• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRABALHO CEP Agência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE TRABALHO CEP Agência"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS Órgão/E ntidade P r oponente Prefeitura Municipal de Caruaru

CNPJ

10.091.536/0001-13 Endereço

Praça Senador Teotônio Vilela, s/n – Centro

Cidade Caruaru UF PE CEP 55.004-901 DDD/Telefone 0xx81 - 37011156 EA Pública Municipal Conta Corrente 40781-X Banco 001 Agência 0159-7 Praça de Pagamen to Caruaru-PE

Nome do Resp onsável

Antônio Geraldo Rodrigues da Silva

CPF

113.249.294-72 CI/Ór gão Expedidor

1.212.350 – SSP-PE

Cargo Função Matrícula

(3)

2. OUTROS PARTÍCIPES

Nome CNPJ/CPF EA

Endereço CEP

Nome do Responsá vel CPF

CI/Órgão Expedidor Cargo Função Matr ícula

(4)

3. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Período de Execução do Projeto

Início Término

Título do Projeto

Gestão Integrada da Informação para Prevenção à Violência: “CARUARU NA

PALMA DA MÃO”

Dezembro/2007 Dezembro/2009 IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO

Implantar o mapeamento sócio-econômico-criminal de Caruaru, visando instrumentalizar a gestão municipal com informações necessárias para a formulação, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas, focando a prevenção à violência.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO

Qualquer política de prevenção à violência e enfrentamento à criminalidade demanda um eficiente sistema de apuração e gestão do conhecimento, como foi feito, de forma pioneira, em Nova York durante os anos 90, através do Compstat (sigla para Computerized Statistis, “Estatísticas Computadorizadas”), sistema de informação que subsidiou as políticas do famoso Tolerância Zero, de Rudolph Giulianni.

Em Caruaru sente-se uma total ausência de dados que possam embasar quaisquer políticas. As polícias contam com meios frágeis de coletar e apurar essas informações e, ainda, penam para disponibilizá-las de forma integrada, o que serviria para otimizar esforços no enfrentamento ao crime e na prevenção à violência.

(5)

O poder público municipal no Brasil, durante anos a fio, se negou a assumir sua parcela de responsabilidade na gestão da segurança, delegando-a aos estados e à União. Uma situação que começa, embora de forma tímida, a mudar. Dentre os pouco mais de 5,5 mil municípios brasileiros, ainda são pouquíssimos os que resolveram – felizmente, diga-se passagem – andar na contramão e enfrentar toda sorte de adversidades para enfrentar o problema da criminalidade.

Caruaru é um desses poucos municípios cujas administrações resolveram encarar a questão de forma articulada. Às voltas com índices que, se ainda não são alarmantes e absurdos, ao menos indicam a necessidade de uma sólida política de prevenção e combate à violência, o município criou, em janeiro de 2007, a Secretaria de Segurança Comunitária, para articular as políticas de prevenção. Um trabalho que tem obtido êxito dentro dos limites impostos pela falta de um completo diagnóstico da situação criminal do município.

A importância de um mecanismo de gestão do conhecimento no combate à criminalidade pode ser medida em vários fatores. Primeiro quando se leva em conta a carência estrutural e de efetivo das forças policiais, que, munidas de um diagnóstico preciso – inclusive da sempre mutável dinâmica do crime – poderiam otimizar seus esforços em direções bem definidas. Outro fator é a própria natureza da atividade criminosa que, livre dos rigores morais e da lei, permite que seus praticantes prescindam da quaisquer amarras. Ademais, quando o município tem às mãos a situação completa e atualizada de como se processam os delitos, pode subsidiar e articular outras áreas com foco na prevenção à violência. Hoje existe na cidade uma grave deficiência nessa área. Não há informações criminais e sócio-econômicas perfeitamente confiáveis para subsidiar as ações tanto de repressão quanto de prevenção à violência. Essas informações estão desarticuladas e sem uma análise e estudos científicos.

Uma vez consolidadas as boas relações entre os órgãos municipais, as polícias, o sistema de Justiça e a sociedade – fundamento para qualquer ação integrada na área preventiva – passamos a esbarrar no problema da falta de

(6)

informações precisas sobre a criminalidade no município. As polícias Civil e Militar têm, cada uma, um sistema de coleta de dados que ainda funciona de forma incipiente e não-informatizada. Os boletins de ocorrência, por exemplo, que se constituem na fonte primária sobre determinado delito, são coletados em forma de papel, e têm um tratamento não muito criterioso nas delegacias (mas não por culpa dos policiais, e sim pela falta de estrutura das mesmas). Também existe uma enorme dificuldade para a obtenção de estatísticas criminais, o que praticamente se coloca como uma venda nos olhos das autoridades que pretendem planejar detalhadamente uma política de segurança. Mesmo com a integração e com a enorme boa-vontade existente entre todos que trabalham na área de segurança pública em Caruaru, planejar ações sem saber precisamente onde aplicá-las, quando e por que, equivale a atirar em alvos difusos na esperança de acertar algum deles, desperdiçando assim tempo, concentração e “munição”. Um exemplo: se um gestor municipal da área de segurança tem, geo-referenciadas, todas as escolas, pode cruzar dados de crime de tráfico para saber precisamente em quais estabelecimentos e num raio de quantos metros se dão as ocorrências, podendo, dessa forma, utilizar de forma mais racional seus recursos humanos para enfrentar o problema. Quando se verifica que numa determinada escola há casos em profusão, enquanto em outra eles são em menor número, há como dividir eqüitativamente os efetivos policiais e da administração pública para combater o ilícito, bem como incrementar as políticas sociais na perspectiva da prevenção. Pode-se municiar as polícias para que, com seus serviços de inteligência ou repressivos, possam encontrar e prender os criminosos e, por outro lado, pode-se orientar os gestores municipais para que os possam reforçar as políticas sociais nas áreas de maior incidência de violência.

Toda a articulação entre os operadores do sistema de Justiça e Segurança e com a própria sociedade, no entanto, resulta num trabalho incompleto se não há como realizar um amplo diagnóstico da situação sócio-criminal no município, e nem dispor de mecanismos eficientes de coleta, tratamento e disseminação desses dados. Numa analogia a uma situação de guerra – comparação recorrente quando se leva em conta a criminalidade no País – seria como se

(7)

um excelente e articulado grupo de soldados não tivesse às mãos os mapas, coordenadas e demais instrumentos que lhes permitissem identificar onde, quando e, principalmente o por quê do problema e canalizar esforços de forma estratégica e eficiente para derrotá-lo. Em outras palavras: embora haja grande articulação e boa-vontade por parte de todos os operadores do sistema de Segurança e Justiça de Caruaru, ainda se atira no escuro por falta de um diagnóstico preciso da situação.

Há muito tempo os gestores dos grandes centros urbanos no mundo perceberam que a questão da segurança pública precisa ser tratada de forma gerencial, e lançaram mão da tecnologia e de outras ferramentas de gestão para combater a criminalidade. Significa o fim da era da “violência se resolve com mais policiais nas ruas” para o início dos tempos segundo os quais “violência se combate com gestão profissional e informação qualificada”. E dentro dessa nova filosofia os grandes sistemas de informação desempenham papel primordial no sentido de subsidiar as ações policiais, tanto na esfera repressiva quanto na preventiva.

Gerir o conhecimento de forma a otimizar o trabalho policial e as demais políticas sociais é necessidade imperiosa em municípios do porte de Caruaru, onde a facilidade de acesso e locomoção, aliada à prosperidade econômica, e ambas confrontadas com a grande parte pobre da população, acabam criando condições para o surgimento de criminosos. E é com o intuito de criar uma eficiente ferramenta de gestão da informação que encaminhamos o projeto Caruaru na Palma da Mão.

Uma iniciativa relativamente simples e cuja implantação não demandará grandes esforços, uma vez que o geo-referenciamento de Caruaru está completo, contando inclusive com várias informações já geo-processadas. Basicamente, necessita-se da aquisição de maquinário e softwares adequados à análise dos dados, bem como treinamento dos profissionais que irão operar o sistema.

(8)

Portanto, o Sistema o qual pretendemos implantar oferece algumas vantagens, quais sejam:

• Visualização de cenários hipotéticos;

• Profissionais criativos podem realizar cruzamentos de dados que possibilitem um novo enfoque na questão da criminalidade;

• Geração e gestão de informações para diversos segmentos, inclusive para as políticas sociais;

• Identificação de problemas comuns a determinadas áreas, bem como demandas peculiares de cada uma;

• Produção de soluções comuns e integradas;

• Racionalidade no uso de recursos policiais e do município, otimizando esforços e reduzindo custos,;

• Modernização da gestão e democratização da informação.

Assim, pois, a área específica do diagnóstico – que constitui o objeto deste projeto – o Caruaru na Palma da Mão consiste num sistema que vai integrar todos os setores da administração municipal e a universidade aos órgãos de Justiça e Segurança, com o objetivo de mapear e fornecer dados precisos para subsidiar quaisquer políticas na área de prevenção à violência.

Por fim, percebemos que os ganhos para a atividade de prevenção e repressão à violência são incontornáveis. Com uma base de dados confiável e um sistema ágil, onde informações são disponibilizadas de forma constante para as autoridades competentes, torna-se mais preciso o planejamento e mais eficazes as ações nas diversas áreas.

(9)

4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Indicador Físico Duração

Meta Etapa Especificação

Unidade Quantidade Início Término Implantação do mapeamento criminal e sócio-econômico geoprocessado e georeferenciado.

1.1 Notebook 1 Gb de memória HAM e HD de 80 Gb.

Uni 03 Dez/2007 Dez/2009

1.2 Aparelho GPS Uni 10 Dez/2007 Dez/2009

1.3 Microcomputador estação gráfica

Uni 05 Dez/2007 Dez/2009

1.4 Microcomputador estação de trabalho

Uni 17 Dez/2007 Dez/2009

1.5 Monitor LCD 21” Uni 05 Dez/2007 Dez/2009 1.6. Monitor LCD 17” Uni 17 Dez/2007 Dez/2009

1.7 Servidor de 8 Gb de memória HAM

Uni 01 Dez/2007 Dez/2009

1.8 Servidor de 1 Gb de memória HAM

Uni 01 Dez/2007 Dez/2009

1.9 Nobreak de 2200 VA Uni 01 Dez/2007 Dez/2009 1.10 Nobreak de 3000 VA Uni 01 Dez/2007 Dez/2009

1.11 Estabilizador Uni 21 Dez/2007 Dez/2009

1.12 Impressora jato de tinta A3 Uni 02 Dez/2007 Dez/2009 1.13 Impressora matricial Uni 02 Dez/2007 Dez/2009

1.14 Cadeira para

microcomputador

Uni 22 Dez/2007 Dez/2009

1.15 Mesa para microcomputador Uni 22 Dez/2007 Dez/2009 1.16 Mesa para impressora Uni 04 Dez/2007 Dez/2009 1

(10)

Indicador Físico Duração Meta Etapa Especificação

Unidade Quantidade Início Término Implantação do mapeamento criminal e sócio-econômico geo-referenciado de Caruaru 1.18 Software ArcGis 9.2, destinado à gestão da informação, georeferenciamento e geoprocessamento.

software 01 Dez/2007 Dez/2009

1.19 Serviço de aplicação de Firewall Server, aplicação baseada NetController 3.01

serviço 01 Dez/2007 Dez/2009

1.20 Serviço de aplicação VPN Server, através do protocolo de segurança PPTPD, IPSEC.

serviço 01 Dez/2007 Dez/2009

1.21 Desenvolvimento de portal seguro (WEB PORTAL) de consulta e inserção de dados.

serviço 01 Dez/2007 Dez/2009 1

1.22 Link Internet Seguro (LINKMAX)

(11)

Indicador Físico Duração Meta Etapa Especificação

Unidade Quantidade Início Término Promoção de capacitação à equipe técnica que estará trabalhando no mapeamento criminal e sócio-econômico, bem como aos gestores municipais.

2.1 Noções básicas de Gestão em Segurança Pública para Secretários Municipais, Membros do Conselho Municipal de Segurança e do Sistema de Justiça e Segurança (02 turmas c/ 25 alunos e 40 h-a cada).

Turma 02 Dez/2007 Dez/2009

2.2 Capacitação em Geoprocessamento – Módulo Básico (01 turma c/ 20 alunos e 40 h-a).

Turma 01 Dez/2007 Dez/2009

2.3 Capacitação em Geoprocessamento – Módulo Avançado (01 turma c/ 20 alunos e 40 h-a).

Turma 01 Dez/2007 Dez/2009

2.4 Capacitação em Análise Estatística – Módulo Básico (01 turma c/ 20 alunos e 30 h-a).

Turma 01 Dez/2007 Dez/2009

2.5 Capacitação em Análise Estatística – Módulo Avançado (01 turma c/ 20 alunos e 30 h-a).

Turma 01 Dez/2007 Dez/2009

2.6 Capacitação em Análise Criminal (01 turma c/ 20 alunos e 30 h-a).

Turma 01 Dez/2007 Dez/2009 2

2.7 Noções Básicas de

Antropologia e

Criminologia(01 turma c/ 20 alunos e 40 h-a).

(12)

Indicador Físico Duração Meta Etapa Especificação

Unidade Quantidade Início Término Sistematização, análise dos dados e indicativos de implantação de políticas públicas integradas.

3.1 Cooperação técnica para sistematização, análise dos dados e indicativos de implantação de políticas públicas integradas, em parceria com a Prefeitura.

Mês 12 Dez/2007 Dez/2009

3.2 Aquisição de material de expediente.

3.2.1 Papel A4 Resma 72 Dez/2007 Dez/2009

3.2.2 Formulário contínuo A4 1 via caixa 24 Dez/2007 Dez/2009 3.2.3 Formulário contínuo A4 2 vias caixa 24 Dez/2007 Dez/2009 3.2.4 Disquete MD 1,44 Caixa 48 Dez/2007 Dez/2009

3.2.5 CD-R Uni 480 Dez/2007 Dez/2009

3.2.6 Cartucho para impressora jato de tinta A3 preto

Uni 24 Dez/2007 Dez/2009

3.2.7 Cartucho para impressora jato de tinta A3 colorido

Uni 24 Dez/2007 Dez/2009 3

3.2.8 Fita para impressora matricial 136 colunas

(13)

5. PLANO DE APLICAÇÃO

Natureza da Despesa

Código Especificação Total Concedente Proponente

4490.52 Aquisição de Material Permanente 217.700,00 207.300,00 10.400,00 3390.30 Aquisição de Material de Consumo 12.282,00 - 12.282,00 3390.39 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica 141.445,00 130.045,00 11.400,00 TOTAL GERAL 371.427,00 337.345,00 34.082,00

(14)

6. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

CONCEDENTE

Meta Jan/2007 Fev/2007 Mar/2007 Abril/2007 Maio/2007 Jun/2007

Meta Jul/2007 Ago/2007 Set/2007 Dez/2007 Nov/2007 Dez/2007 337.345,00

TOTAL 337.345,00

TOTAL R$ 337.345,00 (trezentos e trinta e sete mil, trezentos e quarenta e cinco reais)

PROPONENTE

Meta Jan/2007 Fev/2007 Mar/2007 Abril/2007 Maio/2007 Jun/2007

Meta Jul/2007 Ago/2007 Set/2007 Dez/2007 Nov/2007 Dez/2007 34.082,00

TOTAL 34.082,00

(15)

7. DECLARAÇÃO

8. APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE

Aprovado

--- ---

Local e Data Concedente (Representante Unidade/Órgão Concedente) Na qualidade de representante legal do proponente, declaro, para fins de prova junto ao Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública para efeitos e sob as penas da Lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Nacional ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, que impeça a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orçamentos da União, na forma deste plano de trabalho.

Pede deferimento,

--- --- Local e Data Antônio Geraldo Rodrigues da Silva

(16)

ANEXO I

RELAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS A SEREM

ADQUIRIDOS

(17)

RELAÇÃO DE BENS PERMANENTES A SEREM ADQUIRIDOS

Indicador Físico Valores Meta Etapa Especificação

Unid Qtd Unitário Total Implantação do mapeamento criminal e sócio-econômico geoprocessado e georeferenciado. 1.1 Notebook 1 Gb de memória HAM e HD de 80 Gb. Uni 03 5.990,00 17.970,00 1.2 Aparelho GPS Uni 10 2.080,00 20.800,00 1.3 Microcomputador estação gráfica Uni 05 7.000,00 35.000,00 1.4 Microcomputador estação de trabalho Uni 17 4.050,00 68.850,00 1.5 Monitor LCD 21” Uni 05 2.000,00 10.000,00 1.6. Monitor LCD 17” Uni 17 750,00 12.750,00 1.7 Servidor de 8 Gb de memória HAM Uni 01 27.100,00 27.100,00 1.8 Servidor de 1 Gb de memória HAM Uni 01 3.500,00 3.500,00 1.9 Nobreak de 2200 VA Uni 01 1.900,00 1.900,00 1.10 Nobreak de 3000 VA Uni 01 3.500,00 3.500,00 1.11 Estabilizador Uni 21 110,00 2.310,00

1.12 Impressora jato de tinta A3 Uni 02 1.600,00 3.200,00 1.13 Impressora matricial Uni 02 2.400,00 4.800,00

1.14 Cadeira para

microcomputador s/ braço

Uni 22 140,00 3.000,00

1.15 Mesa para microcomputador Uni 22 120,00 2.640,00 1

1.16 Mesa para impressora Uni 04 97,00 380,00

(18)

RELAÇÃO DE SERVIÇOS DE PESSOA JURÍDICA A SEREM ADQUIRIDOS

Indicador Físico Valores Meta Etapa Especificação

Unid Qtd Unitário Total

Implantação do mapeamento criminal e sócio-econômico geo-processado . 1.18 Software ArcGis 9.2, destinado à gestão da informação, georeferenciamento e geoprocessamento. software 01 5.000,00 5.000,00 1.19 Serviço de aplicação de Firewall Server, aplicação baseada NetController 3.01

serviço 01 2.800,00 2.800,00

1.20 Serviço de aplicação VPN Server, através do protocolo de segurança PPTPD, IPSEC.

serviço 01 1.980,00 1.980,00

1.21 Desenvolvimento de portal seguro (WEB PORTAL) de consulta e inserção de dados.

serviço 01 7.200,00 7.200,00 1

1.22 Link Internet Seguro (LINKMAX)

Serviço 01 490,00 490,00

(19)

RELAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PESSOA JURÍDICA A SEREM ADQUIRIDOS

Indicador Físico Valores Meta Etapa Especificação

Unid Qtd Unitário Total

Promoção de capacitação à equipe técnica que estará trabalhando no mapeamento criminal e sócio-econômico, bem como aos gestores municipais.

2.1 Noções básicas de Gestão em Segurança Pública para Secretários Municipais, Membros do Conselho Municipal de Segurança e do Sistema de Justiça e Segurança (02 turmas c/ 25 alunos e 40 h-a cada).

Turma 02 4.552,50* 9.105,00

2.2 Capacitação em Geoprocessamento – Módulo Básico (01 turma c/ 20 alunos e 40 h-a).

Turma 01 8.655,00* 8.655,00

2.3 Capacitação em Geoprocessamento – Módulo Avançado (01 turma c/ 20 alunos e 40 h-a).

Turma 01 8.655,00* 8.655,00

2.4 Capacitação em Análise Estatística – Módulo Básico (01 turma c/ 20 alunos e 30 h-a). Turma 01 7.035,00* 7.035,00 2.5 Capacitação em Análise Estatística – Módulo Avançado (01 turma c/ 20 alunos e 30 h-a). Turma 01 7.035,00* 7.035,00 2.6 Capacitação em Análise Criminal (01 turma c/ 20 alunos e 30 h-a). Turma 01 7.035,00* 7.035,00 2 2.7 Noções Básicas de Antropologia e Criminologia(01 turma c/ 20 alunos e 40 h-a). Turma 01 8.655,00* 8.655,00 TOTAL DA META 2 56.175,00

* Será de responsabilidade do executante a aquisição de todo o material didático, áudio-visual, bem como os espaços onde ocorrerão as aulas.

(20)

RELAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PESSOA JURÍDICA A SEREM ADQUIRIDOS (continuação)

Indicador Físico Valores Meta Etapa Especificação

Unid Qtd Unitário Total

Sistematização, análise dos dados e indicativos de implantação de políticas públicas integradas.

3

3.1 Cooperação técnica para sistematização, análise dos dados e indicativos de implantação de políticas públicas integradas, em parceria com a Prefeitura.

Mês 12 5.650,00 67.800,00

TOTAL DA META 3 67.800,00

(21)

NATUREZA DA DESPESA – 3390.30 – Material de Consumo

Indicador Físico Valores Meta Etapa Especificação

Unid Qtd Unitário Total

Implantação do mapeamento criminal e sócio-econômico geo-processado . 1

1.17 Pen Drive de 4 Gb Uni 15 220,00 3.300,00

TOTAL DA META 1 3.300,00

Sistematização, análise dos dados e indicativos de implantação de políticas públicas integradas.

3.2 Aquisição de material de expediente.

3.2.1 Papel A4 Resma 72 14,00 1.008,00 3.2.2 Formulário contínuo A4 1 via caixa 24 54,00 1.296,00 3.2.3 Formulário contínuo A4 2 vias caixa 24 63,00 1.512,00 3.2.4 Disquete MD 1,44 Caixa 48 10,00 480,00 3.2.5 CD-R Uni 480 1,00 480,00

3.2.6 Cartucho para impressora jato de tinta A3 preto

Uni 24 97,50 2.340,00

3.2.7 Cartucho para impressora jato de tinta A3 colorido

Uni 24 75,00 1.800,00 3

3.2.8 Fita para impressora matricial 136 colunas

Uni 06 11,00 66,00

TOTAL DA META 3 8.982,00

Referências

Documentos relacionados

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Hoje, os governos e seus parceiros técnicos e financeiros dão as boas-vindas ao crescimento na produção e os preços elevados que são conseqüências do desenvolvimento estrutural