezembro de 2021 (incluindo a apresentação dos relatórios à representação diplomática estabelecida no exterior), não sendo permitido que o custo dos aluguéis excedam esse período de realização. No caso de contrato anual, a solicitação deve abranger apenas a parte do período de execução do projeto.

Exemplos de projetos (Páginas 6 e 7 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 É possível que a organização venda mercadorias?

A organização que realizar vendas de mercadorias se exclui do objetivo do projeto por ser considerado ato de fins lucrativos.

2 O projeto poderá envolver a distribuição de máscaras e desinfetantes? O projeto que tenha como objetivo somente a distribuição de máscaras e

desinfetantes não está incluído na finalidade e objetivo do projeto. É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado. Por exemplo,

(5)

- 5 -

orientar sobre a proteção contra a expansão do vírus, e as máscaras e desinfetantes podem ser distribuídos juntamente com panfletos e folhetos com artigos de

consumo, ou serem distribuídos como artigos de uso dos participantes nos locais das conferências e seminários.

3 Associações de Japoneses, Câmara de Indústria e Comércio do Japão e

Organizações Nikkeis podem realizar projetos de armazenamento de máscaras e desinfetantes?

O armazenamento de máscaras e desinfetantes não está incluído na finalidade e objetivo do projeto. É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado. Por exemplo, poderão participar do projeto os programas que tenham como objetivo instruir e orientar sobre a proteção contra a expansão do vírus, e as máscaras e desinfetantes podem ser distribuídos juntamente com os panfletos e folhetos como artigos de consumo de uso dos participantes nos locais das conferências e seminários, realizados como projeto de instrução e

esclarecimento, que tenha como objetivo a proteção contra expansão do vírus. 4 Empresas que realizam a distribuição gratuita de kits de proteção contra o vírus com base na RSC, poderão receber apoio do programa?

As atividades das empresas baseada na RSC, não correspondem aos fins do apoio. 5 Os custos na emissão de informações que tenham como objetivo a proteção contra a expansão do vírus, como os custos de produção (elaboração da página web, desenvolvimento de software de aplicação, custo de tradução etc.), estão incluídos nos objetivos do projeto?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado. Mesmo assim, os custos de produção do conteúdo de informática correspondem ao objetivo do projeto. Não obstante, eventuais custos de conservação após o término do período da realização do projeto, como aluguel de servidores, não são abrangidos pelo apoio do programa.

6 Pesquisa e análise sobre informações de assistência médica fazem parte dos objetivos do programa?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado. O projeto de fornecimento de informações de assistência médica aos residentes

japoneses e nikkeis, consignando a pesquisa e análise pelos consultores de assistência médica e as empresas afins, está incluso nos objetivos do projeto.

7 Estou planejando um projeto que instalará um centro de consulta médica por telefone, mas não consigo encontrar dentro do país um médico que compreenda o idioma japonês. Posso contratar um médico do Japão?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado. É possível a instalação de um centro de consulta de assistência médica, contratando um médico japonês que vive no Japão.

8 No projeto que instale linhas de consultas médicas e sobre assuntos jurídicos, a seleção das empresas subcontratadas é feita pela representação diplomática

estabelecida no exterior?

A seleção e o estabelecimento de contrato com as empresas subcontratadas

(6)

- 6 -

deverão ser feitos pela própria organização executora do projeto.

9 Pagar os custos de exames de PCR para japoneses residentes e nikkeis fazem parte dos objetivos do projeto?

Não fazem parte dos objetivos e propósitos do projeto. Na hipótese de alguma pessoa receber o exame PCR em instituição médica, sem o contrato concluído com alguma Associações de Japoneses, e a organização executora liquidar o custo, será

considerado como “doação de dinheiro (inclusive para testes semelhantes) ao indivíduo pela correspondente organização”.

Na realidade, é necessário julgar de maneira concreta, examinando o conteúdo do requerimento (plano do projeto) recebido pelas organizações requerentes, porém, esclarecemos que poderão ser alvos do programa os casos de projetos de exames de PCR indicados abaixo.

(Caso 1) Cada organização como a Associações de Japoneses conclui um contrato em separado depois de reunir previamente os candidatos que desejam receber o exame de PCR, independentemente de serem associados ou não. Constrói-se um sistema onde japoneses residentes e nikkeis que desejam receber o exame de PCR possam recebê-lo em instituição médica contratada dentro de um determinado período. A organização contratante paga à correspondente instituição médica o custo total do exame.

(Caso 2) É semelhante ao caso 1. O exame de PCR é realizado no consultório médico administrado pela Associações de Japoneses, etc.

(Caso 3) Após reunir previamente todos os residentes japoneses e os nikkeis que desejarem receber o exame de PCR, independentemente de serem

associado ou não, as organizações das Associações de Japoneses compram o Kit e entregam àqueles que desejarem realizar o próprio exame.

10 No caso da Câmara de Comércio e Indústria realizar o projeto de exame de PCR, as famílias dos empregados residentes das empresas japonesas também estarão incluídas dentro das pessoas beneficiadas?

Não há limitação ao projeto de exames de PCR. Em todos os projetos realizados pelas organizações, é solicitado, além dos associados, a inclusão de todos os residentes japoneses, os nikkeis e os não associados. Portanto, as famílias dos empregados residentes estão abrangidas pelo programa, sendo beneficiárias.

11 Como projeto de fortalecimento de infraestrutura dos negócios das empresas japonesas, receber periodicamente o exame de PCR dos empregados das empresas japonesas faz parte dos objetivos do projeto?

Para realizar o projeto, primeiro é necessário que a organização atenda os requisitos necessários como idealizadora. Caso a empresa deseje apoio no projeto para realizar o exame de PCR, a solicitação deve ser elaborada e apresentada através da Câmara do Comércio ou organizações equivalentes.

12 Os exames de PCR destinados aos empregados estrangeiros que trabalham nas empresas japonesas, fazem parte do objetivo do projeto?

As pessoas beneficiadas pelo projeto do exame de PCR são aquelas indicadas nos exemplos descritos acima no item 9; destinados aos japoneses residentes e aos nikkeis. Existindo estrangeiros associados (não nikkeis) na organização,

(7)

- 7 -

considerando que não se pode excluir do objetivo a pessoa beneficiada do projeto, o conteúdo será examinado no requerimento (plano do projeto).

13 É possível realizar o projeto de vacinação?

Sob uma determinada condição, caso a vacinação seja disponibilizada às pessoas de nacionalidade japonesa, ainda estamos estudando e tomando as providencias

cabíveis. Mais detalhes, serão informados em breve.

14 O exame de saúde nas instituições médicas, está abrangida pelo apoio? Não. Exclui do objetivo do projeto.

15 Nos eventos com participação das empresas japonesas, é possível apresentar requerimento com projeto que tenha como objetivo o fortalecimento da

infraestrutura dos negócios das empresas japonesas?

O objetivo deste programa tem como alvo apoiar o projeto de proteção contra

expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura dos negócios, será aprovado no caso da realização do correspondente evento com participação de várias

empresas, através de convocação pública transparente e com justo processo, e que tenha o objetivo de fortalecer a infraestrutura dos negócios de todas as empresas japonesas da comunidade, após cada caso ser examinado e ser julgado

apropriadamente. Neste caso, o custo necessário para a organização alugar o local para realizar o evento, poderá estar incluso no pagamento. No entanto, a

organização somente fornecerá o local às empresas para a realização do evento e não será permitido a obtenção de qualquer benefício decorrente do evento.

16 A Câmara de Comércio e Indústria poderá realizar projeto de instalação de um centro de consulta relacionadas aos com assuntos jurídicos, administrativos, transformação digital (CX), para e contratação de advogados e consultores locais, para serem utilizados pelas empresas japonesas?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado, porém o custo gerado na contratação de advogados e consultores, é alvo do programa que constará no pagamento.

17 Pode ser realizado um projeto temporário que contenha aluguel de câmeras e microfones, para serem utilizados nas reuniões Web e instalação nas salas de reuniões das associações japonesas em reuniões online?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado. Neste caso, não é autorizada a compra dos referidos equipamentos, no entanto, os custos de eventual aluguel estão incluídos no apoio.

18 Pode ser realizado projeto para ativar os restaurantes de culinária japonesa administrados por japoneses e nikkeis que sofreram com a influência da expansão do vírus?

Na realidade, o objetivo deste programa é apoiar o projeto de proteção contra

expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura dos negócios, de modo que, não se pode dar suporte direto às atividades com fins lucrativos de empresas individuais, porém poderá estar abrangido em casos específicos, quando julgados apropriadamente, após análise de cada caso.

Por exemplo, os restaurantes de culinária japonesa administrados por japoneses e nikkeis poderão ser contratados para servir comidas e realizar o serviço de catering

(8)

- 8 -

(incluíndo o fornecimento de bento [merenda]) nas conferências e nos diversos eventos patrocinados pela organização participadora, desde que esses empresários sejam convocados publicamente por meio de um processo transparente e imparcial, com ampla oportunidade de participação a todos, anunciado publicamente, e sem inclinar a um restaurante específico, o projeto poderá ser aprovado.

Neste caso, a organização deverá cobrir os custos das despesas com pessoal, aquisição dos ingredientes e dos gastos necessários. Porém, não é permitido que a organização obtenha benefício.

19 É possível realizar festival de culinária japonesa?

Na realidade, o objetivo deste programa é apoiar o projeto de proteção contra expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura dos negócios. Em caso de festival de culinária japonesa ser realizado através de participações de vários

restaurantes com o objetivo de dar apoio para o fortalecimento da infraestrutura dos negócios em geral dos restaurantes japoneses administrados por japoneses e nikkeis da correspondente comunidade, desde que esses empresários sejam convocados publicamente por meio de um processo transparente e imparcial, anunciado

publicamente, com ampla oportunidade de participação a todos, e sem inclinar a um restaurante específico, o projeto poderá ser aprovado.

Neste caso, a organização fornecerá somente o local para a exposição dos

restaurantes e não será permitido que a organização obtenha benefício através do evento. As despesas com o aluguel do local, dos equipamentos, gastos com pessoal etc. que a organização patrocinadora necessita para realizar o festival, estão

incluídas no apoio. No entanto, as despesas de aquisição dos ingredientes e gastos com pessoal dos restaurantes participantes do evento, não estão inclusas no apoio.

20 Pode ser realizado um projeto de distribuição de cupons de comida aos residentes japoneses com objetivo de apoiar os restaurantes e lojas de ingredientes de culinária japonesa administrada por japoneses e nikkeis?

A distribuição de cupons de comida e carimbos de pontos por compra e semelhantes a esses que se consideram como cupons convertíveis em dinheiro, está dentro do conceito de “doação de dinheiro (inclusive os semelhantes a esses) aos indivíduos desta correspondente organização”, e não fazem parte dos objetivos do projeto.

21 Pode ser realizado um projeto de distribuição de artigos de uso diário e produtos alimentícios aos residentes japoneses e aos nikkeis? A distribuição de produtos alimentícios através de fornecimento por meios protetivos contra o vírus, fazem parte dos objetivos do projeto?

O projeto de distribuição de artigos de uso diário e produtos alimentícios, não estão inclusos nos objetivos do projeto (com exceção da distribuição de máscaras etc., com objetivo de instruir e orientar sobre os meios protetivos contra o vírus), por

corresponder ao conceito de “beneficiar indivíduo específico” ou “fornecimento pela organização aos indivíduos os produtos de pouca relação com a proteção contra o vírus”.

22 O seminário de Yoga online, está incluído no programa?

Os projetos que não tenham como objetivo a proteção contra expansão do vírus e fortalecimento da infraestrutura dos negócios, não estão abrangidos pelo programa.

(9)

- 9 -

seminários online, planejados de maneira a ser executados por mais de uma vez no mês, deverá ser apresentado no requerimento do projeto a ser realizado por uma única conferência?

É possível apresentar o requerimento como apenas um projeto, mesmo que seja uma série de seminários online.

24 Pode ser realizado um projeto de distribuição de merendas aos funcionários das instituições médicas do local pelas Associações de Japoneses?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) e o processo de seleção da distribuidora de merenda sejam examinados. Em todo caso, se excluem os projetos que não estão destinados aos residentes japoneses e nem aos nikkeis.

25. Pode ser realizada doação ao setor japonês (médicos e funcionários japoneses do escritório) da instituição médica, muito utilizado pelos residentes japoneses? O ato de doação não faz parte dos objetivos do programa.

26. Pode a Câmara de Comércio e Indústria adquirir artigos relacionados ao consumo médico, e fazer doação ao setor japonês de instituição médica?

A doação à instituição médica não faz parte dos objetivos do programa, mesmo que o artigo esteja relacionado ao consumo médico. É necessário realizar o projeto tendo como alvo os residentes japoneses e os nikkeis.

27 A elaboração de material explicativo em japonês, com as orientações em inglês relacionadas a COVID-19 emitida pelo governo local, bem como as medidas

requeridas em relação as visitas aos países vizinhos, local de trabalho, fluxo das medidas quando gerar pessoas infecciosas e a distribuição gratuita às empresas japonesas, fazem parte dos objetivos do programa?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado, porém, como instrução, esclarecimento e fornecimento de informação para

proteção contra expansão do vírus, poderá estar incluído aos objetivos do programa. 28 É possível que uma escola de curso suplementar apresente o requerimento para este projeto?

No caso da escola de curso suplementar ser administrada pela Associações de Japoneses, o requerimento deverá ser apresentado pela Associações de Japoneses. Se a escola é administrada pelo conselho administrativo da escola de curso

suplementar e não pela Associações de Japoneses, somente será possível a apresentação do requerimento, caso sejam preenchidos os demais requisitos. No entanto, o projeto alvo não deve ser somente escola de curso suplementar, sendo necessário estudar o projeto como beneficiário amplamente voltado aos residentes japoneses, bem como os não associados.

Despesas-alvo (Página 8 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 As despesas para aquisição de chapas acrílicas transparentes e termográficas para proteção contra a expansão do vírus nas escolas japonesas e escolas de cursos suplementares, fazem parte das despesas-alvo?

Os projetos destinados as escolas japonesas e de cursos suplementares não estão abrangidos pelo programa. A organização executora do projeto, deve beneficiar amplamente os residentes japoneses, viabilizando um projeto que tenha como objetivo a proteção contra expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura

(10)

- 10 -

dos negócios. A realização do projeto descrito acima, em relação aos aluguéis das chapas acrílicas transparentes e termográficas, corresponde como despesas-alvo do pagamento. Contudo, a compra de equipamentos seja qual for o motivo, não fazem parte das despesas-alvo.

2 As despesas das compras e aluguéis dos equipamentos para proteção contra expansão do vírus na sala da Associações de Japoneses, fazem parte das despesas-alvo?

A realização do projeto que tem por objetivo a proteção contra expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura dos negócios, que tenham como despesas os aluguéis de chapas acrílicas transparentes e termográficas, condicionador e purificador de ar etc., para utilização na execução do projeto, fazem parte das despesas-alvo. Não obstante, a compra de equipamentos, não fazem parte das despesas-alvo. Contudo, no caso de não realizar o programa que coincide com o projeto, o custo de arrendamento também não será pago, por não corresponder a despesa-alvo.

3 A doação de equipamentos médicos, fazem parte das despesas-alvo? A doação não faz parte das despesas-alvo.

4 Quando a organização não se consegue realizar o projeto somente com os seus funcionários, as despesas com pessoal para atividades temporárias, fazem parte das despesas-alvo?

As despesas com pessoal para atividades temporárias, fazem parte das despesas-alvo.

5 É possível apresentar o requerimento incluindo a despesa com pessoal do projeto online?

A despesa com pessoal é necessária mesmo que o projeto seja online, fazendo parte das despesas -alvo.

6 Os juros decorrentes dos empréstimos realizados com instituições bancárias, para os custos do projeto, fazem parte das despesas-alvo?

Os juros não fazem parte das despesas-alvo.

7 Os tributos decorrentes do pagamento recebido após a conclusão do contrato, estão inclusos nas despesas? A representação diplomática fará o serviço de solicitação de dedução?

No valor recebido pelo contrato do projeto, os respectivos tributos do governo do país, governo local e regiões autônomas onde se realiza o projeto, bem com as taxas dos serviços e as taxas das instituições financeiras, não fazem parte do pagamento. Porém, o imposto sobre o valor acrescentado na despesa-alvo faz parte do

pagamento. A representação diplomática no Exterior não solicita eventual isenção de impostos em nome da organização.

8 O que pode ser feito quando os espaços dos escritórios e das Associações de Japoneses do local do projeto são muito estreitos?

As despesas necessárias para o aluguel de espaço físico para a organização realizar o projeto, estão incluídas no pagamento, portanto, no caso de insuficiência de

(11)

- 11 -

espaço para os escritórios, pode arcar com o aluguel de um outro local. 9 É estabelecido um limite de valor para o pagamento das remunerações e gratificações dos funcionários da organização requerente?

Não é estabelecido um limite para as despesas correspondentes às remunerações e gratificações.

10 O curso de ensino online destinados aos japoneses e os respectivos serviços de acompanhamento utilizados pelos japoneses, fazem parte das despesas-alvo? É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado, porém, a despesa relativa ao projeto do curso de ensino online que tenha como objetivo a proteção contra a expansão do vírus, está incluída no pagamento.

Contudo, as despesas etc., relativas ao participante do curso de ensino que receber tratamento médico ou serviço de terapia dos especialistas, não estão abrangidas no programa (por corresponder ao conceito de “beneficiários específicos e

individualizados” ou “doação em dinheiro (incluem os semelhantes a esses) aos indivíduos desta correspondente organização”.).

11 No caso dos membros da organização executora realizarem atividades de limpeza para atrair os turistas da região onde o turismo é uma fonte de economia primária dos residentes japoneses, os custos do transporte dos participantes, fazem parte das despesas-alvo?

É necessário que o conteúdo do requerimento (plano do projeto) seja examinado, porém, as despesas com pessoal (inclusive as despesas de transporte) necessárias para a realização do projeto, fazem parte das despesas-alvo. Contudo, o projeto realizado deve ter como objetivo a proteção contra expansão do vírus e o

fortalecimento da infraestrutura dos negócios.

12 No caso da realização de eventos, a utilização da instalação de pessoa da organização, faz parte das despesas-alvo?

As despesas com aluguel de espaços físicos necessários para realização do projeto, estão incluídas no pagamento. O projeto que utilizar a instalação de pessoa da organização, que não gere pagamento de aluguel pelo uso, não faz parte das despesas-alvo.

Valores do contrato (Páginas 9 e 10 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 Qual a porcentagem do custo do projeto apoiado pelo governo do país? Será pago até o limite máximo do valor total do custo do projeto, excluindo as despesas que não correspondem. O valor do requerimento utilizará a moeda local sem converter ao iene japonês, e o valor do contrato será decidido dentro do limite do valor máximo após a conversão do valor do requerimento em iene japonês.

2 O pagamento tendo limite máximo com base no número estimado de pessoas beneficiadas, sem considerar o custo de vida do respectivo país e região, é um padrão justo?

Não são considerados outros parâmetros, como o país e região, para alterar o valor limite.

(12)

- 12 -

país ou região?

Não será estabelecido limite máximo por país e região.

4 Uma organização pode apresentar 2 projetos em requerimentos separados? Como regra, a organização poderá apresentar o requerimento só 1 vez. Quando uma organização planejar 2 projetos, deve-se apresentar no requerimento apenas 1 vez. Dependendo da situação do orçamento, uma parte do projeto poderá ser rejeitada. 5 Como se calcula o valor de pagamento no caso de uma organização apresentar um requerimento com mais 2 projetos?

O projeto leva em consideração o número estimado de pessoas beneficiadas, caso esse número alcance 1000 pessoas, teremos o limite máximo de 6.000.000 de ienes por organização, podendo ser apresentado o requerimento de 1 ou de 2 casos

(Exemplo: o custo do projeto [1] é 4.500.000 de ienes + custo do projeto [2] 1.500.000 ienes.).

6 Como se calcula o pagamento do valor máximo, caso uma organização

apresente o requerimento com 2 projetos, sendo diferente o número da estimativa das pessoas beneficiadas entre os respectivos projetos?

Leva-se em conta o valor máximo do projeto com maior número de pessoas beneficiadas, pagando-se como valor máximo aos 2 projetos. Por exemplo: Se a Câmara de Comércio e Indústria realizar uma feira industrial (número estimado de pessoa beneficiada de 5.000 pessoas) e instalação da página Web (número estimado de pessoa beneficiada de 1.000 pessoas) relativa à proteção contra a expansão do vírus, juntam-se os 2 projetos (tabela G) e será aplicada o valor máximo de

12.000.000 ienes.

7 É possível apresentar o requerimento do projeto que exceda o valor limite? Não é possível apresentar requerimento de projeto que exceda o valor limite. É possível, contudo, ampliar o projeto aplicando capital próprio da organização, desde que esteja separado claramente as despesas entre o projeto que recebe apoiado pelo país e o projeto patrocinado pela própria organização.

8 O projeto que não alcançar 3.000.000 de ienes, não receberá o pagamento? Não há problema se o projeto não alcançar o valor máximo de 3.000.000 de ienes. É necessário a apresentação de um projeto viável ao requerimento.

Exame e contrato (Páginas 12 e 13 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 Os documentos de requerimentos e os relatórios encaminhados pelas organizações são devidamente examinados?

Os documentos dos requerimentos, depois de serem devidamente examinados e avaliados previamente pela instituição externa baseados no padrão do exame, etc., serão encaminhados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão para a conclusão (ou não) do processo do contrato e a decisão do valor.

2 O contrato é estipulado por quem e quando?

O contrato é estipulado entre o oficial encarregado da representação diplomática e pelo representante da organização. Sobre o período de conclusão do contrato, consulte com a representação diplomática, após o recebimento da notificação do

(13)

- 13 -

resultado do exame. As despesas geradas antes da conclusão do contrato não estão abrangidas no pagamento do programa.

3 Como é o conteúdo do contrato?

Após o exame, o contrato é firmado e conclui-se na forma do país consignado à organização, estipulando o valor que o país pagará pelo custo do projeto sob determinada condição. O contrato será elaborado em 2 vias originais, baseados na planificação preparado pela representação diplomática no exterior, e a organização contratada conservará uma via do contrato.

4 É necessário firmar um contrato para cada projeto realizado?

O contrato é firmado somente uma vez com a organização, independentemente do número dos casos solicitados.

Liquidação (Página 14 - orientações sobre os documentos do requerimento)

1 Como é realizado o pagamento do custo do projeto às organizações que não possuem contas bancárias em sua titularidade?

Consulte com a respectiva representação diplomática no exterior da jurisdição competente.

2 O que acontece no caso do valor final do projeto, após a execução, for substancialmente inferior ao estimado no início?

Dependendo do conteúdo do projeto, poderá ocorrer diferenças entre as despesas efetivas e do valor estipulado no planejamento do projeto. A liquidação será realizada somente após a execução do projeto, portanto, somente após o exame é que será efetuado o pagamento dos valores, mediante a apresentação dos comprovantes e relatórios de valores das despesas (recebidos e documentos semelhantes).

3 Estando a organização impossibilitada de executar o projeto planejado devido às mudanças de situações, será necessário reembolsar os valores recebidos?

O pagamento do programa somente será efetuado após a execução do projeto, não havendo, portanto, reembolso. A organização conclui o projeto, apresenta os

documentos e relatórios e, só então, após o exame, é que o pagamento será

determinado e repassado (No caso de fraudes, a organização deverá reembolsar o valor total recebido)

Planejamento do projeto e pontos que se devem prestar atenção no momento da execução (Páginas 15 a 17 - orientações sobre os documentos do

requerimento)

1 Pode ser utilizado planejamentos de projetos combinados?

Não é autorizada a cobrança de mais de um custo por projeto, portanto, não é permitido a utilização de projetos combinados, independentemente se outro for de governo japonês ou estrangeiro.

2 Uma organização que já realiza o projeto sobre linhas de atendimentos de consultas, pode apresentar o requerimento para receber apoio no projeto que já está em execução?

O projeto que já está sendo executado será excluído do programa, porém, após o término do período do contrato do projeto em questão, poderá ser considerado como alvo do programa um novo contrato de projeto similar, sendo necessário examinar o

(14)

- 14 -

conteúdo do requerimento (plano do projeto), para eventual pagamento. 3 É possível que haja diferença no custo de participação entre associado da organização executora e o não associado.

Não será aprovado projeto que cobre o custo de participação. A despesa necessária para a realização do projeto será paga, depois de examinar o valor real da despesa aplicada no projeto, tendo como limite máximo baseado no número estimado de pessoas beneficiadas.

4 Devido a falta de fundos da organização, a realização do projeto poderá captar fundos dos sócios e empresas para arcar com as despesas geradas pelo projeto, para, depois de liquidar, ter os custos devolvidos?

A forma de obtenção de fundos financeiros para o pagamento adiantado dos custos do projeto realizado pela organização, ficará ao livre critério da organização.

5 O número estimado de pessoas beneficiadas do projeto é estabelecido pelo número de sócios da organização executora?

Não será pelo número de sócios, será pela estimativa de pessoas beneficiadas no projeto realizado pela organização, aos residentes japoneses e aos nikkeis. Escreva no formulário de planificação do projeto.

6 As pessoas beneficiadas pelo projeto, poderão se limitar aos sócios da Câmara de Comércio e Indústria do Japão?

A condição do apoio do programa é a de que os não associados não sejam excluídos, ou seja, não deverá haver limitações das pessoas beneficiadas pelo programa

realizado. A organização deverá incluir de maneira ampla as pessoas não associadas como destinatárias dos benefícios do projeto (inclusive bolsistas, empresários

individuais etc.), ajustando-se de acordo com a situação do local e na forma do projeto, bem como dar publicidade àqueles que não são associados.

7 Qual a extensão dos benefícios aos não associados?

Os benefícios do programa, deverão ser concedidos de maneira ampla às pessoas não associadas, ajustando-se de acordo com a situação local.

8 Os indivíduos e empresas não nikkeis estão incluídos?

O alvo deste programa são os residentes japoneses e os nikkeis. Contudo, caso haja dificuldades em identificar os indivíduos e as empresas não nikkeis, poderão ser beneficiadas ou, no caso de inconvenientes, a decisão deverá ser feita em separado, revisando o conteúdo do requerimento (plano do projeto). Não obstante, sobre o projeto da vacina preventiva, será estudado sob determinada condição, desde que seja correspondida e apoiada, caso a vacinação se destine aos de nacionalidade japonesa. (Consulte 13. Exemplos de projetos)

9 O/A cônjuge de estrangeiro e dos residentes japoneses estão incluídos como beneficiárias?

As famílias dos residentes japoneses e dos nikkeis (cônjuges e filhos) estão incluídas como alvo do programa, sendo pessoas a serem beneficiadas. Não obstante, sobre o projeto da vacina preventiva, será estudado sob determinada condição, desde que seja correspondida e apoiada, caso a vacinação se destine aos de nacionalidade japonesa. (Consulte 13 Exemplos de projetos)

(15)

- 15 -

10 É possível limitar a participação às pessoas que se situam somente na região da atividade da organização executora?

É possível, desde que não seja limitado aos sócios da organização executora.

11 Não havendo participação de empresas japonesas, as empresas locais poderão ser alvo de um evento se não for apelativo?

Se o projeto estiver relacionado com a proteção contra expansão do vírus e

fortalecimento da infraestrutura do negócio, mesmo que não haja participação de empresas japonesas, o projeto poderá ser alvo do programa, porém, é necessário constar esse fato no conteúdo do requerimento (plano do projeto) a ser examinado.

12 Depois de apresentado o requerimento, dependendo do quadro da expansão do vírus, o programa poderá ser realizado por sistemas on-line ou ser suspensos ou adiados?

Sim. Ocorrendo agravamento do corona vírus no local da realização do projeto, esse poderá ser suspenso ou adiado, devido as circunstâncias inevitáveis, havendo

pagamento no caso de cancelamento. No entanto, ocorrendo a suspensão ou adiamento por culpa da organização executora, não será realizado o pagamento.

13 O projeto poderá contar com a cooperação nas atividades de notificação e de publicidade pela representação diplomática no exterior?

É possível a cooperação através de redes sociais e etc., da representação diplomática no exterior, no âmbito das relações públicas realizadas pela organização. Consulte a representação diplomática no exterior para mais informações.

14 É necessário incluir previamente no orçamento anual da organização executora o projeto a ser apresentado no requerimento?

A decisão de incluir o projeto previamente no orçamento anual, caberá a própria organização. Contudo, como a liquidação somente ocorrerá após a execução do

projeto, a organização executora terá que arcar com os custos adiantados do projeto, por um determinado tempo.

<Histórico de alterações>

【P2】Requisitos a serem preenchidos, item 3 (Alterado 24/03)

(Antes da alteração) Os projetos realizados por empresas particulares não serão abrangidos. O apoio é destinado aos projetos que tenham como objetivo a proteção contra a expansão do vírus e o fortalecimento da infraestrutura de negócios que sejam realizados por organizações, tais como, Associações de Japoneses residentes no exterior, Câmara do Comércio e Indústria do Japão, Organizações Nikkeis etc. (Depois da alteração) O apoio é destinado aos projetos que tenham o objetivo de impedir a disseminação do vírus e fortalecer a infraestrutura de negócios, e que sejam realizados por organizações, tais como, Associações de Japoneses residentes no exterior, Câmara do Comércio e Organizações Nikkeis etc. Os projetos de

empresas privadas, devem ser elaborados e apresentados através da Câmara do Comércio ou organizações equivalentes.

【P5】Exemplos de projetos, item 4 (Alterado 24/03)

(16)

- 16 -

apoio.

(Depois da alteração) As atividades das empresas baseada na RSC, não correspondem aos fins do apoio.

【P6】Exemplos de projetos, item 11 (Alterado 24/03)

(Antes da alteraçã0) Os projetos realizados de maneira individual pelas empresas, não fazem parte do objetivo do projeto. A entidade principal do projeto precisa ser uma organização.

(Depois da alteração) Para realizar o projeto, primeiro é necessário que a organização atenda os requisitos necessários como idealizadora. Caso a empresa deseje apoio no projeto para realizar o exame de PCR, a solicitação deve ser elaborada e apresentada através da Câmara do Comércio ou organizações equivalentes.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do